Sunteți pe pagina 1din 15

NDICE

Os riscos mais comuns aos membros superiores so: golpes, cortes, abraso, substncias qumicas, calor, frio choque eltrico, radiaes ionizantes. A proteo ao trabalhador contra esses riscos feita com os seguintes equipamentos de proteo individual: luvas, protetores da palma da mo, protetores de punho, mangas e mangotes, para isso necessrio saber usa-los de maneira adequada, e conhecer sobre esses equipamentos que so muito teis para os trabalhadores que atuam com tais materiais. Aqui voc ter a sntese, de quais so alguns dos EPIs abordados na NR6, e que esclarecer, sobre a importncia que eles tm em nosso dia-a-dia.

E - EPI PARA PROTEO DO TRONCO E. 1 Vestimentas

VESTIMENTA PARA APROTEO DO TRONCO DE ORIGEM QUMICA Proteger os trabalhadores, de forma a impedir a exposio da pele s substncias qumicas requer o uso da roupa de proteo mais adequada e efetiva. Atualmente, uma significativa variedade de materiais est disponvel para a fabricao de roupas de proteo qumica. Cada um desses materiais oferece um grau de proteo pele, contra vrias substncias; Entretanto, nenhum material fornece a mxima proteo contra todas as substncias qumicas. A seleo adequada das roupas de proteo qumica pode minimizar o risco de exposio s substncias qumicas; mas, no fornece proteo contra riscos fsicos, tais como objetos contundentes e perfurantes, fogo, radiao e eletricidade. Classificao das roupas de proteo qumica As roupas que oferecem proteo contra a ao de substncias qumicas so classificadas por: modelo, tipo de uso e materiais utilizados na sua confeco. No que se referem a essas trs classificaes, as roupas de proteo contra a ao de substncias qumicas so as seguintes: roupas de encapsulamento completo; roupas contra respingos qumicos; roupas de uso nico, descartveis.

ROPAS DE ENCAPSULAMENTO COMPLETA

Essas roupas, totalmente encapsuladas, so confeccionadas em peas nicas que envolvem, ou seja, encapsulam totalmente o usurio, possuindo botas, luvas e um visor transparente, totalmente integrado e conectado s roupas; entretanto, em alguns dos modelos de roupas existentes no mercado, as luvas de proteo qumica podem ser removidas. Essas roupas de proteo devem, obrigatoriamente, ser submetidas a testes de presso e a testes de vazamentos, para assegurar a sua integridade.

Por se tratarem de roupas totalmente encapsuladas, a proteo respiratria do usurio e o ar respirvel so fornecidos por um conjunto autnomo de respirao com presso positiva, constitudo por uma mscara facial, uma traqueia e um cilindro de ar comprimido que deve ser usado internamente roupa de proteo, ou tambm, por uma linha de ar mandado, que mantm a presso positiva dentro da mesma. As roupas de encapsulamento total so utilizadas, principalmente, para proteger o usurio contra gases, vapores e partculas txicas no ar. Alm disso, protegem contra respingos de lquidos. A proteo que essas roupas fornecem contra uma determinada substncia qumica depende do material utilizado para a sua confeco. Uma vez que no existe ventilao, h sempre o perigo de ocorrer acmulo de calor, podendo resultar numa situao de risco para o usurio. Devido a algumas dificuldades apresentadas pelo equipamento, na maioria das vezes, o usurio precisa ser auxiliado por outra pessoa, tanto para a colocao como para a retirada da roupa.

ROUPAS CONTRA RESPINGOS QUMICOS

Essas roupas de proteo, tambm denominadas roupas no encapsuladas, oferecem tima proteo contra substncias qumicas; contudo, no possui o dispositivo de proteo respiratria facial como parte integrante das mesmas. Desta forma, um conjunto autnomo de respirao com presso positiva ou uma linha de ar mandado, assim como uma mscara com filtro qumico especfico, podem ser utilizados pelo usurio; porm, externamente roupa. As roupas contra respingos qumicos, normalmente, incluem um capuz e outros acessrios e, basicamente, podem ser de dois tipos: pea nica, do tipo macaco; conjunto, formado por cala e jaqueta. As roupas contra respingos qumicos no foram projetadas nem

desenvolvidas para fornecer a mxima proteo contra gases, vapores e partculas, mas, apenas para a proteo contra respingos. Essas roupas de proteo podem ser completamente vedadas, utilizando-se fitas adesivas que permitam a vedao

nas reas dos pulsos, dos tornozelos e do pescoo do usurio, no permitindo a exposio de qualquer parte do corpo. As roupas contra respingos qumicos no so consideradas prova de gases e vapores; contudo, podem ser um bom substituto das roupas de encapsulamento completo, desde que a concentrao do produto envolvido for baixa e a substncia qumica no for extremamente txica, pela via drmica.

