Sunteți pe pagina 1din 12

MICRO ECONOMIA MICRO ECONOMIA: Estuda o comportamento econmico, as relaes a nvel individual, refere ao comportamento de cada um dos mercados

que com que compem a economia. ELASTICIDADE PREO DA PROCURA:- Por vezes designada simplesmente elasticidade preo quantifica qual a variao da quantidade procurada de um bem quando varia o seu preo. A elasticidade significa uma sensibilidade. A elasticidade de preo da procura ou elasticidade preo a sensibilidade da quantidade procurada de um bem s variaes do preo do bem mantendo-se o restante constante . ELASTICIDADE PREO OFERTA: - Os economistas definem a elasticidade preo da oferta como a sensibilidade da quantidade oferecida de um bem em relao ao seu preo de mercado. Mais precisamente, a elasticidade preo oferta a variao percentual do preo do bem. Dizemos que a oferta elstica ou rgida conforme o aumento percentual da quantidade maior ou menor do que a variao percentual do preo. No caso potencial da elstica unitria, em que a elasticidade preo da oferta igual a 1, o aumento percentual da quantidade oferecida exactamente igual ao aumento precentual do preo. PROCURA ELSTICA: - Quando a elasticidade preo de um bem elevado, dizemos que o bem tem uma procura elstica, significa que a quantidade da sua procura reage bastante s variaes do preo. PRCURA RGIDA: - Quando a quantidade procurada responde facilmente s variaes de preo. A procura no se altera praticamente nada (ex. a gua). PROCURA UNITRIA:- Quando a dimenso do preo compensada por uma subida da quantidade de uma forma proporcional a essa diminuio, matem-se assim a receita total e inaltervel . Para muitos bens, a capacidade para ajustar os padres de consumo implica que as elasticidades da procura sejam maiores no longo prazo do que no curto prazo. Os factores econmicos determinam a dimenso das elasticidades preo dos vrios bens: as elasticidades tendem ser maiores quando os bens so de luxo, quando h bens substitudos e quando os consumidores tm mais tempo para ajustar os seus comportamentos sociais. DIMINUIO DA PROCURA. EFEITO DO RENDIMENTO: - Via-se se dar uma descida de rendimento / um empobrecimento pois o preo dos bens aumenta.(quando o preo aumenta , e o rendimento do consumidor fixo . o Consumidor pe parar de comprar poi dispe do mesmo dinheiro para comprar o bem que ficou mais caro, o efeito de rendimento ir normalmente reforar o efeito substituio ao fazer que a curva da procura tenha uma aceitao descendente ).EFEITO DE SUBSTITUIO: - Vai a aparecer um maior produto com as mesmas caractersticas a um preo menor. EFEITO CONSUMIDOR: - Quando um produto deixa de proporcionar excedente, esse produto deixa automaticamente de ser consumido.( Quando a compra de um produto deixa nos beneficiar e de nos proporcionar excedente, dexamos de compra-lo O excedente desaparece quando estamos saturados.

