Sunteți pe pagina 1din 93

PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCNDIOS (PMDFCI)

GUIA TCNICO

Direco de Unidade de Defesa da Floresta


ABRIL|2012

Ttulo: Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incndios (PMDFCI) - Guia Tcnico Edio: Nacional Autoridade Florestal

Autor: Direco de Unidade de Defesa da Floresta Texto: Nacional Autoridade Florestal

Imagens: Autoridade Florestal Nacional Edio: Abril de 2012

NDICE
1. INTRODUO 2. CONSIDERAES GERAIS 3. ESTRUTURA DO GUIA TCNICO 4. CONTEDO, TRATAMENTO E APRESENTAO DO PMDFCI 4.1. DIAGNSTICO (INFORMAO DE BASE) CADERNO I 4.2. PLANO DE ACO CADERNO II 4.3. PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL CADERNO III 5. APNDICES APNDICE 1 APNDICE 2 APNDICE 3 APNDICE 4 APNDICE 5 APNDICE 6 APNDICE 7 APNDICE 8 APNDICE 9 APNDICE 10 APNDICE 11 APNDICE 12 APNDICE 13 APNDICE 14 APNDICE 15 APNDICE 16 APNDICE 17 APNDICE 18 ESTRUTURAO E FORMATOS DA INFORMAO TIPO DE MOLDURAS DA CARTOGRAFIA CONSTITUINTE DO PMDFCI METODOLOGIA PARA A ELABORAODO MAPA DE COMBUSTVEIS FLORESTAIS METODOLOGIA PARA A ELABORAO DE CARTOGRAFIA DE RISCO MAPA DE PERIGOSIDADE DE INCNDIO FLORESTAL E MAPA DE RISCO DE INCNDIO FLORESTAL METODOLOGIA PARA A ELABORAO DO MAPA DE PRIORIDADES DE DEFESA REDE DE FAIXAS DE GESTO DE COMBUSTVEL (FGC) E MOSAICO DE PARCELAS DE GESTO DE COMBUSTVEL (MPGC) REDE VIRIA FLORESTAL (RVF) REDE DE PONTOS DE GUA (RPA) CONCEITOS E CRITRIOS PARA A DEMARCAO DE SECTORES TERRITORIAIS DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCNDIOS CONCEITOS E CRITRIOS PARA A DEMARCAO DE LOCAIS ESTRATGICOS DE ESTACIONAMENTO (LEE) REDE DE VIGILNCIA E DETECO OUTROS PONTOS DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCNDIOS DEMARCAO DE LOCAIS PARA POSTO DE COMANDO OPERACIONAL (LPCO) MEIOS COMPLEMENTARES DE APOIO AO COMBATE EQUIPAMENTOS FLORESTAIS DE RECREIO CODIFICAO FLORESTAIS E DEFINIO DAS CATEGORIAS DAS CAUSAS DOS INCNDIOS 3 4 6 7 7 16 29 34 34 38 41 46 54 55 60 67 71 74 77 80 81 82 83 87 88 89

ZONAS DE OPORTUNIDADE NO APOIO AO COMBATE (ZOAC) CARTOGRAFIA DE APOIO DECISO (CAD)

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

1. INTRODUO
O guia tcnico do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incndios (PMDFCI), assume-se como instrumento de orientao e auxlio s equipas que localmente tm a tarefa de elaborao desse plano, conforme estabelecido no n. 2 do artigo 3.-B do Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho. Pretende-se, com a aplicao do guia tcnico do PMDFCI, promover a articulao das caractersticas scio-biofsicas com as dinmicas e responsabilidades das entidades presentes no territrio municipal, de forma a efectivar as alteraes necessrias que maximizem a Defesa da Floresta contra Incndios (DFCI). O PMDFCI visa operacionalizar ao nvel local e municipal as normas contidas na legislao DFCI, em especial no Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho e legislao complementar, no Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incndios (Resoluo do Conselho de Ministros n. 65/2006, de 26 de Maio) e nos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) e Planos Distritais de Defesa da Floresta contra Incndios (PDDFCI). Sendo o PMDFCI um instrumento de planeamento que se pretende dinmico e adaptado realidade local, este guia deve ser entendido como instrumento orientador, devendo as equipas locais estabelecer os seus objectivos, metas e aces, adaptadas s realidades locais, em articulao com os nveis de planeamento superior (distrital e nacional). Para uma aco mais efectiva de todos os que se empenham na DFCI, importante a uniformizao de formatos, critrios e de cdigos para que, nos diferentes nveis de planeamento, seja possvel uma rpida leitura e a integrao dos contributos de todos os agentes. Deve por isso, fomentar-se a uniformizao do tratamento e apresentao da informao para permitir a rpida integrao nos diversos nveis de planeamento. O PMDFCI possui um carcter dinmico e evolutivo, pelo que, o conhecimento e reconhecimento das realidades e contextos de cada municpio devem ser reflectidos ao longo do tempo. Este dinamismo justifica um processo de continuidade que possibilite, num futuro prximo, traduzir a excelncia do planeamento nacional, distrital e municipal em matria de DFCI.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

2. CONSIDERAES GERAIS

As referncias ao Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho constantes neste guia, entendemse por Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho, com as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n. 17/2009 de 14 de Janeiro.

s O

orientaes constantes neste Guia Tcnico sobrepem-se as emanadas por normativos

legais entretanto publicados, implicando a consequente adaptao aos mesmos. contedo do PMDFCI/POM previsto neste guia o mnimo obrigatrio, podendo ser

acrescentados outros pontos que a CMDF considere relevantes.

A estruturao e formatos da informao devem ser apresentados de acordo com o Apndice


1.

escala e as classes dos mapas e dos grficos, a apresentar no PMDFCI/POM, devem ser

adaptadas realidade de cada concelho.

Na

construo dos mapas, a apresentar no PMDFCI/POM, deve ser considerado o limite

administrativo oficial CAOP em vigor data de elaborao do PMDFCI/POM.

Todos

os mapas, a apresentar no PMDFCI/POM, com excepo da cartografia de apoio

deciso, onde se aplicam especificaes prprias, devem ser enquadrados sobre Carta Militar de Portugal, Srie M888 (Escala 1:25 000), de edio recente e/ou ortofotomapa de edio recente, considerando uma escala que possibilite uma correcta legibilidade dos elementos constantes do mapa.

Na

construo dos mapas deve-se atender combinao harmoniosa entre os elementos

constituintes da moldura da cartografia (Apndice 2) e os elementos que devem constar efectivamente no mapa (o contedo), com excepo dos mapas constituintes da cartografia de apoio deciso, que devem considerar as especificaes no Apndice 18.

Todos

os mapas a apresentar no PMDFCI/POM devem conter os limites administrativos das

freguesias, dos concelhos limtrofes, bem como a respectiva identificao, efectuada atravs de rtulo, com excepo dos mapas constituintes da cartografia de apoio deciso, que devem considerar as especificaes presentes no Apndice 18.

Na

construo dos mapas, quando se verificar a existncia de sobreposio entre os

elementos, deve ser adoptada a soluo de tramas e/ou transparncias, bem diferenciadas, de forma a possibilitar a leitura conveniente dos elementos e dos seus limites.

Na

construo dos mapas que contenham elementos que se prolonguem para os concelhos

limtrofes, estes devem ser apresentados na totalidade. Os elementos cartogrficos no devem ser restringidos ao territrio concelhio, pois isso origina quebras, deturpando a interpretao da informao.

Os mapas devem ser numerados sequencialmente.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

ENVIO DO PMDFCI E POM: Devem ser enviados por correio em formato digital (documento em pdf ou Word e cartografia vectorial) para os respectivos coordenadores de preveno estrutural (CPE).
DISTRITO

CPE

MORADA
Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Rua de Anadia, Apartado 330 3811-901 AVEIRO Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Rua de So Sebastio, Apartado 121 7800-298 BEJA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Rua do Carmo, n. 31-33 4700-309 BRAGA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Parque Florestal 5300-000 BRAGANA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Av. 1. de Maio, 34 1. Dto. 6000-086 CASTELO BRANCO Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Mata Nacional do Choupal 3000-611 COIMBRA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Rua Tenente Raul Andrade, 1-3 7000-613 VORA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Rua Frana Borges, 7, R/c Esq. 8500-000 PORTIMO Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Edifcio da Zona Agrria Bairro Nossa Senhora dos Remdios 6300-590 GUARDA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Mata Nacional do Choupal 3000-611 COIMBRA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Rua Professor Guilherme Assuno, 33 2640-488 MAFRA Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Quinta do Bonfim, Apartado 110 7300-901 PORTALEGRE Autoridade Florestal Nacional Direco Nacional de Defesa da Floresta Rua da Restaurao, n. 336 4050-501 PORTO Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Apartado 59 2001-901 SANTARM Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Rua Garcia Peres, n. 19 2900-104 SETBAL Autoridade Florestal Nacional Direco Nacional de Defesa da Floresta Rua da Restaurao, n. 336 4050-501 PORTO Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Parque Florestal 5000-567 VILA REAL Autoridade Florestal Nacional Defesa da Floresta Quinta do Soqueiro, Rua Cnego Antnio Barreiros 3500-093 VISEU

AVEIRO

JOANA CARINHAS

BEJA

PORTELA CAMPOS

BRAGA

ANTNIO VIVAS

BRAGANA CASTELO BRANCO COIMBRA

EDGAR BRAGADA HUGO SATURNINO JOAQUIM PROENA INS LOPES

VORA

JOO BELCHIORINHO JOO MARTINS JOS RODRIGUES PAULO ALBINO

FARO

GUARDA

LEIRIA

RUI GIESTAS

LISBOA

CRISTINA BASTOS

PORTALEGRE

JOO AMRICO SILVA

PORTO

SILVINO SOUSA

SANTARM

ANTNIO RAVASCO

SETBAL VIANA DO CASTELO VILA REAL

CARLOS BORGES CARLA JANEIRO IVO GOMES EDUARDO CARVALHO

VISEU

JOO MARQUES

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

3. ESTRUTURA DO GUIA TCNICO


O guia tcnico do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incndios PMDFCI constitudo por duas partes:

Contedo, tratamento e apresentao do PMDFCI Diagnstico (informao de base) Caderno I Plano de aco Caderno II Plano operacional municipal (POM) Caderno III

Apndices Apndice 1 Apndice 2 Apndice 3 Apndice 4 Estruturao e formatos da informao Tipo de molduras da cartografia constituinte do PMDFCI Metodologia para a elaborao do mapa de combustveis florestais Metodologia para a elaborao de cartografia de risco mapa de perigosidade de incndio florestal e mapa de risco de incndio florestal Metodologia para a elaborao do mapa de prioridades de defesa Rede de faixas de gesto de combustvel FGC e mosaico de parcelas de gesto de combustvel MPGC Rede viria florestal RVF Rede de pontos de gua RPA Conceitos e critrios para a demarcao de sectores territoriais de defesa da floresta contra incndios

Apndice 5 Apndice 6 Apndice 7 Apndice 8 Apndice 9

Apndice 10 Conceitos e critrios para a demarcao de locais estratgicos de estacionamento LEE Apndice 11 Rede de vigilncia e deteco Apndice 12 Outros pontos de defesa da floresta contra incndios Apndice 13 Demarcao de locais para posto de comando operacional LPCO Apndice 14 Meios complementares de apoio ao combate Apndice 15 Equipamentos florestais de recreio Apndice 16 Codificao e definio das categorias das causas dos incndios florestais Apndice 17 Zonas de oportunidade no apoio ao combate - ZOAC Apndice 18 Cartografia de apoio deciso

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

4. CONTEDO, TRATAMENTO E APRESENTAO DO PMDFCI


4.1 Diagnstico (informao de base) Caderno I Para uma abordagem coerente ao problema dos incndios florestais a nvel municipal absolutamente necessria a elaborao de um diagnstico que caracterize as condies de ocorrncia deste fenmeno. S este conhecimento permitir definir uma estratgia de DFCI fundamentada, coesa e adaptada s particularidades do concelho, na prossecuo dos objectivos do PNDFCI. Esta caracterizao s ser vlida se lhe estiver associada uma interpretao adequada e direccionada fundamentao das opes constantes no Plano de aco Caderno I, de modo a estabelecerem-se propostas de aco, metas e indicadores adaptadas realidade municipal. Neste sentido, o Caderno I do PMDFCI constituiu uma base de informao, que se traduz num diagnstico especfico de cada municpio e que servir de apoio deciso relativamente s propostas apresentadas no Caderno I do mesmo Plano. O Diagnstico deve caracterizar o territrio municipal com base na anlise e relao dos parmetros e contedos que se enunciam seguidamente, relacionando-os com a problemtica dos incndios florestais, podendo sustentar-se noutros que ajudem a caracterizar de forma mais adequada as particularidades do concelho. Para facilitar a leitura do PMDFCI e por uma questo de economia de esforos, deve evitar-se a apresentao de informao que no seja necessria para as fases sequentes.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

PARMETRO

CARACTERIZAO FSICA

Para uma abordagem coerente problemtica dos incndios florestais importante efectuar uma caracterizao fsica, reflectindo a realidade de cada concelho, enfatizando os aspectos que condicionam a estratgia de defesa da floresta contra incndios. ITENS A DESENVOLVER Enquadramento geogrfico Hipsometria Declive Exposio Hidrografia

ALGUMAS FONTES DE INFORMAO Carta Administrativa Oficial de Portugal http://www.igeo.pt ITEM A DESENVOLVER FORMATO DE APRESENTAO Mapa Enquadramento geogrfico Texto CONTEDO

Representao do enquadramento geogrfico do concelho, no distrito e continente Referncia ao distrito, Direco Regional de Florestas, Unidade de Gesto Florestal, freguesias e respectivas reas Representao da hipsometria, elaborada com base nas curvas de nvel com intervalos de 10 em 10 metros, com sobreposio da rede hidrogrfica e delimitao de linhas de cumeada Referncia cota mnima e mxima, variao e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho - distribuio da quantidade de vegetao, condies meteorolgicas e outros Representao dos declives, por classes, em graus, com um mximo de 5 classes. Os intervalos das classes de declives devem ser estabelecidos atendendo s especificidades do concelho Referir a distribuio da rea do concelho por classes de declives e implicaes para a DFCI ajustadas s particularidades do concelho - propagao de incndios, ventos e outros Representao das exposies, diferenciadas em 5 classes, por quadrantes Referir a distribuio da rea do concelho por exposio e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho - condies meteorolgicas, ventos, humidade de combustveis, propagao de incndios e outros Representao da rede hidrogrfica diferenciada em cursos de gua permanentes e no permanentes. Representao de outras massas de gua relevantes Referir as implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho

Mapa Hipsometria Texto

Mapa Declive Texto

Mapa Exposio Texto

Mapa Hidrografia Texto

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

PARMETRO

CARACTERIZAO CLIMTICA

Por se verificarem dificuldades na obteno de dados para a caracterizao climtica e admitindo que esta uma caracterizao geral das condies mdias dos parmetros meteorolgicos especficos de um dado local ou regio, num determinado intervalo de tempo definido (normalmente 30 anos), optou-se pela recomendao desta caracterizao com base nos dados das normais climatolgicas mais recentes. Deste modo, considerou-se que importante caracterizar o clima da regio atravs, pelo menos, dos parmetros que a seguir se enunciam. conveniente explicitar as condies meteorolgicas associadas s ocorrncias de grandes incndios verificados no concelho, caracterizando-as de forma sucinta. ITENS A DESENVOLVER Temperatura do ar Humidade relativa do ar Precipitao Vento

ALGUMAS FONTES DE INFORMAO http://meteo.ist.utl.pt http://snirh.inag.pt http://agricultura.isa.utl.pt http://www.meteo.pt ITEM A


DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO Grfico de linhas com tabela de dados Texto Grfico de linhas com tabela de dados Texto Grfico de linhas com tabela de dados Texto

CONTEDO

Temperatura do ar

Representao dos valores mensais da temperatura mdia, mdia dos valores mximos e valores mximos registados para um perodo de 30 anos Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho/regio Representao dos valores mdios mensais da humidade relativa do ar medida em dois perodos do dia (por exemplo, s 9 e 18 horas), para um perodo de 30 anos Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho/regio Representao dos valores mensais da precipitao e mximas dirias, para um perodo de 30 anos Interpretao dos dados apresentados, comparao do ano mais recente com o perodo de 30 anos e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho/regio Representao dos valores mdios mensais da frequncia e velocidade do vento, segundo as diferentes direces, para um perodo de 30 anos Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho/regio

Humidade relativa do ar

Precipitao

Quadro Vento Texto

PARMETRO

CARACTERIZAO DA POPULAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

A informao recolhida e tratada neste captulo essencial para a fundamentao das opes a tomar no mbito das aces de sensibilizao (Caderno II, 2. Eixo Estratgico Reduo da incidncia dos incndios), mas tambm para a identificao da tendncia de ocupao dos espaos rurais que impliquem a adopo de polticas especiais de DFCI (por exemplo, despovoamento de aglomerados populacionais, que no mdio-longo prazo no necessitaro de faixas de gesto de combustvel). Nesta caracterizao devem ser considerados dados mais actuais que venham a ser publicados no mbito do Recenseamento da Populao e Habitao (censos). ITENS A DESENVOLVER Populao residente por censo e freguesia (1981/1991/2001) e densidade populacional (2001) ndice de envelhecimento1 (1981/1991/2001) e sua evoluo (1981-2001) Populao por sector de actividade (%) 2001 Taxa de analfabetismo2 (1981/1991/2001) Romarias e festas

ALGUMAS FONTES DE INFORMAO http://www.ine.pt ITEM A DESENVOLVER Populao residente por censo e freguesia (81/91/01) e densidade populacional (01) FORMATO DE APRESENTAO CONTEDO Representao da populao residente e densidade populacional por freguesia. Populao residente deve ser representada atravs de grficos de colunas sobrepostos (1981, 1991 e 2001) e a densidade populacional, atravs de gradiente de cores. As classes de densidade populacional devem ser adaptadas realidade de cada concelho Interpretao dos dados apresentados, tendo em conta os valores de outras unidades territoriais (distrito) e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho Representao do ndice de envelhecimento e sua evoluo por freguesia, atravs de grficos de colunas empilhadas correspondendo ao ndice de envelhecimento e evoluo do ndice de envelhecimento atravs de gradiente de cores. As classes da evoluo do ndice de envelhecimento devem ser adaptadas realidade de cada concelho Interpretao dos dados apresentados, tendo em conta os valores de outras unidades territoriais (distrito) e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho Representao da populao por sector de actividade (primrio, secundrio e tercirio) em percentagem, por freguesia, atravs de grficos circulares Interpretao dos dados apresentados, tendo em conta os valores de outras unidades territoriais (distrito) e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho Representao da taxa de analfabetismo, por freguesia, para os anos de 1981, 1991 e 2001, atravs de colunas empilhadas Interpretao dos dados apresentados, tendo em conta os valores de outras unidades territoriais (distrito e continente) e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho Representao das romarias e festas, atravs de simbologia prpria baseada no ms de realizao, identificadas atravs de rtulo contendo data de incio e fim e designao do evento Referncia s implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho - uso de fogo, foguetes, elevado nmero de pessoas em espaos rurais

Mapa com grfico

Texto

ndice de envelhecimento (81/91/01) e sua evoluo (81-01)

Mapa com grfico

Texto Mapa com grfico Texto Mapa com grfico Texto

Populao por sector de actividade (%) 2001

Taxa de analfabetismo (81/91/01)

Romarias e festas

Mapa

Texto

ndice de envelhecimento=Relao entre o nmero de idosos e o de jovens, definido habitualmente como a relao entre a populao com 65 e mais anos e a populao dos 0-14 anos. 2 Taxa de analfabetismo=(populao com 10 ou + anos que no sabe ler nem escrever/populao total com 10 ou + anos) *100

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

10

PARMETRO

CARACTERIZAO DA OCUPAO DO SOLO E ZONAS ESPECIAIS

Dado que o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incndios tem como objectivo operacionalizar a aplicao ao territrio do Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho, torna-se essencial que a cartografia da ocupao do solo siga os critrios constantes no n. 1 do seu artigo 3., designadamente nas alneas f), g) e u).

ITENS A DESENVOLVER Ocupao do solo Povoamentos florestais reas protegidas, rede natura 2000 (ZPE+ ZEC) e regime florestal Instrumentos de planeamento florestal Equipamentos florestais de recreio, zonas de caa e pesca

ALGUMAS FONTES DE INFORMAO Carta de Ocupao do Solo (COS): http://www.igeo.pt Inventrio Florestal Nacional (AFN): http://www.afn.min-agricultura.pt Corine Land Cover (CLC): http://www.igeo.pt http://www.iambiente.pt reas Protegidas e Rede Natura 2000: http://portal.icnb.pt Zonas de caa: mediante pedido dirigido Autoridade Florestal Nacional Zonas de pesca: mediante pedido dirigido Autoridade Florestal NacionalRegime florestal (matas e permetros): mediante pedido dirigido Autoridade Florestal Nacional ITEM A DESENVOLVER FORMATO DE APRESENTAO CONTEDO Representao da ocupao do solo (superfcies aquticas, agricultura, reas sociais, floresta, improdutivos e incultos), atravs de gradiente de cores segundo os critrios definidos no Inventrio Florestal Nacional Registo das reas por ocupao do solo por freguesia Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho Representao da distribuio de espcies/povoamentos florestais, atravs de gradiente de cores Registo da rea florestal total e das reas espcies/povoamentos florestais, por freguesia ocupadas por tipo de

Mapa Ocupao do solo Quadro Texto Mapa Povoamentos florestais Quadro Texto reas protegidas, rede natura 2000 (ZPE+ ZEC) e regime florestal

Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho Representao das reas referidas, diferenciadas por tipologia, atravs de gradiente de cores e identificadas atravs de rtulo baseado no nome Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho Representao de zonas de interveno florestal legalmente constitudas (considerando o(s) instrumento(s) de planeamento existente(s) PDF/PGF/PEIF), atravs de gradiente de cores, com identificao dos respectivos gestores atravs de rtulo. Representao de outras reas com planos de gesto florestal aprovados, atravs de gradiente de cores, com rtulo que identifique os respectivos gestores. Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho

Mapa

Texto

Instrumentos de planeamento florestal

Mapa

Texto

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

11

ITEM A DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Representao dos equipamentos florestais de recreio atravs de simbologia prpria fundamentada no contedo do campo TIPO da tabela de atributos do elemento grfico correspondente a EFR, de acordo com Apndice 15

Equipamentos florestais de recreio, zonas de caa e pesca

Mapa

Representao do regime cinegtico atravs de gradiente de cores fundamentado na tipologia (direito no caa, zonas de caa associativa, turstica, municipal e nacional). Representao das zonas de pesca atravs de simbologia prpria Interpretao dos dados apresentados e implicaes para a DFCI ajustadas s especificidades do concelho

Texto

PARMETRO

ANLISE DO HISTRICO E CAUSALIDADE DOS INCNDIOS FLORESTAIS

Compete Autoridade Florestal Nacional (AFN), a manuteno escala nacional de um sistema de informao relativo a incndios florestais (SGIF) e de registo de rea ardidas, pelo que devem ser estes os dados a utilizar na anlise do histrico e causalidade dos incndios florestais escala municipal. Por outro lado, sempre que se verifique um desfasamento evidente entre os elementos fornecidos pelo SGIF e aqueles verificados na realidade (por exemplo, devido ocorrncia de grandes incndios de abrangncia intermunicipal, que apenas so alocados a um nico municpio e freguesia), devero esses dados alfanumricos ser ajustados com recurso cartografia oficial das reas percorridas por incndios. At 2007 a cartografia oficial foi preparada essencialmente com informao teledetectada. Desde esse ano a AFN procurou complementar a informao MODIS e Landsat com levantamentos de permetros de reas ardidas realizados localmente por tcnicos dos vrios agentes de Defesa da Floresta contra Incndios, como os tcnicos dos Gabinetes Tcnicos Florestais, da Guarda Nacional Republicana e do Instituto de Conservao da Natureza e da Biodiversidade, entre outros. No sentido de definir procedimentos a AFN produziu em Maio de 2008 um Manual para tratamento da informao geogrfica associada a terrenos percorridos por incndios florestais ou intervencionados com fogo controlado ou queimadas a adoptar pelos diversos agentes intervenientes. Complementarmente foi divulgado em Julho de 2009 pela AFN o documento para Georeferenciao de incndios florestais - guia de procedimentos google maps. O histrico dos incndios deve reportar-se sempre ao perodo solicitado para cada grfico considerando a informao disponvel dos anos mais recentes. No caso de ser solicitado a comparao de um ano com a mdia no quinqunio, esse ano no entra no clculo da mdia do quinqunio e deve ser sempre o ltimo ano em que haja dados disponveis. De modo a que todos os grficos e mapas possibilitem uma leitura adequada, deve ter-se em ateno a seleco de cores, para que sejam claramente distintas entre si, bem como a dimenso dos grficos e a leitura dos seus eixos (escala e unidades). Os valores apresentados das reas ardidas, bem como do nmero de ocorrncias tero, obviamente, de ser iguais para um mesmo ano (ou igual perodo de anos), quer se apresente os dados distribudos por freguesias, meses, dias da semana ou horas. ITENS A DESENVOLVER rea ardida e nmero de ocorrncias distribuio:

anual mensal semanal diria horria

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

12

rea ardida em espaos florestais rea ardida e nmero de ocorrncias, por classes de extenso Pontos provveis de incio e causas Fontes de alerta Grandes incndios (rea 100 ha) distribuio:

anual mensal semanal horria

ALGUMAS FONTES DE INFORMAO http://www.afn.min-agricultura.pt ITEM A


DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO Mapa Texto Grfico de linhas e colunas com tabela de dados Texto Grfico de linhas e colunas com tabela de dados Texto