ROUPAS DE USO UNICO (DESCARTVEIS)

Essa terceira classificao das roupas de proteo qumica relativa, pois se baseia, praticamente, na facilidade de sua descontaminao, na qualidade dos materiais utilizados na sua confeco e no custo de sua aquisio. Pases e instituies com poucos recursos financeiros, normalmente, consideram as roupas de proteo qumica, cujo custo de aquisio seja inferior a US$ 25,00 (vinte e cinco dlares) por pea, como sendo roupas de uso nico e, portanto, descartveis. Em situaes ou em locais onde a descontaminao das roupas de proteo qumica seja difcil ou, portanto, impossvel de ser realizada e tornando-se um problema, todas as roupas, inclusive as mais caras, acabam sendo consideradas roupas de uso nico e, consequentemente, descartadas.

VESTIMENTA PARA APROTEO DO TRONCO DE ORIGEM TRMICA

No Brasil, a NR-6 - Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego estabelece as exigncias legais para Equipamentos de Proteo Individual (EPI) para proteo dos trabalhadores contra riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. O arco eltrico numa falha um agente trmico igual da solda eltrica a arco. Algodo e mistura algodo-poliester, seda, l e nylon so considerados materiais inflamveis. As caractersticas das roupas de proteo para arcos eltricos devem ser diferentes daquelas normalmente utilizadas para proteo por efeitos trmicos das chamas.

VESTIMENTA PARA APROTEO DO TRONCO DE ORIGEM RADIOATIVOS RADIAES A absoro das radiaes pelo organismo responsvel pelo aparecimento de diversas leses. A reduo de dose no indivduo ocupacionalmente exposto, em virtude da utilizao de VPRs, pode ser notada tambm nos procedimentos intervencionistas. Radiaes no ionizantes: So radiaes no ionizantes a radiao infravermelha, proveniente de operao em fornos, ou de solda oxiacetilnica, radiao ultravioleta como a gerada por operaes em solda eltrica, ou ainda raios laser, micro-ondas, etc. Seus efeitos so perturbaes visuais (conjuntivites, cataratas), queimaduras, leses na pele, etc. Medidas de controle: Medidas de proteo coletiva: isolamento da fonte de radiao (ex: biombo protetor para operao em solda), enclausuramento da fonte de radiao (ex: pisos e paredes revestidas de chumbo em salas de raios-X).

VESTIMENTA PARA APROTEO DO TRONCO CONTRA RISCOS DE ORIGEM METEREOLGICA CALOR Altas temperaturas podem provocar: desidratao; erupo da pele; cimbras; fadiga fsica; distrbios psiconeurticos; problemas cardio circulatrios; insolao. FRIO Baixas temperaturas podem provocar: feridas; rachaduras e necrose na pele; enregelamento: ficar congelado; agravamento de doenas reumticas;

predisposio para acidentes; predisposio para doenas das vias respiratrias. Medidas de controle: Medidas de proteo coletiva: ventilao local exaustora com a funo de retirar o calor e gases dos ambientes, isolamento das fontes de calor/frio. Medidas de proteo individual: fornecimento de EPI (ex: avental, bota, capuz, luvas especiais para trabalhar no frio).

VESTIMENTAS PARA A PROTEO DO TRONCO CONTRA A HUMIDADE PROVENIENTE DE OPERAO COM USO DE GUA UMIDADE As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, so situaes insalubres e devem ter a ateno dos prevencionistas por meio de verificaes realizadas nesses locais para estudar a implantao de medida de controle. Consequncias: doenas do aparelho respiratrio; doenas de pele; doenas circulatrias. Medidas de controle: Medidas de proteo coletiva: estudo de modificaes no processo do trabalho, colocao de estrados de madeira, ralos para escoamento. Medidas de proteo individual: fornecimento do EPI (ex: luvas, de borracha, botas, aventa para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc.).

