Sunteți pe pagina 1din 25

178

Revista
Estgio Supervisionado em Servio Social: desafios e limites para o supervisor e o discente no processo de formao profissional.
Janana dos Santos Rodrigues1 Perla Cristina da Costa Santos do Carmo2 UNIABEU
RESUMO: Este artigo traz no seu bojo uma discusso a respeito do Estgio Supervisionado em Servio Social a partir da dcada de 1980 abordando sua construo enquanto elemento fundamental na formao profissional e atravessado pelos fatores sociais, polticos e econmicos que incidem sobre esta realidade. Nosso estudo pautado no aporte terico mediante consulta a materiais bibliogrficos. Conclumos que a parte regulatria do Estgio em Servio Social obteve um grande avano nas ltimas dcadas, apesar de toda a adversidade posta pelo sistema neoliberal, o que demonstra o empenho e a firmeza no direcionamento tico-poltico da profisso. Tal avano cristaliza-se atravs das seguintes legislaes reguladoras: Diretrizes Curriculares de 1996, Lei de Regulamentao da Profisso de 1996, Resoluo CFESS n 533/2008 e mais recentemente, a Poltica Nacional de Estgio. Palavras-chaves: Estgio em Servio Social. Diretrizes Curriculares. Poltica Nacional de Estgio. Formao Profissional.

Supervised Training in Social Work: challenges and limits for the supervisor and student in the process of training.
ABSTRACT: This article has intrinsically a discussion regarding the Supervised Internship in Social Work from the 1980s addressing its construction as a key element in training and crossed by the social, political and economic factors that relate to this reality. Our study is predicated on the theoretical support by consulting the bibliographical materials. We conclude that the regulatory part of the Internship in Social achieved a great progress in recent decades, despite all the adversity posed by the neoliberal system, which demonstrates the commitment and steadfastness in the ethical-political direction of the profession. Such an advance crystallizes through the following regulatory laws: Curriculum

Graduada e mestre em Servio Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

(UFRJ). Atualmente professora e Coordenadora Acadmica do Curso de Bacharelado em Servio Social da UNIABEU. email: janarodrigues2005@yahoo.com.br
2

Graduada pela Universidade Castelo Branco e mestre em Servio Social pela Pontifcia

Universidade Catlica (PUC). Atualmente professora do Curso de Bacharelado em Servio Social da UNIABEU. perlacristinarj@hotmail.com

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

179

Guidelines 1996, the Profession Regulation Act, 1996, Resolution CFESS n 533/2008 and most recently, the National Political Stage. Key-Words: Internship in Social Work. Curriculum Guidelines. Vocational Training.

Introduo Este artigo fruto da necessidade de contribuir para a discusso de Estgio Supervisionado em Servio Social que se faz to necessria profisso nos dias atuais. O objetivo do artigo resgatar o desenvolvimento histrico do Estgio em Servio Social com vistas a contribuir no fomento da discusso do tema em tela tanto com os profissionais da rea, como tambm, com os graduandos em Servio Social. Assim, este ensaio tem como proposta inicial uma atividade de pesquisa voltada para esta temtica por entendermos que o Estgio um dos principais elementos da formao profissional do discente e futuro profissional, e que nem sempre, tratado com a devida importncia. A partir de um breve levantamento bibliogrfico realizado, percebemos que o Estgio ganha destaque no processo de formao a partir da dcada de 1980. Nesse perodo, o estgio considerado uma disciplina vinculada prtica profissional com o mesmo status das demais disciplinas do currculo. Nesse perodo, a superviso organizada em superviso didtica e superviso de campo, cujas responsabilidades e atividades eram regulamentadas pelas escolas de Servio Social e as instituies que ofertavam estgio, por meio de convnios. Na dcada de 1990 e primeira dcada de 2000, com a reestruturao produtiva de um lado, e de outro, a expanso do ensino superior, pblico e privado, tornaram ainda mais complexas as relaes de trabalho e o estgio torna-se um desafio ainda maior. Acreditamos que, apesar do amadurecimento terico do Servio Social, este movimento no trouxe em seu cerne a discusso e produo a respeito do Estgio Supervisionado em Servio Social. Analisando esta ausncia, Lewgoy (2009) identifica que

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

180

[...] houve um perodo de marasmo editorial em virtude da escassez de produo. Esse aspecto expressa uma contradio, tendo em vista que as Diretrizes Curriculares (1982) desencadearam alteraes significativas no mbito da formao profissional e, portanto, fazia-se necessria a reflexo e produo sobre o tema (p. 85)

Assim, a respeito desta lacuna, Guerra e Braga (2009) apontam que


certo que uma abordagem da superviso concebida a partir das suas funes pedaggica, socioprofissional, tica e poltica, e analisada criticamente no contexto da crise contempornea e de seus impactos no Estado, nos espaos scio-ocupacionais, nas demandas e no exerccio profissional, constitui-se, ainda, uma lacuna a ser preenchida pela produo terico-bibliogrfica crtica. (p. 533)

Desta forma, ao elaborarmos este artigo, pensamos em discutir esta temtica devido a percebermos a carncia de uma maior reflexo e, principalmente, produo a respeito desta temtica, pois poucos so os que se debruam sobre esta temtica to cara ao Servio Social face aos entraves provocados pelo sistema neoliberal na formao profissional do assistente social.

1. A Formao Profissional do Assistente Social frente s Transformaes Histricas da Sociedade Nas ltimas trs dcadas, a sociedade capitalista experimentou um conjunto de mudanas com fortes expresses nas esferas da organizao do Estado, do mundo do trabalho, da cultura e da sociedade civil. Decorrentes de transformaes que se deram no modo de organizar a produo, as alteraes em todas as instncias da vida social guardam, assim, uma relao profunda de um modo de produo marcado pelo fordista com o padro de regulao social keynesianista. A hegemonia do modelo fordista, combinado com a regulao social e com o modo de organizao social da produo, tem um marco importante em 1929, com a crescente interveno do Estado sobre o mercado a partir da adoo de polticas sociais e econmicas que garantissem crescimento econmico com uma busca constante pelo pleno emprego. O modo de produo fordista baseava-se na produo de mercadorias estandartizadas e em srie, ou seja, na produo em

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

181

massa voltada para o consumo em massa, assim, o modo de produo capitalistas hegemnico no incio da fase monopolista. Segundo Leite (1999, p. 109):
[...] O taylorismo e o fordismo surgiram exatamente no momento em que se criavam as condies para a produo em massa. Correspondendo ao momento em que o capitalismo entrava na fase monopolista, superando perodo da livre concorrncia [...]. Constituem o perodo de formao dos monoplios, da afirmao do capital financeiro, do domnio das grandes empresas internacionais que se expande por todas as regies do mundo. portanto, o perodo em que so criadas as condies, atravs da criao do mercado mundial e da concentrao do capital, para o desenvolvimento da produo em grande escala.