CONTEDO Representao das reas ardidas, por ano, para um perodo 10 anos Interpretao dos dados apresentados, por ano e por freguesia

Apresentao dos valores anuais da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) para um perodo 10 anos

Interpretao dos dados apresentados, incluindo a identificao dos ciclos do fogo e dos anos mais crticos, relativamente rea ardida e ao nmero de ocorrncias. Estabelecer correlaes com as condies meteorolgicas existentes Apresentao dos valores anuais da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) do ltimo ano com dados disponveis e dos valores mdios do ltimo quinqunio para cada um destes parmetros, por freguesia Interpretao dos dados apresentados, incluindo as comparaes dos valores da rea ardida e nmero de ocorrncias do ltimo ano com dados disponveis, relativamente ao quinqunio Apresentao dos valores de rea ardida (colunas) do ltimo ano com dados disponveis e mdia do ltimo quinqunio, por hectares de espaos florestais e por freguesia em cada 100 hectares. Nmero de ocorrncias (linhas) do ltimo ano com dados disponveis e mdia do ltimo quinqunio, por hectares de espaos florestais e por freguesia em cada 100 hectares Interpretao dos dados apresentados, incluindo a comparao dos valores da rea ardida e do nmero de ocorrncias, por hectare e por freguesia, relativamente ao quinqunio Apresentao dos valores mensais da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) do ltimo ano com dados disponveis e respectivas mdias para um perodo 10 anos Interpretao dos dados apresentados Apresentao dos valores da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) distribudos pelos dias da semana do ltimo ano com dados disponveis e mdia para um perodo 10 anos Interpretao dos dados apresentados, incluindo a comparao dos valores, por dias da semana, da rea ardida e do nmero de ocorrncias do ltimo ano com dados disponveis, relativamente ao perodo 10 anos. Identificao dos dias da semana mais crticos e correlao com outros factores (socio-econmicos, causas, entre outros)

rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio anual

Grfico de linhas e colunas com tabela de dados

Texto Grfico de linhas e colunas com tabela de dados Texto Grfico de linhas e colunas com tabela de dados

rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio mensal

rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio semanal

Texto

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

13

ITEM A
DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO Grfico de linhas e colunas

CONTEDO Apresentao dos valores dirios acumulados da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) para um perodo 10 anos, salientando os dias que se destacam pelo nmero elevado de ocorrncias e rea ardida Interpretao dos dados apresentados com identificao dos dias mais crticos (relativamente rea ardida e nmero de ocorrncias). Representatividade em termos de % do total de rea ardida e nmero de ocorrncias e correlao com outros factores (socio-econmicos, causas, entre outros) Apresentao dos valores da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) por hora, para um perodo 10 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis Interpretao dos dados apresentados com identificao das horas mais crticas (relativamente rea ardida e ao nmero de ocorrncias). Representatividade em termos de % de rea ardida e do nmero de ocorrncias e correlao com outros factores (socio-econmicos, causas, entre outros)

rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio diria

Texto

rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio horria

Grfico de linhas e colunas com tabela de dados

Texto

rea ardida em espaos florestais

Grfico de colunas empilhadas, com tabela de dados Texto Grfico de linhas e colunas com tabela de dados Texto

Apresentao dos valores da rea ardida (ha) em espaos florestais, para um perodo 5 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis

Interpretao dos dados apresentados, indicando os espaos florestais com maior rea ardida (povoamentos ou matos) em termos de % Apresentao dos valores totais da rea ardida e do nmero de ocorrncias por classes de extenso (0-1; >1-10; >10-20; >20-50; >50-100; >100 ha), para um perodo 5 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis Interpretao dos dados apresentados, incluindo a relao existente entre os dois parmetros considerados. Representatividade em termos de % das diferentes classes de extenso Representao dos pontos provveis de incio dos incndios, por ano, associados s respectivas causas, atravs da combinao de cores, bem diferenciadas e simbologia grfica, respectivamente, para um perodo 5 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis (AFN, GTF, Bombeiros, GNR entre outras identificadas) Devem ser consideradas as orientaes constantes no guia de procedimentos google maps - georeferenciao de incndios florestais disponvel no portal da AFN As codificaes e definies das categorias das causas dos incndios florestais encontram-se discriminadas, em Apndice 16

rea ardida e nmero de ocorrncias por classes de extenso

Mapa

Pontos provveis de incio e causas Texto

Interpretao dos dados apresentados, por ano identificando as principais manchas de concentrao de pontos provveis de incio, bem como as principais causas associadas Registo do nmero total de ocorrncias e causas por freguesia, para um perodo 5 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis Interpretao dos dados apresentados por tipo de causa Apresentao do nmero de ocorrncias e respectiva %, dos vrios tipos de fonte de alerta, para um perodo 5 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis

Quadro Texto Grfico circular Grfico de colunas empilhadas com rtulos de dados Texto

Fontes de alerta

Apresentao do nmero de ocorrncias, por hora e fonte de alerta, para um perodo 5 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis

Interpretao dos dados apresentados, identificando as principais fontes de alerta por hora

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

14

ITEM A
DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO Mapa Texto Grfico de linhas e colunas com tabela de dados Texto

CONTEDO

Representao das reas ardidas, por ano, para um perodo 10 anos Interpretao dos dados apresentados, por ano e por freguesia

Grandes incndios (rea 100ha) rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio anual

Apresentao dos valores anuais da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas), para um perodo 10 anos

Interpretao dos dados apresentados, incluindo a identificao dos ciclos do fogo e dos anos mais crticos, relativamente rea ardida e ao nmero de ocorrncias. Estabelecer correlaes com as condies meteorolgicas existentes Apresentao dos valores totais da rea ardida e do nmero de ocorrncias por classes de extenso (100-500; >500-1000; >1000 ha), para um perodo 10 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis Interpretao dos dados apresentados, incluindo a relao existente entre os dois parmetros considerados. Representatividade em termos de % das diferentes classes de extenso Apresentao dos valores mensais da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) do ltimo ano com dados disponveis e respectivas mdias para um perodo 10 anos

Quadro

Texto Grandes incndios (rea 100ha) rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio mensal Grandes incndios (rea 100ha) rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio semanal Grandes incndios (rea 100ha) rea ardida e nmero de ocorrncias Distribuio horria Grfico de linhas e colunas com tabela de dados Texto Grfico de linhas e colunas com tabela de dados

Interpretao dos dados apresentados

Apresentao dos valores da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) distribudos pelos dias da semana do ltimo ano com dados disponveis e mdia para um perodo 10 anos Interpretao dos dados apresentados, incluindo a comparao dos valores, por dias da semana, da rea ardida e do nmero de ocorrncias do ltimo ano com dados disponveis, relativamente ao perodo 10 anos. Identificao dos dias da semana mais crticos e correlao com outros factores (socio-econmicos, causas, entre outros) Apresentao dos valores da rea ardida (colunas) e do nmero de ocorrncias (linhas) por hora, para um perodo 10 anos, incluindo o ltimo ano com dados disponveis Interpretao dos dados apresentados com identificao das horas mais crticas (relativamente rea ardida e ao nmero de ocorrncias). Representatividade em termos de % de rea ardida e do nmero de ocorrncias e correlao com outros factores (socio-econmicos, causas, entre outros)

Texto

Grfico de linhas e colunas com tabela de dados

Texto

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

15

4.2

Plano de Aco Caderno II

A definio do plano de aco deve ser sustentada nas caractersticas especficas do territrio, nomeadamente as enunciadas e desenvolvidas no diagnstico. O plano de aco concretiza-se em duas fases: Avaliao das aces realizadas nos ltimos anos, dos recursos existentes e dos comportamentos de risco; Planeamento de aces, que suportam a estratgia municipal de DFCI, definindo metas, indicadores, responsveis e estimativa oramental, de acordo com os eixos estratgicos do PNDFCI e com o respectivo PDDFCI.

Para cada parmetro que a seguir se indica, deve ser apresentada uma nota explicativa dos resultados obtidos na fase de avaliao e justificao das propostas do plano de aco referente a cada eixo estratgico

PARMETRO

ENQUADRAMENTO DO PLANO NO MBITO DO SISTEMA DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCNDIOS (SDFCI)

DE GESTO TERRITORIAL E NO

SISTEMA

DE

O Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incndios (PMDFCI) visa operacionalizar ao nvel local e municipal as normas contidas na legislao DFCI, em especial Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho e legislao complementar, nomeadamente o Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incndios (PNDFCI) Resoluo do Conselho de Ministros n. 65/2006, de 26 de Maio, os Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) e os Planos Distritais de Defesa da Floresta contra Incndios (PDDFCI). Devem ainda ser consideradas as orientaes emanadas por outros instrumentos de planeamento florestal, designadamente a Estratgia Nacional para as Florestas (Resoluo do Conselho de Ministros n. 114/2006, de 15 de Setembro), as Orientaes Estratgicas para a Recuperao das reas Ardidas em 2003 e 2004 (Resoluo do Conselho de Ministros n. 5/2006, de 18 de Janeiro), os planos de gesto florestal e instrumentos de gesto das ZIF. O PMDFCI deve ainda estar enquadrado no sistema de planeamento e gesto territorial, nomeadamente no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural, Programa Nacional de Polticas de Ordenamento do Territrio, Plano Sectorial da Rede Natura 2000, Planos Especiais de Ordenamento do Territrio (Planos de Ordenamento de reas Protegidas, Planos de Ordenamento de Albufeiras de guas Pblicas) e Planos Regionais e Municipais de Ordenamento do Territrio. ITENS A DESENVOLVER Enquadramento do PMDFCI no sistema de defesa da floresta contra incndios Enquadramento do PMDFCI no sistema de gesto territorial

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

16

PARMETRO

MODELOS

DE COMBUSTVEIS, CARTOGRAFIA DE RISCO

E PRIORIDADES DE DEFESA CONTRA

INCNDIOS FLORESTAIS

A caracterizao e cartografia das estruturas de vegetao, do ponto de vista do seu comportamento em caso de incndio florestal, devem seguir a classificao constante no Apndice 3. A utilizao desta pea cartogrfica assume duas vertentes principais. A utilizao em modelos de simulao do comportamento do fogo, especialmente til para a definio da localizao de infraestruturas de defesa da floresta contra incndios, nomeadamente das faixas de gesto de combustvel pertencentes s redes municipais. Por outro lado, a informao contida pode servir como ferramenta de apoio deciso relativamente definio de reas prioritrias de silvicultura no mbito da DFCI. O modelo de risco de incndio florestal adoptado pela AFN compreende dois mapas: Mapa de Perigosidade de Incndio Florestal, resulta da combinao da probabilidade com a susceptibilidade, apresentando o potencial de um territrio para a ocorrncia do fenmeno. Permite responder questo onde tenho maior potencial para que o fenmeno ocorra e adquira maior magnitude?. Este mapa particularmente indicado para aces de preveno. Mapa de Risco de Incndio Florestal, resulta da combinao das componentes do mapa de perigosidade com as componentes do dano potencial (vulnerabilidade e valor) para indicar qual o potencial de perda em face do fenmeno. Quando o fenmeno passa de uma hiptese a uma realidade, o mapa de risco informa acerca do potencial de perda de cada lugar cartografado, respondendo questo onde tenho condies para perder mais?. Este mapa particularmente indicado para aces de preveno quando lido em conjunto com o mapa de perigosidade, e para planeamento de aces de supresso. O mapa de prioridades de defesa tem como objectivo a identificao dos elementos que interessa proteger, atravs da representao das manchas de risco de incndio florestal elevado e muito elevado sobre as quais se desenham os elementos prioritrios, como pontos ou polgonos conforme a sua natureza. A avaliao do potencial para a ocorrncia de incndios, do potencial de perda e a identificao das prioridades de defesa constituem, juntamente com o diagnstico efectuado no Caderno I, uma base de informao que orienta e justifica as opes tomadas no planeamento das aces do PMDFCI.

ITENS A DESENVOLVER Modelos de combustveis florestais Cartografia de risco de incndio florestal

Perigosidade de incndio florestal Risco de incndio florestal


Prioridades de defesa FORMATO DE APRESENTAO Mapa Mapa Mapa Mapa CONTEDO Representao dos modelos de combustveis florestais, com base na metodologia descrita no Apndice 3 Representao da perigosidade de incndio florestal, com base na metodologia descrita no Apndice 4 Representao do risco de incndio florestal, com base na metodologia descrita no Apndice 4 Representao das prioridades de defesa, com base na metodologia descrita no Apndice 5 ITEM A DESENVOLVER Modelos de combustveis florestais Cartografia de risco de incndio florestal Prioridades de Defesa

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

17

OBJECTIVOS E METAS DO PMDFCI


Os objectivos e metas a definir no PMDFCI devem ser estabelecidos com o intuito de cumprir o preconizado na Resoluo do Conselho de Ministros n. 65/2006, de 26 de Maio, que enuncia a estratgia nacional para a defesa da floresta contra incndios. Neste sentido, a tipificao do concelho tendo em considerao a sua especificidade no que respeita s duas variveis estruturantes, n. de ocorrncias e rea ardida, disponvel no portal da AFN, orientam os objectivos, as prioridades e as intervenes a desenvolver. De acordo com a Resoluo acima referida, seguidamente sintetizam-se as metas: At 2012

Diminuio significativa do nmero de incndios com reas superiores a 1 ha Eliminao de incndios com reas superiores a 1000 ha Reduo da rea ardida para menos de 100 000 ha/ano em 2012 1. interveno em menos de 20 minutos em 90% das ocorrncias Eliminao de tempos de interveno superiores a 60 minutos Reduo para menos de 150, do nmero de incndios activos com durao superior a 24 horas Reduo do nmero de reacendimentos para menos de 1% das ocorrncias totais

Para alm de 2012

Em 2018 verificar uma rea ardida anual inferior a 0,8 % da superfcie florestal constituda por
povoamentos

Reduo at 2018 para menos de 75, do nmero de incndios activos com durao superior a 24h Diminuio para menos de 0,5 % do nmero de reacendimentos
ITENS A DESENVOLVER Identificao da tipologia do concelho Objectivos e metas do PMDFCI FORMATO DE APRESENTAO Texto Quadro CONTEDO Identificao da tipologia do concelho Definio clara de objectivos e metas anuais de DFCI para o municpio, de acordo com o diagnstico efectuado e tendo por base o definido no PNDFCI

ITEM A DESENVOLVER Tipologia Objectivos e metas e do PMDFCI

EIXOS ESTRATGICOS
O PMDFCI de mbito municipal ou intermunicipal deve conter as aces necessrias defesa da floresta contra incndios e, para alm das aces de preveno, incluir a previso e programao integrada das intervenes das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrncia de incndios, como preconizado no n. 1 do artigo 10 do Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho. Para o cumprimento do disposto anteriormente, o PMDFCI deve centrar-se nos principais eixos estratgicos definidos no PNDFCI, aprovado pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 65/2006, de 26 de Maio de 2006, designadamente: 1. Eixo Estratgico 2. Eixo Estratgico 3. Eixo Estratgico 4. Eixo Estratgico 5. Eixo Estratgico Aumento da resilincia do territrio aos incndios florestais Reduo da incidncia dos incndios Melhoria da eficcia do ataque e da gesto dos incndios Recuperar e reabilitar os ecossistemas Adaptao de uma estrutura orgnica funcional e eficaz

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

18

As aces que sustentam o PMDFCI devem procurar satisfazer os objectivos3 e as metas4 preconizadas nos cinco eixos estratgicos definidos no PNDFCI, devendo ser organizadas e hierarquizadas em funo do impacto esperado na resoluo dos problemas identificados em cada concelho.

1. EIXO ESTRATGICO AUMENTO DA RESILINCIA DO TERRITRIO AOS INCNDIOS FLORESTAIS


Neste eixo de actuao importante aplicar estrategicamente sistemas de gesto de combustvel, desenvolver processos que permitam aumentar o nvel de segurana de pessoas e bens e tornar os espaos florestais mais resilientes aco do fogo. fundamental definir uma linha de aco que objective a gesto multifuncional dos espaos rurais e introduza, em simultneo, princpios de DFCI de modo a tendencialmente diminuir a intensidade e rea percorrida por grandes incndios e facilitar as aces de pr-supresso e supresso. Este eixo estratgico encontra-se intimamente ligado ao ordenamento do territrio e ao planeamento florestal, promovendo a estabilizao do uso do solo e garantindo que essa ocupao se destina a potenciar a sua utilidade social. Desta forma, atendendo ao disposto no artigo 15. do Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho, obrigatria a gesto de combustveis associada s diferentes infraestruturas presentes, operacionalizando-se ao nvel municipal a rede secundria de faixas de gesto de combustvel (FGC). No que respeita a gesto de combustveis em volta de edificaes, recomenda-se a consulta do Manual de gesto de combustveis para proteco de edificaes, edio da Autoridade Florestal Nacional, de Dezembro de 2008, disponvel no portal da AFN. No caso da existncia de intercepo de superfcies a submeter a trabalhos de gesto de combustvel, deve a CMDF definir claramente no PMDFCI, o procedimento de levantamento e execuo a adoptar, sem prejuzo do disposto nos n. os 11 e 12 do artigo 15. do Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho. Ainda segundo este diploma, no PMDFCI devem ser definidas regras que as novas edificaes tm de salvaguardar na sua implantao no terreno, no espao florestal fora das reas edificadas consolidadas. Visando a clarificao dos conceitos de silvicultura no mbito da DFCI, rede secundria de FGC e MPGC apresentam-se seguidamente algumas consideraes. Conceito Definio5 Conjunto de medidas aplicadas aos povoamentos florestais, matos e formaes espontneas, ao nvel da composio especfica e do seu arranjo estrutural Conjunto de parcelas lineares de territrio, onde se garante a remoo total ou parcial de biomassa florestal, atravs da afectao a usos no florestais e do recurso a determinadas actividades ou a tcnicas silvcolas Conjunto de parcelas do territrio no interior dos compartimentos definidos pelas redes primria e secundria, onde, atravs de aces de silvicultura, se procede gesto dos vrios estratos de combustvel e diversificao da estrutura e composio das formaes vegetais Localizao No localizada Diminuir o perigo de estrategicamente (em funo incndio e garantir a do regime do fogo e das mxima resistncia estratgias de combate da vegetao previamente planeadas) e passagem do fogo com possibilidade de ser aplicada em todo o territrio Diminuir o perigo de incndio Estrategicamente localizadas (protegendo de forma passiva pessoas e bens) Objectivo

Silvicultura no mbito da DFCI

Rede secundria de FGC

MPGC6

Diminuir o perigo de incndio

Estrategicamente localizadas (em funo do regime do fogo e das estratgias de combate previamente planeadas)

Expresso qualitativa de uma aco com um determinado propsito, para um perodo de tempo, que deve responder s perguntas O qu? e Para qu?. 4 Quantificao dos objectivos que se pretendem alcanar, para um determinado perodo de tempo, com os recursos necessrios de forma a permitir medir a eficcia do cumprimento do programa de aco. 5 Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho. 6 Em complementaridade definio apresentada consultar as Orientaes estratgicas para a recuperao de reas ardidas em 2003 e 2004, aprovadas em Resoluo do Conselho de Ministros n. 5/2006, de 18 de Janeiro.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

19

Nota: Podem ser tambm considerados MPGC elementos do territrio tais como: terrenos agrcolas, guas interiores,

terrenos percorridos por incndios nos 2 ltimos anos (desde que apresente pouca carga combustvel), afloramentos rochosos, parques elicos e infraestruturas desportivas (campos de golfe, de futebol, entre outros). Na definio das aces e metas que consubstanciam o eixo estratgico aumento da resilincia do territrio aos incndios florestais, deve ter-se em considerao a informao presente no Diagnstico (Caderno II), relativa caracterizao fsica, caracterizao da populao, caracterizao do uso e ocupao do solo e zonas especiais, anlise do histrico dos incndios e tambm informao constante no Plano de Aco (Caderno I), relativo aos mapas de combustveis florestais, de perigosidade de incndio florestal, risco de incndio florestal e de prioridades de defesa.

PARMETROS E ITENS A DESENVOLVER Levantamento da rede de defesa da floresta contra incndios (RDFCI) Rede de faixas de gesto de combustvel (FGC)7 e mosaico de parcelas de gesto de combustvel (MPGC) Rede Viria Florestal (RVF) Rede de Pontos de gua (RPA) Silvicultura no mbito da DFCI Planeamento das aces referentes ao 1. eixo estratgico Rede de FGC e MPGC RVF RPA Mapas sntese Metas e indicadores Oramento e responsveis ORIENTAES CONSTANTES NO PNDFCI Objectivo estratgico Objectivos operacionais Promoo da gesto florestal e intervir preventivamente em reas estratgicas Proteco das zonas de interface urbano/florestal Implementao de programa de reduo de combustveis Criao e manuteno de redes de faixas de gesto de combustvel, intervindo prioritariamente nas zonas com maior vulnerabilidades aos incndios Implementao de mosaico de parcelas gesto de combustvel Aces Promoo de aces de silvicultura no mbito da DFCI Promoo de aces de gesto de pastagens Criao e manuteno de redes de infraestruturas (RVF e RPA) Divulgao de tcnicas de ajardinamento com maior capacidade de resilincia aos incndios florestais Os parmetros que caracterizam a rede de FGC e MPGC devem obedecer a critrios uniformes que se encontram referidos no Apndice 6, de modo a que permitam o necessrio enquadramento distrital e nacional. No levantamento e classificao das RVF e RPA, consideradas estratgicas para a DFCI, deve atender-se aos parmetros apresentados nos Apndices 7 e 8, respectivamente.

