Sunteți pe pagina 1din 4

Projeto Institucional: Conselho de classe

Objetivos:
Geral Ressignificar o conselho para que ele funcione na anlise das condies de ensino. Para a direo: Focar as reunies na anlise das condies institucionais que interferem na aprendizagem. Para os professores Analisar o percurso de cada criana com base nas metas da escola. Para os alunos Avaliar a prpria aprendizagem e se tornar protagonista no processo educativo. Para os pais Acompanhar a aprendizagem.

Contedos de Gesto Escolar


Administrativo Levantamento de indicadores de aprendizagem por meio de fichas e questionrios, organizao e consolidao das informaes para dar visibilidade aos pontos que necessitam de maior ateno. Relaes interpessoais Favorecimento da comunicao entre professores, alunos e gestores e criao de momentos de debate coletivo. Comunidade Compartilhamento de dados relevantes entre a escola e a famlia.

Tempo: Uma vez a cada bimestre. Reserve uma semana para a coleta de dados e para a tabulao das informaes.

Material necessrio
Folhas de papel com questionrio para todos os alunos, fichas para os professores anotarem o desenvolvimento de cada estudante, fichas para a entrevista dos pais, calendrio escolar com os dias letivos, dados sobre a frequncia de alunos e professores e pastas para organizar o material.

Desenvolvimento
1 etapa: Envolvimento da equipe:

Planeje junto com o coordenador a realizao de uma reunio com toda a equipe (gestora e docente) para avaliar o sentido e a contribuio do conselho de classe para a melhoria da aprendizagem. Apresente propostas para as prximas reunies e solicite sugestes. Explique que os encontros passaro a ser um frum de anlise sobre as condies que a escola e as aulas devem assegurar para favorecer a melhoria do desempenho dos alunos. Geralmente a coordenao desse trabalho fica a cargo da orientadora educacional. Quando no houver esse cargo, a tarefa pode ser assumida por outro profissional da equipe de gesto e compartilhada com os demais (no caso de escolas grandes), mas sempre sob a superviso do diretor ou do vice.

2 etapa: Fichas para os professores Se a escola tem um mecanismo em que os professores entregam informaes por aluno ao coordenador pedaggico, esse material pode ser usado para a preparao do pr-conselho - e a no necessria outra ficha. Caso ainda no exista esse sistema, pea aos educadores que mantenham uma folha com o nome de cada aluno e faam observaes sobre avanos e dificuldades do ltimo perodo, por disciplina. As fichas devero ser entregues ao responsvel uma semana antes da reunio do conselho para a organizao dos dados por aluno.

3 etapa Sensibilizao dos estudantes Passe pelas salas de aula juntamente com o responsvel pelo projeto para esclarecer aos estudantes a finalidade do conselho de classe. Diga a todos que eles comearo a participar tambm, respondendo perguntas sobre as aulas. Deixe claro que as informaes serviro para melhorar o planejamento dos professores e da escola - o que vai ajud-los a aprender mais e melhor. Aos mais novos, conte que eles tero a ajuda de estudantes de sries mais adiantadas no registro das respostas.

4 etapa Questionrios para os pais e alunos Os questionrios para pais e alunos devem ser elaborados com linguagem simples e questes objetivas. O dirigido para as crianas deve ser dividido em duas partes. Na primeira, inclua perguntas de auto avaliao, como: fez as lies de casa? Prestou ateno nas aulas? Participou das atividades? Na segunda, pea que elas apontem as aulas de que mais gostaram, as mais desafiadoras, as mais difceis etc. Se possvel, faa um pr-teste com um grupo para ver se as

questes esto sendo bem compreendidas. Se preciso, reelabore-as. Faa tambm um questionrio para os pais com temas que ajudem a equipe a perceber melhor como o aluno se relaciona com as questes da escola quando est fora dela. Voc pode perguntar se o estudante faz as lies de casa, se recebe ajuda de algum familiar, se tem um horrio e local especficos para estudar e se faz atividades extras. Tambm indague se os pais percebem que a criana ou o adolescente tem facilidade ou dificuldade com determinadas tarefas.

5 etapa Coleta de dados Uma semana antes da reunio do conselho, escolha com os professores o melhor dia para que as crianas respondam o questionrio - o que deve durar de 20 a 30 minutos. Para as classes do 1 e do 2 ano solicite a ajuda dos alunos mais velhos, que sero os escribas dos menores, para que as dificuldades de leitura e escrita no atrapalhem o resultado. Depois do preenchimento da ficha, reserve um tempo para que elas faam oralmente algumas observaes e anote-as nas respectivas fichas. As informaes dos pais podem ser colhidas durante uma reunio regular com eles, pedindo que respondam o documento ou por meio de entrevista feita por um membro da equipe gestora. Os que no comparecerem podem ser contatados posteriormente.

6 etapa Leitura e consolidao dos dados O responsvel deve fazer dois tipos de levantamento. O primeiro, geral, vai reunir as respostas dos estudantes, destacando as aulas e as atividades mais citadas as preferidas ou as mais difceis. Vale lembrar que nem sempre o que os alunos mais gostam est relacionado qualidade do ensino. Muitas vezes, eles se lembram dos momentos de mais interao com os colegas ou os que so menos exigidos. Isso deve ser analisado. O segundo a sistematizao por aluno, juntando os formulrios preenchidos pelo professor, pelos pais e pela prpria criana. Preste ateno em respostas como "no aprendi nada" e em citaes parecidas feitas por vrios professores a um mesmo aluno. Casos assim devem ser debatidos.

6 etapa Organizao dos ndices da escola

Cabe direo fazer a sua parte, por meio do levantamento de dados sobre os dias letivos programados e os efetivamente realizados, a frequncia de alunos e professores e as avaliaes dos bimestres anteriores de cada turma.

7 etapa Aplicao dos resultados

No dia do conselho de classe, o responsvel pela organizao da reunio deve apresentar primeiro o panorama geral com as principais concluses gerais, com quadros que mostrem os principais elementos a destacar. Depois, preciso cruz-los com as possveis variveis, que estaro na ficha do diretor, para colocar em discusso a real situao da escola e de cada aluno. O ideal buscar solues conjuntas para casos de estudantes com resultados abaixo do esperado, com o planejamento de atividades para que as aulas se tornem mais eficazes.

Avaliao
Discuta com a equipe as possibilidades de fazer mudanas significativas para melhorar as condies de ensino em decorrncia dos dados recolhidos. Use-os tambm para aprimorar os prximos questionrios e avalie se os formulrios trazem os indicadores relevantes para repensar a organizao da escola.

S-ar putea să vă placă și