Sunteți pe pagina 1din 21

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO DEPARTAMENTO DE EDUCAO BSICA

EVENTO PROVA BRASIL E A FORMAO DOCENTE Questes da Prova Brasil Lngua Portuguesa

GRUPO A QUESTO 01
Tpico I Procedimentos de Leitura D1 Localizar informaes explcitas em um texto. DCE Localizar informaes explcitas e implcitas no texto Caderno de Expectativas Localizar informaes explcitas no texto Seja criativo: fuja das desculpas manjadas Entrevista com teens, pais e psiclogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conhea seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugesto: evite-as. Os pais no acreditam. Ns tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. At o socorro chegar... A gente no podia deixar a pobre velhinha sozinha, no ? O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas no se preocupem, ningum se machucou!

Cheguei um minuto depois do nibus ter partido. A tive de ficar horas esperando uma De acordo com o texto, os pais no acreditam em carona... Voc acredita que o meu relgio parou e eu nem percebi? (A) adolescentes. Mas vocs disseram que hoje eu podia chegar tarde, no se lembram? (B) psiclogos. Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui s dava ocupado! (C) pesquisas. (D) DESCULPAS.

ANLISE: Um texto, em geral, traz informaes que se situam na sua superfcie e so, assim, explcitas ou traz informaes apenas implcitas ou subentendidas. A habilidade prevista nesse descritor concerne capacidade do aluno para localizar, no percurso do texto, uma informao que, explicitamente, consta na sua superfcie. Como se v, corresponde a uma habilidade bastante elementar. Assim, espera-se que o item relativo a esse descritor solicite do aluno a identificao de uma determinada informao, entre vrias outras expressas no texto.

GRUPO B QUESTO 01
Tpico II Implicaes do Suporte, do Gnero e /ou do Enunciador na Compreenso do Texto D5 Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). DCE Utilizar textos verbais diversos que dialoguem com no-verbais, como grficos, fotos, imagens, mapas e outros. Caderno de Expectativas Reconhecer os elementos grficos (no-verbais) na compreenso do texto; reconhea o efeito de sentido proveniente do uso de recursos grficos e lingusticos no texto.

O Globo 07/02/2005 Considerando-se os dados relativos s verbas recebidas e ao desempenho em matemtica, nos estados, conclui-se que (A) h uma relao direta entre quantidade de verbas por aluno e desempenho mdio dos alunos. (B) Minas Gerais teve menos recursos por aluno e apresentou baixo desempenho mdio dos alunos. (C) O MAIOR BENEFICIADO COM RECURSOS FINANCEIROS POR ALUNO FOI RORAIMA. (D) So Paulo recebeu maiores verbas por aluno por ser o maior estado.

ANLISE: Alm do material especificamente lingstico, muitos textos lanam mo de signos ou sinais de outros cdigos, de outras linguagens, que, de muitas formas, concorrem para o entendimento global de seu sentido. Articular esses diferentes sinais representa uma habilidade de compreenso de grande significao, sobretudo atualmente, pois so muitos os textos que misturam tais tipos de representao, fazendo demandas de leitura de elementos no-verbais para o entendimento global do texto exposto. Um item que se destina a avaliar essa habilidade deve ter como estmulo um texto que conjugue diferentes linguagens, com o intuito, no entanto, de o aluno poder articul-las em funo de um sentido global. Para demonstrar essa habilidade, no basta apenas decodificar sinais e smbolos, mas ter a capacidade de perceber a interao entre a imagem e o texto escrito. A integrao de imagens e palavras contribui para a formao de novos sentidos do texto.