Rede de faixas de gesto de combustvel constitui redes primrias, secundrias e tercirias, de acordo com o n. 2 do artigo 13. do Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

20

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER

LEVANTAMENTO DA REDE DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCNDIOS


FORMATO DE APRESENTAO Mapa Texto Mapa Texto

CONTEDO Representao das FGC e MPGC (tipologia geomtrica polgono), atravs de gradiente de cores, fundamentada no contedo do campo DESC_FGC da tabela de atributos do elemento grfico correspondente s FGC Interpretao dos dados apresentados e implicaes DFCI Representao da RVF (tipologia geomtrica linha), atravs de simbologia, fundamentada no contedo do campo REDE_DFCI da tabela de atributos do elemento grfico correspondente RVF Interpretao dos dados apresentados e implicaes DFCI Representao da RPA (tipologia geomtrica ponto), atravs de simbologia, fundamentada no contedo do campo CLASSE_PA da tabela de atributos do elemento grfico correspondente RPA. A identificao efectuada atravs de rtulo baseado no contedo dos campos ID_PA e COD_SINAL, da tabela de atributos do elemento grfico correspondente RPA Devem ainda ser includos os cursos permanentes e outras massas de gua relevantes

Rede de FGC e MPGC

RVF

RPA

Mapa

Texto Silvicultura no mbito da DFCI Mapa

Interpretao dos dados apresentados e implicaes DFCI Representao das parcelas sujeitas a silvicultura no mbito da DFCI, executadas no ltimo ano. Apresentao de rtulo baseado na rea da parcela (em ha)

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER

PLANEAMENTO DAS ACES REFERENTES AO 1. EIXO ESTRATGICO


FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Apresentao de 5 mapas, um para cada ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI, com a representao de FGC e MPGC, RVF e RPA. Em cada mapa deve constar: FGC e MPGC sujeitas a interveno, atravs de gradiente de cores fundamentado no contedo do campo RESP_GC, da tabela de atributos do elemento grfico FGC. Na legenda deve ser apresentada o responsvel pela gesto de combustvel (RESP_GC) associado rea total (ha) RVF atravs de gradiente de cores fundamentado no contedo do campo REDE_DFCI, da tabela de atributos do elemento grfico RFV, diferenciado por rede fundamental (dividida em 1. e 2. ordem) e complementar, a construir e/ou manter/beneficiar. Na legenda deve ser apresentada a rede fundamental (dividida em 1. e 2. ordem) e complementar, a construir e/ou manter/beneficiar, associadas ao comprimento total (km) RPA atravs de gradiente de cores fundamentado no contedo do campo CLASSE_PA, da tabela de atributos do elemento grfico RPA, a construir e/ou manter/beneficiar. Na legenda devem ser apresentados os pontos de gua (A, M e T) a construir e/ou manter/beneficiar Indicao dos meios de execuo disponveis e dos meios de financiamento previstos para concretizao das propostas de planeamento Apresentao da rea (ha) com e sem necessidade de interveno e distribuio da rea total com necessidade de interveno, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI, por FGC e MPGC, referindo o cdigo da descrio da faixa Definio de regras que as novas edificaes no espao florestal, fora das reas edificadas consolidadas, tm de salvaguardar na sua implantao no terreno Apresentao, em km, da REDE_DFCI, dividida em 1, 2 e 3, com e sem necessidade de interveno e distribuio do comprimento total com necessidade de interveno, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI Identificao de cada ponto de gua, referindo o ID_PA, a designao do tipo de PA, CLASSE_PA, indicando o volume mximo (m3), assinalando por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI, os pontos de gua a construir e/ou manter/beneficiar

Rede de FGC e MPGC, RVF e RPA

Mapa

Texto

Rede de FGC e MPGC

Quadro

Texto

RVF

Quadro

RPA

Quadro

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

21

Metas e indicadores

Quadro

Definio das metas, atravs de indicadores mensurveis, para a rede de FGC e MPGC, RVF e RPA, diferenciadas por DESC_FGC, REDE_DFCI e CLASSE_PA respectivamente, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI Estimativa de oramento para a execuo da rede de FGC e MPGC, RVF e RPA, diferenciada por DESC_FGC, REDE_DFCI e CLASSE_PA respectivamente, e indicao dos responsveis pela execuo das intervenes, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI

Oramento e responsveis

Quadro

2. EIXO ESTRATGICO REDUO DA INCIDNCIA DOS INCNDIOS


O elevado nmero de ocorrncias leva necessidade de uma interveno cuidada ao nvel da preveno, entendida como um conjunto das actividades que tm por objectivo reduzir ou anular a possibilidade de se iniciar um incndio, diminuir a sua capacidade de desenvolvimento e mitigar os efeitos indesejveis que o incndio pode originar, actuando em duas vertentes, o controlo das ignies e o controlo da propagao. Considerando que o objectivo do controlo das ignies consiste em evitar que se d inicio a um incndio e que a maioria dos incndios so causados por actividade humana, sobre a alterao dos comportamentos humanos relativos ao uso do fogo que se dever actuar. Torna-se imperativo educar os diferentes segmentos populacionais no sentido de reconhecerem na floresta um patrimnio colectivo, com valor econmico, social e ambiental e assumirem responsabilidades do seu legado s suas geraes futuras, minimizando comportamentos de risco. Para definir as metas para as aces que consubstanciam o eixo estratgico reduzir a incidncia dos incndios, deve ter-se em considerao a informao presente no Diagnstico (Caderno I),relativa anlise do histrico dos incndios, caracterizao da populao, bem como a cartografia de risco de incndio florestal (Caderno II). As aces contempladas neste documento so orientadoras e devem ser adequadas realidade, causalidade e histrico de incndios de cada concelho.

PARMETROS E ITENS A DESENVOLVER Avaliao Identificao de comportamentos de risco associados aos pontos de incio e dos grupos alvo que lhe esto na origem Identificao das situaes previstas na legislao passveis de fiscalizao na rea da DFCI Planeamento das aces referentes ao 2. eixo estratgico Sensibilizao Fiscalizao Metas e indicadores Oramento e responsveis ORIENTAES CONSTANTES NO PNDFCI Objectivos estratgicos Objectivos operacionais Sensibilizao e educao das populaes Melhoria do conhecimento das causas dos incndios e das suas motivaes Sensibilizao da populao Sensibilizao e educao escolar Fiscalizao Desenvolvimento de programas de sensibilizao ao nvel local, dirigidos a grupos alvo em funo dos comportamentos de risco identificados na fase de avaliao Aces Desenvolvimento de programas de sensibilizao e educao escolar Definio de reas prioritrias de fiscalizao, tendo em considerao a identificao dos principais comportamentos de risco, o valor dos espaos florestais e a susceptibilidade ignio

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

22

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER Comportamentos de risco

Avaliao
FORMATO DE APRESENTAO Quadro

CONTEDO Identificao dos comportamentos de risco mais representativos, por grupo alvo, o qu, como, onde (freguesia e lugar) e quando (ms e dia da semana) Inventariao do nmero de autos levantados, processos instrudos, no enquadrados, de contra-ordenao e % do nmero de processos de contraordenao relativamente ao nmero de processos instrudos, por tipologia de situaes previstas na legislao, no ano anterior

Fiscalizao

Quadro

PARMETRO
ITEM A
DESENVOLVER

Planeamento das aces referentes ao 2. EIXO ESTRATGICO


FORMATO DE APRESENTAO Quadro

CONTEDO Descrio das propostas de aces de sensibilizao, sustentada na avaliao efectuada, com identificao da data e local de realizao e objectivos, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI Identificao das zonas prioritrias de dissuaso e fiscalizao, tendo por base a avaliao efectuada, nomeadamente a identificao dos pontos provveis de incio e comportamentos de risco identificados Definio de metas atravs de indicadores mensurveis, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI, para a sensibilizao e fiscalizao Estimativa de oramento para cada meta e identificao das entidades responsveis e participantes por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI, para a sensibilizao e fiscalizao

Sensibilizao

Fiscalizao Metas e indicadores Oramento e responsveis

Mapa

Quadro

Quadro

Nota: As aces de fiscalizao associadas gesto de combustvel respeitantes ao n. 1 do artigo 15. do Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho, devem ser orientadas pelos mapas apresentados por ano constantes no 1. eixo estratgico.

3. EIXO ESTRATGICO MELHORIA DA EFICCIA DO ATAQUE E DA GESTO DOS INCNDIOS


A organizao de um dispositivo que preveja a mobilizao preventiva de meios deve ter em conta a disponibilidade dos recursos, por forma a garantir a deteco e extino rpidas dos incndios, antes que eles assumam grandes propores, sobretudo tendo em conta que este desafio poder ser agravado pelos ciclos climticos. A definio prvia de canais de comunicao e formas de actuao, o levantamento das responsabilidades e competncias das vrias foras e entidades presentes, contribuir para uma melhor e mais eficaz resposta de todos problemtica dos incndios florestais. Para definir as metas para as aces que consubstanciam o eixo estratgico melhoria da eficcia do ataque e da gesto de incndios, deve ter-se em considerao a informao presente no Diagnstico (Caderno I) relativa caracterizao climtica e anlise do histrico e causalidade dos incndios e informao relativa RDFCI. PARMETROS E ITENS A DESENVOLVER Avaliao Vigilncia e deteco nas diferentes fases de perigo Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo Tempo de chegada da 1. interveno nas diferentes fases de perigo Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo

Rescaldo e vigilncia ps-incndio nas diferentes fases de perigo Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo
Planeamento das aces referentes ao 3. eixo estratgico Adequao da capacidade de vigilncia e deteco, 1. interveno, rescaldo e vigilncia ps-incndio nas diferentes fases de perigo Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

23

ORIENTAES CONSTANTES NO PNDFCI Objectivos estratgicos Articulao dos sistemas de vigilncia e deteco com os meios de 1. interveno Adequao da capacidade de 1. interveno Melhoria da eficcia do rescaldo e vigilncia ps-incndio Estruturao e gesto da vigilncia e da deteco como um sistema integrado Objectivos operacionais Estruturao do nvel municipal de 1. interveno Garantia da correcta e eficaz execuo do rescaldo e da vigilncia ps-incndio Integrao e melhoria dos meios de planeamento, previso e apoio deciso Execuo da inventariao dos meios e recursos existentes Aces Definio de sectores territoriais DFCI e locais estratgicos de estacionamento (LEE) para as aces de vigilncia e deteco, 1. interveno, combate, rescaldo e vigilncia ps-incndio Identificao e/ou definio dos sistemas de vigilncia e deteco Identificao dos elementos do territrio relevantes para apoio deciso

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER

Avaliao
FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Representao da localizao e identificao dos Postos de Vigia e LEE. Este mapa ser elaborado para avaliao da capacidade de vigilncia e deteco na fase Charlie. Representao da localizao dos Postos de Vigia e LEE (tipologia geomtrica ponto), atravs de simbologia, e identificao atravs de rtulo baseado no cdigo do PV (COD_PV) e cdigo LEE (baseado no campo COD_LEE da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos LEE), inseridos e adjacentes ao concelho, com visibilidade sobre o mesmo. Representao das intervisibilidades8, organizadas em 8 classes:

Mapa Vigilncia e deteco

no visvel por posto de vigia ou LEE; no visvel por 1 posto de vigia e visvel por LEE; visvel por 1 posto de vigia e no visvel por LEE; visvel por 1 posto de vigia e visvel por LEE; visvel por 2 postos de vigia e no visvel por LEE; visvel por 2 postos de vigia e visvel por LEE; visvel por 3 ou mais postos de vigia e no visvel por LEE; visvel por 3 ou mais postos de vigia e visvel por LEE;

Produzido com base na conjugao das bacias de visibilidade associadas a cada posto de vigia e LEE. Quadro ndice entre o nmero de incndios florestais e o nmero total de equipas de vigilncia e deteco (devem ser includos os PV como equipa) nas fases de perigo Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo

Relatrio sntese da anlise da Rede Nacional de Postos de Vigia em Portugal, elaborado pela COTEC, www.cotecportugal.pt, separador iniciativas/incndios florestais/vigilncia florestal, deteco e alerta de incndios florestais e apoio a sistemas de combate

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

24

Representao do potencial do tempo de chegada para a 1. interveno (tempo entre o primeiro alerta e a chegada da 1. viatura ao teatro de operaes) e representao dos LEE e dos aquartelamentos das equipas com essa competncia Este mapa ser elaborado para avaliao da capacidade de vigilncia e deteco na fase Charlie Representao do potencial do tempo de chegada para a 1. interveno, atravs de clculo das iscronas, que medem o tempo mnimo de deslocao sobre a rede viria florestal, cujo ponto de partida so os locais de posicionamento dos meios (LEE/aquartelamentos). Representao das iscronas, organizadas em 7 classes: Mapa ] 0 5 minutos]; ] 5 10 minutos]; ] 10 15 minutos]; ] 15 - 20 minutos]; ] 20 - 30 minutos]; ] 30 - 60 minutos]; >60 minutos 1. interveno Representao dos LEE (tipologia geomtrica ponto), atravs de simbologia, identificados atravs de rtulo baseado no contedo do campo COD_LEE da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos LEE e representao dos aquartelamentos atravs de simbologia, identificados atravs de rtulo baseado na sua denominao Quadro Grfico com tabela de dados Rescaldo e vigilncia psincndio Quadro ou Grfico ndice entre o nmero de incndios florestais e equipas e nmero de elementos de 1. interveno nas fases de perigo Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo Apresentao do valor mdio por freguesia do tempo de chegada para a 1. interveno (tempo entre o primeiro alerta e a chegada da 1. viatura ao teatro de operaes) nas fases de perigo Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo Identificao do nmero de reacendimentos, por ano desde 2002

PARMETRO
ITEM A
DESENVOLVER

Planeamento das aces referentes ao 3. EIXO ESTRATGICO


FORMATO DE APRESENTAO Quadro

CONTEDO Identificao das aces e definio das metas e indicadores, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI, para cada fase de perigo Definio das entidades responsveis e participantes e estimativa do oramento, para cada aco e para cada um dos parmetros que integram o 3. eixo estratgico Esta estimativa de oramento baseada nos custos operacionais, que enquadram o valor anual de amortizao dos equipamentos por vida til e valor de manuteno de equipas e equipamentos, para cada aco

Metas e indicadores

Oramento e responsveis

Quadro

4. EIXO ESTRATGICO RECUPERAR E REABILITAR ECOSSISTEMAS


A recuperao de reas ardidas o primeiro passo para tornar os ecossistemas mais resilientes aos incndios florestais. A recuperao e reabilitao dos espaos rurais pressupem dois nveis de actuao: intervenes de curto prazo, designadas por estabilizao de emergncia, cujo objectivo evitar a degradao dos recursos (gua e solo) e das infraestruturas (rede viria florestal e passagens hidrulicas); intervenes de mdio prazo, denominadas por reabilitao de povoamentos e habitats florestais, que tm por objectivo o restabelecimento do potencial produtivo e ecolgico dos espaos florestais afectados por incndios ou por agentes biticos na sequncia dos mesmos. Nas intervenes de estabilizao de emergncia h sobretudo que estabelecer prioridades e tipos de interveno, especialmente vocacionadas para o controlo de eroso, em funo dos elementos fisiogrficos mais relevantes (declives e extenso das encostas), e da cobertura do solo. Nestas situaes deve ser avaliada a necessidade, ou no, de interveno sobre os trs elementos mais importantes: encostas, linhas de gua e rede viria florestal.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

25

As aces de reabilitao de povoamentos e habitats florestais, devem aproveitar a janela de oportunidade que os incndios, apesar de tudo, criam para alteraes estruturais no territrio, infraestruturando e requalificando os espaos florestais de acordo com princpios de DFCI e boa gesto florestal. Particular relevo deve ser dado remoo do material lenhoso ardido, ao aproveitamento da regenerao natural, beneficiao do arvoredo existente e construo e manuteno/beneficiao de rede viria florestal e elementos de descontinuidade. Deve ainda ser considerado o disposto no artigo 36. do Decreto-Lei n. 124/2006 de 28 de Junho, prevendo-se medidas especiais de avaliao e de interveno na rede viria florestal onde seja necessrio aplicar uma faixa mnima de 25 metros para a remoo dos materiais queimados nos incndios. O planeamento municipal de defesa da floresta contra incndios deve avaliar e identificar, a vulnerabilidade dos ecossistemas face aos incndios florestais, com base na capacidade potencial de regenerao da vegetao aps o fogo, no potencial de degradao do solo e na prioridade territorial para execuo das aces em caso de incndio florestal. PARMETROS E ITENS A DESENVOLVER Avaliao Identificao das reas com necessidade de intervenes de emergncia, para evitar a degradao dos recursos e das infraestruturas aps ocorrncia de incndios florestais Identificao das reas com necessidade de intervenes de reabilitao de povoamentos e habitats florestais e reas sem capacidade de recuperao, promovendo o restabelecimento do potencial produtivo e ecolgico Planeamento das aces referentes ao 4. eixo estratgico Propostas de aces a realizar ORIENTAES CONSTANTES NO PNDFCI Objectivos estratgicos Objectivos operacionais Recuperar e reabilitar os ecossistemas Avaliao e mitigao dos impactes causados pelos incndios e implementao de estratgias de reabilitao a curto e mdio prazo Identificao das necessidades potenciais de aces de emergncia e de reabilitao para evitar a degradao de recursos e infraestruturas a curto e mdio prazo Definio de tipologias de reabilitao a aplicar nas reas identificadas na fase de avaliao, promovendo o controlo de eroso, proteco da rede hidrogrfica, defesa das infraestruturas e das estaes e habitats mais sensveis

Aces

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER

Avaliao
FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Representao das reas com necessidade de estabilizao de emergncia,

Estabilizao de emergncia

atendendo designadamente aos seguintes objectivos: Mapa Conservao da gua e solo; Conservao da rede viria florestal e infra-estruturas hidrulicas Representao das reas com necessidade de reabilitao de povoamentos e habitats florestais e representao das reas sem capacidade de recuperao, Mapa atendendo designadamente aos seguintes objectivos: Conservao de espcies e habitats florestais; Proteco da regenerao natural e controlo de espcies invasoras

Reabilitao de povoamentos e habitats florestais

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

26

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER

Planeamento das aces referentes ao 4. EIXO ESTRATGICO


FORMATO DE APRESENTAO Texto

CONTEDO Identificao de tipologias de interveno para a estabilizao de emergncia, a aplicar nas reas identificadas na fase de avaliao Definio de procedimentos a adoptar para a efectivao da estabilizao de emergncia, das reas percorridas por incndios, identificando responsveis e participantes Identificao de tipologias de interveno para a reabilitao de povoamentos e habitats florestais, a aplicar nas reas identificadas na fase de avaliao Definio de procedimentos a adoptar para a efectivao da reabilitao de povoamentos e habitats florestais, das reas percorridas por incndios, identificando responsveis e participantes

Estabilizao de emergncia Texto

Reabilitao de povoamentos e habitats florestais

Texto

Texto

5. EIXO ESTRATGICO ADOPO DE UMA ESTRUTURA ORGNICA FUNCIONAL E EFICAZ


A concretizao das aces definidas no PMDFCI apenas ser possvel atravs da articulao e convergncia de esforos dos diferentes organismos na defesa da floresta. Esta articulao requer uma organizao que viabilize o trabalho de equipa e avalie os resultados das suas aces. A atribuio de responsabilidades, no mbito da DFCI, AFN, Autoridade Nacional de Proteco Civil (ANPC) e Guarda Nacional Republicana (GNR), obriga a que em cada entidade seja definida uma organizao interna funcional, capaz de satisfazer de forma coerente e com elevado nvel de resposta o cumprimento das misses que lhes so atribudas. Ao nvel municipal, a CMDF a estrutura de articulao entre as diferentes entidades e tem como misso a coordenao de aces, no que se refere definio de polticas e orientaes no mbito da DFCI. O PMDFCI o instrumento orientador do planeamento integrado dessas aces. PARMETROS E ITENS A DESENVOLVER Avaliao Necessidades de formao dos agentes locais do SDFCI Planeamento das aces referentes ao 5. eixo estratgico Competncias das entidades intervenientes no SDFCI Programa de formao Actividade da CMDF ORIENTAES CONSTANTES NO PNDFCI Objectivos estratgicos Objectivos operacionais Operacionalizao da Comisso Municipal de Defesa da Floresta Fomento das operaes de DFCI e garantia do apoio tcnico e logstico Identificao das entidades intervenientes no SDFCI, explicitando as suas competncias na implementao das diferentes aces Planificao da formao das entidades intervenientes no SDFCI Promoo da articulao entre as entidades intervenientes no SDFCI, visando a melhoria qualitativa da informao contida no POM Promoo da harmonizao dos contedos do PMDFCI/POM, nas regies de fronteira entre concelhos Elaborao do cronograma de reunies da CMDF Estabelecimento da data de aprovao do POM, que no deve ultrapassar 15 de Abril Explicitao do perodo de vigncia, devendo o mesmo estar em conformidade com o definido no regulamento

Aces

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

27

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER Formao

Avaliao
FORMATO DE APRESENTAO Quadro

CONTEDO Identificao das necessidades de formao e indicao do nmero de elementos de cada entidade

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER

Planeamento das aces referentes ao 5. EIXO ESTRATGICO


FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Enumerao das entidades intervenientes no SDFCI e identificao das competncias de coordenao e competncias significativas na implementao das diferentes aces Estabelecimento de programa de formao capaz de direccionar e potenciar os elementos das diversas entidades, definindo o nmero de participantes, incluindo estimativa de oramento, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI Elaborao do cronograma de reunies da CMDF Estabelecimento da data de aprovao do POM Explicitao do perodo de vigncia do PMDFCI

Quadro

Organizao SDFCI

Quadro

Quadro Texto

ESTIMATIVA DE ORAMENTO PARA IMPLEMENTAO DO PMDFCI


A estimativa de oramento total resulta da compilao dos valores apresentados em cada eixo estratgico do PMDFCI, para o desenvolvimento das actividades necessrias ao cumprimento das metas definidas em cada aco. Esta estimativa contribui para uma anlise global do investimento em DFCI em cada municpio, por eixo estratgico, para cada ano do perodo de vigncia do PMDFCI.

PARMETRO
ITEM A DESENVOLVER Oramento total

Estimativa de oramento
FORMATO DE APRESENTAO Quadro

CONTEDO Estimativa de oramento, por eixo estratgico, por ano, para o perodo de vigncia do PMDFCI

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

28

4.3

Plano Operacional Municipal Caderno III

A operacionalizao do PMDFCI, em particular para as aces de vigilncia, deteco, fiscalizao, 1. interveno, combate, rescaldo e vigilncia ps-incndio, concretiza-se atravs de um Plano Operacional Municipal (POM), que particulariza a execuo destas aces. PARMETRO MEIOS E RECURSOS

A organizao de um dispositivo que preveja a mobilizao preventiva de meios deve atender disponibilidade dos recursos, de forma a garantir a deteco e extino rpida dos incndios, antes que estes assumam grandes propores. ITENS A DESENVOLVER Inventrio de viaturas e equipamentos disponveis Levantamento dos meios complementares de apoio ao combate ITEM A DESENVOLVER FORMATO DE APRESENTAO CONTEDO Indicao da entidade, designao da equipa e respectivo nmero de elementos, fases de perigo em que se encontram disponveis, inventrio de viaturas, equipamento de supresso hidrulico e ferramenta de sapador Especificaes a considerar na realizao do inventrio: Viaturas - no caso das Corporaes de Bombeiros diferenciar pela tipologia de veculos estabelecida no Despacho n. 21638/2009, de 28 de Setembro (artigos 4., 5. e 9.), nos restantes casos diferenciar por 4x4, 4x2, ligeiro ou motociclo e ainda referir a existncia de guincho; Inventrio de viaturas e equipamentos Equipamento de supresso: Quadro hidrulico capacidade (L), potncia (Hp), presso (alta/baixa), dimetro das mangueiras (mm), comprimento total de lano de mangueiras (m) e agulheta (capacidade de regulao de dbito L/min.) ferramenta manual de sapador ancinho/enxada (Mac-Leod), ancinho raspador de 4 dentes, enxada/machado (Pulaski), enxada, foio, batedor/abafador, p de valar e mochila dorsal ferramenta moto-manual de sapador motosserra e motorroadoura Para o equipamento de supresso recomenda-se a consulta do Manual de Equipamento de Equipas de Sapadores Florestais Anexos I e II Equipamento Colectivo, disponvel no portal da AFN. Meios complementares de apoio ao combate Quadro Referncia tipologia, caractersticas (modelo, potncia, capacidade e dimenses) e quantidade de meios complementares de apoio ao combate, proprietrio, responsvel e respectivos contactos, de acordo com o Apndice 14

PARMETRO

DISPOSITIVO OPERACIONAL DE DFCI

A definio prvia de canais de comunicao e procedimentos de actuao das vrias foras e entidades do SDFCI, contribui para uma melhor e mais eficaz resposta de todos questo dos incndios florestais. ITENS A DESENVOLVER Esquema de comunicao Procedimentos de actuao Lista de contactos

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

29

ITEM A
DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO Esquema

CONTEDO Esquema de comunicao dos alertas amarelo, laranja e vermelho, atendendo aos recursos existentes no concelho, relativamente 1. interveno Procedimentos de actuao nos alertas amarelo, laranja e vermelho indicao da entidade, designao da equipa, actividades desenvolvidas, horrio praticado, nmero mnimo de elementos e locais estratgicos de estacionamento Lista de contactos com a seguinte informao: entidade, servio, cargo, nome do responsvel, telemvel, telefone, fax e endereo de correio electrnico

Esquema de comunicao Procedimentos de actuao Lista de contactos

Quadro

Quadro

SECTORES TERRITORIAIS DE DFCI E LOCAIS ESTRATGICOS DE ESTACIONAMENTO (LEE)


O zonamento do territrio em sectores territoriais de DFCI constitui uma medida fundamental adequada planificao e execuo das aces de vigilncia e deteco, 1. interveno, combate, rescaldo e vigilncia ps-incndio. Os sectores territoriais de DFCI definem parcelas contnuas do territrio municipal s quais so atribudas, no mbito da CMDF, responsabilidades claras quanto s aces referidas anteriormente. Os locais estratgicos de estacionamento (LEE), integrados na rede de vigilncia das redes municipais, distritais e regionais de DFCI, constituem pontos no territrio onde se considera ptimo o posicionamento de unidades de 1. interveno, garantindo o objectivo de mxima rapidez nessa interveno e, secundariamente, os objectivos de vigilncia e dissuaso eficazes.

