Sunteți pe pagina 1din 9

Jus Navigandi http://jus.com.

br

Teoria pluridimensional

dos direitos humanos.


Uma proposio epistemolgica aplicada ao estudo do Direito
http://jus.com.br/artigos/24156
Publicado em 04/2013

Heraldo Elias Montarroyos (http://jus.com.br/956260-heraldo-elias-montarroyos/artigos)

A Histria mostra que os direitos humanos so resultados de lutas e de resistncias; so construdos por fora da poltica e da moral; representam tambm a capacidade inventiva do ser humano tentando superar os desequilbrios da Modernidade.
Resumo: o objetivo desta pesquisa produzir uma teoria pluridimensional dos direitos humanos, observandoas variveis: fato, norma, valor, discurso, histria, indivduo e instituio, que fazem parte, em nosso modo de ver, da Declarao Universal dos Direitos Humanos e do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos. Com esse objetivo, aplicamos um modelo de investigao que amplia a teoria tridimensional do jusfilsofo Miguel Reale e descreve dialeticamente nesse sentido a possvel dinmica dos direitos humanos. Palavras-chave: teoria pluridimensional dos direitos humanos; epistemologia jurdica; programa de pesquisa dos direitos humanos.

Introduo Segundo o analista poltico Hedley Bull (2002), na histria internacional da Humanidade verificamos que os Estados buscaram sempre fazer alianas e equilbrios de poder, criando sistemas regionais de interesse mtuo, porm, at 1945 no se percebe concretamente o surgimento de uma sociedade internacional compartilhando valores, regras, instituies ou entodesenvolvendo uma cultura estatal abrangente. De fato, somente depois da Segunda Guerra Mundial que verificamos gradativamente o aparecimento de uma sociedade de Estados, cuja lgica institucional extrapola as fronteiras nacionais projetando,ao mesmo tempo, a existncia de uma sociedade mundial sem fronteiras. Refletindo esse contexto histrico, o Direito Internacional dos Direitos Humanos (DIDH) funciona como instrumento operacional dessa nova ordem contratualista, fundada voluntariamente entre os Estados. Por seu intermdio, a sociedade anrquica internacional (visto que no existe um Leviat comandando a ordem dos pases) tem procurado limitar a violncia e tambm garantir a propriedade nacional com a adoo de normas pactuadas entre os Governos interessados nesse tipo de acordo. A sociedade anrquica de Estados, segundo Hedley Bull, instituda a partir dos princpios basilares da autonomia, da liberdade, da autoridade compartilhada, da autodeterminao dos povos, da prudncia, dos bons costumes, e da tica solidarista. A sociedade internacional anrquica representa o estado de natureza lockiano, onde as comunidades interagem dentro de princpios ordenados, entretanto, necessrio ressaltar que os princpios jamais resolvero o problema da potencial da guerra hobbesianade todos contra todos, pois no se consegue produzir um critrio mundial que seja absoluto e imponha uma ordem mundial atravs de leis comuns para todos os pases na mesma intensidade. Nesses termos, a sociedade anrquica internacional funciona bem apenas se houver capital moral entre os seus participantes (respeito, confiana, fraternidade, etc.), mas como isso algo instvel, recorrese novamente ajuda do Leviat de cada pais no sentido de produzir regras locais com poder de obedincia De acordo Hedley Bull, para fundar uma ordem social qualquer, toda organizao humana precisa de dois componentes bsicos, que so as regras e as instituies. As regras so rguas sociais, e precisam ser produzidas, aplicadas, fiscalizadas, legitimadas, adaptveis, e protegidas, conforme propuseram habilmente autores como Hobbes, Kelsen, Hart e Bobbio. Por exemplo, Hans Kelsen, em sua Teoria pura do Direito enfatizou que o direito um conjunto de regras que dependem dos rgos burocrticos da comunidade. Nessa direo, as regras s tm validade e eficcia quando so coercitivas e se desenvolvem formalmente num determinado territrio nacional.

Indo mais alm, Hedley Bull destacou a presena da teoria solidarista complementando a teoria legalista dos positivistas no plano internacional, observando que no caso dos direitos humanos em geral o cotidiano garantido pelo consenso entre as partes e somente desse modo ganha status obrigatrio com eventuais punies que sero estabelecidas voluntariamente entre os Estados signatriosem se tratando, aqui, de uma conveno internacional. Conforme ser demonstrado nesse estudo, portanto, os direitos internacionais dos direitos humanos reproduzem igualmente a lgica contratualista nos termos lockianos, baseada na anarquia moralmente ordenada entre os Estados, porm, esses direitos internacionais precisam da colaborao nacional do Leviat introduzindo em seu ordenamento positivo local as regras que formalizam e se adaptam s convenes internacionais.

