Sunteți pe pagina 1din 40

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 89

FRENTE 1

Gentica
Polialelia e Imunologia
Fentipo Selvagem Possveis gentipos CC Ccch Cch Cca cchcch cchch cchca chch chca

MDULO 19
1. POLIALELIA OU ALELOS MLTIPLOS Os casos de herana at agora estudados envolviam sempre caracteres determinados por dois alelos, um dominante e outro recessivo. Existem, entretanto, casos de herana em que um carter determinado por mais de dois alelos, constituindo uma srie de alelos mltiplos. Tais alelos so produzidos por mutao de um gene inicial e ocupam o mesmo lcus em cromossomos homlogos. As relaes entre os diversos alelos da srie so variveis, podendo existir dominncia completa e incompleta. Resumindo: alelos mltiplos so sries de trs ou mais formas alternativas de um mesmo gene, localizados no mesmo lcus em cromossomos homlogos e interagindo dois a dois na determinao de um carter. 2. A COR DA PELAGEM EM COELHOS Em coelhos domsticos, a cor da pelagem determinada por uma srie de alelos mltiplos, determinando 4 fentipos: 1) Selvagem ou aguti, com pelagem cinza-escura. 2) Chinchila, com pelagem cinzaclara. 3) Himalaia, com pelagem branca e extremidades (patas, rabo, orelhas e focinho) pretas. 4) Albino, sem pigmento. Os cruzamentos mostram a existncia de 4 alelos com a seguinte relao de dominncia: C(selvagem) > cch(chinchila) > > cch (himalaia) > ca (albino) As relaes genotpicas e fenotpicas so:

Chinchila Himalaia

3. NMEROS DE GENTIPOS Sendo n o nmero de alelos, teremos: 1) Nmero de gentipos posn (n + 1) sveis = 2 2) Nmero de homozigotos = n 3) Nmero de heterozigotos = n (n + 1) = 2 4. IMUNIZAO Os seres vivos possuem uma propriedade chamada de imunizao, pela qual podem: 1 Destruir clulas de agentes infecciosos, como os microorganismos. 2 Destruir ou eliminar molculas, como as toxinas produzidas pelas bactrias. 3 Eliminar tecidos estranhos ao organismo, como a rejeio de transplantes. Tais processos envolvem reaes do tipo antgeno-anticorpo. 5. REAES ANTGENOS ANTICORPOS Antgenos so substncias que podem estimular a produo de um anticorpo e reagir especificamente com o prprio. Um antgeno tpico uma protena ou um polissacardeo, ou um complexo contendo ambas as substncias. O anticorpo sempre uma protena.

A clula mestra no reconhecimento de um antgeno e na resposta imune subsequente o linfcito. Duas populaes de linfcitos podem ser distinguidas, ambas derivadas da medula ssea: o linfcito B, responsvel pela produo de anticorpos circulantes, a que chamamos de imunidade humoral, e o linfcito T, responsvel pela imunidade celular. Quando um microorganismo (vrus, bactria, protozorio ou fungo) penetra num organismo e produz antgenos, estes so fagocitados por macrfagos, clulas do tecido conjuntivo, e apresentados aos linfcitos T4. Nessa fase, os linfcitos T4 so ativados e induzem, atravs de mediadores qumicos, proliferao de linfcitos B, que se transformam em plasmcitos e produzem anticorpos que inativam os antgenos. 6. RESPOSTAS PRIMRIAS E SECUNDRIAS Quando ocorre a primeira injeo de um antgeno, aps uma semana comea a produo de anticorpos at um nvel pouco elevado, diminuindo a seguir: a resposta primria. Se houver uma segunda injeo do antgeno, ocorre a resposta secundria, em que a produo de anticorpos mais rpida e atinge nveis mais elevados (Fig. 1).

Figura 1.

89

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 90

7. TIPOS DE IMUNIZAO Imunizao ativa Trata-se da produo de anticorpos pelo prprio indivduo que recebeu antgenos. A imunizao ativa pode ser natural e artificial. a) Natural. Ocorre quando o antgeno penetra naturalmente no organismo nos processos infecciosos provocados por vrus, bactrias etc.

b) Artificial. determinada pela inoculao proposital de antgenos. A vacina constituda pelo agente infeccioso enfraquecido ou por toxinas por ele produzidas. A vacina contm anticorpos especficos, sendo utilizada como um agente profiltico. Quando um microorganismo penetra em pessoas vacinadas, j encontra os anticorpos que inativam os antgenos por ele produzidos.

Imunizao passiva Consiste na inoculao, no organismo, de anticorpos produzidos por um outro organismo contra o correspondente agente infeccioso. Constitui um processo de soros teraputicos. A soroterapia utilizada durante a fase aguda de uma infeco. Salienta-se que o anticorpo inoculado s protege por tempo relativamente curto, sendo logo destrudo e eliminado.

MDULO 20
1. OS GRUPOS SANGUNEOS Quando se injeta sangue de um indivduo em outro, realizando-se a chamada transfuso, podem sobrevir acidentes mais graves e at a morte. Isso porque h certa incompatibilidade entre as hemcias de determinados indivduos e o plasma de outros, que se caracteriza por uma aglutinao, ou seja, reunio de hemcias em massas mais ou menos compactas, de tamanho varivel, que podem obstruir capilares provocando embolias. H tambm hemlise, isto , desintegrao de hemcias com liberao de hemoglobina, da qual uma parte ser excretada e outra produzir bilirrubina. 2. O SISTEMA ABO Foi o austraco Landsteiner que, em 1900, descobriu os grupos sanguneos do sistema ABO, ao misturar o sangue de algumas pessoas com o soro sanguneo de outra. Verificava que, em alguns casos, ocorria aglutinao dos glbulos vermelhos, isto , reunio destes em grupos, seguida de destruio. Com essa descoberta, tornou-se capaz de explicar por que as transfuses de sangue s vezes matavam (quando ocorria aglutinao nos vasos capilares de pessoas transfundidas) e s vezes nada acontecia. Assim que Landsteiner mostrou que a aglutinao era a manifestao de uma reao do tipo antgeno-anticorpo, encontrando-se o antgeno no soro, mas com a particularidade do anticorpo ser natural, ou seja, no necessitar da presena do antgeno para ser produzido. O antge-

O Sistema ABO
no foi chamado aglutinognio, e o anticorpo, aglutinina. 3. CLASSIFICAO DO SISTEMA ABO Landsteiner encontrou dois aglutingenos: A e B, e duas aglutininas correspondentes, designadas anti-A e anti-B. evidente que, se os glbulos de um indivduo possurem um ou outro dos antgenos, o soro do mesmo indivduo no poder conter o correspondente anticorpo, pois, se houvesse a coexistncia, dar-se-ia a aglutinao das hemcias. Da, o tipo sanguneo das pessoas pode ser classificado em quatro grupos, de acordo com o quadro a seguir.
Grupo Aglutisanguneo nognio (fentipo) (hemcias) A B AB O A B AeB Aglutinina (soro) anti-B anti-A anti-A e anti-B

4. A HERANA DO GRUPO ABO Os grupos sanguneos ABO so determinados por uma srie de trs alelos mltiplos: IA, IB e i. O gene IA determina a formao do aglutinognio A. O gene IB, a formao do aglutinognio B. O gene i no forma aglutinognio. Entre os alelos IA e IB no h dominncia. Quando juntos, ambos manifestam seu efeito e a pessoa do tipo AB. Por outro lado, tanto IA como IB so dominantes em relao a i e, somente quando os alelos IA e IB no esto presentes, o indivduo do tipo O. O quadro a seguir resume a herana ABO.
Grupo sanguneo Tipo A Tipo B Tipo AB Tipo O Gentipos IAIA ou IAi IBIB ou IBi IAIB ii

BIOLOGIA BDE

No quadro abaixo, (+) indica aglutinao e () indica no aglutinao.

AGLUTINA
Soro receptor Grupo A B AB O Aglutininas Anti-B Anti-A Anti-A e Anti-B A + + A Hemcias do doador B + + B AB AeB + + + O

90

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:11 Page 91

5. AS TRANSFUSES DE SANGUE Nas transfuses leva-se em conta apenas o efeito do soro receptor sobre as hemcias do doador, visto que a ao contrria entre as hemcias do receptor e o soro do doa-

dor pode ser desprezada, atendendo-se ao pequeno volume de sangue do doador em relao ao do receptor, ou seja, sua diluio. Conclui-se que o indivduo AB, cujo soro no contm aglutinao, pode receber sangue de todos os tipos e s pode doar para outro do

mesmo tipo; chamado receptor universal ou tipo egostico. O indivduo do tipo O, cujos glbulos no contm aglutinognio, pode doar para todos e s recebe de outro tipo O; chamado doador universal ou tipo altrustico.

MDULO 21
1. O FATOR RHESUS Em 1940, Landsteiner e Wiener publicaram a descoberta de um antgeno chamado fator Rhesus (fator Rh). Tais autores verificaram que o sangue do macaco Rhesus, quando injetado em coelhos, induz a formao de anticorpos (anti-Rh), capazes de aglutinar no s o sangue desses macacos como tambm os de uma certa porcentagem de pessoas. 2. CLASSIFICAO O anti-Rh capaz de aglutinar as hemcias humanas portadoras do antgeno correspondente, o chamado fator Rh. Os indivduos cujas hemcias so aglutinadas possuem o fator Rh positivo (Rh+) e correspondem a 85% da raa branca. Os chamados Rh negativos (Rh) no possuem o fator Rh e, consequentemente, suas hemcias no so aglutinadas pelo Rh. 4. TRANSFUSES

O Fator Rh
5. ERITROBLASTOSE FETAL A eritroblastose fetal ou doena hemoltica do recm-nascido pode acontecer a uma criana Rh+, filha de uma mulher Rh. Normalmente, a circulao materna e a fetal esto completamente separadas pela barreira placentria, mas, quando ocorrem rupturas nesta fina membrana, pequenas quantidades de sangue fetal Rh+ atingem a circulao materna Rh. As hemcias do feto Rh+ possuem o fator Rh (antgeno), o que determina a formao de anti-Rh no corpo da me. Esses anticorpos, uma vez formados, podem circular atravs da

Se uma pessoa possuir o sangue do tipo Rh e receber vrias transfuses de sangue Rh+, ela poder, eventualmente, formar anticorpos que vo reagir com essas clulas em futuras transfuses em que seja usado sangue Rh+.

3. HERANA O fator Rh herdado como um carter mendeliano dominante, condicionado por um gene designado Rh ou D. Assim, temos:
Fentipos Rh+ Rh Gentipos RhRh ou DD Rhrh ou Dd rhrh ou dd

91

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 92

placenta e destruir hemcias do feto, causando a doena hemoltica. Como na primeira gestao a taxa de anticorpos baixa, geralmente no ocorre a doena, a no ser que a me tenha, anteriormente, recebido uma transfuso de sangue Rh+. A quantidade de sangue que, durante a gestao, passa do feto para a me, devido a pequenas hemorragias espontneas da placenta, insuficiente para sensibilizar a me e provocar a eritroblastose fetal. A passagem do sangue do feto para a circulao materna, em dose suficiente para provocar a sensibilizao, ocorre no parto, quando a placenta se descola.

Como se forma um beb com a doena-Rh Com a destruio de hemcias, o feto torna-se anmico e liberta grande nmero de eritroblastos (hemcias imaturas nucleadas) na circulao. A hidropsia (edema causado por falha cardaca devido severa anemia) pode causar a morte intra-uterina. Aps o nascimento, a hemlise (destruio de hemcias) produz uma grande quantidade de bilirrubina, o que causa ictercia durante as primeiras 24 horas de vida. A presena de bilirrubina pode provocar leses cerebrais (sndrome de Kernicterus), determinando surdez e retardo mental.

6. PROFILAXIA Atualmente, a eritroblastose fetal pode ser evitada com uma espcie de vacina chamada Rhogam ou Parthogam. Quando uma mulher Rh tem um filho Rh+, dentro das primeiras 72 horas aps o parto, aplica-se uma nica dose de aglutinina anti-D ou anti-Rh, substncia que provoca a destruio das hemcias Rh+ do feto que passaram para o corpo da me, durante o parto, por ocasio do descolamento da placenta. Desse modo, a me no produzir os anticorpos que poderiam afetar o prximo filho Rh+.

MDULO 22
1. CONCEITO Fala-se em interao gnica quando um carter condicionado pela ao conjunta de dois ou mais pares de genes com segregao independente. 2. HERANA DO TIPO DE CRISTA EM GALINHAS Nas galinhas h quatro tipos de crista: simples, noz, rosa e ervilha. Na determinao desses tipos de crista atuam dois pares de genes: Rr e Pp. Assim, temos:
Gentipos RRee Rree rrEE rrEe RREE RREe RrEE RrEe rree Fentipos rosa ervilha
BIOLOGIA BDE

Interao Gnica

Ervilha

Rosa

noz

simples

Simples

Noz

92

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 93

A seguir, analisaremos o cruzamento-padro, no qual a F2 apresenta a proporo seguinte: 9/16 noz, 3/16 rosa, 3/16 ervilha e 1/6 simples. A proporo 9:3:3:1 confirma a segregao de dois pares de genes.