PARMETRO

SECTORES TERRITORIAIS DE DFCI E LEE VIGILNCIA E DETECO

ITENS A DESENVOLVER Rede de vigilncia e deteco de incndios Sectores territoriais DFCI e LEE vigilncia e deteco ALGUMAS FONTES DE INFORMAO http://scrif.igeo.pt ITEM A DESENVOLVER FORMATO DE APRESENTAO CONTEDO Apresentao do mapa elaborado na fase de avaliao do PMDFCI relativo representao da localizao e identificao dos PV e LEE e a representao dos trilhos de vigilncia e troos especiais de vigilncia mvel (tipologia geomtrica linha), diferenciados atravs do campo TIPOLOGIA, com identificao feita atravs de rtulo baseado no campo DENOMINA do elemento grfico VM, de acordo com o Apndice 11 Representao dos sectores territoriais de DFCI (tipologia geomtrica polgono), diferenciados pela equipa responsvel pela aco, atravs de gradiente de cores e identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo dos campos COD_SECTOR, EQUIPA_VIG, RESP_VIG e CONT_VIG da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos sectores territoriais de DFCI, de acordo com o Apndice 9 Representao dos LEE (tipologia geomtrica ponto), atravs de simbologia, identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo dos campos COD_LEE e DENOMINA da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos LEE, de acordo com o Apndice 10

Rede de vigilncia e deteco de incndios

Mapa

Sectores territoriais de DFCI e LEE Vigilncia e deteco

Mapa

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

30

PARMETRO

SECTORES TERRITORIAIS DFCI E LEE 1. INTERVENO

ITENS A DESENVOLVER Sectores territoriais DFCI e LEE 1. interveno ITEM A


DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Representao dos sectores territoriais de DFCI (tipologia geomtrica polgono), diferenciados pela equipa responsvel pela aco, atravs de gradiente de cores e identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo dos campos COD_SECTOR, EQUIPA_PI, RESP_PI e CONT_PI da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos sectores territoriais de DFCI, de acordo com o Apndice 9 Representao dos LEE (tipologia geomtrica ponto), atravs de simbologia, identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo dos campos COD_LEE e DENOMINA da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos LEE, de acordo com o Apndice 10

Sectores territoriais de DFCI e LEE 1. interveno

Mapa

PARMETRO

SECTORES TERRITORIAIS DE DFCI E LEE COMBATE

ITENS A DESENVOLVER Sectores territoriais DFCI e LEE combate ITEM A


DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Representao dos sectores territoriais de DFCI (tipologia geomtrica polgono), diferenciados pela equipa responsvel pela aco, atravs de gradiente de cores e identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo do campo COD_SECTOR da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos sectores territoriais de DFCI, de acordo com o Apndice 9 Representao dos LEE (tipologia geomtrica ponto), atravs de simbologia, identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo dos campos COD_LEE e DENOMINA da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos LEE, de acordo com o Apndice 10

Sectores territoriais de DFCI e LEE Combate

Mapa

PARMETRO

SECTORES TERRITORIAIS DE DFCI E LEE RESCALDO E VIGILNCIA PS-INCNDIO

ITENS A DESENVOLVER Sectores territoriais DFCI e LEE rescaldo e vigilncia ps-incndio ITEM A DESENVOLVER FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO Representao dos sectores territoriais de DFCI (tipologia geomtrica polgono), diferenciados pela equipa responsvel pela aco, atravs de gradiente de cores e identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo do campo COD_SECTOR da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos sectores territoriais de DFCI, de acordo com o Apndice 9 Representao dos LEE (tipologia geomtrica ponto), atravs de simbologia, identificados atravs de rtulo baseado na combinao do contedo dos campos COD_LEE e DENOMINA da tabela de atributos do elemento grfico correspondente aos LEE, de acordo com o Apndice 10

Sectores territoriais de DFCI e LEE Rescaldo e vigilncia psincndio

Mapa

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

31

PARMETRO

CARTOGRAFIA DE APOIO DECISO

A representao cartogrfica das redes DFCI constitui uma importante ferramenta de apoio s operaes de, 1. interveno, combate e rescaldo, procurando aumentar os nveis de segurana dos intervenientes nessas operaes. fundamental a constituio de uma base cartogrfica simples, expedita, precisa e de fcil leitura, que permita aumentar a eficincia dessas aces, melhorando ainda as comunicaes e uniformizando a linguagem entre as diversas entidades envolvidas AFN, ANPC, GNR, Cmaras Municipais, Organizaes de Produtores Florestais, entre outras. Esta cartografia constituda por duas componentes, associada a uma quadrcula 1x1 km, estabelecida pela AFN: Informao proveniente do planeamento municipal, enquadrada sobre Carta Militar de Portugal, Srie M888 (Escala 1:25 000), de edio recente; Informao proveniente do planeamento municipal, enquadrada sobre ortofotomapa de edio recente. Os procedimentos de elaborao dos mapas de apoio deciso so descritos no Apndice 18. ITENS A DESENVOLVER Cartografia de apoio deciso

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

32

ITEM A
DESENVOLVER

FORMATO DE APRESENTAO

CONTEDO

Cada folha deve conter a seguinte representao: reas de regime florestal, aceiros e arrifes (quando aplicvel) e respectiva identificao e reas protegidas Interface urbano/espao florestal (tipologia geomtrica polgono): a seleco efectuada atravs da combinao do contedo dos campos DESC_FGC (registos classificados de 2 e 3) e INTER_AAAA (todos os registos excepto os classificados de SSS) Infraestruturas: Gesto de combustveis: a seleco efectuada atravs da combinao do contedo dos campos DESC_FGC (registos classificados de 8 e 11) e FASE (registos classificados de 5) da tabela de atributos do elemento grfico corresponde a FGC RVF operacional por tipologia de veculo: fundamentado na combinao do contedo dos campos TIPO_VEICU e OPERAC (registos classificados de OPER) no campo da tabela de atributos correspondente RVF inoperacional/no classificada: fundamentada nos registos classificados de INOP no campo OPERAC, da tabela de atributos do elemento grfico correspondente e os registos no classificados/validados RPA operacional: identificada atravs de rtulo baseado no contedo do campo Cartografia de apoio deciso Mapa COD_SINAL da tabela de atributos do do elemento dos grfico campos correspondente e diferenciada pelas seguintes classes: Areos: fundamentado na combinao contedo CLASSE_PA e OPERAC da tabela de atributos do elemento grfico correspondente RPA, identificados atravs de rtulo com a latitude e longitude expressa em graus, minutos e segundos Mistos: fundamentado na combinao do contedo dos campos CLASSE_PA e OPERAC da tabela de atributos do elemento grfico correspondente RPA, identificados atravs de rtulo com a latitude e longitude expressa em graus, minutos e segundos Terrestres estruturas de armazenamento de gua e planos de gua: fundamentado na combinao do contedo dos campos TIPO_PA, CLASSE_PA e OPERAC da tabela de atributos do elemento grfico correspondente RPA Terrestres - tomadas de gua: fundamentado na combinao do contedo dos campos TIPO_PA, CLASSE_PA e OPERAC da tabela de atributos do elemento grfico correspondente RPA Pontos potenciais de perigo: fundamentado nos registos classificados de PP no campo TIPO_PONTO, com excepo dos classificados de OT, da tabela de atributos do elemento grfico correspondente OP_DFCI Zonas de oportunidade no apoio ao combate: fundamentado no contedo do campo TIPOLOGIA, com excepo dos classificados de OT, da tabela de atributos do elemento grfico correspondente s ZOAP, de acordo com o Apndice 17 reas ardidas: reas ardidas registadas no ltimo ano, superiores a 5 ha

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

33

5. APNDICES Apndice 1 Estruturao e formatos da informao


O processo de estruturao da informao depende da adopo de critrios e metodologias extensveis a todos os utilizadores e fornecedores de informao, procurando a uniformizao e sistematizao de formatos e contedos, criando possibilidades de integrao da mesma em sistemas de apoio deciso, a um nvel superior de planeamento. Assim, a uniformizao da informao tem de passar necessariamente, nesta fase, por cinco vertentes:

Sistemas de coordenadas e de referncia admissveis; Elementos grficos, respectiva nomenclatura, tipologia geomtrica e nomenclatura dos campos considerados nas tabelas de atributos; Estrutura da informao em formato digital; Nomenclatura das pastas principais, sub-pastas e ficheiros diversos; Apresentao das capas dos CD/DVD.

Sistemas de coordenadas e de referncia admissveis Na persecuo da normalizao em todos os parmetros indicamos as caractersticas, relativamente aos sistemas de coordenadas e de referncia, que a informao geogrfica recolhida deve considerar. Assim temos:
DESEJVEL DESIGNAO COMUM ELIPSIDE REFERNCIA DATUM LISBOA (IGEOE) Hayford (ou Internacional 1924) ACEITVEL DATUM 73 (IPCC) Hayford (ou Internacional 1924)

SISTEMA DE PROJECO CARTOGRFICA

Hayford-Gauss Militar (SHGM): Datum geodsico Hayford-Lisboa (DtLx). Projeco de Gauss-Kruger, verso elipsoidal da projeco de Mercator Transversa, com falsa origem (translao do ponto de origem aps a projeco)

Hayford-Gauss moderno (SHG73): Datum geodsico Hayford-Melria (Dt73). Projeco de Gauss-Kruger

NOME EM ALGUNS SOFTWARES

Lisboa_Hayford_Gauss_IGeoE

Lisboa_Hayford_Gauss_IPCC

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

34

Elementos grficos, respectiva nomenclatura, tipologia geomtrica e nomenclatura dos campos considerados nas tabelas de atributos A informao geogrfica deve ser produzida e as tabelas de atributos estruturadas de acordo com as orientaes constantes no Apndice respectivo. A nomenclatura a utilizar aquando da construo das tabelas de atributos dos elementos grficos devero ser em letras maisculas, seguindo o que enunciado nos Apndices, sem a utilizao de caracteres do alfabeto nacional, nomeadamente os acentos (til, circunflexo, grave e agudo), hfenes, cedilhas ou a presena de da, de, do, a, . Os ficheiros representativos da informao geogrfica9 (IG) devem conter a seguinte denominao, atendendo a especificidade de cada item considerado:
Item 1. Rede de faixas de gesto de combustvel e mosaico de parcelas de gesto de combustvel Apndice 6 2. Rede viria florestal Apndice 7 3. Rede de pontos de gua Apndice 8 4. Sectores territoriais DFCI Apndice 9 5. Locais estratgicos de estacionamento Apndice 10 Tipologia geomtrica Polgono Linha Ponto * Polgono Ponto Ponto 6. Rede de vigilncia e deteco Apndice 11 Linha 7. Outros pontos de DFCI Apndice 12 8. Locais para postos de comando operacional Apndice 13 9. Meios complementares de apoio ao combate Apndice 14 10. Equipamentos florestais de recreio Apndice 15 11. Zonas de oportunidade no apoio ao combate - Apndice 17 * igualmente admissvel a tipologia geomtrica polgono. Ponto * Ponto Ponto Polgono Polgono VM_Nome do Municpio OP_DFCI_Nome do Municpio LPCO_Nome do Municpio MC_DFCI_Nome do Municpio EFR_ Nome do Municpio ZOAC_ Nome do Municpio Nomenclatura do ficheiro

FGC_Nome do Municpio RVF_Nome do Municpio RPA_Nome do Municpio Sectores_Nome do Municpio LEE_Nome do Municpio PV_Nome do Municpio

Todos os restantes ficheiros produzidos, no mbito da IG, que no faam parte da lista referida anteriormente, devem seguir a mesma lgica na atribuio da denominao. Primeiramente colocado um nome que seja ilustrativo do contedo, sendo seguido pelo nome do municpio, devendo a separao entre as partes do nome do municpio fazer-se atravs do uso de espaamento. O nome de cada contedo e do municpio deve ser escrito em minsculas, com iniciais maisculas, sem acentos, hfenes ou cedilhas ou a presena de da, de, do, a, ; Exemplos: FGC_Vila Real Santo Antonio; LEE_Condeixa Nova

Os elementos grficos considerados encontram-se disponveis, em formato shapefile, no portal da AFN.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

35

Estrutura da informao em formato digital A informao em formato digital, a apresentar em dois CD/DVD, o primeiro relativo ao PMDFCI e o segundo respeitante ao POM, com o nome respeitante ao municpio em questo, deve ser estruturada da forma que se enuncia seguidamente.

No primeiro CD/DVD Duas pastas principais. A pasta CADERNO I composta por duas sub-pastas nas quais devem ser colocados os ficheiros finais correspondentes, mediante a sua tipologia. A pasta CADERNO II composta por duas sub-pastas nas quais devem ser colocados os ficheiros finais correspondentes, mediante a sua tipologia.

No segundo CD/DVD Apenas uma pasta principal, denominada de CADERNO III, composta por duas sub-pastas nas quais devem ser colocados os ficheiros finais correspondentes, mediante a sua tipologia.

Assim, a estruturao da informao nos CD/DVD a seguinte: PMDFCI MUNICIPIO X POM MUNICIPIO X

CADERNO I

CADERNO II

CADERNO III

INFORMACAO GEOGRAFICA

PECAS ESCRITAS

INFORMACAO GEOGRAFICA

PECAS ESCRITAS

INFORMACAO GEOGRAFICA

PECAS ESCRITAS

Nomenclatura das pastas principais, sub-pastas e ficheiros diversos Os nomes das pastas principais e das sub-pastas devem ser escritos em maisculas, sem acentos, hfenes ou cedilhas ou a presena de da, de, do, a, ; A separao entre as diferentes palavras deve ser efectuada atravs do uso de espaamento. Para os CD/DVD, as pastas principais e as sub-pastas devem utilizar as seguintes nomenclaturas:
NOME DO CD/DVD NOME DA PASTA PRINCIPAL NOMES DAS SUB-PASTAS

CADERNO I PMDFCI MUNICIPIO X CADERNO II POM MUNICIPIO X CADERNO III

INFORMACAO GEOGRAFICA PECAS ESCRITAS INFORMACAO GEOGRAFICA PECAS ESCRITAS INFORMACAO GEOGRAFICA PECAS ESCRITAS

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

36

As sub-pastas INFORMACAO GEOGRAFICA devem conter toda a informao de cariz geogrfico, seja em formato raster ou vectorial, nomeadamente projectos finais de ArcView (.apr), ArcGIS (.mxd), AutoCAD (.dwg), Geomedia (.gws), MapInfo (.mid), entre outros e ainda Geodatabases (.mdb), shapefile e outros. As sub-pastas PECAS ESCRITAS devem conter informao e ficheiros nos formatos texto [Microsoft Word (.doc), Adobe (.pdf), outros], dados [Microsoft Excel (.xls), Microsoft Access (.mdb), entre outros] e imagem [Windows Bitmap (.bmp), Windows Enhanced Metafile (.emf), Graphics Interchange Format (.gif), Joint Photographic Experts Group (.jpeg/.jpg), Portable Network Graphics (.png), Tagged Image File Format (.tiff/.tif), entre outros). Apresentao das capas dos CD/DVD A informao deve ser organizada em formato CD/DVD e acompanhada de uma capa com as caractersticas e estrutura que se apresenta seguidamente, para o PMDFCI e para o POM, respectivamente:

PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCNDIOS (Colocar perodo de vigncia) Comisso Municipal de Defesa da Floresta de (colocar nome do municpio)

PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL (Colocar o ano) Comisso Municipal de Defesa da Floresta de (colocar nome do municpio)

Data de reunio da CMDF: ____/____/________

Data de reunio da CMDF: ____/____/________

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

37

Apndice 2 Tipo de molduras da cartografia constituinte do PMDFCI


A informao cartogrfica deve ser produzida de acordo com as orientaes constantes do Guia Tcnico para a elaborao do PMDFCI, enquadrada por uma moldura de cartografia que deve conter obrigatoriamente os seguintes elementos:

Ttulo do mapa; Logtipo da entidade que elaborou o mapa; Coordenadas de referncia nas margens (num mnimo 8 pontos); Escala do mapa (escala grfica); Norte Geogrfico / Rosa-dos-ventos; Fontes; Sistema de coordenadas e de referncia utilizados; Legenda, com especificao dos diferentes elementos; Data de produo do mapa; Numerao do mapa.

A ttulo de exemplo apresentam-se seguidamente duas molduras, em formato vertical e horizontal.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

38

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

39

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

40

Apndice 3 Metodologia para a elaborao do mapa de combustveis florestais


A caracterizao e cartografia das estruturas de vegetao, segue a classificao criada pelo Northern Forest Fire Laboratory (NFFL), com a descrio de cada modelo qual foi adicionado uma orientao da aplicabilidade ao territrio continental desenvolvida por Fernandes, P. M..
GRUPO MODELO 1 DESCRIO Pasto fino, seco e baixo, com altura abaixo do joelho, que cobre completamente o solo. Os matos ou as rvores cobrem menos de 1/3 da superfcie. Os incndios propagam-se com grande velocidade pelo pasto fino. As pastagens com espcies anuais so exemplos tpicos. Pasto contnuo, fino, seco e baixo, com presena de matos ou rvores que cobrem entre 1/3 e 2/3 da superfcie. Os combustveis so formados pelo pasto seco, folhada e ramos cados da vegetao lenhosa. Os incndios propagam-se rapidamente pelo pasto fino. Acumulaes dispersas de combustveis podem incrementar a intensidade do incndio. Pasto contnuo, espesso e (>= 1m) 1/3 ou mais do pasto dever estar seco. Os incndios so mais rpidos e de maior intensidade. Matos ou rvores jovens muito densos, com cerca de 2 metros de altura. Continuidade horizontal e vertical do combustvel. Abundncia de combustvel lenhoso morto (ramos) sobre as plantas vivas. O fogo propaga-se rapidamente sobre as copas dos matos com grande intensidade e com chamas grandes. A humidade dos combustveis vivos tem grande influncia no comportamento do fogo. APLICAO Montado. Pastagens perenes. Restolhos. anuais ou

Herbceo

5 Arbustivo

Mato denso mas baixo, com uma altura inferior a 0,6 m. Apresenta cargas ligeiras de folhada do mesmo mato, que contribui para a propagao do fogo em situao de ventos fracos. Fogos de intensidade moderada.

Mato mais velho do que no modelo 5, com alturas compreendidas entre os 0,6 e os 2 metros de altura. Os combustveis vivos so mais escassos e dispersos. No conjunto mais inflamvel do que o modelo 5. O fogo propaga-se atravs do mato com ventos moderados a fortes. Mato de espcies muito inflamveis, de 0,6 a 2 metros de altura, que propaga o fogo debaixo das rvores. O incndio desenvolve-se com teores mais altos de humidade do combustvel morto do que no outros modelos, devido natureza mais inflamvel dos outros combustveis vivos. Folhada em bosque denso de conferas ou folhosas (sem mato). A folhada forma uma capa compacta ao estar formada de agulhas pequenas (5 cm ou menos) ou por folhas planas no muito grandes. Os fogos so de fraca intensidade, com chamas curtas e que avanam lentamente. Apenas condies meteorolgicas desfavorveis (temperaturas altas, humidade relativa baixa e ventos fortes) podem tornar este modelo perigoso. Folhada em bosque denso de conferas ou folhosas, que se diferencia do modelo 8, por formar uma camada pouco compacta e arejada. formada por agulhas largas como no caso do Pinus pinaster, ou por folhas grandes e frisadas como as do Quercus pyrenaica, Castanea sativa, outras. Os fogos so mais rpidos e com chamas mais compridas do que as do modelo 8. Restos lenhosos originados naturalmente, incluindo lenha grossa cada como consequncia de vendavais, pragas intensas ou excessiva maturao da massa, com presena de vegetao herbcea que cresce entre os restos lenhosos. Resduos ligeiros (<7,5 cm) recentes, de tratamentos silvcolas ou de aproveitamentos, formando uma capa pouco compacta de escassa altura (por volta de 30 cm). A folhada e o mato existentes ajudaro propagao do fogo. Os incndios tm intensidades elevadas e podem originar fagulhas incandescentes. Resduos de explorao mais pesados do que no modelo 11, formando una capa contnua de maior altura (at 60 cm). Mais de metade das folhas esto ainda presas aos ramos sem terem secado completamente. No existem combustveis vivos que influenciem no fogo. Os incndios tm intensidades elevadas e podem originar fagulhas incandescentes. Grandes acumulaes de resduos de explorao grossos (<7,5 cm) e pesados, cobrindo todo o solo.

Matrizes mato/herbceas resultantes de fogo frequente (e.g. giestal). Formaes lenhosas diversas (e.g. pinhais, zimbrais, montado). Plantaes florestais em fase de instalao e nascedio. Campos cerealferos (antes da ceifa). Pastagens altas. Feteiras. Juncais. Qualquer formao que inclua um estrato arbustivo e contnuo (horizontal e verticalmente), especialmente com % elevadas de combustvel morto: carrascal, tojal, urzal, esteval, acacial. Formaes arbrea jovens e densas (fase de novedio) e no caduciflias. Qualquer formao arbustiva jovem ou com pouco combustvel morto. Sub-bosque florestal dominado por silvas, fetos ou outra vegetao sublenhosa verde. Eucaliptal (> 4 anos de idade) com sub-bosque arbustivo baixo e disperso, cobrindo entre 1/3 e 1/2 da superfcie Situaes de dominncia arbustiva no enquadrveis nos modelos 4 e 5. Regenerao de Quercus pyrenaica (antes da queda da folha).

Manta morta 9

Formaes florestais ou prflorestais sem sub-bosque: Quercus mediterrnicos, medronhal, vidoal, folhosas ripcolas, choupal, eucaliptal jovem, Pinus sylvestris, cupressal e restantes resinosas de agulha curta. Formaes florestais sem subbosque: pinhais (Pinus pinaster, P. pinea, P. nigra, P. radiata, P. halepensis), carvalhais (Quercus pyrenaica, Q. robur, Q. rubra) e castanheiro no Inverno, eucaliptal (> 4 anos de idade).

10

11

Formaes operaes desbaste, (eucaliptal), ligeiros.

florestais sujeitas a de desramao e seleco de toias ou a cortes parciais

Resduos lenhosos 12

Formaes florestais sujeitas a desbaste ou corte parcial intensos, ou a corte raso.

13

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

41

A atribuio de um modelo existente a uma determinada mancha de vegetao com caractersticas mais ou menos homogneas pode fazer-se com recurso a determinados critrios pr-definidos, a chaves dicotmicas e a chaves fotogrficas. Critrios para a seleco do modelo de combustvel: 1) 2) Determinar a classe potencial de combustvel em termos gerais. Por exemplo: herbceas, arbustivo, manta morta, resduos lenhosos, outros. Centrar a ateno sobre a classe de combustvel que pode arder ou que provvel que propague o fogo. Por exemplo, se o incndio ocorre num terreno arborizado, mas muito aberto e no qual existe pasto, a folhada ser escassa e o estrato de combustvel que propaga o fogo ser o pasto. Neste caso deve considerar-se o modelo 2. Na mesma rea, se a erva est dispersa, a folhada poderia ser o estrato que propaga o fogo, e nesse caso seria de considerar o modelo 9. 3) 4) Observar a altura e compactao geral do combustvel, especialmente nos modelos de herbceas e bosque. Determinar quais as classes de combustveis presentes e estimar a sua influncia no comportamento do fogo. Por exemplo, pode existir combustvel verde, mas ter esta influncia no comportamento do fogo? Podem existir combustveis grossos, porm esto podres ou decompostos? Deve observar-se os combustveis finos e escolher um modelo que represente a sua altura, grau de compactao, e de algum modo, a quantidade de combustvel vivo e a sua contribuio para a propagao do fogo. H que evitar deixar-se confundir pelo nome do modelo, o qual apenas indicativo. Chave para a identificao de modelos de combustvel: Foi criada uma chave de identificao como ajuda para a eleio de cada modelo (Traduo baseada na publicao do ICONA: "Clave fotografica para la identificacin de modelos de combustible". I. O fogo propaga-se principalmente pelas herbceas. A velocidade de propagao esperada de moderada a alta, com intensidade de fogo (comprimento da chama) baixa a moderada. A. As herbceas tm estrutura fina, geralmente com altura inferior ao nvel do joelho, e est seco ou quase todo morto. O pasto praticamente contnuo. Ver descrio do modelo 1. B. As herbceas esto geralmente situadas por baixo de arvoredo aberto ou matos dispersos. A folhada do estrato superior est includa, porm so as herbceas que conduzem o fogo. A

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

42

velocidade de propagao esperada mais lenta do que no modelo 1 e a intensidade inferior do modelo 3. Ver descrio do modelo 2. C. As herbceas tm estrutura grossa, com altura superior ao nvel do joelho (cerca de 1 m) havendo dificuldade em caminhar atravs delas. Ver descrio do modelo 3. II. O fogo propaga-se principalmente pelo mato, ou pela folhada debaixo do mato. As velocidades de propagao esperadas e as intensidades de fogo (comprimento da chama) so moderadas a altas. A. A humidade do combustvel vivo pode ter efeito significativo sobre o comportamento do fogo. 1. O mato tem cerca de 2 m de altura, com cargas pesadas de combustvel morto (lenhoso). Esperam-se fogos muito intensos, com altas velocidades de propagao. Ver descrio do modelo 4. 2. O mato tem cerca de 0.6 m de altura, com cargas ligeiras de folhada do prprio mato por baixo. Esta folhada pode propagar o fogo, especialmente com vento fraco. Ver descrio do modelo 5. B. Os combustveis vivos esto ausentes ou esto dispersos. A altura mdia do mato est entre 0.6 e 1.2 m. O mato requer ventos moderados para propagar o fogo. Ver descrio do modelo 6. C. O tipo de formao vegetal so matos inflamveis de 0.6 a 1.2 m de altura. Ver descrio do modelo 7. III. O fogo propaga-se principalmente pela folhada debaixo das rvores. As velocidades de propagao so baixas ou moderadas; a intensidade do fogo (comprimento da chama) pode variar de baixa a alta. A. O combustvel superficial principalmente a folhada das rvores. Os combustveis grandes esto espalhados por cima da folhada. Os combustveis verdes esto to dispersos que so desprezveis para o comportamento do fogo. 1. A folhada morta est densamente compactada e proveniente de conferas de folha curta (5 cm ou menos) ou de folhas de folhosas. Ver descrio do modelo 8.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

43

2.

