Sunteți pe pagina 1din 11

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE BETEL

RUA EDUARDO MARTINS S/N MARCOS MOURA SANTA RITA, PB FILIADA A CONVENO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES DA PARAIBA (CIBI-PB)

Regimento Interno

Mensagem Pastoral Igreja A amada igreja do Senhor. Preocupado com a sua vida de comunho com o senhor, em meio a um mundo adverso e cheio de perigos espirituais, no qual vivia o salmista Davi, perguntando de que maneira poder o homem guardar puro seu caminho, ele mesmo respondeu observando segundo a tua palavra SL 119:9. A igreja de Jesus vive hoje no mundo conturbado por esprito de leviandade, cujo trabalho que desenvolve o de d um toque de MODERNISMO com a evoluo do sculo, nas doutrinas e padres do evangelho de Jesus. A confeco deste REGIMENTO INTERNO, no tem por finalidade criar leis que regero a conduta dos servos do senhor, membro desta igreja, mas to somente de conservar viva na mente de cada um, e de forma definida as doutrinas ensinada pela bblia sagrada, que expressam desta maneira a posio da igreja face ao mundo em que vivemos. Pouco nos preocupa se agindo desta maneira, fomos chamados de antisociais, antiquado, s no queremos compartilhar com o ANTI-CRISTO, nem vivermos sob sua influncia. Meditando em Romanos 12:1-2, vemos de uma forma clara e definida a posio da igreja do senhor, que deve ser de OPOSIO AO MUNDO. Assumamos, portanto a nossa posio de PROTESTANTES contra tudo que abominvel aos olhos do nosso Deus. Parabns amada igreja, pela firme deciso, na aprovao do presente REGIMENTO INTERNO, que o senhor de nossas vidas JESUS CRISTO, seja em tudo e por todos glorificados. AMM! Humberto Batista Damacena Pastor Presidente

I Dos conjuntos de doutrinas 1 - Cremos na bblia sagrada como nossa nica regra de f e prtica, por ser a palavra de Deus, no indo alm do est escrito. 2 Tm. 3:15_17. 2- Cremos na tri unidade divina constituda de, Pai: Jeov, pelo filho Jesus Cristo, o EMANUEL, e pelo o Esprito Santo, consolador e orientador da igreja. J 14: 16. 3- Cremos no senhorio de Cristo e na direo do Esprito Santo para a tarefa de evangelizao da igreja. At 1:8. 4- Cremos que o nico caminho entre Deus e o homem o senhor Jesus Cristo. Jo 14:6. 5 - Cremos na segunda vinda de Jesus para buscar a igreja, arrebatando-a deste mundo, e com este acontecimento, fecham-se as portas da salvao pela graa. Ts . 4:13. 6- Cremos que a condio para a salvao do homem a aceitao de Cristo o arrependimento e confisso dos pecados. At.3:19,16:31. 7- Cremos na condio pecadora de cada homem. Rm. 3:23. 8-Cremos na existncia de um lugar de tormento chamado INFERNO, e de um lugar de gozo chamada CU, ambos eternos e na eternidade. Mt.25:31;Ap.22:3-5. 9-Cremos que o castigo dos mpios, e o descanso dos santos so eternos. Ap.20:10-15;Lc.16:26. 10- Cremos nos dons espirituais concedidos a igreja por meio da direo do Esprito Santo. At.2:1-4;I Co.12:1-11. 11- Cremos no comparecimento presena de Deus, da alma (esprito), desligada do corpo. Hb.9:27;Ec 12:6-7. 12- Cremos na ressurreio dos mortos e conseqente vida eterna. I Co. 15:35-38; Fl.3:21. 13- Cremos na santificao pessoal, como obra do senhor, e sem a qual ningum ver a Deus. Hb. 12:14. 14- Cremos no governo milenar de Cristo na terra juntamente com a igreja j glorificada. Ap.20:1-6.

15- Cremos na restaurao desta terra, na morada eterna na nova Jerusalm. Ap.21:1-3. 16- Cremos na salvao pela graa, sem necessidade de mais sacrifcios ou boas obra, (caridade) alm da imolao do cordeiro de Deus. Ef.2:8-9. 17- Cremos na existncia de anjos maus (demnios) que tem por comandante LCIFER, e que so inimigos de Deus, e conseqentemente do homem e de tudo que bom. Mt.12:43-45. 18- Cremos na existncia de seres angelicais, dotado de moralidade, e organizados de forma hierrquica, (anjos, arcanjo, querubins e serafins),que foram criados para glorificao e execuo das ordens do Senhor.Hb. 1:14. 19- Cremos que o ser humano que morre sem experimentar um novo nascimento em sua vida, no tem salvao. Jo.3:3. 20- Cremos que no pode haver interferncia ou relao entre vivos e mortos ou intercesso um pelo outro. Lc. 16:27-31 21- Cremos que no necessitamos mais guardar festas como sbado para uma vida de comunho com Deus, pois j nos encontramos na dispensao da graa. Ef. 2:8;Gl. 2:16.