REQUISITOS DE DESEMPENHO PARA AS ROUPAS DE PROTEO Os principais requisitos de desempenho das roupas de proteo qumica so os seguintes: resistncia qumica e fsica: a capacidade de um material em resistir s trocas

qumicas e fsicas. A resistncia qumica de um material o requisito de desempenho mais importante, uma vez que o material deve manter sua integridade estrutural e qualidade de proteo, quando em contato com substncias qumicas; durabilidade: a capacidade de um material em resistir sua utilizao, ou seja, a capacidade de resistir s perfuraes, aos rasgos e abraso. Essa resistncia inerente a cada material; flexibilidade: a capacidade do material em curvar ou dobrar. um requisito extremamente importante, inclusive no que se refere s luvas acopladas roupa, pois influencia, diretamente, na mobilidade, na agilidade e na restrio de movimentos do usurio; resistncia trmica: a capacidade de um material em manter sua resistncia qumica, durante todo o perodo em que ocorrer sua exposio a temperaturas extremas, principalmente as altas, e manter-se flexvel em baixas temperaturas. Uma tendncia geral, apresentada pelos materiais, a de que altas temperaturas reduzem a sua resistncia qumica enquanto que as baixas reduzem a sua flexibilidade; vida-til: a capacidade de um material em resistir ao envelhecimento e deteriorao. Fatores, tais como tipo de produto, temperaturas extremas, umidade, luz ultravioleta, agentes oxidantes, entretanto outros causam a reduo da vida-til do material. A estocagem e os cuidados adequados, contra tais fatores, podem ajudar na preveno do seu envelhecimento. Os fabricantes dessas roupas devem ser consultados com relao s recomendaes sobre o armazenamento das mesmas; facilidade de limpeza: a possibilidade apresentada por um material em poder ser efetivamente desconta minado e, consequentemente, de se remover totalmente as substncias impregnadas no mesmo. Alguns materiais so praticamente impossveis de serem descontaminados. Dessa forma, muito importante que, durante a sua utilizao, os mesmos sejam cobertos com outras roupas descartveis, para prevenir ou minimizar, ao mximo, a sua contaminao; projeto de confeco: a forma como uma roupa confeccionada e, tambm, inclui o seu tipo e outras caractersticas. Atualmente, uma variedade de modelos de roupas, com caractersticas diversas, fabricada, tais como: roupas de encapsulamento completo;

roupas contra respingos qumicos; roupas com uma, duas ou trs peas; roupas com capuz, protetor facial, luvas e botas, soldadas ou no; roupas com localizao adequada do fecho, dos botes e das costuras; roupas com colarinho, bolsos e alas com velcro ou outro material; roupas com ventilao e vlvulas de exalao de ar para a atmosfera; roupas compatveis com o equipamento de proteo respiratria utilizado.

VESTIMENTA DE SEGURANA TIPO AVENTAL DE PVC OBJETIVO Proteo frontal do usurio contra produtos qumicos, biolgicos e respingos lquidos.

VESTIMENTA DE SEGURANA TIPO AVENTAL DE RASPA OBJETIVO Proteo frontal do usurio contra agentes mecnicos e qumicos.

VESTIMENTA DE SEGURANA TIPO CAPA DE CHUVA OBJETIVO Proteo da cabea, membros superiores e do corpo contra chuva. Fechamento frontal atravs de 4 botes de presso, no mnimo. MEDIDAS DE COMPRIMENTO +ou- 5% (cm) M G 110 120

VESTIMENTA DE SEGURANA TIPO CONJUNTO PARA MOTOSSERRISTA OBJETIVO Proteo do corpo inteiro contra agentes mecnicos na operao de motosserra. DESCRIO TCNICA MATERIAL Cala de proteo: confeccionada com tecido externo em 100%, polister. Proteo interna em polister de alta tenacidade, com 8 camadas. Cordo na barra da cala para ajuste. Ajuste de velcro no punho.

VESTIMENTA DE SEGURANA TIPO CONJUNTO IMPERMEVEL OBJETIVO Proteo do usurio contra respingos de gua, lcalis e detergentes.

VESTIMENTA DE SEGURANA TIPO JAPONA PARA BAIXAS TEMPERATURAS OBJETIVO Proteo do tronco do usurio contra agentes trmicos (cmaras frias de at -35C).

E. 2 Colete prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteo do tronco contra riscos de origem mecnica. Colete a prova de balas para os vigilantes, tornou-se uma realidade desde o ltimo dia 04/12/2006, atravs da portaria n 191, e um direito deles, desde que trabalhem portando arma de fogo, a qual por sua vez veio alterar a Norma Regulamentadora n 06, do Ministrio do Trabalho e Emprego, incluindo o subitem E 2. Do anexo 1 desta norma. Mas foi determinado que tal procedimento fosse gradual, ou seja, na proporo de 10% por semestre, totalizando 05 anos a contar da publicao da referida portaria, prazo este que expirou em dezembro de 2011, e a partir desta todos deveriam estar de posse de coleto desde que trabalhem armados. Na atualidade a maioria dos novos vigilantes so pessoas novas, mesmo porque o mercado de segurana particular oferece um grande numero de vagas, porm referido mercado de trabalho surgiu nos anos 60, logo aps a revoluo de 1964, com ataques a bancos. At o ano de 1983, no tinha sido regulamento a profisso de vigilante, qualquer pessoa poderia ser contratada para ser um vigilante, porm a partir da publicao da Lei 7.102/83, passou a ser exigido cursos de formao e reciclagem aptido fsica e mental, no ter antecedentes criminais e estar em dia com as obrigaes eleitorais e militares. A NR. 6 E.2, diz colete a prova de balas de uso permitido para vigilantes que

