Sunteți pe pagina 1din 7

1

INTRODUO

Neste trabalho, vamos compreender melhor o que significam estas palavras, massa, fora, gravidade, etc. Alguns exemplos de quando cada termo usado e, at mesmo, conhecer algumas curiosidades acerca destes contedos. .

QUESTES E RESPOSTAS
(1) Por que um nibus tem mais chance de capotar em uma pista inclinada do que um carro? R= Por ter a altura maior. (2) Uma pessoa consegue pular com mais facilidade na lua do que na terra. Explique por qu? R= Por causa da gravidade se nos pularmos l com a fora q pularmos aqui nos passamos dos 3 metros. (3) Explique as diferenas entre um dinammetro e uma balana de pratos. R=O dinammetro e o aparelho utilizado para medir foras, enquanto que a balana de pratos mede a massa de um corpo. (4) A fora gravitacional que mantm a terra girando ao redor do sol uma fora centrpeta?Explique. R= Para explicar como os satlites se mantm em suas rbitas consideremos o movimento de um corpo lanado inicialmente com uma trajetria horizontal. Por causa de seu peso, o corpo sai de sua trajetria reta, descreve uma curva e cai sobre o solo. Quanto maior a velocidade com que lanado, mais longe ele alcana antes de cair sobre a Terra. Suponha que no h resistncia do ar. Aumentando cada vez mais a velocidade inicial do corpo ele cair cada vez mais longe at que, quando a velocidade inicial for suficientemente grande, acabar percorrendo toda a circunferncia da Terra, voltando montanha de onde foi lanado. Agora, se o corpo for projetado em direes paralelas ao horizonte, de grandes alturas, dependendo de sua velocidade inicial e da fora da gravidade na altura em que est, ele descrever crculos concntricos ou elipses e permanecer girando nessas rbitas celestes do mesmo modo que a Lua gira em torno da Terra e os planetas giram em torno do Sol. (5) Porque um foguete espacial pesa menos no espao do que na plataforma de lanamento?

R: Ele mais pesado na plataforma, pois est acerca a ao da seriedade. No espao, seu peso prximo de nulo, pois a atrao gravitacional muito fraca. Porm, no importa onde, a volume continua a mesma. (6) Se estamos em p num nibus em movimento, mais segura manter as pernas afastadas do que unidas. Explique por qu. R= mais seguro manter as pernas afastadas, pois o peso do seu corpo ser distribudo s duas pernas de forma igual, te dando maior equilbrio e estabilidade. Se voc mantm as pernas unidas, voc reduz dois apoios em um todo o seu peso ficar nesse apoio feito com as duas pernas. (7) A torre de pisa, na cidade de pisa (Itlia). Em certo momento sua construo h muitos centenrios atrs, o terreno cedeu em um dos lados, e a torre inclinou-se um pouco. Explique porque a torre ainda permanece em equilbrio. R= O limite do equilbrio esttico de um corpo est no ponto em que seu centro de massa deixe geograficamente as fronteiras do corpo. No caso da Torre de Pisa, isto j havia ocorrido, mas foram colocados cabos de sustentao, e na reforma o solo foi reestruturado, de modo a no ceder mais ao peso lateral, deslocando o referido centro de massa ao interior do limite geogrfico da torre. (8) Nas usinas termoeltricas, o carvo, ou outro combustvel queimado, e o calor liberado faz a gua ferver. O vapor de gua gira as rodas da turbina, gerando energia eltrica. Quais as transformaes de energia que ocorrem numa usina termeltrica? R= As usinas termoeltricas ou termeltricas convencionais utilizam combustveis fsseis, derivados do carvo (carvo britado, carvo pulverizado ou gs de carvo), do petrleo (gs natural, GLP, leo diesel, leo combustvel) ou biocombustveis (madeira, casca de arroz, bagao de cana, isto , qualquer material orgnico). Em todos estes casos, a energia liberada na combusto em uma caldeira utilizada para aquecer gua, que se transforma em vapor e aciona uma turbina que por sua vez est conectada mecanicamente atravs de um eixo ao gerador de energia eltrica.

