Sunteți pe pagina 1din 7

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

Nomenclatura Zoolgica
Quando falamos em nomenclatura, taxonomia, classificao e sistemtica devemos saber que estes so conceitos, que, apesar de terem alguma relao entre si, se referem a matrias distintas, muitas vezes confundidas. A sistemtica o estudo das relaes de parentesco entre os organismos. Desta maneira quando comparamos espcies diferentes, por exemplo, e hipotetizamos uma filogenia, que representa as relaes de parentesco entre estas espcies, estamos fazendo um estudo de sistemtica. Podemos comparar tais espcies pelas suas caractersticas morfolgicas, moleculares e etc. A taxonomia diz respeito s regras de nomenclatura, tais como: dar nomes s espcies, gneros e famlias. As regras para formar colees taxonmicas, para coletas em campo, rotulagem e publicaes taxonmicas, tambm dizem respeito taxonomia. A classificao est no mbito da taxonomia e se refere prtica de se agrupar os txons em categorias hierrquicas como: filo, classe, ordem, famlia, gnero e espcie. A classificao ideal deve refletir a sistemtica de determinado grupo, ou seja, deve representar as relaes de parentesco daquele grupo. Por outro lado classificao , de certa maneira, independente da nomenclatura, j que, um autor, de acordo com certas regras, poder alterar o nome de uma espcie ou gnero, quando ele achar necessrio. A importncia da nomenclatura A comunicao entre os diversos campos da cincia biolgica se d principalmente pelo nome cientfico das espcies estudadas. Por exemplo, num estudo interdisciplinar em que existe a cooperao de profissionais de diversas reas da biologia, um eclogo poder fazer o levantamento da fauna de determinada regio, um geneticista far a caracterizao do caritipo daquela fauna, um morfologista descrever as caractersticas morfolgicas, e, assim por diante. Sem um nome cientfico universal, ditado segundo regras aceitas por toda a comunidade cientfica, que caracteriza cada espcie estudada e catalogada, ficaria difcil a comunicao entre os diversos campos da biologia. Quem dita tais regras o cdigo de nomenclatura zoolgica. Tal cdigo universal, ele rejeita nomes que possam causar confuso ou ambigidade, o que garante a universalidade dos nomes cientficos, fazendo com que estes sejam reconhecidos por cientistas de qualquer nacionalidade.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