3. GENES COMPLEMENTARES (RAZO 9 : 7) Fala-se em interao de genes complementares quando um determinado fentipo depende da ao complementar de dois alelos dominantes que isoladamente produzem um outro fentipo. o caso da colorao da flor da ervilha-de-cheiro que pode ser prpura ou branca. A colorao da flor depende da presena de dois genes P e C; na falta de um ou outro desses genes, ou ambos, a flor ser branca.
Gentipos Fentipos

efeito da epistasia semelhante quele da dominncia, somente que a ltima se verifica entre dois alelos, enquanto a epistasia ocorre entre no alelos. A epistasia pode ser exercida por um gene dominante ou recessivo, da a sua diviso em epistasia dominante e recessiva.

Uma galinha leghorn branca de gentipo IICC, quando cruzada com um galo da raa wyandotte branca, de gentipo iicc, produz F1 toda branca de (IiCc), e uma F2 composta 13/16 branca (9/16 I - C - + 3/16 I - cc + 1/16 iicc) : 3/16 colorida (iiC-). Epistasia recessiva (Razo 9:3:4) Vejamos agora um caso de epistasia em que um gene recessivo impede a manifestao de um dominante. Em ratos, a colorao pode ser aguti, preta e albina. A presena de pigmento preto condicionada por gene C, enquanto o alelo recessivo c produz albino. Um gene A interage com C e produz o rato aguti, cujos pelos so pretos e possuem uma faixa amarela na extremidade. O gene c episttico em relao ao gene A, enquanto o gene a no produz a faixa amarela.
Gentipos Fentipos

CCpp Ccpp ccPP ccPp ccpp

Flor branca

4. EPISTASIA Num cruzamento envolvendo dois genes independentes que agem sobre o mesmo carter, um dos genes pode impedir a manifestao do outro gene, e por isso chamado de gene episttico. O gene cuja expresso impedida denomina-se hiposttico. O

Epistasia dominante (Razo 13:3) Nas galinhas de raa leghorn existe um gene (episttico) que impede a manifestao de cor, que condicionada por um gene C (hiposttico), e determina a plumagem branca. As galinhas wyandotte brancas no tm o gene I, mas no apresentam cor, por no possurem o gene C; tais galinhas so iicc.

CCAA CCAa CcAA CcAa

aguti ou cinzento

CCaa Ccaa ccAA ccAa ccaa

preto

albino

93

BIOLOGIA BDE

CCPP CCPp CcPP CcPp

Flor prpura

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 94

Quando um rato preto puro CCaa cruzado com um rato albino ccAA, a F1 totalmente aguti devido interao dos genes C e A. Quando dois irmos da F1 so cruzados, a fim de se obter F2, verifica-se ser esta constituda por 9/16 cinzento; 3/16 preto; 4/16 albino, como mostra o cruzamento abaixo.

Observe que o cruzamento de duas plantas de flor branca produz uma F1 prpura que, intercruzada, origina uma F2 na proporo de 9 prpuras para 7 brancas.

MDULO 23
1. A SEGREGAO INDEPENDENTE
BIOLOGIA BDE

Ligao Fatorial (Linkage) e Permutao (Crossing-Over)

Os genes no alelos, situados em cromossomos diferentes, distribuemse nos gametas segundo todas as combinaes possveis. Assim, um dibrido (AaBb) pode formar, em propores idnticas, quatro tipos de gametas: AB, Ab, aB e ab, esquematizados na figura. 2. LIGAO FATORIAL (LINKAGE) Quando dois ou mais genes esto localizados no mesmo cromossomo, diz-se que esto ligados. Os genes ligados (ligao fatorial) no sofrem a segregao independente, ficando juntos durante a A segregao independente. formao dos gametas.

94

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 95

3. A REPRESENTAO DO GENTIPO Quando existe ligao gnica, os gentipos podem ser assim representados: AB AB ==== ou ou AB/ab ab ab

Os outros dois gametas (Ab e aB), produzidos atravs da permuta, apresentam combinaes diferentes daquelas encontradas nos pares e so denominados tipos recombinantes. Assim, temos:

4. HBRIDO CIS E TRANS Um dibrido, quando apresenta os dois genes dominantes, ligados no cromossomo homlogo, forma a chamada posio CIS. A B a b Quando o dibrido apresenta um gene dominante e um gene recessivo, ligados ao mesmo cromossomo, e outro dominante ligado ao outro recessivo, no cromossomo homlogo, A permutao. forma a posio TRANS. A b a B

Durante a meiose, os cromossomos duplicados formam pares (sinapse) e entre eles pode ocorrer a chamada permutao ou crossing-over. Tal fenmeno consiste na troca de segmentos entre duas cromtides homlogas. O processo envolve somente dois dos quatro fios e ocorre em qualquer ponto dos cromossomos. Observe que dois dos gametas (AB e ab) tm os genes ligados da mesma forma em que se encontravam ligados nos cromossomos parentais. Tais gametas so resultantes das cromtides que no se envolveram na permuta e so designados tipos parentais. A ligao fatorial completa.

95

BIOLOGIA BDE

5. RECOMBINAO OU PERMUTAO (CROSSING-OVER)

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 96

FRENTE 2

Biologia Animal
Porferos e Celenterados
5. ORGANIZAO ESTRUTURAL So animais aquticos, predomiDO TIPO SCON nantemente marinhos. Vivem nos maA forma primitiva dos espongires, em qualquer profundidade, fixarios a de um tubo ou vaso, fixado no dos em rochas ou no solo submarino. Apenas uma famlia, a Spongilidae, substrato. Na extremidade apical apavive na gua doce, em grande dis- rece uma grande abertura o sculo tribuio. que serve para a sada da gua que continuamente atravessa o corpo da 3. ESQUELETO esponja. A parede do corpo provida de um grande nmero de poros (da o o principal carter para a classificao das esponjas. interno, si- nome porfera), atravs dos quais petuando-se entre as duas camadas netram gua e partculas alimentares. 2. HABITAT

MDULO 19 Porferos
1. CARACTERES GERAIS DOS PORFEROS Morfologia Animais ssseis, de forma variada, assimtrica ou com simetria radiada. Paredes do corpo com numerosos poros. Ausncia de rgos e apndices.

Sistema tegumentrio Externamente, o corpo revestido por uma camada de clulas acha- celulares. Pode ser mineral e/ou or6. ORGANIZAO tadas, os pinaccitos. gnico. CITOLGICA DO SCON Esqueleto mineral Sistema esqueltico constitudo por espculas calcPossuem um esqueleto interno rias e silicosas. (endoesqueleto) formado por espculas cristalinas ou fibras orgnicas Esqueleto orgnico (espongina). constitudo por uma rede de fibras de espongina (uma esclero Sistema digestrio protena). A esponja de banho apeNo existe. A digesto exclusi- nas o esqueleto orgnico da esponja. vamente intracelular. Apresentam coancitos. 4. TIPOS DE ESTRUTURA
BIOLOGIA BDE

Entre os porferos distinguem-se Sistema excretor No existe. As clulas eliminam diversos tipos de organizao estrupor difuso seus catablitos, direta- tural. O tipo mais simples chamado SCON, o intermedirio, SCON, e o mente para o meio externo. mais evoludo, LUCON ou RGON. Pinaccitos Sistema respiratrio So clulas achatadas que, jusNo existe. A respirao aertapostas, formam a camada dermal. bica. Cada clula realiza diretamente Coancitos com o meio as trocas respiratrias. So clulas flageladas e providas de um colarinho, uma formao mem Sistema circulatrio branosa que envolve o flagelo. ReNo existe. vestem a cavidade atrial e constituem a camada gastral. Sistema reprodutor Assexuado, feito por brotamento, Porcitos regenerao e gemulao; sexuado, So clulas tubulosas, percorproduzindo uma larva ciliada (anfiridas por uma perfurao cnica. So blstula). estas perfuraes dos porcitos que constituem os numerosos poros que ligam o trio ao meio externo. Sistema nervoso scon aspecto geral. No existe.

No scon, bem como nos outros dois tipos, no existem rgos diferenciados, mas distinguem-se diversos tipos celulares adaptados a determinadas funes. A parede do corpo formada por duas camadas celulares. A camada mais externa a dermal, e a mais interna, denominada gastral. Entre as duas camadas celulares, h um mesnquima gelatinoso. A cavidade central do corpo chamada trio ou espongiocela. Nas duas camadas celulares e no mesnquima, encontramos os seguintes tipos celulares:

96

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 97

Cortada longitudinalmente, apresenta a parede do corpo espessa e com uma srie de dobras, formando curtos canais horizontais. Distinguimos dois tipos de canais: inalantes e exalantes. Os primeiros abrem-se na superfcie externa e termi nam em fundo cego. Os canais exalantes so internos e desembocam no trio. 8. ORGANIZAO CITOLGICA DO SCON
Corte longitudinal do scon.

Micitos So clulas alongadas e contrcteis que formam esfncter em torno dos poros e do sculo. Amebcitos No mesnquima, aparecem numerosos amebcitos, isto , clulas que possuem movimento ameboide, realizando vrias funes e podendo ser divididos em escleroblastos clulas que secretam as espculas minerais. Cada eixo de espcula formado por um escleroblasto; arquecitos amebcitos que realizam vrias funes: recebem, digerem e fazem circular o alimento, alm de formar elementos reprodutivos: espermatozoides, vulos e gmulas. 7. ORGANIZAO ESTRUTURAL DO TIPO SCON Observada externamente, apresenta-se como uma urna alongada fixada pela extremidade inferior. O sculo, bem alargado, aparece na extremidade superior, circundado por uma coroa de espculas longas e afiladas. A superfcie do corpo possui numerosas elevaes ou papilas, das quais saem pequenas espculas. Entre as papilas aparecem os poros.

A superfcie externa e os canais inalantes so revestidos pela camada dermal, formada por pinaccitos. A espongiocela tambm revestida por pinaccitos, ficando os coancitos limitados aos canais exalantes. O mesnquima gelatinoso bem mais desenvolvido do que no scon: contm amebcitos e espculas.

Lucon (organizao).

10. ORGANIZAO CITOLGICA DO LUCON Os coancitos s aparecem nas cmaras vibrteis. Os pinaccitos revestem a superfcie externa, o trio e os diversos canais. No desenvolvimento do mesnquima, encontramos amebcitos e espculas.

Organizao citolgica do scon.


BIOLOGIA BDE

9. ORGANIZAO ESTRUTURAL DO TIPO LUCON o tipo mais evoludo. O trio reduzido, enquanto a parede do corpo bastante desenvolvida e percorrida por um complicado sistema de canais e cmaras. Os coancitos encontram-se revestindo cmaras esfricas, tambm denominadas cmaras vibrteis, interpostas num sistema de canais. Os canais que partem dos poros e atingem as cmaras transportando gua so denominados inalantes ou aferentes. Das cmaras, saem os canais exalantes ou eferentes que atingem o trio.

Organizao citolgica do lucon.

11. SISTEMTICA Phylum Porfera Animais pluricelulares, sempre aquticos e ssseis; em geral formam colnias de forma variada; parede do corpo com duas camadas celulares e perfuradas por numerosos poros; cavidades internas revestidas por coancitos; esqueleto calcrio, silicoso ou crneo; 5.000 espcies. Classe 1 Calcria (Calcispongiae) Esponjas com esqueleto calcrio formado por espculas monoaxnicas, trirradiadas e tetraxnicas.

Organizao do scon.

97

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 98

Classe 2 Hexactinellida ou Triaxnica (Hyalospongiae) Esponjas com espculas silicosas triaxnicas. Ex.: Euplectella aspergillium (vulgarmente chamada de cesto de vnus). Classe 3 Demospongiae Esqueleto de espculas silicosas, de fibras de espongina ou de ambos. Ex.: Esponja sp (esponja de banho).

Sistema excretor No existe. As clulas eliminam diretamente no meio externo as substncias da excreo. Sistema circulatrio No existe.

2.

HABITAT

So todos marinhos ou de gua doce. Geralmente vivem em colnias fixas ou mveis. 3. TAMANHO Os plipos so geralmente microscpicos, e os maiores no ultrapassam alguns milmetros. As medusas variam de 10 milmetros de dimetro at 2 metros.

Sistema nervoso do tipo difuso, constitudo por uma rede de clulas nervosas, situadas na mesogleia. Primeiros animais que apresentam o arco reflexo. Existncia de clulas fotossensveis e estatocistos.

Celenterados ou Cnidrios
1. CARACTERES GERAIS DOS CELENTERADOS Animais de simetria radiada. Distinguem-se neste grupo animais de dois tipos morfolgicos: o plipo (geralmente sedentrio) e a medusa (geralmente livre). Morfologia So diblsticos; o corpo apresenta duas camadas celulares, uma epiderme externa (ectoderma) e uma gastroderme interna (endoderma). Entre as duas, encontramos mesogleia, de consistncia gelatinosa. Presena de cnidoblastos nas duas camadas celulares. Sistema tegumentrio Epiderme formada por uma camada celular contendo fibras musculares. Sistema esqueltico Os antoplipos podem secretar um exoesqueleto crneo ou calcrio. Sistema digestrio Boca circundada por tentculos e ligada a uma ampla cavidade digestria, saculiforme, simples ou dividida por septos; ausncia de nus, digesto extra e intracelular. Sistema respiratrio No existe. As clulas realizam as trocas respiratrias diretamente com o meio externo. A respirao sempre aerbica.
BIOLOGIA BDE

Hydra sp.