Descries das ministrios.

funes

as

atribuies

dos

seus

cargos

Assemblia Eclesistica. rgo soberano na Igreja. Conselho Eclesistico. Suas atribuies bsicas so: - Assessoramento ao pastor nos assuntos disciplinares e tudo que se relacione com a vida espiritual de cada membro. -Auxilia no trabalho de visitas pastoral para fins de aconselhamento. Ao secretario do conselho compete transcrever em ata todas as decises tomada. - Vigilncia quanto observncia das doutrinas bblicas que norteiam a vida na igreja, - Auxiliar na distribuio da santa ceia. Diretoria da Igreja.

responsvel pele vida administrativa e burocrtica da Igreja. composta de: Presidente: que estatutariamente ser uma pessoa que o pastor indicar. 1 Vice-presidente: ser o vice-presidente do conselho eclesial. Substitui eventualmente o pastor, e com ele assiste os ministrios da igreja. 2 Vice-Presidente: Auxilia o primeiro vice-presidente, em suas atribuies. 1 Secretrio: Redigir e transcrever as atas de cada sesso para o livro prprio mantendo-o atualizado e em bom estado. - Encarregada das correspondncias da igreja - Manter em dia e em ordem as pastas e arquivos da secretaria, Ex: rol de membro etc... 2 Secretrio: -Auxilia o primeiro secretrio, em suas atribuies. 1 Tesoureiro: - Recolher e registrar as entradas e sadas em dinheiro da igreja, mantendo atualizado a livro caixa. - Redigir o relatrio mensal das entradas e sadas. - Pagar os compromissos da igreja (gua, luz, telefone, aluguel e etc...) OBS: fazer uma relao tipo mapa, das contas a pagar. 2 Tesoureiro: Auxilia o primeiro tesoureiro, em suas atribuies. Ministrio da Escola Dominical: Este funciona com os seguintes elementos: Superintendente e vice, secretrio, tesoureiro e professores; esta diretoria deve reunir-se uma vez por semana, para o preparo das aulas bem como o desenvolvimento da EBD. Superintendente: -Dirige a escola e prepara outros para tal. -Promove programas visando uma maior movimentao na escola -Dar assistncia aos alunos faltosos -Dirige as reunies semanais -Providencia material didtico para escola.

-Incentiva o aumento de nmeros de aluno. Vice-superintendente: -Divide com o superintendente as tarefas -Faz anotaes dos recursos financeiros junto com o tesoureiro, e auxilia o superintendente na aplicao dos mesmos. Secretria - Proceder confeco do relatrio das classes em geral. -Manter as cadernetas em bom estado. Ministrio de ao social: - ver Projeto Social Ministrio infantil: - Coordenar o trabalho com crianas da igreja. -Fazer divises de faixa etrias. -Organizar as salas para cada classe. -Adquirir material necessrio para trabalhos com as crianas. -Selecionar pessoas para os trabalhos. - Manter a conservao dos materiais. Ministrio de Mocidade: -Sendo composto de presidente e vice. - Sua tarefa coordenar os trabalhos com os jovens, -Promover os cultos de mocidade e seus programas: (maratonas passeios, evangelismo e acampamentos). Ministrio de Senhores: - Coordenar o trabalho entre os senhores da igreja; - Organizar cultos e as reunies, programas e atividades diversas. Ministrio de senhoras: -Coordenar o trabalho entre as senhoras da igreja; -Desenvolver a corrente de orao;

-Organizar o culto e as reunies, programas e atividades diversas. -Coordenar equipe de visitao aos membros da igreja. Ministrio de msica: -Criar uma escolinha de musica -Organizar os hinrios com corinhos para igreja e conserv-los. -Organizar o louvor, com os respectivos hinos e corinhos. -Organizar e conservar o equipamento de som e os instrumentos musicais. Ministrio de evangelismo: -Manter o estoque de material para evangelismo -Formar grupos de evangelismo para o trabalho de visita. -Organizar o programa para o ms de misses. -Organizar culto evangelstico ao ar livre. Ministrio de discipulado: -Manter relao nominal com endereo dos novos convertidos -Ensinar o plano de salvao, e o principio da nossa f. Obs: Todos os ministrios sero compostos de secretrios e tesoureiros. Notas: a) Os casos omissos e particulares que venham surgir, sero, tratados de acordo com suas necessidades em sesso na igreja. b) O presente regimento depois de aprovado dever ser lido no todo e ou em parte; a critrio do pastor da igreja. c) O regimento poder ser alterado em todo ou em parte a critrio da igreja.