A importncia prtica da taxonomia, cujas regras de nomenclatura disciplinam a nomeao das vrias categorias taxonmicas, pode ser vista, por exemplo, nos estudos sobre o controle de vetores de doenas que atingem humanos. Se a espcie a qual pertence o vetor estiver mal classificada, a ponto de englobar uma variedade de outras espcies do mesmo gnero, que no hospedam determinado vrus ou protozorio causador da doena, os esforos no combate mesma podem malograr. Este foi o caso do combate ao mosquito transmissor da malria (Anopheles maculipennis). De 1895 at 1934 vrias foram s tentativas para a erradicao do mosquito. A partir desta ltima data o problema comeou a ser solucionado pelos entomlogos da poca, que descobriram que Anopheles maculipennis, na verdade, formava um complexo de pelo menos sete espcies, das quais apenas algumas eram transmissoras da malria. Porque devemos nomear as espcies com dois nomes? Desde Aristteles a nomenclatura binomial j era praticada. Foi ele quem sistematizou esta maneira de classificar os organismos, em duas categorias. No entanto foi Linnaeus (1707-1778) quem comeou a usar um sistema binomial de forma mais coerente e organizada. Assim cada espcie animal ou vegetal teria dois nomes: o primeiro, o gnero, deveria refletir as caractersticas mais genricas ou coletivas; o segundo, a espcie, refletiria as caractersticas mais especficas, aquelas mais peculiares. O cdigo de nomenclatura zoolgica que vigora hoje foi publicado em 1964, e de acordo com o mesmo, existem regras para a formao dos nomes dos txons do grupo da famlia, do grupo do gnero e do grupo da espcie. Como se nomeiam os txons do grupo famlia? Este grupo inclui quatro categorias, a saber: tribo, subfamlia, famlia e superfamlia. O nome da categoria famlia formado pela adio da desinncia -idae ao radical do gnero tipo da famlia, o gnero que o tipo padro para determinada famlia. Por exemplo, o gnero Felis o tipo padro para toda a sua famlia, o radical deste termo fel; portanto, adicionando-se a desinncia -idae a este radical, o nome da famlia fica felidae. O mesmo para Canis; cujo radical can, portanto canidae. No caso da categoria subfamlia vale o mesmo raciocnio, porm a desinncia -inae. Para as categorias superfamlia e tribo, as desinncias so -oidea e ini, respectivamente Como se nomeiam os txons do grupo gnero e espcie? Como j dissemos, geralmente o nome da espcie composto por dois termos (binomial). O primeiro designa o gnero, categoria que pode englobar uma ou mais espcies; um termo mais amplo, que diz respeito s caractersticas mais genricas comuns a este txon. O segundo termo designa a espcie, diz respeito s caractersticas prprias de cada espcie pertencente quele mesmo gnero.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Por exemplo, Panthera leo (leo), Panthera tigris (tigre), Panthera onca (ona) so trs espcies da famlia felidae, pertencentes ao mesmo gnero, Panthera. Cada uma delas tem as suas particularidades, da serem classificadas em trs espcies distintas; todas as trs, porm, compartilham certas caractersticas, da pertencerem ao mesmo gnero. De acordo com o cdigo o nome do gnero e da espcie devem ser escritos em latim, ou, ento, numa forma latinizada, com caracteres itlicos ou grifadas separadamente. Apenas a primeira letra que forma o nome do gnero deve estar em maiscula; o nome da espcie deve estar todo em letras minsculas. Segundo o cdigo, quando num artigo, mencionamos o nome de uma espcie pela primeira vez, este deve ser escrito por completo, por exemplo: Drosophila melanogaster. A partir da, durante o desenvolvimento do artigo, o nome pode ser escrito numa forma abreviada, no precisamos escrever o nome do gnero, apenas a sua inicial, em maiscula seguida de ponto, e, depois, o termo que caracteriza a espcie. Assim, no mesmo artigo, se o nome desta espcie fosse mencionado novamente ficaria: D. melanogaster Algumas vezes encontramos o nome cientfico de uma espcie escrito com trs termos (nomes de txons ditos trinomiais). Quando encontramos, por exemplo, Glenea (Paraglenea) tigrinata, significa uma espcie do gnero Glenea e do subgnero Paraglenea, termo que se escreve entre parnteses e com a primeira letra em maiscula. O subgnero, como o nome diz, uma categoria abaixo de gnero e acima de espcie. Seriam grupos de espcies de um mesmo gnero, mas que apresentam certas caractersticas que permitem agrup-los numa categoria intermediria entre gnero e espcie, o subgnero. Assim um gnero pode ter vrios subgneros, e cada subgnero, vrias espcies. Se encontrarmos, por exemplo, Homo sapiens neanderthalensis interpretamos como uma subespcie da espcie Homo sapiens. O termo que caracteriza a subespcie vem em seguida ao termo da espcie. Neste exemplo o termo neanderthalensis, tambm escrito em minscula. A subespcie uma categoria abaixo da espcie, definida por caractersticas ainda mais peculiares. Deste modo uma espcie pode ter vrias subespcies. No exemplo dado a espcie H. sapiens apresenta duas subespcies: H. sapiens neanderthalensis (o homem de Neandertal) e H. sapiens sapiens (homem moderno). Nome dos autores e data da publicao Muitas vezes encontramos um nome prprio, logo aps ao nome da espcie, Tupinambis teguixim Linnaeus. Linnaeus nome do autor que publicou o nome do txon pela primeira vez. Seguido ao nome do autor podemos encontrar uma data, Tupinambis teguixim Linnaeus, 1758. Isto significa que o nome da espcie, T. teguixim foi publicada pela primeira vez por Linnaeus num trabalho datado de 1758.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