Sistema nervoso da Hydra.

Reproduo Geralmente feita por alternncia de gerao (metagnese), em que o plipo representa a fase assexuada e a medusa, a fase sexuada. Espcies monoicas e dioicas; fecundao externa e interna; existncia de gnadas, desprovidas de ductos genitais; presena de larva ciliada chamada plnula.

4. METAGNESE DA OBELIA sp Na Obelia sp ocorre uma alternncia de geraes ou metagnese. As hidromedusas constituem a fase sexuada. So dioicas e formam as gnadas, junto dos canais radiais. A fecundao externa. O zigoto desenvolve-se originando uma larva ciliada, denominada plnula. A plnula fixa-se e d origem a um plipo, que, por brotamento (assexuadamente), forma nova colnia. 5. ESTRUTURA DA AURELIA AURITA chamada vulgarmente de gua-viva. A gua-viva, provavelmente, a cifomedusa mais frequente nas costas brasileiras. Tais medusas flutuam nos mares, ou ento nadam lentamente, por contraes da umbela. So dioicas e apresentam fecundao interna. Possuem a larva plnula.

Reproduo assexuada.

98

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 99

uma vescula cheia de ar, funcionando como rgo flutuador. Gastrozoide um plipo usado para a apreenso do alimento. Nectozoide um medusoide, funcionando na propulso da colnia. Dactilozoide Possui cnidoblastos.
Ciclo reprodutivo da Aurelia sp.

6. SISTEMTICA DOS CELENTERADOS Phylum Coelenterata CLASSE 1 HYDROZOA Ordem 1 Hydroida Plipos sempre bem desenvolvidos e geralmente coloniais; medusas reduzidas. Hydra e Obelia. Ordem 2 Siphonophora So colnias natantes polimrficas, com vrios tipos de medusas; marinhas (principalmente em mares quentes). A colnia adulta apresenta os seguintes indivduos: Pneumatforo uma medusa. Apresenta

Filozoide Plipo protetor de outros indivduos da colnia. Gonozoide Plipo encarregado da reproduo da colnia.

CLASSE 2 SCYPHOZOA Tem como forma predominante as cifomedusas, originadas de um estado poliploide, a partir de um processo de estrobilizao. O cifoplipo possui quatro septos internos dividindo o nteron: desprovido de estomodeu. As cifomedusas sem vu, com braos orais, possuem gnadas formadas a partir da gastroderme. O estado de plipo pode faltar completamente, desenvolvendo-se do ovo, diretamente, nova medusa. Exemplo: Aurelia aurita. CLASSE 3 ANTHOZOA No apresenta medusa. Ocorrem plipos isolados ou coloniais. Na ordem actinria, encontramos as actnias (anmonas-do-mar), que vivem isoladamente e no apresentam esqueleto. Na ordem madreporria, encontramos os verdadeiros corais. Os corais so coloniais, com esqueleto calcrio e responsveis pela formao dos recifes, barreiras e atis.

Organizao bsica de um sifonforo.

Cnidoblastos, clulas urticantes dos cnidrios.

Metagnese na Obelia sp.

Formao de um atol coralino, segundo Darwin.

99

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 100

Polimorfismo nos celenterados. Presena de uma forma lembrando um tubo, o plipo, e de outra lembrando a parte superior de um paraquedas aberto, a medusa.

Metridium sp (cortes: longitudinal e transversal).

Medusas de Aurelia sp. So mveis por jatopropulso.

BIOLOGIA BDE

Colnia polimrfica de caravela.

Plipos de antozorios (corais).

100

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 101

MDULO 20
1. GENERALIDADES Os platelmintos so vermes com corpo achatado dorsoventralmente. 2. SISTEMA TEGUMENTRIO

Platelmintos
A planria carnvora e apresenta uma faringe protrctil, alm de um intestino ramificado. A solitria no possui sistema digestrio. 5. SISTEMA EXCRETOR glios cerebrais, sugerindo um processo de cefalizao. H cordes nervosos longitudinais ligados entre si por comissuras transversais. O sistema nervoso do tipo ganglionar. Estudos realizados com a planria evidenciam uma grande capacidade de responder a estmulos luminosos (fototactismo); corrente de guas (reotactismo); alimentos (quimiotactismo) e a estmulos mecnicos (tigmotactismo).

Sua epiderme constituda por um epitlio simples, ciliado na planria e recoberto por uma cutcula no esquistossomo e na tnia. 3. SISTEMA MUSCULAR A parede do corpo do platelminto constituda pela epiderme e pelo tubo musculodermtico, formado por trs camadas musculares: circular, longitudinal e dorsoventral ou oblqua. No apresentam sistema esqueltico.

Os platelmintos so os primeiros animais da escala zoolgica que apresentam um sistema excretor e cujo rgo fundamental o solencito ou clula-flama.

Planria sistema nervoso. Planria sistema excretor.

9. REPRODUO 6. SISTEMA RESPIRATRIO No existe. As espcies de vida livre tm respirao aerbica, e as trocas gasosas ocorrem entre a epiderme permevel e o meio ambiente. Nas espcies parasitas, a respirao anaerbia. 7. SISTEMA CIRCULATRIO No existe. A distribuio dos alimentos realizada pela ramificao do intestino, por difuso nas clulas da parede intestinal. Na solitria, o alimento penetra diretamente atravs da pele. 8. SISTEMA NERVOSO So os primeiros animais da escala zoolgica dotados de um sistema nervoso central. H maior concentrao de clulas nervosas nos gnOs platelmintos so animais geralmente hermafroditas. Possuem gnadas providas de ductos e rgos acessrios. A fecundao interna, o desenvolvimento direto na planria e indireto no esquistossomo e na tnia, com um ou vrios estgios larvais em que frequente a pedognese. A planria hermafrodita; reproduz-se sexuadamente por fecundao cruzada e assexuadamente por bipartio transversal, devido sua alta capacidade de regenerao. 10. CARACTERSTICAS GERAIS DOS PLATELMINTOS Os platelmintos so animais que apresentam o corpo achatado (Platy = chato e Helminte = verme), com simetria bilateral, triblsticos e acelomados.

Planria corte transversal.

4. SISTEMA DIGESTRIO do tipo incompleto, pois no possui abertura de egesto, que realizada pela boca.

Planria sistema digestrio.

101

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 102

11. SISTEMTICA Classe 1 Turbelaria: Planria (Dugesia tigrina). Classe 2 Trematoda: Fasciola hepatica, Schistosoma mansoni. Classe 3 Cestoda: Taenia sp. 12. ESTUDO DOS PRINCIPAIS PARASITAS Fasciola hepatica Tem o corpo achatado e foliceo ( 30mm). Possui duas ventosas (oral e ventral). A ventosa ventral usada para a fixao junto ao hospedeiro. um verme endoparasita, causando a fasciolose no fgado de

carneiro, boi, cabra e outros herbvoros. Vive nos canais biliares, determinando aes txicas e irritativas, no existindo medicao eficiente para o seu tratamento. Raramente ocorre no homem. O ciclo vital inicia-se pela eliminao de ovos junto com as fezes do animal infectado. Tem como hospedeiro intermedirio um caramujo do gnero Lymnaea, da classe Gastropoda, do filo Molusca.

Schistosoma mansoni um verme platielminte, cujo macho, de pequena extenso (9 a 22mm), possui um profundo sulco, o canal ginecforo, no qual se instala a fmea longa e delgada (14 a 26mm).

So endoparasitas do homem e causam a esquistossomose ou barriga-d'gua. Esta doena provoca hemorragias, intoxicao e inflamao do clon, reto, pncreas, fgado, bao etc. Nem sempre a doena fatal, mas causa vrios problemas, debilitando as vtimas, que apresentam, geralmente, o abdmen volumoso. O homem o hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni, que se instala no sistema porta-heptico e nas veias mesentricas. O hospedeiro intermedirio um caramujo de nomenclatura controvertida: Planorbis, Australorbis ou Biomphalaria. So encontrados em gua doce pouco corrente ou estagnada.

O corte parcial na regio ceflica pode originar uma planria com muitas cabeas.

A bipartio origina indivduos geneticamente idnticos (clones).

A fecundao cruzada aumenta a biodiversidade.

Seres primitivos possuem elevada capacidade de regenerao.

BIOLOGIA BDE

Anatomia da planria: a) Sistema excretor; b) Sistema nervoso apresentando um incio de cefalizao; c) Sistema reprodutor.

102

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 103

Ovo, miracdio e cercria de Schistosoma mansoni.

Platielmintos.

Taenia solium aspecto geral.

Ciclo biolgico do Schistosoma mansoni.

103

BIOLOGIA BDE

A pessoa doente elimina ovos do Schistosoma juntamente com as fezes, atingindo a gua. Saem dos ovos embries ciliados, os mirac dios, que aps algumas horas penetram no caramujo. No caramujo, o miracdio transforma-se em esporocisto, que produz cercrias, sempre por pedognese. As cercrias saem do caramujo e nadam livremente, podendo penetrar ativamente na pele do homem, durante os banhos em rios e lagos. O diagnstico feito pelo exame de fezes, onde so encontrados ovos Ciclo biolgico da Fasciola hepatica. portadores de espinho. A penetrao das larvas produz irritao cutnea, da o nome lagoas de coceira dado vulgarmente aos locais infestados por esquistossomo. A profilaxia indicada consiste em no nadar em locais desconhecidos; evitar a penetrao de larvas na pele; tratar as pessoas doentes para impedir a distribuio geogrfica da doena; promover o extermnio do caramujo e o saneamento bsico.

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 104

Taenia solium Pertence classe Cestoda; possui o corpo alongado, delgado e chato, dividido em trs pores: cabea ou esclex, colo e estrbilos ou proglotes. A cabea ou esclex a poro anterior destinada fixao da Taenia na superfcie da mucosa intestinal do hospedeiro. Apresenta quatro ventosas e um rostro ou rotellum com 26 a 28 ganchos quitinosos, para a fixao no organismo do hospedeiro. O pescoo, ou colo, a parte mais fina e no segmentada, e liga a cabea ao corpo. a regio onde so produzidos novos anis ou proglotes por estrobilizao. O estrbilo, ou corpo, constitudo por uma srie de anis ( 800), divididos em imaturos, maduros e, no final, os anis grvidos. A tenase ou solitria deve-se presena do animal adulto no intestino, causando uma srie de perturbaes gerais. A Taenia adulta vive no intestino

delgado do homem, que elimina em suas fezes anis do animal, contendo ovos fecundados (de 30 mil a 50 mil por anel). Os ovos contm embries dotados de seis tentculos (hexacanto), denominados oncosfera. O porco, hospedeiro intermedirio, ingere os ovos, que, ao atingir o intestino do animal, libertam a oncosfera que, atravs da circulao sangunea, distribuda para a musculatura sublingual, diafragma, crebro etc. Nesses locais, evolui um estgio larval, denominado cisticerco. O homem sofre a infestao, quando ingere a carne de porco crua, ou mal cozida, contendo cisticercos vivos. A cisticercose uma enfermidade causada pela presena de um cisticerco no organismo. Esta doena pode ocorrer no homem, quando este ingere ovos de Taenia solium. A casca dos ovos digerida no intestino, os embries so transportados pela corrente sangunea, atingindo os olhos, a musculatura e o crebro, causando cegueira, fraqueza

muscular e epilepsia. uma doena mais grave do que a tenase. O homem pode adquirir esta doena por autoinfestao interna, externa e tambm por heteroinfestao.

Taenia saginata Tem ciclo vital semelhante ao da Taenia solium. Porm seu hospedeiro intermedirio o boi, e em sua cabea no h ganchos quitinosos. Possui aproximadamente 2 mil proglotes. Os ltimos anis so eliminados isoladamente, forando o esfncter anal, fora das evacuaes. Produz a larva Cisticercus bovis, que no causa cisticercose no homem.

Taenia saginata.

BIOLOGIA BDE

Taenia solium ciclo biolgico.

104

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 105

MDULO 21
1. CARACTERSTICAS GERAIS Os asquelmintos so animais de corpo cilndrico, no segmentado, que possuem simetria bilateral; distinguem-se dos platelmintos, principalmente por apresentar pseudoceloma e tubo digestrio completo. 2. CLASSIFICAO A principal classe a nematoda. 3. TEGUMENTO O corpo revestido por uma cutcula elstica e flexvel, acelular, secretada pela epiderme, que de natureza sincicial, sendo desenvolvida nas espcies jovens, e atrofiada nas espcies adultas. 4. SISTEMA MUSCULAR Apresentam apenas a musculatura longitudinal abaixo da epiderme.

Asquelmintos ou Nematelmintos
8. SISTEMA RESPIRATRIO No existe. Nas formas de vida livre, o oxignio difunde-se atravs do tegumento. Nas formas parasitas, a respirao anaerbia e realizada a partir do glicognio existente nas clulas. 9. SISTEMA EXCRETOR Os asquelmintos possuem dois tipos de sistema excretor: o simples e o duplo. O sistema simples aparece em nematoides de vida livre e constitudo de uma grande clula ventral anterior. No sistema duplo, tambm conhecido por tipo em "H", existem dois tubos que correm ao longo das linhas laterais, e que recolhem por osmose os catablitos, lanando-os por um poro que se abre na linha mediana ventral.

