Sunteți pe pagina 1din 6

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA

CURSO: Direito DISCIPLINA: Direito do Trabalho -6 Semestre 2012.1 PROF. Paulo Toledo

AULAS:4,5 e 6
_____________________________________________________________(L.S.N.S.J.C)_

2.- TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO

2.1. Denominao
A expresso Direto do Trabalho j recebeu outras denominaes, como por exemplo: Direito Industrial, Direito Operrio, Direito Corporativo, Direito Sindical e Direito Social. Todas insatisfatrias em face do objeto do direito a ser denominado. Entretanto Direito do Trabalho foi a expresso que mais pegou e j est consagrada pela doutrina e pela Jurisprudncia; apesar de abrigar noo mais ampla do que contm.

2.2. Conceito. Maurcio Godinho, define o Direito do Trabalho como sendo:


O complexo de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam, no tocante s pessoas e matrias envolvidas, a relao empregatcia de trabalho, alm de outras relaes laborais normativamente especificadas.

Para, Srgio Pinto Martins, Direito do Trabalho : o conjunto de princpios e regras jurdicas aplicveis s relaes
individuais e coletivas que nascem entre empregadores privados ou equiparados e os que trabalham sob sua direo e de ambos com o Estado, por ocasio do trabalho ou eventualmente fora dele. O Direito do Trabalho, portanto, o conjunto de normas que regulam as relaes de trabalho entre empregado e empregador, ocupando-se ainda, da condio social dos trabalhadores. O conjunto de leis referentes ao Direito do Trabalho recebe o nome de Legislao Trabalhista, que em sua maioria encontra-se reunida na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). DECRETO-LEI N.5.452, DE 1 DE MAIO DE 1943. A doutrina ao conceituar o Direito Individual do Trabalho adota uma concepo subjetiva, quando elege a relao de emprego como categoria fundamental para a construo do Direito do Trabalho. Mas dizer isso s no basta, pois, aps a EC 45/2004, que alterou o art.114 da CF/88, ampliando a competncia da Justia do Trabalho, o direito do Trabalho alm de dirimir questes oriundas da relao de emprego, passou tambm a se ocupar de outras relaes no subordinadas, como a relao de trabalho autnoma, eventual, avulsa (esta mesmo antes da EC n.45/2004), estgio, aprendiz e trabalho voluntrio, etc.

2.3. Diviso da Matria para fins didticos


No restam maiores controvrsias quanto autonomia do direito do trabalho, ou seja, quanto ao seu posicionamento como ramo autnomo da cincia jurdica. Por sua vez, para a maioria da doutrina, o Direito do Trabalho subdividido em direito individual do trabalho e direito coletivo do trabalho. O Direito Individual do Trabalho estuda os sujeitos da relao de emprego (empregado e empregador), bem como o contrato de trabalho, desde o nascimento, desenvolvimento at o trmino da relao contratual. O Direito Coletivo do Trabalho , por sua vez, tem como objeto de estudo as relaes coletivas do trabalho, dentre elas a organizao sindical, as negociaes coletivas e os instrumentos normativos (Conveno coletiva do trabalho e Acordo coletivo do trabalho), a forma de soluo de conflitos (mediao, arbitragem, dissdio coletivo) e a greve. NOTA> Embora alguns defendam a autonomia do Direito Coletivo do trabalho, no esta a posio dominante. Ademais, a diferenciao no tem efeito prtico para os concursos pblicos e exame de Ordem. O Direito do Trabalho visa proteo (tutela jurdica) do empregado, pelo que estabelece vantagens ao obreiro como forma de reequilibrar a relao capital/trabalho.

2.4. Autonomia do Direito do Trabalho


A autonomia do Direito do Trabalho revela-se por meio de vrios componentes, podendo ser citado: Sistematizao dos seus institutos; Formao dos princpios jurdicos prprios; Existncia de legislao peculiar; Insero da disciplina no currculo dos cursos jurdicos; Instituio da Justia do Trabalho como rgo do Poder Judicirio criado especialmente para apreciar demandas oriundas da relao de trabalho. Da a autonomia sob os aspectos doutrinrio, curricular, normativo e judicirio. No tocante legislao, vale citar os arts.22,I, 6 a 11 da CF/88 e a Consolidao das Leis do Trabalho Dec.lei n.5.542, de 1.5.1943.

