Sunteți pe pagina 1din 4

Conveco Natural

Resumo O presente artigo apresenta um estudo experimental sobre a conveco livre, tendo como base a fuso de uma placa de gelo suspensa dentro de uma caixa de isopor com ar estagnado, existindo como parmetros a ao de gradientes de densidade em conjunto com o campo gravitacional. O estudo dos fenmenos de transferncia de calor de suma importncia no mbito da engenharia, tornando possvel, por exemplo, desde a refrigerao de sistemas de circuitos eletrnicos at trocadores de calor em nvel industrial. Abstract This article presents an experimental study about natural convection, based on fusion of an ice sheet suspended inside a styrofoam box with stagnant air, existing as parameters the action of density gradients in conjunction with the gravitational field. The study of heat transfer phenomena is of paramount importance in the field of engineering, making it possible, for example, since the cooling of eletronic circuits systems to heat exchangers on industrial level. (Palavras-chave: conveco natural, fluxo de calor, regime permanente)

Introduo O processo de transferncia de energia se d pela existncia de um gradiente de temperatura. De modo espontneo, essa transferncia se d de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ocorrendo, ento, transmisso de calor. So trs os modos de transmisso de calor: conduo, conveco e radiao. A conduo ocorre em substncias que se encontram em contato fsico direto.: a energia cintica dos tomos e molculas transferida por colises entre tomos e molculas vizinhas. O calor flui das molculas com maior energia cintica para as de menores energias. A principal caracterstica da conduo a transferncia de energia sem a transferncia simultnea de massa, sendo caracterstica de slidos. J a radiao consiste no transporte de energia por meio de ondas eletromagnticas atravs do espao, podendo ocorrer no vcuo. Envolve a faixa do espectro infravermelho: qualquer objeto emite energia radiante, sendo os que apresentam maior temperatura, os que mais liberam energia. Por fim, a transmisso de calor por conveco: processo de transporte de energia caracterizado pela ao de um fluido. Dependendo da origem do escoamento, a conveco pode ser classificada em natural ou forada. Quando o fluido escoa sobre uma superfcie por

ao de elementos exteriores, a conveco dita forada. A natural se caracteriza pela ascenso do fluido mais quente e descida do fluido mais frio, causada pela diferena de temperatura entre o fluido e o corpo. Esta diferena de temperatura causa uma variao de densidade nas camadas fluidas, a qual induz um escoamento descendente do fluido mais frio e ascendente do fluido mais quente. A transferncia de calor por conveco depende das propriedades do fluido como a densidade, condutividade trmica, capacidade calorfica, viscosidade e velocidade e tambm da geometria, rugosidade da superfcie slida. A natureza do escoamento influi diretamente na taxa de transferncia de calor. O fenmeno de conveco expresso matematicamente pela lei de resfriamento de Newton (equao 1): (1) Onde Q representa a taxa de transferncia de calor por conveco, A representa a dimenso caracterstica do sistema, h o coeficiente convectivo, T o valor da temperatura ambiente e T s a temperatura do sistema. O coeficiente de transferncia de calor por conveco pode ser obtido pelo nmero de Nusselt, que compara a transferncia de calor por conveco com a transferncia de calor por conduo, atravs da equao 2:

(2) Onde H representa a dimenso caracterstica do sistema e k o valor da condutividade trmica do fludo. O nmero de Nusselt obtido por meio das seguintes relaes empricas:

Sabe-se que quanto menor o Ra, primariamente a transferncia de calor se d por conduo, e quanto maior o Ra, primariamente a transferncia de calor de d por conveco. Objetivos O experimento tem por objetivo observar, atravs da fuso de uma placa de gelo, o processo de conveco livre. Esta placa de gelo estar suspensa e inclusa em uma caixa de isopor, cujo objetivo o isolamento trmico. Aps anlise de resultados, obter a vazo de fuso e, logo, os coeficientes de transferncia de calor por conveco no interior da caixa.

(3)

Material - Caixa de isopor - Calha; - Placa de gelo; - Balana; - Termopar; - Indicador de leitura do termopar; - Cronmetro; - Rgua; - Proveta.

