Sunteți pe pagina 1din 29

Universidade Federal de Santa Catarina Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras na Modalidade a Distncia

Andrea Brando Lapa

Introduo Educao a Distncia


ISBN: 978-85-60522-21-7

Florianpolis

2008

INTRODUO A EDUCAO A DISTNCIA

SUMRIO INTRODUO A TECNOLOGIA DE INFORMAO E COMUNICAO AS MUDANAS NA EDUCAO A EDUCAO A DISTNCIA NOVOS PAPIS HISTRICO A COMUNICAO NA EDUCAO A DISTNCIA REFERNCIAS

INTRODUO As tecnologias de informao e comunicao esto cada vez mais presentes na vida dos indivduos e da sociedade. A grande penetrao dos meios tecnolgicos na vida cotidiana provoca uma quebra de paradigmas e promove mudanas profundas em importantes processos sociais, como a educao. Hoje, conhecer e saber usar um novo recurso tecnolgico significa acesso, difuso e produo de conhecimento. No entanto, mais do que conhecer as tecnologias de informao e comunicao e saber us-las como instrumento de ensino e aprendizagem, preciso buscar uma apropriao consciente e criativa desses meios. Esta nova dimenso vai alm do uso dos novos recursos como meio de uma nova pedagogia e caminha na direo de valorizar uma educao para os meios. Uma educao que promova uma formao crtica atravs das mdias, mas tambm para as mdias. Este texto pretende analisar a educao a distncia como uma nova possibilidade de educao que acontece atravs da mediao das tecnologias de informao e comunicao. No apenas como um modo diferente de ensinar e aprender, mas como uma aprendizagem necessria para a atuao dos indivduos no mundo contemporneo j transformado pelas tecnologias.

A TECNOLOGIA DE INFORMAO E COMUNICAO (TIC) Voc j deve ter notado que h um discurso comum que cita as novas tecnologias como a marca de uma nova revoluo. possvel percebermos que o mundo todo tem sido atravessado por inovaes que conduzem ao estabelecimento de um novo contexto econmico, social e cultural. Tais transformaes acontecem com tal rapidez que tm quebrado as antigas estruturas que orientavam at ento as formas de vida e, principalmente, de relao das pessoas com o mundo e com outras pessoas. Uma diferena apontada sobre esta revoluo seria a sua penetrabilidade, isto , o relativo grau de sua penetrao em todos os domnios da atividade humana (Castells, 2003). Ento, neste contexto de mudana, a inovao tecnolgica responsabilizada pela quebra de paradigmas. Essa leitura dos acontecimentos contemporneos serve bem construo de uma abordagem tecnolgica na qual seus tericos defendem a inevitabilidade de uma vida digital. Para eles, no h como resistir s mudanas e quem no estiver dentro dessa nova ordem ver a sua prpria runa (Negroponte, 1995; Gates, 1995; Hiltz e Turoff, 1999).

Seus adeptos defendem que nossa sociedade no teria alternativa seno aceitar o impacto das mudanas provocadas pela inovao tecnolgica. Deveria, sim, adequar-se. De certa forma, esse discurso tambm atrativo para as pessoas. Voc sabe por qu? Porque apresenta a Tecnologia de Informao e Comunicao (TIC) como uma soluo rpida e fcil para complexos problemas histricos. Como se bastassem a aquisio e o uso de novos instrumentos para que ocorresse a esperada mudana na sociedade, embora no haja um consenso sobre que tipo de mudana seria essa. Por exemplo, bastaria o uso de novas tecnologias para que houvesse uma nova educao? Aceitar as mudanas e adaptar-se a elas no to simples quanto parece, no verdade?! Ao mesmo tempo em que as TIC freqentam o nosso imaginrio associandose quilo que moderno, rpido e eficiente, por outro lado, elas causam medo por estimularem mudanas to profundas e velozes que ns temos dificuldades em compreender e lidar com estas transformaes. Quantas vezes ns nos sentimos deslocados, confusos, ameaados, porque sentimos a necessidade da mudana, mas no sabemos como, por que, para onde. Vocs lembram-se da bab-rob dos Jetsons?

Como exemplo dos filmes de fico que abordam a mquina pensante rob substituindo o homem. Apesar de a abordagem tecnolgica ser o discurso dominante, h srias crticas de defensores de abordagens mais humanistas que a acusam de um determinismo tecnolgico1. Seus tericos, Marshall McLuhan, Harold Innis, Neil Postman, Jacques Ellul, Sigfried Giedion, Leslie White, Lynn White Jr. e Alvin Toffler, argumentam que a abordagem tecnolgica reduz a questo sem problematiz-la porque estaria concentrada apenas nas descries das capacidades da tecnologia, sem conseguir medir e analisar os usos qualitativos que a sociedade tem feito desses novos recursos tecnolgicos. Desviar a ateno de si mesmas para a potencialidade do recurso tecnolgico favorece que as pessoas enfrentem um primeiro perigo: o de no assumir o seu lugar de protagonistas dos processos sociais em curso, cabendo a elas, apenas, a opo por

O determinismo tecnolgico considerado, hoje, a mais conhecida teoria sobre a relao TECNOLOGIA X SOCIEDADE, sua explicao est fundamentada nos fenmenos sociais e histricos relacionados com a tecnologia. Para aprofundar seus conhecimentos a respeito do assunto leia em: DE LIMA, Karina Medeiros. Determinismo Tecnolgico. INTERCOM/ Set de 2001 - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. Disponvel em: <http://www.infoamerica.org/documentos_pdf/determinismo.pdf> Acesso em: 03/06/2008.

aceitar ou no as condies impostas pela tecnologia. Assim, estaramos abrindo mo do nosso papel de autores e sujeitos da apropriao da tecnologia. Alm disso, voc deve concordar que, ao colocar a sociedade e a tecnologia em lados opostos, as pessoas poderiam recair em um outro perigo, que seria o de no entender a tecnologia como uma criao da sociedade e, portanto, parte constitutiva dela mesma. Tanto a sociedade j est atravessada pelas novas tecnologias em seus usos e prticas, como as tecnologias tm valores sociais impressos nelas desde a sua inveno, programao e configurao. O pensamento comum da oposio entre homem e mquina constri a inrcia nos homens, pois retira das pessoas o protagonismo, o seu entendimento como sujeito que pode dominar e apropriar-se crtica e criativamente da ferramenta tecnolgica para conquistar seus prprios objetivos. Voc j percebeu que a tecnologia est em todo lugar? Alm disso, ela no pode ser considerada simplesmente a mquina. Segundo Vani Kenski, ela o conjunto de conhecimentos e princpios cientficos que se aplicam ao planejamento, construo e utilizao de um equipamento em um determinado tipo de atividade (2003, p.18). A faca, o lpis, o sabonete, o telefone, o computador seriam exemplos de tecnologias criadas pelo homem. A maneira como utilizamos cada ferramenta para realizar determinada ao definida como tcnica e refere-se ao jeito ou habilidade especial de lidar com cada tipo de tecnologia. Em cada poca, destinamos novos usos s ferramentas e s tcnicas e esse conjunto o que define a tecnologia. Assim, as tecnologias, ao mesmo tempo em que so produtos sociais, transformam nossas maneiras de pensar, sentir e agir. Mudam nossas formas de comunicao, de relacionamento social, de aprendizagem. J no mais possvel, no mundo contemporneo, separar nossas aes das ferramentas tecnolgicas e nossa habilidade de us-las. Lvy (1992) vai enfatizar essa questo posicionando a tcnica num contexto social mais amplo, em parte determinado por ela a tcnica, mas tambm sendo determinada por ele o contexto social. Portanto, ao mesmo tempo em que no podemos culpar as tecnologias pelos usos que destinamos a elas, tambm no podemos pressupor que elas so neutras, nem boas nem ms, porque trazem consigo ideologias que estiveram presentes desde a sua inveno. Seria prefervel pensar como Andra Ramal (2002), que norteia sua anlise

sobre as mudanas nas formas de pensar e de aprender a partir do conceito de condies de possibilidade de Pierre Lvy. Isto , entender que os instrumentos no chegam a determinar as mudanas, mas criam as condies de possibilidade que podero ser potencializadas ou negligenciadas pela nossa sociedade.