2.5. Relao do Direito do Trabalho com outros Ramos do Direito


necessrio para fins didticos que o estudo do Direito ocorra de forma fragmentada, tal separao no existe. Por isso, no se engane. "O Direito nico e no comporta fragmentaes, seus ramos apesar de autnomos so interdependentes e coexistem em harmonia." Diversas so as relaes existentes entre o Direito do Trabalho e os demais ramos do Direito. Um bom exemplo a relao de interdependncia existente entre o Direito do Trabalho e o Direito Constitucional. Ora, no se deve olvidar que a maioria dos princpios do direito do trabalho esto contidos na Constituio Federal. Na realidade, difcil mesmo seria apontar um ramo do Direito que no apresentasse esta relao de interdependncia. Desta forma, tentaremos traar algumas destas relaes, sempre, claro, tendo o Direito do Trabalho como parmetro de comparao.

2.5.1. Com o Direito Constitucional


Conforme j ressaltado, o Direito Constitucional representa a "base" de todos os ramos do Direito, sendo que, em se tratando do Direito do Trabalho , os artigos 7 a 11 da Constituio Federal trazem, de um modo geral, a maioria dos direitos dos trabalhadores. Somente para se ter uma idia, cumpre ressaltar o seguinte: No artigo 7 da Constituio Federal esto elencados os principais direitos dos trabalhadores, estabelecidos em 34 incisos. Como se pode perceber, estreita a relao do Direito do Trabalho com o Direito Constitucional.

2.5.2.- Com o Direito Civil


O Direito Civil da mesma forma. No se deve tambm olvidar que o contrato de Trabalho teve como origem o Direito Civil na locao de servios ( locatio operarum). Alm do mais, o Direito do Trabalho, por expressa determinao legal (artigo 8 da CLT), sempre ir utilizar o Direito Civil de forma subsidiria. Desta forma, as normas do Direito civil so fontes integrativas das lacunas do Direito do trabalho.

2.5.3.- Com o Direito Internacional


necessrio que tomemos conhecimento das normas OIT (Organizao Internacional do Trabalho). O Direito do Trabalho relaciona-se com o Direito Internacional, que neste caso, ser o Direito Internacional Pblico, representado pelas convenes e recomendaes da OIT, por exemplo, ou mesmo pela Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948). Tambm o Direito internacional privado apresenta relao direta com o Direito do Trabalho, estabelecendo, por exemplo, normas referentes aplicao da legislao trabalhista no campo internacional. Por exemplo> Qual a legislao aplicvel para um trabalhador que contratado no Chile, prestasse servios para uma empresa brasileira na Argentina?

2.5.4. Com o Direito Tributrio


O Direito Tributrio apresenta vrias relaes com o Direito do Trabalho, sobretudo no que concerne a regulamentao de fatos gerados de impostos e contribuies trabalhistas, tais como o Imposto de Renda e a contribuio previdenciria do INSS. Tambm quanto ao FGTS e o PIS-Pasep nota-se relao direta do Direito Trabalho com as normas do Direito Tributrio.

2.5.5.- Com o Direito Previdencirio


O Direito Previdencirio tambm apresenta relao com o direito do Trabalho, sobretudo quanto s questes de acidente de trabalho, afastamento por auxlio doena e aposentadorias. Tambm cumpre ressaltar a questo da proteo da maternidade, o salrio famlia e o amparo infncia e adolescncia.

2.5.6. Com o Direito Penal


A prtica de um delito pode ter relao direta com o direito do trabalho, inclusive determinando a dispensa do empregado por justa causa. O prprio Cdigo Penal regulamenta diversos crimes resultantes da relao do trabalho, tais como os crimes contra

a organizao do trabalho e a frustrao de Direitos trabalhistas. Ressalte-se ainda que a lei 9029/95 estabelece normas penas para a discriminao dos trabalhadores.

2.5.7.-Com o Direito Empresarial > A relao do Direito do Trabalho com o Direito

empresarial incontestvel, sobretudo no que concerne aos artigos 10 e 448 da CLT , que estabelecem que a mudana na estrutura jurdica ou na propriedade da empresa no ir influir nos Direitos Trabalhistas dos empregados. Tambm na falncia, o Direito empresarial apresenta relao direta com o Direito do Trabalho, na medida em que estabelece regras para o recebimento dos direitos trabalhistas.

2.5.8. Com o Direito Administrativo


Quando a Administrao pblica contrata trabalhadores, sob o regime estatutrio, estamos diante de uma relao de trabalho. As prprias normas de segurana, medicina e fiscalizao do trabalho so consideradas como normas de ndole de Direito Administrativo.

