Sunteți pe pagina 1din 3

Universidade Federal do Paran Engenharia Mecnica Clculo Diferencial e Integral I Prof.

Guilherme Augusto Pianezzer

Gabarito Segunda Prova


Questo 1. Use a definio de derivada para mostrar que sendo ( ) Pela definio de derivada, ( ) Para ( ) temos: ( ) ( ) ( ) ( ) , ento ( )

Questo 2. A arrecadao mundial total pela exibio de um filme de grande sucesso de bilheteria aproximado pela funo ( ) Onde ( ) medido em milhes de dlares e o nmero de meses que o filme est em cartaz. Determine uma funo que descreva a taxa de variao da arrecadao do filme ao longo do tempo. A funo que descrever esta taxa de variao ser ( ) ( ( ) ) ( )

Qual ser o valor arrecadado em 10 meses? Com que razo a arrecadao estar mudando quando Em 10 meses o valor arrecadado ser dado por: ( )

Em 10 meses a arrecadao estar mudando a uma razo dada por ( )

Questo 3. Um espectador est observando o lanamento de um foguete a uma distncia de ps do local de lanamento. Se o foguete levanta vo verticalmente e sobe a uma velocidade de quando est a uma altitude de , com que rapidez a distncia entre o foguete e o espectador est variando nesse instante? Considerando a distncia entre o observador e o local de lanamento, a distncia entre o foguete e o local de .

lanamento e a distncia entre o observador e o foguete, ento o problema nos pede para determinar Sabe-se que: ( E ainda, como , ento )

Como

, ento

Questo 4. O consumo mdio de energia de uma geladeira comum, produzido pelas industrias York, aproximadamente ( ) Onde de . ( ) em quilowatts-hora (kWh) por ano, onde medido em anos ( ). corresponde ao ano

Qual foi o consumo mdio de energia de uma geladeira no incio de 1972? ( ) Mostre que o consumo mdio de energia de uma geladeira York decrescente ao longo do tempo. Para mostrar que esta funo decrescente, deve-se mostrar que ( ) Para todo Para esta funo, ( ) ( )

Como a funo exponencial positiva para todos os pontos de seu domnio, conclu-se que a funo ( ) menor que zero para todos os pontos do domnio e que, por consequncia, a funo ( ) decrescente para qualquer tempo. Todas as geladeiras produzidas a partir de 1 de Janeiro de 1990 devem ter um consumo mximo padro de energia de , definido pela Lei Nacional de Manuteno de Aparelhos. Uma geladeira York satisfaz essa exigncia? Justifique. Mostrou-se que em ( ) o consumo de energia de uma geladeira York era de . Mostrou-se tambm que a funo que mede este consumo de energia decrescente. Logo conclu-se que no haver nenhum momento, a partir de , em que esta funo assumir um valor maior que o mximo padro. Outra maneira de responder esta questo procurando os pontos crticos. Ao fazer isso, nota-se que para esta funo nao h pontos crticos (A derivada da funo nunca zera, ela sempre negativa!). Sendo assim, sabe-se que os pontos de mximo e de mnimo ocorrem nos extremos da funo (Nos pontos ou ) e basta mostrar que o mximo entre esses dois pontos no supera o consumo mximo padro de energia. Questo 5. A velocidade da propagao do som atravs do oceano com salinidade de 25 partes por milhar foi modelada pela equao

Onde a velocidade do som (em metros por segundo) e a temperatura (em graus Celsius). Um mergulhador comea um mergulho tranquilo nas guas ocanicas e a temperatura da gua ao redor registrada no grfico a seguir. Estime a taxa de variao (em relao ao tempo) da velocidade do som atravs do oceano experimentada pelo mergulhador 20 minutos aps o incio do mergulho. Interprete os resultados.

Pela regra da cadeia,

Como conhecido

( ), ento

Para Logo,

precisa ser estimada a partir do grfico. Como no temos condies de tirar a variao instantnea do grfico, podemos estim-la pela variao mdia:

Sendo assim, como as derivadas foram estimadas, o resultado final tambm uma estimao dada por: ( ) na

Isso significa que naquele momento, cada aumento de 1C na temperatura, causa um aumento de velocidade de propagao do som neste meio.

S-ar putea să vă placă și