Sunteți pe pagina 1din 4

A ao penal popular ordenamento jurdico brasileiro

Liduina Araujo Batista

no

O presente estudo trata da discusso acerca da possibilidade, ou no, de existncia, em nosso ordenamento jurdico, da ao penal popular. A ao penal popular um instituto existente no ordenamento jurdico espanhol e anglo-americano e, historicamente, entende-se como o direito de qualquer pessoa do povo denunciar crime visando punio do autor do delito. do conhecimento dos estudiosos do direito que a legislao brasileira contempla, de forma expressa, a ao penal pblica (incondicionada e condicionada) e a ao penal privada. No entanto, parte da doutrina propugna pela existncia de uma terceira espcie de ao penal, a ao penal popular. o que preleciona Ren Doti, segundo o qual, "existem trs tipos de ao penal em nosso sistema processual: a ao penal pblica; a ao penal privada e a ao penal popular. A primeira, indicada no art. 129, I da Constituio Federal, regulada pelo art. 100, pargrafo 1. do CP e art. 24 e seguintes do Cdigo de Processo Penal. A segunda referida no art. 100, pargrafos 2 a 4 do CP e 30 e seguintes do CPP. E a terceira, prevista na Lei 1.079 de 10.4.1950, que define os crimes de responsabilidade e cuida do respectivo processo e julgamento. O art. 14 desse diploma estabelece que permitido a qualquer cidado denunciar o Presidente da Repblica ou ministros de Estado, por crimes de responsabilidade, perante a Cmara dos Deputados. Este tipo de ao foi recepcionado pela Constituio de 1988, que dispe sobre os crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica (arts. 85 e 86). Artigo publicado no jornal "O Estado do Paran", caderno "Direito e Justia", de 13.02.05 (Apud Donizetti, 2008)". A corrente doutrinria que admite a ao penal popular no direito brasileiro baseia-se na Lei 1.079/50, cujo artigo 14, trata da denncia levada a efeito por qualquer cidado. Art. 14. permitido a qualquer cidado denunciar o Presidente da Repblica ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Cmara dos Deputados.

Na realidade, esta norma apenas afirma uma prerrogativa democrtica, tendo como pressuposto que os crimes de responsabilidade praticados pelo Presidente da Repblica, ou quaisquer outros administradores da res pblica, representamflagrante ilegalidade constitucional e atentam contra o interesse pblico, uma vez que preservao dos interesses da coletividade mxima a ser observada pelo gestor pblico. Em suma, a objetividade jurdica da norma defender o normal funcionamento da Administrao. A previso legal (artigo 14 da lei 1.079/50), tem por finalidade a comunicao formal de fato para eventual apurao da responsabilidade penal do Presidente da Repblica, sendo dirigida autoridade competente, no caso, a Cmara dos Deputados, a quem cabe a titularidade da ao penal contra o Chefe do Executivo Federal. Os crimes de responsabilidade so infraes poltico administrativas, se cometidas no desempenho da funo, definidas na legislao federal e em conformidade com o artigo 85 da Constituio da Repblica, Art. 85. So crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra: I - a existncia da Unio; II - o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao; III - o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; IV - a segurana interna do Pas; V - a probidade na administrao; VI - a lei oramentria; VII - o cumprimento das leis e das decises judiciais. Em seguida, o pargrafo nico do referido artigo preleciona que: "Esses crimes sero definidos em lei especial, que estabelecer as normas de processo e julgamento". O artigo 85 da Constituio Federal apresenta um rol meramente exemplificativo dos crimes de responsabilidade, pois o Presidente poder ser responsabilizado por todos os atos atentatrios Constituio Federal, passveis de enquadramento idntico ao referido no rol, desde que haja previso em lei federal, pois o brocardo nullum crimen sine typo tem aplicao a todos os delitos, e obviamente aos delitos poltico administrativos.

A Lei 1.079/50 a lei especial que regula os crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica, os quais, conforme dispe o seu artigo 2, so passveis de sano poltica, ainda quando simplesmente tentados. Entendo que a autoridade atribuda pela Lei 1.079/50, a qualquer do povo para dar incio a ao penal nos crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica, o termo "denncia" deve ser interpretado como tendo natureza jurdicade direito a delatio criminis, mesmo porque, sequer condio de procedibilidade da ao penal a ser movida pela Cmara do Deputados, conforme se depreende da leitura do artigo 51 da Carta Magna: Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; Para Guilherme de Souza Nucci, "Realmente, se qualquer pessoa do povo denunciar o Presidente da Repblica, por crime de responsabilidade, somente se os rgos internos da Cmara dos Deputados derem prosseguimento delao feita instaurar-se- processo para apurar o delito apontado. So inmeros os casos de denncia apresentada, que no so processados por questes polticas, razo pela qual no se pode deduzir a existncia de ao penal popular. Alis, no caso da ao civil popular, no h como deixar de apreciar o pedido do autor, o que inexiste no caso da Lei 1.079/50". De tal sorte, a regra constante no artigo 16, p. ex., da Lei 1.079/50, segundo a qual: Art. 16. A denncia assinada pelo denunciante e com a firma reconhecida, deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem, ou da declarao de impossibilidade de apresent-los, com a indicao do local onde possam ser encontrados, nos crimes de que haja prova testemunhal, a denncia dever conter o rol das testemunhas, em nmero de cinco no mnimo. letra morta, visto que foi aplicada em situaes no passado, mais precisamente no Direito Imperial e nos primeiros tempos da Repblica, no mais encontrando espao a se adequar s regras e princpios constitucionais, de onde se depreende que a titularidade da ao penal pertence ao Ministrio Pblico e ao ofendido, nos casos expressamente previstos em lei. Cabe salientar, ainda, que segundo o artigo 86 da Constituio Federal

"Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, (grifei) ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade". Do que foi dito, conclui-se no ser possvel em nosso direito a ao penal popular, mormente no seu sentido histrico, alm de no ter sido recepcionado pela nova ordem constitucional o artigo 14 da Lei 1.079/50, entendido em seus termos como forma de denncia propriamente dita e sim, espcie de notitia criminis.

Bibliografia BRASIL. Presidncia da Repblica. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurdicos. Lei 1.079 de 10 de abril de 1950. Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. DONIZETTI, Elpdio. Para passar em concursos pblicos. 4. ed Rio de Janeiro : Editora Lumens, 2008. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execuo penal. 5. ed So Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2008. VADE MECUM 6. Ed So Paulo : Saraiva, 2009.

S-ar putea să vă placă și