Sunteți pe pagina 1din 2

11/09/13

.:: Fundamentos da Estratgia - S Xadrez ::.

O Jogo
O bje tivo Tabule iro e Pe as Movim e ntos Mov. Ex traordinrios Fase s do Jogo

Fundamentos da Estratgia
Para se obter sucesso no Xadrez, indispensvel o planejamento de uma boa estratgia, algo que v fazer a diferena em relao ao seu adiversrio. Muitos so os fatores para montar uma estratgia eficaz, levar em considerao o posicionamento das peas, tanto suas, quanto a do seu adversrio, o valor de cada pea, sacrifcios necessrios a se fazer, momento de avanar, de recuar, a ocupao do centro do tabuleiro, que propicia ao jogador ter mais opes de ataque e defesa em determinado momento do jogo.

Material de Apoio
Histria do Xadre z Dicas Escolas de Xadre z Enx adristas Fam osos Glossrio

Tipos de Jogo
Modalidade s de Xadre z Variante s C haturanga Shatranj Xadre z Bizantino Xadre z C apablanca Grande Ace dre x Jogo de Gala

Estratgia/Ttica
Fund. da e strat gia Fund. da ttica

Notao do Xadrez
Notao Notao Notao Notao alg brica de scritiva num rica Forsyth

As consideraes que um jogador leva em conta durante o jogo podem influenciar diretamente na sua estratgia, uma vez que, em uma partida de Xadrez existe a possibilidade de reviravoltas, e sem muito tempo para pensar, o jogador precisa mudar a sua estratgia. De uma forma direta, aconselhvel que uma vez definida a estratgia, preciso tentar ao mximo mant-la at o fim do jogo. Algumas tticas so feitas a partir da pontuao de cada pea no tabuleiro, sendo o valor dos pontos os seguintes: Peo - 1 ponto C avalos e Bispos - 3 pontos Torre - 5 pontos Rainha - 9 pontos Vendo ento a estratgia por pontuao, entramos em um dilema, para alguns autores especializados em escrever sobre Xadrez, o Rei a pea de maior valor, sendo ele um valor absoluto, ou seja, perdendo-se o rei, acaba o jogo. J outros autores afirmam que, o rei geralmente mais poderoso que uma pea menor (cavalo ou bispo), todavia, menos forte que uma torre, ento o seu valor de combate s vezes estimado em quatro pontos. Entretanto, o bsico de uma boa estratgia cuidar bem de seus pees, pois so eles a receberem o primeiro ataque na maioria das vezes, logo, ficando sem eles, as suas principais peas ficam vulnerveis. A estrutura de pees relativamente esttica e sua formao deve estar de acordo com a orientao estratgica que um enxadrista est seguindo no transcorrer de um jogo. Fraquezas nesta estrutura, tais como pees dobrados, isolados ou atrasados so, na maioria das vezes, de natureza permanente e devem ser sempre evitadas.
C urta nossa pgina nas re de s sociais!

Diversos
Partidas Analisadas O rganizae s C am pe e s Mundiais Eve ntos Ttulos Bibliote ca de Xadre z C uriosidade s Fotos Histricas Pap is de Pare de Vde os Film e s Mitos Laifis de Xadre z Fale C onosco

Busca Ge ral

Mais produtos

Sobre Ns | Poltica de Privacidade | C ontrato do Usurio | Fale C onosco C opyright 2013 S Xadre z. Todos os dire itos re se rvados. De se nvolvido por Grupo Virtuous.

www.soxadrez.com.br/conteudos/estrategias_taticas/

1/2

11/09/13

.:: Fundamentos da Estratgia - S Xadrez ::.

www.soxadrez.com.br/conteudos/estrategias_taticas/

2/2

S-ar putea să vă placă și