trabalham portando arma de fogo , para proteo do tronco contra riscos de origem mecnica. Portanto em algumas hipteses o vigilante s poder estar armado, com o fornecimento de coletes a prova de balas, como consta no Artigo 171, inciso X, da Portaria n 3233/2012 DG-DPF, a qual estabelece punio de multa a empresa de vigilncia que utilizar vigilante desarmado ou sem coletes de proteo balstica em estabelecimentos financeiros que realizam guarda de valores ou movimentao de numerrio, ou em servio de transporte de valores. Diante do acima exposto os vigilantes s podero trabalhar desarmados e sem colete quando o empregador explorar outro tipo de atividade. No artigo 193, inciso II, da CLT, esta no faz distino entre as atividades exercidas pelos profissionais, seja pessoal ou patrimonial, que podem ser armados ou no, porm o adicional de periculosidade ser devido em ambos os casos. QUANTO AO EPI CABE AO EMPREGADOR: Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Exigir o seu uso; Fornecer ao empregado somente EPIs aprovados pelo rgo nacional Competente em matria de segurana e sade no trabalho; Orientar e capacitar o empregado quanto ao uso adequado acondicionamento e conservao; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; Comunicar ao MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada. QUANTO AO EPI CABE AO EMPREGADO Utilizar apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pelo acondicionamento e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

F - EPI PARA PROTEO DOS MEMBROS SUPERIORES F.1 Luvas MATERIAIS DE FABRICAO DAS LUVAS Na confeco das luvas so utilizados, entre outros, os seguintes materiais: couro, borracha, (vegetal, bulila ou nitrila), neoprene, cloreto de polivinila (PVC), tecidos, malha de ao. a) luva de segurana para proteo das mos contra agentes abrasivos e escoriantes; LUVA DE RASPA Luva de segurana de cinco dedos, confeccionada em raspa de couro bovino, com reforo interno na palma e nos dedos indicador, mdio, anelar e mnimo e reforo externo entre os dedos polegar e indicador. Possui Punhos: 7 15, 20 e 30 cm. LUVA VAQUETA Utilizados principalmente nas reas qumica e petroqumica, soldas finas e montagem. Luva de segurana de cinco dedos, confeccionada em couro vacum, tipo vaqueta, com reforo externo entre o polegar e o indicador, com elstico no dorso e debrum em tecido. Tamanhos: P, M, G. Punhos: 7,0 / 15,0 / 20,0 e 30 cm LUVA MISTA Luva de segurana de cinco dedos, com dorso confeccionado em couro vacum, tipo raspa. Palma confeccionada couro vacum, tipo vaqueta. Com reforo externo entre o polegar e o indicador e com elstico no dorso e debrum em tecido. Tamanho: P, M, G Punhos: 7,0 / 15,0 / 20,0 e 30 cm. b) luva de segurana para proteo das mos contra agentes cortantes e

perfurantes; Luva em PVC. Luva em PVC na Cor Verde nos Tamanhos 26, 36, 46, 56 e 70 cm de Punho. APLICAES: usada em Diversos tipos de atividades que exijam boa resistncia perfurao, cortes e abraso. TAMANHOS: 7,5, 8,5, 9,5 e 10,5. c) luva de segurana para proteo das mos contra choques eltricos; Luva de Segurana Isolante de Borracha Norma Tcnica Aplicvel: NBR 10622/1989, ou alterao posterior. Luva de cobertura Luva de cobertura confeccionada em couro de vaqueta,serve para Proteo das luvas de borracha isolantes de alta tenso usadas em trabalhos com eletricidade. d) luva de segurana para proteo das mos contra agentes trmicos; e) luva de segurana para proteo das mos contra agentes biolgicos; Proteo em reas mdico hospitalares, odontolgicas, laboratoriais e ambulatoriais - contra agentes biolgicos. Norma Tcnica Aplicvel: NBR 13392/1995, ou alterao posterior. f) luva de segurana para proteo das mos contra agentes qumicos; Luvas Nitrilicas e Neoprene, Interior em algodo flocado, Palma antiderrapante, Para proteo das mos em trabalhos com agentes qumicos como particularmente na montagem de veculos automotores, fabricao, usinagem e corte de metais, manuseio de leos, graxas, detergentes, cidos, lcalis, amonaco e seus afins, butilas, ciclohexanos, etilas, metanol, nafta, pentano, solventes orgnicos, terepentina (gua-rs), thinners, xilol e muitos outros. Luva Nitrilon, palma emborrachada, antiderrapante, banhadas com Ltex nitrlico, assim podendo trabalhar com produtos qumicos, indica para manuseio de peas envolvidas com leo e graxa, em oficinas de manuteno em geral, manuseio de ferramentas e outros. Tamanho 7,5, 8,5, 9,5, 10,5. g) luva de segurana para proteo das mos contra vibraes;