Com a ampliao da produo em srie e estandartizada, intensificou-se o processo de extrao de mais valia, gerando uma crise do regime de acumulao de capital. Em decorrncia desta crise, uma nova etapa do processo de acumulao capitalista passou a combinar o modelo vigente com outras formas mais flexveis de organizao da produo, chamado de reestruturao produtiva. Diante dos novos padres de produo e consumo e das mudanas que incidem sobre o mundo sobre do trabalho e da cultura nos mais diversos campos da vida social, entre eles a educao, uma dessas requisies passou a ser exigncia por uma mudana no mbito dos processos de formao e qualificao da mo de obra, colocando necessidades de mudanas estruturais no campo educacional. Um dos agentes centrais na indicao dos rumos dessas mudanas e que forneceu subsdios para as mudanas no campo educacional foi o Banco Mundial. A interveno do Banco Mundial pauta na proposio de polticas para a rea de educao que visam a diminuir as desigualdades econmicas apoiadas por um diagnstico que aponta, como ressalta Iamamoto (2002, p.14):
[...] excessivos e desnecessrios gastos pblicos com a educao superior, a insuficincia de investimento no ensino fundamental, a ineficincia do ensino fundamental, a ineficincia do ensino e a necessidade de dinamizao de um ensino profissional mais direcionado para as novas exigncias do mundo do trabalho.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

182

A ao do Banco Mundial visava garantir atravs de financiamento, a insero do Brasil, como um dos pases perifricos, aptos aos novos padres de consumo e atender a nova forma de produo globalizada. Partindo do diagnstico elaborado pela Banco Mundial, o governo brasileiro, vai atender parte dessas recomendaes atravs de uma atuao do Ministrio da Educao (MEC), revendo a sua poltica educacional, elaborando uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), no sentido de ajustar a essas novas exigncias. Dessa forma, ento, aprovou em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB)., Lei n 9.394, de dezembro de 1996. A partir da aprovao da LDB, segundo Almeida (2001, p. 6): a educao dever ser desenvolvida de forma articulada aos demais nveis de ensino e destina-se ao aperfeioamento contnuo de aptides a vida produtiva. Mediante as transformaes societrias que afetam o conjunto da vida social e incidem fortemente sobre as profisses e o acirramento da questo social, foi necessrio introduzir uma nova forma de enfrentamento da questo social, seja por parte da sociedade civil organizada ou pelo Estado, pelos movimentos sociais e por polticas sociais, que segundo Iamamoto (2001, p.50):
[...] Implicam radicais mudanas na diviso social e tcnica do trabalho, afetando, alm das polticas sociais, as polticas de emprego e mercado de trabalho. Atingem, assim, de forma particular o Servio Social, como uma das especializaes do trabalho na sociedade.

Desta forma, estas alteraes nas expresses da questo social e, por consequncia, nas formas de enfrentamento, incidem diretamente sobre o Servio Social e assim, nesta dcada, o Servio Social aprofunda o processo de desenvolvimento de crtica (tanto terica, quanto prtica) ao tradicionalismo, a partir de conquistas da poca da Reconceituao (NETTO, 2005). Tambm, so colocadas em cena, nesse perodo, a discusso da dimenso poltica da prtica, compreendendo-a polarizada pela luta de classes (IAMAMOTO, 2002), e a percepo da prtica associada dimenso poltica. A conjuntura que inaugura o sculo XXI marcada pelas alteraes ocorridas no mundo do trabalho, como a reestruturao produtiva, que tem como

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

183

conseqncia a flexibilizao das relaes trabalhistas, o aumento do nmero de profissionais terceirizados margem da proteo trabalhista, entre outras alteraes. Esse cenrio acarreta, para os profissionais que atuam na rea social e, em especial, para o Servio Social, novos desafios para a prtica profissional, de uma forma ampla, com o surgimento de novas temticas que demandam competncias profissionais estratgicas e exigem a elaborao de proposies tericas, polticas, ticas e tcnicas. (MOTA, 1997, p.51), que se apresentam como respostas qualificadas s questes que se apresentam. Como consequncia destas alteraes ocorridas na sociedade capitalista e que rebatem diretamente no Servio Social, a Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS), identificou a necessidade de orientar um processo nacional de reviso do currculo mnimo para o Curso de Servio Social para atuar nesta realidade pautada por um direcionamento tico-poltico

comprometido com as classes trabalhadoras.

1.1.

A Construo do Currculo Mnimo do Servio Social.

O processo de reviso currculo mnimo se deu atravs de 200 oficinas organizadas, nas 76 unidades acadmicas filiadas a ABEPSS, 25 oficinas regionais e duas nacionais, a continuidade deste trabalho coletivo, em 1966, atravs dessas oficinas, com a assessoria de um grupo de consultores, conduziu elaborao de um segundo documento intitulado Propostas para o projeto de formao profissional: novos subsdios para o debate. Este documento possibilitou a elaborao de um novo documento que foi a Proposta Nacional de Currculo Mnimo para o Curso de Servio Social, atravs da sistematizao de seus documentos regionais representados pelas ABEPSS, ENESSO, CFESS, Grupo de consultores e a consultoria pedaggica. Esta proposta foi encaminhada na II Oficina Nacional de Formao Profissional e aprovada em Assemblia Geral da ABEPSS, ambas realizadas no Rio de Janeiro em 8 de novembro e 1996. Em dezembro de mesmo ano, seguindo as orientaes da nova LDB, teve que alterar a expresso Currculo Mnimo, para

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

184

Diretrizes Curriculares, tornando oportuno o processo de normatizao e definio de diretrizes gerais para o Curso de Servio Social. De acordo com Wanderley (1996, p.6):
As diretrizes estabelecem um patamar comum, assegurando, ao mesmo tempo, a flexibilizao e descentralizao do ensino em Servio Social, de modo a acompanhar as profundas transformaes da cincia e da tecnologia na contemporaneidade. Os novos perfis assumidos pela questo social frente reforma do Estado e s mudanas no mbito da profisso requerem novas demandas de qualificao do profissional, alteram o espao ocupacional do Assistente Social, exigindo que o ensino superior estabelea padres de qualidade adequados.