EXCEDENTE DO CONSUMIDOR:-A diferena entre a utilidade da unidade monetria e a utilidade do produto/o excedente termina quando a satisfao conseguida . ELASTICIDADE RECEITA: Os 3 casos de elasticidade correspondem a 3 diferentes reaes entre a receita total e as variaes de preo: Quando a procura RGIDA em relao ao preo uma redues de preo reduz a receita total. Quando a procura ELSTICA em relao ao preo , uma reduo do preo aumenta a receita total. No caso pontual de procura com a elasticidade unitria, uma reduo de preo tem no qualquer efeito na receita total. MARCHALL DIFERRNCIA 3 fases temporais: EQUILIBRIO MOMENTNEO A oferta sempre rgida EQUILIBRIO A CURTO PRAZO Maior estabilidade, maior oferta EQUILIBRIO A LONGO PRAZO Mudana de tcnicas para melhorar as vendas No equilbrio momentneo a oferta fixa, no equilbrio a curto prazo, as empresas podem aumentar a sua produo, mesmo que as instalaes e os equipamentos existentes se encontrem fixos. No equilbrio a longo prazo, as empresas podem abandonar as instalaes antigas ou a construir novas e novas empresas podem entrar para actividade ou as empresas antigas abandon-las EM TERMOS MICROECONMICOS O QUE QUE CONSTITUI A OFERTA? A indstria, o comrcio empresas que podem adquirir/ so classificadas de vrias formas: EMPRESA PEQUENAS: caracterizam a flexibilidade por adaptam-se a mercado, no conseguem uma grande acumulao de capital e o mercado que as altera e que as destri. EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL, individuo abre uma actividade/patrimnio da pessoa e como pessoa singular. SOCIEDADES POR QUOTAS de vrios scios/ patrimnio prprio (ambas muito pequenas /medidas) SOCIEDADE ANNIMA grande acumulao de capital, as quotas so por vezes reinvestidas na prpria a empresa APLICAES DA OFERTA E PROCURA Incidncia de um imposto; diz respeito ao impacto econmico final que se regista para se saber quem que suporta o peso final do imposto se os compradores, se os vendedores, tem que se saber quais as elasticidades da relao da oferta e da procura ; em geral , um imposto transfere-se para os consumidores , se a procura for pouco elstica relativamente oferta, e transfere-se para ns em direco procura, se a oferta for relacionalmente menos elstica que a procura. OFERTA a) Momentneo elasticidade b) Curto Prazo Alguma elasticidade inicio de reaces c) Longo prazo elasticidade grande escolha. LEI DE RENDIMENTOS DECRESCENTES: Obtemos cada vez em menos quantidade de Produtos h medida que formos adicionando doses de factores, mantendo fixos os outros factores. ANLISES DE CUSTOS:

a) CUSTOS FIXOS: tambm conhecidos por custos ina custos que existem mesmo que as empresas no produzam nada. b) CUSTOS VARIVEIS: so os que se concentram quando o nvel de produo modifica. c) CUSTO TOTAL: Custo fixo + custo varivel ( Que designa a quantidade total realizada de umproduto em unidade fsicas d) CUSTO MARGINAL: -Representa o custo adicional, complementar, que ocorre quando da produo adicional da primeira unidade de produtos.( de um factor de Produo o produto adicional ou produto acrescentado por uma unidade adicional ou produto acrescentado por uma unidade adicional desse factor, mantendo os restantes factores constantes. e) CUSTO MDIO: - Custo total a dividir pela produo.( igual ao produto total dividiso pela totalidade de unidades de factores de produo).f) CUSTO DE OPORTUNIDADE: o valor de melhor alternativa disponvel num determinado momento. g) FUNO PRODUO : Determina a quantidade mxima de produto que pode ser produzida com uma dade quantidade de factores de produo . defenido para um desemvolvimento tcnico e um conhecimento tecnolgico determinados h) UNIDADE MARGINAL E E LEI DA UNIDADE MARGINAL:-Consoante consumimos mais de um bem , a utilidade marginal desce o bem tendo de diminuir . Isto quando ficamos satisfeitos com o consumo do bem, esse mesmo bem deix de nos dar prazer , o prazer vai diminuir medida que ficamos satisfeitos. i) EFEITO DE SATISFAO: Quando p preo de um bem aumento. Temos que substituir esse bem por outro , que se mantenha ao mesmo preo por forma a manter o mesmo nvel de vida . Exemplo Se o preo de bilhetes de concertos aumenta, deixamos de ir e passamos a ir ao cinema. OFRETA DE CONCORRNCIA: a) CONCORRNCIA PERFEITA: quando os Produtos no podem influenciar os preos de mercado. A concorrncia perfeita verifica-se sempre que existe um significativo nmero de pequenas empresas, cada uma delas oferecendo um produto idntico e dimenso suficiente pequena de forma a no ter capacidade de influncia, o preo do mercado vai fazer com que haja necessidade constante de inovar, investir e melhorar. b) EFICINCIA ECONMICA: Quando no possvel efectuar qualquer reorganizao da produo que permita melhorar a situao de qualquer indivduo em condies de eficincia a utilidade de uma pessoa s pode ser aumentada se se diminuir a utilidade de qualquer outra pessoa . A Economia atinge a produo mxima acordo os preos dos bens so iguais aos custos marginais. COMCORRNCIA IMPERFEITA: verificada na actividade ou um grupo de actividades, sempre que os vendedores individuais agem em concorrncia imperfeita, enfrentando curvas da procura no horizontal detendo de tal forma um certo domnio sobre o preo. FONTES DE IMPERFEIO:- As condies de custo, custos marginais concorrncia; Efeito de diferenciao do produto restries de carcter regulamentar , marcas j registadas. MERCDO CONCORRENCIAL: a) No pode haver qualquer tipo de concorrncia imperfeita.