h) luva de segurana para proteo das mos contra radiaes ionizantes. F.2 Creme protetor a) creme protetor de segurana para proteo dos membros superiores contra agentes qumicos, de acordo com a Portaria SSST n 26, de 29/12/1994. Definio: Um creme de proteo ou barreira uma substncia que se aplica sobre a pele antes do trabalho para reforar as suas funes protetoras no devendo ser confundidos com os cremes comuns destinados a dar pele sua funo fisiolgica. Os cremes barreira formam uma pelcula que tem por finalidade colocar-se entre a pele e as substncias nocivas, deixando as mos com sua flexibilidade e seu sentido ttil. QUANDO UTILIZAR CREMES DE PROTEO Os cremes de proteo devem ser utilizados em situaes em que o trabalhador necessita de toda sua habilidade e destreza manuais e quando as luvas de qualquer material prejudicam a manipulao podendo causar acidentes e no oferece a proteo adequada, ficando desta maneira o trabalhador exposto a agentes qumicos que podem ocasionar Dermatoses irritativas e ou alrgicas. ATUAO DOS CREMES DE PROTEO A ao de um creme barreira ocorre basicamente por dois mecanismos diferentes, isto , pela neutralizao da ao agressiva de determinadas substncias com a manuteno do pH da pele dentro de nveis normais, ou pelo estabelecimento de uma barreira que visa deter ou dificultar a penetrao de agentes agressivos pele do trabalhador. Atualmente todos os cremes protetores existentes no Brasil atuam conforme o segundo mecanismo, ou seja, pelo estabelecimento de uma barreira. PROPRIEDADES DE UM CREME PROTETOR ADEQUADO

Entre as principais caractersticas que devem estar presentes em um creme protetor encontram-se: a) No ser irritante nem sensibilizante . b) Dar real e adequada proteo. c) Facilidade de aplicao e afinidade com a pele.

d) Persistncia sobre a pele. e) f) Facilidade de remoo. Aceitabilidade cosmtica. TIPOS DE CREMES DE PROTEO a) Grupo 1 - gua-resistentes b) Grupo 2 - leos-resistentes c) Grupo 3 - Cremes Especiais - so aqueles com indicaes e usos definidos e bem especificados pelo fabricante. FORMA DE APLICAO Para que sejam eficientes os cremes de proteo devem ser

convenientemente utilizados e sua forma de aplicao bem determinada. Devem ser aplicados sobre a pele s, limpa e seca. Fenis, Cresis, Naftis - nitroderivados amino derivados, derivados alogenados. Solventes - orgnicos e inorgnicos. Tintas e vernizes - Hidrocarbonetos aromticos, DDT - dicloro difenil tricloretano, DDD - dicloro, difenil, dicloretano, BHC, Hexacloreto de Benzeno, etc. DERMATOSES OCUPACIONAIS Dermatose termo amplo. Envolve tudo o que acontece na pele do ser humano. Na construo civil, por exemplo, a maioria so dermatites de contato irritativas. Na indstria metalrgica predominam os problemas irritativos causados pelos leos de cortes. A PROTEO NA INDSTRIA

O princpio bsico do creme de proteo desenvolver a hidratao natural da pele, ou seja, manter a camada de gordura que sua proteo natural. CREME REGENERADOR um creme regenerador para as mos indicado para hidratar, suavizar e regenerar a pele maltratada pela ao dos detergentes, graxa, leos, produtos de limpeza, variaes de temperatura, etc.

F.3 Manga

a) manga para proteo do brao e do antebrao contra choques eltricos; b) manga para proteo do brao e do antebrao contra agentes abrasivos e escoriantes; c) manga para proteo do brao e do antebrao contra agentes cortantes e perfurantes; d) manga para proteo do brao e do antebrao contra umidade proveniente de operaes com uso de gua; e) manga para proteo do brao e do antebrao contra agentes trmicos.

S-ar putea să vă placă și