As diretrizes curriculares esto organizadas em princpios, eixos e ncleos que expressam uma nova relao de formao com a realidade social, ganhando destaque nesta proposta as atividades ligadas extenso, pesquisa, ao estgio e aquelas que se materializam em novas prticas pedaggicas e componentes. Nas diretrizes as atividades ligadas extenso, pesquisa e ao estgio, constituem elementos que compem um conjunto inter-relacionados de aes que propiciam a produo de conhecimentos, atravs da pesquisa buscam-se subsdios para a prtica, ela inseparvel dos contedos tericos-metodolgicos da profisso, quanto a extenso propicia um aprofundamento da relao teoria-prtica, atravs da insero na realidade social e o estgio parte integrante do processo de formao profissional. As diretrizes aprovadas pela ABEPSS constituem referncias polticas e tericas para elaborao dos currculos plenos das unidades. Aps este processo de elaborao, a proposta das Diretrizes Curriculares foi encaminhada para o MEC, porm, a proposta aprovada por este Ministrio foi mais restritiva e com supresso de alguns indicativos curriculares. Mesmo assim, os princpios que definem as diretrizes curriculares da formao profissional continuaram sendo as que norteiam a Poltica da ABEPSS, as quais implicam na capacitao terico-metodolgica, ticopoltica e tcnico-operativa para a:

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

185

Apreenso critica do processo histrico como totalidade; investigao sobre a formao histrica e os processo sociais contemporneos que conformam a sociedade brasileira de apreender as particularidades da constituio e desenvolvimento do capitalismo e do Servio Social no pas; apreenso do significado social da profisso desvelando as possibilidades de ao contidas na realidade; apreenso das demandas consolidadas e emergentes postas ao Servio Social via mercado de trabalho, visando a formular respostas profissionais que potenciem o enfretamento da questo social, considerando as novas atribuies entre o pblico e privado; exerccio profissional cumprindo as competncias e atribuies previstas na legislao profissional em vigor (Caderno ABESS n 7, p. 20)

Com base nas diretrizes propostas, so estruturados os ncleos temticos, que articulam um conjunto de conhecimento indissocivel necessrio qualificao profissional: ncleo de fundamento terico-metodolgico da vida social; ncleo de fundamentao da formao scio-histrica da sociedade brasileira e ncleo de fundamento do trabalho profissional. O ncleo de fundamento terico-metodolgico da vida social visa a possibilitar ao assistente social ter o domnio de um conjunto de fundamentos terico-metodolgico e tico-poltico necessrios para o conhecimento do ser social e para a leitura da realidade no qual atua. O ncleo de fundamentao da formao scio-histrica da sociedade brasileira visa a permitir um conhecimento da sociedade brasileira, resgatando as caractersticas histricas particulares da questo social em nossa sociedade. O ncleo de fundamento do trabalho profissional constitui-se dos elementos que configuram o Servio Social com uma especializao do trabalho coletivos na sua trajetria histrica, terica e metodolgica. Segundo Iamamoto ( 2002, p. 73):
Esses trs ncleos no representam uma seqncia evolutiva de contedos ou uma hierarquia de matrias externas e internas ao universo profissional. Ao contrrio, so nveis distintos e complementares de conhecimentos necessrios atuao profissional.

Os ncleos agregam um conjunto de conhecimentos e habilidades que se estendem em matrias e estas em componentes curriculares, nos currculos plenos de Servio Social. Os componentes curriculares podem ser estruturados em: disciplinas, seminrios temticos, oficinas e atividades complementares (monitorias,

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

186

projeto de extenso, iniciao cientfica, participao em seminrios e outras atividades definidas no plano acadmico do curso). De acordo com as Diretrizes Curriculares elaboradas pela comisso de especialistas de Ensino em Servio Social, e encaminhadas pelo MEC, os ncleos constituem:
[...] uma lgica curricular inovadora superando as fragmentaes do processo de ensino e aprendizagem, abrindo novos caminhos para a construo de conhecimento como experincia concreta no decorrer da prpria formao profissional.

Os ncleos renem um conjunto de conhecimentos que permitem a compreenso da origem, manifestao e enfrentamento da questo social. A questo social passa a ser tratada como o elemento que d concretude profisso, ou seja, ela a base de fundao histrico-social na realidade, sendo assim, constitui-se o eixo ordenador das diretrizes. Sua gnese surge a partir das expresses do processo de formao e desenvolvimento da classe operria e do seu ingresso no cenrio poltico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. Esse processo introduz novas mediaes histricas na expresso da questo social, assim, como a forma do seu enfrentamento, quer seja por parte da sociedade civil organizada ou pelo Estado, por meios de polticas sociais pblicas e empresariais, dos movimentos sociais e sindicais. Segundo Cardoso (2000, p.10):
Por questo social, entendemos o conjunto das expresses das desigualdades sociais, materializadas nos problemas sociais, econmicos e polticos, que se acirram no curso da constituio da sociedade capitalista, e nas formas de enfretamento e de resistncia desencadeadas pelo Estado e pelos diversos segmentos da sociedade civil, sobretudo pelos setores subalternos que vivenciam essas problemticas historicamente no cotidiano.

Muito embora a elaborao das Diretrizes consolide um projeto de formao novo nos anos 90, ela se inscreve como parte das aes de fortalecimento do projeto tico, poltico e profissional que, desde a dcada de 80, vem sendo coletivamente construda pela categoria dos assistentes sociais.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

187

O projeto poltico profissional se materializou no Cdigo de tica Profissional do Assistente Social, e na Lei de regulamentao da profisso do Assistente Social, ambos em 1993, assim, com a nova proposta das diretrizes para o curso de Servio Social, redimensionando a formao profissional frente s novas transformaes histricas. O Servio Social tem o desafio que, segundo Iamamoto (2002) desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano. O assistente social historicamente um dos agentes profissionais que executam polticas sociais, atuando tambm na esfera da execuo, na formulao de polticas pblicas e a gesto de polticas sociais. O assistente social deve estar comprometido com sua ao profissional, de acordo com os princpios que fundamentam a profisso, que so:
A flexibilizao de organizao dos currculos plenos, rigoroso no trato terico, histrico e metodologia da realidade social e do Servio Social, adoo de uma teoria social crtica que possibilite a apreenso da totalidade, carter interdisciplinar nas vrias dimenses do projeto de formao profissional, indissociabilidade nas dimenses de ensino, pesquisa e extenso; exerccio do pluralismo como elemento prprio da natureza da vida acadmica profissional, indissociabilidade entre estgio e superviso acadmica e profissional.