Ao buscar formas de apropriao crtica das TIC seria prudente identificar e ter conscincia das determinaes que esto impressas nas tecnologias. Mas tambm levar em considerao que o futuro no est determinado, em absoluto, porque h um fator no controlado no processo: a nossa prpria ao sobre e com as tecnologias.

AS MUDANAS NA EDUCAO Est certo que as novas formas de comunicao e interao social propiciadas pelas TIC colocaram em dvida as antigas prticas sociais e possibilitaram novas formas de viver, trabalhar, se relacionar, estudar. Alguns pensadores crticos dedicaram-se a estudar a questo dos efeitos da apropriao da tecnologia pela sociedade. Vamos ver a seguir algumas mudanas que ocorreram nas formas de ensinar e aprender quando as tecnologias de informao e comunicao entraram na educao. Voc j observou que hoje aumentou a demanda por educao? Pois , hoje j no basta que uma pessoa estude e adquira uma competncia no ensino formal, isso j no ser garantia de emprego, muito menos no futuro. Se anteriormente o bom trabalhador era aquele que conhecia mais contedos, hoje esta situao mudou: mais importante saber onde buscar a informao, como us-la para resolver problemas, relacionar conhecimentos, trabalhar cooperativamente2. Quer dizer que a mudana nos rumos da sociedade exige um novo perfil de educao, que forme indivduos criativos, capazes de entender e relacionar conhecimentos, assumir responsabilidades e trabalhar em equipes cooperativas. Tambm que tenham capacidades para auto-aprendizagem, resoluo de problemas, adaptabilidade e flexibilidade frente a novas tarefas.

Hoje, ao visitar um mdico, j levo os resultados dos exames que fiz e busquei pelo servio on-line do laboratrio. J posso fazer tambm uma pesquisa sobre a minha doena e possveis tratamentos. Vou informada consulta, e a minha pergunta para o mdico no mais o que eu tenho, doutor?, mas, Afinal, qual a sua recomendao?, Como eu lido com a minha doena?

Estas competncias exigem um sistema de ensino diferente, que no esteja mais baseado na transmisso de saberes prontos, mas que se fundamente na comunicao, na troca e na criao. Como caractersticas desse novo sistema de ensino haveria o intercmbio, a veiculao, a troca criativa de saberes, de concepes a respeito da vida no mundo em que vivem professores e alunos. Seria uma mudana de enfoque do ensinar para o aprender. Fazer a educao mudar de uma nfase na transmisso de informao para uma criao ativa de conhecimento. Neste sentido, importante reconhecer que a tecnologia pode melhorar a qualidade da educao. Como? De fato, a mudana na educao que apontamos anteriormente no depende do uso ou no da tecnologia. Mas, por outro lado, no podemos ignorar que a chegada da tecnologia nos processos educativos quebra paradigmas e provoca transformaes, que deixam em aberto um caminho por construir. Seria uma oportunidade de aproveitar a potencialidade das TIC, principalmente no que se refere s possibilidades de comunicao e interao, para promover a mudana para uma educao melhor. Alguns autores referem-se Revoluo Copernicana3 para descrever este momento de mudana de paradigma na educao (Moore e Kearsley, 2007). Eles tm a inteno de ilustrar a dimenso do impacto que um deslocamento do centro da educao, do professor para o aluno, causaria em nossas leituras de mundo. Se no ensino tradicional a autoridade e importncia do professor estavam baseadas no seu acmulo de saberes que seriam transmitidos para o aluno, quase sempre, atravs da sua exposio oral, na atualidade de um acesso abundante s informaes seu papel muda. O professor passa a ser um parceiro no processo contnuo de aprendizagem, que vai orientar o aluno sobre como aprender a aprender, como lidar com a informao, como construir conhecimento, como criar a partir dele, como recriar seu prprio contexto. A educao que se deseja agora no mais informativa, mas uma que forme competncias, principalmente a do aprender para toda a vida. Os contedos ensinados e

Em 1514 Nicolau Coprnico iniciou a divulgao da teoria heliocntrica, isto , que os planetas giravam ao redor do sol e no da terra como afirmava a teoria teocntrica vigente na poca. A teoria de Coprnico estaria assegurada trinta anos mais tarde com os estudos de Galileu Galilei que acreditava na tese copernicana do heliocentrismo, tal fato rendeu-lhe o problema com a inquisio.

aprendidos deixam de ser o objetivo da educao para ser o meio pelo qual professor e aluno vo ensaiar e treinar como aprender para sempre4. Muda tambm o aluno, que no pode mais ter um papel passivo de receptor de contedos e saberes. Ele deve ser sujeito ativo, responsvel pela busca do conhecimento e sua aprendizagem. No deve mais esperar que o professor apresente os contedos que ele tem que saber, mas deve ter uma postura ativa na busca do conhecimento em parceria com o professor, atravs das propostas didticas que lhe sero apresentadas. Deve procurar escapar do hbito de repetir saberes, e, em lugar disso, procurar problematizar contedos expressando concepes prprias, trocando idias atravs da interao com outras pessoas, aprendendo cooperativamente. Vamos falar a seguir da mudana que nos afeta diretamente: a possibilidade de uma educao extremamente mediada pela tecnologia, isto , educao a distncia.

A EDUCAO A DISTNCIA (EaD) Com o argumento de que a formao dos indivduos no pode mais ficar limitada ao perodo escolar e as novas exigncias de uma educao permanente, a Educao a Distncia (EaD) tem aparecido como recomendao prioritria no discurso das polticas pblicas5. Atualmente, o governo brasileiro tem investido na democratizao do ensino superior atravs da EaD, promovendo a expanso e interiorizao da oferta de cursos e programas de educao superior pelas universidades pblicas6. No contexto de transformaes que falamos anteriormente, a educao a distncia surge como uma modalidade de educao adequada e desejvel para atender as novas e crescentes demandas. E tambm como a possibilidade de configurao de uma educao diferenciada, que, por um lado, chega impulsionando transformaes nas prticas

Ensinar respostas conhecidas j no basta. Os estudantes precisam aprender a produzir respostas novas para as condies inesperadas de vida que vo enfrentar (Silveira e Raj, 2003).