b) No haja qualquer tipo de externalidades como haver que sejam estabilizadas / compensadas c) Quando a distino de votos monetrios sejam iguais ou esteja de acordo com o conceito de justia. EXEMPLOS DE CONCONCIA IMPERFEITA: MONOPLIO:- Um nico vendedor com o controle total , sobre um ramo de actividade . Custos do monoplio: no h melhoramento os preos aumentam como podem descer, no h investimento. OLISOPLIO:- vrias 2/3 de empresas que estabelecem os preos ( que dominam mercados) DIFERENCIAO DO PRODUTO:- So aqueles que tm caractersticas diferenas importantes. ESTRATGIAS DE INTERVENO: -Imposto/Central de preos/Propriedade /Regulamentao / Politica Anti TRUST. Estes usam o controle em termos de concorrncia POLITICA ANTI TRUST :- o primeiro recurso empregue pelos poderes pblicos para emitir os possveis abusos das grandes empresas , em primeiro lugar , visam proibir as prticas que levantem obstculos para fixao de preos ou para diviso defenitivas , A diminuio de preos e os acordos vinculativos em 2 lugar visam quebrar os monopolistas. DESIGUALDADE DE RENDIMENTO E RIQUEZA:- A teoria da repartio diz respeito forma como os rendimentos e a riqueza se encontram distribudos numa economia , procurando-se co afectao inicial dos factores de produo (TRABALHO, CAPITAL) e como os preos que esses factores obtm dos mercados PORQUE QUE EXISTE DESIGUALDADE NA DISTRIBUIO DA RIQUEZA.: a) Rendimento de trabalho - estvel b) Rendimento de propriedade - Aglomerao de riqueza dos bens imveis e muito mais do que os rendimentos FONTES DE DESIGUALDADE:-A anlise de desigualdade na repartio do rendimento Fez-se atravs do rendimento de trabalho e da propriedade o rendimento tende a ser mais designadamente repartido qua as capacidades subjacentes a todos os trabalhadores. Os Factores que contribuem para esse desnvel so: diferenas educacionais e ocupacionais, os rendimentos de propriedades so substancialmente desiguais, reflectindo uma desigual distribuio da riqueza FUNO DA PRODUO: - uma reaco tcnica que indica o montante mximo de produo que se pode obter com cada conjunto determinado de factores produtivos. Esta funo destina-se para cada estado de conhecimentos tcnicos. PRODUTO MARGINAL DO TRABALHO: - o produto suplementar que se obtm quando acrescentamos uma unidade de trabalho, mantendo-se constantes todos os outros factores. Podemos concluir de um modo o produto marginal da terra o incremento no produto total restante de uma unidade adicional de terra, mantendo-se constantes todos os outros factores. PROCURA DE FACTORES DE PRODUO: uma procura desviada, mas cujos costumes esto inteiramente ligados com aquilo que as pessoas querem em ltima linha . Pois devido s nossas exigncias , que as indstrias vo procurar os seus factores de produo.