De acordo com o cdigo a data deve vir em seguida ao nome do autor, separada deste por vrgula. Tambm podemos encontrar a seguinte situao: Trichomys apereoides (Lund, 1841). Neste caso, tanto o nome do autor como a data aparecem entre parnteses, separados por vrgula; o que significa que a espcie em questo foi primeiramente descrita num outro gnero que no o atual. No exemplo citado, T. apereoides foi primeiramente includa no gnero Cercomys, pelo prprio Lund em 1841. Posteriormente, outro autor, no caso Peter, cujo nome no aparece, concluiu que todas as formas referidas ao gnero Cercomys deveriam constar como Trichomys. Nota-se da que o nome prprio que vigora sempre o do primeiro autor, e no o do autor que reconheceu aquele txon como outro gnero. Nomenclatura dos Seres Vivos Considerando-se o imenso nmero de idiomas e dialetos espalhados pelo mundo, torna-se absurdo o nmero de nomes diferentes pelos quais so chamados os animais e as plantas. Assim, j em 1735, o sueco Karl Von Linn , botnico e mdico, lanava regras para classificar e denominar animais e plantas, mas s em 1758 foi que ele props efetivamente uma forma de nomenclatura mais simples, em que cada organismo seria conhecido por dois nomes apenas seguidos e inseparveis. Assim surgiu a nomenclatura binomial que ainda hoje adotada. As principais regras so : Na designao cientfica, os nomes devem ser latinos de origem ou, ento, latinizados. Cada animal ou planta deve ser reconhecido por uma designao binomial, onde o primeiro termo qualifica o gnero e o segundo a espcie. O nome relativo ao gnero deve ser um substantivo simples ou composto escrito com inicial maiscula. O nome relativo espcie deve ser um adjetivo escrito com inicial maiscula. Em seguida ao nome do organismo, facultado colocar, por extenso ou abreviadamente, o nome do autor que primeiro o descreveu e denominou, sem qualquer pontuao intermediria , seguindo-se depois uma vrgula e a data em que foi publicado pela primeira vez. Conquanto a classificao seja unomial para gneros e binomial para espcies, ela trinomial para subespcies. As regras de nomenclatura botnica so independentes das regras de nomenclatura zoolgica. CLASSIFICAO DOS ORGANISMOS O estudo descritivo de todas as espcies animais e vegetais e sua classificao dentro de hierarquias prprias constitui a sistemtica ou taxinomia.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Podemos dizer que espcie um grupamento de indivduos que revelam profundas semelhanas entre si, tanto no aspecto estrutural quanto funcional, mostrando grandes similaridades bioqumicas, com idntico caritipo e capazes de se cruzarem naturalmente, dando origem a descendentes frteis. Ocorre, entretanto, na Natureza, espcies que, embora diferentes entre si, guardam grandes aproximaes. Assim so enquadradas dentro de uma categoria taxonmica comum que o gnero. O gnero pode ser definido como um grupamento de espcies muito parecidas. Seguindo o mesmo raciocnio , podemos compreender que diversos gneros muito prximos devam ser reunidos num grupamento taxionmico comum. Surge, ento, a famlia. A famlia a reunio de gneros afins (prximos ou parecidos). A reunio de famlias forma a ordem. Por sua vez, as ordens se renem e formam as classes, que reunidas do origem a um filo. Se reunirmos todos os filos teremos ento a maior das categorias taxionmicas - o reino. CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS EM REINO O sistema mais aceito atualmente agrupa os seres vivos em cinco reinos: REINO MONERA organismos procariontes, unicelulares, coloniais ou no, auttrofos ou hetertrofos. Os hetertrofos obtm seus alimentos por absoro. Esse reino compreende as bactrias e as algas azuis ou cianobactrias. REINO PROTISTA organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou no. Vrios mtodos de nutricionais, incluindo fotossntese, absoro e ingesto. Esse reino compreende as algas unicelulares e os protozorios, organismos hetertrofos que podem obter seus alimentos por absoro ou por ingesto de material orgnico do meio. REINO FUNGI organismos eucariontes, hetertrofos , geralmente multinucleados. O modo de nutrio por absoro. Este reino compreende os fungos. REINO PLANTAE organismos eucariontes, multicelulares e fotossntetizantes. Este reino compreende as plantas, desde algas multicelulares at as plantas que produzem frutos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


