Sunteți pe pagina 1din 40

POSSVEIS TEMAS DE REDAO ENEM 2013

Prof: R O C H A

ARGUMENTOS A FAVOR

A impunidade a mola propulsora da violncia, No justo uma pessoa ter direito de tirar a vida de outra e no ser punida por isso, com o argumento de que menor de idade e no sabe o que est fazendo A legislao atual, sob o argumento de proteger o menor, leva ao seu recrutamento para o crime por conta de sua quase inimputabilidade

cabe ao Estado dar educao, sade, lazer e segurana aos cidados, mas a falta do Estado no pode dar o direito s pessoas de matarem umas s outras. Se assim fosse, seria a barbrie. Vamos proteger os menores de bem! No vamos deixar que a proteo aos menores criminosos venha contra a segurana e a vida dos menores de bem!

Argumentos contra

A reduo da maioridade penal no uma sada para resolver o problema da violncia juvenil Se formos analisar pelo lado da reincidncia do adolescente infrator, veremos que ela triplica quando um jovem mandado para o sistema penal comparado quele que vai para um programa scioeducativo.

Outro ponto a se considerar a viso que a sociedade tem da adolescncia quando se trata das diferentes classes sociais. Para a classe mdia, o filho com mais de 18 anos ainda uma criana, mas, quando o problema atinge as classes menos favorecidas, um jovem de 16 anos j deve ser responsabilizado por seus atos como se adulto fora. Lei que prope o aumento do tempo de internao de um adolescente em conflito com a lei, o que tambm no uma sada pois isso no mudar o horizonte desses adolescentes.

Entender a dimenso geopoltica no gerenciamento dos recursos hdricos em mbito mundial, em pouco tempo a gua ser to importante quanto o petrleo. Em funo de diversos aspectos como a poluio, o desmatamento, a falta de chuva e outra srie de problemas ambientais, a gua vai se tornar um recurso raro, se assemelhando ao petrleo no que se refere questo geopoltica

Investimentos em educao e sade. Esse tambm extremamente atual cotado para a prova de redao do Enem 2013. Recentemente, foi aprovada a destinao de 100% dos royalties do pr-sal para essas duas reas. Chegamos concluso de que um pas no se desenvolve sem investimentos macios nas reas de sade e educao. Um pas de gente iletrada e doente no pode evoluir,

Os protestos no Brasil em 2013,. Espera-se que o aluno mostre argumentos que apontem o jovem como agente transformador que, alm de ter conscincia cidad, intervm com aes prticas.

Recomenda que o candidato cite outras aes, como a participao do jovem como eleitor e a importncia do voto consciente. Outro caminho possvel mostrar aes concretas de grupos voluntrios formados por jovens, que prestam solidariedade a outros grupos. Nos dois ou trs pargrafos de desenvolvimento, entre a introduo e a concluso, necessrio apresentar mais de um argumento concreto que mostre o jovem como agente transformador da sociedade.

Motivado pela Copa das Confederaes neste ano, pela Copa do Mundo em 2014 e pela Olimpada em 2016 no Brasil, se o esporte aparecer como tema, importante que o aluno o defenda como uma forma de incluir minorias na sociedade. Vale mostrar o esporte como um meio para obter sade fsica e mental, falar em pessoas portadoras de deficincia que conseguem se incluir em um grupo estimuladas pelo esporte e contar histrias de jovens carentes que, por meio do esporte, tiveram acesso aos estudos. No entanto, histrias particulares ou de pessoas prximas no so vlidas como argumento: ao citar algum em particular, preciso dar nome a entidades ou pessoas famosas, para que o corretor tenha certeza de que o aluno no est inventando uma histria.

Em 2013, motivado pelas manifestaes populares que se espalharam pelo Pas, o governo brasileiro anunciou uma srie de medidas relacionadas questo da sade pblica. Entre as principais, o Brasil vai importar mdicos estrangeiros

Segundo o governo, para amenizar a escassez de profissionais nas regies mais carentes Na redao do Enem, espera-se que o aluno faa uma reflexo a respeito da importncia de priorizar a sade, e que ele proponha possveis solues com base em sua realidade.

os argumentos usados em eventuais crticas a medidas do governo. "O aluno no obrigado a falar bem do governo, mas as crticas devem ser bem fundamentadas e preciso trazer exemplos concretos positivos, para no unilateralizar a argumentao". Para isso, bom estar a par de setores da sade que funcionam, como o programa de vacinao.

Alerta : preciso tomar cuidado com

A questo da mobilidade urbana pode requerer solues de candidatos na redao do Enem. Primeiro, importante que o aluno mostre como essa questo interfere na vida dos cidados brasileiros. Alm disso, fundamental propor solues sustentveis e que no exijam gastos pblicos exagerados.