FACTORES DE PRODUO: -No tem um preo que vai ser determinado pelos mecanismos de mercado (Oferta/ Procura.) SALRIOS: - Rendimento proveniente do trabalho. SALRIOS REAL: - Poder de compra efectivo que este mesmo salrio. I.P.C. :- Indicie de preos de Consumidor ( que vo servir para o obstculo de interveno.). QUANDO EXISTE MUITA OFERTA DE TRABALHO: Os salrios so sempre baixos tem haver com os recursos nacionais e os mtodos de produo ao gerarem uma melhor produtividade vai gerar uma melhoria dos salrios. Os salrios nunca sobem muito rapidamente devido ao efeito de substituio e rendimentos. Salrio no s essencial para a pessoa mas tambm para a prpria economia. ESCASSEZ: - Natureza limitada dos recursos da sociedade. ECONOMIA: - O estudo da forma pela qual a sociedade administra os seus recurso escassos. ADAM SMITH: - Diz que os intervenientes na economia esto motivados pelo auto interesse e que a mo invisvel do mercado, ou seja a no interveno do estado orienta esse auto interesse em busca do bem-estar econmico geral das sociedades. Eis uma mxima que todo o chefe de famlia prudente deve seguir: a) nunca tentar fazer em casa auilo que seja mais caro fazer do que comprara. b) O alfaiate no tenta fabricar seus sapatos, mas compra-os ao sapateiro c) Este no tenta confeccionar um traje , mas recorre ao alfaiate d) O agricultor no tenta fazer nem uma coisa nem outra, mas valesse dos artesos e) Todos consideraam que mais interessante usar as suas capacidades naquilo que tm vantagem sobre os seus vizinhos e comprar, com parte do resultado de suas actividades , ou, o que vem a dar no mesmo, com o preo de parte das mesmas , aquilo de que venham a precisar. EXEMPLOS: Quando o governo impede que os preos se ajustem naturalmente em funo da oferta e da procura est a impedir que a mo invisvel ou a limitar o poder de escolha de milhes de famlias e empresas que constituem a economia. EFICINCIA: - Propriedade que uma sociedade tem de receber o mximo possvel pelo uso de seus recursos escassos. EQUIDADE: - Justa distribuio da propriedade econmica entre os membros da sociedade. CUSTO DE OPORTUNIDADE: - Qualquer coisa que se tenha de abrir mo para obter algum item. ALTERAES MARGINAIS: - Pequenos ajustes incrementais a um plano de aco LISTE E EXPLIQUE OS QUATRO PRINCIPIOS DA TOMADA DE DECISES INDIVIDUAIS: a) Custo de oportunidade b) Alteraes marginais c) Eficincia d) Equidade.

ECONOMIA DE MERCADO: uma economia que aloca recursos atravs das decises descentralizadas. De muitas empresas e famlias quando estas interagem no mercado de bens e servios. FALHA DE MERCADO: Situao na qual o mercado por si mesmo, fracassa em alocar recursos de forma eficiente. EXTERNALIDADE: - E o impacto das aces de algum sobre o bem-estar dos que esto ao seu redor. (ex A Poluio) O Governo pode actuar na economia por duas razes: -Promover a eficincia -Promover a equidade Quando o mercado por si s no consegue fornecer recursos de forma eficiente d-se a chamada Falha de mercado. Outra das possveis causas da falha de mercado, o Poder de Mercado que se define pela capacidade que uma ou mais pessoas tm de alterar indevidamente os preos de mercado. (ex Se numa cidade toda a populao estiver dependente da agua de um poo, o dono desse poo tem o poder de mercado. A regulamentao do preo que o monopolista cobra pode, potencialmente aumentar a eficincia econmica. A mo invisvel no garante alimento, nem roupa nem servios de sade adequada a todos, e esse o objectivo de muitas polticas publicas, garantir uma distribuio igual do bem-estar econmico. Um dos objectivos do estudo da economia esclarecer quando uma poltica publica ou no justificvel, porque nem sempre . Padro de Vida num Pas As diferenas de Produtividade nos pases podem determinar os seu padro de vida, ou seja, um pais onde se consiga produzir mais bens e servios por unidade tempo, ser claramente um pas com uma padro de vida mais elevado, ao contrrio de outro que no tenha o mesmo ndice de Produtividade. Inflao Consiste numa subida generalizada dos preos dos bens e servios, que pode ser causado por um crescimento da quantidade de moeda. O combate inflao pode estar por vezes associado a um aumento temporrio do desemprego. (Curva de Phillips) Dez Princpios da Economia: -Pessoas enfrentam tradeoffs -O custo de alguma coisa do que se abdica para obt-la -Pessoas racionais pensam na margem -Pessoas respondem a incentivos -O comrcio pode melhorar a situao de todos -Os mercados so geralmente uma boa forma de organizar a actividade econmica