A folhada est muito pouco compactada.

Ver descrio do modelo 9. B. Existe uma quantidade significativa de combustvel mais grosso. Este tem agregado ramos ou raminhos, ou est parcialmente partido. Os combustveis grossos esto bastante bem distribudos sobre a rea. Algum do combustvel provavelmente mais baixo do que o nvel do joelho, podendo no entanto haver algum combustvel mais alto. Ver descrio do modelo 10. IV. O fogo propaga-se principalmente pelos resduos de explorao, resultantes de cortes ou de tratamentos silvcolas. As velocidades de propagao e a intensidade do fogo (comprimento da chama) so baixas ou muito altas. A. Os resduos so velhos e esto cobertos de plantas que cresceram entre eles. 1. Resduos de folhosas. As folhas j caram e esto secas. Quantidade considervel de vegetao (herbceas altas) cresceu entre os resduos encontrando-se seca. Ver descrio do modelo 6. 2. Resduos de conferas. As agulhas j caram e quantidade considervel de vegetao (herbceas altas) cresceu entre os resduos. Ver descrio do modelo 10. B. Os resduos so recentes (0 a 3 anos de idade) e no demasiado compactados. 1. Resduos no contnuos. Folhada ou pequenas quantidades de herbceas ou mato devem estar presentes para ajudar a conduzir o fogo, porm ainda assim, os resduos so os principais condutores. Os combustveis vivos no tm um papel significativo no comportamento do fogo. A altura dos resduos de cerca de 0.3 m. Ver descrio do modelo 11. 2. Resduos que cobrem todo o solo (maior carga do que no modelo 11), ainda que possa haver algumas zonas de solo nu ou ligeiramente cobertas. A altura mdia dos resduos de cerca de 0.6m e no esto excessivamente compactados. Aproximadamente metade das folhas podem estar presas aos ramos, mas no secas. Os combustveis vivos esto ausentes ou no se espera que afectem o comportamento do fogo. Ver descrio do modelo 12.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

44

3. Resduos que formam uma camada contnua ou quase contnua (carga mais pesada do que no modelo 12), no excessivamente compactada; com altura mdia de cerca de 1 m. Aproximadamente metade das folhas esto presas aos ramos mas encontram-se secas, ou ento todas as folhas esto presas aos ramos mas continuam verdes. No se espera que os combustveis vivos afectem o comportamento do fogo. Ver descrio do modelo 13. 4. Igual ao ponto 3, com a diferena de que todas as folhas esto presas aos ramos e j esto secas. Ver descrio do modelo 4.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDERSON, H.E. (1982). Aids to determining fuel models for estimating fire behaviour. U.S. Forest Service, Ogden UT. CRUZ, M.G. (2005). Guia Fotogrfico para a identificao de combustveis florestais Regio Centro de Portugal. Centro de Estudos sobre Incndios Florestais. Coimbra. FERNANDES, P. M. & PEREIRA, J. P. (1993). Caracterizao de combustveis na Serra da Arrbida. Silva Lusitana 1 (2): pp. 237-260 FERNANDES, P. M. Equivalncia genrica entre os modelos de combustvel do USDA Forest Service (Anderson, 1982) e as formaes florestais portuguesas . (documento no publicado, cedido pelo autor). ICONA (1990). Clave fotografica para la identificacin de modelos de combustible. Defensa contra incendios forestales. MAPA. Madrid. UVA, J., VINAGRE, P. & GONALVES, A. (1997). Geofogo, um simulador de fogos florestais. Revista Florestal, vol X, n.1 Jan- Abr 1997.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

45

Apndice 4 Metodologia para a elaborao de cartografia de risco (mapa de perigosidade de incndio florestal e mapa de risco de incndio florestal)

CONCEITOS DO MODELO A avaliao da cartografia de risco de incndio florestal revista at ao momento refora a necessidade de clarificar os conceitos que determinam o modelo de risco adoptado pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), pretendendo estabelecer uma base comum de trabalho para produo desta cartografia, bem como adiantar alguns valores de referncia e fontes de informao comuns, que permitam obter a maior homogeneidade possvel de resultados, no obstante os naturais e expectveis efeitos de escala. Esta cartografia destina-se a um zonamento municipal no permitindo comparaes intermunicipais nem generalizaes para unidades regionais. Alertam-se os tcnicos para o imperativo de respeitar o modelo de risco, do qual resultam dois mapas diferentes que devem ser apresentados: mapa de perigosidade (vulgar e incorrectamente conhecido por mapa de risco) e mapa de risco.
Os municpios que tenham em seu poder mapas com metodologia SCRIF (IGP) ou prefiram utilizar essa metodologia podem faz-lo. O mapa que resulta da metodologia SCRIF cumpre o essencial da componente de perigosidade. Se optar pela utilizao da metodologia SCRIF note que est a produzir um mapa de perigosidade e que o seu produto final s se pode considerar completo se, sobre esse mapa, produzir o mapa de risco multiplicando as variveis do dano potencial (fig. 1.1). Caso no tenha disponvel ou no pretenda adoptar a metodologia SCRIF, este documento avana com orientaes para a produo do mapa de perigosidade e do mapa de risco. As taxas de sucesso e predio desta metodologia so similares s produzidas pelo SCRIF.

Probabilidade

Susceptibilidade

Perigosidade

Vulnerabilidade

Valor econmico

Dano Potencial

RISCO
Figura 1.1 Componentes do Modelo de Risco

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

46

Probabilidade A probabilidade traduz a verosimilhana de ocorrncia de um fenmeno num determinado local em determinadas condies. A probabilidade far-se- traduzir pela verosimilhana de ocorrncia anual de um incndio em determinado local, neste caso, um pixel de espao florestal. Para clculo da probabilidade atender-se- ao histrico desse mesmo pixel, calculando uma percentagem mdia anual, para uma dada srie de observaes, que permitir avaliar a perigosidade no tempo, respondendo no modelo desta forma: Qual a probabilidade anual de ocorrncia do fogo neste pixel?

!
Susceptibilidade

Ateno: Porque o modelo multiplicativo, uma probabilidade nula resulta num risco nulo. Esse resultado pode no corresponder verdade. Uma probabilidade anual, em anlise frequencista, ser nula se no intervalo de tempo estudado no existir um nico registo. Isso no significa que o risco seja nulo, significa apenas que no se consegue determinar um perodo de retorno ou probabilidade anual por inexistncia de observaes do fenmeno. Nestes casos, sempre que a probabilidade seja nula, deve, por simplificao, reclassificar o raster para que os valores zero (0) passem a um (1) tornandose neutros no modelo.

A susceptibilidade de um territrio ou de um pixel expressa as condies que esse territrio apresenta para a ocorrncia e potencial de um fenmeno danoso. Variveis lentas como as que derivam da topografia, e ocupao do solo, entre outras, definem se um territrio mais ou menos susceptvel ao fenmeno, contribuindo melhor ou pior para que este se verifique e, eventualmente, adquira um potencial destrutivo significativo. A susceptibilidade define a perigosidade no espao, respondendo no modelo desta forma: Qual o potencial de severidade do fogo neste pixel? Perigosidade A perigosidade o produto da probabilidade e da susce ptibilidade. A perigosidade a probabilidade de ocorrncia, num determinado intervalo de tempo e dentro de uma determinada rea, de um fenmeno potencialmente danoso (Varnes, 1984), ou um evento fsico potencialmente danoso ou actividade humana que possa causar perda de vidas ou ferimentos, danos em bens, interferncia social e econmica ou degradao ambiental () (UN/ISDR, 2004). Vulnerabilidade A vulnerabilidade expressa o grau de perda a que um determinado elemento em risco est sujeito. Elemento em risco uma designao genrica para populaes, bens, actividades econmicas, expostos perigosidade e, deste modo, em risco (admitindo que tenham valor). A

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

47

vulnerabilidade desses elementos designa a sua capacidade de resistncia ao fenmeno e de recuperao aps o mesmo. Definies clssicas de vulnerabilidade incluem o grau de perda de um determinado elemento ou conjunto de elementos resultando da ocorrncia de um fenmeno natural de uma dada magnitude (Varnes, 1984) ou a capacidade de um sistema s er danificado por um stress ou perturbao. a funo da probabilidade de ocorrncia e sua magnitude, bem como a capacidade do sistema absorver e recuperar de tal perturbao (Suarez, 2002). A vulnerabilidade expressa-se numa escala de zero (0) a um (1) em que zero (0) significa que o elemento imprvio ao fenmeno, no ocorrendo qualquer dano, e um (1) significa que o elemento totalmente destrutvel pelo fenmeno. Valor Econmico O valor de mercado em euros (ou na divisa aplicvel ao local) dos elementos em risco. Permite quantificar o investimento necessrio para recuperar um elemento, em funo da sua vulnerabilidade, aps destruio ou perda de performance por exposio a um fenmeno danoso. Dano Potencial O dano potencial de um elemento o produto do seu valor econmico pela vulnerabilidade que lhe intrnseca. Um elemento que tenha elevado valor econmico mas seja totalmente invulnervel, ter um dano potencial nulo por quanto no ser afectado pelo fenmeno. Inversamente, o dano potencial ser tanto maior quanto a vulnerabilidade seja prxima de 1 e o seu valor econmico elevado. Risco O risco o produto da perigosidade pelo dano potencial, ou, de forma mais desagregada, o produto probabilidade x susceptibilidade x vulnerabilidade x valor. O risco pode definir-se por probabilidade de uma perda, o que depende de trs coisas; perigosidade, vulnerabilidade e exposio10. Se algum destes trs elementos do risco subir or descer, ento o risco sobe ou desce respectivamente (Crichton, 1999). Numa aplicao directa aos incndios florestais, o risco a probabilidade de que um incndio florestal ocorra num local especfico, sob determinadas circunstncias, e as suas consequncias esperadas, caracterizadas pelos impactes nos objectos afectados (Bachmann e Allgwer, 1998). Dos conceitos acima clarificados resulta que no se pode falar de Risco sem a integrao de todas as componentes expressas na figura 1.1. Sem probabilidade, susceptibilidade, vulnerabilidade e valor econmico no existe risco. Resulta, como corolrio, que a generalidade dos mapas actualmente intitulados de risco so apenas e s mapas de perigosidade, na maioria dos casos.

10

A exposio, na definio de risco de Crichton, funcionalmente equivalente a valor econmico .

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

48

Na figura 1.2 apresentam-se os ttulos correctos dos mapas que se podem obter medida que se adicionam componentes do modelo de risco.
Mapa de ...

Probabilidade

Probabilidade

Susceptibilidade

Perigosidade

Vulnerabilidade

Risco Especfico

Valor econmico

RISCO

Figura 1.2 Mapas possveis por componente do modelo de Risco

MTODO E VALORES DE REFERNCIA Apresentam-se neste captulo algumas fontes e valores de referncia que podem utilizar-se na realizao da cartografia de risco, organizados por componente do modelo. A metodologia que aqui se prope permite resultados com boas taxas de predio e de sucesso, constituindo um mnimo aceitvel, na medida em que a esta metodologia se pode adicionar complexidade.
Ateno: se utilizar a metodologia SCRIF para produzir o mapa de perigosidade ignore os dois sub-captulos seguintes e avance directamente para o subcaptulo da Vulnerabilidade. A metodologia SCRIF deve consultar-se em http://scrif.igeo.pt no sendo do mbito deste documento detalhar sobre a elaborao do mapa de perigosidade recorrendo a esta metodologia.

!
i
Probabilidade

A cartografia produzida para aplicao municipal deve ter um pixel de 25 metros ou menos.

Utilizar a cartografia de reas ardidas disponibilizada no portal da AFN. A probabilidade expressar-se- percentagem mdia anual, permitindo a leitura neste pixel, existe uma probabilidade anual mdia de x% de ocorrncia do fogo . Esta probabilidade anual determina-se, para cada pixel, dividindo:

f 100
Em que

o nmero de ocorrncias registadas, e o nmero de anos da srie. Dada a

necessidade ou vantagem de trabalhar com valores inteiros em SIG, multiplica-se

por 100

podendo usar apenas valores inteiros, ignorando a parte decimal. Reclassifique o seu raster de

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

49

probabilidade de modo a que todas as reas que arderam apenas uma vez sejam igualadas s que nunca arderam. Deste modo isolar-se-o fenmenos sem recorrncia que podero ter sido fortuitos. As revises futuras da cartografia integraro essas reas caso tenham ardido novamente. As reas que nunca arderam devem ser reclassificadas de zero para um, de modo a no funcionar como elemento absorvente.

Susceptibilidade Para clculo da susceptibilidade dever munir-se da informao base declives e uso e ocupao do solo. Os declives podem reclassificar-se deste modo (em graus): Classe Classe Classe Classe Classe 0 a 5 Valor 2 5 a 10 Valor 3 10 a 15 Valor 4 15 a 20 Valor 5 20 e superiores Valor 6

Para a ocupao do solo desejvel a utilizao de uma cobertura o mais actualizada possvel. Se no tiver melhor informao e apenas nesse caso pode recorrer cobertura Corine Land Cover (CLC) mais recente, trabalhando com a totalidade dos cdigos de nvel 2 e 3 (excluem-se os nveis 1, 4 e 5). Caso utilize a CLC agrupe os cdigos em trs classes de susceptibilidade conforme a descrio seguinte. Classe de Susceptibilidade Baixa (valor 2): 212, 213, 221, 222, 241, 331 Classe de Susceptibilidade Mdia (valor 3): 211, 223, 231, 242, 244 Classe de Susceptibilidade Elevada (valor 4): 243, 311, 312, 313, 321, 322, 323, 324, 332, 333, 334 Multiplique o seu raster de probabilidade pelo raster de susceptibilidade. O mapa que resulta dessa multiplicao o seu mapa de perigosidade. Reclassifique esse mapa segundo o mtodo quantis (quantile) com 5 classes, mas guarde igualmente o resultado do clculo antes da reclassificao, porque precisar dele para continuar a calcular o risco.

Em absoluto rigor, uma diviso em quintis (5 classes quantlicas, como se prope) remete para cada classe exactamente 20% das observaes. Neste caso, a classificao da perigosidade por quintis deveria colocar 20% dos pixis em cada classe de perigosidade o que, como observar, poder no acontecer. Mesmo que no se observem exactamente 20% dos pixis em cada classe, recomenda-se a utilizao dos quintis por ser uma classificao isenta.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

50

Vulnerabilidade Os valores de referncia para a vulnerabilidade so valores arbitrados em funo das benfeitorias instaladas num pixel, atribuindo-se-lhe, como previamente definido, um valor compreendido entre 0 e 1. A figura 2.1 indica valores de referncia para alguns elementos em risco. Por convenincia de leitura, a figura 2.1 integra igualmente os valores econmicos de referncia. Para a determinao da vulnerabilidade constitui boa prtica socorrer-se do conhecimento tcnico de que disponha em matria florestal, recorrendo para outros elementos (edificado e outros) do conhecimento tcnico de outros profissionais com os quais contacte. Interprete os valores da figura 2.1 como meramente indicativos, nunca substituindo dados mais actuais ou seguros de que disponha.

Valor econmico Os valores econmicos para os espaos florestais podem encontrar-se na Estratgia Nacional para as Florestas, e para os valores de (re) construo podem utilizar-se os valores publicados na Portaria n. 1240/2008, de 31 de Outubro, ou portaria mais recente entretanto publicada. Pretende-se estimar o valor dos bens e servios a perder no momento e/ou o custo de reposio. A figura 2.1 indica os valores de referncia. Para a determinao do valor econmico constitui boa prtica socorrer-se do conhecimento tcnico de que disponha, recorrendo sempre que necessrio ao conhecimento tcnico de outros profissionais e outras fontes de informao disponveis. Assim, ao trabalhar informao relativa ao valor econmico deve ter em considerao que os dados referidos da figura 2.1 so apenas referncias de mbito nacional que o podem orientar, no reflectindo variaes e especificidades regionais/locais, pelo que no devem de modo algum substituir informao mais actualizada e ajustada a cada territrio.
Elemento em risco Produo Lenhosa Pinheiro bravo - Nascedio/Novedio - Bastio/Fustadio/Alto Fuste Outras resinosas Eucalipto Multifuncional Sobreiro Azinheira Pinheiro manso Castanheiro Medronheiro Alfarrobeira Conservao Carvalhos Outras folhosas Vulnerabilidade Valor 91 /ha 1,00 0,75 1,00 0,75 0,50 0,50 0,70 0,70 0,50 0,70 0,60 0,50

84 /ha 136 /ha 618 112 494 830 191 781 /ha /ha /ha /ha /ha /ha

87 /ha 1507 /ha

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

51

Elemento em risco Accia e incenso Matos Edificado para Habitao Zona I Zona II Zona III

Vulnerabilidade 0,30 0,40

Valor 0 /ha 52 /ha

0,75 0,75 0,75

741,48 /m2 648,15 /m2 587,22 /m2 Ver Portaria n. 982/2004, de 4 de Agosto, ou portaria mais recente entretanto publicada. Consulte os proprietrios ou deduza os valores a partir de, por exemplo, concursos pblicos.

Edificado para Indstria, Servios e Comrcio

0,75

Estradas Ferrovias Rede Elctrica Outros

0,25 0,75 0,50

Figura 2.1 Valores de referncia para vulnerabilidade e valor econmico.

Recupere o raster da perigosidade que calculou anteriormente (o que no foi reclassificado em 5 classes) e multiplique-o pelo raster do dano potencial. Fica ao seu critrio multiplicar trs rasters ou apenas dois. Conforme a sua convenincia pode preparar primeiro um raster com o produto vulnerabilidade x valor e mais tarde multiplicar esse pela perigosidade ou, em alternativa, multiplicar os trs numa nica operao. O resultado da multiplicao o seu mapa de risco. Guarde o original da multiplicao e reclassifique uma cpia do mesmo modo como procedeu para a perigosidade.

Ateno: se utilizou a metodologia SCRIF para produzir o mapa de perigosidade, esse mapa que deve utilizar na multiplicao com a componente do dano potencial. Caso tenha um mapa realizado pelo Instituto Geogrfico Portugus dever solicitar-lhes o mapa com os valores originais, antes da classificao. A multiplicao da perigosidade pelo dano potencial deve fazer-se com os valores de clculo originais de cada pixel e no com o valor da classe (i.e., 1, 2, 3, 4 e 5).

RESULTADOS DO MODELO DE RISCO O modelo de risco de incndio florestal compreendido por dois mapas que devem ser produzidos e apresentados. 1) Mapa de Perigosidade de Incndio Florestal Combinando a probabilidade e a susceptibilidade, este mapa apresenta o potencial de um territrio para a ocorrncia do fenmeno, permite responder onde tenho maior potencial para que o fenmeno ocorra e adquira maior magnitude? . O mapa de perigosidade corresponde a um produto que muitas vezes chamado directamente de mapa de risco. Esta noo est errada e deve evitar-se. O mapa de perigosidade de incndio florestal particularmente indicado para aces de preveno. 2) Mapa de Risco de Incndio Florestal

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

52

O mapa de risco combina as componentes do mapa de perigosidade com as componentes do dano potencial (vulnerabilidade e valor) para indicar qual o potencial de perda em face do fenmeno. Quando o fenmeno passa de uma hiptese a uma realidade, o mapa de risco informa o leitor acerca do potencial de perda de cada lugar cartografado, respondendo questo onde tenho condies para perder mais?. O mapa de risco de incndio florestal particularmente indicado para aces de preveno quando lido em conjunto com o mapa de perigosidade, e para planeamento de aces de supresso. Ambos resultados mapa de perigosidade e mapa de risco devem apresentar-se em 5 classes. A formulao do modelo no permite definir, previamente, um conjunto de intervalos de valores fixos aplicveis a todos os concelhos de forma indiscriminada. O mapa de perigosidade equivalente ao que, frequentemente, se produz sob a designao de mapa de risco. Desse modo, o mapa de produo e leitura mais habitual, produzindo resultados com os quais est j, seguramente, familiarizado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Bachmann, A., B. Allgwer (1998) Framework for wildfire risk analysis. In Proceedings III International Conference on Forest Fire Research and 14 th International Conference on Fire and Forest Meteorology. Vol II, pp.2177-2190, Luso, 16-20 Novembro 1998. Birkmann, J., ed. (2006) Measuring Vulnerability to Natural Hazards: Towards Disaster Resilient Societies. United Nations University Press Crichton, D. (1999) The Risk Triangle, in J. Ingleton, ed., Natural Disaster Management, London: Tudor Rose, pp. 102-103 Suarez, P. (2002) Urbanization, Climate Change and Flood Risk: Addressing the Fractal Nature of Differential Vulnerability, Proceedings of the Second Annual IIASA-DPRI Meeting Integrated Disaster Risk Management: Megacity Vulnerability and Resilience, Laxanburg, ustria, 29-31 July 2002, em http://www.iiasa.ac.at/Research/RMS/dpri2002/Papers/suarez.pdf UN/ISDR (International Strategy for Disaster Reduction) (2004) Living with risk: A global review of disaster reduction initiatives, Geneva: UN Publications Varnes, D. (1984) Landslide hazard zonation: a review of principles and practice , UNESCO, Paris SCRIF (2007) Cartografia de Risco de Incndio Florestal, http://scrif.igeo.pt DGRF (2006) - Estratgia Nacional Para as Florestas, MADRP, Lisboa

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

53

Apndice 5 Metodologia para a elaborao do mapa de prioridades de defesa

No clculo da cartografia de risco, conforme descrito no apndice anterior, recorreu-se a um levantamento de elementos em risco aos quais se associou uma vulnerabilidade e valor econmico. Esses elementos, introduzidos no clculo, passam a integrar o mapa de risco mas no ficam, nesse mapa, claramente identificados. O objectivo do mapa de prioridades de defesa identificar claramente quais os elementos que interessa proteger, constituindo para esse fim prioridades de defesa. Deste modo, os principais elementos em risco, considerados prioritrios, devem ilustrar-se em mapa prprio, com as suas localizaes e limites bem definidos. Para alm dos elementos j considerados no clculo do risco, poder adicionar outros elementos que pelas suas caractersticas tenha tido dificuldade em valorar. Na prtica, o mapa de prioridades de defesa representa apenas as manchas de risco de incndio florestal elevado e muito elevado sobre as quais se desenham os elementos prioritrios, como pontos ou polgonos conforme a sua natureza. So exemplos de prioridades de defesa o arvoredo de interesse pblico, a envolvente a patrimnio natural, cultural ou outro, ensaios de provenincias e de descendncias, zonas experimentais e de investigao florestal, espaos florestais de recreio e todos os outros elementos de reconhecido valor ou interesse social, cultural, ecolgico ou outro. A cada ponto ou polgono deve corresponder uma numerao detalhada em legenda que permita identificar o elemento a defender.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