Nematoide sistema digestrio.

7. SISTEMA CIRCULATRIO No existe. Os alimentos absorvidos pelas clulas da parede intestinal caem no lquido que preenche o pseudoceloma, sendo assim distribudos para as demais clulas.

Cortes histolgicos dos asquelmintos.


Ascaris lumbricoides.

5. CAVIDADE DO CORPO Entre a camada muscular e a parede intestinal h uma cavidade, o pseudoceloma. Esta cavidade no representa um celoma verdadeiro, porque no revestida totalmente pelo mesoderma. 6. SISTEMA DIGESTRIO do tipo completo e contm boca, faringe, esfago (faz a suco), intestino, nus terminal ou subterminal. Nos machos h uma cloaca. A digesto extracelular; o alimento digerido por ao enzimtica, na cavidade intestinal, e absorvido por clulas das Enterobius vermicularis. paredes do intestino.

105

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 106

Nematoide sistema excretor.

10. SISTEMA NERVOSO constitudo de um anel em volta do esfago e por vrios cordes longitudinais que dele partem. 11. REPRODUO A maioria dos nematoides possui sexos separados, e o sistema reprodutor apresenta estrutura simples. Os machos so sempre menores e de vida curta; distinguem-se das fmeas pela extremidade posterior, que se enrola em espiral ou se expande em bolsa copuladora, com duas espculas quitinosas que servem para agarrar-se abertura genital das fmeas. 12. HABITAT Existem nematoides de vida livre na gua e no solo. Numerosas espcies vivem como parasitas de animais e vegetais. Muitos parasitas vivem banhados pelos sucos digestrios do hospedeiro e resistem ao digestria, provavelmente por causa da cutcula, ou ainda pela produo de antienzimas, substncias que inibem a ao das enzimas digestrias do hospedeiro. Galhas so intumescncias de ramos vegetais infestados por asquelmintos. 13. ESTUDO DOS PRINCIPAIS NEMATOIDES PARASITAS Monogenticos ou monxenos Tm evoluo em um s hospedeiro, o definitivo. Ascaris lumbricoides Tambm denominada lombriga, um verme cilndrico e afilado nas duas extremidades. Possui boca trilabial, e o macho mede de 15 a 35cm, enquanto a fmea mede de 35 a 40cm. Vive no intestino delgado dos vertebrados, causando a ascaridase.

Os vermes adultos vivem na luz do intestino delgado. As fmeas possuem grande fertilidade, chegando a pr 200 mil ovos por dia, que podem ser eliminados com as fezes. Em condies timas, a evoluo dura de 10 a 12 dias, formando-se uma pequena larva do tipo rabditoide, que em uma semana sofre uma muda, transformando-se numa larva infestante rabditoide. A infestao ocorre quando o hospedeiro ingere ovos embrionados, que sofrem uma digesto no duodeno, libertando as larvas, que passam pelo fgado, corao, pulmes, traqueia, esfago, estmago e intestinos, reiniciando um novo ciclo. A nova postura ocorrer aps dois meses e meio. O verme provoca perturbaes na fase de larva migratria e na fase adulta, localizada no intestino. Quando em grande nmero, os vermes chegam a provocar ocluso intestinal.

lando no tero at o seu rompimento na luz intestinal, quando os ovos embrionados so libertados. A transmisso feita por via oral, atravs da ingesto dos ovos embrionados por auto ou heteroinfestao, podendo tambm ocorrer retroinfestao, determinada pela ecloso de larvas na mucosa anal e posterior migrao para as partes superiores do intestino. O verme adulto no intestino produz inflamaes, nuseas, catarro intestinal, vmitos e dores intestinais. O sintoma mais tpico da enterobiose o intenso prurido anal, ativado noite pelo calor do leito, quando o hospedeiro se deita.

Enterobius vermicularis (Oxyuris vermicularis) um verme pequeno (3 a 12mm) com boca trilabiada e causador da oxiurase ou enterobiose. Parasitam o ceco e o apndice cecal. As fmeas grvidas no depositam os ovos e estes vo-se acumu-

Ancylostoma duodenale e Necator americanus Vermes de corpo cilndrico, afilado nas duas extremidades da fmea e apenas na extremidade anterior do macho. Medem cerca de 15mm e possuem uma cpsula bucal, dotada de dentes e placas cortantes. Com pequenas diferenas, as duas espcies realizam o mesmo ciclo. Os ovos, eliminados pelas fezes do hospedeiro, evoluem em 24 horas at chegar larva rabditoide.

BIOLOGIA BDE

Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

106

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 107

Esta larva, aps 48 horas, transfor ma-se em filarioide, que em uma semana torna-se infestante. A infestao pode ser ativa ou passiva. A primeira cutnea: ativamente as larvas atravessam a pele, principalmente a dos ps, caem na circulao e atingem o corao e os pulmes, onde sofrem a terceira muda. A seguir, migram atravs dos brnquios, traqueia, esfago e intestino delgado, onde sofrem a quarta muda, transformando-se em adulto. Na penetrao passiva, as larvas podem chegar por meio de gua contaminada ao estmago, onde sofrem a terceira muda; da passam ao intestino, ocorrendo a quarta muda, que caracteriza o estgio adulto. So causadores da ancilostomose, amarelo, opilao ou mal da terra, provocando no hospedeiro uma anemia intensa, variando a gravidade com o grau de infestao.

Ancylostoma caninum Parasita normal do co, raramente encontrado no homem. Ancylostoma brasiliensis um parasita do co e do gato. Quando suas larvas (Larva migrans) penetram na pele do homem, causam a dermatose serpiginosa ou, como popularmente conhecida, o bicho geogrfico.

Ciclo biolgico do Necator americanus.

Wuchereria bancrofti um verme de dimetro muito pequeno e de aspecto filamentoso, sendo por esta razo denominado filria; os machos atingem 4cm e as fmeas, 10cm de comprimento.

Doente apresentando elefantase, doena cujo agente etiolgico a Wuchereria bancrofti.

Esses vermes parasitam os gnglios linfticos do homem, causando

107

BIOLOGIA BDE

Digenticos ou di-heteroxenos So parasitas com dois hospedeiros, o intermedirio e o definitivo.

a doena conhecida por elefantase, caracterizada pela hipertrofia de alguns rgos, como o escroto, membros inferiores, os seios e os lbios da vulva. No sistema linftico do hospedeiro, as fmeas colocam os ovos, que se transformam em microfilrias. Durante a noite, as larvas deslocam-se para o sangue perifrico, sendo ento ingeridas por mosquito do gnero Culex. Nos insetos, as larvas sofrem vrias mudas, transformando-se nas formas infestantes, que vo at a trompa do mosquito. Quando o inseto pica a vtima, transmite a larva, que atinge o sistema linftico, tornando-se adulta e recomeando o ciclo. No ciclo da Wuchereria bancrofti, o homem o hospedeiro definitivo e o mosquito vetor o hospedeiro intermedirio.

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 108

MDULO 22
1. CARACTERSTICAS GERAIS Os aneldeos so animais vermiformes, cujo corpo composto de segmentos ou metmeros, semelhantes entre si, em forma de anel, exceo feita aos dois primeiros e ao ltimo segmento, denominados, respectivamente, prostmio, peristmio e pigdio. So triblsticos com simetria bilateral e a segmentao tipicamente homnoma. 2. SISTEMA TEGUMENTRIO A epiderme um epitlio simples, com clulas sensoriais, glndulas mucosas e recoberto por uma cutcula permevel. Nos oligoquetos (minhoca), h fileiras de cerdas de quitina dispostas na regio ventral. Nos poliquetos (Eunice), h um feixe de cerdas, apenas nos parapdios.

Aneldeos
5. SISTEMA DIGESTRIO do tipo completo, tubuloso e retilneo. Inicia-se pela boca no prostmio, que contm, s vezes, maxilas ou estiletes quitinosos; segue-se a faringe, s vezes protrtil, que se comunica com o esfago, podendo este formar um papo e uma moela fortemente musculosa, que serve para macerar os alimentos; segue-se o intestino, s vezes com um par de sacos intestinais (tiflosolis), os quais servem para aumentar a superfcie de absoro; o intestino terminal em geral curto e abre-se para o exterior, atravs do nus. Na parede do tubo digestrio, existem clulas de peritnio que aumentam consideravelmente seu volume, servindo para o acmulo de substncias de reserva e que recebem o nome de cloraggenas. 6. SISTEMA CIRCULATRIO do tipo fechado, independente do celoma e consiste, principalmente, em dois vasos sanguneos longitudinais, colocados dorsal e ventralmente em relao ao tubo digestrio. O vaso dorsal contrtil, impelindo o sangue de trs para diante. J no vaso ventral, o sangue circula em sentido inverso. O sangue constitudo de um plasma que contm amebcitos livres e hemoglobina dissolvida. H tambm um pigmento verde, a clorocruerina, ou vermelho, a hemoeritrina, em outros aneldeos.

Sistema circulatrio.

Organizao do parapdio.
BIOLOGIA BDE

Sistema digestrio.

7. SISTEMA RESPIRATRIO A respirao cutnea. Nos poliquetos h brnquias ramificadas na regio dorsal dos parapdios, com rede capilar.

Parapdios so expanses dermomusculares laterais que servem como remos, permitindo a natao dos poliquetos. 3. SISTEMA MUSCULAR Logo abaixo da epiderme, encontra-se a musculatura principal do corpo, composta de uma camada externa circular e uma interna longitudinal, constituindo o tubo musculodrmico, que forma a parede corprea. 4. CAVIDADE DO CORPO Os aneldeos so animais que apresentam uma cavidade geral secundria espaosa, o celoma, dividido por septos transversais e longitudinais.

108

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 109

8. SISTEMA EXCRETOR A excreo feita por nefrdios, dispostos em um par por segmento. Cada nefrdio formado por trs partes: nefrstoma, um funil ciliado que recolhe os catablitos na cavidade celomtica; nefroduto, um canal sinuoso, internamente ciliado, que atravessa o anel e desemboca no nefridiporo, um poro excretor situado no anel seguinte.

Nereis sp, verme marinho com aproximadamente 45cm e 220 metmeros.

Estrutura do nefrdio.

9. SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso ganglionar. H dois gnglios cerebrais e um grande gnglio subfarngeo, ligados por um anel nervoso ao redor da faringe, de onde sai um longo cordo nervoso ventral, com dois gnglios por anel. Nas minhocas h clulas tcteis, foto e quimiorreceptoras, dispersas no epitlio, especialmente nos primeiros segmentos.

Lumbricus terrestris morfologia externa.

A importncia da minhoca em relao aos solos bastante conhecida. Elas melhoram a oxigenao e a reposio de minerais, a partir dos detritos orgnicos que comem. O verme Eunice viridis (palolo) serve de alimento aos nativos das ilhas Samoa e Fuji. No passado, as sanguessugas (Hirudo medicinalis) foram largamente empregadas em processo de sangria, alm do aproveitamento da hirudina, uma substncia anticoagulante, de interesse mdico, produzida em suas glndulas salivares. 11. REPRODUO So monoicos ou dioicos, com ou sem clitelo; a reproduo sexuada ocorre com frequncia por fecundao cruzada; o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com larva trocfora (nos poliquetos). H reproduo assexuada por brotamento e regenerao.

Sistema nervoso.

10. HABITAT Em relao ao habitat, os aneldeos podem ser aquticos, marinhos ou de gua doce, e terrestres, vivendo em lugares midos, debaixo de folhas, ou escavando galerias no solo, onde passam a viver.

Fecundao cruzada da minhoca Na fecundao cruzada da minhoca, os animais colocam-se em posio invertida, unindo-se pelas extremidades anteriores. Cerdas especiais penetram mutuamente nos dois parceiros, mantendo-os ligados enquanto o clitelo secreta um muco que envolve os dois parceiros. Em cada animal forma-se um par de sulcos seminais, indo do 15 . anel at o clitelo, atravs do qual os espermatozoides de um animal passam para o receptculo seminal do outro, caracterizando a fecundao cruzada seguida da separao dos animais. Logo aps, o clitelo secreta o ccon, ou casulo, onde so depositados os vulos. O ccon desloca-se para a frente e, ao passar pelo receptculo seminal, os vulos so fertilizados pelos espermatozoides, que j estavam depositados. O ccon, que agora contm ovos, sai do animal medindo

109

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 110

cerca de 7mm; apenas um ovo se deOrdem 2 Sedentria senvolve. Fixos, em tubos calcrios ou em Notamos que a fecundao do escavaes, na areia; possuem brnvulo feita no ccon ou casulo, por- quias na cabea. tanto definimos como um caso de Ex.: Arenicola e Sabellaria. fecundao externa e desenvolviClasse 2 Oligoquetos mento direto. So animais de corpo alongado, cilndrico, com segmentaes externa 12. SISTEMTICA e interna bem ntidas, cabea no disDOS ANELDEOS O filo Annelida constitudo apro- tinta do corpo, raras cerdas implantaxidamente de 8.700 espcies, agrupa- das diretamente na cutcula, no das em trs classes: Polychaeta, possuem parapdios, tm respirao cutnea, hermafroditas com clitelo e Oligochaeta e Hirudinea. sem larvas. Ex.: Lumbricus terrestris (minhoca Classe 1 Poliquetos Possuem o corpo com metameri- comum ou europeia); Pheretima zaes externa e interna bem ntidas. hawaiana (minhoca-louca); GlossosCada metmero possui um par de ex- colex giganteus (minhocuu). panses laterais, os parapdios, Classe 3 Hirudneos que tm funes na respirao formada de organismos com o branquial e na locomoo. Cabea distinta do corpo, sexos separados, com fecundao externa e desenvolvimento indireto, atravs da larva trocfora. So quase exclusivamente marinhos. Ordem 1 Errantia Vida livre e brnquias nos parapdios. Sanguessuga locomovendo-se. Ex.: Eunice sp e Nereis sp.

corpo de forma achatada e segmentado, porm a segmentao externa no corresponde segmentao interna. Cabea no distinta do corpo, ausncia de cerdas, tentculos e parapdios. Possuem duas ventosas e tm o celoma obliterado, so hermafroditas com clitelo. Ex.: Hirudo medicinalis, sanguessuga europeia, ectoparasitas, hematfagos, ocasionais no homem e em animais domsticos. Vivem em gua doce, principalmente em brejos.