2 Teoria Pluridimensional Originalmente, o ilustre jusfilsofo Miguel Reale afirmou em sua obra Teoria tridimensional do Direito que o fenmeno jurdico deveria ser observado atravs de trs variveis interrelacionadas (Fato, Norma, e Valor), pois a norma no pode ser concebida independentemente dos eventos sociais, dos hbitos, da cultura, consequentemente um produto histrico-cultural voltado para o bem comum, e na prtica representa um processo instvel no momento da aplicao da norma positiva. De acordo com o professor Montarroyos (2012) alm dessas trs variveis, marcam presena obrigatrio no prtica jurdica os indivduos, as instituies, a Histria e o discurso, resultando numa teoria pluridimensional de natureza dialtica e transdisciplinar do Direito. Nessa nova releitura, ofenmeno jurdico comportadiferentes planos de estudo ou disciplinas de base. Inclui a Cincia do Direito, que interpreta e sistematiza o ordenamento positivo; a Sociologia, que estuda a relao entre o fenmeno jurdico e a sociedade; a Histria, que observa a evoluo do Direito na sociedade; e a Filosofia, que realiza o estudo ontolgico do Direito. Na Teoria pluridimensional h uma srie de estruturas qualitativas e organizacionais do conhecimento jurdico (as variantes), que se encontram interligadas. De acordo com o perfil dos indivduos participantes, portanto, as instituies podem variar entre o individualismo, o coletivismo e o meio termo pblico-privado. Por sua vez, o desempenho das instituies modifica a rotina da comunidade, fazendo surgir novos fatos sociais e histricos. Nesse contexto dialtico, as normas sofrem impactos considerveis por fora da subjetividade e os valores respondem s demais variantes, modificando a experincia jurdica, fazendo reagir, inevitavelmente, o discurso que pode ser prtico, empirista, transcendental, idealista ou prtico-transcendental. A Teoria pluridimensional afirma tambm que a dinmica dessas variveis interage com a histria jurdica e com a sociedade como um todo, embora na prtica cada uma dessas variveis busque a sua hegemonia no discurso dos agentes institucionais (por exemplo, existem os historicistas, os positivistas, os realistas, entre outros).

3 Analisando a Declarao Universal da ONU A Declarao Universal dos Direitos Humanos foi escrita de acordo com as variveis da sociedade pluralista existente na Modernidade, apresentando normas, indivduos, fatos sociais, discurso, instituies, valor e histriaem sua estrutura de pensamento. As normas jurdicas regulam a conduta do indivduo, e a organizao da sociedade e do Estado, compondo assim a ordem jurdica em prol de um bem maior, que a Justia humana. As normas garantem idealmente a positivao dos critrios polticos baseados na Democracia,das regras (jurdicas), e tambm dos princpios humanistas, todos eles interligados na mesma prtica institucional. De acordo com a Declarao Universal, os indivduos so seres humanos, dotados de direitos e deveres, e esto inseridos em determinada cultura, mas assumem racionalmente depois da segunda guerra mundial a inteno de superar seus vcios culturais com um objetivo de construir uma sociedade mais justa e fraterna. A Histria aparece implicitamente no texto da Declarao Universal pressupondo o contexto marcado pela barbrie, pelas injustias e pelaviolncia simblicagerada pela guerra segunda mundial. Como resposta, surgiu a Declarao propondo uma conscincia transformadora, que busca a humanizao e principalmente a garantia da dignidade da pessoa humana acima de qualquer projeto estatal. O discurso da Declarao Universal humanista, pois tem por base a humanizao de todas as atividades sociais, at mesmo do ato de morrer e nascer. Considera-se tambm que os Direitos Humanos alm de serem globais so progressivos e no podem deste modo ser revogados depois de institudos em cada pas, ou seja, no h retrocesso ou eliminao das normas humanistas que j tenham sido adotadas, caso contrrio, constitui quebra dos protocolos internacionais da ONU. Na Declarao Universal as instituies previstas devero garantir os direitos humanos, a sua inviolabilidade, e promover a ordem social fraterna, justa e democrtica. Incluem-se rgos como a ONU, os Estados e os no Estados, entre eles, Ongs e sociedade civil organizada. De acordo com a Declarao Universal as instituies precisam ser democrticas pois assim permitiro a participao e a comunicao entre as minorais e maiorias, promovendo o alargamento da cidadania com dignidade e respeito.

Do ponto de vista dos fatos sociais, a Declarao Universal projeta uma sociedade pluralista. H nesse sentido o reconhecimento de uma grande diversidade de ideologias, de religio, de culturas em geral, e espera-se diante desse quadro que as divergncias sejam resolvidas atravs de uma relao amistosa entre os envolvidos, partindo-se do pressuposto de que todos buscam um bem maior, que a paz e a justia na prpria comunidade. Os valores prescritos na Declarao Universal so originrios das primeiras revolues que tratam da questo dos direitos humanos (as chamadas revolues burguesas). Os principais valores prescritos nesse documento histrico da ONU so: a Igualdade, a Liberdade e a Fraternidade. Alm deles, encontramos tambm valores relacionados com a dignidade da pessoa humana e a justia humana universal, que constituem, no geral, os pilares axiolgicos da Declarao Universal dos Direitos Humanos.