54

Apndice 6 Rede de faixas de gesto de combustvel FGC e mosaico de parcelas de gesto de combustvel MPGC
As faixas de gesto de combustvel que constituem as redes primria, secundria e terciria, e o mosaico de parcelas de gesto de combustvel conforme estabelecido no Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho, cumprem um importante papel na preveno de incndios, sendo fundamental que os parmetros que caracterizam as faixas obedeam a critrios uniformes de modo a que permitam o necessrio enquadramento distrital, regional e nacional. Cada faixa e mosaico de parcela de gesto de combustvel pode ser subdividida e individualizada em seces (1 a n) sempre que as caractersticas do terreno e/ou ocupao de solo determinem um tipo, objectivo ou funo distintos, bem como uma interveno ou execuo diferentes.
NOME DO CAMPO CARACTERSTICAS RECOMENDADAS SHORT INTEGER; 4 PROCEDIMENTOS Preencher com um nmero natural (de 1 a n), de forma a proceder identificao da FGC ou MPGC Ex.: 26 Preencher com um nmero decimal com algarismo das unidades a corresponder ao ID_R_FGC e o das dcimas a um nmero nico e irrepetvel (1 a n), de forma a identificar a seco constituinte de determinada FGC ou MPGC. A separao entre os valores deve ser efectuado atravs de um ponto. Ex.: 26.16 Preencher com a data em que foi efectuado o levantamento das caractersticas no terreno, devendo ser actualizada sempre que se verificar alterao dos dados presentes na tabela de atributos Ex.: 07-08-2009 Preencher com o cdigo referente a distrito, concelho e freguesia. Consultar os cdigos da Referenciao Territorial em: http://www.ine.pt Ver V00017 Cdigo da diviso administrativa (distritos, municpios e freguesias) Ex.: 131420 Preencher com a descrio das faixas de gesto de combustvel e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, de acordo com os cdigos do quadro 1 Ex.: 2 TIPO_FGC TEXT; 3 Preencher com o tipo de faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, de acordo com os cdigos do quadro 2 Ex.: FRC OBJEC_FUNC SHORT INTEGER Preencher com o objectivo/funo das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, de acordo com os cdigos do quadro 3 Ex.: 3 AREA DOUBLE; 8; 2 Preencher com a rea de cada seco das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, expressa em hectares (ha) Ex.: 0,24 RESP_GC TEXT; 75 Preencher com a identificao do responsvel pela gesto de combustvel. Ex.: Privado Ex.: EP Preencher com o tipo de interveno a realizar nas faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, de acordo com os cdigos do quadro 4 Ex.: MDO EXEC_AAAA Preencher com o meio de execuo das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, de acordo com os cdigos do quadro 5 Ex.: 3

ID_R_FGC

ID_S_FGC

TEXT; 12

DATA_ACCAO

DATE

COD_INE

TEXT; 6

DESC_FGC

SHORT INTEGER

INTER_AAAA

* *

TEXT; 3

SHORT INTEGER

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

55

NOME DO CAMPO

CARACTERSTICAS RECOMENDADAS

PROCEDIMENTOS Preencher com o meio de financiamento para execuo das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, de acordo com os cdigos do quadro 6 Ex.: 3 Preencher com a fase do projecto das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel, de acordo com os cdigos do quadro 7 Ex.: 4 Preencher com observaes relevantes e informao presente nos campos anteriores que complementem a

FIN_AAAA

* *

SHORT INTEGER

FASE_AAAA

SHORT INTEGER

OBSERV

TEXT; 254

* - Estes campos devem ser criados por cada ano do perodo de vigncia do PMDFCI, substituindo AAAA pelo ano
respectivo. Exemplo: Relativamente ao tipo de interveno a realizar nas FGC e MPGC, para perodo de vigncia 2010-2014, devem ser criados os campos INTER_2010, INTER_2011, INTER_2012, INTER_2013, INTER_2014, o mesmo se aplica relativamente aos campos EXEC_AAAA, FIN_AAAA e FASE_AAAA.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

56

QUADROS DE APOIO AO PREENCHIMENTO:


Quadro 1: Descrio das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel
CDIGO DESIGNAO Faixa de proteco de 50 m volta das edificaes integradas em espaos rurais (habitaes, estaleiros, armazns, oficinas, fbricas ou outros equipamentos) Faixa exterior de proteco, de largura mnima no inferior a 100 m, nos aglomerados populacionais (definido no Artigo 3. do Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho, inseridos ou confinantes com espaos florestais e previamente definidos no PMDFCI Faixa envolvente, de largura mnima no inferior a 100 m, nos parques de campismo, infraestruturas e equipamentos florestais de recreio, parques e polgonos industriais, plataformas de logstica e aterros sanitrios Faixa lateral de terreno confinante rede viria florestal numa largura no inferior a 10 m, nos espaos florestais e previamente definidos no PMDFCI Faixa lateral de terreno confinante rede ferroviria, contada a partir dos carris externos, numa largura no inferior a 10 m, nos espaos florestais e previamente definidos no PMDFCI Faixa associada rede de transporte de gs (faixa definida a partir do limite exterior da infra-estrutura, nos espaos florestais, com largura no inferior a 10 m) Faixa correspondente projeco vertical dos cabos condutores exteriores das linhas de transporte e distribuio de energia elctrica em muito alta tenso, acrescidos de uma faixa de largura no inferior a 10 m para cada um dos lados, nos espaos florestais e previamente definidos no PMDFCI Redes primrias de faixas de gesto de combustvel , de interesse regional, cumprem todas as funes enunciadas nas alneas a), b) e c) do no n. 2 do Artigo 13., do Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho e desenvolvem-se nos espaos rurais Faixa associada rede terciria de faixas de gesto de combustvel , de interesse local, apoiam-se nas redes viria, elctrica e divisional (aceiros, aceiros perimetrais e arrifes) das unidades locais de gesto florestal ou agro-florestal, cumprem a funo referida na alnea c) do n. 2 do Artigo 13., do Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho, sendo definidas no mbito dos instrumentos de gesto florestal Faixa correspondente projeco vertical dos cabos condutores exteriores das linhas de transporte e distribuio de energia elctrica em mdia tenso , acrescidos de uma faixa de largura no inferior a 7 m para cada um dos lados, nos espaos florestais e previamente definidos no PMDFCI Mosaico de parcelas de gesto de combustvel . Deve ser especificado na designao do campo OBSERV, a tipologia do mosaico de parcelas de gesto de combustvel (terrenos agrcolas, guas interiores, terrenos percorridos por incndios nos anos anteriores, terrenos sujeitos a medidas de silvicultura contempladas no n.1 do Artigo 17. do Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho, afloramentos rochosos, infraestruturas desportivas (campos de golfe, ), parques elicos, outros) Faixa de proteco imediata, sem obstculos, aos pontos de gua, num raio mnimo de 30 m, contabilizados a partir do limite externo dos mesmos Faixa correspondente projeco vertical dos cabos condutores exteriores das linhas de transporte e distribuio de energia elctrica em alta tenso , acrescidos de uma faixa de largura no inferior a 10 m para cada um dos lados, nos espaos florestais e previamente definidos no PMDFCI Aces de silvicultura no mbito da DFCI no inseridas na rede de faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel

10

11

12

13

14

Quadro 2: Tipo de faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel


CDIGO FRC FIC DESIGNAO Faixa de reduo de combustvel remoo do combustvel de superfcie (herbceo, subarbustivo e arbustivo), abertura de povoamentos e supresso da parte inferior das copas Faixa de interrupo de combustvel remoo total dos combustveis

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

57

Quadro 3: Objectivo/funo das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel


CDIGO DESIGNAO Diminuir a superfcie percorrida por grandes incndios. Facilitar combate/interveno (in)directa na frente de fogo ou nos seus flancos (Funo 1) Reduzir os efeitos da passagem de incndios. Proteger de forma passiva, zonas edificadas, vias de comunicao, infraestruturas, povoamentos florestais (Funo 2) Isolar focos potenciais de incndios. Reduzir a probabilidade de propagao de incndios a reas adjacentes a linhas elctricas, rede viria florestal e ferroviria, a parques de recreio, entre outros (Funo 3) Outro especificar no campo OBSERV

Quadro 4: Tipo de interveno a realizar nas faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel
CDIGO SSS SAR DDD DRO AAA RRR QQQ GFI GAG GSI MAO MDO MDR MDE MDQ CAO CDO CDR CDE CDQ Sem interveno Sem interveno. rea ardida no ano anterior ou no ano actual Correco de densidades excessivas Correco de densidades excessivas e desramaes Criao faixas ou manchas por alterao do coberto vegetal Desramaes Gesto com fogo controlado Gesto de combustveis com aplicao de fitocidas Gesto de combustveis com culturas agrcolas Gesto de combustveis com silvopastorcia Gesto mecnica de combustvel e alterao do coberto vegetal Gesto mecnica de combustvel e correco de densidades excessivas Gesto mecnica de combustvel, correco de densidades excessivas e desramao Gesto mecnica de combustvel e desramao Gesto mecnica de combustvel e gesto com fogo controlado Gesto moto-manual de combustvel e alterao do coberto vegetal Gesto moto-manual de combustvel e correco de densidades excessivas Gesto moto-manual de combustvel, correco de densidades excessivas e desramao Gesto moto-manual de combustvel e desramao Gesto moto-manual de combustvel e gesto com fogo controlado DESIGNAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

58

Quadro 5: Meios de execuo das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel


CDIGO 1 2 3 4 5 6 7 8 DESIGNAO Equipa de Sapadores Florestais da Autarquia Equipa de Sapadores Florestais da Organizao de Produtores Florestais/Baldios Equipa de Defesa da Floresta contra Incndios Ex-AGRIS 3.4. Empresa de Prestao de Servios/Prestadores de Servios Meios prprios da Autarquia Programas ocupacionais Instituto de Emprego e Formao Profissional Outro especificar no campo OBSERV Equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais CNAF

Quadro 6: Meios de financiamento para execuo das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel
CDIGO 1 2 3 4 5 6 AGRIS 3.4 Autarquia Fundo Florestal Permanente Outro especificar no campo OBSERV Servio Pblico Programa de Sapadores Florestais ProDeR DESIGNAO

Quadro 7: Fase do projecto das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel


CDIGO 1 2 3 4 5 Marcao no gabinete Validao no terreno Elaborao do plano de interveno Execuo no terreno Concluso DESIGNAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

59

Apndice 7 Rede viria florestal RVF


A rede viria que serve os espaos florestais, ou rede viria florestal RVF, constitui um dos factores fundamentais para a valorizao, proteco e usufruto pela sociedade dos espaos silvestres. Da multiplicidade de funes que a rede viria florestal desempenha so de salientar em especial o acesso aos aglomerados e outras infraestruturas, aos povoamentos e produtos florestais e ao recreio no espao rural, todas elas integradas no planeamento florestal desde a elaborao dos primeiros instrumentos de ordenamento florestal. Simultaneamente a rede viria florestal assume um papel central nas diferentes vertentes da proteco civil e do sistema de defesa da floresta contra incndios, por exemplo garantindo o acesso para a execuo de trabalhos de silvicultura preventiva e infraestruturao, para as aces de vigilncia e dissuaso ou para a 1. interveno e combate estendido. Esse papel central tem sido reconhecido no s do ponto de vista legal mas tambm em diversos programas de apoio ao sector agro-florestal e proteco contra incndios, onde a construo e beneficiao de estradas e caminhos florestais constitui invariavelmente um dos principais eixos de interveno. Deste modo, a RVF deve ser cuidadosamente planeada e construda, com vista no s a garantir que possa cumprir eficientemente as diversas finalidades que determinaram a sua criao, mas tambm a reduzir os pesados custos de implantao e manuteno que este tipo de infraestruturas tradicionalmente acarreta e a reduzir os inevitveis impactes na paisagem e nos recursos naturais. Reconhecendo esse facto, o Decreto-Lei n. 124/2006, de 28 de Junho, estende o conceito de rede viria florestal essencial DFCI para outras vias alm das tradicionalmente tratadas pelo sector florestal, e determina a normalizao da classificao e numerao dessa rede viria florestal alargada. Podem ser integradas na RVF quaisquer vias de comunicao que atravessem ou permitam o acesso aos espaos florestais incluindo designadamente: Vias classificadas pelo Plano Rodovirio Nacional Vias classificadas integrantes do Plano dos Caminhos Municipais do Continente; Outras vias de comunicao do domnio pblico; Vias do domnio privado, incluindo as vias do domnio do Estado e as dos terrenos comunitrios. Para efeitos de classificao, cadastro, construo, manuteno, incluindo a beneficiao, e sinalizao, as vias da RVF dividem-se nas seguintes classes: Rede viria florestal fundamental: a de maior interesse para a DFCI sobre a qual se desenvolve a restante RVF, garantindo o rpido acesso a todos os pontos dos macios florestais, a ligao entre as principais infraestruturas de DFCI e o desenvolvimento das

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

60

aces de proteco civil em situaes de emergncia, subdividindo-se nas seguintes categorias: o Vias de 1. ordem, que cumprem as especificaes tcnicas mais exigentes, constantes no quadro 2A e figuras 1 e 2; o Vias de 2. ordem que, integrando a rede fundamental, no possuem as especificaes mnimas necessrias para serem classificadas nas vias de 1. ordem, nos termos do quadro 2A e figuras 1 e 2; Rede viria florestal complementar: a que engloba as restantes vias A RVF complementar, incorpora todas as restantes vias, de eventual importncia para a gesto florestal e para todas as funes ligadas DFCI, mas cuja adequao a especificaes tcnicas mais exigentes constitui uma segunda prioridade e implica uma mais rigorosa avaliao do interesse para o sector florestal e dos custos financeiros disponveis para a sua construo ou beneficiao e manuteno. A numerao das vias integrantes da RVF dever respeitar as seguintes orientaes: A classificao obrigatria para as vias integradas na RVF fundamental e facultativa para as restantes vias; adoptada a numerao das vias j classificadas pelo Plano Rodovirio Nacional e pelo Plano das Estradas e Caminhos Municipais do Continente; A numerao das restantes vias segue os critrios que a seguir se apresentam e independente das unidades administrativas e prediais que elas atravessem. Assim, a cada via integrada na RVF associado um cdigo para efeitos de identificao e numerao, sendo composto por duas letras e quatro algarismos, agrupados na forma XX.Y.ZZZ, com o significado descrito seguidamente e exemplificado: a) Duas letras correspondentes sigla da zona de numerao11 em que se insere; b) Um algarismo identificador da ordem da via, variando de 1 a 3, sendo que 1 e 2 correspondem s diferentes ordens da RVF fundamental e 3 corresponde RVF complementar; c) Trs algarismos correspondentes a um nmero sequencial de trs dgitos, de 001 a 999, especfico para cada ordem e para cada zona de numerao da rede viria florestal. Exemplo de numerao: LO.1.001 LO zona de numerao onde se insere o concelho da Lous 1- rede viria florestal de 1. ordem 001 nmero sequencial

11

Os elementos grficos considerados encontram-se disponveis, em formato shapefile, no portal da AFN.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

61

Esta numerao implica que na mesma zona de numerao (que engloba vrios concelhos), e para a mesma ordem de RVF, no pode haver repeties de nmeros sequenciais. No caso de uma mesma via atravessar mais do que um concelho com a mesma zona de numerao e para a mesma ordem, o nmero sequencial mantm-se nos concelhos envolvidos. Os processos de cadastro e numerao das vias de comunicao integrantes da RVF so da responsabilidade dos municpios. A CDDF valida e consolida a RVF fundamental de cariz intermunicipal, no mbito do planeamento distrital de defesa da floresta contra incndios. Na marcao da rede viria florestal importante que esta seja seccionada sempre que exista uma alterao das caractersticas dos troos, por exemplo, alterao da amplitude da largura do troo, a passagem de uma freguesia para outra, etc. Os quadros seguintes apresentam os indicadores e os parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao da rede viria florestal para efeitos de DFCI.
CARACTERSTICAS RECOMENDADAS

NOME DO CAMPO

PROCEDIMENTOS Preencher com um nmero natural (de 1 a n), irrepetvel, de forma a proceder identificao da RVF Ex.: 26 Preencher com a data em que foi efectuado o levantamento das caractersticas no terreno, devendo ser actualizada sempre que se verificar alterao dos dados presentes na tabela de atributos Ex.: 31-07-2009 Preencher com o cdigo referente a distrito, concelho e freguesia. Consultar os cdigos da Referenciao Territorial em: http://www.ine.pt Ver V00017 Cdigo da diviso administrativa (distritos, municpios e freguesias) Ex.: 180711 Preencher com a classificao constante no Plano Rodovirio Nacional e no Plano das Estradas e Caminhos Municipais. classificao das restantes vias associado um cdigo, sendo composto por duas letras e quatro algarismos, agrupados na forma XX.Y.ZZZ. As letras XX correspondem ao cdigo da zona de numerao, o Y corresponde a um algarismo identificador da categoria da via, (1 a 3) e as letras ZZZ correspondem a um nmero sequencial de trs dgitos, de 01 a 999, especfico para cada categoria e para cada zona de numerao da rede viria florestal Ex.: EN 17; Ex.: LO.1.001 Preencher com a operacionalidade da rede viria florestal, de acordo com os cdigos do quadro 1 Ex.: OPER Preencher com a ordem das vias da rede viria florestal, de acordo com cdigos do quadro 2 e do quadro 2A Ex.: 2 Preencher com tipo de piso das vias da rede viria florestal, de acordo com cdigos do quadro 3 Ex.: S Preencher com o comprimento do troo da rede viria florestal, expresso em metros Ex.: 1235 Preencher com a largura do troo da rede viria florestal, excluindo as valetas, expressa em metros Ex.: 3,75

ID_RV

SHORT INTEGER; 4

DATA_ACCAO

DATE

COD_INE

TEXT; 6

DESIGNACAO

TEXT; 20

OPERAC

TEXT; 4

REDE_DFCI

SHORT INTEGER; 4

TIPO_PISO

TEXT; 1

COMPRIM

DOUBLE; 8; 2

LARGURA

DOUBLE; 8; 2

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

62

NOME DO CAMPO

CARACTERSTICAS RECOMENDADAS TEXT; 3

PROCEDIMENTOS Preencher com tipo de interveno nas vias da rede viria florestal, de acordo com cdigos do quadro 4 Ex.: ESI Preencher com o meio de execuo, de acordo com cdigos do quadro 5 das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel Ex.: 3 Preencher com o meio de financiamento para execuo, de acordo com cdigos do quadro 6 das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel Ex.: 1 Preencher com a fase do projecto do projecto, acordo com cdigos do quadro 7 das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel Ex.: 5 Preencher com tipologia de veculos de combate a incndios florestais, considerando o veculo de maiores dimenses que pode circular nesse troo da RVF, de acordo com cdigos do quadro 5 Ex.: VFCI

INTER_AAAA

* *

EXEC_AAAA

SHORT INTEGER

FIN_AAAA

* *

SHORT INTEGER

FASE_AAAA

SHORT INTEGER

TIPO_VEICU

TEXT; 4

OBSERV

TEXT; 254

Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

* - Estes campos devem ser criados por cada ano do perodo de vigncia do PMDFCI, substituindo AAAA pelo ano
respectivo. Exemplo: Relativamente ao tipo de interveno a realizar na RVF, para perodo de vigncia 2010-2014, devem ser criados os campos INTER_2010, INTER_2011, INTER_2012, INTER_2013, INTER_2014, o mesmo se aplica relativamente aos campos EXEC_AAAA, FIN_AAAA e FASE_AAAA.

Quadro 1: Operacionalidade da rede viria florestal


CDIGO INOP OPER Inoperacional Operacional DESIGNAO

Quadro 2: Ordem das vias da rede viria florestal


CDIGO 1 2 3 Rede com especificaes de 1. ordem Rede com especificaes de 2. ordem Rede complementar DESIGNAO

Nota: Estes cdigos baseiam-se na informao presente no quadro que se segue (2A), onde se enumeram as diferentes caractersticas geomtricas associadas a cada um das ordens da RVF.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

63

Quadro 2A: Caractersticas geomtricas das categorias de vias da RVF


REDE VIRIA FLORESTAL CARACTERSTICAS GEOMTRICAS 1. ORDEM Largura til da faixa de rodagem (m) Raios mnimos (m) Declive longitudinal mximo (%) [declive ideal:3-6%] Casos gerais Curvas de pequeno raio e ligaes a vias principais Largura 6 m 50 m 8% a 10% sendo aceitvel pontualmente 15% (troos < 100 m) Diverso 5% 5% FUNDAMENTAL 2. ORDEM 4 m Largura <6 m Largura <4 m

COMPLEMENTAR

Declive transversal mximo (jusante)

Estrada sem sada

No admissvel

Sinalizada

Zonas de cruzamento de veculos (especificaes constantes na figura 1) Zonas de inverso de marcha (especificaes constantes na figura 2) Barreiras

Espaadas no mximo de 500 m, nos troos em que se justifique (1)

1 zona de inverso em mdia por cada 1000 m (2) Diverso No admissveis (3) Profundidade recomendada das valetas: 0,4 m Largura recomendada das valetas: 0,6 m Valas transversais (4) Pavimentado (5) Pavimentado ou regularizado

Rede de drenagem

Pavimento

(1) Dimensionadas em funo da possibilidade de visualizao de outro veculo que se aproxime transitando em sentido contrrio. (2) Sempre que os terrenos contguos via no permitam a inverso de marcha. (3) Pontos da rede viria DFCI em que no so cumpridas as especificaes de uma ou mais caractersticas como por exemplo limites de peso bruto associados a obras de arte, limitao de altura, de largura ou outra dificuldade especfica de circulao. (4) Dimensionada em funo do regime hidrolgico da regio e da geomorfologia. (5) O pavimento dimensionado em funo do trfego existente ou previsto, podendo ter vrias tipologias de revestimento. Nas vias de DFCI de 1. e 2. ordem com uma largura superior a 4 m, quando o raio de curva for inferior a 50 metros, as larguras recomendadas so:
Raios de curva (m) 40-49 30-39 20-29 15-20 Largura (m) 4 4,5 5 5,5

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

64

Figura 1 Zona de cruzamento de veculos (valores em metros)

Figura 2 Zona de inverso de marcha (valores em metros)

Quadro 3: Tipo de piso das vias da rede viria florestal (RVF)


CDIGO A M P S T O Asfalto Macadame-toutvenant Pedras-cubos Saibro Terra batida Outro especificar no campo OBSERV DESIGNAO

Quadro 4: Tipo de interveno


CDIGO ESI CON MAN Existente sem interveno Construo Manuteno / Beneficiao DESIGNAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

65

Quadro 5: Tipificao dos veculos operacionais de combate a incndios florestais (de acordo com o Despacho n. 21638/2009, de 28 de Setembro)
CDIGO VLCI DESIGNAO Veculo Ligeiro de Combate a Incndios - veculo ligeiro do tipo todo-o-terreno (4x4), de categoria L2, dotado de bomba de servio de incndios, destinado prioritariamente interveno nos incndios rurais e urbanos. Possui tanque com uma capacidade mnima de 500 litros Veculo Rural de Combate a Incndios - veculo do tipo 44, de categoria M2, dotado de bomba de servio de incndios, destinado prioritariamente interveno nos incndios rurais. Possui tanque com capacidade mnima de 1500 litros Veculo Florestal de Combate a Incndios veculo todo-o-terreno (44), de categoria M3, dotado de bomba de servio de incndios, destinado prioritariamente interveno nos incndios florestais e rurais. Possui tanque com capacidade mnima de 3.000 litros Veculo Tanque Tctico Rural - veculo de apoio com chassis 44, de categoria S2, dotado de bomba de servio de incndios, destinado ao abastecimento de veculos de combate a incndios e outras actividades de apoio. Possui um tanque com capacidade mnima de 8.000 litros Veculo Tanque Tctico Florestal - veculo com chassis todo-o-terreno, de categoria S3, equipado com bomba de incndios e tanque de gua, para apoio a operaes de socorro e ou assistncia, com capacidade mnima de 8.000 litros Veculo Tanque Grande Capacidade - veculo, de categoria S1, equipado com bomba de incndios e tanque de gua, para apoio a operaes de socorro e ou assistncia, podendo ser articulado, com capacidade superior a 16.000 litros