-Os governos podem s vezes melhorar os resultados do mercado -O padro de vida de um pas depende da sua capacidade de produzir bens e servios -Os preos sobem quando o governo emite moeda demais -A sociedade enfrenta um tradeoff de curo prazo entra a inflao e o desemprego Diagrama de Fluxo Circular demonstra como o dinheiro circula atravs dos mercados, entre famlias e empresas, onde numa ocasio as famlias so vendedoras e as empresas compradoras

Fronteira de Possibilidades de Produo o grfico que mostra as varias combinaes de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os factores de produo e a tecnologia disponveis. Deslocamento na fronteira de possibilidades de produo: um avano econmico que faz desloca a fronteira de possibilidades de produo para fora derivado ao aumento de bens que a economia pode produzir Micro economia estudo de como famlias e empresas tomam decises e de como interagem nos mercados. Macroeconomia Estudo dos fenmenos da economia como um todo, incluindo a inflao, desemprego e crescimento econmico. Declaraes positivas Tentam descrever o mundo como ele . (ExLegislao salarial causa desemprego) Declaraes Normativas Prescrevem como o mundo devia ser. (ExO governo devia de aumentar o salrio mnimo) SECTORES QUE OS GOVERNOS PRECISAM DE ACESSORIAS -Economia, trabalho e questes tributria. DEZ DISPOSIES SOBRE AS QUAIS MUITOS ECONOMISTAS CONCORDAM: a) A fixao de um limite mximo para alugueres reduz a quantidade e a qualidade das residncias.93% b) Tarifas e quotas de importao em geral reduzem o bem-estarv econmico geral . 93% c) Taxas de Cmbio flexveis e flutuantes permitem uma organizao monetria internacional efectiva 90%

d) A politica fiscal ( por exemplo, cortes nos impostos e/ ou aumentos nas despesas do governo) tem um significativo impacto positivo sobre as economias que no atingiram o pleno emprego90% e) Se for necessrio equilibrar o oramento federal, isto deve ocorrer dentro do ciclo econmico e no em bases anuais 85% f) Pagamentos em dinheiro aumentam o bem estar daqueles que o recebem mais do que transferncias em Gneroo de igual valor 84% g) Um deficit oramentrio elevado exerce um impacto negativo sobre a economia 83% h) O salrio mnimo aumenta o desemprego dos trabalhadores jovens e noqualificados.79% i) O governo deveria reestruturar o sistema de assistncia social em termos de um imposto de renda negativo79% j) Imposto sobre a emisso de efluentes e licenas para a poluio comercializveis so um mtodo de combate poluio melhor de que imposio de limites superiores poluio. -78% QUAIS DOS SEGUINTES TPICOS SE RELACIONAM COM A MICRO ECONOMIA? a) A deciso da famlia poupar para a sua renda. b) A deciso de uma empresa sobre contratao de funcionrios QUAIS DAS SEGUINTES DECLARAES SO POSITIVAS? a) A sociedade enfrenta, no curto prazo, um tradeoff entre inflao e desemprego. b) Aliquotas tributrias menores incentivam o trabalho e a poupana. NEGATIVAS: a)Uma reduo na taxa de crescimento da quantidade da moeda reduzir a taxa de inflao b)A reserva Federal deveria reduzir a taxa de crescimento da quantidade de moeda. c)A sociedade deveria exigir que os que recebem benefcio sociais arranjassem emprego. CURVA DA PROCURA:

CURVA DA OFERTA: VANTAGEM ABSOLUTA: - A comparao entre produtores de um bem levando em conta a sua produtividade. CUSTO DE OPORTUNIDADE: - aquilo que abrimos mo para obter alguma coisa. VANTAGEM COMPARATIVA: - Comparao entre produtores de um bem com base em seu custos de oportunidade. IMPORTAES: -Bens produzidos no Estrangeiro. EXPORTAES: - Bens produzidos internamente e vendidos no estrangeiro OFERTA E PROCURA: - so as palavras que os economistas utilizam com mais frequncia: -Oferta e Procura so as foras que movem as economias de mercado. Determinam a quantidade produzida de cada bem e o preo pelo qual dever ser vendido. MERCADO: - Um grupo de compradores e de vendedores de um dado bem ou servio. MERCADO COMPETITIVO:-Um mercado em que h muitos compradores e muitos vendedores de modo que cada um deles exerce um impacto negligencivel sobre os preos do mercado.

PESO MORTO:- A reduo no excedente total decorrente de uma distoro do mercado, tal como o imposto QUANTIDADE DA PROCURA :- Quantidade do bem que os compradores desejam e poder comprar. ESQUEMA DE PROCURA: Tabela que mostra a relao entre preo de um bem e quantidade procura. CURVA DA PROCURA: Grfico da relao entre preo de um bem e quantidade procurada. LEI DA PROCURA: - A afirmao de que, tudo mantido constante, a a quantidade procurada de um bem aumenta quando o preo do bem diminui BEM NORMAL: - Um bem para o qual, tudo o mais mentido constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade procurada BEM INFERIOR: - Aquele cuja quantidade procurada diminui, tudo o mais mantido constante, quando a renda aumenta. BENS SUBSTITUTOS: - Dois bens para os quais, tudo o mais mantido constante, um aumento no preo de um deles aumenta a procura pelo outro BENS COMPLEMENTARES: Bens para os quais o aumento no preo de um dos bens leva a uma reduo na procura pelo outro bem. LEI DA OFERTA:- Afirmao de que , tudo o mais mantido constante , a quantidade oferecida do bem aumenta quando o seu preo aumenta . ESQUEMA DA OFERTA: - Quadro que mostra a relao entre o preo de um bem e a quantidade oferecida. QUNATIDADE OFERECIDA: -Quantidade de um bem ou servio que os vendedores querem e podem vender ESQUEMA DA OFERTA DE BEM: A curva da oferta mostra a quantidade fornecida a cada preo ESQUEMA DE OFERTA INDIVIDUAIS E DE MERCADO: -A quantidade oferecida no mercado a soma das quantidades fornecidas por todos os vendedores CURVA DA OFERTAB DE BEM: - Esta curva de oferta, que representa graficamente o esquema de oferta da tabela, mostra que a quantidade oferecida do bem muda quando o preo se altera. Como um preo maior aumenta a quantidade oferecida, a curva de oferta se inclina para cima. OFERTA DE MERCADO COMO SOMA DAS OFERTAS INDIVIDUAIS:- A curva de oferta de mercado obtida mediante o somatrio horizontal das curvas de oferta individuais . Ao preo de 2, bem oferece 3 casquinhas de sorvete e jerry oferece 4. A quantidade oferecida ao mercado a esse preo de 7 casquinhas de sorvete. DETERMANTES DA OFERTA: - Este quadro as variveis que podem influenciar a quantidade ofertada em um mercado. Observe o papel especial desempenhado pelos preos: uma variao nos preos representa um movimento ao longo da curva de oferta enquanto uma alterao em qualquer das demais variveis desloca a curva de oferta. PONTO DE EQUILIBRIO: Situao em que a oferta e a procura coincidem. DESLOCAMENTOS DA CURVA DA OFERTA: - Qualquer alterao que aumentar a quantidade que os vendedores desejam, produzir a um preo dado desloca a curva de oferta para a direita . Qualquer alterao que diminuir a quantidade que os vendedores desejam produzir a um preo dado desloca a curva da oferta para a esquerda. PREO DE EQUILBRIO: preo que iguala a oferta e a procura. QUANTIDADE DE EQUILIBRIO:- A quantidade oferecida e a quantidade procurada registadas na situao em que a oferta e a procura coincidem.