GRUPO C QUESTO 01
Tpico III Relao entre Textos D21 Reconhecer posies distintas entre duas ou mais opinies relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. DCE Discurso ideolgico; vozes sociais; encaminhar discusses e reflexes sobre: tema, finalidade, intenes, intertextualidade (...) Caderno de Expectativas Reconhecer as diferenas (de posicionamento, de ideias, de intenes) entre textos que tratam do mesmo assunto Texto I A criao segundo os ndios Macuxis No incio era assim: gua e cu. Um dia, um Menino caiu na gua. O sol quente soltou a pele do Menino. A pele escorregou e formou a terra. Ento, a gua dividiu o lugar com a terra. E o Menino recebeu uma nova pele cor de fogo. No dia seguinte, o Menino subiu numa rvore. Provou de todos os frutos. E jogou todas as sementes ao vento. Muitas sementes caram no cho. E viraram bichos. Muitas sementes caram na gua. E viraram peixes. Muitas sementes continuaram boiando no vento. E viraram pssaros. No outro dia, o Menino foi nadar. Mergulhou fundo. E encontrou um peixe ferido. O peixe explodiu. E da exploso surgiu uma Menina. O Menino deu a mo para a Menina. E foram andando. E o Menino e a Menina foram conhecer os quatro cantos da Terra. Texto II A criao segundo os negros Nags Olorum. S existia Olorum. No incio, s existia Olorum. Tudo o mais surgiu depois. Olorum o Senhor de todos os seres. Certa vez, conversando com Oxal, Olorum pediu: V preparar o mundo! E ele foi. Mas Oxal vivia sozinho e resolveu casar com Odudua. Deste casamento, nasceram Aganju, a Terra Firme, e Iemanj, Dona das guas. De Iemanj, muito tempo depois, nasceram os Orixs. Os Orixs so os protetores do mundo.
BORGES, G. et al. Criao. Belo Horizonte: Terra, 1999.

Comparando-se essas duas verses da criao do mundo, constata-se que (A) A DIFERENA ENTRE ELAS CONSISTE NA RELAO ENTRE O CRIADOR E A CRIAO. (B) a origem do princpio religioso da criao do mundo a mesma nas duas verses. (C) as divindades, em cada uma delas, tm diferentes graus de importncia. (D) as diferenas so apenas de nomes em decorrncia da diversidade das lnguas originrias.

ANLISE:

Diferentemente do que exposto no descritor anterior, dois ou mais textos que desenvolvem o mesmo tema podem ser confrontados para se procurar perceber os pontos em que tais textos divergem. Tambm pode acontecer de um nico texto apresentar opinies distintas em relao a um mesmo fato. A habilidade para estabelecer esses pontos divergentes de grande relevncia na vida social de cada um, pois, constantemente, somos submetidos a informaes e opinies distintas acerca de um fato ou de um tema. O item que se destina a avaliar essa habilidade deve apoiar-se em um, dois ou mais textos diferentes e focalizar os pontos em que esses textos divergem. A habilidade avaliada por meio deste descritor relaciona-se, pois, identificao, pelo aluno, das diferentes opinies emitidas sobre um mesmo fato ou tema. A construo desse conhecimento um dos principais balizadores de um dos objetivos do ensino da Lngua Portuguesa, qual seja, o de capacitar o aluno a analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o prprio, desenvolvendo a capacidade de avaliao dos textos.

GRUPO D QUESTO 01
Tpico IV C oerncia e Coeso no Processamento do Texto D8 Estabelecer relao entre a tese e os argumentos oferecidos para sustent-la. DCE Operadores argumentativos/Argumentos do texto Caderno de Expectativas Identificar o tema/tese do texto e reconhecer operadores argumentativos no texto.

A dor de crescer Perodo de passagem, tempo de agitao e turbulncias. Um fenmeno psicolgico e social, que ter diferentes particularidades de acordo com o ambiente social e cultural. Do latim ad, que quer dizer para, e olescer, que significa crescer, mas tambm adoecer, enfermar. Todas essas definies, por mais verdadeiras que sejam, foram formuladas por adultos. "Adolescer di" dizem as psicanalistas [Margarete, Ana Maria e Yeda] "porque um perodo de grandes transformaes. H um sofrimento emocional com as mudanas biolgicas e mentais que ocorrem nessa fase. a morte da criana para o nascimento do adulto. Portanto, trata-se de uma passagem de perdas e ganhos e isso nem sempre entendido pelos adultos." Margarete, Ana Maria e Yeda decidiram criar o "Ponto de Referncia" exatamente para isso. Para facilitar a vida tanto dos adolescentes quanto das pessoas que os rodeiam, como pais e professores. "Estamos tentando resgatar o sentido da palavra dilogo" enfatiza Yeda "quando os dois falam, os dois ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando. Nosso objetivo maior talvez seja o resgate da interlocuo, com direito, inclusive, a interrupes." Frutos de uma educao autoritria, os pais de hoje se queixam de estar vivendo a to alardeada ditadura dos filhos. Contrapondo o autoritarismo, muitos enveredaram pelo caminho da liberdade generalizada e essa tem sido a grande dvida dos pais que procuram o "Ponto de Referncia": proibir ou permitir? "O que propomos aqui" afirma Margarete " a conscincia da liberdade. Nem o vale -tudo e nem a proibio total. Tivemos acesso a centros semelhantes ao nosso na Espanha e em Portugal, onde o setor pblico funciona bem e d muito apoio a esse tipo de trabalho porque j descobriram a importncia de uma adolescncia vivida com um mnimo de equilbrio. J que o processo de passagem inevitvel, que ele seja feito com menos dor para todos os envolvidos". MIRTES Helena. In: Estado de Minas, 16 jun. 1996.