Mais do que apontar os problemas, a prova exige do aluno uma proposta de soluo. o ideal citar exemplos de pases onde o transporte pblico eficiente. Outro caminho para sair do senso comum citar meios de transporte alternativos, como bicicletas ou grupos de caronas organizados por meio

Escolas esto cada vez mais preocupadas em incluir tecnologias digitais na educao. Neste ano, o Ministrio da Educao investiu em tablets para professores da rede pblica, que podem no s ser um material didtico, mas tambm estimular uma nova forma de educar. Se o tema da redao do Enem envolver tecnologia e educao, espera-se que o aluno aponte aes prticas que vm sendo realizadas pelo governo ou por instituies privadas. Alm de novas ferramentas, outro caminho possvel ressaltar os cursos de educao a distncia, que vem crescendo, e usar um artifcio chamado argumento analgico, quando o aluno compara geraes diferentes.

No dia 24 junho de 2013, a presidente da repblica, Dilma Rousseff, anunciou, em uma reunio ampliada envolvendo 27 governadores e 26 prefeitos das capitais brasileiras, a realizao de cinco pactos em prol de melhorias para diversos setores do pas. Dentre eles, o ponto mais polmico foi o que se referia criao de um plebiscito para a elaborao de uma constituinte exclusiva para a Reforma Poltica no Brasil. Logo depois, no entanto, o Governo desistiu da Constituinte Exclusiva e deliberou pela realizao do plebiscito para aprovar diretamente os pontos da reforma poltica.

O que se percebe ento que o Governo aproveitou a ocasio dos protestos e a insatisfao popular para retomar e pressionar o congresso a aprovar essa pauta. Vale lembrar que a realizao do plebiscito ainda precisa ser debatida e aprovada pela Cmara dos Deputados e pelo Senado.

Financiamento pblico de Campanha Fim de privilgios aos parlamentares Candidatura sem partido Fidelidade partidria Eleies proporcionais

Distribuio do horrio eleitoral gratuito Por fim, vale lembrar que essas propostas apresentadas no obrigatoriamente entraro na pauta de Reforma Poltica proposta pelo governo, isso vai depender do andamento dos debates

Aps mais de um ano e meio de luta contra o cncer, no dia 5 de maro de 2013, faleceu Hugo Chvez. A repercusso e as consequncias da morte do presidente da Venezuela no podem estar ausentes no repertrio daqueles que vo prestar o Enem.

A prtica pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurvel de maneira controlada e assistida por um especialista sempre motivo de polmica e controvrsia, pois representa atualmente uma complicada questo de biotica e biodireito. E a, qual a sua opinio?

Vale a pena entender e estudar toda a problemtica da publicidade de alimentos considerados no saudveis, que correspondem a mais da metade das publicidades dirigidas s crianas brasileiras. Seus altos investimentos a fim de fidelizar o pblico infantil, fogem do controle social e causam diversos efeitos colaterais indesejveis, como por exemplo, a obesidade infantil.

Outro assunto polmico ligado sade. Questes religiosas, muitas vezes, indo ao encontro de curas e tratamentos mdicos. Listas gigantescas de pacientes a espera de rgos. A burocracia para se tornar, de fato, doador. Vrios pontos justificariam esse assunto como tema de redao.

Cada ano que passa a mulher vem ganhando mais espao na nossa sociedade. Mas ainda existem diversos desafios e conquistas pela frente. Elas, em geral, continuam ganhando menos e sofrendo diversos preconceitos quanto liberdade sexual. Um prato cheio para o tema da redao, no acha?

Petrleo

Brasileiro S.A. ou simplesmente Petrobras uma empresa de capital aberto (sociedade annima), cujo acionista majoritrio o Governo do Brasil (Unio). , portanto, uma empresa estatal de economia mista. Instituda em 3 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 pases, no segmento de energia, prioritariamente nas reas de explorao, produo, refino, comercializao e transporte de petrleo e seus derivados.

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, promulgada em 5 de outubro de 1988, a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parmetro de validade a todas as demais espcies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurdico. Pode ser considerada a stima ou a oitava constituio do Brasil (dependendo de se considerar ou no a Emenda Constitucional n 1 como um texto constitucional) e a sexta ou stima constituio brasileira em um sculo de repblica.

Um dia depois de Dilma Rousseff ter cancelado aquela que seria a primeira visita de Estado aos Estados Unidos por um lder brasileiro em quase 20 anos, a midia anunciou que o Brasil comear pr em prtica um plano para "cortar" a internet com aquele pas.

Entre as medidas contam-se a inteno de obrigar gigantes cibernticos como a Google e o Facebook a instalaram servidores dentro das fronteiras brasileiras para que sejam sujeitos s leis de proteco da privacidade da nao sul-americana; lanar um servio de email patrocinado pelo Estado atravs dos servios postais que sirva de alternativa ao Gmail, Yahoo Mail, Hotmail e outros; criar mais pontos de acesso internet para que o trfego ciberntico brasileiro contorne potencial software de espionagem.

Estes slidies tem o objetivo de chamar-lhes ateno sobre os temas de atualidades que so recorrentes nas provas do ENEM. No pretendemos de maneira alguma suprimir a importncia do professor de redao como agente principal e responsvel pela sua criao de texto.

AGORA,

V SE ESTUDA CABEO!

S-ar putea să vă placă și