4 Ordem internacional e os direitos humanos A sociedade internacional, conforme apontou inicialmente Hedley Bull, consiste num grupo de pases que se relacionam diplomaticamente compondo uma anarquia ordenada lockiana. Essa sociedade surge da necessidade da ordem no perodo do ps guerra induzindo assim as naes a compartilharem pacificamente valores, regras e instituies comuns, formando uma comunidade cujo propsito garantir a coexistncia de mltiplas maneiras de exerccio da soberania dos Estados em seus respectivos territrios, sem causar ameaa autodeterminao dos outros povos. Geralmente, porm, imaginamos a ordem pblica como sendo um fenmeno estritamente estatal, consistindo em regras e instituies burocrticas, conforme salientaram os positivistas, como Hobbes, Kelsen, Hart e Bobbio. Para os positivistas no existe sociedade mundial ou direito internacional, pois para isso existir seria necessrio ter a presena de um Estado Leviat para se garantir a ordem, o que no acontece na realidade. Contrrios a essa viso h outros analistas que acreditam no direito internacional formado no s por regras estatais, mas tambm por princpios humanistas e por critrios democrticos. Acreditam esses tericos que o modelo da sociedade internacional deve se pautar na prtica do consenso entre as naes, fazendo surgir novos costumes e tratados internacionais tendo por base a solidariedade e no a arbitrariedade de cada pas. Nessa direo, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos, de 1966, traz um progresso indubitvel na sociedade de Estados, pois manifesta uma preocupao largamente garantista em seu texto oficial pactuado no sentido de tornar mais humana a prtica poltica, civil e penal, independentemente se a pessoa estiver na condio de vtima ou ru. Nesse Pacto, encontramos tambm uma teoria pluridimensional. Inicialmente, o Pacto dos Direitos Civis e Polticos nos leva a perceber alguns fatos indesejveis, sobretudo a arbitrariedade recorrente do Estado, atravs de condutas antijurdicas, violadoras do direito humano, realizando tambm guerras absurdas; cultivando o cego nacionalismo e a idolatria ao poder estatal; alm da discriminao burocrtica, oficializando nesse sentido preconceitos e permitindo prises arbitrrias.O Pactobusca combater esses fatos sociais acabando, por exemplo, com as barreiras de acesso Justia, com a discriminao social e com aopresso poltica. Os valores principais apresentados pelo Pacto dos Direitos Civis e Polticos so basicamente a liberdade, a paz e a justia universal. Na essncia, reaparece o Iluminismo entre os Estados-partes que declaram concordar com o acessomais fcil Justia e ao Poder Judicirio; e tambm aos cargos eletivos; preocupando-se alm disso com a dignidade social. No sistema de valores desse Pacto o foco imediato com a liberdade civil e poltica. As normas desse Pacto, segundo o modelo anarquista, criam teoricamente condies para que os indivduos possam gozar de seus direitos, com a garantia de que os Estados reconheam e preservema dignidade da pessoa humana. Essas normas pactuadas so fundamentalmente cooperativas, baseadas no consenso das naes no plano internacional, que assumem a tarefa de implementar em seus pases as regras e os critrios necessrios ao desenvolvimento humano sustentvel. Percebe-se nas entrelinhas do Pacto Civil e Poltico uma vigilncia permanente sobre as condutas dos Estados em seus pases a fim de evitar a repetio histrica do totalitarismo, por isso, notamos imediatamente que o seu discurso garantista (cerca de 50% dos seus artigos vo nessa direo; enquanto a outra parte se destina a criar a Comisso dos Direitos Humanos). Nessa perspectiva, o discurso do Pacto considera que todos os povos e indivduos tm direito sua autodeterminao e o Estado deve ento garantir a justia, a liberdade e autogesto dos recursos econmicos e ambientais na sociedade civil e no mercado. Os indivduos so sujeitos dotados de direitos vida, liberdade, igualdade, respeito, mas tambm possuem deveres perante comunidade local e planetria. Um exemplo o artigo 16 que diz que toda pessoa ter o direito, em qualquer lugar, ao reconhecimento de sua personalidade jurdica.

De maneira geral, as instituies de acordo com o Pacto Civil e Poltico devem ser sustentveis, ou seja, devem promover o desenvolvimento da liberdade com respeito e responsabilidadepensando nas presentes e futuras geraes. Em particular, o Pacto criou o Comit de direitos humanos justamente para orientar, fiscalizar e assessorar a efetivao dos direitos internacionaisnesses termos, monitorando inclusive a conduta dos pases signatrios. Concluindo, podemos avaliar que o Pacto dos Direitos Civis e Polticos atende a uma sociedade anrquica internacional de Estados, criando direitos pactuados que buscam garantir a dignidade, a liberdade, a igualdade e o respeito entre povos e naes, dentro de uma filosofia pautada no consenso entre as partes.