VRCI

VFCI

VTTR

VTTF

VTGC

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

66

Apndice 8 Rede de pontos de gua RPA


A RPA constituda por um conjunto de estruturas de armazenamento de gua, de planos de gua e de tomada de gua. semelhana das outras infraestruturas de DFCI, a uniformizao de critrios de classificao fundamental para possibilitar o necessrio enquadramento distrital, regional e nacional. Os quadros que se seguem visam apresentar os critrios de classificao para a rede de pontos de gua.
NOME DO CAMPO CARACTERSTICAS RECOMENDADAS SHORT INTEGER; 9 PROCEDIMENTOS Preencher com um nmero natural (de 1 a n), irrepetvel, de forma a proceder identificao da RPA Ex.: 23 NOME TEXT; 100 Preencher com o nome/designao do ponto de gua Ex.: Monte das Colmeias Preencher com o cdigo referente a distrito, concelho e freguesia. Consultar os cdigos da Referenciao Territorial em: http://www.ine.pt Ver V00017 Cdigo da diviso administrativa (distritos, municpios e freguesias) Ex.: 110409 Preencher com a data em que foi efectuado o levantamento das caractersticas no terreno, devendo ser actualizada sempre que se verificar alterao dos dados presentes na tabela de atributos Ex.: 22-08-2009 COORD_X DOUBLE; 10; 3 Preencher com o valor da coordenada X Sistema de Coordenadas Lisboa Hayford-Gauss IGeoE Ex.: 234003,40 COORD_Y DOUBLE; 10; 3 Preencher com o valor da coordenada Y Sistema de Coordenadas Lisboa Hayford-Gauss IGeoE Ex.: 418104,00 TIPO_PA SHORT INTEGER; 3 Preencher com o tipo de ponto de gua, de acordo com os cdigos do quadro 1 Ex.: 222 Preencher com o tipo de proprietrio do ponto de gua, de acordo com os cdigos do quadro 2 Ex.: PRI FORMATO SHORT INTEGER; 1 Preencher com o tipo de formato do ponto de gua, de acordo com os cdigos do quadro 3 Ex.: 2 LARGURA DOUBLE; 10; 3 Preencher com a largura do ponto de gua, expressa em metros Ex.: 4,5 Preencher com o comprimento do ponto de gua, expresso em metros Ex.: 7,5 Preencher com a altura do ponto de gua, expressa em metros Ex.: 1,7 Preencher com o raio do ponto de gua, expresso em metros Ex.: 3 Preencher com a capacidade mxima que o ponto de gua pode armazenar, expressa em metros cbicos Ex.: 20000 CAPTACAO SHORT INTEGER; 1 Preencher com o tipo de captao de gua do ponto de gua, de acordo com os cdigos do quadro 4 Ex.: 2 TIPO_VIA TEXT; 2 Preencher com as classes de vias da rede viria florestal, de acordo com cdigos do quadro 2 e do quadro 2A utilizados para a rede viria florestal Ex.: 1

ID_PA

COD_INE

TEXT; 6

DATA_ACTLZ

DATE

TIPO_PROP

TEXT; 3

COMPRIM

DOUBLE; 10; 3

ALTURA

DOUBLE; 10; 3

RAIO

DOUBLE; 10; 3

VOL_MAX

DOUBLE; 10; 3

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

67

NOME DO CAMPO

CARACTERSTICAS RECOMENDADAS SHORT INTEGER

PROCEDIMENTOS Preencher com a operacionalidade/estado do ponto de gua, de acordo com os cdigos do quadro 5 Ex.: 1 Preencher com a funcionalidade e operacionalidade do ponto de gua, de acordo com os seguintes cdigos:

OPERAC

CLASSE_PA

TEXT; 1

A Ponto de gua areos M Ponto de gua mistos T Ponto de gua terrestres Ex.: T Preencher com tipo de trabalhos realizados no ponto de gua, de acordo com cdigos do quadro 4 da rede viria florestal Ex.: CON

INTER_AAAA

* *

TEXT; 3

EXEC_AAAA

SHORT INTEGER

Preencher com o meio de execuo, de acordo com cdigos do quadro 5 das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel Ex.: 3

FIN_AAAA

* *

SHORT INTEGER

Preencher com o meio de financiamento para execuo, de acordo com cdigos do quadro 6 das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel Ex.: 1

FASE_AAAA

SHORT INTEGER

Preencher com a fase do projecto do projecto, acordo com cdigos do quadro 7 das faixas e mosaico de parcelas de gesto de combustvel Ex.: 1 Preencher com a categoria do ponto de gua segundo a classe, de acordo com os seguintes cdigos: 1: Ponto de gua de 1. ordem 2: Ponto de gua de 2. ordem

CATEGORIA

SHORT INTEGER

Este preenchimento deve atender s caractersticas enunciadas nos n. 8 e 9 da Portaria n. 133/2007, de 26 de Janeiro, que define as normas tcnicas e funcionais relativas classificao, cadastro e construo dos pontos de gua, integrantes das redes regionais de defesa da floresta contra incndios (RDFCI) e os quadros abaixo apresentados. Ex.: 2 Preencher com o cdigo a utilizar para efeitos de identificao e sinalizao, definido no Artigo 11. da Portaria n. 133/2007, de 26 de Janeiro. Esse cdigo constitudo por: Sigla constante do Anexo IV do Decreto-Lei n. 209/98 de 15 de Julho, relativa ao concelho em questo + tipo de ponto de gua (de acordo com o campo Sinaltica), presente no quadro 1 de apoio ao preenchimento da tabela de atributos da rede de pontos de gua + cdigo do campo CLASSE_PA + n. de ordem definido no campo CATEGORIA + nmero sequencial do ponto de gua existente no concelho Ex.: LLE.CH.M1.001 Em que LLE = Concelho de Loul, CH = Charca, M1 = Ponto de gua misto de 1. Ordem e 001 = Ponto de gua n. 1 do concelho

COD_SINAL

TEXT; 20

OBSERV

TEXT; 254

Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

* - Estes campos devem ser criados por cada ano do perodo de vigncia do PMDFCI, substituindo AAAA pelo ano
respectivo. Exemplo: Relativamente ao tipo de interveno a realizar na RVF, para perodo de vigncia 2010-2014, devem ser criados os campos INTER_2010, INTER_2011, INTER_2012, INTER_2013, INTER_2014, o mesmo se aplica relativamente aos campos EXEC_AAAA, FIN_AAAA e FASE_AAAA.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

68

Deve considerar-se o seguinte quadro para a classificao dos pontos de gua existentes ou propostos:

Especificaes tcnicas para abastecimento a meios areos

Cumpre Especificaes tcnicas para abastecimento a meios terrestres Cumpre No cumpre 1. ordem 1. ordem

No cumpre 2. ordem

Da combinao do tipo de ponto de gua com o indicado na tabela anterior resulta o seguinte:
FUNCIONALIDADE E OPERACIONALIDADE CATEGORIA DESCRIO

A M T

1. ordem 1. ordem 2. ordem

Cumprem as especificaes tcnicas para abastecimento a meios areos Cumprem as especificaes tcnicas para abastecimento a meios areos e meios terrestres Cumprem as especificaes tcnicas para abastecimento a meios terrestres

QUADROS DE APOIO AO PREENCHIMENTO:


Quadro 1: Tipos de ponto de gua
CDIGO 111 112 113 114 115 121 122 211 212 213 214 221 222 223 224 225 310 320 330 SINALTICA RS PO PI TQ OT CR CD AB AC CN CH LG RI ET OC OA RP RX PM 3. Tomadas de gua 1. Redes publicas 2. Redes privadas 3. Pontos de gua existentes no prprio macio ------------------2. Naturais 2. Planos de gua 1. Artificiais 2. Estruturas mveis 1. Estruturas de armazenamento de gua 1. Estrutura fixas DESIGNAO 1. Reservatrio DFCI 2. Poo 3. Piscina 4. Tanque de rega 5. Outros 1. Cisternas em material rgido 2. Cisternas deformvel em material

1. Albufeira de barragem 2. Albufeira de aude 3. Canal de rega 4. Charca 1. Lago 2. Rio 3. Esturio 4. Oceano 5. Outros cursos de gua

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

69

Quadro 2: Tipo de proprietrio do ponto de gua


CDIGO PUB PRI COM NDF Pblico Privado Comunitrio No definido DESIGNAO

Quadro 3: Tipo de formato do ponto de gua


CDIGO 1 2 3 4 Quadrangular Rectangular Circular Outro especificar no campo OBSERV DESIGNAO

Quadro 4: Tipo de captao de gua do ponto de gua


CDIGO 1 2 3 Gravidade Bombagem Outro especificar no campo OBSERV DESIGNAO

Quadro 5: Operacionalidade/estado do ponto de gua


CDIGO 1 2 3 4 5 6 Operacional Falta de gua Ruptura Falta de acessibilidade Ausncia de controlo de vegetao Outra especificar no campo OBSERV DESIGNAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

70

Apndice 9 Conceitos e critrios para a demarcao de sectores territoriais de Defesa da Floresta contra Incndios
O zonamento do territrio em sectores territoriais DFCI constitui uma medida fundamental com vista adequada planificao e execuo das aces de vigilncia e deteco e de 1. interveno. Esse zonamento, que realizado anualmente em sede de Plano Operacional Municipal (POM) e simultaneamente incorporado nos planos de nvel superior, pretende optimizar a contribuio de todos os agentes para os sistemas local, municipal e distrital de DFCI. Os sectores territoriais DFCI definem parcelas contnuas do territrio municipal s quais so atribudas, no mbito da CMDF, responsabilidades claras quanto s aces de vigilncia e deteco, 1. interveno, combate, rescaldo e vigilncia ps-incndio. Visando uma organizao eficiente do esforo de vigilncia, ao integrar as diferentes entidades com responsabilidade nesta vertente, a sectorizao permite tambm a identificao dos agentes disponveis para 1. interveno e o seu alerta rpido em caso de ignio. So princpios bsicos para a identificao e demarcao de sectores: 1. Os sectores abrangem a totalidade do territrio concelhio. 2. A demarcao dos sectores atende aos objectivos de integrao e optimizao dos recursos e entidades pblicas e privadas disponveis para a vigilncia e 1. interveno, garantindo que:

1. interveno se realize nos 20 minutos aps a ocorrncia do incndio. Todo o territrio alvo de vigilncia permanente em situaes de risco.

3. Para cada sector delimitado atribuda a uma nica entidade a responsabilidade pelas aces de vigilncia e/ou 1. interveno. 4. A cada entidade pode ser atribuda mais do que um sector para determinado tipo de aco. 5. No caso de existir no concelho mais do que uma corporao de bombeiros, a definio de sectores pode incorporar as responsabilidades territoriais de combate atribudas a cada uma delas. Informao de base Como informao de base para a demarcao de sectores consideram-se fundamentais:

Territrios de interveno das diferentes entidades responsveis pela vigilncia e pela 1. interveno (corpos de bombeiros, sapadores florestais, sapadores AFN/DFCI, sapadores florestais do Exrcito, sapadores AFOCELCA, CNAF, GNR, outros), bem como dos locais do seu posicionamento (quartis, aquartelamentos, sedes e bases de sapadores florestais, LEE, outros);

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

71

Mapa da rede viria florestal que serve os espaos florestais e das iscronas a partir dos locais onde esto posicionadas as equipas de vigilncia e 1. interveno; Mapa da rede de postos de vigia (PV) e bacias de visibilidade; Mapa dos pontos de incio e causas dos incndios; Pontos notveis, para auxlio na demarcao de fronteiras entre sectores (por exemplo a Carta Militar de Portugal Srie M888 Escala 1:25 000).

O leque de entidades que deve participar na definio dos sectores territoriais DFCI municipais inclui todas aquelas representadas na CMDF e, ainda, as que estejam directamente envolvidas nas tarefas de vigilncia e 1. interveno (escuteiros, agricultores e proprietrios florestais, outros). Numerao dos Sectores Territoriais DFCI Os sectores so identificados por uma expresso alfanumrica, com as seguintes componentes: SDDCCss em que S significa sector, DD e CC so os algarismos do cdigo da diviso administrativa do INE para o concelho em causa e ss um nmero sequencial prprio para os sectores do concelho. Ex.: S061201 sector 01 de Pampilhosa da Serra. Definies Base de equipa de sapadores: local de apoio ao funcionamento da equipa durante o perodo de actividade, no mbito da sua rea de actuao, garantindo as funes de alojamento, alimentao e apoio logstico. Ex.: casas de guarda-florestal adaptadas ao apoio a sapadores florestais do exrcito. Local estratgico de estacionamento: pontos no territrio onde se considera ptimo o posicionamento de unidades de 1. interveno, garantindo o objectivo de mxima rapidez nessa interveno e, secundariamente, os objectivos de vigilncia e dissuaso eficazes (ver Conceitos e critrios para a demarcao de locais estratgicos de estacionamento no mbito da vigilncia e 1. interveno). Sede de equipa de sapadores florestais: local de concentrao da equipa no mbito da sua rea de interveno12, onde permanecem os meios (viatura, outro) nos perodos de inactividade. Ex.: sede da associao de produtores florestais. O quadro seguinte indicador dos parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao dos sectores territoriais DFCI.

12

Nos termos do Artigo 2. do Decreto-Lei n. 109/2009, de 15 de Maio.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

72

NOME DO CAMPO

CARACTERSTICAS RECOMENDADAS

PROCEDIMENTOS Preencher com o cdigo do sector territorial de DFCI. Constitudo por S, que significa Sector Territorial de DFCI, combinado com os algarismos do cdigo da diviso administrativa do INE para o concelho em causa e o nmero sequencial prprio para cada sector territorial de DFCI do concelho Ex.: S061201 Representa o Sector Territorial n. 1 do concelho de Pampilhosa da Serra

COD_SECTOR

TEXT; 7

ENT_VIG EQUIPA_VIG

TEXT; 100 TEXT; 100

Preencher com o nome da entidade afecta vigilncia no sector territorial de DFCI Ex.: Associao Florestal do Baixo Vouga Preencher com o nome da equipa afecta vigilncia no sector territorial de DFCI Ex.: SF 01-161 Preencher com o nome do responsvel pela equipa afecta vigilncia no sector territorial de DFCI Ex.: lvaro Guedes Preencher com o(s) contacto(s) mais directo(s) do responsvel pela equipa afecta vigilncia no sector territorial de DFCI Ex.: 962207541 / 967523359

RESP_VIG

TEXT; 100

CONT_VIG

TEXT; 50

ENT_PI

TEXT; 100

Preencher com o nome da entidade afecta 1. interveno no sector territorial de DFCI Ex.: Bombeiros Voluntrios de Alij

EQUIPA_PI

TEXT; 100

Preencher com o nome da equipa afecta 1. interveno no sector territorial de DFCI Ex.: ECIN 01 Preencher com o nome do responsvel pela equipa afecta 1. interveno no sector territorial de DFCI Ex.: Antnio Castro Preencher com o(s) contacto(s) mais directo(s) do responsvel pela equipa afecta 1. interveno no sector territorial de DFCI Ex.: 963521106

RESP_PI

TEXT; 100

CONT_PI

TEXT; 50

OBSERVA

TEXT; 254

Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

73

Apndice 10 Conceitos e critrios para a demarcao de locais estratgicos de estacionamento LEE


Os LEE, integrados na rede de vigilncia das redes regionais e municipais de defesa da floresta, constituem pontos no territrio onde se considera ptimo o posicionamento de unidades de 1. interveno, garantindo o objectivo de mxima rapidez nessa interveno e, secundariamente, os objectivos de vigilncia e dissuaso eficazes. Na determinao dos locais a designar como LEE pretende-se optimizar o tempo de 1. interveno, o qual depende do tempo de deteco e do tempo de chegada ao local. Para tal, h que utilizar os seguintes nveis de informao:

Risco

de

incndio

florestal,

com

as

suas

componentes

desagregadas

(perigosidade, vulnerabilidade e valor dos espaos florestais);

Pontos provveis de incio e causas dos incndios; Rede viria florestal que serve os espaos florestais e das iscronas (relativas aos tempos de interveno) a partir dos locais onde esto estacionadas as equipas de 1. interveno j existentes;

Rede de postos de vigia (PV) e bacias de visibilidade; Estruturas de apoio ao combate (quartis de bombeiros, quartis da GNR, outros);

Pontos notveis, para auxlio na demarcao dos LEE (por exemplo a Carta Militar de Portugal Srie M888 Escala 1:25 000);

Hipsometria.

Constitui prioridade, a avaliar diferenciadamente para cada regio, a instalao de LEE nos sectores que cumpram cumulativamente as seguintes condies:

Localizarem-se fora do raio de tempo de interveno de 20 minutos a partir dos locais de estacionamento das equipas de combate ou de 1. interveno j existentes (quartis de bombeiros, outros).

Concentrarem um elevado n. de pontos de incio; Possurem uma percentagem significativa de territrio no coberto pela rede de vigilncia fixa;

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

74

Numerao dos LEE Os LEE so identificados por uma expresso alfanumrica, com as seguintes componentes: LEEDDCCss Em que LEE significa local estratgico de estacionamento, DD e CC so os algarismos do cdigo da diviso administrativa do INE para o concelho em causa e ss um nmero sequencial prprio para os LEE do concelho. Ex.: LEE121202 LEE n. 2 de Nisa.

Tempos de interveno Capacidade de supresso medida pelo tempo de interveno Pode fazer-se o seguinte exerccio: aplicando a regra: Se velocidade mdia da via = 33 km/h (33 000 m em 60 min), ento: aos 2 750 m temos 5 minutos de tempo de interveno aos 5 500 m temos 10 minutos de tempo de interveno aos 8 250 m temos 15 minutos de tempo de interveno aos 16 500 m temos 30 minutos No final, unindo os pontos com igual valor de tempo de interveno, teremos um mapa de iscronas cujo centro ser o local de posicionamento dos meios (ex: quartel dos bombeiros). Para um veculo de combate a incndios florestais, tipo VFCI/VRCI, apresentam-se as velocidades mdias como indicativo:
Tipo de Via IP Estrada Nacional Estrada Municipal Velocidade mdia para uma viatura de combate a incndios florestais tipo VFCI / VRCI 80 km/h 45 km/h 33 km/h 27,5 km/h (estado de conservao bom) Outras vias 19,0 km/h (estado de conservao mdio) 11,0 km/h (estado de conservao mau)

indicar sobre a RVF os troos concordantes com os

seguintes intervalos de tempo de interveno 0-5 min, 5-10 min, 10-15 min, 15-20 min, ...,

Nota: As velocidades mdias devem ser ajustadas sempre que muda o tipo e/ou o estado de conservao da via.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

75

Por vezes a velocidade numa estrada classificada como municipal pode ser idntica observada numa nacional porque o desenho da mesma e o tipo de piso satisfazem os requisitos das estradas nacionais. Por esta razo aconselhvel fazer um "ensaio" em trs ou quatro vias da RVF e classific-la de acordo com as velocidades mdias obtidas/prximas. A velocidade instantnea medida num troo no dever ser confundida com a velocidade mdia obtida em percursos no inferiores a 10 km. O quadro seguinte indicador dos parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao dos LEE para efeitos de DFCI.
NOME DO CAMPO CARACTERSTICAS RECOMENDADAS

PROCEDIMENTOS Preencher com o cdigo do local estratgico de estacionamento. Constitudo por LEE, que significa Local Estratgico de Estacionamento, combinado com os algarismos do cdigo da diviso administrativa do INE para o concelho em causa e o nmero sequencial prprio para cada LEE do concelho Ex.: LEE180402 Representa o LEE n. 2 do concelho de Cinfes

COD_LEE

TEXT; 9

DENOMINA

TEXT; 100

Preencher com o nome/designao pela qual conhecido o local estratgico de estacionamento Ex.: Cruzamento da Quinta dos Almeida Preencher com o valor da coordenada X Sistema de Coordenadas Lisboa HayfordGauss IGeoE Ex.: 207727,00

COORD_X

DOUBLE; 10; 3

COORD_Y

DOUBLE; 10; 3

Preencher com o valor da coordenada Y Sistema de Coordenadas Lisboa HayfordGauss IGeoE Ex.: 448537,00 Preencher com o cdigo da equipa afecta ao local estratgico de estacionamento Ex.: SF 03-166 Preencher com o(s) contacto(s) telefnico(s) mais directo(s) do responsvel pela equipa afecta ao local estratgico de estacionamento Ex.: 963521106 / 91705233 Preencher com o nome da entidade responsvel/que tutela a equipa afecta ao local estratgico de estacionamento Ex.: Associao Florestal do Baixo Vouga

EQUIPA

TEXT; 100

CONTACTO

TEXT; 50

ENTIDADE

TEXT; 100

OBSERVA

TEXT; 254

Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

76

Apndice 11 Rede de vigilncia e deteco


A rede de vigilncia e deteco de incndios inclui, para alm da rede de vigilncia fixa, composta pela Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV), a rede de vigilncia mvel, composta por trilhos de vigilncia e por troos especiais de vigilncia mvel. Entende-se por trilhos de vigilncia (TV) os caminhos pedestres, equestres ou apenas acessveis a veculos todo-o-terreno de duas rodas, no includos na RVF, passveis de utilizao em aces de vigilncia, deteco e dissuaso de incndios florestais. Os troos especiais de vigilncia mvel (TM) consistem em troos da RVF fundamental identificados como estratgicos para as redes de vigilncia mvel, complementando as aces de vigilncia, deteco e dissuaso a realizar no mbito da RNPV e dos LEE. POSTOS DE VIGIA: Critrios de classificao dos postos de vigia Os postos de vigia que integram a RNPV classificam-se, segundo a sua funcionalidade e operacionalidade, em: a) Postos de vigia da rede primria, os que podero ser accionados fora do perodo crtico, sempre que o ndice de risco temporal de incndio o aconselhe, a seleccionar em funo da cobertura dos espaos florestais, da sua intervisibilidade, do risco espacial de incndio e do histrico das ocorrncias; b) Postos de vigia da rede secundria, os restantes. Normas de identificao, cadastro e sinalizao dos postos de vigia A cada posto de vigia da RNPV associado um cdigo a utilizar para efeitos de identificao, cadastro e sinalizao, composto por duas letras e quatro algarismos agrupados na forma PV.DT.SS, com o significado descrito nas alneas seguintes: a) PV acrnimo de posto de vigia; b) DT cdigo numrico identificador do distrito, de acordo com a classificao do Sistema Estatstico Nacional; c) SS dois algarismos sequenciais, prprios de cada posto de vigia existente no distrito.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

77

Rede Nacional de Postos de Vigia:


NOME DO CAMPO CODIGO CARACTERSTICAS RECOMENDADAS TEXT; 20 PROCEDIMENTOS Preencher com o cdigo de identificao do posto de vigia e pelo qual conhecido actualmente Ex.: 25-01 DENOMINA TEXT; 100 Preencher com o nome/designao pelo qual conhecido o posto de vigia Ex.: Boalhosa Preencher com o cdigo do posto de vigia. Constitudo por PV, acrnimo de posto de vigia combinado com o cdigo numrico identificador do distrito de acordo com a classificao do Sistema Estatstico Nacional e dois algarismos sequenciais, prprios de cada posto de vigia existente no distrito O preenchimento deste campo dever ser realizado com os cdigos a fornecer oportunamente pela Guarda Nacional Republicana. Ex.: PV.13.02 Representa o posto de vigia n. 2 do distrito do Porto Preencher com a classificao do posto de vigia segundo a sua funcionalidade e operacionalidade, de acordo com os seguintes cdigos: PVRP Posto de vigia da rede primria TIPO_PV TEXT; 4 PVRS Posto de vigia da rede secundria O preenchimento deste campo dever ser realizado com indicao a fornecer oportunamente pela Guarda Nacional Republicana. Ex.: PVRP COORD_X DOUBLE; 10; 3 Preencher com o valor da coordenada X Sistema de Coordenadas Lisboa HayfordGauss IGeoE Ex.: 207727,00 COORD_Y DOUBLE; 10; 3 Preencher com o valor da coordenada Y Sistema de Coordenadas Lisboa HayfordGauss IGeoE Ex.: 448537,00 OBSERVA TEXT; 254 Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

COD_PV

TEXT; 10

TRILHOS DE VIGILNCIA (TV) E DE TROOS ESPECIAIS VIGILNCIA MVEL (TM): Objectivos e seleco de TV e TM 1 - A seleco de TV e TM, para a realizao de aces de vigilncia e para a dissuaso de comportamentos de risco, visa complementar o sistema de vigilncia fixo pelo que a sua identificao justifica-se nos concelhos em que essas estruturas existirem. 2 Na seleco de TV e TM deve atender-se aos seguintes critrios: a) Distribuio territorial dos locais no visveis a partir de PV da RNPV e de LEE; b) Distribuio territorial dos LEE; c) Histrico da ocorrncia de incndios florestais e tipologia das causas.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