A Secretaria de Educao a Distncia SEED representa a clara inteno do atual governo de investir na educao a distncia e nas novas tecnologias como uma das estratgias para democratizar e elevar o padro de qualidade da educao brasileira. Site do MEC 6 SEED/MEC/UAB

convencionais de ensino-aprendizagem e, por outro lado, os modelos de referncia e de prtica educativa ainda encontram-se abertos e em construo. Mas o que educao a distncia? A educao a distncia7 geralmente caracterizada por aquilo que ela no , isto , em comparao educao convencional da sala de aula chamada de presencial. Segundo Garca Aretio (1994), ela tem se caracterizado principalmente: - pela separao entre professor e aluno no espao e/ou tempo; - pelo controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante; e - pela comunicao entre alunos e professores, que mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia. H um outro conceito tambm bastante citado, que diz que: Educao a distncia o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo tcnicas especiais de criao do curso e de instruo, comunicao por meio de vrias tecnologias e disposies organizacionais e administrativas especiais (Moore e Kearsley, 2007). Neste caso, os autores salientam alguns aspectos importantes, entre eles: - que se trata de ensino e aprendizagem, - que eles acontecem em tempo e espao separados, - que a aprendizagem no acidental e requer muito planejamento, e - que a comunicao feita por meio de diversas tecnologias. Vamos por partes, ento, separando alguns aspectos importantes apresentados pelos diversos autores para pensarmos essa nova modalidade de educao a que nos propusemos neste curso. Trataremos a seguir os seguintes aspectos:

As diretrizes polticas do governo brasileiro apresentam a seguinte definio de EaD: "Educao a Distncia uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao (Decreto 2.494, de 10.02.1998).

1. A separao temporal e espacial entre: professores alunos, e ensinoaprendizagem. 2. A mediao comunicativa por meio de novos recursos tecnolgicos. 3. A autonomia do aluno.

Separados no Tempo e no Espao A separao entre professores e alunos parte do parmetro da prtica educativa tradicional, mais conhecida, e onde domina a contigidade e a simultaneidade. A partir deste princpio da distncia fsica e temporal, hoje temos a educao presencial, a semipresencial (parte presencial/parte virtual ou a distncia) e a educao a distncia (ou virtual). Moran (2007) nos ajuda a compreender as diferenas entre as modalidades ao defini-las. A educao presencial o ensino convencional, a modalidade dos cursos regulares, em qualquer nvel, nos quais professores e alunos se encontram sempre num local fsico, chamado sala de aula. A educao semipresencial acontece uma parte na sala de aula e outra parte a distncia, atravs de tecnologias. A educao a distncia pode ter ou no momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espao e/ou no tempo, mas podendo estar juntos atravs de tecnologias de comunicao. So as novas tecnologias de informao e comunicao que criam alternativas e disponibilizam novas opes em tempo e espao, pois permitem prticas educativas em diferentes combinaes, como:
(1) mesmo (2)

tempo e mesmo espao (a tradicional sala de aula);

mesmo tempo e espao diferente (as aulas por conferncia de vdeo, rdio, ou

telefone;
(3) tempo (4)

diferente e mesmo espao (aulas individuais em laboratrios);

tempo diferente e espao diferente (instruo de ritmo individual).

Falamos anteriormente que a separao no acontece apenas entre aluno e professor, mas tambm entre o ensino e a aprendizagem. Consideramos educao o ato planejado em que o aluno se prope a aprender e o professor auxilia, criando os meios pelo qual

esta aprendizagem deve ocorrer. Portanto, EaD no significa apenas o aprendizado pelo aluno, mas tambm, as propostas de ensino, intencionais, do professor. Na EaD temos a possibilidade que elas aconteam em momentos separados, isto , o professor planeja, organiza e prope prticas de aprendizagem que geralmente ocorrem em outro momento, muitas vezes sem a presena dele. O aluno, por sua vez, pode ocasionalmente encontrar-se face a face com professores, tutores e colegas de curso, mas o local normal da sua aprendizagem no inclui a presena do professor.

A dependncia das tecnologias de comunicao na EaD A separao tempo-espao, a princpio superada pela comunicao professor-aluno mediada por alguma tecnologia, por isso to importante compreender os padres e tipos de comunicao permitidos nessa nova condio da EaD (o que vamos ver com mais profundidade no tpico adiante A COMUNICAO NA EDUCAO A DISTNCIA. No momento, nos concentraremos no que muda em relao ao ensino presencial. Todo ato de ensino-aprendizagem, em princpio, um ato de comunicao. No ensino presencial, a comunicao professor-aluno mediada prioritariamente pela

comunicao presente e direta entre professor e aluno, eventualmente, tambm por documentos textuais e audiovisuais, como transparncias, slides, filmes e programas de multimdia. No entanto, o ensino na sala de aula usando variados recursos tecnolgicos no dependente de tecnologia. Porque o lugar principal do aprendizado assumido como o mesmo lugar do ensino, no encontro presencial de professor e aluno . Na educao a distncia, o uso da tecnologia de comunicao e informao imprescindvel, e at obrigatrio o uso de formas midiatizadas8de comunicao: dos impressos, das fitas de vdeo, da televiso, do software ou do ciberespao. Isto porque a distncia separa os atos de ensinar e aprender, como falamos anteriormente, onde a presena dos atores da comunicao pedaggica no seria mais necessariamente simultnea.

Recurso tecnolgico que faz a mediao na educao a distncia, com o objetivo de difundir o conhecimento atravs de suas mltiplas ferramentas.

A autonomia do estudante A outra caracterstica da educao a distncia, j apontada anteriormente, o controle da aprendizagem pelo aluno, que fala da facilidade de deslocar o centro do processo do ensino e do professor para a aprendizagem e o aluno. Se, por um lado, a pedagogia crtica defende a centralidade do processo de ensino-aprendizagem no aluno, ela afastase consideravelmente de vises positivistas que entendem essa centralidade no aluno como a justificativa para uma aprendizagem individualista9. O estudo das abordagens individualistas importante por serem pensamentos fundadores de diferentes prticas pedaggicas da EaD, que geralmente entendem que o indivduo aprende sozinho, em um momento e lugar determinados. Muitas vezes concentrando-se mais em atitudes e comportamentos individuais, ou no ambiente de aprendizagem, do que nos espaos coletivos de interao. Suas prticas costumam valorizar mais as capacidades cognitivas para aquisio de conhecimento, a preparao adequada do ambiente de aprendizagem, os interesses individuais de cada um, aspectos certamente importantes, que, no entanto, no podem substituir o contexto social da prtica da aprendizagem como um processo ininterrupto de troca e interao10.

As abordagens individualistas tem inspirao nas teorias da aprendizagem da Psicologia, em que as mais difundidas so a behaviorista, a cognitivista, a humanista e a social-situacional. Na orientao behaviorista, a aprendizagem vista num modelo estmulo-resposta, isto , o ambiente providencia estmulos e o indivduo desenvolve respostas. Desse modo, o ambiente tomado como o elemento essencial que determina o que algum ir aprender, relegando a um segundo plano a potencialidade individual do aluno (Watson, 1913; Skinner, 1974,1982). Os psiclogos da Gestalt da abordagem cognitivista se debruaram sobre os processos mentais do indivduo, isto , preocuparam-se com a cognio, o ato ou o processo de conhecimento. Piaget (1926) reconheceu que conhecer no fazer uma reproduo mental do real, mas agir sobre ele (Hartley, 1998). J a abordagem da psicologia humanista defende a identificao de necessidades individuais variadas, cognitivas e afetivas, o que trouxe uma viso positiva dos indivduos sendo capazes de controlar sua prpria aprendizagem em processos experimentais significativos (Rogers, 1983). A essncia da aprendizagem passa, ento, a ser o significado pessoal que cada objeto de estudo remete ao indivduo. Uma abordagem mais radical vem dos situacionistas que, no lugar de perguntar qual processo cognitivo ou estrutura conceitual estava envolvida na aprendizagem, perguntaram que tipo de engajamento social proporciona um contexto apropriado para que a aprendizagem acontea (Lave e Wenger, 1991). A aprendizagem entendida dessa forma exige a participao em uma comunidade de prtica, pois no entendida como uma aquisio de conhecimento pelo indivduo, mas um processo de participao social. A aprendizagem acontece nos relacionamentos, nas condies de agrupar as pessoas e organizar um ponto de contato que permita que pedaos particulares de informao tenham relevncia (Murphy, 1999). H, assim, uma conexo ntima entre conhecimento e ao, onde no somente a aprendizagem parte da vida cotidiana, mas tambm a aprendizagem pela problematizao e a vivncia se tornam centrais no processo. 10 No se trata aqui de opor Indivduo e Sociedade. Na modernidade, o indivduo encontra-se dividido dentro de si mesmo. Touraine (1998) alertou que tanto o liberalismo quanto o comunitarismo tm oprimido o sujeito. De um lado, o universo da objetivao e das tcnicas e, do outro, o universo das identidades culturais que se encerra numa obsesso comunitria.