5 Discusso A Declarao Universal dos Direitos Humanos tem aprovao generalizada e progressiva depois de 60 anos de histria, entretanto, o seu reconhecimento nunca foi automtico, linear, pacfico, ou inquestionvel, tendo em vista que existe uma realidade concreta cheia de barreiras, vcios, custos, falhas, e impedimentos institucionais. Continuam ocorrendo violaes porque faltam instrumentos educativos e coercitivos; culturas novas; militantes esclarecidos; e novos projetos e aes pblicas que garantam a efetividade dos direitos humanos em realidades especficas. Segundo o professor Heiner Bielefeldt (2005), h um risco permanente de idealizao dos direitos humanos, caso no haja ligao com o direito positivo nacional e com a poltica local. Alm disso, crescem as interpretaes e os relativismos que enfraquecem o discurso absolutista dos direitos humanos. Paradoxalmente, devemos admitir, so essas mesmas interpretaes que garantem a validade histrica dos direitos humanos e sua utilidade prtica na sociedade ao longo de geraes. O tempo todo na Histria da humanidade h sempre uma disputa cultural entre religiosos e filsofos, ocidentais e orientais, individualistas e comunitaristas; ateus e espiritualistas, quebuscam controlar a bandeira dos direitos humanos. Nessa perspectiva, de acordo com Bielefeldt (op. cit.), o iluminismo de Kant tem grande importncia na justificao filosfica dos direitos humanos, todavia, ele incompleto porque no consegue incluir a cultura dos povos e a sua histria particular. Apesar dessa lacuna terico-emprica a moral kantiana nos leva ao ideal do bem maior onde o homem no um meio, mas um fim em si mesmo, situado historicamente na busca da liberdade; da autonomia; e do progresso da razo e do consenso. Bielefeldt considerou tambm que a modernidade sistematizou e deu vida aos direitos humanos porque no havia at 1948 coerncia e unidade jurdica e poltica desses direitos numa linguagem universalista. Consequentemente, s podemos entender a Modernidade e os direitos humanos em uma constante dialtica, atravs de um contexto reflexivo e autocrtico o paradoxo da modernidade que cria excluso-incluso; direitos e injustias. Essa ambivalncia histrica da modernidade, segundo Bielefeldt,despertou a preocupao social peloautoequilbrio diante da presena de uma srie de problemas modernos. Os direitos humanos aparecem, portanto, como resposta a essa problemtica histrica. Na sociedade moderna, a burocratizao, a exemplo do que considerou Max Weber, estabelece a racionalidade instrumental; desencanta o mundo; efaz o planejamento e o tecnicismo dominarem o tempo natural da vida. Outro problema da sociedade moderna o individualismo burgus incentivando a alienao do social do indivduo, destruindo os laos fraternos da comunidade em nome de uma liberdade mxima desenfreada e inconsequente para a sociedade civil. Outro problema tpico da modernidade a massificao que atinge amplos setores, como a cultura, a burocracia, o Poder Judicirio, o sistema eleitoral, e assim por diante. O atesmo tambm faz parte dessa lista de problemas, propondo que se jogue fora o que mstico para em seu lugar dominar a razo iluminista. Na prtica, porm, existem resistncias visveis, como aumento das seitas e dos ritualismos que invadem no s os templos religiosos mas tambm as instituies civis, governamentais, jurdicas e at o prprio mercado. O debate em torno do crucifixo nas reparties pblicas e a tradio capitalista do Natal de Cristo so dois exemplos dessa resistncia contra o racionalismo lgico ateu. Diante disso tudo, Heiner Bielefelt considerou que os direitos humanos no curam essa ambivalncia ou desequilbrios, mas funcionam como espelho ou resposta desse contexto; eles representam, portanto, um novo ethos de liberdade individual, devendo por isso mesmo serem usados como instrumentos racionais e no ideolgicos puramente. Concluindo sua argumentao, Bielefeldt afirmou que na discusso dos direitos humanos o mais importante no a tolerncia liberal, mas o reconhecimento poltico-constitucional das diferenas humanas. Nesse caso, a dignidade humana deve ser dotada de responsabilidade moral no exerccio da autonomia do sujeito de direito, integrada com o respeito liberdade, igualdade e fraternidade dos povos. Nesses termos, sendo os direitos humanos um instrumento da racionalidade, eles permitem a comunicao social ou jurdica, funcionando portanto como espaos privilegiados de debates e consensos.

De acordo com Bielefeldt, o debate dos direitos humanos e o pluralismo real das culturas no pode ser desligado jamais do tema da cidadania e da economia modernas. Para muitos pensadores, o acesso a essas duas esferas (progresso e civilizao) geralmente um direito da humanidade ou seja: todos tm o direito de usufruir da Modernidade, embora saibamos que uma caracterstica da Modernidade o constante incluir-excluir, criar-destruir, inovar e envelhecer tudo, consequentemente, nessa perspectiva filosfica, os direitos humanos esto sempre correndo atrs da Modernidade para serem atuais e efetivos. Analisando o que foi exposto at agora, notamos que os direitos humanos exercem funo existencialista, democrtica, hermenutica e moralista sobre a realidade social.Funo existencialista, colocando em evidncia o ser humano e a sua capacidade poltica enquanto sujeito, filosoficamente aberto ao mundo. Funo poltica, projetando amensagem de que precisamos participar e facilitar o acesso ao poder; reconhecer direitos; e construir uma sociedade mais digna e fraterna. Funo moralista, por sua vez, colocando em evidncia o indivduo livre, autnomo, responsvel na sociedade em que vive. Por ltimo, funo hermenutica, definindo uma srie de princpios que sustentam a interpretao do texto com o contexto. Segundo Flvia Piovesan, no artigo publicado na Revista Internacional dos Direitos Humanos (SUR), de 2004, intitulado Direitos Sociais, Econmicos, Culturais e os Direitos Civis e Polticos, o debate filosfico aponta realmente para uma metafsica existencialista, ressaltando como ncleo dogmtico a dignidade existencial da pessoa humana. Para tornar esse ncleo realidade, a autora desenvolveu uma metodologia hermenutica, que deve servir para ligar o texto dos Pactos Internacionais com o contexto especfico de cada povo, sobretudo buscando nesse caso integrar os princpios humanistas com as regras jurdicas e os critrios polticos. Do ponto de vista axiolgico, essa metodologia no neutra, nem esttica. A autora enfatiza que os direitos humanos so produtos de reivindicaes morais, so construes histricas como disse Hannah Arendt, e no surgem de uma vez s e para sempre, como sugeriu Norberto Bobbio. Do ponto de vista terico, a aplicao do programa de pesquisa da autora aponta para uma teoria humanista centrada na histria dos direitos humanos. Ela diz que na Histria esses direitos ganharam muitos significados, porm, desde 1948 a teoria dos direitos humanos varia entre a viso hobbesiana e positivista do Estado forte e soberano para monopolizar os direitos humanos; e de outro lado, entre a viso kantiana da soberania centrada na cidadania universal como centro do poder. Apesar das variaes, os direitos humanos so direitos e no meras recomendaes, ou gestos de caridade ou de compaixo. Do ponto de vista terico, ainda, Flavia Piovesan destaca que os direitos humanos so universais e indivisveis; ou seja, no existe separao entre os direitos civis e os direitos econmicos, nem entre os direitos culturais e o direito ao desenvolvimento e assim por diante. A proposio aqui pensar os direitos humanos sempre numa totalidade integrada, simultaneamente. Do ponto de vista prtico, consequentemente, apontada uma srie de medidas ou aes institucionais, poltico-constitucionais, que podem ligar o ideal com o real, ou seja, a metafsica com o dia a dia das pessoas. A autora recomenda: 1- criar polticas setoriais voltadas para os sujeitos de direitos que j existem ou ento que devem surgir obrigatoriamente, pois a pessoa humana no pode viver somente na abstrao filosfica; 2- fortalecer tambm a democracia porque o espao onde se reelaboram os entendimentos e finalidades prticas dos direitos humanos; 3-aumentar e otimizar a justiciabilidade e acionabilidade dos direitos humanos; 4-atribuir mais poder de petio aos indivduos e grupos sociais sobre os rgos internacionais e nacionais; 5-incentivar a cultura da paz; 6-aproximar os rgos econmicos internacionais e o Mercado para promoverem um desenvolvimento humano sustentvel, entre outras medidas complementares. Por ltimo, do ponto de vista contextual, Flvia Piovesan considera o ideal de um Estado de Direito Internacional, fundado no poder do consenso e da legitimidade, o que um ponto de vista positivista bem diferente da concepo anarquistainternacional que defende um estado, com letra minscula, ou situao de direito internacional, sem a presena de um novo Leviat mundial. 6.1 Direitos humanos e educao No aspecto filosfico, a autora Dione Ribeiro Baslio (USP, 2009) argumenta que o direito educao constitui um direito fundamental que garante o mnimo existencial do cidado numa sociedade moderna e pluralista. Para desenvolver essa proposio, a autora recorreu s Declaraes da ONU, onde ela percebeu que a educao tem funo estratgica ou basilar na dignidade da pessoa humana, visto que permite a realizao de sua liberdade de expresso e de pensamento e desse modo o torna sujeito autnomo criativo e socialmente responsvel. No aspecto metodolgico hermenutico, a Declarao Universal enfatiza que as suas normas precisam ser progressivamente aperfeioadas e integradas com as normas positivas nacionais, e que alm desse princpio da complementaridade, existe o princpio da irrevogabilidade ou inderrogabilidade, que probe qualquer regresso ou retrocesso das conquistas existentes no pas; desse modo, o direito humano no pode ser mal interpretado ou desprezado quando ele j foi institudo de alguma forma. Em outras palavras, No pode ser admitida nenhuma restrio ou derrogao aos direitos fundamentais do homem reconhecidos ou ento em vigor.

