Sunteți pe pagina 1din 4

DIREITO ADMINISTRATIVO X EXAME SIMULADO WEB 03 EXERCCIOS + ESPELHO DE CORREO Pea processual A Companhia Energtica de Gois CELG, publicou

ou Edital Licitatrio, modalidade Tomada de Preos, para aquisio de equipamentos de informtica. A empresa FORTE EQUIPAMENTOS DE INFORMTICA LTDA., com sede em Anpolis e com 2 (dois) anos de funcionamento, ao adquirir o Edital Licitatrio, percebeu que o item 3, subitem 3.4 do mencionado Edital, proibia a participao de empresas sediadas fora do Municpio de Goinia e com menos de 3 (trs) anos de funcionamento. Inconformada com a proibio de sua participao no Certame, a Empresa FORTE EQUIPAMENTOS DE INFORMTICA LTDA., solicitou ao seu Departamento Jurdico que tomasse as providncias legais. Na qualidade de Advogado da Empresa, proponha a medida administrativa adequada.
Direito Administrativo Pea obrigatria (IMPUGNAO AO EDITAL) Quesito avaliado 1.1 Qualificao completa do impugnante e nome da medida administrativa (IMPUGNAO AO EDITAL) 1.2 Ilustrssimo Senhor Presidente da Comisso de Licitao da Companhia Energtica de Gois CELG 1.3 Teses: - O art. 3 da Lei 8.666/93 diz que a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao. (1,0); - no se pode estabelecer discriminao entre as possveis licitantes desvinculada do objeto da licitao como ocorreu no caso, sob pena de ferir os princpios da isonomia e da competitividade na licitao.(1,0) - pedido de revogao(ou excluso) das disposies discriminatrias contidas no Edital.(1,0)

Faixa de Mdia Valores 1,0 1,0 3,0

Questes

1) Devido crise financeira por que passava determinado municpio, o


secretrio municipal de urbanismo determinou aos fiscais municipais que aplicassem as multas pelo descumprimento de posturas sempre nos valores mximos previstos na legislao. Com base nessa situao, redija, de forma fundamentada, texto em que examine a juridicidade das multas aplicadas em cumprimento determinao do secretrio municipal.
Direito Administrativo X Exame Unificado OAB - FGV

GABARITO: (1,25) O texto deve ser elaborado com base nos argumentos descritos a seguir: As multas so invlidas e podem ser anuladas. A uma, porque multa no instrumento de poltica arrecadatria, mas a retribuio pela prtica de alguma infrao administrativa, de modo que sua aplicao sempre no valor mximo previsto na legislao contraria o princpio da finalidade. A duas, porque deve haver uma proporcionalidade entre a gravidade da infrao cometida e o valor da multa (dosimetria da sano), sob pena de violao ao prprio princpio da proporcionalidade e ao devido processo legal substantivo.

2) Pedro, ex-prefeito do Municpio X, est sendo processado pelo Ministrio Pblico por ato de improbidade, j que teria utilizado, em sua propriedade, veculos e pessoal do servio pblico municipal para construo de uma churrasqueira. Considerando a situao acima, redija um texto fundamentado esclarecendo qual a natureza jurdica dos atos de improbidade administrativa praticados pelo ex-prefeito e qual o rgo do Poder Judicirio competente para julgar tais atos.

GABARITO: (1,25) O texto deve ser elaborado com base nos argumentos descritos a seguir. Quanto a natureza jurdica dos atos de improbidade praticados pelo agente, tendo em vista uso indevido, ilegal e imoral de bens pblicos para fins particulares, numa demonstrao de amplo desrespeito res publica, o prefeito, ao se utilizar de veculos e pessoal do servio pblico municipal para construir uma churrasqueira, em sua propriedade particular, praticou ato de improbidade administrativa caracterizado pelo enriquecimento ilcito previsto no art. 9., caput, e inciso IV, da Lei Federal 8.429/92, in verbis, Art. 9. - Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, empregou ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1. desta Lei, e notadamente: (...) IV utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1. desta Lei, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;. A competncia ser do Juiz de Direito de uma das Varas Cveis da Comarca do Municpio X.