Manual de Organizao Administrativa e Organograma da igreja I - Introduo: Este manual tem por finalidade, orientar a vida administrativa da Igreja Batista, no conjunto Marcos Mouro, Santa Rita/ Pb; no que diz respeito ao corpo de oficiais, diretoria e seus ministrios. Bem como orientar a cada irmo que venha ocupar qualquer cargo e funo ministerial.

Que Deus, Senhor em tudo e em todos, atravs de Jesus Cristo, Senhor da igreja, venha nos abenoar; e pelo seu santo Esprito orientar todos quanto deste manual utilizar para seu servio. II- DO DEVER, CONDUTA E DEVERES DOS MEMBROS, PASTORES E OFICIAIS DA IGREJA. 1-Sobre vesturios, cabelos e maquiagens:

O homem crente no deve usar roupas peculiares mulher e vice-versa. No


ser permitido ao crente usar roupas indecorosas, bem como no ser permitido ao crente corte de cabelos extravagantes; a mulher crist no dever usar pinturas fora do habitual de forma que venha comprometer a simplicidade do viver cristo. 2- Clubes e festas: O crente no deve freqentar como fontes de diverso tais ambientes, por se tratar de roda de escarnecedores e local de proliferao de corrupo. (Sl 1:1, IJo 2:15-17). 3- Namoro, comprometimento amoroso: O crente no deve manter comprometimento (namoro, noivado ou casamento, etc.) com o sexo oposto descrente, por ser abominao ao Senhor (II Co 6:14-18). Caso a converso j acontea aps o casamento, nada deve mudar no relacionamento do casal, a no ser a nova conduta do convertido (I Co 7:10-13). A igreja no acolher relacionamento amoroso com pessoas com estado civil irregular, mas reconhece legalidade do divrcio e da unio estvel, desde que um dos cnjuges no seja crente e no queira casar, estando conforme legislao do pas (Mt 19:3-9). 4- Bebida, Fumo e Vicio: O crente deve se libertar de todos os vcios que destroem o santurio de Deus, o corpo (I Co 3:16-17). 5- Jogos: No permitido ao crente praticar jogos de azar. 6- Esporte: No permitido ao crente praticar esporte que desperte a violncia.

9- Musica profana: O crente deve se abster de ouvir e cantar musica profana por se tratar de um louvor carne e suas paixes, no glorifica o santo nome do Senhor. (Sl 150:6) 10- Uso da lngua: O crente deve ter muito cuidado com o uso da lngua e assim evitar e combater o mau uso dela, como: mentira, calunia, fuxico, blasfmia, palavras torpes e pornografia (Tg 3:1-12; Ef 4:29; I Pe 4:11). 11- Do pastor e dos oficiais da igreja: dever do pastor e dos oficiais zelar em tudo pela vida espiritual e material da igreja, desempenhando com fidelidade o seu ministrio como seja: pregar, orar, meditar na palavra de Deus, ensinar, doutrinar, aconselhar com amor, tratar bem, combater o pecado, disciplinar, levar ao conhecimento da igreja todos os casos que forem necessrios, visitar, evangelizar, contribuir com o dizimo e ofertas voluntarias, tomar conhecimento de todos os casos da igreja, primar com autoridade pela boa ordem do culto, zelando com amor por tudo quanto se refira ao trabalho de Deus.(At 20:28; I Pe 5:1-4). Os membros que transgredirem estas determinaes ficaro sujeitos as sanes disciplinares, sendo os casos avaliados pelo Conselho Eclesistico. III- Dos Deveres Gerais 1- Todo membro deve evitar conversar no recinto sagrado, no sair da congregao quando ela estiver cultuando ao senhor, a igreja um lugar em que os crentes devem ter reverncia total. 2- expressamente proibido comer, chupar chiclete no recinto em horas de cultos. Toda a reverncia deve ser posta em prtica. 3- Os pais devem tomar todo o cuidado com seus filhos na casa do Senhor, antes durante e depois dos cultos. 4- Todo crente escalado para a direo dos trabalhos da igreja, deve preparar o programa litrgico com antecedncia Trajar-se da melhor maneira possvel dentro das suas posses. 5- Qualquer membro que se ausentar da comunho da igreja por um espao de trs meses sem motivo justificado, aps visita do pastor ou oficial da igreja, e no voltar a integrar-se, ser excludo do rol de membro.