No aspecto moral, a autora Dione Ribeiro enfatiza que o direito a educao um projeto iluminista que tem razes no pensamento de Rousseau, onde se postula a ideia de que pela educao nasce uma conscincia ativa e transformadora da vida. Para Rousseau, nascemos fracos, estpidos, sem juzos, e diante disso a educao escolar tem papel revolucionrio. Por isso, segundo Rousseau, a educao deve ensinar o indivduo a exercer a curiosidade e a liberdade. No longo processo de aprendizagem, a base, a alfabetizao tem sido posicionada como prioridade nmero 1 de uma viso iluminista libertadora. Entretanto, bem advertiu a autora, o modelo de educao no pode repetir o sistema bancrio criticado por Paulo Freire, restrita ao sistema de eficincia do saber atravs de mquinas e provas. Precisamos humanizar a relao do educando com o mundo e com o prprio educador com a inteno de tornar a educao um processo construdo por pessoas humanas e no por mquinas ou objetos massificados. No aspecto terico humanista, de acordo com Paulo Bonavides, citado pela autora, a educao baseada na dignidade da pessoa humana permite ao cidado marcar a sua presena no mundo de forma democrtica, construtiva e transformadora. Por isso, segundo Dione Basilio, o direito educao, um direito social da segunda gerao, implica o dever prestacional do Estado independentemente de qualquer conjuntura poltico-partidria. Esse dever foi proclamado pela Declarao de 1948, considerando sua importncia vital para o desenvolvimento da personalidade humana. Em 1966, de acordo com pacto dos direitos econmicos, sociais e culturais, o ensino fundamental figura inclusive como essencial para se projetar a efetivao dos princpios da igualdade, liberdade e solidariedade. No aspecto prtico, poltico-constitucional, portanto, o analfabetismo uma violao dos direitos fundamentais, pois de acordo com a Declarao Universal e das Convenes dos direitos civis, polticos e culturais, o Estado deve promover e garantir a erradicao da pobreza, da desigualdade e do atraso intelectual do seu povo atravs da oferta de um ensino gratuito, universal e de qualidade. A autora enfatiza como exemplo brasileiro que o Poder Judicirio pode interferir na vida da municipalidade quando for acionado, sendo que a experincia tem mostrado mais sucesso na questo sobre a quantidade de vagas ofertadas e muito menos na questo da qualidade do ensino com um todo. Todo titular ao direito educao fundamental solicita mandado de segurana devido natureza do pedido constitucional em relao ao papel e responsabilidade do Estado. O atendimento dessa demanda coloca em xeque a qualidade de vida das futuras geraes, e por esse motivo a sua defesa coloca a sociedade numa situao de progresso, e no de atraso iluminista. Finalizando, destacou a autora que existem duas instituies que o cidado isolado ou em grupo pode reivindicar legalmente seu direito humano. De acordo com a LDBN, o Ministrio Pblico pode ser acionado para pressionar os governos; a constituio autoriza tambm o Ministrio Pblico na defesa dos direitos sociais e individuais indisponveis (art. 129). Alm disso, o Conselho Superior do Ministrio Pblico em sua smula nmero 7 manifestou que legtima a propositura de Ao Civil Pblica defender questes relacionadas com a dignidade da pessoa humana e com o acesso educao de crianas e jovens entre outras situaes. A autora destaca tambm a Defensoria Pblica pela lei 11448/2007 considerando legtima a propositura de Ao Civil Pblica na defesa de interesses de pessoas carentes em defesa de interesses metaindividuais. Segundo ressaltou a autora, essa legitimidade no afronta o poder do Ministrio Pblico, pois a Constituio lhe autoriza participar da vida social sempre em defesa dos mais carentes economicamente ou dos necessitados onde se incluem todos aqueles que precisam garantir suas demandas e usufruir do direito do devido processo legal, do contraditrio, e da ampla defesa. A educao fundamental, atravs da alfabetizao uma clusula ptrea, no pode ser desprezada como poltica de Estado gratuita e universal inclusive atendendo pessoas que no tiveram acesso escola na idade ideal ou prpria. O artigo 208 da Constituio Federal diz que o dever do Estado ser exercido com a garantia do ensino fundamental. E mais ainda: no dependea garantia do ensino fundamental de convenincias e discricionariedades do administrador pblico, pois de acordo com a Constituio esse direito pblico subjetivo depende do dever do Estado de assegurar sua prestao de forma gratuita e obrigatria. Consequentemente, tanto a Constituio como a Lei de Diretrizes Bases da Educao Nacional (LDBN) declaram que na falta ou descaso do poder pblico na efetivao desse direito educao fundamental, caber ao cidado ou a um grupo organizado de pessoas prejudicado,finalmente recorrer ao Poder Judicirio sendo gratuita e de rito sumrio a ao judicial correspondente, havendo tambm a possibilidade de o administrador pblico responder por crime de responsabilidade. No aspecto contextual brasileiro, o ensino fundamental est garantido constitucionalmente como um servio de responsabilidade do Estado oferecendo um ensino gratuito e de qualidade para todos os cidados entre 8 e 14 anos de idade. Apesar de ser o ideal legalizado, na prtica existe infelizmente um enorme dficit escolar envolvendo repetncia, evases e at mesmo falta de escolas e professores em grande parte do territrio brasileiro. Contra essa situao, a autora mostra que os tratados e convenes internacionais assinados pelo Estado brasileiro constituem instrumentos poderosos no primeiro passo contra essa realidade. 6.2 Direitos humanos e dilogo intercultural