Direito Administrativo X Exame Unificado OAB - FGV

3) Leandro fugiu da cadeia pblica de um Estado da Federao. Cinco meses depois da fuga, em concurso com mais dois agentes, praticou o seqestro relmpago de duas pessoas, as quais restaram brutalmente assassinadas. Nessa hiptese, haver responsabilidade objetiva do Estado pelos danos decorrentes da morte causada por fugitivo?

GABARITO: (1,25) O texto deve ser elaborado com base nos argumentos descritos a seguir. No caso, no identificamos a responsabilidade objetiva do Estado, mas sim a responsabilidade subjetiva, eis que se tratando de ato omissivo do poder pblico, a responsabilidade civil por tal ato subjetiva, exigindo dolo ou culpa, esta numa de suas trs vertentes, a negligncia, a impercia ou a imprudncia, no sendo, entretanto, necessrio individualiz-la, dado que pode ser atribuda ao servio pblico, de forma genrica, a falta do servio. A falta do servio faute du service dos franceses no dispensa o requisito da causalidade, vale dizer, do nexo de causalidade entre a ao omissiva atribuda ao poder pblico e o dano causado a terceiro, requisito que se verifica presente na questo, pois o seqestro em questo ocorreu no perodo em que o apenado era fugitivo. A fuga de presdio, lanando rua perigoso delinqente corresponde inequvoca falta do servio, pelo que est evidenciada a responsabilidade do Poder Pblico, em face da existncia de nexo causal entre o evento lesivo e o desempenho das tarefas estatais. Fica claro, portanto, que o Estado deve responder pelo mau funcionamento de seus servios, sempre que seu funcionrio for demorado, lento e vagaroso no desempenho dos mesmos e desse estado de letargia surgir o dano. No caso, o dano no resultou de ato praticado por agente pblico, mas foi causado mediante ato comissivo de terceiro. Ter-se-ia, portanto, ato omissivo do poder pblico, caracterizando sua responsabilidade na modalidade subjetiva.

4) O imvel de Maria foi desapropriado para nele se construir uma escola. Passados 5 anos da efetiva transferncia da propriedade, o referido imvel. Considerando-se esse caso hipottico, qual o instituto que autoriza o retorno do imvel Maria, o prazo de sua utilizao e a natureza jurdica e qual o termo inicial do prazo prescricional?

Direito Administrativo X Exame Unificado OAB - FGV

GABARITO: (1,25) O texto deve ser elaborado com base nos argumentos descritos a seguir. No caso em tela o instituto cabvel seria o da retrocesso. O STF vinha entendendo tratar de direito real. Mas por se tratar de matria infraconstitucional, o STJ vem entendendo ser direito pessoal, vale dizer, que d ensejo to-somente a pleito indenizatrio ao ex-proprietrio. Esta posio fica ratificada quando analisamos o Cdigo Civil, em seu art. 519, que determina: Art. 519. Se a coisa expropriada para fins de necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, no tiver o destino para que se desapropriou, ou no for utilizada em obras ou servios pblicos, caber ao expropriado direito de preferncia, pelo preo atual da coisa. Portanto, em se entendendo se tratar de direito real aplica-se o prazo de 10 anos previsto no art. 177 do CC. Mas se o entendimento se direcionar por se tratar de ao de natureza pessoal o prazo prescreveria em 5 anos. Com relao ao incio da contagem do prazo, fundando-se a postulada retrocesso na alegada no-utilizao do imvel para os fins declinados no decreto de utilidade pblica e conseqente desapropriao, a prescrio teria fludo a partir da data em que foi levantado o valor da indenizao e verbas acessrias.

Direito Administrativo X Exame Unificado OAB - FGV

S-ar putea să vă placă și