No texto, o argumento que comprova a ideia de ser a adolescncia um perodo de passagem (A) ADOLESCENTES SOFREM MUDANAS BIOLGICAS E MENTAIS. (B) filhos devem ter conscincia do significado de liberdade. (C) pais reclamam da ditadura de seus filhos. (D) psiclogos tentam recuperar o valor do dilogo.

ANLISE:

Expor uma tese, naturalmente, exige a apresentao de argumentos a fundamentem. Ou seja, os argumentos apresentados funcionam como razes ou como fundamentos de que a tese defendida tem sentido e consistncia. Nas prticas sociais que envolvem a proposio de um certo posicionamento ou ponto de vista, a estratgia de oferecer argumentos no por acaso chamada de argumentao um recurso de primeira importncia. Um item relacionado a esse descritor deve levar o aluno a identificar, em uma passagem de carter argumentativo, as razes oferecidas em defesa do posicionamento assumido pelo autor. Pretende-se, com este item, que o leitor identifique os argumentos utilizados pelo autor na construo de um texto argumentativo. Essa tarefa exige que o leitor, primeiramente, reconhea o ponto de vista que est sendo defendido e relacione os argumentos usados para sustent-lo.

GRUPO A - QUESTO 02
Tpico V Relaes entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expresso. DCE Deduzir os sentidos de palavras e/ou expresses a partir do contexto. Caderno de Expectativas Fazer inferncia do sentido de palavras ou expresses em determinado texto.

As Amaznias Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram a Amaznia. Ela cobre mais da metade do territrio brasileiro. Quem viaja pela regio, no cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No incio era assim: gua e cu. mata que no tem mais fim. Mata contnua, com rvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. So mais de mil rios desaguando no Amazonas. gua que no acaba mais.
SALDANHA, P. As Amaznias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

No texto, o uso da expresso gua que no acaba mais revela (A) ADMIRAO PELO TAMANHO DO RIO. (B) ambio pela riqueza da regio. (C) medo da violncia das guas. (D) surpresa pela localizao do rio. ANLISE: Se verdade que nada no texto acontece aleatoriamente, ganha relevo admitir que a seleo de determinada palavra em lugar de uma outra pode responder a uma inteno particular do interlocutor de produzir certo efeito discursivo. Optar por um diminutivo, por exemplo, pode ser um recurso para expressar uma ressalva, para desprestigiar um objeto, como pode, ao contrrio, revelar afeto, carinho, aceitao. Optar por uma palavra estrangeira tambm tem seus efeitos. Portanto, a competncia comunicativa inclui a capacidade de no apenas conhecer os significados das palavras, mas, sobretudo, de discernir os efeitos de sentido que suas escolhas proporcionam. Isso nos leva a ultrapassar a simples identificao do que o outro diz para perceber por que ele diz com essa ou aquela palavra. Um item destinado a avaliar essa habilidade deve focalizar uma determinada palavra ou expresso e solicitar do aluno o discernimento de por que essa, e no outra palavra ou expresso, foi selecionada. Com este item, pretendemos avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a alterao de significado de um determinado termo ou vocbulo, decorrente da escolha do autor em utilizar uma linguagem figurada. Devemos compreender a seleo vocabular como uma estratgia do autor para que o leitor depreenda seus propsitos.

GRUPO B QUESTO 02
Tpico VI Variao Lingstica D13 Identificar as marcas lingsticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. DCE Interlocutor Caderno de Expectativas Reconhecer o grau de formalidade da linguagem em diferentes textos. Texto I Minha Sombra De manh a minha sombra com meu papagaio e o meu macaco comeam a me arremedar. E quando eu saio a minha sombra vai comigo fazendo o que eu fao seguindo os meus passos. Depois meio-dia. E a minha sombra fica do tamaninho de quando eu era menino. Depois tardinha. E a minha sombra to comprida brinca de pernas de pau. Minha sombra, eu s queria ter o humor que voc tem, ter a sua meninice, ser igualzinho a voc. E de noite quando, escrevo, fazer como voc faz, como eu fazia em criana: Minha sombra voc pe a sua mo por baixo da minha mo, vai cobrindo o rascunho dos meus poemas sem saber ler e escrever. LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19 ed. Rio de Janeiro: Jos Aguillar Ltda, 1958.