Sabellaria sp.

MDULO 23
1. ARTRPODES Caracteres Gerais Os artrpodes (arthros = articulao, e podos = ps) so organismos que se caracterizam por apresentarem apndices e patas articuladas. So metazorios, de simetria bilateral, com o corpo segmentado, triblsticos, protostmios e celomados; possuem um exoesqueleto quitinoso, que s permite o crescimento do animal por mudas (ecdises). Suas 830.000 espcies apresentam um elevado grau de complexidade, so encontradas na maior diversidade de hbitats e podem ingerir uma quantidade de alimento muito maior que os representantes de qualquer outro filo. Classificao Os artrpodes apresentam vrias

Artrpodos
classes, como: classe 1 Crustacea; classe 2 Insecta; classe 3 Arachnida; classe 4 Chilopoda; classe 5 Diplopoda. 2. CLASSE CRUSTACEA Caracteres Gerais A classe Crustacea (do latim crusta = casca) formada de organismos com o corpo revestido por uma cutcula quitinosa espessa e rgida, formando o exoesqueleto, que impregnado de carbonato de clcio. Apesar de existir uma grande variedade de formas, pode-se dividir o corpo em cabea, trax e abdmen, ocorrendo, nas formas evoludas, a fuso dos anis torcicos com a cabea, ficando o corpo dividido em cefalotrax e abdmen, como, por exemplo, observamos no camaro. Morfologia Externa A cabea formada pela fuso de cinco segmentos, cada um deles com um par de apndices bifurcados. H dois pares de antenas (tetrceros), um par de mandbulas e dois pares de maxilas. O trax apresenta segmentos com nmeros variveis, podendo estar fundidos ou no. Seus apndices so divididos em dois grupos: maxilpedes e pereipodes. Os maxilpedes servem para a apreenso de alimentos e ainda funcionam como elementos tcteis, quimiorreceptores e respiratrios. Os pereipodes, ou patas locomotoras, formam, nos primeiros segmentos, a pina ou quela, usada para ataque ou defesa. No abdmen, os segmentos no so fundidos e seus apndices so

BIOLOGIA BDE

110

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 111

pleipodes e urpodes. Os pleipodes so natatrios e, nos machos, o primeiro par transformado em rgo copulador. Os urpodes so chamados tambm natatrios, formados por lminas alargadas que, nas fmeas, protegem os ovos. O ltimo segmento o telso. Sistema Digestrio completo e a digesto extracelular. comum a existncia de um Camaro morfologia externa. estmago mastigador: o molinete gstrico. Nos crustceos mais simples (microcrustceos), h eficientes mecanismos de filtragem de gua para a coleta de nutrientes e de organismos do fitoplncton. Sistema Respiratrio A respirao branquial. As brnquias localizam-se sobre as patas torcicas. Nos microcrustceos, as trocas gasosas so feitas atravs da super- Os representantes do filo Arthropoda. fcie do corpo.
Classes Crustceos camaro tetrceros 4 decpodos 10 (1 par por segmento) cefalotrax e abdmen cutnea; branquial tubo digestrio completo; molinete gstrico aberta; hemocianina glndula verde ganglionar dioicos direto ou indireto maioria aqutico Insetos mosquito dceros 2 hexpodos 6 cabea, trax e abdmen Aracndeos Quilpodos aranha ceros 0 octpodos 8 cefalotrax e abdmen cutnea, traqueal, filotraqueal tubo digestrio completo; digesto extracorprea aberta, hemocianina tubo de Malpighi; glndula coxal ganglionar dioicos direto ou indireto lacraia dceros 2 muitas; (1 par por segmento) cabea e corpo longo Diplpodos piolho-de-cobra dceros 2 muitas; (2 pares por segmento) cabea, trax curto e corpo longo traqueal

Sistema Circulatrio do tipo aberto ou lacunar. Possuem corao dorsal, que recebe das brnquias o sangue arterial, depois distribudo para o corpo. O sangue geralmente contm um pigmento respiratrio, a hemocianina. As lacunas so celomticas (hemocelas).

Exemplos Nmero de antenas Nmero de patas Diviso do corpo Respirao

Digesto

Sistema Nervoso Apresenta gnglios cerebroides e uma cadeia nervosa ganglionar ventral. Sistema Sensorial Os rgos sensoriais so bem desenvolvidos. Os olhos podem ser simples ou compostos, ssseis ou pedunculados. Os compostos so formados por muitas unidades, os omatdeos. H rgo de equilbrio, os estatocistos, na base das antenas, e rgos tcteis e olfativos, especialmente na regio da cabea.

Circulao

aberta tubo de Malpighi ganglionar dioicos direto ou indireto

aberta tubo de Malpighi ganglionar dioicos direto ou indireto terrestre

aberta tubo de Malpighi ganglionar dioicos direto ou indireto terrestre no so venenosas; abdmen com 9 a 100 segmentos duplos

Excreo Sistema Nervoso Sexos Desenvolvimento

Habitat

principalmente principalmente terrestre terrestre

Observaes

partenognese; asas; autotomia; partenognese; heteromorfose poliembrionia

glndulas forcpulas venenosas; venenosas quelceras; 15 a 181 fiandeiras; segmentos partenognese

111

BIOLOGIA BDE

Sistema Excretor A excreo se faz por glndulas verdes ou antenrias, cujo poro excretor abre-se na base da antena. Tais glndulas recolhem os catablitos do celoma e do sangue.

traqueal

traqueal

tubo digestrio completo;

tubo digestrio completo

tubo digestrio completo

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 112

Habitat So animais predominantemente aquticos, marinhos e dulcaqucolas. Podem viver na areia das faixas litorneas (caranguejo), em terra mida (tatuzinho-de-jardim), na lama do mangue (caranguejo maria-mulata) e fixos s rochas, pilares de pontes, cascos de navios etc. (cracas).

Eucypris sp.

Aparelho reprodutor do lagostim. Note que o ovrio se abre no terceiro par de pereipodos da fmea, e o testculo no quinto par de pereipodos do macho.

Sistemtica A classe dos crustceos, com cerca de 25 mil espcies, apresenta dois grupos: entomocrustceos (primitivos) e malacrustceos (evoludos). Entomocrustceos so crustceos inferiores, geralmente microscpicos. Subclasse 1 Branquiopoda Microscpicos, quase todos de gua doce, e adaptados natao. Ex.: Daphnia pulex, a pulga-dgua.

Cirripdios.

Estgios larvais do camaro: A - Nauplius; B - Zoea; e C - Mysis, o ltimo estgio larval.

Reproduo A maioria unissexuada, e as aberturas genitais encontram-se na parte ventral. H o dimorfismo sexual, e a fecundao interna. Nos microcrustceos comum a partenognese. H muitas larvas e a mais simples Nauplius, com apenas trs pares de patas. Nos crustceos superiores, alm dessas, h tambm Protozoea, Zoea e Mysis. Observamos grande capacidade de regenerao no camaro jovem, que se reduz nos adultos. A heteromor fose a regenerao de uma parte diferente daquela que foi perdida. Assim, retirando-se apenas o olho do camaro e deixando o pednculo, ocorrer a regenerao normal de um novo olho; porm, se olho e pednculo forem retirados, aparecer em seu lugar uma antena. A autotomia um excelente meio de defesa, pois consiste na autoamputao e posterior regenerao de um segmento torcico, que fica com o agressor enquanto o animal foge.

Subclasse 4 Cirripedia So animais fixos e protegidos por uma carapaa calcria, que vivem em ambiente marinho, cobrindo rochas, madeira de cais, cascos de navios, carapaas de siris, lagostas, moluscos e at a pele de cetceos. Ex.: Mitella e Balanus, as cracas. Subclasse 5 Malascrostaca So crustceos evoludos, todos macroscpicos. Dividem-se em trs ordens: lsopoda, Amphipoda e Decapoda. Ordem 1 lsopoda Tm o corpo comprimido dorsoventralmente. Ex.: Armadillidium sp (tatuzinho-de-jardim) e Ligia sp (baratinha-de-praia).

Daphnia pulex.

Subclasse 2 Copepoda Tambm microscpicos, com muitos representantes parasitas de peixes. Ex.: Cyclops sp, vetor do botriocfalo e filria de Medina.

BIOLOGIA BDE

Cyclops sp.

Subclasse 3 Ostracoides Organismo com o corpo protegido por uma concha bivalve, que encerra tambm a cabea. Vivem em gua doce e no mar. Ex.: Eucypris sp.

Ispodos.

112

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:08 Page 113

Ordem 2 Amphipoda Tm o corpo comprimido lateralmente, vivem na gua salgada e raramente na gua doce. Ex.: Gammarus; Caprella e Hyalella. Ordem 3 Decapoda constituda de organismos lateralmente comprimidos ou achatados; o abdmen em geral maior que o cefalotrax. Alguns vivem em gua doce; poucos so terrestres; e a maioria de ambiente marinho. Ex.: Crangon; Penaeus camaro; Panulirus lagosta; Pagurus eremita (vive em concha de caramujos); Cancer caranguejo comestvel; Callinectes siri comestvel. (Amphipoda). 3. DIFERENCIAO ENTRE SIRI E CARANGUEJO

Siri Cefalotrax elptico com a margem anterior denteada. Tem o ltimo par de patas transformado em remos.

Caranguejo Cefalotrax quadrado, trapezoide ou arredondado. O ltimo par de patas no transformado em remos.

4. CLASSE DOS INSETOS Caracteres Gerais A classe lnsecta (do latim in = dentro, secare = dividir) tem como caractersticas: um par de antenas (dceros); trs pares de patas (hexpodes); corpo nitidamente dividido em cabea, trax e abdmen.

rgos quimiorreceptores, que apresentam tambm as funes olfativas e tcteis. Os olhos podem ser de dois tipos: simples (ocelos) e compostos (facetados). Os olhos simples so no mximo trs, enquanto os olhos compostos so dois, porm formados por 15 mil a 25 mil unidades visuais, os omatdeos.

tos: protrax, mesotrax, metatrax, com um par de patas por segmento. Cada pata constituda pelos seguintes artculos: coxa, trocanter, fmur, tbia e tarso. As asas so estruturas vivas ligadas ao trax (meso e metatrax), mas no so membros verdadeiros, e sim uma expanso lateral do tegumento. Em suas nervuras passam vasos, traqueias e lacunas sanguneas.

Inseto.

Morfologia Externa A cabea o centro sensorial do animal. Nela esto localizados seus principais rgos dos sentidos: as antenas e os olhos. As antenas so

Olhos dos insetos.

O trax o centro locomotor dos insetos. formado por trs segmen-

Pata de inseto.

113

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 114

Asa membranosa.

Os tipos de asas so: a) Membranosas: Finas e transparentes (moscas). b) Pergaminceas: Finas, opacas, flexveis e coloridas (barata). c) litros: Espessas e opacas (besouro). d) Hemilitros: So litros na base e membranosas na ponta (percevejo). O abdmen o centro de nutrio dos insetos, desprovido de apndices e com uma segmentao ntida. Os ltimos segmentos nas fmeas formam o ovopositor. Existem aberturas laterais das traqueias, denominadas oprculos. Nas abelhas e vespas existem os ferres. Sistema Digestrio do tipo completo. Possui boca, faringe, esfago, papo, moela, estmago, intestino, nus e, como rgos anexos, as glndulas salivares. O aparelho bucal adaptado ao tipo de alimentao do animal: a) mastigador ou triturador (gafanhoto); b) lambedor (abelha); c) sugador (borboleta); d) picador-sugador (pulga); e) picador-no sugador (mosca domstica).

Respirao do tipo traqueal. Entre os insetos aquticos, h os que respiram o oxignio da atmosfera, subindo de tempos em tempos; outros apresentam um sistema traqueal fechado, utilizando o O2 dissolvido na gua.

Sistema Excretor A excreo feita por tubos de Malpighi, que eliminam especialmente cido rico.

Tubo digestrio da barata. Observe que os tbulos de Malpighi recolhem o material de excreo do celoma e o lanam no tubo digestrio.

Sistema Nervoso O crebro anterior e est ligado aos gnglios subesofagianos por um anel nervoso; h ainda a cadeia nervosa ventral.
Sistema traqueal.