A escolha de uma determinada abordagem terica significa escolher os princpios que todos os envolvidos nas propostas educativas devem orientar-se. Elas esto expressas nos projetos polticos pedaggicos dos cursos. So princpios fundadores do nosso Curso de Letras-Libras a autonomia, a interao e a cooperao11. A cooperao um princpio que exige colaborao e contribuio dos participantes do sistema de educao. Demanda trabalho conjunto e coletivo para alcanar um objetivo compartilhado. Para a efetivao da aprendizagem, no basta a reflexo individual do aluno em relao aos contedos, mas compartilhar sua reflexo com as reflexes dos outros participantes do processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento conceitual provm desta reflexo ampliada e da mudana interna dos sujeitos em processo de conhecimento em resposta a essas reflexes. Na EaD, requer a participao e integrao coletiva, tanto de alunos como de professores e tutores. A construo do conhecimento estimulada quando o aluno tem oportunidade de se relacionar com outros, quando precisa interagir, cooperar e coordenar pontos de vista
Seria interessante um afastamento tanto das abordagens estruturalistas, que reconhecem o indivduo como o produto das suas relaes sociais, quanto das abordagens prximas do liberalismo, que reconhecem que a alternativa est na individualizao, isto , no indivduo que conhece e se realiza sozinho, longe das restries impostas pela comunidade e, portanto, afastado da sociedade. Defendemos a formao crtica do sujeito, e entendemos o sujeito como o indivduo que transcende a sua individualizao, mas que tambm no se submete esfera social. O indivduo importante, pois o princpio do sujeito; todavia o sujeito no se restringe sua esfera individual, porque desde o princpio o sujeito j o indivduo em sua relao com outras esferas da sua existncia, entre elas a social. Um conceito o sujeito seria o apresentado por Edgar Morin, que acredita no indivduo capaz de subjetivar sua vivncia, instituir sentidos, elaborar conceitos, idias, juzos e teorias. Para ele, o indivduo o particular, o singular, mas no tudo. Isto significa reconhecer que cada pessoa traz em si a forma inteira da condio humana, com a complementaridade e tambm com os antagonismos e contradies da trindade indivduo/sociedade/espcie (Morin, 2002). O entendimento abrangente do indivduo em sua relao complexa com as esferas biolgica e social a chave para o entendimento das vrias dimenses do sujeito, porque esse entendimento pode sofrer alteraes segundo tendncias do pensamento que ora defendem o indivduo ser a nica realidade, ora que eles so submetidos tanto espcie quanto sociedade (Id, 2004). So determinaes que se colocam para o indivduo, que somente se realiza como sujeito ao encontrar estratgias para transformar as circunstncias desfavorveis em favorveis, dentro do seu contexto social, e no afastado dele. O risco da concentrao no sujeito individual seria interpretar a ao social, e a educao como uma forma de ao social, como uma esfera apoltica. Desta forma, a educao no contribuiria para a construo de um ethos comunitrio e social, mas, sim, para a afirmao de conquistas de interesses individuais onde quer que eles possam encontrar uma convergncia com outros interesses individuais. Esta tendncia poderia promover um entendimento do sujeito apenas na esfera do indivduo, afastado ou contra a sociedade que ele vive. No que se refere relao indivduo-sociedade, entende-se, portanto, que no h outra forma de realizao do sujeito que no seja imerso em seu ambiente social. O indivduo pode trazer em si o potencial da ao poltica, mas ele somente pode realizar-se como sujeito socialmente. E esta deveria ser a perspectiva adotada por projetos educacionais de cunho libertador. Os alunos do Letras-Libras podem ver no Guia do Aluno como esses conceitos so pensados dentro do Projeto Poltico Pedaggico do Curso.
11

com outros colegas. Para Vygotsky (1984), a aprendizagem fundamentalmente uma experincia social, de interao pela linguagem e pela ao. As interaes sociais, o respeito, a diversidade do pensamento, o pensamento flexvel e a competncia social so objetivos educacionais de uma proposta educativa que visa formao para a sociedade contempornea que falamos anteriormente. O trabalho cooperativo e a interao social devem propiciar a formao de uma comunidade de aprendizagem de tal maneira que seja possvel compreender novas questes e produzir significados individuais e coletivos. Que seja possvel assegurar a centralidade do indivduo na aprendizagem, mas tambm promover a cooperao e a autonomia. Pois se almeja resultados no apenas de ordem cognitiva, mas tambm de ordem afetiva. A autonomia refere-se s mltiplas capacidades do indivduo em representar-se, tanto nos espaos pblicos como nos espaos privados da vida cotidiana. Compreende o domnio crtico e referenciado do conhecimento. A sua capacidade de decidir, de processar e selecionar informaes, de lidar com elas criticamente. Mas, acima de tudo, a criatividade e a iniciativa. Pressupe que tais atributos no so inerentes ao indivduo, no nascemos autnomos. Tais competncias so construdas por meio de uma srie de aes e tomadas de deciso frente a novos desafios, problemas e contextos educativos. Alm disso, optando por afastarmo-nos de uma abordagem individualista da educao a distncia, compreendemos que autonomia no significa que o estudante deva ser autodidata. Significa, sim, que o estudante o responsvel por percorrer a trajetria da aprendizagem proposta por seu professor nas estratgias de ensino, mas construindo conhecimento em interao e cooperao com todas as outras pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.

NOVOS PAPIS importante chamar a ateno para outro grande diferencial da EaD em relao ao ensino presencial tradicional: o dos diversos novos atores do processo de ensinoaprendizagem. No ensino presencial, entre o saber e o estudante h apenas o professor, que media a relao entre o aluno e o conhecimento que este quer adquirir. J na EaD h muitos outros envolvidos, cada um com um papel diferente e novo no processo de ensino-aprendizagem sejam eles professores, tutores, monitores, alunos...