Texto II Assaltos inslitos Assalto no tem graa nenhuma, mas alguns, contados depois, at que so engraados. igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota. Uma vez me contaram de um cidado que foi assaltado em sua casa. At a, nada demais. Tem gente que assaltada na rua, no nibus, no escritrio, at dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o so na prpria casa. O que no diminui o desconforto da situao. Pois l estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianas haviam sado com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa teraputica atividade, quando, da garagem, v adentrar pelo jardim dois indivduos suspeitos. Mal teve tempo de tomar uma atitude e j ouvia: um assalto, fica quieto seno leva chumbo. Ele j se preparava para toda sorte de tragdias quando um dos ladres pergunta: Cad o patro? Num rasgo de criatividade, respondeu: Saiu, foi com a famlia ao mercado, mas j volta. Ento vamos l dentro, mostre tudo. Fingindo-se, ento, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, comeou a dizer: Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, no gosto desse patro. Paga mal, um po-duro. Por que no levam aquele rdio ali? Olha, se eu fosse vocs levava aquele som tambm. Na cozinha tem uma batedeira tima da patroa. No querem uns discos? Dinheiro no tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armrio tem uma poro de caixas de bombons, que o patro tarado por bombom. Os ladres recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saram apressados. Da a pouco chegavam a mulher e os filhos. Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do prprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo. SANTANNA Affonso Romano. PORTA DE COLGIO E OUTRAS CRNICAS So Paulo:tica 1995. (Coleo Para gostar de ler).

exemplo de linguagem formal, no texto II (A) dito-cujo. (B) ADENTRAR. (C) po-duro. (D) botam.

ANLISE: As variaes lingsticas, evidentemente, manifestam-se por formas, marcas, estruturas que revelam caractersticas (regionais ou sociais) do locutor e, por vezes, do interlocutor a quem o texto se destina. Essas variaes so, portanto, resultado do empenho dos interlocutores para se ajustarem s condies de produo e de circulao do discurso. Um item relacionado a essa habilidade deve, portanto, centrar-se no reconhecimento das variaes (gramaticais ou lexicais) que, mais especificamente, revelam as caractersticas dos locutores e dos interlocutores. Este item vai exigir do aluno a habilidade em identificar as variaes lingsticas resultantes da influncia de diversos fatores, como o grupo social a que o falante pertence, o lugar e a poca em que ele nasceu e vive, bem como verificar quem fala no texto e a quem este se destina, reconhecendo as marcas lingsticas expressas por meio de registros usados, vocabulrio empregado, uso de grias ou expresses ou nveis de linguagem.

GRUPO C QUESTO 2
Tpico I Procedimentos de Leitura D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso. DCE Ampliar seu lxico; deduzir o sentido de palavras e/ou expresses a partir do contexto. Caderno de Expectativa Fazer inferncia do sentido de palavras ou expresses em determinado texto. O SAPO Era uma vez um lindo prncipe por quem todas as moas se apaixonavam. Por ele tambm se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O prncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. Se no vai casar comigo no vai se casar com ningum mais! Olhou fundo nos olhos dele e disse: Voc vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o prncipe sentiu estremeo. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitio tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
(ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Ars Potica, 1994.)

No trecho O prncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava., a expresso destacada significa que (A) NO DEU ATENO AO PEDIDO DE CASAMENTO. (B) no entendeu o pedido de casamento. (C) no respondeu bruxa. (D) no acreditou na bruxa.

ANLISE: As palavras so providas de sentido e, na maioria das vezes, so polissmicas; ou seja, podem assumir, em contextos diferentes, significados tambm diferentes. Assim, para a compreenso de um texto, fundamental que se identifique, entre os vrios sentidos possveis de uma determinada palavra, aquele que foi particular mente utilizado no texto. O aluno precisa decidir, ento, entre vrias opes, aquela que apresenta o sentido com que a palavra foi usada no texto. Ou seja, o que sobressai aqui no apenas que o aluno conhea o vocabulrio dicionarizado, pois todas as alternativas trazem significados que podem ser atribudos palavra analisada. O que se pretende que, com base no contexto, o aluno seja capaz de reconhecer o sentido com que a palavra est sendo usada no texto em apreo.