Com o objetivo de propor um ambiente poltico-constitucional que possa valorizar o dilogo entre ndios e no ndios em questes polmicas da sociedade nacional, Pedro Peruzzo (USP, 2011) considerou que o Direito como mediao pode ser exatamente esse espao e ele deve ser construdo levando-se em considerao 6 necessidades institucionais. A primeira necessidade filosfica-existencialista-ontolgica-metafsica, e consiste na busca permanente da dignificao da pessoa humana inserida no seu mundo cultural. A segunda, de natureza metodolgica, observa a importncia do dilogo e da compreenso hermenutica das diferenas culturais. Boaventura Santos prope, por exemplo, uma hermenutica diatpica. A terceira necessidade, de natureza axiolgica, chama a ateno para o etnocentrismo que deve ser superado, pois dificulta o alargamento humano do debate cultural. Nesse ponto, o autor acredita que o dilogo deve se pautar na experincia da racionalidade e tambm da sensibilidade humana. A quarta necessidade, de natureza terica, prope a aplicao da teoria crtica do direito, focalizando o discurso normativo com suas ideologias e utopias que mascaram a transparncia do que vivido no presente. O autor inclui a teoria crtica de Wolkmer, entre outros. A quinta necessidade, de ordem prtica, preocupa-se em superar a homogeneizao social e jurdica, desse modo, prope-se como soluo garantir a simetria dialgica, usando a tecnologia da mediao aplicada ao campo tnico-cultural, ou ento, antropolgica por meio do Juiz que deve agir inspirado no paradigma do consenso democrtico. Outra estratgia desenvolver uma educao em todos os nveis pautada nesse tipo de ambiente cultural medianeiro entre ndios e no ndios. Por ltimo, existe uma necessidade contextual que superar a herana da modernidade que priorizou o papel racionalizante do Estado de Direito, a massificao, a impessoalidade, e de maneira pro ativa precisamos caminhar para uma atitude emancipatria, nesse caso, coincidindo com as proposies da ps-modernidade, com maior poder ao microssocial; s diferenas culturais; e ao dilogo libertador. 6.3 Direitos humanos e justia de transio No programa de pesquisa da autora Priscila Beltrame (USP, 2011), existe a preocupao de construir uma ponte argumentativa entre um ambiente altamente conflitivo na direo de outro ambiente pacifista. Esses dois extremos, coincidem abertamente, com o modelo do estado de natureza hobbesiano de guerra civil na direo de um Estado democrtico de Direito, embora a autora no cite Thomas Hobbes. Segundo a autora, a guerra civil, a pobreza, o atraso educacional, a intolerncia religiosa, a ditadura do mais forte, ou seja, o estado de natureza hobbesiano no caso do Afeganisto e do Timor Leste no ficou merc de um contrato social espontneo entre as partes, mas precisou de interveno da ONU e dos Estados Unidos, no sentido de buscar o estado democrtico de direito, entretanto, segundo a autora, essas e outras intervenes tm fracassado a curto e mdio prazo,ficando insustentveis e novamente geram outros conflitos na sociedade. Diante dessa estrutura de pensamento, estado de guerra civil e Estado democrtico de direito, guerra e paz, a autora contribui transformando os direitos humanos numa espcie de observatrio poltico-constitucional, sobretudo relendo o Pacto dos Direitos Civis e Polticos, e o Pacto dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. Esse observatrio apresenta seis ngulos de anlise. O primeiro ngulo, ontolgico ou filosfico, enfatiza a necessidade da garantia da efetivao e da inviolabilidade dos direitos humanos. Nesse sentido, citando Hannah Arendt, todo ser humano que um cidado, tem direito a ter direitos. O ngulo metodolgico de observao enfatiza a necessidade de ligar o ideal universalista desses direitos com a realidade de cada povo, nesse caso, hermenutico-fenomenolgico, o que contribui fornecendo um esquema de trabalho que providencia a compreenso das mltiplas formas culturais de se praticar o direito alm daquele j conhecido pela viso positivista. Os antroplogos na frica j mostraram que entre as comunidades nativas existe um ordenamento jurdico nativo assentado na diferena cultural de cada etnia. O ngulo axiolgico valoriza, portanto, certos elementos e despreza outros. Nessa perspectiva, a autora coloca o pluralismo jurdico como valor contrrio ao monismo jurdico que prejudica a coexistncia pacifica entre a diversidade cultural. O ngulo terico, por sua vez, desenvolvido por meio da teoria crtica do direito; nesse ponto, a autora enfatiza que a ideia do direito centrada na viso totalitarista hobbesiana no atende ao projeto pacifista na sociedade ps-ditadura ou ps-conflito. Para que haja um desenvolvimento institucional humano e sustentvel, a teoria enfatiza a integrao da poltica, com o direito positivo, os direitos costumeiros e os Tratados internacionais humanistas. Do ponto de vista prtico, na sequncia, a autora aponta um problema e uma srie de solues. O problema reconstruir a comunidade nacional, maculada pela violncia, pobreza, analfabetismo, desconfiana, intolerncia e desesperana. A soluo para sair desse estado de natureza hobbesiano consiste na aplicao de uma srie de incentivos positivos: 1-adotar o pluralismo jurdico como fonte de inspirao, produo e interpretao do direito e dos processos judicirios; 2-facilitar o acesso ao Poder Judicirio; 3-cultivar um novo paradigma constitucional centrado na cooperao; 4-incentivar o uso de tecnologias extrajudiciais: arbitragem, mediao, conciliao, e negociao; 5-rever o passado buscando recuperar a verdade dos fatos, a memria crtica e a educao libertadora; 6-codificar o direito costumeiro; 7-erradicar o analfabetismo; 8-motivar o empoderamento poltico local; 9- estimular economias solidrias; 10-perdoar dvidas; 11-monitorar o processo de transio dos governos e a forma como so indicados juzes e