EXCESSO DE OFERTA: - Situao em que a quantidade oferecida maior do que a quantidade procurada. ESCASSEZ: - Situao em que a quantidade procurada maior do que a quantidade oferecida. EQUILIBRIO DA OFERTA E DA PROCURA: -O equilbrio se encontra onde as curvas de oferta e de procura se cruzam. Ao preo de equilbrio, a quantidade oferecida igual quantidade de procura. Neste Caso o preo de 2; a este preo so oferecidas 7 casquinhas de sorvete e so procuradas 7 casquinhas de sorvete. MERCADOS FORA DO EQUILIBRIO: -H excesso de produto Como o preo de 2,5 est acima do preo de equilbrio, a quantidade oferecida (10 Casquinhas de sorvete) superior quantidade procurada (4 casquinhas). Os vendedores tentam aumentar as vendas reduzindo os preos e isso conduz os preos a seu nvel de equilbrio. No painel B Como o preo de mercado 1,50, est abaixo do preo de equilbrio, a quantidade procurada (10 casquinhas de sorvete) maior do que a quantidade oferecida (4 casquinhas). Como muitos compradores esto procura de poucos bens, os vendedores podem tirar partido da escassez aumentado os preos. Portando, em ambos os casos, o ajustamento dos preos conduz o mercado em direco ao equilbrio ente oferta e procura. LEI DA OFERTA E DA PROCURA: Afirmao de que o preo de qualquer bem se ajusta de forma equilibrar a oferta e a procura desse bem. COMO UM AUMENTO NA PROCURA AFECTA O EQUILIBRIO:- Um fato que provoque um aumento na quantidade procurada a qualquer preo dado desloca a curva de procura para a direita . O preo e a quantidade de equilbrio aumentam. Exemplo: Um vero anormalmente quente leva os consumidores a comprar mais sorvete. A curva de procura se desloca de D1 para D2, o que provoca um aumento no preo de equilbrio de 2 para 2,50 e a quantidade de 7 para 10 casquinhas. ELASTICIDADE: -Medida de resposta da quantidade procurada ou da quantidade oferecida a variaes em seus determinantes ELASTICIDADE PREO DA PROCURA: - medida de intensidade da resposta da quantidade procurada a alteraes no preo do bem, calculada como a variao percentual da quantidade procurada dividida pela variao percentual do preo. CALCULO DA ELASTICIDADE: Elasticidade Preo procura = Variao Percentual da quantidade procurada sob Variao percentual de preo. Elasticidade preo da procura = 20 sob10 = 2 RECEITA TOTAL: - A quantidade paga pelos compradores e recebida pelos vendedores do bem, calculada como o preo do bem multiplicado pela quantidade vendida. Ou seja o Montante total pago pelos compradores e recebido pelos vendedores igual rea do rectngulo sob a curva da procura, P x Q aqui, ao preo de 4 a quantidade procurada de 100 e a receita total de 400. CURVA DA PROCURA LINEAR:- A inclinao da curva de procura constante, mas a elasticidade varia. ELASTICIDDE RENDA DA PROCURA:- medida de qundo a quantidade procurada de um bem varia em relao s variaes na renda do consumidores; Calculase como a variao percentual da quantidade procurada dividida pela variao percentual do salrio.