GRUPO D - QUESTO 02
Tpico II Implicaes do Suporte, do Gnero e /ou do Enunciador na Compreenso do Texto D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros. DCE Propiciar prticas de leitura de textos de diferentes gneros; encaminhar discusses e reflexes sobre: tema, finalidade, intenes (...) Caderno de Expectativas Identificar a finalidade de gneros diversos.

H muitos sculos, o homem vem construindo aparelhos para medir o tempo e no lhe deixar perder a hora. Um dos mais antigos foi inventado pelos chineses e consistia em uma corda cheia de ns a intervalos regulares. Colocava-se fogo ao artefato e a durao de algum evento era medida pelo tempo que a corda levava para queimar entre um n e outro. No h registros, mas com certeza diziam-se coisas como: Muito bonito, no? Voc est atrasado h mais de trs ns! Jornal O Estado de So Paulo, 28/05/1992. A finalidade do texto (A) argumentar. (B) descrever. (C) INFORMAR. (D) narrar.

ANLISE:

Todo texto se realiza com uma determinada finalidade. Ou seja, tem um propsito interativo especfico. Pode pretender, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posio, narrar um acontecimento, fazer uma advertncia, persuadir algum de alguma coisa etc. O entendimento bem sucedido de um texto depende, tambm, da identificao das intenes pretendidas por esse texto. Um item relacionado a este descritor deve incidir, exatamente, sobre as pretenses reconhecveis para o texto. Elementos lingsticos e outros contextuais funcionam como pistas para a identificao da finalidade pretendida pelo texto. Este descritor avalia, por meio do item, se o aluno compreende qual a funo social do texto. A partir da leitura do texto como um todo, ele deve perceber a intencionalidade do autor, isto , seus propsitos.

GRUPO A QUESTO 03
Tpico III Relao entre Textos D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido. DCE Intertextualidade. Caderno de Expectativas Reconhecer as diferenas (de posicionamento, de idias, de intenes) entre textos que tratam do mesmo tema. Texto I

Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstculos tcnicos clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Hava num estudo considerado revolucionrio pela revista britnica Nature, uma das mais importantes do mundo. [...] A notcia de que cientistas da Universidade do Hava desenvolveram uma tcnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do mtodo para clonar seres humanos.
O GLOBO. Caderno Cincias e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.

Texto II

Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de clulas de animais adultos, inclusive de alguns j clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edio de hoje da revista Nature. A tcnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embries da fertilizao ao nascimento trs vezes maior que a tcnica utilizada por pesquisadores britnicos para gerar a ovelha Dolly.
Folha De S. Paulo. 1 caderno Mundo. 03 jul. 1998, p.16.

Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questo tratado apenas no texto I ? (A) A divulgao da clonagem de 50 ratos. (B) A referncia eficcia da nova tcnica de clonagem. (C) O TEMOR DE QUE SERES HUMANOS SEJAM CLONADOS. (D) A informao acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.

ANLISE:

Os textos podem ser vistos na relao de uns com os outros. Isto , podem ser comparados, podem ser confrontados, com diferentes objetivos. comum, por exemplo, relacionar textos que tratam do mesmo tema para procurar perceber a convergncia de idias ou de formas, de pontos de vista acerca desse tema. Este item prope a comparao entre dois textos diferentes que tratam do mesmo tema. Por meio deste item, podemos avaliar a habilidade de se comparar dois textos do mesmo gnero e com a mesma temtica e perceber caractersticas que no so comuns aos dois.

GRUPO B QUESTO 03
Tpico IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto D2 Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um texto. DCE Relao de causa e consequncia entre as partes e elementos do texto. Caderno de Expectativas Reconhecer as relaes estabelecidas entre as partes de um texto.