A principal caracterstica do ensino a distncia apresentada por Maria Luiza Belloni (2006) a transformao do professor de uma entidade individual para uma entidade coletiva. Usamos esse conceito para entender que no se trata mais de uma nica pessoa responsvel pelo ensino, mas uma equipe de educadores (professores, monitores, tutores) que em conjunto vo se responsabilizar pela ao pedaggica necessria para o desenvolvimento das diversas etapas do curso na modalidade a distncia. So professores, monitores, tutores, todos docentes, assumindo papis especficos. Mesmo tratando-se de um grupo, esta equipe tambm no tem o papel central de detentora exclusiva do conhecimento e de transmissora de contedos. Ela planeja e desenvolve atividades de ensino-aprendizagem que devem, antes de ensinar, promover a aprendizagem atravs da autonomia, a interao e a cooperao. Esta equipe tambm acompanha a aprendizagem autnoma do estudante, atravs da comunicao mediada pelos recursos dos meios tecnolgicos12. J vimos uma mudana significativa para o professor. Mas, o que muda para o aluno? O principal seria assumir o seu papel de sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possvel, preciso: - conhecer as novas ferramentas de comunicao e as bases nas quais acontecero as prticas de ensino e aprendizagem; - buscar uma apropriao crtica das novas ferramentas tecnolgicas, isto , ultrapassar o domnio instrumental para um uso crtico e criativo nas atividades de ensinoaprendizagem; - ser ativo, abandonar o papel de receptor passivo de contedos para o de sujeito ativo na construo coletiva do conhecimento; - organizar e planejar cuidadosamente o estudo, de modo a preparar as condies necessrias para a aprendizagem e tambm a tirar o mximo proveito das oportunidades disponibilizadas pelas propostas de ensino apresentadas pelos professores. Contudo, fundamental a disposio do estudante a aprender como aprender a distncia. Alguns aspectos importantes so apresentados por Lia Cavellucci (2004):

No Guia do Aluno h a descrio do papel que cada membro da equipe assume no Curso de LetrasLibras.

12

Primeiramente, precisamos reconhecer que diversos fatores, como o ambiente fsico, cognitivo, afetivo, cultural e scio-econmico, influenciam o nosso modo de aprender. Por isso preciso entender como eles nos afetam, identificar nossos hbitos, conhecer nossos prprios limites. Ao nos conhecermos melhor, poderemos organizar estratgias de estudo mais eficazes para as caractersticas da nossa prpria individualidade. No nosso Curso de Letras-Libras, os contedos das disciplinas so apresentados de diversas formas, por exemplo, em texto escrito, na traduo em Libras, em vdeo. Os dados podem aparecer na forma de textos, grficos, figuras. Alguns estudantes rendem mais na aprendizagem individual, outros em grupos de estudo. Diante de tantas alternativas, possvel desenvolver diferentes estratgias de aprendizagem para lidar com a informao de diferentes maneiras, o que cria maiores possibilidades de sucesso na aprendizagem. Essas escolhas so feitas pelo estudante autnomo, que tem como desafio descobrir seu estilo de aprendizagem para organizar seus estudos. Abaixo relacionamos algumas dicas para orient-lo nessa organizao e planejamento: 1. Organize seu tempo de estudo. O tempo parece escasso para todos. J temos muitos compromissos particulares e profissionais fora do Curso de Letras-Libras e precisamos planejar nossas atividades para que no falte tempo para nada. Muitas vezes no h alternativa, temos que fazer escolhas difceis a respeito das nossas prioridades. A pergunta aqui : qual o espao deste Curso na minha vida? A escolha por fazer um bom curso superior requer tambm garantir tempo adequado para leituras, resoluo de atividades, acesso ao ambiente, conversa com colegas, participao em encontros presenciais no plo. Ser preciso administrar bem o seu tempo. aconselhvel que voc organize um quadro de horrios semanal, distribuindo o seu tempo entre seus compromissos familiares (levar as crianas escola, preparar o almoo), profissionais (cumprir horrios, preparar aulas, seres no final de semana) e de lazer (fazer algum esporte, visitar amigos, sair para a balada). Todos eles so importantes e no podem ser desconsiderados. Tambm seria interessante planejar os compromissos em uma agenda, que contemple o calendrio de todas as atividades do Curso de Letras-Libras. Durante a realizao de uma disciplina h diversos eventos j agendados, como encontros presenciais, provas,

aulas por videoconferncia, alm de outras atividades no agendadas que voc deve realizar sozinho ou em grupos de estudo. Planeje com antecedncia o tempo que ir dedicar a cada uma dessas atividades e procure cumprir sua programao. Evite adiar. O hbito de deixar as tarefas para depois associado ao fato de que j no h algum por perto para lembr-lo dos seus deveres, costuma ser o pior inimigo do estudante a distncia. Em alguns momentos voc pode achar que so muitas as tarefas e que no est conseguindo produzir bem no tempo que destina aos estudos. Aproveite esses momentos para refletir e adequar sua agenda ao seu estilo de aprendizagem. Quais as horas do dia em que voc consegue estar mais descansado? Em que momento do dia voc tem maior concentrao? Procure reservar esses momentos para leitura e reflexo de contedos. Deixe os momentos mais curtos e de maior distrao para conferir sua caixa de mensagens, responder tarefas menos reflexivas, participar de debates. Outra dica concentrar-se em uma tarefa por vez. Subimos uma escada avanando um degrau aps o outro... Para evitar a frustrao, procure ir se conhecendo cada vez mais para saber o tempo que voc gasta para cumprir as tarefas evitando planejamentos impossveis de serem realizados. 2. Mantenha uma rotina. Para o estudante autnomo preciso conhecer bem suas prprias qualidades e limitaes. Descobrir quais as condies necessrias para os seus estudos, como por exemplo, se voc precisa de um caf para entrar no clima, ou deixar seu celular receber os recados das chamadas no atendidas. Refletir sobre nossos hbitos nos d pistas de como podemos organizar uma rotina de estudo que seja mais fcil cumpri-la. Trata-se mesmo de estabelecer um ritual. No ensino presencial j o adotamos sem nem perceber. Desde o momento em que pegamos nossos livros e cadernos e nos dirigimos sala de aula j comeamos a nos preparar psicologicamente para estudar. Ao chegar sala, nos sentamos, organizamos nosso lugar de estudo, esperamos o momento do encontro com o professor. Enquanto temos aula, tratamos dos contedos da disciplina, evitamos outras atividades no associadas ao estudo, ficamos constrangidos de colocar a fofoca em dia com amigos durante a aula. Na modalidade a distncia a mesma coisa. Porm, mais difcil. Principalmente porque muitas vezes estamos sozinhos, no h nada nem ningum para nos observar ou

chamar a ateno se descuidarmos de alguma coisa. Depende apenas de ns. Por isso, uma chave de sucesso tem sido a criao de rotinas. Organizar um horrio e respeita-lo, mantendo, cotidianamente, rituais de estudo. 3. Destine um local apropriado para estudar. Procure reservar um lugar adequado para seus estudos, um canto especial para voc. Um ambiente iluminado e arejado, em que voc tenha tranqilidade para se concentrar, que tenha a mo canetas, blocos de anotao, seu caderno de estudos. Se possvel, um lugar que voc possa comear uma atividade e voltar a ela posteriormente sem misturla com as suas outras atividades domsticas. Tenha como hbito a organizao de seu material, procurando arquivar suas anotaes, leituras complementares, qualquer coisa relativa disciplina. Um arquivo organizado por disciplina ser til sempre que voc precisar recorrer a estas informaes no futuro, durante o curso e tambm depois dele. 4. Crie e mantenha um grupo de estudo. Existe um mito de que em um curso na modalidade a distncia os alunos aprendem sozinhos, sem a ajuda de ningum. A reflexo individual sobre os contedos fundamental, mas ela ganha sentido na cooperao e interao, como falamos anteriormente. Estudar de forma colaborativa amplia suas possibilidades de compreenso. Alimenta a formao de uma comunidade de aprendizagem, que por sua vez o espao adequado para que as trocas e a produo coletiva de significados aconteam. As disciplinas so planejadas propondo espaos de interao social, que visam a criar as condies necessrias para as trocas, a cooperao, o apoio entre colegas, a confirmao do conhecimento, a construo coletiva de saberes, a coeso do grupo. Procure tirar o mximo proveito destes espaos e crie outros. Lembre-se que as ferramentas de comunicao esto disponveis para aproximar as pessoas, mas depende de cada um utiliza-las com esses objetivos.