Ex. Elasticidade renda de procura = Variao percentual da quantidade procurada sob variao percentual da renda( salrio) ELASTICIDADE CRUZADA DA PROCURA: - Medida de quando a quantidade procurada de um bem responde variao no preo de outro bem, calculada como variao percentual do primeiro bem dividida pela variao percentual do segundo bem. Ex. Elasticidade cruzada da demanda = Variao percentual quantidade procurada do bem 1 sob variao percentual no preo do bem 2. ELASTICIDADE PREO DA OFERTA: - Mede o quanto a quantidade oferecida responde s variaes nos preos do bem. calculada como a variao percentual da quantidade oferecida dividida pela variao percentual do preo EX. elasticidade - preo da oferta = Variao percentual da quantidade oferecida Sob variao percentual do preo. EX:Varia co precentual da quantidade oferecida = (11.000-9000)/10.000X100=20% EX. Elasticidade preo =20% sob 10% = 2. COMO A ELASTICIDADE PREO PODE VARIAR:- Uma vez que, frequentemente , as empresas tm uma capacidade mxima de produo , a elasticidade da oferta pode ser bastante alta quando a quantidade oferecida pequena e muito baixa quando a quntidade oferecida grande. No exemplo, uma elevao de preo de 3 para 4 aumenta a quantidade oferecida de 100 para 200 Como acrscimo da quantidade oferecida , 100%, emaior do que o aumento , de 33% , a elasticidade da oferta neste espao da curva alta . J no ponto em que o preo aumenta de 12 para 15, a quantidade varia de 500 para 525, como o aumento da quantidade oferecida , 5% menor do que o preo , 25% , neste espao a curva de oferta elstica. UM AUMENTO NA OFERTA NO MERCADO DE TRIGO: Quando um avano na tecnologia agrcola aumenta a oferta de trigo de S1 para S2 o preo do trigo cai. Dado que a procura do trigo inelstica , o o aumento da quantidade vendida , de 100 para 110 , proporcionalmente menor o que a reduo no preo. De 3 para 2 em consequncia , a receita total dos agricultores reduz-se de 300x 100) para 220 x 110) OFERTA, Procura e politicas econmicas do governo PREO MXIMO: - Teto legal de venda de um bem PREO MNIMO: - Piso legal mnimo para o preo de venda de um bem. INCIDNCIA TRIBUTRIA: -Estudo relativo a quem suporta o nus de um imposto. UM IMPOSTO SOBRE OS COMPRADORES:- Quando um imposto de 0,50 lanado lanada sobre os compradores , a curva de procura se desloca para baixo, de d1 para d2 A quantida de de equilbrio cai de 100 para 90 casquinhas opreo que os vendedolres recebem cai de 3,00 para 2,80 .o preo queos compradores pagam ( incluindo o imposto) sobre 3,OO para 3,30 mesmo sendo lanado sobre os consumidores , o nus do imposto dividido entre compradores e vende dores. IMPOSTO SOBRE OS VENDE DORES:- Quando o imposto de 0,50 lanado sobre os vendedores , a curva de oferta desloca-se em 0,50 , de S1 para S2 , A quantidade de equilibtrio cai de 100 para 90 casquinhas . O preo pago pelos consumidores aumenta de 3,00 para 3,30 . o preo recebido pelos vendedores Aps o pagamento do imposto ) se reduz de 3,00 para 2,80. Mesmom se o imposto

for lanado sobre os vendedores , compradores e vendedores compartilha o nus do imposto. ECONOMIA DE BEM ESTAR :- E studo do modo como como a alocao de recursos afecta o bem estar econmico. DISPOSIO DE PAGA:Quantia mxima que um comprador pagar pelo bem EXCEDENTE DO CONSUMIDOR:- A quntia que o comprador est disposto a pagar por um bem menos a quantia que ele paga pelo facto, COMO UM IMPOSTO AFECTA O BEM ESTAR:- a tributao sobre um bem reduz o excedente do consumidor( no equivalenet rea de B+C e o ecedente

S-ar putea să vă placă și