Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA (UFRO)

CENTRO DE HERMENUTICA DO PRESENTE

PRIMEIRA VERSO
ANO II, N135 - FEVEREIRO - PORTO VELHO, 2004 VOLUME IX ISSN 1517-5421

PRIMEIRA VERSO
ISSN 1517-5421 lath biosa

135

EDITOR

NILSON SANTOS
CONSELHO EDITORIAL
ALBERTO LINS CALDAS Histria - UFRO CLODOMIR S. DE MORAIS Sociologia - IATTERMUND ARTUR MORETTI Fsica - UFRO CELSO FERRAREZI Letras - UFRO HEINZ DIETER HEIDEMANN Geografia - USP JOS C. SEBE BOM MEIHY Histria USP MARIO COZZUOL Biologia - UFRO MIGUEL NENEV Letras - UFRO ROMUALDO DIAS Educao - UNICAMP VALDEMIR MIOTELLO Filosofia - UFSC

A CHARGE NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA


Os textos no mnimo 3 laudas, tamanho de folha A4, fonte Times New Roman 11, espao 1.5, formatados em Word for Windows devero ser encaminhados para e-mail:

nilson@unir.br

NAIR GURGEL

CAIXA POSTAL 775 CEP: 78.900-970 PORTO VELHO-RO TIRAGEM 200 EXEMPLARES EDITORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA

Nair Gurgel Departamento de Letras UFRO naigel@unir.br

A CHARGE NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

A ironia parece ento uma armadilha que permite frustrar o assujeitamento dos enunciadores s regras da racionalidade e da convenincia pblicas.(D. Maingueneau, 1993, apud B. Basire, 1985)

Uma das caractersticas essenciais do gnero charge a articulao que existe entre diferentes linguagens, especialmente a verbal e a visual. Ao optar por analisar textos humorsticos da mdia escrita (jornais, revistas, etc.), ao mesmo tempo em que fazemos um recorte para um estudo mais detalhado, optamos tambm por analisar os textos imagticos, ou seja, aqueles que valorizam mais a imagem. Tal fato d-se, no apenas por pura preferncia, mas inclusive por considerar que a ilustrao, no caso as charges, os cartuns e as tiras, alm de provocarem o humor, em termos de contedo, podem ser to ricas e densas quanto os outros textos opinativos, crnicas e editoriais, por exemplo. Alm de atrair a ateno do leitor, o texto com imagens transmite tambm um posicionamento crtico sobre personagens e fatos polticos. Pcheux (1993), citando Althusser, diz que o assujeitamento o movimento de interpelao dos indivduos por uma ideologia, condio necessria para que o indivduo torne-se sujeito do seu discurso ao, livremente, submeter-se s condies de produo impostas pela ordem superior estabelecida, embora tenha a iluso de autonomia. Entendemos que a interpelao ideolgica seja contingente, entretanto no acreditamos que os sujeitos estejam obrigados a submeterem-se s condies de produo impostas pelos aparelhos ideolgicos. Prefiro acreditar na tese que ora defendo: a do no-assujeitamento1 e retomar Michel De Certeau (1994), para confirmar que preciso interessar-se no pelos produtos culturais oferecidos no mercado dos bens, mas pelas operaes dos seus usurios; mister ocupar-se com as maneiras diferentes de marcar socialmente o desvio operado num dado por uma prtica. Para ler e/ou escrever textos, principalmente os que ora analiso, necessria a percepo de pequenas diferenas onde tantos outros s vem identidade e uniformizao. Portanto, minha ateno est voltada para os jogos, as tticas, as estratgias, muitas vezes silenciosas e sutis que insinuam leituras e escrituras no fio discursivo, no vo do discurso, no no-dito. Resta encontrar o meio para distinguir maneira de fazer, de pensar, estilos, aes diferenciadas, ou seja, fazer a teoria das prticas. Contudo, antes de iniciar nossa anlise, faz-se necessria a diferenciao entre charge, caricatura e cartum. Conversando com pessoas, lendo revistas diversas, ouvindo algumas entrevistas percebemos que existe uma certa dificuldade em definir os termos e que muitas vezes eles so utilizados um pelo outro. Essa confuso explicada pela generalizao, ou seja, pelo que h de comum entre esses textos, seus traos bsicos: a visualizao e o humor.