Esses princpios fortalecem a projeto de formao profissional, direcionando o assistente social ao enfretamento da questo social, mediante as transformaes nos processos de produo e reproduo da vida social, no qual ir intervir. Segundo Cardoso ( 2000, p.10):
[...] as novas diretrizes da formao profissional do assistente social determinado desenho da profisso: particularizam o Servio Social no conjunto das relaes de produo e reproduo da vida social, cujo sujeito o assistente social intervm no mbito da questo social.

Para o assistente social consolidar e reforar o projeto poltico-profissional requer em primeiro lugar adequ-lo aos desafios da conjuntura e dos processos sociais, de modo que qualifique o exerccio e a formao profissional do mesmo, bem como compreender as determinaes e as mltiplas expresses da questo Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

188

social, a ampliao da precarizao das relaes de trabalho e criar processo de uma nova cidadania, voltada para atender os setores de direito. Essa tem sido uma preocupao da ABEPSS por isso, ela busca pautar suas diretrizes curriculares numa formao voltada para capacitao terico-metodolgica e ideopoltica do formando em Servio Social. As possibilidades e limites da tica Profissional dar-se-o a partir das estruturas e conjunturas que a sociedade capitalista impe. Pode-se afirmar que a prtica profissional deve ser embasada no Cdigo de tica para a eficcia do enfrentamento no cotidiano profissional. 2. Superviso de Estgio A superviso na formao profissional em Servio Social parte integrante do projeto de formao profissional, sendo assim tende a intervir na realidade social e enquanto processo pedaggico sua viso o aprendizado organizando este processo na formao profissional. Para tal, deve - se estar em total sintonia com o processo pedaggico e com a unidade de ensino. O processo de superviso deve estar organizado junto ao profissional em seu trabalho e em seu fazer, no restringindo sua prtica prestao de servios e excluindo o processo de superviso. Esse entendimento de superviso de estgio no processo de formao profissional nos mostra a necessidade de criar condies e capacitao desses profissionais para que possam realmente tornar-se supervisores. Pinto (apud Lewgoy, 2009, p. 99; grifos do autor) define a superviso:
1.[...] como prtica docente, tarefa do professor-supervisor no contexto do curso. Compreende o processo ensino-aprendizagem que se estabelece na relao do professor-supervisor com o aluno, a partir da atividade cotidiana do estgio, mediante uma dada programao que vise ao reconhecimento do Servio Social e a realidade da prtica profissional na sua relao com a demanda, com a instituio e com a realidade social. 2.[...] como acompanhamento das atividades prticas do aluno no estgio, tarefa do assistente social supervisor no contexto institucional. Compreende o processo de desenvolvimento das habilidades tcnico-operacionais desejveis prtica profissional, mediante uma dada programao que vise ao atendimento das demandas frente realidade social e s alternativas de enfrentamento s questes sociais que emergem do cotidiano da prtica.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

189

A partir das transformaes ocorridas na profisso originada na dcada de 1980, o assistente social comea a ganhar espao e tambm a legitimar-se profissionalmente. Anteriormente, cabia a este profissional a funo de executor terminal das polticas sociais, no sculo XXI, o leque de possibilidades para atuao profissional amplia-se e o mesmo precisa ampliar e implementar os seus conhecimentos adquiridos na academia, bem como no campo de estgio. A respeito disto, Guerra e Braga (2009, p. 535) destacam que
Estamos entendendo superviso como uma atividade imprescindvel formao no s acadmica, mas direcionada para a formao e capacitao profissional permanente, que detm a possibilidade de orientar o aprimoramento da interveno profissional que se realiza por meio da formulao e implementao de polticas e servios sociais. um processo de estimular, provocar, acompanhar e contribuir na capacitao de estudantes e/ou profissionais, equipes e executores e/ou formuladores de polticas, programas e/ou projetos a apreender e interpretar, na conjuntura, a particularidade do fenmeno com o qual trabalham, com a finalidade de analisar e encontrar o modo mais qualificado de operacionalizar a interveno profissional.

Analisando esta nova exigncia do mercado, Lewgoy (2009) afirma que


Na formao em Servio Social a atual demanda para o assistente social de um trabalho na esfera executiva, na formulao de polticas pblicas e na gesto de polticas sociais. Requer-se, pois, um processo de formao voltado para o desenvolvimento de competncias que busquem captar as distintas formas de expresso e de requisies da realidade social:saber criticar, propor, criar, atualizar-se, saber transmitir e ter sensibilidade para escutar e trabalhar com o outro. Constata-se, portanto, que a abrangncia do trabalho do assistente social vai alm da prestao de servios, capacitao, treinamentos e gerenciamento de recursos e projetos (p. 20).

Entendemos que a realizao do estgio supervisionado em Servio Social em conformidade com as resolues e com assistentes sociais supervisores (de campo e acadmico) comprometidos com o Projeto tico Poltico fundamental para que consigamos ter profissionais que atendam as necessidades postas profisso, bem como atuar em prol de uma sociedade mais justa e igualitria pautada nos princpios ticos da profisso.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

190

neste contexto, que integra o processo pedaggico com o estgio, que a Associao Brasileira de Pesquisa em Servio Social (ABEPSS) aprovou em 1996 as novas Diretrizes Curriculares3 para o curso de Servio Social. Esclarecendo e priorizando o estgio como o momento importantssimo da formao profissional, pois o estagirio vivencia por completo o exerccio profissional de Servio Social, sua tica, sua execuo poltica, sua viso ideolgica, pedaggica e principalmente tcnica. O supervisor acadmico o principal intermedirio nesta relao entre unidade de ensino e unidade institucional, pois, ter a viso deste processo de aprendizagem, garantindo sua execuo na ntegra. No conceito de Buriolla (2001, p.151):
Na funo de educar, o supervisor visto agora como profissional da prtica, na medida em que o estgio passa a ser o ensino na prtica,representando o prolongamento das tarefas confiadas ao aluno no estgio. Estas exigem grande esforo do estagirio. Da o papel de ensinar do supervisor que ir orientar o aluno-estagirio, focalizando no seu treino profissional: os princpios do Servio Social, o indivduo, o grupo e a comunidade, os mtodos de Servio Social e tcnicas especficas, o relacionamento profissional junto aos usurios e junto ao pblico, a documentao especfica do Servio Social, seu preparo e utilizao, a observncia da tica profissional etc.