promotores; 12-, incentivar o juiz a participar politicamente na garantia dos direitos fundamentais; 13- resumindo, segundo a autora: fazer a justia de transio, valorizando o desenvolvimento institucional sustentvel e humano e tambm o acesso justia com a emergncia dos direitos difusos. O ngulo que observa o contexto, finalmente, leva em considerao o estado de natureza que pode ressurgir a qualquer momento, se a ponte humanista no for consolidada de forma abrangente, inclusiva, moralizante e justa.

7Consideraes finais A partir dos autores anteriormente citados, notamos que o programa de pesquisa dos direitos humanos apresenta, de maneira geral, a seguinte estrutura de raciocnio. Primeiramente, esse programa de pesquisa possui uma filosofia existencialista. O essencial dessa filosofia melhorar a presena da pessoa no mundo em que ela vive. Um desafio negativo nesse processo a massificao social. A metodologia da pesquisa [descritiva, crtica e tambm propositiva] sobre a dinmica dos direitos humanos precisa ser hermenutica. Entende-se por hermenutica o processo de conciliao do texto com o contexto. Esse mtodo fundamental tendo em vista a incluso dos princpios da igualdade, liberdade e outros, que so estruturas pensantes e subjetivas do Direito. Hart e Dworkin debateram essa mesma realidade de dois ngulos diferentes. Para Hart, no livro O conceito do Direito, as regras abraam e dominam os princpios e os critrios; para Dworkin, na obra O imprio do Direito, diferentemente, os princpios constitucionais e ticos dominariam as regras e os critrios. A axiologia valoriza, por sua vez, certos fatos e no outros. Essa axiologia basicamente iluminista. O iluminismo se baseia no s frequentemente em Kant ou Rousseau, mas em toda a tentativa ideolgica de racionalizar as relaes humanas usando a lgica e o bom senso. A teoria desse programa de pesquisa se dedica a interpretar os fatos histricos e sociais de forma humanista. Paulo Bonavides e Norberto Bobbio, por exemplo, argumentam que existem vrias etapas ou geraes ou dimenses que evoluram, na sua essncia, com a preocupao essencialista do ser do indivduo, depois com a condio do estar, depois com o ter e mais adiante com a preocupao dopertencera determinada comunidade. Essa trajetria implica imediatamente os direitos individuais, sociais, econmicos epolticos. Em seguida, a prxis desse programa de pesquisa dos direitos humanos poltico-constitucional, com nfase no sistema democrtico. Segundo Boaventura Santos, por exemplo, precisamos criar espaos multivocais, que ele chamou de auditrio, no seu livro Introduo a uma cincia ps-moderna. Habermas tambm destacou a importncia da democracia e do Direito como instrumentos de comunicao social. Outros autores enfatizam a importncia da democracia como instrumento de conquistas prticas do pluralismo social. Na prxis, existe portanto uma regra de trabalho urgente-urgentssima que ligar o ideal com o real, criando um link prticotranscendental entre eles. Essa regra depende da militncia dos agentes envolvidos com a efetivao ou garantia dos direitos humanos. Por ltimo, o contexto desse programa de pesquisa recomenda que seja descrita a multilocalidade e a multivocalidade que vai do nvel familiar, local, regional, nacional, internacional at o plano mundial. Boaventura Santos (op. cit.)enfatizou o valor dessa estrutura de pensamento no sentido de aumentar a nossa compreenso sociolgica a respeito do Direito.