REINO ANIMALIA organismos eucariontes, multicelulares e hetertrofos. Nutrem-se principalmente por ingesto. Algumas poucas formas alimentam-se por absoro. Este reino compreende os animais, desde as esponjas at o homem. Lei da prioridade De acordo com cdigo de nomenclatura se vrios nomes forem propostos para um mesmo txon, o mais antigo que dever vigorar. Num exemplo hipottico podemos ter a seguinte situao: Linnaeus descreveu o gnero Panthera pela primeira vez em 1756. De maneira independente este mesmo gnero voltou a ser descrito mais duas vezes com nomes diferentes. Assim, Cuvier descreveu-o como Leo, em 1870; e Novacek descreveu-o como Tigris, em 1910. Todos os nomes referem-se ao mesmo txon, so sinnimos. Segundo o cdigo apenas um nome dever prevalecer, dentre os trs sinnimos, para aquele gnero, e este nome dever ser o mais antigo, portanto, Panthera. O nome vlido conhecido como sinnimo snior, os demais, que devem perder a validade, so conhecidos como sinnimos juniores. O autor que encontrar um caso de sinonmia e quiser publicar de maneira formal, dever citar o nome vlido (sinnimo snior), bem com os demais sinnimos juniores seguidos da abreviatura n. syn. ou syn. n. que significa nova sinonmia. O nosso exemplo ficaria assim: Panthera Linnaeus, 1756 / Leo Cuvier, 1870, syn. n. / Tigris Novacek, 1910, syn. n. Lei da homonmia Como o prprio nome j diz, trata-se do caso em que dois txons totalmente distintos recebem o mesmo nome, por puro acaso. Diz o cdigo que o txon descrito primeiramente dever permanecer com o seu nome original, enquanto o txon descrito posteriormente, com o mesmo nome, dever receber um nome diferente. Assim temos dois homnimos (txons diferentes com o mesmo nome), onde o mais recente perde a validade, devendo receber outro nome. Vamos dar outro exemplo hipottico. Johansen, em 1927 descreveu um novo gnero de mollusca e deu o nome de Tritone. Alguns anos depois, em 1932, Stevenson descreveu um novo gnero de peixes e, por coincidncia, tambm deu o nome de Tritone. Em 1940, um terceiro autor, Edwards, descobriu a homonmia e props um novo nome, Netuno, para por fim a confuso. Este novo nome deve substituir o homnimo mais recente, o do gnero de peixes descrito por Stevenson, em 1932. De acordo com as normas do cdigo, a citao deste novo nome ficaria assim: Netuno Edwars, 1940 / Tritone Stevenson, 1932 (Pr-ocupado, Johansen, 1927).

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Tipos Freqentemente ouvimos falar em tipo. O tipo nada mais do que um padro de referncia, pelo qual iremos aplicar um nome cientfico. No caso do tipo de uma espcie, trata-se de um exemplar cuja descrio caracteriza aquela espcie. a partir da descrio deste exemplar, que se vai nomear uma espcie nova. Temos tambm o tipo do gnero, que seria uma das espcies daquele gnero que foi escolhida como padro para esta categoria; a espcie-tipo do gnero. Podemos ter um gnero que representa uma famlia, que o gnero-tipo da famlia. Se um autor descobre uma nova espcie, e faz a descrio da mesma, a partir de um nico exemplar, que o tipo da espcie, este tipo recebe a denominao de holtipo. De outra maneira o autor poderia ter em mos mais de um exemplar para fazer a descrio. Tal conjunto de exemplares a chamada srie-tipo. Se da srie-tipo o autor seleciona um exemplar para ser o holtipo, os demais devem ser rotulados como partipos. Os sntipos so todos os exemplares de uma srie-tipo, que de maneira coletiva, constituem o tipo da espcie; todos esses exemplares tem igual valor nomenclatural. Se, dos sntipos ele seleciona um exemplar para fazer sua descrio, ou seja, para fazer o papel de holtipo, este ser chamado de lecttipo e os demais dos sintipos sero os paralecttipos. Outro nome menos freqente o netipo, um novo exemplar escolhido pelo autor, quando o holtipo ou os demais sntipos foram perdidos ou destrudos. Rotulagem dos tipos Dada a importncia dos exemplares tipos das espcies, estes devem constar de um rtulo especial, nas colees zoolgicas. O rtulo do tipo deve ser vermelho e deve estar escrito se o tipo em questo um holtipo, partipo, lecttipo e etc. Podemos encontrar tambm a localidade onde o exemplar-tipo foi coletado. Esta a localidade-tipo. Muitas vezes encontramos o termo toptipo, termo que se refere ao exemplar coletado, proveniente de uma localidade-tipo. Tal termo porm, no reconhecido pelo cdigo de nomenclatura.
Bibliografia: Bernardi, Nelson (tradutor). 1994. O Cdigo Internacional de Nomenclatura Zoolgica ado- tado pelo XV Congresso Internacional de Zoologia, Londres, julho de 1958. IN: PAPAVE- RO, N. 1994. Fundamentos prticos de taxonomia zoolgica. 2 ed., So Paulo, USP, p.189- 264. Futuyma, Douglas Biologia Evolutiva. SBG, Segunda Edio. Martins, Ubirajara R. comunicao pessoal. Papavero, Nelson Fundamentos prticos de taxonomia zoolgica: colees, bibliografia e nomenclatura. 1983. Belm, PA.

S-ar putea să vă placă și