Sistema Circulatrio A circulao aberta ou lacunar. O corao um rgo tubuloso, dorsal ao abdmen, e apresenta pequenas cmaras contrcteis, as ventriculites. O sangue incolor e no transporta gases respiratrios; serve para a distribuio de alimentos.

Sistema nervoso.

Sistema Sensorial A viso dos insetos (olhos simples e compostos) distingue cores at ultravioleta; a sensibilidade auditiva se d atravs dos pelos e rgos cordotonais das patas; a sensibilidade olfativa situa-se nas antenas; e a sensibilidade tctil, em cerdas de apndices.
Circulao do inseto.

BIOLOGIA BDE

Reproduo So animais dioicos, com dimorfismo sexual; (as fmeas so sempre maiores). A fecundao interna e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto, com metamorfose. H casos de partenognese (afdeos); de neotenia (trmitas) e poliembrionia (himenpteros).

Esquemas de tipos de aparelhos bucais.

Sistemtica A classe dos insetos apresenta cerca de 750 mil espcies, sendo animais de grande sucesso evolutivo. Subclasse 1 Apterigota Insetos sem asas e sem metamorfose (ametbolos).

114

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 115

Ordem 1 Thysanura Ex.: traa-dos-livros. Subclasse 2 Pterigota lnsetos com asas e metamorfose. So divididos em dois grupos: 1.o Grupo Hemimetbolos Com metamorfose parcial: ovo ninfa imago (adulto). Ordem 2 Orthoptera Ex.: gafanhoto, barata, bicho-pau, grilo, louva-a-deus. Ordem 3 Ephemeroptera Ex.: siriruia. Ordem 4 Dermaptera Ex.: lacrainha. Ordem 5 Odonata Ex.: liblula. Ordem 6 lsoptera Ex.: cupim, trmita. Ordem 7 Anoplura Ex.: piolho (Pediculus humanus), chato (Phthirius pubis). Ordem 8 Hemiptera Ex.: barbeiro, percevejo-do-mato, baratinha-dgua. Ordem 9 Homoptera Ex.: cigarra, afdeos, jequitiranabia. 2.o Grupo Holometbolos lnsetos com metamorfose completa: ovo larva pupa imago (adulto). Nas borboletas e mariposas, as fases so determinadas: ovo lagarta crislida adulto. Ordem 10 Lepidoptera Ex.: borboleta, mariposa, bicho-da-seda, traa-de-roupa. Ordem 11 Diptera Apresenta duas subordens: Nematocera e Brachicera. Subordem 1 Nematocera Conhecidos como mosquitos; possuem antenas longas. Ex.: Cullex sp principal vetor das filrias de W. bancrofti, causadoras da elefantase. Aedes aegypti vetor da febre amarela (virose) e da dengue. Anopheles sp vetor da malria. Phlebotomus intermedius vetor da lcera de Bauru. Simulidium mosquito borrachudo. Subordem 2 Brachicera Conhecidos como moscas; possuem antenas curtas. Ex.: mosca domstica grande transmissora mecnica de germes.

Esquema de alguns representantes das ordens mais importantes da classe dos insetos.

Demodex folliculorum.

5. CLASSE ARACHNIDA Caracteres Gerais A classe Arachnida formada de organismos cujo corpo divide-se em cefalotrax e abdmen; no possuem antenas (ceros) e tm quatro pares de patas (octpodes). o terceiro grande grupo dos artrpodes. So na maioria terrestres, vivem sob troncos, pedras, buracos no solo, em vrios habitat, desde o nvel do mar at altas montanhas.

Morfologia Externa O cefalotrax possui seis pares de apndices: o primeiro par apresenta as quelceras, que servem para capturar a presa e, na maioria dos representantes da classe, terminam por uma pina; o segundo par de apndices apresenta os pedipalpos, que servem para a apreenso; e h tambm quatro pares de patas. O abdmen nunca apresenta apndices. Nas aranhas, o abdmen tem ventralmente as aberturas das filotraqueias e o poro genital. Posteriormente, ficam o nus e as fiandeiras, que tecem os fios da teia.

115

BIOLOGIA BDE

Glossina palpalis vetor da doena do sono. Drosophila melanogaster mosca-da-fruta. Dematobia hominis a mosca-do-berne ( a larva do inseto). Ordem 12 Siphonaptera Ex.: pulga (Pulex irritans); bicho-de-p (Tunga penetrans); pulga do rato (Xenopsylla cheops), vetora da peste bubnica. Ordem 13 Coleoptera Ex.: besouro, joaninha. Ordem 14 Hymenoptera Ex.: abelha, vespa e formiga.

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 116

A aranha no devora uma presa, pois apenas pode absorver lquidos. lnjeta-lhe saliva e depois aspira o lquido resultante da digesto dos rgos da presa. Sistema Respiratrio A respirao feita por filotraqueias (pulmotraqueias), onde ocorre a hematose (troca de gases respiratrios). Em alguns caros, a respirao cutnea ou traqueal. Sistema Circulatrio A circulao lacunar e o corao dorsal no abdmen. O sangue formado por um plasma, contendo amebcitos e hemocianina como pigmento respiratrio. comum chamar de hemolinfa o lquido circulatrio dos artrpodes. Sistema Excretor A excreo feita por um par de tubos de Malpighi, que se ramificam e ainda ficam situados no assoalho do cefalotrax (excretam por ductos que se abrem entre as pernas). Sistema Nervoso Apresentam um crebro, que est ligado por um anel nervoso a uma cadeia ganglionar ventral, semelhante aos insetos. Sistema Sensorial Como rgos visuais h os ocelos, com funo ttil; os pedipalpos e as clulas quimiorreceptoras ficam nos apndices. Glndulas Venenosas Nas aranhas esto localizadas nas quelceras; nos escorpies localizam-se no telso, que tem a forma de um aguilho inoculador.

Vtimas de acidentes com aranhas e escorpies devem ser imediatamente socorridas. O veneno de certas espcies pode resultar em consequncias graves, at a morte, quando as vtimas, principalmente crianas, no so devidamente socorridas. Para isso existem soros antiescorpinicos e antiaracndeos. Glndulas Sericgenas Localizam-se no abdmen da aranha e terminam nas fiandeiras, onde produzem o fio utilizado para tecer a teia. Reproduo So animais de sexos separados, com dimorfismo sexual e fecundao interna. Nas aranhas, o macho utiliza o pedipalpo como rgo copulador. So ovparos e vivparos (escorpies). Possuem desenvolvimento direto, ocorrendo partenognese entre alguns caros. Sistemtica Os aracndeos tm, aproximadamente, 30 mil espcies. As principais ordens so:

Aranha morfologia.

Nos escorpies, existe um psabdmen, cujo ltimo artculo inoculador de veneno. Nos caros, no h uma ntida separao entre cefalotrax e abdmen. Sistema Digestrio do tipo completo e a digesto extracelular e extraintestinal, nas aranhas, sendo seus sucos digestrios injetados no corpo das presas (onde feita a digesto do animal).
BIOLOGIA BDE

Ordem 1 Aranedeos Engloba todas as espcies de aranhas, venenosas ou no. Os rgos inoculadores de veneno so as quelceras. Ex.: Dugesiella (tarntula); Latrodectus (viva-negra); Lycosa; Salticus (aranha papa-moscas); Tenus (armadeira). Ordem 2 Escorpiondeos So os escorpies; todos so venenosos. Ex.: Tytyus bahiensis escorpio preto ou vermelho encontrado no campo. Ordem 3 Acardeos So os carrapatos parasitas da pele de mamferos. Ex.: Sarcoptes scabiei causador da sarna; Demodex folliculorum o cravo do rosto; Amblyomma cafennense o carrapato.

Aranha capturando suas presas que ficaram unidas teia. Essas presas fornecero energia e os nutrientes necessrios continuidade da vida desse aracndeo.

Produo da teia.

116

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 117

6. MIRIPODOS Constituem um grupo de artrpodos com o corpo alongado e com inmeros pares de patas. Possuem um par de antenas, respiram por traqueia e excretam por tbulos de Malpighi. Compreendem duas classes: Chilopoda e Diplopoda. Classe Chilopoda Ex.: centopeias ou lacraias. So venenosas, carnvoras, de movimentos rpidos, no se enrolam, possuem seco corporal achatada, suas antenas so longas, e tm um par de patas por segmento.

O primeiro par de patas transformado em forcpulas (estruturas inoculadoras do veneno). Tm poro genital na regio posterior do corpo. So ovparas, com ou sem larvas. As centopeias so animais predadores de insetos. Sua picada no homem perigosa. So de hbitos noturnos. Classe Diplopoda Ex.: embu, piolho-de-cobra e gongolos. No so venenosos, possuem hbitos herbvoros, tm movimentos lentos, enrolam-se em espiral e possuem seco corporal cilndrica. Suas antenas so curtas, e em cada segmento h dois pares de patas curtas. No possuem forcpulas. Tm poro genital na regio anterior. So ovparos com desenvolvimento direto.

Alguns caros.

Morfologia externa da lacraia.

Anatomia interna da lacraia.

O piolho-de-cobra.
BIOLOGIA BDE

Escorpio morfologia externa.

Artrpodo da classe dos diplpodes, denominado piolho-de-cobra. Apresenta o corpo cilndrico, formado por um grande nmero de segmentos. Muitos possuem uma colorao brilhante. Na cabea h numerosos olhos simples e um par de antenas curtas (dceros). H quatro patas articuladas, por segmento do corpo.

117

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 118

FRENTE 3

Biologia Vegetal e Ecologia


Hormnios Vegetais: O Pigmento Fitocromo
AO DO FITOCROMO: 1. ESTIOLAMENTO Quando plantas crescem no escuro, observamos que os caules tornam-se exageradamente longos e as folhas pequenas, fenmeno conhecido por estiolamento. Se iluminarmos agora as plantas com luz vermelha (660 nm), notaremos que o crescimento do caule torna-se vagaroso e as folhas crescem mais rapidamente, cessando o estiolamento. Se a luz for de 730 nm, ocorre o inverso. O pigmento envolvido no caso o fitocromo, e a sua ao ainda no est bem esclarecida. 2. FOTOBLASTISMO GERMINAO DE SEMENTES Nem todas as sementes dispem de reservas suficientes para germinar a certas profundidades no solo. Existem, no entanto, sementes de algumas plantas que so pequenas e geralmente desprovidas de reserva, como ocorre com as sementes de orqudeas, bromlias, begnias, certas variedades de alface etc. Tais sementes s conseguem germinar na superfcie do solo, onde possam receber luz. Nesse caso, as sementes so chamadas fotoblsticas positivas. Existem outras sementes que s germinam na ausncia completa de luz, como acontece com algumas variedades de sementes de melancia. Nesse caso, as sementes so chamadas fotoblsticas negativas. Aqui tambm o sistema fitocromo tem participao ativa. Uma experincia realizada com sementes fotoblsticas positivas (alface) mostrou os seguintes resultados: a) A radiao de 660nm (V.C.) desencadeia um processo que resulta na germinao das sementes. b) A radiao de 730nm (V.L.) inibe a germinao. c) Quando se faz um tratamento alternado de 660-730nm (V.L.), o resultado depende do ltimo tratamento aplicado.

MDULO 19
Quimicamente, o fitocromo uma protena de cor azul ou azul-verde. O fitocromo um pigmento capaz de absorver a radiao vermelha com comprimento de onda por volta de 660 nm. Quando isso ocorre, o fitocromo transforma-se numa espcie de enzima que inicia uma srie de reaes metablicas no vegetal. O fitocromo fica ativado. O fato importante a reversibilidade desse pigmento. Assim, quando ele absorve luz vermelha por volta de 730 nm, o efeito iniciado com a luz de 660 nm torna-se nulo, e o fitocromo fica novamente inativo. No escuro, o fitocromo ativado volta tambm lentamente ao estado inativo. Pelo grfico, observa-se que o fitocromo absorve intensamente a radiao de 660 nm (vermelho curto V.C.) e a radiao de 730 nm (vermelho longo V.L.).

BIOLOGIA BDE

118

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 119

d) A radiao de 660nm desencab) A folha deve sintetizar um hordeia o processo de germinao, que mnio que ainda no foi isolado. Esse revertido pela radiao de 730nm. hormnio conhecido por florgeno. O florgeno, produzido na folha, desloFOTOPERIODISMO ca-se at as gemas do vegetal, A luz importante para as plantas provocando a sua transformao em tambm com relao durao, isto gemas florais. , a durao do dia e durao da c) Nas plantas sensveis ao fotonoite. Tais fenmenos so conhecidos perodo, foi observado que de grande por fotoperiodismo. importncia a continuidade da noite. O fotoperiodismo essencial para Assim, se uma planta de dia curvrios processos fisiolgicos do to receber luz enquanto passa pelo vegetal, entre eles: florao, absciso perodo escuro, essa planta deixa de das folhas, formao de razes tube- florescer. rosas, formao de bulbo (como ocorFoi observado que a interrupo re na cebola, fechamento dos fololos do perodo de claridade por perodos das leguminosas etc.). FLORAO a transformao das gemas vegetativas em gemas florais. Muitas plantas, para florescer, dependem do fotoperiodismo e so normalmente divididas em a) plantas de dias curtos; b) plantas de dias longos; c) plantas indiferentes (neutras). Plantas de dias curtos S florescem quando o tempo de exposio luz for inferior a um valor crtico. Como exemplos, podemos citar crisntemos, orqudeas, feijo, soja etc.

escuros no traz problemas para a florao. d) O fitocromo tambm interfere na florao. Assim, se uma planta de dia curto receber luz com comprimento de onda por volta de 660 nm (V.C.), enquanto passa pelo perodo escuro, ela no floresce. Nesse caso, o fitocromo ativado pelo V.C. deve inibir a produo do florgeno. Se, aps o tratamento com 660 nm, irradiarmos com 730 nm, a planta florescer.