Reforo novamente a minha concepo de no-assujeitamento: rejeio submisso ideolgica total proposta por Althusser e assumida por Pcheux, especialmente na primeira poca da AD. Certeau disse: Sempre bom recordar que no se devem tomar os outros por idiotas.
ISSN 1517 - 5421 2

Rabaa & Barbosa (1978), em seu Dicionrio de comunicao, define a caricatura como uma forma de arte que se expressa atravs do desenho, da pintura, da escultura, etc., e cuja finalidade o humor. De acordo com essa perspectiva, so subdivises da caricatura: a charge, o cartum, o desenho de humor e a prpria caricatura, tomada agora em seu conceito mais particularizado. Para definir caricatura, traaremos um paralelo entre a caricatura e a Literatura. Assim como na Literatura existem os gneros romance, conto, etc.; na caricatura existe o que costuma-se chamar de portrait-charge caricatura de pessoas, a charge basicamente poltica, o cartum (com ou sem palavras, isolado ou em seqncia, mas sempre transmitindo uma piada) e o desenho-de-humor que no tem a preocupao do gag2, concentrando o humor no prprio trao). O cartum, no Dicionrio de comunicao, tratado como uma anedota grfica, com o objetivo de provocar o riso do espectador. uma das manifestaes da caricatura, em sentido amplo, e chega ao riso atravs da crtica mordaz, irnica, satrica e principalmente humorstica do comportamento humano, de suas fraquezas e de seus hbitos e costumes. A charge (do francs charger: carregar, exagerar), para os autores do Dicionrio de comunicao, um tipo de cartum cujo objetivo a crtica humorstica de um fato ou acontecimento especfico, em geral de natureza poltica (Rabaa & Barbosa, 1978: 89). De acordo com os autores, uma boa charge deve procurar um assunto atual e ir direto onde esto centrados a ateno e o interesse do pblico leitor. Chico Caruso3fez distino entre cartum, charge e caricatura, comparando-os fotografia. O cartum seria como uma mquina fotogrfica focada no infinito; por focar uma realidade genrica sua possibilidade de compreenso muito maior. A charge focaliza uma certa realidade, geralmente poltica, fazendo uma sntese. Somente os que conhecem essa realidade entendem a charge. J a caricatura focaliza um elemento dessa determinada realidade focada pela charge. De acordo com o que foi exposto acima, podemos sintetizar, considerando a funo que cada um desempenha, as definies abaixo: Cartum crtica de costumes, genrico, atemporal. Charge crtica a um personagem, fato ou acontecimento poltico especfico, limitao temporal. Caricatura exagero proposital nas caractersticas marcantes de um indivduo. Caricatura de Jos Serra Ex-Ministro da Sade e candidato presidncia da Repblica derrotado por Lula no segundo turno. O detalhe fica por conta do mosquito aedes aegypti, causador da epidemia da dengue, doena que lhe trouxe problemas refletidos em sua campanha poltica.

Gag qualquer fenmeno cmico, geralmente muito breve, inserido numa representao de teatro, cinema, tv, rdio, etc. expresso por meio de palavras, gestos ou pela prpria situao.
3

Em entrevista dada no programa Domingo do Fausto, exibido pela Rede Globo de Televiso, em 20/02/94
ISSN 1517 - 5421 3

Clayton - Chargeonline. 11/03/01/ (Jornal O povo/CE)

Charge - crtica a um personagem (FHC), fato ou acontecimento poltico especfico limitao temporal. S quem sabe da trajetria poltica de FHC pode entender o recado da charge: a transformao do prncipe em sapo. Ao mesmo tempo, o leitor precisa reconhecer o episdio da narrativa infantil (prncipe/sapo) que foi invertido. (Imagens Fabulosas. Revista Veja)