5. Freqente o plo regional e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA). Voc conta com uma estrutura fsica de plos regionais que est prxima a voc. No plo voc encontra: biblioteca, tutores, computadores com acesso a Internet, sala de videoconferncia, sala de estudos, etc. Nosso curso prev que pelo menos 30% da carga horria sejam realizadas presencialmente, em visitas aos plos regionais. Voc deve freqentar o seu plo no apenas nas atividades obrigatrias, mas tambm para realizar seus estudos coletivamente. L, voc se sentir parte de uma turma, vai encontrar seus colegas, vai ter contato com seu tutor, vai participar de aulas por videoconferncia, vai ter o apoio presencial que precisa. Esta a estrutura mais prxima daquilo que temos como referncia no ensino presencial. Procure fazer uma transio gradual entre as modalidades, aproveitando aquilo que cada uma tem de melhor. At agora ns vimos o conceito de educao a distncia e analisamos algumas mudanas que acontecem nos processos de ensino-aprendizagem por esta modalidade de educao mediada pela tecnologia. Mas no podemos falar de forma to genrica sobre EaD, como se significasse apenas esta educao recente e moderna, feita com computadores. Apesar de parecer o contrrio, esta modalidade de educao j tem uma histria, que est associada aos recursos tecnolgicos disponveis e aos usos que a sociedade destinou a eles no campo educacional em cada momento da nossa histria.

BREVE HISTRICO Temos uma longa trajetria na EaD, que se iniciou com os cursos de instruo entregues pelos correios. Desde a inveno da imprensa por Gutemberg em 1453 e da criao de um sistema de correio postal barato e regular, comearam os cursos de instruo enviados pelo correio. Em 1856 promove-se em Berlim o ensino de francs por correspondncia, em 1858 a Universidade de Londres concede certificados aos alunos externos que recebem instruo pelo correio (Quartiero e outros, 2005), em 1880 os Estados Unidos iniciou a oferta de estudo em casa (Moore, 2005). No entanto, o Brasil comea mais tarde. A partir de 1904 h a oferta de cursos pagos oferecidos por escolas norte-americanas, mas apenas na dcada de 20 surgem iniciativas

nacionais de educao a distncia13. Veja a tabela abaixo, sobre o histrico do uso de tecnologias na EaD no Brasil, apresentada por Vianney (2003, p. 37): 1904 Mdia impressa e correio ensino por correspondncia privado 1923 Rdio Educativo Comunitrio 1939-41 Instituto Monitor e Instituto Universal Brasileiro cursos profissionalizants por correspondncia 1965-970 Criao das TVs Educativas pelo poder pblico 1980 Oferta de supletivos via telecursos (televiso e materiais impresos), por fundaes sem fins lucrativos 1985 Uso do computador stand alone ou em rede local nas universidades 1985-1998 Uso de mdias de armazenamento (vdeo-aulas, disquetes, CD-ROM, etc.) como meios complementares 1989 Criao da Rede nacional de Pesquisa (uso de BBS, Bitnet, e e-mail) 1990 Uso intensivo de teleconferncias (cursos via satlite) em programas de capacitao a distncia 1994 Incio da oferta de cursos superiores a distncia por mdia impressa 1995 Disseminao da Internet nas Instituies de Ensino Superior, via RNP 1996 Redes de videoconferncia Incio da oferta de mestrado a distncia, por universidade publica em parceria com empresa privada 1997 Criao de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Incio da oferta de especializao a distncia, via Internet, em universidades pblicas e particulares

O Brasil no acompanhou a rapidez do restante do mundo na oferta de cursos a distncia, e apresenta uma defasagem de quase trs dcadas na expanso da educao a distncia no ensino superior (a EaD nas universidades da Amrica do Norte e Amrica Hispnica se deu nas dcadas de 1960 a 1980). Vianney (2003) justifica a demora na entrada da universidade brasileira na EaD em razo da histria diferenciada de implantao do ensino superior no Brasil. Enquanto Inglaterra e Espanha incentivaram a criao de universidades nas colnias desde o sculo XVI, Portugal manteve os brasileiros vinculados Universidade de Coimbra, isto , para estudar, os brasileiros tinham que viajar para Portugal. A Universidade do Brasil surgiu apenas em 1920 no Rio de Janeiro, que se comparada a outras como Harvard (1636), Mxico (1553) e Buenos Aires (1821), pode ajudar a compreender algum atraso.

13

1999-2001 Criao de redes pblicas, privadas e confessionais para cooperao em tecnologia e metodologia para o suo das NTIC na EaD 1999-2002- Credenciamento oficial de instituies universitrias para atuar em educao a distncia comum associarmos a evoluo da Ead inveno tecnolgica que promoveu mudanas. Uma classificao bastante aceita na rea a de Michael Moore, que organiza os fatos em geraes, segundo as ferramentas tecnolgicas utilizadas, conforme apresentada abaixo: 1 gerao - ocorreu quando o meio de comunicao era o texto, e a educao por correspondncia. 2 gerao - foi o ensino por meio de rdio e televiso. 3 gerao - refere-se mais a inveno de uma nova modalidade de educao, em universidades abertas. 4 gerao - caracterizou-se pela interao em tempo real a distncia, por udio e videoconferncia, transmitidos por telefone. Satlite, cabos e redes de computadores. 5 gerao - envolve o ensino e aprendizagem on-line em ambientes virtuais baseados em tecnologias da internet.

O Brasil no acompanhou esta evoluo por geraes como Moore coloca. Praticamente comeamos com cursos por rdio e correspondncia simultaneamente (1 e 2 geraes) e no tivemos uma expanso acelerada de universidades estatais a distncia na 3a gerao, como aconteceu em muitos outros pases. As crticas a esse quadro recaem sobre a legislao que regula14 a EaD no pas, por ser a expresso de polticas pblicas que tm freado iniciativas parecidas s internacionais. A oferta de cursos a distncia usando computadores s surgiu no Brasil a partir de 1995. Com a expanso da Internet nas Instituies de Ensino Superior do pas, e, posteriormente, com a oficializao da modalidade de EaD para todos os nveis de ensino atravs da publicao da Lei de Diretrizes e Bases (LDB)15 em 1996. As

14

Leia sobre a Legislao na pgina do MEC: <http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=61> 15 A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) pode ser encontrada em:< http://www.mec.gov.br >.

experincias pioneiras com o uso da Internet como mdia educacional aconteceram entre 1994 e 1996. Em 1997 tem incio a oferta de cursos de ps-graduao lato sensu pela Internet16. No final de 2002 havia quase 85.000 alunos matriculados nos 60 cursos superiores a distncia oficialmente registrados, quantidade pequena se comparada aos mais de trs milhes de alunos matriculados no sistema de ensino presencial na mesma poca17. Segundo o Anurio Estatstico de Educao Aberta e a Distncia (ANAED)18, publicado em 2005 pela Associao Brasileira de Educao a Distncia - ABED, mais de um milho de pessoas concluram cursos a distncia em 2004. Hoje, no Brasil, a evoluo tem se caracterizado no pela substituio de uma gerao por outra mais avanada tecnologicamente, mas por uma sobreposio, onde podem ser encontrados cursos de todas as geraes da EaD. Essa sobreposio pode apontar um possvel afastamento da abordagem tecnolgica apresentada anteriormente. Isto , que a qualidade da educao no seria definida pela tecnologia disponvel, mas que a tecnologia poderia estar submetida s necessidades e demandas especficas de cada projeto educativo. Embora possamos no embarcar em uma leitura da EaD a partir da tecnologia, temos que conhecer os recursos tecnolgicos disponveis para os colocarmos em uso pela educao de qualidade que acreditamos. Mas, quais seriam esses recursos tecnolgicos disponveis e as mdias mais utilizadas atualmente? So vrias e cada Curso, como o nosso Curso de Letras-Libras, faz escolhas sobre quais recursos utilizar em cada caso. Vamos ver algumas anlises apresentadas por Moore a respeito dos recursos de comunicao mais utilizados na EaD.