Consequentemente, necessrio criar uma relao de cumplicidade entre supervisor e supervisionado, de modo que, no desenvolvimento do trabalho na instituio, possa haver uma troca de idias e que essa ajude no desenvolvimento e criao de projetos e programas que possam atender a demanda dos usurios de forma criativa e inovadora.

3. Os Parmetros Normativos do Estgio supervisionado em Servio Social

Na dcada de 1990, obtivemos ganhos significativos na normatizao do Estgio em Servio Social. Inicialmente, os documentos, nos quais os assistentes sociais pautavam sua conduta profissional em relao ao Estgio eram a Lei de

Abreu e Lopes (2007, p.11) As diretrizes curriculares dos cursos de Servio Social foram elaboradas coletivamente sob a coordenao da Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social(ABEPSS), aprovadas no mbito da profisso em 1996, e pelo Conselho Nacional de Educao (CNE) em 2001.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

191

Regulamentao da Profisso (Lei n 8662/1993) e o Cdigo de tica (Resoluo CFESS n 273/1993). A Lei de Regulamentao Profissional tambm legisla a respeito do estgio. O Art. 5 define as atribuies privativas do Assistente Social: VI - treinamento, avaliao e superviso direta de estagirios de Servio Social (BRASIL, 1993). O Cdigo de tica, outro pilar na questo da regulamentao da profisso, aborda a questo de uma possvel utilizao da mo de obra do estagirio em substituio e/ou complemento ao trabalho do assistente social e a condena veementemente. Neste sentido, o art. 4 dispe que vedado ao assistente social

[...] d) compactuar com o exerccio ilegal da Profisso, inclusive nos casos de estagirios que exeram atribuies especficas, em substituio aos profissionais; e) permitir ou exercer a superviso de aluno de Servio Social em Instituies Pblicas ou Privadas que no tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento (CFESS, 1993)

Para alm destes dispositivos, acreditamos que toda a conduta do assistente social, no s na sua prtica profissional, mas tambm, em no momento em que esteja exercendo a superviso de campo, deve ser pautada nos princpios ticos constantes do Cdigo. No perodo da dcada de 1990, o Estgio em Servio Social entra em debate a fim de assegur-lo como componente integrante da formao profissional e do exerccio profissional. Esse movimento oriundo da reforma curricular de 1982, que desmonta a estrutura tradicional da diviso caso, grupo e comunidade. A partir da, comea-se a pensar sobre o estgio em uma perspectiva de totalidade, aspecto que envolve a reflexo sobre a teoria, a prtica e as relaes da categoria com a sociedade em diferentes momentos histricos. Outro fato importante durante esse perodo foi a promulgao das novas Diretrizes Curriculares de 1996, influenciando de maneira substantiva a direo do ensino em Servio Social, e dentre os vrios componentes curriculares, o estgio supervisionado. No rastro destas conquistas, mais precisamente em 1996 com a elaborao das Diretrizes Curriculares para o Servio Social realizada a partir da reviso do

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

192

Currculo Mnimo do Servio Social de 1982, o Estgio comea a se fazer presente como um componente importante dos princpios que fundamentam a formao profissional. Assim, o princpio 12 afirma que Indissociabilidade entre estgio e superviso acadmica e profissional (BRASIL, 1996) fundamental reconhecer a importncia da superviso como parte integrante do processo de trabalho do Servio Social, no sobretrabalho, pois garantido que esta atividade esteja presente no fazer profissional. Sendo assim, o estgio deve ser encarado pelo profissional com igualdade nas condies das demais frentes de trabalho, dando a mesma orientao no fazer profissional. Apesar da Lei 8662/93 afirmar que atribuio privativa do assistente social ser supervisor de estgio, muito supervisores no se acham preparados para supervisionar um estagirio, ou seja, isso provavelmente ser um limite na interveno dele e no processo de formao do seu estagirio.

O Estgio Supervisionado uma atividade curricular obrigatria que se configura a partir da insero do aluno no espao scio-institucional objetivando capacit-lo para o exerccio do trabalho profissional, o que pressupe superviso sistemtica. Esta superviso ser feita pelo professor supervisor e pelo profissional do campo, atravs da reflexo, acompanhamento e sistematizao com base em planos de estgio, elaborados em conjunto entre Unidade de Ensino e Unidade Campo de Estgio, tendo como referncia a Lei 8662/93 (Lei de Regulamentao da Profisso) e o Cdigo de tica do Profissional (1993). O Estgio Supervisionado concomitante ao perodo letivo escolar. (BRASIL, 1996).

Pela primeira vez o Estgio aparece como indispensvel formao profissional. Acreditamos que essa concepo d um status de destaque e importncia no s para a figura, mas tambm para as atividades prticas desenvolvidas pelo supervisor de campo. O estgio deve ser trabalhado em conjunto entre a unidade de ensino e a unidade campo de estgio, estabelecendo uma maior articulao, de criao com condies efetivas de dilogos. Exige-se uma capacitao do supervisor para que de fato ele se constitua sujeito deste processo. Neste incio do sculo XXI, ampliam-se as legislaes pertinentes ao Estgio. Em 2008 foi sancionada a Lei n 11.788/2008 que dispe sobre o estgio de

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

193

estudantes. O seu artigo 1 e pargrafo 1 define que 1o O estgio faz parte do projeto pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando. O artigo 3 complementa que
Art. 3o O estgio, tanto na hiptese do 1o do art. 2o desta Lei quanto na prevista no 2o do mesmo dispositivo, no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: I matrcula e freqncia regular do educando em curso de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos e atestados pela instituio de ensino; II celebrao de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estgio e a instituio de ensino; III compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estgio e aquelas previstas no termo de compromisso. 1o O estgio, como ato educativo escolar supervisionado, dever ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituio de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatrios referidos no inciso IV do caput do art. 7 (BRASIL, 2008).