Cartun - Crtica de costumes, genrico, atemporal. O cartum acima mostra o Congresso Nacional e a opinio do povo sobre os polticos. Ou melhor, o que o povo de fora pensa a respeito do povo de dentro. (Reinaldo Carvalho ccqhumor.com.br) Como meu trabalho requer uma anlise do ponto de vista da Anlise do Discurso, importante esclarecer a terminologia adotada. Para as relaes intertextuais estaremos adotando conceitos propostos por

ISSN 1517 - 5421

Bakhtin (1986), estudioso que se preocupou com as questes intertextuais e polifnicas. Bakhtin considera como realidade fundamental da lngua a interao verbal, realizada atravs da enunciao. preciso entender o dialogismo em Bakhtin, no como um conceito, mas como o reflexo de sua viso de mundo. S assim possvel entender suas concepes de signo, enunciado, carnavalizao, e polifonia. A charge uma forma de comunicao condensada com muitas informaes, cujo entendimento depende de um conjunto de dados e fatos contemporneos ao momento especfico em que se estabelece a relao discursiva entre o produtor e o receptor. Sendo a charge de natureza icnica4, pretendo, nesta pesquisa, transpor alguns critrios de textualidade firmados para textos verbais para a anlise das charges. Dentre eles, a interdiscursividade merece destaque por estabelecer relaes entre o texto base e outros textos produzidos. Dessa forma, alarga-se a concepo de intertextualidade, geralmente focalizada apenas no mbito da linguagem verbal e permitindo a confluncia entre sistemas semiticos diferentes. Beaugrand & Dresser (1981) afirmam que so sete os fatores responsveis pela textualidade: coerncia, coeso, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade. Os dois primeiros fatores (coerncia e coeso) esto centrados do prprio texto; os outros cinco fatores restantes esto centrados no usurio. Embora todos os fatores acima possam ser utilizados para textos no verbais, o que mais interessa para o presente trabalho a intertextualidade, pois diz respeito aos fatores que tornam a utilizao de um texto (produo e recepo) dependente de outro(s) texto(s) previamente existente(s). Cada fator de textualidade merece um estudo mais aprofundado dentro da anlise da charge, porm, nossa inteno apenas mostrar que os fatores apresentados por Beaugrand & Dressler (1981) para os textos verbais cabem tambm nas charges. Entretanto, o trao caracterizador da charge a polifonia que permite perceber um jogo de vozes contrastantes provocador do riso, assumindo, assim, o estatuto de texto humorstico. No plano exofrico, o intertexto ressoa na charge, ao fornecer as informaes e o suporte contextual para o seu entendimento, seja conduzindo para uma direo convergente de sentidos, portanto parafrstica, seja numa direo divergente, parodstica. Outro ponto importante a ser observado na charge o fato de que, na sua construo interna, ela bivocal, porque carnavalesca, no sentido bakhtiniano. Ela informa e opina sobre o seu tema por meio da representao de um mundo s avessas, aguando, pela prpria inverso de valores sociais que promove, uma viso mais ntida da realidade. O autor da charge cumpre um ritual ambivalente, porque conjuga elementos dspares, ao figurar a autoridade e destron-la e ao apontar a ordem instituda pelo reverso de sua aparncia sria. O texto que analisaremos a seguir de Nani & Pricles e foi retirado da revista Bundas, N 18; julho/2000.

Os cones so signos que esto numa relao de semelhana com a realidade exterior, que apresentam a mesma propriedade que o objeto denotado.
ISSN 1517 - 5421 5

