Sunteți pe pagina 1din 2

6 - Meus Pontos Fracos. Como Cuidar deles?.

Estudo - II Corntios 12: 1-10 Introduo


Todos ns temos pontos vulnerveis em nossa personalidade. Temos fraquezas que nem sempre esto sob nosso controle e, muitas vezes, tais fraquezas nos levam a quedas e at a uma vida de derrotas.No texto deste estudo, Paulo fala que tinha um ponto fraco. Uma fraqueza da qual queria se livrar e no conseguiu. Ns vamos ver hoje, quais as nossas fraquezas, quais so possveis de serem destrudas e quais teremos que suportar como sendo nosso espinho na carne e convivermos em vitria com elas.

1 - O que so meus pontos fracos? (verso 7)


Paulo chama sua fragilidade de espinho na carne. uma figura simboliza um desconforto e at uma dor que tinha em seu corpo ou em seu carter. Ele afirma ser um mensageiro de satans. Isto nos leva a entender que a fraqueza de Paulo era algo que ensejaria o pecado.Alguns de ns que nos convertemos, viemos dos mais diferentes estilos de vida. H homens que vieram da orgia sexual. Outros duma vida de vcios (alcoolismo, jogos de azar. Etc...) e que deixaram tudo isso para seguirem a Jesus. H os que viveram uma vida mercenria. Mas, se viveram tais vidas, porque estas coisas lhes atraia. Pode ser que elas ainda sejam uma constante tentao, mesmo que tenhamos uma nova vida em Cristo. Homens e mulheres podem ser tentados a voltarem a praticas do tempo do pecado e do mundanismo. Jovens que se envolveram com drogas podem ser balanados algumas vezes para voltarem ao vicio.Estas coisas so seus espinhos na carne.

2- Alguns desse pontos fracos, eu terei que conviver com eles por toda minha vida (versos 8 e 9):
Paulo orou para se ver livre de seu espinho e Deus lhe disse que NO. Em outras palavras, o propsito de Deus era que Paulo, o grande apstolo, que tinha tanta fora espiritual, vivesse com aquela fraqueza.Segundo o apostolo, o poder de Deus era grande em sua fraqueza. A fraqueza de Paulo dava oportunidade de Deus manifestar seu poder e graa em sua vida. o mesmo na minha vida e na sua. Deus quer que seu vicio ou fraqueza, que um dia foi deixado pela converso, mas que ainda volta em sua mente, seja vencido no dia a dia, no pela sua fora, mas pela fora de Deus manifestada no seu momento de fraqueza. O que ele quer que levemos a Ele nosso espinho na carne , para que a Sua graa se manifeste vencedora. Entenderemos ento que Ele e no ns quem vence as minhas batalhas internas e pessoais. Eu posso ento me tranqilizar na minha fraqueza, porque nela que reala o poder de Deus. o que Paulo fala nos versos 9 e 10.

3- Qual a minha participao na luta contra meus pontos fracos?


Olhem o verso 8. o que temos que fazer em primeiro lugar: orar. Orar para que possa entender se a minha fraqueza pode ser destruda ou terei que viver com ela na dependncia de Deus. Muitas fraquezas so destrudas. No so todas que temos que conviver por toda a vida. A orao e busca constante de comunho com Deus resultar em santidade, mostrando se minha fraqueza se foi ou apenas est sendo vencida no cotidiano.

Deus tira algumas e deixar outras, Ele sabe fazer isso e o faz para Sua glria e para o nosso crescimento espiritual (Romanos 8:28).

4 - O que posso esperar de Deus para vencer minhas fraquezas?


Bem, Deus est sempre presente. Ele est mais preocupado com minha felicidade do eu mesmo.Eu posso esperar pelo Seu socorro bem presente na angustia sempre. Eu posso contar com o Seu SIM e o NO, quando um o outro for para me solidificar o carter cristo. Olhem o verso 7. Quando estiver me exaltando, Ele me permitir humilhao para me trazer de volta ao Seu santo caminho. Quando me sentir forte, Ele me permitir sentir dor da fraqueza para que eu me recolha em Seus braos. E quando tudo isso me trouxer sofrimento grande, Ele vir com Sua mo consoladora e me acalentar. Ele nosso Deus!

5 - Estudo e Aplicao:
1. 2. 3. 4. Todo ser humano tem pontos fracos, sim ou no? Por qu? Procure na Bblia homens de Deus que tinham fraquezas. Aponte estas fraquezas. Procure em Juizes 16 as fraquezas de Sanso. Deus sempre nos livra de nossos pontos fracos, ou Ele permite conviver com alguns? Por que Ele permite? 5. Voc seria capaz de admitir pontos fracos em sua vida? No precisa expor tais pontos, mas pense neles e ore a Deus. 6. Espinho na carne sinal de que no sou convertido, sim ou no? Por qu?

S-ar putea să vă placă și