Texto I Minha Sombra De manh a minha sombra com meu papagaio e o meu macaco comeam a me arremedar. E quando eu saio a minha sombra vai comigo fazendo o que eu fao seguindo os meus passos. Depois meio-dia. E a minha sombra fica do tamaninho de quando eu era menino. Depois tardinha. E a minha sombra to comprida brinca de pernas de pau. Minha sombra, eu s queria ter o humor que voc tem, ter a sua meninice, ser igualzinho a voc. E de noite quando, escrevo, fazer como voc faz, como eu fazia em criana: Minha sombra voc pe a sua mo por baixo da minha mo, vai cobrindo o rascunho dos meus poemas sem saber ler e escrever. LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19 ed. Rio de Janeiro: Jos Aguillar Ltda, 1958.

Texto II

Assaltos inslitos Assalto no tem graa nenhuma, mas alguns, contados depois, at que so engraados. igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota. Uma vez me contaram de um cidado que foi assaltado em sua casa. At a, nada demais. Tem gente que assaltada na rua, no nibus, no escritrio, at dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o so na prpria casa. O que no diminui o desconforto da situao. Pois l estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianas haviam sado com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa teraputica atividade, quando, da garagem, v adentrar pelo jardim dois indivduos suspeitos. Mal teve tempo de tomar uma atitude e j ouvia: um assalto, fica quieto seno leva chumbo. Ele j se preparava para toda sorte de tragdias quando um dos ladres pergunta: Cad o patro? Num rasgo de criatividade, respondeu: Saiu, foi com a famlia ao mercado, mas j volta. Ento vamos l dentro, mostre tudo. Fingindo-se, ento, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, comeou a dizer: Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, no gosto desse patro. Paga mal, um po-duro. Por que no levam aquele rdio ali? Olha, se eu fosse vocs levava aquele som tambm. Na cozinha tem uma batedeira tima da patroa. No querem uns discos? Dinheiro no tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armrio tem uma poro de caixas de bombons, que o patro tarado por bombom. Os ladres recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saram apressados. Da a pouco chegavam a mulher e os filhos. Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do prprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo. SANTANNA Affonso Romano. PORTA DE COLGIO E OUTRAS CRNICAS So Paulo:tica 1995. (Coleo Para gostar de ler).

No trecho e o marido se entregara a essa teraputica atividade., a expresso destacada substitui (A) fazer compras. (B) ir ao mercado. (C) narrar anedotas. (D) PINTAR A CASA.

ANLISE: Com este item pretendemos avaliar a habilidade do aluno em reconhecer as relaes coesivas do texto, mais especificamente as repeties ou substituies, que servem para estabelecer a continuidade textual. No texto a seguir, por exemplo, destacamos o entrelaamento das idias e a sua continuidade. A compreenso de informaes e idias apresentadas pelo autor ultrapassa a simples decodificao e depende da devida percepo dessas relaes para o efetivo entendimento da leitura.

GRUPO C - QUESTO 03
Tpico V Relaes entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. DCE Marcas lingusticas, coeso e coerncia (...) pontuao, recursos grficos. Caderno de Expectativas Reconhecer o efeito de sentido proveniente do uso de recursos grficos e lingusticos no texto.

O Encontro Em redor, o vasto campo. Mergulhado em nvoa branda, o verde era plido e opaco. Contra o cu, erguiam-se os negros penhascos to retos que pareciam recortados a faca. Espetado na ponta da pedra mais alta, o sol espiava atrs de uma nuvem. Onde, meu Deus?! perguntava a mim mesma Onde vi esta mesma paisagem, numa tarde assim igual? Era a primeira vez que eu pisava naquele lugar. Nas minhas andanas pelas redondezas, jamais fora alm do vale. Mas nesse dia, sem nenhum cansao, transpus a colina e cheguei ao campo. Que calma! E que desolao. Tudo aquilo disso estava bem certa era completamente indito pra mim. Mas por que ento o quadro se identificava, em todas as mincias, a uma imagem semelhante l nas profundezas da minha memria? Voltei-me para o bosque que se estendia minha direita. Esse bosque eu tambm j conhecera com sua folhagem cor de brasa dentro de uma nvoa dourada. J vi tudo isto, j vi...Mas onde? E quando? Fui andando em direo aos penhascos. Atravessei o campo. E cheguei boca do abismo cavado entre as pedras. Um vapor denso subia como um hlito daquela garganta de cujo fundo insondvel vinha um remotssimo som de gua corrente. Aquele som eu tambm conhecia. Fechei os olhos. Mas se nunca estive aqui! Sonhei, foi isso? Percorri em sonho estes lugares e agora os encontro palpveis, reais? Por uma dessas extraordinrias coincidncias teria eu antecipado aquele passeio enquanto dormia? Sacudi a cabea, no, a lembrana to antiga quanto viva escapava da inconscincia de um simples sonho.[...] TELLES, Lygia Fagundes. Oito contos de amor. So Paulo: tica.