78

Normas de identificao, cadastro e sinalizao dos TV ou TM A cada TV ou TM associado um cdigo a utilizar para efeitos de identificao, cadastro e sinalizao, composto por duas letras e seis algarismos agrupados na forma XX.DTCC.SS, com o seguinte significado: a) XX siglas TV ou TM, respectivamente acrnimos de trilho de vigilncia e de troo especial de vigilncia mvel; b) DTCC cdigo da diviso administrativa identificador do municpio, de acordo com a classificao do INE; c) SS dois algarismos sequenciais, prprios de cada TV ou TM existentes no distrito. Os quadros seguintes so indicadores dos parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao da RNPV e dos TV e TM, respectivamente, para efeitos de DFCI. Trilhos de vigilncia e troos especiais vigilncia mvel:
NOME DO CAMPO CARACTERSTICAS RECOMENDADAS

PROCEDIMENTOS Preencher com o nome/designao pelo qual conhecido o trilho de vigilncia ou o troo especial de vigilncia mvel Ex.: Troo da Cumieira Preencher com o tipo de trilho de vigilncia ou o troo especial de vigilncia mvel, de acordo com os seguintes cdigos:

DENOMINA

TEXT; 100

TIPOLOGIA

TEXT; 2

TV trilho de vigilncia TM troo especial de vigilncia mvel Ex.: TV Preencher com o Cdigo de vigilncia mvel. Constitudo por TV ou TM, acrnimos de trilho de vigilncia ou troo especial de vigilncia mvel, combinado com o cdigo da diviso administrativa do INE para o concelho em causa Ex.: TV.1401.01 Representa o trilho de vigilncia n. 1 do concelho de Abrantes

COD_VM

TEXT; 12

OBSERVA

TEXT; 254

Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

79

Apndice 12 Outros pontos de defesa da floresta contra incndios


O quadro seguinte indicador dos parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao de outros pontos (barreiras, pontos potenciais de perigo, zonas de cruzamento e zonas de inverso) de DFCI, inseridos ou confinantes com espaos florestais definidos em PMDFCI.
NOME DO CAMPO TIPO_PONTO CARACTERSTICAS RECOMENDADAS TEXT; 2 PROCEDIMENTOS Preencher com a tipologia dos outros pontos de DFCI, de acordo com os cdigos do quadro 1 Ex.: PC S se aplica o preenchimento se no campo TIPO_PONTO se verificou a classificao PC Preencher com a tipologia do ponto crtico, de acordo com os cdigos do quadro 2 Ex.: EP S se aplica o preenchimento se no campo TIPO_PONTO se verificou a classificao PC ENTID_PC TEXT; 100 Preencher com o nome da entidade proprietria do equipamento/infra-estrutura, considerada um ponto crtico Ex.: Guedes & Moreira, Lda. S se aplica o preenchimento se no campo TIPO_PONTO se verificou a classificao PC RESPONS_PC TEXT; 100 Preencher com o nome do considerada um ponto crtico Ex.: Paulo Queirs S se aplica o preenchimento se no campo TIPO_PONTO se verificou a classificao PC CONTAC_PC TEXT; 50 Preencher com o(s) contacto(s) mais directo(s) equipamento/infra-estrutura, considerada um ponto crtico Ex.: 932568452 OBSERVA TEXT; 254 Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores do responsvel pelo responsvel pelo equipamento/infra-estrutura,

TIPO_PC

TEXT; 2

QUADROS DE APOIO AO PREENCHIMENTO:


Quadro 1: Tipologia dos outros pontos de DFCI
CDIGO BA PC ES ZC ZI DESIGNAO Barreiras - limites de peso bruto associados a obras de arte, limitao de altura, de largura ou dificuldade especfica de acesso, tais com vedaes, portes fechados e outros Ponto potencial de perigo Estrada sem sada Zona de cruzamento de veculos Zona de inverso de marcha

Quadro 2: Tipologia de pontos potenciais de perigo


CDIGO RS EX PQ PD OT Aterro sanitrio/lixeira/sucata Bomba de combustvel/depsito de gs/pirotecnia/paiol de munies Mina/algar/filo Pedreira Outro especificar no campo OBSERVA DESIGNAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

80

Apndice 13 Demarcao LPCO

de locais para postos de comando operacional

de extrema importncia a programao adequada das aces de combate a incndios de grande dimenso, identificando os locais propcios para a eventual instalao de postos de comando operacional. Entende-se por local para posto de comando operacional LPCO uma determinada rea que permite acomodar unidades de comando, de transmisses e veculos de reabastecimento, no mbito de eventuais operaes de proteco e socorro.

Seleco de locais para posto de comando operacional LPCO Na seleco dos LPCO, deve ter-se em considerao o histrico das operaes de combate a incndios na regio, no sentido de garantir: - Boa visibilidade dos espaos florestais envolventes: - rea adequada instalao de veculos, de instalaes e material necessrios ao bom funcionamento do posto de comando operacional - Existncia de comunicaes rdio e de redes telefnicas mveis O quadro seguinte indicador dos parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao dos locais para postos de comando operacional para efeitos de DFCI.
NOME DO CAMPO DENOMINA CARACTERSTICAS RECOMENDADAS TEXT; 100

PROCEDIMENTOS Preencher com o nome/designao pelo qual conhecido o local de posto de comando operacional Ex.: LPCO Alto do Rabado Preencher com o valor da coordenada X Sistema de Coordenadas Lisboa HayfordGauss IGeoE Ex.: 207717,00

COORD_X

DOUBLE; 10; 3

COORD_Y

DOUBLE; 10; 3

Preencher com o valor da coordenada Y Sistema de Coordenadas Lisboa HayfordGauss IGeoE Ex.: 448637,00

OBSERVA

TEXT; 254

Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

81

Apndice 14 Meios complementares de apoio ao combate


O quadro seguinte indicador dos parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao dos meios complementares de apoio ao combate. Consideram-se meios complementares de apoio ao combate os meios mveis em condies operacionais, que possam vir a ser requisitados/utilizados em complemento das operaes de combate e rescaldo.
NOME DO CAMPO TIPOLOGIA CARACTERSTICAS RECOMENDADAS TEXT; 2

PROCEDIMENTOS Preencher com a tipologia do meio complementar de apoio ao combate, de acordo com os cdigos do quadro 1 Ex.: Cisterna mvel Preencher com as caractersticas (modelo, potncia, capacidade e dimenses) inerentes ao meio complementar Ex.: 2500L Preencher com a quantidade de meios complementares de apoio ao combate Ex.: 2 Preencher com o nome da entidade proprietria dos meios complementares de apoio ao combate Ex.: Construes Gaspar Preencher com o nome do responsvel pelos meios complementares de apoio ao combate Ex.: Carlos Guerra Preencher com o(s) contacto(s) mais complementares de apoio ao combate Ex.: 915562578 directo(s) do responsvel pelo meio

CARACTER

TEXT; 100

QUANTIDADE

SHORT INTEGER; 2

ENTIDADE

TEXT; 100

RESPONSA

TEXT; 100

CONTACTO OBSERVA

TEXT; 50

TEXT; 254

Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

QUADROS DE APOIO AO PREENCHIMENTO:

Quadro 1: Tipologia dos meios complementares de apoio ao combate


CDIGO PM MR TD TM TC MN VC VK OT Porta-mquinas/zorra Mquina de rasto Tractor com grade de discos Tractor com corta matos Tractor com cisterna Moto-niveladora Veculo com cisterna acoplada Outros veculos com kit de 1. interveno (excepto veculos inventariados no quadro de inventrio de viaturas e equipamentos) Outro especificar no campo OBSERVA DESIGNAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

82

Apndice 15 Equipamentos florestais de recreio


Os equipamentos florestais de recreio so todo o tipo de infraestruturas que permitem a realizao de actividades de lazer inseridas no espao rural, nomeadamente os equipamentos aptos realizao de piqueniques e confeco de alimentos, bem como os trilhos destinados a passeios pedestres, a cavalo ou com a utilizao de velocpedes. Os quadros seguintes so indicadores dos parmetros que devem estar presentes no levantamento e classificao dos equipamentos florestais de recreio para efeitos de DFCI.
NOME DO CAMPO ANO COD_INE CARACTERSTICAS RECOMENDADAS SHORT INTEGER; 4 LONG INTEGER; 7 PROCEDIMENTOS Preencher com o ano de construo do equipamento Ex.: 2007 Referente a distrito, concelho e freguesia. Consultar os cdigos da Referenciao Territorial em: http://www.ine.pt Ex.: 060203 Cdigo a utilizar para efeitos de identificao e sinalizao constitudo pela combinao entre o Cdigo presente no Quadro 2 Tipos de equipamentos florestais de recreio + nmero sequencial do equipamento florestal de recreio + Sigla constante no Anexo IV do Decreto-Lei n. 209/98 de 15 de Julho, relativa ao concelho em questo. Ex.: PM003CNT Parque de merendas n. 003 do municpio de Cantanhede Preencher com o nome do lugar. Localizao do equipamento Ex.: Alminhas Tipo de equipamento florestal de recreio. Preencher de acordo com os cdigos do Quadro 1 Ex.: PM DESIGNACAO TEXT; 100 Preencher com a designao oficial ou mais comum do equipamento Ex.: Almondra Preencher com o nome da Entidade proprietria do equipamento Ex.: Cmara Municipal de Amarante Preencher com o nome da Entidade gestora do equipamento Ex.: Cmara Municipal de Amarante Preencher com a morada da sede da Entidade gestora do equipamento Ex.: Alameda Teixeira de Pascoaes, 4600-011 AMARANTE Preencher com o equipamento Ex.: 255420200 nmero de telefone (principal) da entidade gestora do

COD_EFL

TEXT; 15

LOCALIZAC TIPO

TEXT; 100 TEXT; 3

ENTID_PROP ENTID_GEST

TEXT; 100 TEXT; 100

MORADA

TEXT; 200

TELEFONE

LONG INTEGER; 9

FAX

LONG INTEGER; 9

Preencher com o nmero de fax (principal) da entidade gestora do equipamento Ex.: 255420201 Preencher com o ltimo ano em que o equipamento sofreu profunda remodelao Ex.: 2006 Estado de conservao. Preencher de acordo com os cdigos do Quadro 2 Ex.: 1 Preencher de acordo com a presena ou no de um ponto de gua, utilizando os descritivos Sim No respectivamente Ex.: Sim Preencher de acordo com a presena ou no de pontos de informao, utilizando os descritivos Sim No respectivamente Ex.: No Preencher de acordo com a presena ou no de estacionamento organizado utilizando os descritivos Sim No respectivamente Ex.: No Preencher de acordo com a presena ou no refgio de emergncia, utilizando os descritivos Sim No respectivamente Ex.: No

ANO_REMOD ESTADO PONTO_AGUA

SHORT INTEGER; 4 SHORT INTEGER TEXT; 3

PONTO_INFO

TEXT; 3

ESTACIONAC

TEXT; 3

REFUGIO_EM

TEXT; 3

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

83

NOME DO CAMPO LOCAIS_FOG

CARACTERSTICAS RECOMENDADAS

PROCEDIMENTOS Preencher de acordo com a presena ou no de locais apropriados para existncia de grelhadores ou fogareiros para a confeco de alimentos, utilizando os descritivos Sim No respectivamente Ex.: Sim Preencher com a rea abrangida pelo equipamento. Expressa em ha Ex.: 0,5 Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente nos campos anteriores

TEXT; 3

AREA_HA

DOUBLE; 10; 3 TEXT; 254

OBSERVA

Quadro 1 Tipos e cdigos dos equipamentos florestais de recreio


CDIGO PM PF MI CM CN TP PC OT Parque de merendas Parque florestal Miradouro Circuito de manuteno Centro de observao e interpretao da natureza Trilho pedestre ou pista ciclvel Parque de campismo Outro especificar no campo OBSERVA DESIGNAO

Quadro 2 Estado de conservao dos equipamentos florestais de recreio


CDIGO 1 2 3 4 5 DESIGNAO De acordo com regulamento relativo temtica Sem todos os requisitos previstos no regulamento Em obras de remodelao Em construo Em projecto

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

84

Apndice 16 Codificao e definio das categorias das causas dos incndios florestais
A classificao da causalidade dos incndios florestais assume uma estrutura hierrquica de trs nveis, identificando-se cada causa especfica com trs algarismos: primeiro algarismo identifica uma das seis categorias de causas segundo algarismo descrimina as causas do nvel anterior, identificando-as em grupos e descriminando actividades especficas terceiro algarismo divide em subgrupos as actividades e descrimina comportamentos e atitudes especficas

1 USO DO FOGO 11 Queima de lixo 111 Autrquica 112 Industria 113 Comrcio 114 Actividades clandestinas 115 Ncleos habitacionais permanentes 116 Ncleos habitacionais temporrios associados ao recreio 12 Queimadas 121 Limpeza do solo agrcola 122 Limpeza do solo florestal 123 Limpeza de reas urbanizadas 124 Borralheiras 125 Renovao de pastagens 126 Penetrao em reas de caa e margens dos rios 127 Limpeza de caminhos, acessos e instalaes 128 Proteco contra incndios 129 Outras 116 Ncleos habitacionais temporrios associados ao recreio 13 Lanamento de foguetes 131 Com medidas preventivas 132 Clandestinas 133 Auto-ignio 14 Fogueiras 141 Recreio e lazer 142 Confeco de comida 143 Aquecimento 144 Reparao de estradas Destruio de lixos pelo fogo Uso de fogo com origem em lixeiras autrquicas, com ou sem interveno humana na fase de ignio. Uso de fogo para destruio de resduos industriais. Uso de fogo para destruio de lixos provenientes de actividades comerciais, como por exemplo resduos de feirantes, outros. Queima de lixos e entulhos acumulados em locais no permitidos. Por vezes, a queima nem provocada pelo responsvel pela acumulao do material. Queima de lixos resultantes da actividade domstica. Destruio de lixos por queima com origem em zonas temporariamente frequentadas, como por exemplo parques de lazer, parques de merendas, campismo, outros. Queima pelo fogo de combustveis agrcolas e florestais Queima de combustveis agrcolas de forma extensiva, como o caso do restolho, panasco, outros. Queima de combustveis florestais empilhados ou de forma extensiva, como restos de cortes e preparao de terrenos. Queima de combustveis empilhados ou de forma extensiva, para limpeza de reas urbanas e urbanizveis. Queima de restos da agricultura e matos confinantes, aps corte e ajuntamento. Queima peridica de matos e herbceos com o objectivo de melhorar as qualidades forrageiras das pastagens naturais. Queima de matos densos e brenhas com o objectivo de facilitar a penetrao do homem no exerccio venatrio e da pesca. Queima de combustveis que invadem casa, terrenos, acessos, caminhos, estrades, outros. Uso do fogo de forma incorrecta, quando se pretende diminuir os combustveis para proteco contra incndios. Outro tipo de queimadas. Destruio de lixos por queima com origem em zonas temporariamente frequentadas, como por exemplo parques: de lazer, de merendas, de campismo, outros. Uso do fogo para a diverso e lazer Lanamento de foguetes com licenciamento, seguros, presena dos corpos dos bombeiros, autoridades, outros. Lanamento clandestino de foguetes sem qualquer medida preventiva, incluindo as anteriores. Ignio de material explosivo proveniente do lanamento de foguetes, decorrido algum tempo. Uso de fogo com combustveis empilhados Uso do fogo em parques de campismo, fogos de campo, Rally de Portugal, outros. Uso de fogo para confeco de alimentos, designadamente sardinhadas, churrascos, outros. Uso de fogo para aquecimento, designadamente em trabalhos de cu aberto. Uso de fogo para construo, reparao ou manuteno de estradas asfaltadas.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

85

145 Outras 15 Fumar 151 Fumadores a p 152 Em circulao motorizada 16 Apicultura 161 Fumigao 162 Desinfestao 17 Chamins 171 Industriais 172 De habitao 173 Outras 2 ACIDENTAIS 21 Transportes e comunicaes 211 Linhas elctricas 212 Caminhos-de-ferro 213 Tubos de escape 214 Acidentes de viao 215 Outros acidentes 22 Maquinaria e equipamento 221 Alfaias agrcolas 222 Mquinas agrcolas 223 Equipamento florestal 224 Motosserras 225 Mquinas florestais 226 Mquinas industriais 227 Outras mquinas e equipamento 23 Outras causas acidentais 231 Explosivos 232 Soldaduras 233 Disparos de caadores 234 Exerccios militares 235 Vidros 236 Outras 3 ESTRUTURAIS 31 Caa e vida selvagem 311 Conflitos de caa 312 Danos provocados pela vida selvagem 33 Uso do solo 333 Alteraes no uso do solo 334 Presso para venda de material lenhoso

Outro tipo de fogueiras. Fumadores que lanam as pontas incandescentes ao solo Cigarros e fsforos lanados ao solo por fumadores que se deslocam a p. Cigarros e fsforos lanados ao solo por fumadores que se deslocam em veculo motorizado. Uso do fogo por apicultores Por esvaziamento do contedo do fumigador ou por contacto com combustveis finos ou mortos. Uso do fogo para desinfestao de material apcola, para afugentar animais nocivos, outros. Transporte de partculas incandescentes Disperso de falhas ou outro tipo de material incandescente a partir de chamins industriais. Disperso Outro tipo de chamins. Fascas e falhas que do origem a ignies de combustvel Linhas de transporte de energia elctrica que por contacto, descarga, quebra ou arco elctrico, do origem a ignio. Material incandescente proveniente do sistema de travagem ou locomoo de circulao ferroviria. Libertao de material incandescente e conduo de calor atravs de condutores de escape de veculos de circulao geral. Acidentes de viao que originam ignies em combustveis vegetais. Outras causas acidentais ligadas aos transportes e comunicaes. Maquinaria e equipamento de uso especfico nas actividades agro-florestais Ignies com origem no atrito de partes metlicas com pedras.

Emisso de partculas incandescentes, fascas e transmisso de calor por conduo.

Outra maquinaria e equipamento que d origem a ignies de combustvel vegetal. Causas acidentais menos comuns Utilizao de explosivos em usos civis, nomeadamente rompimento de estradas, pedreiras, minas, outras. Trabalhos de soldadura em construo civil, como por exemplo canalizaes, pontes metlicas, outras. Disparos de caadores provenientes de armas de fogo. Incndios com origem em actividades militares, nomeadamente disparos de artilharia, utilizao de maquinaria, utilizao de fogo para aquecimento ou confeco de alimentos por parte de soldados. Incndios com origem em montureiras e outras de acumulaes daqueles materiais com probabilidades de ocorrer o efeito de lente. Outras causas acidentais. Causas com origem em comportamentos e atitudes reactivas aos condicionalismos Incndios originados por conflitos motivados pelo regime cinegtico. Quando existem danos em culturas agrcolas provocados por javali, lobo, coelhos, outros., utilizado o fogo para afastar os animais Causas com origem em conflitos relacionadas com o uso do solo Incndios motivados por alteraes no uso do solo, como so exemplos a construo, os limites do PDM, outros. Incndio provocado com o objectivo da desvalorizao do material lenhoso ou falta de matria-prima.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

86

335 Limitao ao uso e gesto do solo 336 Contradies no uso e fruio dos baldios 37 Defesa contra incndios 337 Instabilidade laboral nas actividades de DFCI 38 Outras causas estruturais 4 INCENDIARISMO 41 Inimputveis 412 Brincadeiras de criana 413 Irresponsabilidade de menores 417 Piromania 419 Outras situaes inimputveis 44 Imputveis 441 Manobras de diverso 444 Provocao aos meios de combate 445 Conflitos entre vizinhos 446 Vinganas 448 Vandalismo 449 Outras situaes dolosa 5 NATURAIS 51 Raio 6 INDERTERMINADAS 610 Prova material 620 Prova pessoal 630 Outras informaes

Incndio provocado para resolver algumas limitaes de uso e gesto do solo, como sucede por exemplo com reas protegidas. Incndios motivados pela forma de explorao e usufruto de baldios, independentemente da modalidade de gesto. Actividades de DFCI Incndios com origem na actividade de deteco, proteco e combate aos incndios florestais. Outras situaes estruturais

Situaes de ausncia de dolo Brincadeiras vrias que do origem a ignies. Menores que provocam incndios de forma irresponsvel. Incndios provocados por indivduos com esta anomalia. Outras situaes de anomalia, como por exemplo a demncia, outra. Situaes de dolo Fogo posto com o intuito de enganar, desviar as atenes e confundir as foras de combate, autoridade, outra. Fogo posto com objectivo de despoletar a actuao dos meios de combate, especialmente os meios areos. Fogo posto como forma de resolver vrios tipos de conflituosidade entre vizinhos. Fogo posto que tem por motivao a vingana. Utilizao do fogo por puro prazer de destruir. Situaes que ainda no estejam tipificadas. Descargas elctricas com origem em trovoadas. Indeterminao da prova material. Indeterminao de prova pessoal. Indeterminao por lacunas na informao.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

87

Apndice 17 Zonas de oportunidade no apoio ao combate (ZOAC)


No mbito do apoio ao combate, a delimitao e identificao das zonas que a seguir se indicam, tornam-se de extrema importncia, na medida em que esto associadas a alteraes no comportamento do fogo.
NOME DO CAMPO TIPOLOGIA CARACTERSTICAS RECOMENDADAS TEXT; 2 PROCEDIMENTOS Preencher com a tipologia zona de oportunidade no apoio ao combate, de acordo com os cdigos do quadro 1 Ex.: AR OBSERVA TEXT; 254 Preencher com observaes relevantes e que complementem a informao presente no campo anterior

QUADRO DE APOIO AO PREENCHIMENTO:

Quadro 1: Tipologia das zonas de oportunidade no apoio ao combate


CDIGO LP ZF AR AF PP OT Linhas de gua permanentes Zonas de espcies folhosas Zonas agrcolas de regadio (por exemplo: lameiros, campos de milho, etc.) Afloramentos rochosos Percursos pedestres/caminhos de p posto/trilhos utilizados por pastores Outro especificar no campo OBSERVA DESIGNAO

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

88

Apndice 18 Cartografia de apoio deciso (CAD)


A CAD abrange a totalidade do concelho. elaborada escala 1:15 000, podendo ser impressa em tamanho A3. A CAD constituda por dois conjuntos de mapas, compostos por: Conjunto I quadrcula operacional (QO), estabelecida e disponibilizada pela AFN informao proveniente do planeamento municipal Carta Militar de Portugal, Srie M888 (Escala 1:25 000) Conjunto II quadrcula operacional (QO), estabelecida e disponibilizada pela AFN informao proveniente do planeamento municipal Ortofotomapa Os conjuntos devem ser organizados por folhas que devem enquadrar 6 colunas e 4 linhas de quadrculas 1x1 km da QO (sistema de coordenadas e referncia Lisboa Hayford Gauss IGeoE). Cada folha deve contemplar margens de sobreposio com as 4 folhas adjacentes. Cada quadrcula deve ser identificada atravs de um cdigo nico em termos nacionais, presente na tabela de atributos da QO disponibilizada que corresponde coordenada do canto inferior esquerdo. A identificao de cada folha efectuada atravs do cdigo da quadrcula do canto inferior esquerdo. De forma a tornar a interpretao da cartografia de apoio deciso mais simplificada, deve ser elaborada uma pea grfica (capa) de enquadramento CAD, onde constem os seguintes elementos: Ttulo (Cartografia de Apoio Deciso Concelho de nome do municpio) Data de produo Fontes Logtipo de quem elabora a cartografia de apoio deciso Escala grfica Norte geogrfico Legenda dos elementos constantes da Carta Militar de Portugal, Srie M888 (Escala 1:25000) Legenda dos elementos constantes nos mapas de apoio deciso, cujo contedo se descreveu anteriormente

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

89

Mapa de enquadramento das folhas constituintes da cartografia de apoio deciso, com limite administrativo do concelho, das freguesias que o constituem e dos concelhos limtrofes, com a respectiva identificao efectuada atravs de rtulo e ainda o enquadramento dos sistemas de coordenadas e de referncia, utilizados nos mapas de apoio deciso Mapa de enquadramento do concelho no distrito. A CAD deve ser disponibilizada em formato Adobe (.pdf), devendo ser produzida de modo a optimizar a impresso em frente e verso (frente: conjunto I; verso: conjunto II). Cada folha em formato Adobe (.pdf) deve conter hiperlink para as folhas adjacentes e para pea grfica (capa) de enquadramento CAD. A referida pea grfica deve conter um hiperlink para cada folha.

PLANO MUNICIPAL DFCI | GUIA TCNICO

90

Este documento encontra-se disponvel em www.afn.min-agricultura.pt

Direco de Unidade de Defesa da Floresta

S-ar putea să vă placă și