Plantas de dias longos S florescem quando o tempo de exposio luz for superior a um valor Comportamento de planta de dia curto, como o crisntemo. O dia crtico para essa crtico. Exemplos: espinafre, rabanete, planta est em torno de 14 14,5 horas. As plantas que recebem luz abaixo do valor crtico florescem, enquanto as demais permanecem no estado vegetativo. cravo.
BIOLOGIA BDE

Plantas indiferentes Florescem independentemente do tempo de exposio luz. Exemplos: milho, tomate etc. Do que sabemos atualmente sobre a florao de plantas sensveis aos fotoperodos, pode-se dizer: a) As folhas so responsveis pela percepo do comprimento do dia e da noite. Vrios experimentos comprovam tal fato. Se uma nica folha da planta receber o fotoperodo indutor, a planta floresce. Se uma folha de uma planta que recebeu o fotoperodo indutor for enxertada em outra planta que no Comportamento de uma planta de dia longo, como o espinafre. O dia crtico para essa planta recebeu o fotoperodo indutor, esta est em torno de 13 14 horas. As plantas que recebem luz acima do valor crtico florescem, enquanto as demais permanecem no estado vegetativo. passa a florescer.

119

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 120

MDULO 20
GIBERELINAS

Hormnios Vegetais: Giberelinas, Etileno, Citocininas e cido Abscsico


nas aceleram a distenso celular. A aplicao artificial de giberelinas em frutos jovens pode provocar um acentuado aumento no tamanho. Quando se aplicam giberelinas em flores no fecundadas, podemos provocar a partenocarpia, isto , o desenvolvimento do ovrio para a formao de frutos sem sementes. A diferena entre PO e PT constitui o DPD, que a suco da clula. medida que o DPD aumenta, cresce a absoro de gua e, consequentemente, a clula aumenta de tamanho. As giberelinas, diminuindo a resistncia da parede celulsica, facilitam a entrada de gua. Semente As giberelinas so capazes de quebrar o estado de dormncia das sementes, provocando a germinao. Florao As giberelinas induzem a florao de plantas acaules, cujas folhas esto dispostas em roseta. Essas plantas, para florescer, requerem um tratamento sob baixas temperaturas durante um certo tempo ou ento um tratamento com dias longos (veja fotoperiodismo). Foi observado que na poca da florao esses vegetais apresentam um aumento no teor de giberelinas. Consequentemente, a produo de giberelinas intensificaria as divises celulares que levariam formao do eixo floral. De fato, a aplicao artificial de giberelinas nessas plantas provoca uma rpida florao.

So hormnios vegetais descobertos no Japo, em 1930. Cientistas japoneses estudaram plantas de arroz que se apresentavam muito alongadas quando sofriam infeces por fungos do gnero Giberella. Conseguiram extrair desses fungos uma substncia ativa no crescimento, que foi chamada cido giberlico. Aps esses estudos iniciais, outras substncias semelhantes ao cido giberlico foram descobertas. Hoje so conhecidas cerca de 20 substncias genericamente denominadas giberelinas. As giberelinas foram descobertas tambm nos vegetais, e possvel que todas as plantas tenham capacidade de produzir esses hormnios.

Caule As giberelinas provocam um rpido alongamento das clulas do caule. Foi observado que as plantas geneticamente ans so muito mais sen Produo As giberelinas so produzidas pe- sveis ao tratamento com giberelinas do que as plantas de tamanho normal. lo vegetal: Baseando-se nesses fatos, chegou-se nas folhas jovens; nos embries de sementes jo- concluso de que as plantas geneticamente ans eram incapazes vens; de produzir giberelinas. nos frutos; nas sementes em germinao Folha etc. Como acontece no caule, as clulas das folhas sofrem um acentuado Transporte Ao contrrio das auxinas, as gibe- alongamento quando tratadas com relinas so transportadas sem polari- giberelinas. Esse recurso pode ser usado em zao (apolar) para as demais partes ETILENO horticultura para obteno de plantas do vegetal. com folhas maiores e mais largas. O gs etileno (H2C = CH2) um produto do metabolismo das clulas Ao vegetais e considerado atualmente As giberelinas so hormnios que Fruto agem diretamente na parede celulsica, Tambm nesse caso as gibereli- um hormnio vegetal. diminuindo a sua resistncia e facilitando a absoro de gua. medida que a clula ganha gua, ocorre distenso da parede celulsica e, consequentemente, o crescimento celular. As figuras a seguir ilustram o fenmeno. As plantas crescem graas ao aumento no tamanho das clulas. Uma nica clula (I) se alonga para P.O. representa a gua que sugada na clula por osmose. dar origem a outra maior (II). P.T. a gua forada a sair pela presso da parede celulsica.

BIOLOGIA BDE

120

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 121

Ao do etileno (H2C = CH2) O gs etileno capaz de provocar a maturao dos frutos. Foi observado que a maturao de um fruto est relacionada com a respirao. O processo respiratrio aumenta muito durante a maturao para depois sofrer um acentuado declnio, na medida em que os tecidos entram em decomposio. Esse fenmeno o climatrio. Aps o climatrio, o fruto inicia o processo de maturao. Assim, os inibidores da respirao baixa temperatura, concentraes altas de CO2 so capazes de inibir a maturao. Mas a aplicao de etileno capaz de acelerar o processo. Sabemos hoje que o gs etileno produzido no fruto um pouco antes do climatrio e provavelmente desencadeia o processo de maturao. A sua produo aumenta muito durante o climatrio. Em algumas plantas, o etileno capaz de provocar o incio da florao, como, por exemplo, no abacaxi. O etileno capaz de provocar a absciso das folhas e o aparecimento do gancho apical no estiolamento. CITOCININAS So substncias capazes de regular as divises celulares dos vegetais. Cinetina Essa substncia no ocorre naturalmente nos vegetais. A cinetina, aplicada juntamente com auxinas, age numa srie de fenmenos: a) Ativa as divises celulares em cultura de tecidos vegetais, provocando o aparecimento de calos.

b) A diferenciao dos tecidos na cultura depende das concentraes de cinetina/auxina. Assim: Cinetina > auxina formao de gemas Cinetina = auxina formao de calos Cinetina < auxina formao de razes c) Observou-se tambm a atividade dessas substncias em gemas laterais. A quebra da dormncia em gemas depende da relao citocinina/auxina. Assim: Auxina > citocinina a gema lateral permanece dormente. Auxina < citocinina a gema lateral inicia o seu desenvolvimento. d) Muitas plantas, quando cortadas, mostram nas suas folhas um rpido decrscimo do contedo proteico e o consequente aumento no teor de nitrognio solvel. Observou-se que a aplicao de citocininas nas folhas dessas plantas resultava numa permanncia maior da cor verde e da quantidade de protenas. Dessa maneira, as citocininas so capazes de provocar um efeito anti-senescente. Elas seriam capazes de manter a sntese de cidos nucleicos e de protenas, durante um certo tempo. Zeatina Essa citocinina ocorre naturalmente nos vegetais, tendo sido extrada do milho. produzida na ponta da raiz e transportada para o caule e as folhas atravs do xilema.

AO DAS CITOCININAS Nas folhas Regulam o metabolismo e a senescncia. Nos frutos e sementes jovens Estimulam a diviso celular e o crescimento. CIDO ABSCSICO Em climas temperados, as estaes do ano so nitidamente distintas. Nos perodos favorveis (primavera e vero), as gemas das plantas esto em intensa atividade, dividindo constantemente as clulas e promovendo o crescimento vegetal. No perodo desfavorvel (inverno ou um perodo de seca), as gemas devem permanecer dormentes e protegidas para suportarem, vivas, tais perodos. Foi observado que, antes do perodo desfavorvel, a planta produz um hormnio, denominado cido abscsico (dormina), responsvel pela dormncia das gemas do caule. Fitoalexinas So produzidas pelas clulas das plantas em resposta a uma infeco provocada por fungos. Trata-se de substncias fungitxicas. Vitaminas Nos vegetais, podem ser consideradas como hormnios. So de importncia as vitaminas do complexo B. A tiamina (vit. B1), a pirodoxina (vit. B6) e o cido nicotnico so produzidos nas folhas e chegam s razes, onde agem no seu desenvolvimento normal. A ribofavina (vit. B2) parece estar relacionada com a inativao do AIA.

121

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 122

MDULO 21
1. MOVIMENTOS DOS VEGETAIS

Movimento dos Vegetais


do transporte lateral das auxinas quando ocorrer estmulo unilateral nos rgos vegetais. 2. FOTOTROPISMO 3. GEOTROPISMO Movimento de curvatura orientado em relao luz. O caule e os coleptilos apresentam fototropismo positivo (curva em direo luz). A raiz apresenta fototropismo negativo (curva em direo oposta luz). As folhas so plagiofototrpicas ou diafototrpicas (formam um ngulo reto em relao ao raio da Terra). A experincia abaixo ilustra o fenmeno. Crescimento orientado em relao fora da gravidade. Caule e coleptilos: apresentam geotropismo negativo (crescimento em sentido oposto gravidade). Razes: apresentam geotropismo positivo (crescem no mesmo sentido da gravidade). Folhas: apresentam plagiogeotropismo ou diageotropismo. A experincia abaixo ilustra o fenmeno. possvel que sejam esses os pigmentos responsveis pela absoro de luz no fototropismo.

Os movimentos dos vegetais podem ser classificados em dois tipos: movimentos de curvatura (crescimento); movimentos de locomoo (deslocamento). Os movimentos de crescimento so, por sua vez, divididos em dois tipos: a) tropismos; b) nastismos ou nastia. Tropismos So fenmenos de crescimento ou de curvatura orientados em relao a um agente excitante; isto , a curvatura depende da direo de onde vem o agente excitante. Conforme a natureza desse agente, os tropismos so classificados em a) fototropismo (luz); b) geotropismo (gravidade); c) quimiotropismo (substncias qumicas); d) tigmotropismo (contato). So de especial interesse o fototropismo e geotropismo. Podem-se explicar os fenmenos trpicos baseando-se fundamentalmente em dois fatores: o excitante deve incidir unilateralmente; as auxinas devem sofrer uma redistribuio, isto , distribuir-se desigualmente nos dois lados do rgo excitado unilateralmente. A distribuio desigual poderia ser explicada por a) transporte lateral das auxinas; b) produo desigual das auxinas no pice; c) destruio desigual das auxinas. Atualmente, a tendncia a de se aceitar como verdadeira a hiptese

Explicao A luz provoca uma redistribuio das auxinas, que se concentram no lado escuro. Caule: o lado escuro apresenta maior concentrao de auxinas e o crescimento fica acelerado. Raiz: o lado escuro apresenta maior concentrao de auxinas e o crescimento fica inibido. claro que a luz, para agir no fenmeno, tem de ser absorvida. Para tanto, devem existir pigmentos relacionados com a absoro de luz. Foi observado que as radiaes eficientes nos fenmenos fototrpicos esto no incio do espectro luminoso visvel (violeta, anil e azul). Os pigmentos que apresentam intensa absoro nessa faixa so os carotenos e as riboflavinas.

Explicao Raiz: quando se coloca uma raiz na horizontal, ela cresce acentuadamente no lado superior, curva-se e penetra no solo. Tal fato ainda se baseia na ao do AIA, que se desloca lateralmente, indo concentrar-se no lado inferior da raiz. A concentrao elevada de AIA nessa regio inibe o crescimento, enquanto o lado oposto fica com o crescimento acelerado. Caule: o caule colocado horizontalmente sobre o solo cresce acentuadamente no lado inferior, curva-se e afasta-se do solo. Tambm nesse caso, o AIA, por ao da fora da gravidade, desloca-se do lado superior para o inferior, a se concentrando. Em consequncia, essa regio tem crescimento acelerado.

BIOLOGIA BDE

122

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 123

4. TIGMOTROPISMO Movimento de curvatura em resposta a um estmulo mecnico (contato). O fenmeno pode ser observado no movimento de enrolamento de gavinhas em um suporte. As gavinhas so rgos dorsiventrais. Quando se estimula uma gavinha no lado inferior, ocorre uma reao que determina uma diminuio no alongamento celular, enquanto o lado oposto dorsal tem o alon- gamento acelerado. Dessa maneira, ocorre o enrolamento.

Exemplos de nastismos: Fotonastismo: h flores que se abrem quando iluminadas, fazendo as ptalas um movimento de curvatura para a base da corola. A direo dos raios luminosos no influencia a direo da reao. Esta sempre orientada para a base da flor. H outras flores que fazem o movimento contrrio, abrindo-se durante a noite. Essas flores, quando iluminadas, fecham a corola. Tigmonastismo: observa-se, por exemplo, nos tentculos das folhas de Drosera. Estes, irritados por um inseto, sempre se dobram para o interior da folha.