Ainda no ano de 2008, o Conselho Federal de Servio Social criou a Resoluo n 533/2008 que regulamenta a superviso direta de estgio em Servio Social. Nas suas consideraes iniciais, o CFESS j esclarece qual a concepo de estgio que norteia a conduo desta instituio em relao ao estgio supervisionado
[...] a atividade de superviso direta do estgio em Servio Social constitui momento mpar no processo ensino-aprendizagem, pois se configura como elemento sntese na relao teoria-prtica, na articulao entre pesquisa e interveno profissional e que se consubstancia como exerccio tericoprtico, mediante a insero do aluno nos diferentes espaos ocupacionais das esferas pblicas e privadas, com vistas formao profissional, conhecimento da realidade institucional, problematizao tericometodolgica (CFESS, 2008)

Outro aspecto importante a ser destacado que esta resoluo define os papis pertinentes ao supervisor de campo e ao supervisor acadmico.
Art. 6. Ao supervisor de campo cabe a insero, acompanhamento, orientao e avaliao do estudante no campo de estgio em conformidade com o plano de estgio. Art. 7. Ao supervisor acadmico cumpre o papel de orientar o estagirio e avaliar seu aprendizado, visando a qualificao do

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

194

aluno durante o processo de formao e aprendizagem das dimenses tcnico-operativas, terico-metodolgicas e tico-politica da profisso.

As mudanas ocorridas no mundo do trabalho, principalmente na esfera pblica com as crescentes privatizaes dos espaos pblicos implicam diretamente num esvaziamento das funes do Estado, exigindo cada vez mais profundamente a capacitao do profissional em Servio Social. Assim, entende-se que o estgio no deve estar dissociado da formao profissional em Servio Social, at porque ambos integram um mesmo projeto da categoria profissional, por isso, o processo de estgio deve ser organizado de uma forma que propicie ao aluno-estagirio uma vivncia de anlises crticas no seu processo de trabalho em todas as suas fases e dimenses. Na atual conjuntura de excluso da flexibilizao trabalhista e globalizaes, limitar a reproduo do fazer profissional ao domnio dos instrumentos e tcnicas significa entender que o processo pedaggico uma dimenso tecnicista, sem ter a verdadeira noo para uma qualificada formao profissional. Vale tanto para a unidade campo de Estgio quanto para a unidade de Ensino que devem sempre devem sempre estar atentas, juntas em sintonia para evitar qualquer equvoco, na formao profissional. Apesar de sabermos que a associao entre campo de estgio e unidade de ensino de suma importncia, identificamos inmeros limites nessa sintonia (academia e instituio) e dentre esses limites identificamos: parca carga horria para o supervisor de campo supervisionar os seus estagirios, parca carga horria para que o supervisor acadmico para realizar reunies e fruns com os supervisores, como tambm realizar visitas institucionais a fim de conhecer a realidade do campo de estgio. Mesmo que o estagirio visualize o papel do supervisor de campo e da academia, identificamos que hoje o campo de estgio apresenta limites e desafios que vo alm de ter uma superviso qualificada ou ter um supervisor, tanto acadmico ou de campo que atenda as questes da formao. Ou seja, so desafios postos pela prpria dinmica do trabalho do assistente social frente uma lgica neoliberal.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

195

Desta forma, a conjuntura atual requer um estgio, que nos ltimos anos tem tido um carter de emprego para o estagirio, inclusive no Servio Social, pois muitos discentes tm o estgio como fonte de renda, inclusive para o pagamento das mensalidades escolares, e isto tem refletido diretamente na formao profissional. Essa uma realidade que deve ser debatida e enfrentada no cotidiano profissional.

3.1. Poltica Nacional de Estgio (PNE): uma conquista da categoria

Em

decorrncia

das

alteraes

ocorridas

na

sociedade

brasileira

contempornea neoliberal e seu enfrentamento e conquistas por parte da categoria, em 2010, foi elaborada pela Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS), a Poltica Nacional de Estgio (PNE), a fim de fundamentar o processo da formao do assistente social. Essa poltica surgiu a partir no contexto atual, no qual se busca um projeto profissional vinculado a um projeto societrio, visando ampliao dos direitos, justia e equidade. A construo dessa poltica teve sua gnese em um documento base4, que ajudou a subsidiar o debate coletivo em todo o pas, discutindo o documento e encaminhando propostas para a verso final da PNE. Tendo como autores nesse processo as Unidades de Formao Acadmicas5 (UFAs), professores, estudantes e assistentes sociais. De acordo com a ABEPSS (2010, p.2):

As UFAs e os sujeitos profissionais no se furtaram da contribuio e aprofundamento dos debates, proposies e prticas para a efetivao do papel do estgio supervisionado em consonncia com as Diretrizes Curriculares e com direo tico-poltico do Servio Social brasileiro.

PNE (2010, p.2): Elaborado em abril de 2009 pelo GT PNE da ABEPSS em sua primeira reunio ampliada da diretoria para a gesto de 2009-2010, realizada entre os dias 16 a 18 de maro de 2009, no Rio de Janeiro. 5 PNE (2010, p.20): Foram realizados 80 eventos, que contaram com a participao de 175 UFAs e 4.445 participantes.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

196

O contexto em que a PNE surge decorre da ampliao do Ensino a Distncia (EAD) e as implicaes na qualificao profissional do assistente social, principalmente pelo descumprimento de algumas instituies no que se refere s Diretrizes Curriculares (1996), conforme Iamamoto (1998, p.283 e 284) relata:
O estgio caracterizado, nas diretrizes curriculares, como atividade curricular obrigatrio, que se configura a partir da insero do aluno no espao scio-ocupacional, tendo em vista a sua capacitao para o trabalho profissional. (...) Pressupe a superviso sistemtica por parte de um assistente social da entidade. Este responde pela orientao do estagirio em suas aes no campo de trabalho, conforme a legislao profissional e de com acordo com as prescries do Cdigo de tica do Assistente Social.