6- Qualquer membro que se mudar para outra localidade sendo comunicado a igreja, seu nome permanecer no rol de membro por um perodo de seis meses. 7- dever de todos os membros, zelar contribuir de todas as formas para o crescimento qualitativo e quantitativo da obra do senhor. 8- dever de todos crentes demonstrar por palavra, (tratamento) ou por ao,( respeito) o amor para com seu pastor e oficiais, tanto na presena ou na ausncia. 9- dever de todos os crentes contribuir com o dzimo e conforme suas posses com ofertas voluntrias para a manuteno da obra do senhor. Isto, porm deve ser feito com alegria e amor. 10- A igreja dever zelar em tudo pelo pastor, ajudando em suas necessidades espirituais, eclesistica, familiares e materiais. 11- O crente deve receber a disciplina que lhe foi imposta com humildade, reconhecendo que ela fruto de amor dos irmos, visando correo de sua vida para melhor servir ao senhor. 12- Todo o membro incumbido de uma funo eclesistica deve procurar de todas as formas desenvolv-la, com amor visando o progresso do seu ministrio. 13- O crente deve viver em castidade, abstendo-se de toda forma de imundcie moral, fsica, e mental. IV- Prescries diversas sobre assuntos gerais 1- S podero participar de grupos respectivos dos ministrios, EX: (corais, conjuntos, grupos musicais e etc...), os membros da igreja. 2- So dois tipos de disciplinas existentes na igreja: suspenso da comunho, por at (noventa dias); e excluso do rol de membro. 3- A condio para que uma pessoa seja aceita na membresia da igreja, por meio do batismo ou oriundo de outro ministrio participar de aulas de discipulado, via escola bblica dominical (catecmenos), ou nos lares por meio da ministrio de discipulado. 4- A santa ceia ser realizada uma vez por ms, para essa celebrao os oficiais devero trajar-se da melhor maneira possvel conforme suas posses. 5- Todos os assuntos que faro parte da agenda das sesses ordinrias e extraordinria da igreja, devero ser discutidas antes, em reunio do conselho eclesistico.

6- Para reunio do ministrio, devero comparecer, os membros do conselho eclesistico os membros da diretoria executiva da igreja; e ainda os dirigentes de congregao e os lideres dos ministrios ou seus vices. 7- Os dirigentes das congregaes devero apresentar tambm os seguintes documentos: *Livro caixa *Rol de novos convertidos. 8- A reunio do ministrio dever seguir a agenda abaixo: *Orao, um hino, leitura da palavra. *Relatrio da igreja pela secretaria, relatrio financeiro pela tesouraria. *Relatrio das congregaes. *Relatrios dos ministrios; agenda de atividades especiais para o ms. *Parlamento e encerramento da 1 parte. *Reunio privativa do conselho nico- por deciso do conselho o corpo diaconal poder tomar parte na reunio privativa do conselho. 9- A igreja realizar duas assemblias gerais anual, uma em junho; para o recebimento de novos membros e assuntos diversos; e outra em dezembro, nessa ltima o pastor apresentar um relatrio estatstico e financeiro da obra eclesistica e social. Nesta assemblia ser tambm eleita diretoria executiva da igreja para o ano seguinte e ainda a homologao dos candidatos ao diaconato, presbitrio e evangelista, cuja indicao ser feita pelo conselho eclesistico atravs do seu relator ou secretrio a assemblia geral. 10- A consagrao dos diconos, evangelistas e presbteros, ter carter permanente e o membro desse ministrio s ser afastado pelas formas abaixo. *A pedido *Por transferncia *Por excluso ou disciplina *Por proposta do conselho em caso de incompatibilidade funcional. nico- em qualquer das formas acima o afastamento se concretizar com a homologao da assemblia geral.

V- Do conselho Eclesistico 1- O conselho eclesistico ser composto de Pastores, Presbteros e Evangelistas com o nmero mnimo de trs (03)membros e mximo de doze(12). 2- Para ser membro do conselho, dever ser observado alm da vida de santidade, um grau de maturidade espiritual aliado a uma forte liderana no seio da igreja, e demonstre autoridade crist no seu lar conforme o ensino bblico. 3- Todo membro do conselho dever prestar um juramento perante a igreja por ocasio de sua consagrao. No qual se compromete a: Amar e zelar a igreja visando o seu crescimento, quantitativo e qualitativo. Guardar sigilo de todo assunto que tomar conhecimento. Ser exemplo dos fiis na palavra, na f, na orao, no procedimento e no amor. 4- O conselho eclesistico ter como presidente o pastor titular da igreja e eleger anualmente um vice-presidente e um secretrio.

S-ar putea să vă placă și