Folha de Dionaea capturando uma liblula (inseto).

Em caso de elevao da folha, ocorre o inverso. O fenmeno conhecido por seismonastia.

Drosera com tentculos.

5. QUIMIOTROPISMO

Quimionastismo: tambm observa-se na Drosera quando os tenSo fenmenos de crescimento tculos se curvam, orientados por orientados em relao a uma substn- substncias qumicas emanadas do cia qumica, mas ainda no esto inseto. muito esclarecidos. Podemos citar como exemplos: Nictinastismo: movimento a) crescimento do tubo polnico complexo que depende da excitao das angiospermas procura do vulo; exterior (alternncia de luz e obscub) crescimento das hifas vegetati- ridade, calor e frio) e tambm de fatovas dos fungos em direo ao ali- res internos; tal fato verificado em mento. muitas leguminosas que, noite, fecham os seus fololos. Nastismos Nas mimosas (sensitivas) um abaSo movimentos de curvatura no lo promove uma reao rpida de feorientados em relao ao agente chamento dos fololos. Os fololos excitante, isto , no dependem da aparecem com articulaes (espesdireo de onde vem o excitante, mas samentos) ricas com um parnquima sim da simetria interna do rgo que aquoso. Quando uma folha se abaixa, reage. as clulas das regies superiores desOs nastismos s ocorrem em r- se parnquima aumentam a sua turgos dorsiventrais. gescncia.

Folhas de Dionaea.

Exemplos de tactismos: Quimiotactismo: movimento de deslocamento em relao a substncias qumicas. Exemplo: deslocamento de anterozoides procura do rgo feminino (arquegnio). Aerotactismo: quando o elemento qumico o oxignio. Exemplo: bactrias aerotcteis.

123

BIOLOGIA BDE

Tactismos Movimentos de deslocamento de seres vivos. So orientados em relao ao excitante e podem ser positivos ou negativos.

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 124

MDULO 22
1. CONCEITO DE ECOLOGIA A palavra ecologia foi criada em 1869 pelo bilogo alemo Ernest Haeckel, e deriva de duas palavras gregas: oikos, que significa casa e, num sentido mais amplo, ambiente, e logos, que quer dizer cincia ou estudo. Assim, ecologia significa cincia do ambiente ou, numa definio mais completa, a cincia que estuda as relaes entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Tambm pode ser definida como a cincia que estuda os ecossistemas. 2. NVEIS DE ORGANIZAO Os seres vivos podem ser subdivididos, de maneira quase arbitrria, em unidades estruturais caracterizveis especificamente, segundo os nveis de organizao. Das unidades mais simples at as mais complexas, temos: macromolculas clulas tecidos rgos sistemas (= aparelhos) indivduos populaes comunidades ecossistemas biosfera. Em ecologia so analisados especificamente os nveis: populaes, comunidades, ecossistemas e biosfera.
BIOLOGIA BDE

Conceitos Ecolgicos, Cadeias e Teias Alimentares


3. O CONCEITO DE ECOSSISTEMA Ecologia a cincia que estuda os ecossistemas. Podemos definir ecossistema como um conjunto formado por um ambiente fsico (solo, ar, gua) e pelos seres vivos que o habitam. No ecossistema, consideramos dois componentes: um fsico ou abitico, a que chamamos de bitopo, e outro vivo ou bitico, que ocupa o primeiro, chamado de biocenose ou comunidade. Ecossistema = bitopo + + biocenose 5. A DIVISO DA ECOLOGIA Distinguimos em ecologia trs grandes subdivises: a auto-ecologia, a demoecologia e sinecologia. Auto-ecologia Estuda as relaes de uma nica espcie com o ambiente. Demoecologia Estuda a dinmica das populaes, descrevendo as variaes quantitativas das espcies, bem como a causa de tais variaes. Sinecologia Estuda as correlaes entre as espcies e as relaes destas com o meio ambiente. 6. RELAES TRFICAS EM UMA COMUNIDADE Comunidade o conjunto de populaes interdependentes no tempo e no espao. A interdependncia observada deriva das relaes trficas entre as populaes que a constituem, relaes evidenciadas por meio das cadeias alimentares. Cadeia alimentar Cadeia alimentar, ou cadeia trfica, uma sequncia de seres vivos na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem. A cadeia mostra a transferncia de matria e energia atravs de uma srie de organismos.

Hbitat O termo hbitat indica o lugar onde o organismo vive. Nicho ecolgico O nicho ecolgico define o papel que o organismo desempenha no ecossistema. A partir do conhecimento do nicho ecolgico, sabe-se o que a espcie come, por quem comida e como se reproduz.

Populao o conjunto de indivduos da mesma espcie vivendo juntos no mesmo espao e na mesma unidade de tempo. Comunidade o conjunto de populaes interdependentes, no tempo e no espao. Ecossistema o conjunto formado pela comunidade e pelo ambiente fsico que ela habita. Biosfera o conjunto dos ecossistemas da Terra.

4. EQUILBRIO ECOLGICO Os ecossistemas so sistemas equilibrados. Assim, por exemplo, um ecossistema consome certa quantidade de gs carbnico e gua, enquanto produz um determinado volume de oxignio e alimento. Qualquer mudana na entrada ou na sada desses elementos desequilibra o sistema, alterando a produo de alimento e oxignio. Cada espcie viva tem o seu papel no funcionamento do ecossistema a que pertence. Por exemplo: quase todo vegetal que se reproduz por meio de flores necessita de alguma espcie de inseto para a polinizao. O extermnio de tal inseto tambm provocar a extino da espcie vegetal.

Esquema geral de uma cadeia alimentar.

124

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 125

Nveis trficos Na cadeia alimentar, distinguemse os seguintes nveis trficos ou alimentares: 7. PRODUTORES So os vegetais auttrofos ou clorofilados que, por meio da fotossntese, fixam a energia luminosa, utilizam substncias inorgnicas simples (gua e gs carbnico) e edificam substncias orgnicas complexas (glicose, amido). No meio terrestre, os principais produtores so os fanergamos (vegetais com flores); no meio aqutico marinho, principalmente as algas microscpicas; na gua doce, as algas e os fanergamos. 8. CONSUMIDORES PRIMRIOS OU DE PRIMEIRA ORDEM So os organismos que comem os produtores, sendo hetertrofos e geralmente herbvoros. Tambm so consumidores primrios os parasitas de vegetais. No meio terrestre, temos os herbvoros, principalmente insetos, roedores e ungulados. 9. CONSUMIDORES SECUNDRIOS OU DE SEGUNDA ORDEM Vivem s expensas dos herbvoros, sendo representados por carnvoros. Acham-se nos mais variados grupos. 10. CONSUMIDORES TERCIRIOS OU DE TERCEIRA ORDEM So os carnvoros maiores que se alimentam de carnvoros menores, como o caso de um gavio que come uma cobra. De maneira idntica, poderamos definir consumidores de quarta ordem, quinta ordem etc. Normalmente, devido ao desperdcio de energia, como veremos adiante, as cadeias alimentares no ultrapassam 5 ou 6 nveis.

vendo os elementos qumicos ao ambiente. 12. TEIAS ALIMENTARES Em um ecossistema, as cadeias alimentares interagem, formando redes alimentares. Na teia, representamos o mximo de relaes trficas existentes entre os diversos seres vivos do ecossistema. Na teia, observamos que um animal, por exemplo, pode pertencer a nveis trficos diferentes. o caso dos omnvoros, que consomem simultaneamente animais e vegetais; e dos carnvoros, que atacam variadas presas. Como observamos, a seguir, a rede ou teia alimentar resulta do entrelaamento das cadeias alimentares.

Exemplos de cadeias alimentares.

11. DECOMPOSITORES Finalizando a cadeia trfica, aparecem os decompositores, tambm chamados biorredutores ou saprfitas, micro-organismos representados por bactrias e fungos. Tais organismos atacam os cadveres e os excrementos, decompondo-os. So muito importantes, visto que realizam o reaproveitamento da matria, devol-

125

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 126

MDULO 23
1. NECESSIDADES ENERGTICAS Todo ser vivo necessita de energia, que utilizada para 1. construo do organismo; 2. realizao de suas atividades (manuteno de temperatura, reaes qumicas etc.). Os seres vivos so constitudos por molculas orgnicas, ou seja, macromolculas, formadas por extensas cadeias de carbono. Quanto maior for a molcula, maior ser a quantidade de energia nela armazenada e disponvel para as necessidades metablicas do ser vivo. 2. A PRODUTIVIDADE NA CADEIA ALIMENTAR Produtividade Primria Bruta (PPB) Como sabemos, toda a energia utilizada pelos seres vivos vem da luz solar.

O Fluxo de Energia e Pirmides Ecolgicas


No captulo anterior verificamos que, atravs da fotossntese, as plantas verdes captam a energia luminosa do sol, transformando-a em energia qumica, contida em compostos orgnicos, produzida pelos vegetais fotossintticos por unidade de rea e tempo, o que se denomina produtividade primria bruta. Produtividade Primria Lquida (PPL) a produtividade primria bruta menos a quantidade de energia consumida pelo vegetal na respirao (R). Produtividade Secundria Lquida (PSL) Trata-se da produtividade secundria bruta menos a energia dispendida na respirao dos consumidores. PSL = PSB R

Produtividade Terciria Bruta (PTB) a quantidade de energia obtida pelos consumidores secundrios ao comerem os produtores. Produtividade Terciria Lquida (PTL) a produtividade terciria bruta menos a energia consumida na respirao dos carnvoros. 3. DIAGRAMA DO FLUXO DE ENERGIA No diagrama, as caixas representam os elos da cadeia alimentar, R re

PPL = PPB R

Produtividade Secundria Bruta (PSB) a quantidade de energia obtida pelos consumidores primrios ao comerem os produtores.

BIOLOGIA BDE

Diagrama do fluxo de energia.

126

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 127

presenta a energia perdida na respirao e eliminada sob a forma de calor, e NA, a energia que no absorvida na passagem de um nvel ao outro. Somente uma parte da luz total (LT) recebida pela planta absorvida pela clorofila. Uma parte da energia absorvida eliminada na forma de calor, alm da perda correspondente respirao. 4. CARACTERSTICAS DO FLUXO ENERGTICO 1. O sol a fonte de energia para os seres vivos. 2. A maior quantidade de energia est nos produtores. 3. medida que nos afastamos do produtor, o nvel energtico vai diminuindo. 4. A energia que sai dos seres vivos no reaproveitada. 5. O fluxo energtico unidirecional.

Existem trs tipos de pirmides: pirmide de nmeros, pirmide de biomassa e pirmide de energia. Pirmide de nmeros A pirmide de nmeros edificada com a superposio de retngulos horizontais da mesma altura, sendo o comprimento proporcional ao nmero de indivduos existentes em cada nvel trfico. Na tpica pirmide de nmeros, o nmero de indivduos diminui a cada nvel trfico. So necessrios vrios produtores para alimentar um pequeno nmero de herbvoros, que, por sua vez, serviro de alimento a um nmero menor de carnvoros.

5. PIRMIDES ECOLGICAS Pirmides ecolgicas so representaes grficas das cadeias alimentares. A seguinte pirmide constituda por uma srie de degraus ou retngulos superpostos, representando os diversos nveis trficos da cadeia.

A forma de uma pirmide de nmeros pode ser muito variada. Assim, uma rvore pode ser o produtor que nutre numerosos insetos, que servem

127

BIOLOGIA BDE

C5_Curso BDE_Teoria_Tony_2012 10/04/12 11:09 Page 128

de alimento a algumas aves. Neste caso, tem-se a pirmide esquematizada na figura a seguir.

Pirmide de biomassa Nesta pirmide indicada, em cada nvel trfico, a biomassa dos organismos correspondentes. Por biomassa entendemos a massa orgnica do ecossistema. Geralmente, a pirmide de biomassa apresenta o vrtice voltado para cima.

Uma pirmide invertida pode ocorrer quando uma planta parasitada por pulges, que, por sua vez, so parasitados por protozorios. A pirmide de nmeros no tem muito valor descritivo, porque d igual importncia aos diversos indivduos, sem considerar o tamanho e o peso.

A pirmide de biomassa melhor que a de nmeros, por indicar, para cada nvel trfico, a quantidade de matria viva presente. Contudo, tal pirmide atribui a mesma importncia aos diversos tecidos, embora tenham valores energticos diferentes. No se leva em conta o fator tempo, uma vez que as biomassas podem ter sido acumuladas em alguns dias, como o caso do fitoplncton, ou em centenas de anos, como ocorre em uma floresta. Pirmide de energia A melhor representao da cadeia alimentar a pirmide de energia, em que cada nvel trfico representado por um retngulo, cujo comprimento proporcional quantidade de energia acumulada no nvel. Tal pirmide apresenta sempre o vrtice para cima.

Porm, h excees encontradas em ecossistemas marinhos, nos quais o fitoplncton possui uma biomassa inferior do zooplncton, mas com uma velocidade de renovao (reproduo) muito rpida.

BIOLOGIA BDE

O fluxo unidirecional da energia e o fluxo cclico da matria.

Fig. 2 Fluxos da matria e energia.

128

S-ar putea să vă placă și