(9) Por que a cabea de uma criana pequena em geral cai para traz quando ela adormece sentada e a do adulto cai para frente? R= Postura, adulto tende a entortar a coluna para frente, a criana reta, e como o peso da cabea maior atrs, ela cai. (10) Quando ficamos na ponta dos ps, nossos ossos do p esto funcionando como um tipo de alavanca. Qual? R= inter-resistente (11) Quando dobramos o brao, os ossos do antebrao funcionam com um tipo de alavanca. Diga qual esse tipo. Explique tambm o que amplificado por esse tipo de alavanca. R= Alavanca Interpotente. A fora aplicada intensificada. Isto significa que a fora aplicada (pelo bceps) mais intensa do que no extremo do brao, ou seja, aplicando diretamente nas mos. O arranjo da alavanca til quando se quer obter ganho no deslocamento do objeto. (12) Qual a vantagem oferecida pela roldana fixa? E pela roldana mvel? R= roldana fixa: inverte o sentido de aplicao de uma fora. isso no diminui o trabalho nem a fora aplicada, mas torna mais cmoda a realizao do esforo fsico. a vantagem mecnica (VM) sempre igual a 1, pois Fora potente = Fora de resistncia. Ao se combinar uma roldana fixa com roldana(s) mvel(eis) teremos uma talha exponencial. Assim a fora ser reduzida pela metade, quanto mais roldanas mveis a fora ser reduzida pela metade. fora de resistncia: o peso do objeto a ser puxado fora potente: o seu esforo para puxar a corda nas roldanas; que pode ser reduzido pela metade com outras roldanas mveis. (13) O que um parafuso e uma cunha tm em comum? R= O parafuso uma espcie de cunha, s que uma cunha torcida em formato helicoidal. Na verdade a rosca do parafuso que uma cunha helicoidal. (14) Que tipo de alavanca o p-de-cabra? R= Interfixa

(15) Em regies montanhosas as estradas em zigue-zague, cheias de curvas, funcionam como um tipo de mquina simples. Diga qual essa mquina e justifique. R=Mquina de lavar,pois, em ambos os casos h atuao da fora centrpeta, a qual aponta para o centro da trajetria, provocando constante alterao na direo do movimento tanto do carro quanto das roupas. (16) Gravidade Zero Isso existe mesmo? Justifique. R=Tire da cabea essa ideia absurda de gravidade zero, pois no existe lugar no Universo onde voc possa se esconder dessa fora. Segundo a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, a prpria estrutura do espao determinada pela gravidade que todos os corpos exercem uns sobre os outros. (17) O que quer dizer imponderabilidade? R= o estado em que no se pode discernir se se est num campo de gravidade zero ou em queda livre. Tambm descrita como a sensao de ausncia de compresso de apoio, resultante da ausncia de fora normal.2 (18) Ser verdade mesmo que a gua que cai pelo ralo de uma pia giro em sentido contrrio ao hemisfrio norte? Explique o porqu. R= resposta mais correta : Sim, certo que a gua gira em um sentido no hemisfrio norte e ao contrrio no hemisfrio sul. Mas no certo dizer que possamos comprovar isto em um vaso sanitrio ou mesmo na pia do banheiro. (19) Relacione ao menos trs fenmenos que seriam causados ou afetados pela fora de coriolis. R=Fora de Coriolis" aparece junto com a "fora centrfuga", e como a fora centrfuga, no uma fora na definio precisa do termo, ou seja, uma fora em sentido real. (20) mais fcil boiar no mar do que em uma piscina?Justifique. R=Porque a gua do mar tem muito sal por isso ela tem uma densidade maior q da gua da piscina.

CONCLUSO

Este trabalho foi realizado para a disciplina de Fsica, com o objetivo de conhecermos algo mais sobre fora gravitacional dos corpos. Foi difcil, mas gratificante, pelo esprito de equipe que se gerou e pelo entusiasmo que sentimos, ao superarmos as nossas dificuldades.

BIBLIOGRAFIA
yahoo.com .br fisica.pergunte.info pt.wikipedia.org

S-ar putea să vă placă și