Sunteți pe pagina 1din 2

Discriminao contra os idosos em Portugal: nmeros e questes de um estudo 1)

Sarah kadira
1) Os nmeros da discriminao contra os idosos em Portugal:
Partimos do ensaio de Sibila Marques, Discriminao da Terceira Idade 1), recentemente publicado pela Fundao Francisco Manuel dos Santos. O tema que aqui nos trs um flagelo da sociedade portuguesa. Parece que, de facto, por vezes s conseguimos estar frente, em nmeros, naquilo que nos atrasa. Vejamos, de acordo com os nmeros do Eurobarmetro Especial de 2009, mencionados no ensaio: () 53% dos portugueses consideram a discriminao pela idade muito frequente na nossa sociedade e 57% das pessoas concordam que mais frequente do que h cinco anos. ()2) Precisamente, estes resultados foram extrados do belssimo ensaio, recentemente publicado, Discriminao da Terceira Idade 1), que inclui os dados do Eurobarmetro Especial de 2009, no que diz respeito discriminao na Unio Europeia nesse mesmo ano. De acordo com o mesmo estudo: () 20 % dos indivduos entre 65-70 anos e 31,6% dos indivduos com mais de 80 anos j se sentiram discriminados por causa da idade. O European Social Survey mostra que estes comportamentos negativos assumem formas mais flagrantes (15% dos indivduos entre os 6579 anos e 26,8% dos indivduos com mais de 80 anos afirmam j ter sido maltratados devido sua idade, insultados, vtimas de abuso e recusados determinados servios), e mais subtis (19, 9% dos indivduos entre 65-79 anos e 30,6% dos indivduos com mais do que 80 anos j foram tratados com pouco respeito, ignorados ou alvo de paternalismo. () 3). Cidads e cidados a quem j foram recusados determinados servios; cidads e cidados que, mercs da sua idade mais avanada sentem dificultar-lhes o acesso a determinados servios. Outras vezes, o excesso de paternalismo que impera, retirando-lhes o direito autonomia. E quando so os maus-tratos, a violncia verbal, fsica ou psicolgica? No por acaso, a APAV aumentou, no ano de 2011, em 120%, o nmero de denncias, processos existentes no DIAP. Ao mesmo tempo, o Ministrio Pblico, neste ltimo ano e meio, abriu 125 inquritos sobre violncia contra idosos, s no distrito de Lisboa. 3) No por acaso, a 27 de Julho deste ano, o jornal O Globo noticiava que Dilma Rousseff assinara uma lei, obrigando os hospitais a denunciar a violncia contra idosos. Perguntamos: tal lei existe em Portugal? Ou ser que neste pas, de to brandos costumes, com problemas, no que concerne discriminao e violncia contra idosos, no necessita de uma lei aplicvel no local onde o doente esteja indefeso?

2) A discriminao e o idadismo :
O termo surge no ensaio que temos vindo a citar, e esclarece que idadismo

() refere-se s atitudes e prticas negativas em relao aos indivduos, baseadas somente numa caracterstica a sua idade. () 4) Ora, conforme podemos verificar, este termo utiliza-se para qualquer faixa etria, tanto que a autora nos d o exemplo do Reino Unido, onde o idadismo se dirige contra pessoas mais jovens. No caso portugus, como sabemos, dirige-se contra cidads e cidados mais velhos. E o idadismo engloba uma sentimentologia, feita de preconceitos e esteretipos, nos quais se envolvem as pessoas, contra as quais o vocbulo se dirige. Mais importante ainda , conforme refere a ensasta, constatar que: () O idadismo no apenas uma atitude negativa, individualizada em relao s pessoas idosas, mas espelha os valores culturais mais profundos e as prticas institucionais da nossa sociedade. () 5)

3) O Idadismo e os Direitos humanos fundamentais. A Constituio Portuguesa. O Cdigo do Trabalho.


Quem no quiser ser sensvel Carta dos Direitos Fundamentais, dever ler os artigos 13 da Constituio Portuguesa e o artigo 21 do Cdigo do Trabalho. Em qualquer um destes ltimos documentos, expressamente proibido discriminar com base da idade.

4) O envelhecimento demogrfico e a qualidade de vida enquanto direito da populao idosa.


Portugal um dos pases mais envelhecidos da Europa, sendo que a Unio Europeia () a regio mais envelhecida do mundo ()6), situao que ir aumentar significativamente. Ora, a nossa populao, jovem ou velha, tem direito vida. esse o primeiro direito. Para tal, h muita coisa que ter de mudar: na Unio Europeia, em Portugal, nos Aores, no conceito que cada um tem do que um ser humano idoso. no conceito que nasce a mudana: l, onde se alojam os preconceitos e os esteretipos, alimentos da discriminao do idoso, que nasce a mudana.
1) Alude-se aos resultados do Eurobarmetro Especial de 2009, relativos discriminao na Unio Europeia.
In MARQUES, Sibila, Discriminao da Terceira Idade, Lisboa, Ed. Fundao Francisco Manuel dos santos, 1 ed., 2011, 102 pp., p. 19. 2) Ibid. 3) Ibid. 4) Id., p.18. 5) Id., p.19.

S-ar putea să vă placă și