Podemos perceber, pelo menos, trs relaes intertextuais na charge ao lado, a saber: a) um contexto onde o presidente da repblica concede uma entrevista e faz um comentrio infeliz; b) um contexto onde Eduardo Jorge entrega o presidente, c) um contexto onde o juiz Nicolau acusado de fraude. Todos os contextos so intermediados por um outro intertexto que a figura do Amigo da ona, antigo personagem, caricatura mensal da extinta revista O Cruzeiro. Falaremos de cada um deles com maiores detalhes: a) Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil, questionado certa vez por uma reprter a respeito de sua posio enquanto socilogo, responde, fazendo referncias ao lder sindical da poca,Vicentinho: tambm tenho um p na cozinha, referindo-se a sua possvel origem humilde e cabocla; b) Eduardo Jorge, ex-Ministro do Governo Fernando Henrique, enfrentando pesadas acusaes de enriquecimento sob trfico de influncia junto ao governo, teria intermediado interesses e pessoas no mnimo duvidosas. Em extensa lista, ponteava o nome de conhecido Juiz foragido, implicado no rumoroso caso do Tribunal do Trabalho em So Paulo. Assim, pois, representado na charge como o prottipo do Amigo da ona atual; c) O juiz Nicolau, mais conhecido como Nicolaulau, freqentou os noticirios da mdia por longo tempo, como principal responsvel pelo desvio de verba da obra do Frum Trabalhista. Uma ligao por mais tnue, um acobertamento mesmo que por hiptese, para com o Juiz foragido, seria, algo definitivamente desastroso para o Governo FHC; d) O Amigo da ona, como j dito, foi um personagem criado e imortalizado por Pricles nas pginas da extinta revista O Cruzeiro. Representava aquele amigo que mesmo parecendo querer agradar, acabava sempre colocando o companheiro em situao difcil. Amigo, porm no tanto... A juno de contextos diferentes d-nos a idia de contexto intericnico (relaes entre as imagens associadas em srie ou em sucesso) que, alm de marcar a temporalidade e a cronologia das aes, proporciona interpretaes humorsticas em situaes de comicidade. J com o contexto intra-icnico (relaes entre os diferentes elementos da imagem), h uma conjuno entre elementos visuais e verbais, que auxiliam a transmisso de idias, marcando um posicionamento crtico e provocar o riso, principal objetivo da charge humorstica.

ISSN 1517 - 5421

A intertextualidade e a interdiscursividade acontecem a partir do momento em que h uma relao direta da charge com notcias veiculadas pela mdia. Dessa forma, o jogo polifnico da charge e os contextos intra e intericnico contribuem para levar o leitor ao riso que deflagrado pela fala do amigo-da-ona ao entregar o pde-cabra presenteado pelo juiz Nicolau, provocando uma ao carnavalesca do destronamento e mostrando que no jogo polifnico fala mais que uma voz. Ao dizer Eu tenho um p na cozinha, o presidente abandonou o sentido literal das palavras p e cozinha, (extremidade inferior do corpo humano e parte da casa onde se preparam os alimentos, respectivamente) e buscou as seguintes correlaes: p = origem e cozinha = negro. Sou mulato. Dessa forma, estaria o presidente fazendo demagogia e dizendo, em outras palavras, que estava do lado do povo por entender suas dificuldades. No entanto, o amigo-da-ona, que apenas explorou um sentido da palavra p, apressou-se em ir buscar outro tipo de p o p-de-cabra que no o p de nenhuma cabra (fmea do bode); apenas uma ferramenta que, entre outras tantas utilidades, serve para arrancar pregos, tbuas e similares. Aurlio define-o assim: alavanca de ferro cuja extremidade fendida semelhana de um p de cabra.[Sin. (bras., RJ): truncha.]. 2 Bras. Pop. V. diabo (2). Talvez devido a sua semelhana com o p do diabo (igual ao p da cabra), o fato que tal instrumento, por sua indiscutvel eficincia, acabou caindo no gosto dos gatunos, dos ladres, dos arrombadores, assim mesmo como o diabo gosta... Bem sabemos que o juiz Nicolau no era afeito a esse tipo de crime; l no grupo dos larpios podiam dizer que ele no era do tipo de por a mo na massa, preferia mesmo era colocar a mo na bola, ou no bolo? Em outra linguagem, diramos que o tipo de crime praticado pelo juiz Nicolau est enquadrado entre os de colarinho branco. Porm o que faz com que uma charge seja facilmente entendida sua capacidade de sntese. Logo, se o juiz Nicolau nunca usou um p de cabra, no importa; o que interessa ao chargista fazer com que o leitor interprete o p-de-cabra como um smbolo da desonestidade. A anlise de charges mostra que sua leitura requer um duplo movimento, envolvendo a percepo concomitante de duas mscaras, a da seriedade/autoridade e a da ridicularizao. Os efeitos de sentido da charge so ocasionados pela simultaneidade dos movimentos opostos, mas justapostos, que possibilitam um riso de zombaria sobre nossa atualidade scio-poltico-econmica. A charge , como j propusemos acima, um tipo de texto que atrai a ateno do leitor, pois, enquanto imagem, de rpida leitura, transmitindo mltiplas informaes de forma condensada. Alm de facilitar a leitura, a charge diferencia-se dos demais gneros por fazer sua crtica usando o humor.

BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 3.ed. So Paulo: Hucitec, 1986. BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento: o contexto de Franois Rebelais. So Paulo, HUCITEC; Braslia, EDUNB, 1999.

ISSN 1517 - 5421

BARROS, D. L. P. de. Dialogismo, Polifonia e Enunciao. In: BARROS, D. L. P. de & FIORN, J. L. (orgs.). Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. So Paulo: EDUSP, Ensaios de cultura, v. 7, p. 1-9, 1999. BEAUGRANDE, R., DRESSSLER, W. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981. BERMAN, M. Tudo que slido desmancha no ar a aventura da modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. BERRENDONNER, A. lments de pragmatique linguistique. Paris: ditions de Minuit, 1981. BRAIT, B. O texto irnico: fundamentos tericos para leitura e interpretao. Letras, Revista do Mestrado em Letras da UFSM (RS). Jul/dez, 1997. CERTEAU, M. de. A inveno do cotidiano: as artes do fazer. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. CERTEAU, M. de. A cultura no plural. So Paulo: Papirus/Travessia do Sculo, 1995. FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Traduo de POSSENTI, S. Iju: FIDENE, 1973. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1986. GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais morfologia e histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. GREGOLIN, M. R. V. Sentido, sujeito e memria: com o que sonha nossa v autoria? In: GREGOLIN, M. R. V. & BARONAS, R. (orgs.) Anlise do Discurso: as materialidades do sentido. So Carlos, SP: Claraluz, 2001. HUTCHEON, L. Ironys Edge the theory and politics of ironi. New York: Routledge, 1994. INDURSKY, F. e FERREIRA, Maria C. L. (orgs.) Os mltiplos territrios da Anlise do Discurso. Porto Alegre, RS: Editora Sagra Luzzatto, 1999. MAGALHES, M. I. S. (org.). As mltiplas faces da linguagem. Braslia: Editora Universidade e Braslia, 1996. MAINGUENEAU, D. Termos-chave da Anlise do Discurso. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. PCHEUX, M. A Anlise de discurso: trs pocas. In: GADET & HAK (orgs.). Por uma anlise automtica do discurso uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993. POSSENTI, S. Os humores da lngua. Campinas, SP: ALB: Mercado de Letras, 1998. RABAA, C. A. & BARBOSA, G. Dicionrio de Comunicao. Rio de Janeiro: Codecri, 1978. ROMUALDO, E. C. Charge jornalstica: intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de So Paulo . Maring, PR: Eduem, 2000. SILVA, S. M. S. Polifonia e Topos na Linguagem: um terceiro enunciador para dar conta da ironia. In: Caderno de Estudos Lingsticos (35) 139-145. Jul/dez, 1998.

ISSN 1517 - 5421

VITRINE

DIVULGUE:

na gua infinita do olhar repousa um rio e outro e depois outro at o mar depois do mar h terras e homens de ferro plantando sementes de caravelas logo ser atravessado o mar um rio e outro e depois outro

PRIMEIRA VERSO
NA INTERNET

http://www.unir.br/~primeira/index.html
no fim restar este olhar que voz e que por isso voa livre de qualquer paisagem

Consulte o site e leia os artigos publicados


CARLOS MOREIRA

ISSN 1517 - 5421

S-ar putea să vă placă și