Para a construo da PNE, foi elaborado um relatrio da pesquisa avaliativa da implementao das Diretrizes Curriculares do Curso de Servio Social, no qual o resultado da pesquisa apontou a necessidade da elaborao de uma poltica nacional de estgio, devido a algumas questes que Ramos apud ABEPSS (2010, p.3) sinaliza:
a reflexo sobre a relao da quantidade de estudantes estagirios por supervisor e a qualidade do processo pedaggico; a necessidade de ampliao dos fruns de supervisores de estgio, sobretudo nas IES pblicas; o aprofundamento da articulao das UEs com os CRESS nas discusses sobre o estgio; a intensificao da fiscalizao dos CRESS em relao superviso de estagirios vinculados a cursos de graduao distncia em Servio Social [...] dentre outras.

A elaborao da PNE ficou a cargo da gesto da ABEPSS - 2009/2010, em decorrncia aos diversos desafios com os quais a categoria enfrenta, o qual exige um esforo de decifrar o movimento societrio e a dinmica das relaes sociais. A PNE clara ao ressaltar as legislaes vigentes e a Resoluo do CFESS n 533/2008 (regulamenta a superviso direta de estgio supervisionado no Servio Social) e que a no efetivao das mesmas, rebater fortemente no processo de formao profissional, como tambm trar novos desafios para as unidades de formao acadmicas (UFAs). De acordo com a ABEPSS (2010, p. 7):
A Poltica Nacional de Estgio (PNE) na rea de Servio Social uma demanda que vem sendo historicamente colocada pela ABEPSS, na direo de construir parmetros orientadores para a integralizao da

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

197

formao profissional do assistente social no horizonte do projeto ticopoltico profissional do Servio Social.

Um dos pontos importantes da PNE so os princpios norteadores da realizao do estgio, no qual ressalta a consonncia como os princpios ticospolticos, estabelecidos no Cdigo de tica dos assistentes sociais de 1993. Esses princpios trazem uma discusso que perpassa a articulao formao e exerccio profissional e tambm contribui apresentando os princpios da unidade teoria-prtica, a articulao entre universidade e sociedade e a indissociabilidade entre estgio e superviso acadmica e de campo. Esses princpios fortalecem no s o projeto tico poltico como tambm a formao profissional. Outro ponto importante a concepo de estgio supervisionado que a PNE traz. De acordo com a ABEPSS (2010, p. 14):
O estgio supervisionado do Curso de Servio Social apresenta como uma de suas premissas oportunizar ao(a) estudante o estabelecimento de relaes mediatas entes os conhecimentos tericos-metodolgicos e o trabalho profissional, a capacidade tcnico-operativa e o desenvolvimento de competncias necessrias ao exerccio da profisso

A partir dessa concepo acerca do estgio, a PNE estabelece duas modalidades para o estgio: obrigatrio e no-obrigatrio, onde a mesma vem descrevendo a diferenciao de ambos. O estgio curricular obrigatrio est vinculado ao projeto poltico da profisso e materializado no que diz o Cdigo de tica (1993), a Lei de Regulamentao da Profisso e Resoluo do CFESS n 533/ 2008. Nesse necessita a superviso direta do supervisor de campo, atravs de acompanhamento, sistematizao e elaborao dos planos de estgio. Esse estgio de fundamental importncia, pois possibilita ao estudante junto com o seu supervisor acadmico pensar a prtica profissional. Lewgoy (2009, p. 137) afirma que:

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

198

O processo de superviso de estgio, ao se vincular s requisies que desafiam o processo de formao, sedimenta o solo pedaggico da superviso no enfretamento do cotidiano profissional. no cotidiano que o processo se alicera, permeado pela inquietao, pelo enfretamento. Nesse processo de enfretamento o aluno vai se capacitar vai buscar mltiplas respostas, que muitas vezes no encontra, pois a realidade tem muitas nuances. Desse modo, amadurecem tanto o aluno quando o supervisor, visto que a realidade lhes coloca sempre inusitados desafios, est sempre mudando, em processo.

medida que ocorre a compreenso da unidade entre teoria e realidade, o aluno compreende o enfrentamento dos desafios do exerccio profissional, como tambm reafirma que o estgio um espao de formao profissional. Quanto ao estgio curricular no-obrigatrio, no qual preconiza a Lei 11.788/2008, de acordo com a PNE," se configura no curso de Servio Social como uma atividade complementar, de carter opcional, se assumido pela UFA em seu projeto pedaggico". A partir dessa afirmao, fica a cargo de cada UFA, de incorpor-la no seu projeto pedaggico, como tambm oferecer condies necessrias ao corpo docente e principalmente garantir essa atividade como parte do processo de formao profissional. Essa modalidade apresenta uma discusso no que diz respeito que muitos estgios acabam caracterizando-se como mo de obra barata, onde o estgio considerado como parte do quadro funcional da instituio. Com relao aos sujeitos e instncias envolvidas do estgio supervisionado, a Poltica Nacional de Estgio coloca em evidncia que
A superviso de estgio na formao em Servio Social envolve duas dimenses distintas, mas no excludentes de acompanhamento e orientao profissional: uma superviso acadmica, que caracteriza a prtica docente e a superviso de campo, que compreende o acompanhamento direto das atividades prtico-institucionais da(o) estudante pelo assistente social. (ABEPSS, 2010, p. 18-19)

Na verdade, para a operacionalizao do estgio, existe um conjunto de sujeitos: o estudante, professor supervisor acadmico, o assistente social e os demais profissionais e pessoas envolvidas no cotidiano do estgio. Portanto, esses Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

199

sujeitos envolvidos, fortalecem a formao profissional, como ressalta Lewgoy (2009, p. 134):
O elo que envolve a superviso e estgio revela a preocupao quanto a como ensinar aos alunos competncias, habilidades e as atribuies requeridas aos assistentes sociais. Tal processo exige do profissional do campo no o que solicitado pelo professor, mas o conhecimento para trabalhar com o estagirio o de modo diferente de como trabalha com seus usurios. Portanto, a superviso de campo precisa estar em sintonia com o projeto pedaggico, com a unidade de ensino; deve ter preocupao com a aprendizagem, direcionando a orientao e atividades de modo a confluir para os objetivos da formao profissional.