Um dos agentes importantes dessa entrada foi a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ofereceu os primeiros cursos de mestrado por videoconferncia montando plos de aprendizagem dentro das empresas e unidades de apoio educacional para aulas a distncia, porm sncronas <glossrio?>. Entre outras instituies que participaram deste incio esto a Universidade Anhembi Morumbi, com cursos de extenso em moda, turismo e pesquisa em design pela Internet (desde 1995); a Escola Paulista de Medicina, com oferta via Internet de materiais suplementares aos alunos de cursos de graduao (a partir de 1994); a Faculdade Carioca, com cursos online (1996); e a Universidade Federal de Minas Gerais, que utilizava MOO (Multi-user Object Oriented) para interao sncrona de alunos, listas de discusso, e atendimento por monitores (desde 1995).
17 18

16

Censo Brasileiro do Ensino Superior de 2001. Relatrio completo no site: < www.mec.gov.br>. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17361.shtml>.

1. Material Impresso O texto a mdia mais comum na EaD. Apesar da possibilidade da comunicao online, muitos cursos ainda optam pela veiculao de textos no formato impresso, de livros didticos, guias de estudo, jornais e boletins. O material impresso tem como vantagem o fato de que os usurios (professores, tutores, alunos) j esto familiarizados com ele e j sabem o que fazer com ele. Atravs dele possvel a transmisso de um volume grande de informaes e um estudo individual, cada qual em seu prprio horrio e ritmo. Alm disso, livros so portteis, tem uma durabilidade considervel, o que os torna confiveis e convenientes. Como desvantagem h o tempo de preparao de textos de alta qualidade. Com a internet ficou mais fcil e barato produzir e distribuir textos, mas nem todos se adaptam leitura de textos na tela do computador e preferem a mdia impressa. possvel a interao por meio de texto, mas quase nunca acontece de forma impressa e, sim, na escrita mo ou em formato digital. No nosso Curso de Letras-Libras, no utilizamos o livro impresso, mas faremos uso de um guia de estudo, chamado caderno de estudos. O caderno de estudos traz a organizao e a estrutura do curso e apresenta orientaes para os alunos e instrues acerca da disciplina.

2. udio e Vdeo As gravaes em udio e vdeo apresentam informaes de maneira estimulante e divertida. O vdeo, em especial, uma mdia atrativa e muito eficaz para transmitir aspectos emocionais ou relacionados a atitudes. Pela sua capacidade de mostrar pessoas interagindo, ou uma seqncia de aes, bastante utilizado para estudos de caso, documentrios, exemplificao de contedos, ensino de aptides, demonstrao de procedimentos, etc. Um dos principais problemas do uso de mdias de udio e vdeo na EaD a necessidade de equipes profissionais para a sua produo, o que o torna caro. Mas em alguns casos, como o vdeo para o nosso Curso de Letras-Libras, est mdia torna-se essencial e os benefcios compensam o investimento, no mesmo?

3. Rdio e TV Rdio e televiso podem oferecer informaes imediatas e atualizadas, em uma comunicao de massa. Sua linguagem que articula som e imagem dinmica e propicia a ilustrao de assuntos, dramatizaes variadas, entre outras coisas. O rdio tem uma vantagem de ser uma mdia mais flexvel, de rpida difuso a custos bem reduzidos. Com o surgimento da rede de satlites, o ensino pela televiso se tornou bem popular ao veicular programas em escala nacional. No entanto, a transmisso televisiva requer acesso aos canais de difuso e uma equipe especializada, o que a torna onerosa tambm.

4. Teleconferncia e Videoconferncia Aqui esto includas a audioconferncia (quando os participantes esto conectados atravs de linhas telefnicas); e a videoconferncia (que permite a transmisso nos dois sentidos, de imagem televisadas via satlite ou cabo). A videoconferncia, especialmente, oferece as vantagens de uma interatividade mais prxima do ensino presencial. No entanto, envolve a utilizao de equipamentos complexos e caros, que nem sempre funcionam adequadamente.

5. Aprendizado por Computador e pela Internet O computador apresenta uma oportunidade de alta qualidade para a aprendizagem, j que, atravs de programas especficos, organiza contedos usando hipertexto e hipermdia, apresenta mtodos de investigao, simulaes e jogos, estrutura as atividades atravs de texto, voz, imagens, aplicativos compartilhados e vdeo. Quando o computador est ligado Internet, ainda oferece ferramentas de comunicao que permitem a interao entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, de modo assncrono ou em tempo real. Este ambiente informatizado de estudos chamado de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA). No nosso caso, usamos um software livre chamado Moodle para suportar este ambiente de aprendizagem e nele contamos com algumas ferramentas de comunicao sncronas19 e assncronas20 importantes: - e-mail meio de comunicao assncrono e individual.

19 20

Ferramentas que permitem a comunicao e a interao simultneas. Ferramentas que permitem a comunicao e a interao em tempos diferentes.

- frum de discusso meio de comunicao assncrono, que permite a troca de mensagens encadeadas visveis para todo o grupo. Atravs dele os alunos enviam seus comentrios e interagem, trocando idias, com seus colegas, monitores, tutores e professores, podendo faz-lo em tempos diferentes e lugares diferentes. - chat ou bate-papo meio de comunicao sncrono, em que as pessoas conectadas Internet ao mesmo tempo, mas cada uma atravs de seu prprio computador, podem trocar mensagens instantneas. Essas mensagens geralmente so trocadas em forma textual, mas tambm possvel a transmisso de vdeo, isto , qualquer pessoa equipada com uma cmera digital pode transmitir sua mensagem em formato de imagem digital, uma por vez.

importante salientarmos que no existe uma tecnologia certa ou errada para EaD. Cada mdia tem seus pontos positivos e negativos e o melhor buscar uma combinao diversificada, orientada pelos objetivos educativos a serem atingidos. A integrao de mdias diferentes proporciona flexibilidade e diversidade didticopedaggica e dispe variadas formas de aprender ao aprendiz. O estudante autnomo aquele que se apropria do instrumento e o utiliza de forma crtica e criativa.