Concluso Os fatos sociais geradores da preocupao e da interveno poltico-constitucional em favor dos direitos humanos so reaes histricas contra a barbrie, os privilgios pblicos, a excluso social, as guerras civis e militares, a discriminao e o genocdio que impedem o desenvolvimento da cultura da liberdade, igualdade e fraternidade em geral entre os homens. Diante do que se constata na Histria, as normas jurdicas devem promover, em cada pas, a inviolabilidade da garantia dosdireitos humanos, que so universais, inalienveis e indivisveis, garantindo nessa direo o devido processo legal, a redistribuio de renda, o reconhecimento poltico do cidado e sua incluso social urgentemente. Segundo Flvia Piovesan (2004), os direitos humanos nascem como direitos naturais universais; se desenvolvem como direitos positivos particulares; e se realizam como direitos positivos universais. Eles tm o objetivo artificial de reforar a responsabilidade do Estado na implementao dos direitos econmicos, sociais e culturais, entre outros, alm de incentivar a incluso social e fazer reconhecer a pobreza como violao gritante dos direitos humanos.Desse modo a efetivao dos tratados internacionais no apenas uma obrigao moral, mas tambm jurdica e poltica. De acordo com a professora Flvia Piovesan, a meta dos pactos internacionais proteger os direitos daqueles que so vtimas preferenciais da excluso, os chamados setores vulnerveis. Nesse sentido, o discurso dos direitos humanos contribui gravando uma mensagem iluminista libertadora, liberal e cosmopolita em favor da humanidade como um todo. Esse discurso gravado fundamentalmente um discurso principiolgico, fundado na liberdade, igualdade e solidariedade entre as pessoas, comunidades e naes.

Completa a ilustre professora Flavia Piovesan (op.cit.) dizendo que no h discurso e prtica humanista sem o apoio instrumental da democracia. Os direitos sociais, econmicos e culturais incluem como preocupao central a proteo aos grupos vulnerveis, mas preciso fortalecer e consolidar o processo de afirmao dos direitos humanos atravs da participao, do debate, da crtica e da representao legtima de interesses organizados. Nessa perspectiva, a Histria mostra que os direitos humanos so resultados de lutas e de resistncias; so construdos por fora da poltica e da moral; representam tambm a capacidade inventiva do ser humano tentando superar os desequilbrios da Modernidade. As instituies precisam portanto fiscalizar e incentivar a democracia, a justiciabilidade, a cultura da paz, o desenvolvimento humano sustentvel, o imprio da Lei, o reconhecimento poltico, e a correo das desigualdades econmicas e outras mais. Segundo Flvia Piovesan (op. cit.), as instituies so compostas por atores estatais e no-estatais que intervm em prol da proteo dos direitos humanos. Dentre as principais instituies podemos citar o Estado, as agncias financeiras internacionais, os blocos regionais econmicos e o setor privado atravs das empresas, que juntos podem produzir polticas de desenvolvimento humano mais robustas. Nesse processo poltico, os indivduos so unidades fundamentais e dependem da participao em determinada comunidade para construrem e praticarem a sua identidade local. Nessa filosofia pblica, a pessoa humana s pode ser feliz quando participa e marca existencialmente a sua presena no mundo. Para isso acontecer, preciso superar a massificao em todos os nveis e criar um ambiente social humano e fraterno que valorize a personalidade e a autonomia de cada um com responsabilidade social e planetria.

REFERNCIAS BASLIO, Dione Ribeiro. Dissertao: Direito Educao. So Paulo: USP, 2009. Teses e dissertaes. BELTRAME, Priscila Akemi, A eficcia do acesso justia e a reconstruo institucional em regies ps-conflito: contribuio ao marco terico da reconstruo de sistemas de justia. So Paulo: USP, 2011. Teses e dissertaes. BIELEFELDT, Heiner. A Filosofia dos Direitos Humanos, 2001. BULL, Heddley. A Sociedade Anrquica. Braslia: UnB, 2002. HART, Herbert. O conceito de direito . Lisboa: Gulbenkian, 1994. KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito . So Paulo: Martins Fontes, 2002. MONTARROYOS, Heraldo Elias de Moura. Teoria Pluridimensional do Direito: variantes e aplicabilidade . Jus Navigandi, 2012. ONU. Declarao Universal dos Direitos Humanos, 1948. ONU. Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos, 1966. PIOVESAN, Flavia. Direitos Sociais, Econmicos, Culturais e os Direitos Civis e Polticos. SUR REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, 2004. PERUZZO, Pedro Pulzatto. Direitos Humanos, Povos Indgenas e Interculturalidade. So Paulo: USP, 2011. Teses e dissertaes. SANTOS, Boaventura de Souza. Introduo a uma cincia ps-moderna.Porto: Afrontamento, 1989.

Autor

Heraldo Elias Montarroyos (http://jus.com.br/956260-heraldo-elias-montarroyos/artigos)


Professor da Faculdade de Direito da UFPA em Marab (UFPA). Filsofo. Cientista poltico.

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): MONTARROYOS, Heraldo Elias. Teoria pluridimensional dos direitos humanos. Uma proposio epistemolgica aplicada ao estudo do Direito . Jus Navigandi, Teresina, ano 18 (/revista/edicoes/2013), n. 3571 (/revista/edicoes/2013/4/11), 11 (/revista/edicoes/2013/4/11) abr. (/revista/edicoes/2013/4) 2013 (/revista/edicoes/2013) . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/24156>. Acesso em: 11 set. 2013.

S-ar putea să vă placă și