Na frase J vi tudo isso, j vi...Mas onde?, o uso das reticncias sugere (A) impacincia. (B) impossibilidade. (C) INCERTEZA. (D) irritao.

ANLISE:

Entre os recursos referidos acima, esto os sinais de pontuao. Alm de estarem vinculados intimamente coerncia do texto, esses sinais podem acumular outras funes discursivas, como aquelas ligadas nfase, reformulao ou justificao de certos segmentos. Nessa perspectiva, a pontuao tem de ser vista muito mais alm; isto , no so simples sinais para separar ou marcar segmentos da superfcie do texto. Um item relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos por notaes como itlico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificao de suas funes na sintaxe da frase. Com este item, pretendemos avaliar a habilidade de o aluno identificar o efeito provocado no texto pelo ponto de exclamao, que colabora para a construo do seu sentido global, no se restringindo ao seu aspecto puramente gramatical.

GRUPO D - QUESTO 03
Tpico V Relaes entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos. DCE Marcas lingsticas: coeso, coerncia, funes das classes gramaticais... Caderno de Expectativas Reconhecer o efeito de sentido proveniente do uso de recursos grficos e lingusticos no texto.

Magia das rvores Eu j lhe disse que as rvores fazem frutos do nada e isso a mais pura magia. Pense agora como as rvores so grandes e fortes, velhas e generosas e s pedem em troca um pouquinho de luz, gua, ar e terra. tanto por to pouco! Quase toda a magia da rvore vem da raiz. Sob a terra, todas as rvores se unem. como se estivessem de mos dadas. Voc pode aprender muito sobre pacincia estudando as razes. Elas vo penetrando no solo devagarinho, vencendo a resistncia mesmo dos solos mais duros. Aos poucos vo crescendo at acharem gua. No erram nunca a direo. Pedi uma vez a um velho pinheiro que me explicasse por que as razes nunca se enganam quando procuram gua e ele me disse que as outras rvores que j acharam gua ajudam as que ainda esto procurando. E se a rvore estiver plantada sozinha num prado? As rvores se comunicam entre si, no importa a distncia. Na verdade, nenhuma rvore est sozinha. Ningum est sozinho. Jamais. Lembre-se disso. Mqui. Magia das rvores. So Paulo: FTD, 1992.

No trecho Ningum est sozinho. Jamais. Lembre-se disso., as frases curtas produzem o efeito de (A) continuidade. (B) dvida. (C) NFASE. (D) hesitao.

ANLISE:

As explicaes dadas para o descritor anterior, em parte, podem valer para este. Ou seja, as escolhas que fazemos para a elaborao de um texto respondem a intenes discursivas especficas, sejam escolhas de palavras, sejam escolhas de estruturas morfolgicas ou sintticas. Assim, no por acaso que, em certos textos, o autor opta por perodos mais curtos para dar um efeito de velocidade, por exemplo; ou opta por inverses de segmentos para surtir certos efeitos de estranhamento, de impacto, de encantamento, afinal (tinha uma pedra no meio do camin ho; no meio do caminho tinha uma pedra). Ou seja, mais do que identificar a estrutura sinttica apresentada, vale discernir sobre o efeito discursivo provocado no leitor. Um item relativo a essa habilidade deve, pois, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos pela escolha de determinada estrutura morfolgica ou sinttica. Incide, portanto, sobre os motivos de uma escolha para fins de se conseguir alcanar certos efeitos. Com este item, pretendemos avaliar a habilidade do aluno em identificar o efeito de sentido decorrente das variaes relativas aos padres gramaticais da lngua.

REFERNCIAS PARAN, Secretaria do Estado da Educao. Superintendncia de Educao. Departamento de Educao Bsica. Diretrizes Curriculares Estaduais de Lngua Portuguesa. Curitiba: 2009. PARAN, Secretaria do Estado da Educao. Superintendncia de Educao. Departamento de Educao Bsica. Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Verso preliminar. Curitiba: 2011. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16640&Itemid= 1109>. Acesso em: 18 agosto 2011 Disponvel em: <http://provabrasil.inep.gov.br/downloads>. Acesso em: 18 agosto 2011.

S-ar putea să vă placă și