Sunteți pe pagina 1din 11

Mercantilismo: um termo incorreto Na interpretao de Smith

Adam Smith (um filosofo escocs),caracterizou as politicas econmicas do seu tempo, como sendo o sistema mercantil.
indivduos, embora condenasse as politicas como insensatas e injustas, tentou sistematiza-las, dai o termo sistema mercantil

(*)Ele defendia que no se devia interferir com a liberdade natural dos

Declarou que as politicas foram delineadas por comerciantes e impingidas por governantes e estadistas, perfeitamente ignorantes em relao a assuntos econmicos. As naes enriqueciam na medida em que vendessem mais a estrangeiros do que comprassem ao estrangeiro, em ouro e prata.

Mercantilismo: um termo incorreto

Aps smith ter publicado o seu Inquerito sobre a Natureza e as Causas da Riquesa das Naes, em 1776, o conceito sistema mercantil teve uma conotao prejurativa.

Vrios historiadores e economistas alemes, nomeadamente Gustav von Schmoller, inverteram radicalmente a noo de mercantilismo. Para eles era uma politica de construo de estado levada a cabo por governantes sbios e benevolentes.(nas palavras de Schmoller, o mercantilismo no seu
mago mais profundo, no seno construo do Estado- no construo do Estado num sentido restrito, mas construo do Estado e construo duma economia nacional ao mesmo tempo)

Mercantilismo: um termo incorreto Estudiosos tentaram harmonizar e racionalizar estas duas


ideias divergentes.(*2) Apesar das semelhanas, cada nao tinha politicas econmicas distintas resultantes das tradies locais e nacionais, das circunstancias geogrficas e do caracter prprio do estado.

Como o nacionalismo dos primeiros Estados-nao se apoiava numa classe, no na massa, a chave para as diferenas nacionais na poltica econmica est nas divergentes composies e interesses das classes governantes.

(*2) hoje em dia podemos encontrar definies de mercantilismo, como a tepria ou o sistema de polticas econmicas caracteristico do principio da Europa moderna, ou mais cautelosamente, como o corpo de ideias e prticas poco consistentes que prevaleceu nos pases da Europa Ocidental.

Mercantilismo: um termo incorreto

Em frana:

Como em tantas outras monarquias absolutistas, os desejos do soberano eram supremos. Como os monarcas no se interessavam por assuntos econmicos, estes eram levados a cabo por ministros e funcionrios (pouco mais familiarizados com a problemtica da tecnologia industrial) Em assuntos mais importantes, os monarcas absolutistas sacrificavam frequentemente o bem-estar econmico dos seus sbditos e os fundamentos do seu prprio poder, por ignorncia ou indiferena.

Mercantilismo: um termo incorreto

Em Espanha

O imperio de espanha era muito grande, mas o seu governo gastava continuamente mais do que tinha, asfixiando os seus comerciantes e o seu poder decaiu firmemente.

Mercantilismo: um termo incorreto

A unio dos Pases Baixos

Era governada por e para os comerciantes ricos que dominavam as cidades principais, seguiu uma poltica econmica mais informada. Estabeleceram o comercio livre interno, acolhendo os seus portos e comerciantes de todas as naes.

Mercantilismo: um termo incorreto

Na Inglaterra

H muito que grandes comerciantes tinham assumido um papel importante no governo e na politica. Aps a revoluo de 1688-89 as politicas econmicas comearam a beneficiar os interesses agrcolas e a encorajar as industrias caseiras, apoiavam a navegao e o comercio.

Os elementos comuns

Imagem baus de guerra

os bas de guerra eram grandes caixas blindadas onde se guardava ouro e prata que serviam para eventuais situes no esperadas, como guerras.

Os elementos comuns

A preocupao em manter reservas abundantes de ouro e preta manteve-se, culminando numa politica econmica conhecida como bulionismo.
Bulionismo- a tentativa de acumular tanto quanto possivel de ouro e prata num pas e a proibio da sua exportao, sob pena de morte aos infratores.

Os elementos comuns

Poucos pases europeus tinham minas que produzissem ouro e prata, a aquisio de colonias que as possussem era um objetivo primordial de explorao e colonizao.(*3) Um pais devia apenas vender, no devendo comprar nada ao estrangeiro. As leis sumpturias tentaram restringir o consumo de mercadorias estrangeiras e promover a dos produtos nacionais.

(*3) as colnias da Frana, da Inglaterra e da Holanda produziam pouco ouro e prata, pelo que a nica forma de obterem reservas dos preciosos metais era atravs do comrcio.

Os elementos comuns

A maior parte das naes tinha leis de navegao, que tentavam restringir o transporte de importaes e exportaes aos navios nacionais.
Nesta altura os governos comearam a incentivar a pesca como forma de treinar os marinheiros e de estimular a indstria naval.

S-ar putea să vă placă și