(4) Estas equaes empricas correlacionam o nmero de Nusselt com os adimensionais: Prandtl (Pr), Grashof (Gr) e Rayleigh (Ra). O adimensional Prandtl relaciona a taxa de difuso viscosa com a taxa de difuso trmica, pela equao: (5) Onde, a viscosidade cinemtica do fludo e a difusividade trmica. Quanto maior o nmero de Prandtl, mais facilmente o calor se difunde. O adimensional Grashof (Gr) fornece a relao entre a sustentao de um fludo em relao viscosidade, e dado pela equao: (6) Sendo que g a acelerao da gravidade, o coeficiente de dilatao trmica, Ts a temperatura do sistema, T a temperatura ambiente, H a dimenso caracterstica do sistema e v a viscosidade cinemtica. O adimensional Rayleigh (Ra) relaciona a transferncia de calor por conduo com a transferncia de calor por conveco, pela equao: (7)

Metodologia Para a realizao do experimento retirou-se a placa de gelo da forma e fez-se as medies de suas dimenses (altura, largura, espessura). A placa foi ento suspensa e fixada na caixa de isopor, posicionada de modo que a gua proveniente da fuso escoasse para fora da caixa atravs da canaleta coletora que foi instalada na caixa. No tempo t=0 obteve-se a temperatura ambiente dentro da caixa. Em intervalos de 5 minutos, mediu-se o volume de gua derretida, esta foi coletada em um bquer previamente tarado. Quando a taxa de derretimento se manteve constante, o regime permanente foi ento atingido. A coleta de dados foi feita durante 45 minutos. Ao final do procedimento, foram medidas as dimenses da barra. Com os dados obtidos, foi possvel construir um grfico de vazo em funo do tempo e analisar o intervalo de tempo no qual o regime permanente. Nesse intervalo, possvel determinar a energia necessria para a fuso.

Vazo (g/min)

Distribuio de Tarefas - Medir as dimenses da barra de gelo: Ana e Anah; - Montar o sistema e medir a temperatura interna: Bruna, Felipe C. e Felipe N.; - Obter dados de massa da gua coletada e cronometrar: Giovana, Jessica e Lucas. Resultados Tabela 1 - Resultados experimentais. t / (min) 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 Mgua / (g) 0 11,38 10,35 10,42 10,40 10,14 10,52 10,48 10,58 10,48 12 T / (C)

2.5 2 1.5 1 0.5 0 0 10 20 30 40 50

tempo (min)

Figura 1 Vazo de gua por tempo.

A partir de dez minutos, verifica-se pelo grfico que a vazo se manteve aproximadamente constante, ou seja, o sistema entrou em regime permanente. Atravs da mdia das vazes no regime permanente, encontrou-se a vazo mssica experimental: Vazo Mssica = 2,08 g/min Para podermos comparar vazes mssica terica e experimental, precisamos utilizar a equao 8 para o clculo da vazo terica:

Tabela 2 - Vazo de gua. t / (min) 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 Vazo / (g/min) 0 2,28 2,07 2,08 2,08 2,03 2,10 2,09 2,11 2,09

(8) Medidas da placa de gelo: Incio: - Comprimento: 29,8 cm - Largura: 18,5 cm - Espessura Superior: 12,2 mm - Espessura Inferior: 16,65 mm Fim: - Comprimento: 29,6 cm - Largura: 18,7 cm - Espessura Superior: 12,1 mm - Espessura Inferior: 14,1 mm Os valores necessrios para os clculos e os valores calculados atravs das equaes encontram-se na tabela 3. Tabela 3 Valores das Grandezas teis Dado g / (m / s) / (m/s) Valor 9,8 2,00141E-05

/ (m/s) / (1/K) K ar / (W/m K) T superfcie/ (K) Pr hfuso/ (J/kg) Tinfinito / (K) Tmedio / (K) Ra NUH h/ (W/mK) Qterica / (g/min) q / (W)

0,00001421 0,00358 0,0248 273,15 0,71 33400 285,9 279,51 4,07E+07 41,742 3,497 0,886 4,923

2. HALLIDAY. Fundamentos da fsica. a Volume 2. 8 edio. Editora LTC. P. 201, 202. 3. http://wwwp.feb.unesp.br/scalon/grad/aulastc/c onvnat.pdf - acessado em 24/09/2013

Discusses e Concluses A placa de gelo ficou menor na parte inferior, sendo esta a parte que mais se fundiu. No escoamento por conveco natural, ocorre a transio do regime laminar para o turbulento, originando, assim, a existncia da camada limite turbulenta. Nessa faixa, a taxa de transferncia de calor aumenta. Como o fluxo de ar frio em contato com a placa descendente, tem-se que a camada limite turbulenta ocorre na parte inferior da placa, ou seja, trocando maior quantidade de calor com o ar. A diferena entre o valor terico e o valor experimental foi relativamente alta. Isso ocorreu devido ao mal isolamento trmico da caixa de isopor. Outro fator que influenciou de maneira significativa no erro foi o fato de que a placa, ao ser retirada da forma, quebrou, diminuindo a preciso dos resultados. Tambm, a placa no era uniforme, cada lado apresentava uma espessura diferente.

Referncias 1. INCROPERA, Frank; DEWITT, D.; BERGMAN, T.; LAVINE, A.; Fundamentos de Transferncia de Calor e Massa. P. 354, 2008.

S-ar putea să vă placă și