2.6.-Natureza Jurdica do Direito do Trabalho


Existem, ao longo da histria do Direito do Trabalho, trs teorias que buscam explicar a natureza jurdica do Direito do Trabalho, a saber:

2.6.1.-Teoria de Direito Pblico


Leciona Arnaldo Sussekind, como outros doutrinadores defendem a Teoria de Direito Publico como natureza jurdica do direito do Trabalho e leciona o seguinte: Os que defendem o enquadramento do Direito do Trabalho no Direito Publico ponderam que, nas relaes de trabalho, a livre manifestao da vontade das partes interessadas foi substituda pela vontade do estado, o qual intervm nos mais variados aspectos dessas relaes por meio de leis imperativas e irrenunciveis.

Ives Gandra da Silva Martins Filho , tambm defende a mesma teoria asseverando
que: no obstante regular o contrato de trabalho, firmado entre particulares, o Direito do Trabalho e ramo de direito Publico, em face da indisponibilidade da maior parte de suas normas, passiveis apenas de flexibilizao atravs de negociao com o sindicato, uma vez que o trabalhador individual e a parte mais fraca no contrato, e o ordenamento jurdico trabalhista protege no apenas o trabalhador, mas o prprio bem-estar social como um todo.( Manual esquemtico de direito e processo do trabalho. 12 Ed. So Paulo: saraiva, 2004, p.8). Para estes doutrinadores, que defendem essa teoria, como prevalece o interesse do Estado no estabelecimento no contedo do Direito do Trabalho, sua natureza jurdica seria de Direito Publico. Amauri Mascaro Nascimento, contesta esta teoria e aduz que: se o direito do trabalho fosse considerado ramo do direito publico, os sindicatos seriam rgos pblicos e as convenes coletivas de trabalho

entre os sindicatos no teriam razo de ser, uma vez que se justificam como expresso da autonomia privada coletiva. (Iniciao ao direito do trabalho, 25 Ed. So Paulo: LTr, 1999, p.72).

2.6.2.-Teoria do Direito Social (interesse coletivo)


Os que defendem esta teoria que o Direito do Trabalho est diretamente ligado ao Direito Social, pois o interesse coletivo, o interesse da sociedade, prevaleceria sobre o interesse social. O fundamento bsico seria a socializao do direito em oposio ao direito ao direito individual, com a supremacia do direito coletivo sobre o individual.

2.6.3.- Teoria do Direito Privado


Esta teoria a que predomina na doutrina, alegam seus defensores que o Direito do trabalho surgiu do prprio Direito Civil, inspirado na locao de servios. Para os que defendem esta teoria, o fato de existir um intervencionismo bsico do Estado, determinando um conjunto de regras mnimas que proteja a parte hipossuficiente, economicamente mais fraca, no seria suficiente para deslocar o Direito Laboral pra o campo do Direito Privado. Acreditam, com propriedade, que os sujeitos do contrato (empregado e empregador), respeitadas as normas de Direito Publico, seriam livres para estipular regras contratuais do pacto de emprego, restando claro que a maioria das normas contidas na CLT de ndole privada.

2.6.4.-Teoria do Direito Misto=Interesse Pblico + Interesse Privado.


Os que defendem esta tese sustentam que a natureza jurdica do Direito do Trabalho seria mista em virtude de o Direito do Trabalho ser formado pela conjuno de normas de interesse pblico e privado, ou seja, normas nas quais prevalecem o interesse pblico e de normas nas quais impera o interesse particular. Seu maior defensor Paulo Gusmo Dourado, que leciona o seguinte: ... h confuso de interesse pblico ou social com o interesse privado. Nele se confundem esses interesses fazendo com que o princpio de liberdade nele no impere. As partes, muitas vezes colocadas em nvel de igualdade jurdica, esto submetidas a princpios inderrogveis, estabelecidos na lei, protetores do interesse social. (Introduo ao estudo do direito. 17 Ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1995,p.201). NOTA: Para efeitos de concurso pblico, tem prevalecido o entendimento no sentido de que o Direito do Trabalho possui natureza jurdica de Direito Privado.

____________________________________________
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

LIMA de, Francsco Meton Marques de, Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista , 8 edio LTr.1997 SARAIVA, Renato , Direito do Trabalho, 2edio, Ed.Mtodo, S]ao Paulo-2009. CASSAR, Vlia Bonfim, Direito do Trabalho, Ed.Impetus, 1 edio. RESENDE, Ricardo, Direito do Trabalho Esquematizado, Forense, 2011

S-ar putea să vă placă și