A COMUNICAO NA EDUCAO A DISTNCIA Como j falamos, a Educao , por princpio, um processo de comunicao. Se optarmos, como proposto anteriormente, por uma abordagem que no entende a tecnologia como o centro do processo educativo mas as pessoas e suas competncias de uso dessas tecnologias, perceberemos que esta organizao em geraes apenas nos aponta que hoje temos possibilidades tecnolgicas adequadas para suportar formas mais interativas de comunicao. So as opes educativas e no simplesmente aquelas baseadas nas possibilidades dos recursos tecnolgicos que devem orientar a prtica pedaggica. Podemos identificar estas opes atravs dos tipos de comunicao permitidos e promovidos no curso. Segundo Sumner (2000), opera-se uma diviso na tecnologia usada nas prticas comunicativas da educao a distncia: ou ela envolve uma comunicao primria unidirecional (unidades de curso, fitas de vdeo, televiso e rdio), que mal se poderia consider-la realmente uma forma de comunicao dialgica mas, sim, apenas uma

transferncia de informao; ou ela envolve uma comunicao primria bidirecional (tutoria por telefone, videoconferncia, e-mail, conferncia por computador), que teria o potencial de suportar uma ao comunicativa, sem contudo trazer em si a garantia de que ela ocorra. O uso de tecnologias de comunicao unidirecionais necessrio e bem-vindo, mas deve ser complementar, e no ser o padro de comunicao das prticas educativas a distncia. A predominncia de uma comunicao unidirecional nas trocas comunicativas caracteriza um modo de educao transmissiva, enquanto a predominncia na criao de ambientes de troca e interao comunicativa, no s entre professor, administrao, tutor, monitor e aluno, mas entre os prprios alunos e no processo de aprendizagem, reflete uma proposta que pode criar esferas pblicas de aprendizagem atravs da promoo do dilogo. Vamos tentar fazer uma anlise da apropriao da tecnologia nas diferentes geraes? Na primeira gerao (estudo por correspondncia), o estudo era fragmentado e despachado pelo correio atravs de um material impresso. A comunicao era unidirecional e a forma de aprendizagem era transmissiva. A nfase na capacitao individual acontecia sob o custo das comunidades de aprendizagem que no eram criadas e, assim, esse tipo de educao no promovia as bases para a aprendizagem pela interao e cooperao que falamos anteriormente. Na segunda gerao (uso de rdio e TV), o estudo continuava fragmentado, s que agora despachado pelas antenas e satlites. A comunicao continuava unidirecional, s que adotando novos recursos visuais e sonoros. Como diz Belloni, trata-se da mesma educao transmissiva e individualista, s que agora com recursos mais modernos. Aos poucos passamos da possibilidade de uma comunicao unidirecional para uma outra bidirecional. Quando o avano tecnolgico propiciou inclusive a conferncia mediada por computadores, carregando consigo o potencial para a interao e o dilogo, o modelo de ensino continuou concentrado na comunicao unidirecional, no conhecimento especializado, no mercado de massa e na independncia dos estudantes (Sumner, 2000, p. 277). Mostrou que antes das possibilidades dadas pelos recursos tcnicos havia, sim, uma escolha de princpios educativos. O que esses autores admitem e mostram que a EaD tem sido usada quase exclusivamente reforando aquele modelo ultrapassado de educao que falamos no

comeo. Nas primeiras geraes, a aprendizagem no social, mas individualista, e considerada uma aquisio de conhecimento dada pelo material de estudo. A terceira gerao tem sua disposio um recurso tecnolgico apropriado para a aprendizagem coletiva, que pode ou no acontecer, dependendo da deciso de valor que est na proposta poltico-pedaggica do curso. E tambm, dependendo da apropriao que os alunos, autnomos, fazem dos recursos tecnolgicos. Cursos a distncia que sejam meras adaptaes da tradicional educao individualista continuada em ambientes informatizados (posto que baseados na instruo fragmentada de contedos, sobrecarregados de informaes em CD-ROM e links de websites, testes individuais) podem aumentar e tornar quase sem fim o acesso informao pelos estudantes, mas no contribuem em nada para providenciar a interao vital necessria para o dilogo, isto , atravs da aprendizagem social (Sumner, 2000). A essncia de uma educao que constri o mundo da vida a experincia de aprendizagem em grupo que caracteriza a ao comunicativa. Ao comunicativa um processo bidirecional que pode acontecer face-a-face ou, com diferentes nveis de eficcia, pela mediao do texto (correspondncia com tutores), udio (tutoria por telefone ou audioconferncia), e computador televiso (e-mail (televiso ou interativa e por

videoconferncia)

conferncias

computador). A ao comunicativa no pode acontecer na comunicao unidirecional unidades de curso e suplementos, fitas de udio e vdeo, e programas de rdio e televiso. Essas tecnologias unidirecionais deixam pouco espao para a comunicao no sentido verdadeiro do termo comunicao como o discurso emancipatrio e no-dominante desenhado para promover o entendimento (Boyd, 1991) (Sumner, 2000). Isto quer dizer que, mesmo reconhecendo o uso comum e inadequado das comunicaes bidirecionais em ambientes educativos a distncia, principalmente da conferncia por computador, precisamos aproveitar o potencial desses espaos de interao comunicativa e social para a promoo de uma aprendizagem significativa. A cada dia surgem novos modelos de comunicao, e tm se buscado materiais didticos bem elaborados que so capazes de levar os alunos a "aprender a aprender". Formas em que o emissor no apenas transmita mensagens, mas promova processos de

dilogo e participao. Ferramentas como hipertexto, hipermdia, formulrios, mltipla escolha, download, e-mail, frum e chat sero eficientes na medida em que seja privilegiada a interatividade ao longo do estudo. O estudante, nesses ambientes, precisa ter oportunidades de interagir e trocar, em diversos nveis, com o material, o professor, o conjunto de alunos, o suporte, a coordenao pedaggica. E deve apostar nesta proposta quando ela propiciada pelo curso.

REFERNCIAS

BELLONI, Maria Luiza. Educao a distncia. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleo educao contempornea). CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 2003. CAVELUCCI, Lia. Estilos de aprendizagem: em busca das diferenas individuais. Disponvel em <http://ead.unicamp.br/~renata/trabalho_pesquisa>. Acesso: 20 ago. 2004. GARCA ARETIO, Lorenzo. Educacin a distancia hoy. Madrid:UNED, 1994. GATES, Bill. A estrada do futuro. So Paulo: Cia. das Letras, 1995. 347 p. HILTZ, S.; TUROFF, M. Network nation. Cambridge, MA: MIT Press, 1995. KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distncia. Campinas, SP: Papirus, 2003. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educao a Distncia. So Paulo: Thomson Pioneira, 2007. MORAN, Jos Manuel. O que educao a distncia. Disponvel em:
<http://www.eca.usp.br/prof/moran>. Acesso em: ago. 2007.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. QUARTIERO, Elisa Maria; CATAPAN, Araci Hack; GOMES, Nilza Godoy; CERNY, Roseli Zen. Introduo Educao Distncia. Florianpolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2005. RAMAL, Andrea Ceclia. Educao na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. SILVEIRA, Maria Helena; RAJ, Paulo Pavarini. Formao do professor e a educao a distncia: do impresso s redes eletrnicas. TV na escola e os desafios de hoje: Curso de extenso para professores do ensino fundamental e mdio da rede pblica. UniRede e Seed/MEC/Coordenao de Leda Fiorentini e Vnia Lcia Carneiro. Braslia: Ed. UnB, 2003. SUMNER, Jennifer. Serving the system: a critical theory of distance education. Open Learning, v. 15, n. 3, November, p. 267-285, 2000. VYGOTSKY, L.S. Formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1984.

S-ar putea să vă placă și