A PNE define claramente o papel do supervisor acadmico, do supervisor de campo e do estagirio, j relato por ns anteriormente, descrevendo as atribuies de cada sujeito envolvido. O que a PNE traz de inovador so as atribuies da Coordenao de Estgio, que segundo a mesma, " visa atuar diretamente articulada s coordenaes de cursos e departamentos, de modo a viabilizar as novas demandas de qualificao do Estgio como elemento central da formao profissional". A Coordenao de Estgio ainda no uma realidade em muitas unidades de ensino, por isso, a partir dessa poltica, coloca-se necessrio o cumprimento desse requisito em cada Curso de Servio Social. Outra questo relevante que a Poltica de Estgio sinaliza a respeito da criao e fortalecimento do Frum de Supervisores, este aspecto ressaltado devido necessidade de
aglutinar docentes e profissionais e estudantes em torno de questes do estgio, como uma estratgia poltica de fortalecimento e permanncia do debate sobre a temtica, bem como a garantia de construo de alternativas comuns qualificao do estgio em Servio Social (ABEPSS, 2010, P. 36)

O Frum de supervisores deve ser um espao de consolidao e defesa da qualificao do Estgio, visando garantir um momento de troca de experincias e discusses de questes que permeiam o espao do estgio. A PNE sugere que a as UFAs construam uma agenda de trabalho priorizando a reflexo acerca desse assunto. Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

200

Essa nova poltica de estgio traz para o curso de Servio Social desafios, principalmente em respeito a criao de frum de supervisores, como tambm vagas de estgio, ofertadas pelas unidades de ensino e um campo de estgio que venha contemplar todas as dimenses do fazer profissional: torico-metodolgica, ticopoltica, tcnico-operativa e investigativa. Contudo, reafirmamos que essa poltica necessita ser materializada em cada unidade de ensino e tambm nos diversos espaos de campo de estgio existentes a fim de garantir a qualidade na formao pautada na luta histrica do Servio Social construda ao longo dos anos. Consideraes Finais Aps este breve retrospecto, possvel verificar que o Servio social uma profisso que est se fortalecendo nas suas dimenses terico-metodolgica e tico-poltica nas ltimas dcadas, com um destaque especial para a

regulamentao do estgio. Apesar das discusses pertinentes ao estgio serem partes constituintes da formao profissional, na entrada do sculo XXI com os reflexos da ofensiva neoliberal no mbito educacional que a necessidade de criar uma poltica que regulamente o estgio e reforce o direcionamento tico-poltico da formao profissional visando o enfrentamento da proliferao do EAD que tambm se faz presente no Servio Social e que ataca ferozmente o Projeto tico-Poltico do Servio Social construdo a partir da dcada de 1980. Assim, a Poltica Nacional de Estgio (PNE) elaborada pela ABEPSS vem se materializar como uma conquista e um avano na rea de estgio tendo por objetivo combater a precarizao das relaes de estgio. Acreditamos que isso s acontecer de fato se as UFAs contriburem no processo de divulgao e discusso com os supervisores de campo, pois so eles quem sofrem na ponta com os ataques da poltica neoliberal impostas pelos empregadores, nas precrias relaes de trabalho, como tambm, so eles que atuam diretamente com os discentes de graduao, denominados estagirios.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

201

Desta forma, sabemos que esta discusso permanente e que no se esgota neste ensaio, porm, acreditamos que fornecemos uma pequena contribuio neste debate to importante e to necessrio da construo de um profissional de Servio Social que tenha sua prtica profissional pautada nos princpios ticos e polticos da profisso e que tem sido duramente atacado no cenrio neoliberal atual. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABEPSS. Poltica Nacional de Estgio da Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social. Braslia, 2010. ABREU, M.M e L. J B. Formao Profissional e Diretrizes Curriculares.In: Revista Inscrita n 10. Braslia: Conselho Federal de Servio Social, 2007. ALMEIDA, N. L. T. Formao Profissional: desafios para o Servio Social. In: Caderno ABESS. So Paulo: Cortez, 2001. BRASIL. Lei n 8.662/93, de 07 de dezembro de 1993. Dispe sobre a profisso do assistente social. _______. Diretrizes Curriculares de 1996. _______. Lei n 11.788 de 2008. Dispe sobre o estgio de estudantes. BURIOLLA, M.A.F. Superviso em Servio Social: o supervisor, sua relao e seus papis. 4 edio. So Paulo: Cortez, 2008. _____________ . O estgio supervisionado. 4 edio. So Paulo. Ed. Cortez, 2006. CARDOSO, F.G. As novas diretrizes curriculares para a formao profissional do assistente social: princpios polemicas e desafios. In: Revista Temporalis, n 2, ABEPSS, 2000. CFESS. RESOLUO n 273/1993, 13 de maro de 1993. Institui o Cdigo de tica Profissional dos Assistentes sociais CFESS. RESOLUO n 533, de 29 de setembro de 2008. Regulamenta a

superviso direta de estgio em Servio Social.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

202

GUERRA, Y. e BRAGA, Superviso em Servio Social. In: Curso Servio Social: direitos e Competncias Profissionais. Braslia: UNB/CFESS, 2009. IAMAMOTO, M. V.. Renovao e Conservadorismo no Servio Social: Ensaios Crticos. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2002. LEITE, M. de P. O futuro de trabalho: novas tecnologias e subjetividade operria. So Paulo: Scritta, 1999. LEWGOY, A. M. B. Superviso de Estgio em Servio Social: desafios para a formao e o exerccio profissional. So Paulo: Cortez, 2009. MOTA, A. E. As Transformaes no Mundo do Trabalho e seus desafios para o Servio Social. In: O Social em Questo. Rio de Janeiro, n.1, vol. 1, PUC/RJ, 1997. NETTO, J. P. O Movimento de Reconceituao 40 anos depois. In: Revista Servio Social e Sociedade, n 84, SP: Cortez, 2005. IAMAMOTO, M. V. Renovao e Conservadorismo no Servio Social: ensaios crticos 6 edio So Paulo, Cortez, 2002. _________________. O Servio Social na Contemporaneidade: trabalho e formao profissional 4 edio So Paulo, Cortez, 1998. WANDERLEY, M. B. Formao profissional no contexto da reformado do sistema educacional. In: Caderno ABESS, n7, So Paulo: Cortez, 2002.

Revista UNIABEU Belford Roxo V.3 N 5 setembro/dezembro 2010

S-ar putea să vă placă și