Sunteți pe pagina 1din 4

Laborat orio de Fen omenos T ermicos Ondulat orios e Fluidos Experimento 2 P endulo Simples e Amortecido

Introdu c ao
P endulo Simples
O p endulo simples consiste de um pequeno corpo de massa m suspenso em um ponto xo por um o inextens vel e de peso desprez vel. Quando afastado de sua posi ca o de equil brio e abandonado, o corpo oscila em torno desta posi ca o . Na gura abaixo, desprezando-se a resist encia do ar, est ao representadas as for cas que atuam sobre a massa: a tra ca o T do o e peso P.

Na gura temos os seguintes elementos: l e o comprimento do o. 1

x e a proje ca o do movimento da massa sobre o eixo horizontal. eoa ngulo formado entre a posi ca o de equil brio e o ponto de m axima extens ao, medido em radianos. T e a for ca tra ca o na corda. P e a for ca peso. Pt e a for ca restauradora. m e a massa pendular. A componente tangencial do peso, Pt , e a for ca restauradora do movimento oscilat orio do p endulo e sua intensidade e dada por: Pt = P sen = mgsen
x l

(1)
Px . l

Para pequenas amplitudes de oscila ca o ( 10 ) , o valor de sen e portanto Pt = Aplicando a segunda lei de Newton e fazendo uma analogia com o MHS do sistema massa mola, temos as seguintes equa co es que descrevem o movimento da massa:
,K= md dt2
2

mg , l

(t) = 0 cos(wt + ), (equa ca o do movimento)


g , l l , g

w= T =
2 w

k , m

k=

(frequ encia angular).

= 2

(per odo de oscila ca o ).

P endulo Amortecido
Um movimento em que a amplitude decai gradualmente um movimento harm onico amortecido. Para velocidades n ao muito grandes admite-se que a for ca de amortecimento seja do tipo -bv, linearmente proporcional a ` velocidade. A constante b chamada de constante de amortecimento e depende basicamente da forma do corpo. Se somarmos esta for ca a ` for ca restauradora do tipo -kx, resulta para o oscilador harm onico amortecido, a seguinte equa c ao de movimento:
2 x + 2x + w0 x=0

(2)

k 2 e w0 = m ( e a frequ encia angular natural do sistema, ou seja, a frequ encia deste onde = 2b m oscilador sem a presena do amortecimento). Essa equa ca o diferencial de segunda ordem tem solu ca o da forma x(t) = A0 et cos(wt + ), onde 2 2 2 w = w0 . As constantes A0 e dependem das condi co es iniciais. A solu ca o te orica dada pela equa ca o (2) prev e para o oscilador harm onico amortecido um movimento peri odico com frequ encia angular w menor do que w0 e com uma amplitude que decresce ao longo do tempo dado pela equa ca o x(t) = A0 et .

Nesta experi encia ser a estudo o movimento pendular de uma bolinha de ping-pong suspensa em uma haste. Quest ao 1) Comparando as solu c oes descritas acima para o p endulo simples e o p endulo amortecido o que podemos armar sobre estas solu c oes ? Fa ca um gr aco esquem atica representado cada uma das solu c oes e comente as diferen cas entre as solu c oes 2

Parte Experimental
Objetivos
Vericar o movimento peri odico do p endulo simples e um M.H.S para pequenas oscila c oes . Determinar o per odo de oscila ca o de um p endulo simples e vericar sua depend encia com o comprimento do o, com a massa e com a amplitude de oscila ca o . Estimar o valor de g ( acelera ca o da gravidade ). Vericar o comportamento do p endulo amortecido e determinar a constante de amortecimento.

Equipamento
Esferas de chumbo e de ping-pong; Computador; R egua; PARTE 1 Software de interface; Sensor de posi ca o; Cord ao

Procedimento
1. Monte o p endulo usando a esfera de chumbo. 2. Fa ca a medida da posi ca o em fun ca o do tempo usando o foto-sensor. 3. Ajuste os dados obtidos no item 2 a solu ca o da equa ca o do movimento para o p endulo simples para obter a frequ encia e o per odo. 4. Varie o comprimento do p endulo (cinco diferentes comprimentos).

Analise
1. Fa ca o gr aco do per odo em fun ca o do comprimento. 2. Examine com mais detalhe como o per odo depende do comprimento, fazendo o seguinte gr aco: 2 T versus l. 3. A partir dos dados acima determine o valor de g e a incerteza. PARTE 2

Procedimento
1. Monte o p endulo amortecido usando a bolinha de ping-pong. 2. Fa ca a medida da posi ca o em fun ca o do tempo para o p endulo (Obs.: tempo de coleta de 40s ou mais). 3. Ajuste os dados obtidos no item (1) a solu ca o da equa ca o do movimento para o p endulo amortecido.

Analise
1. Fa ca o gr aco da posi ca o em fun ca o do tempo. 2. Fa ca o ajuste gr aco e obtenha o valor da constante de amortecimento e incerteza. 3. Use o valor obtido para b para obter o tempo que transcorre at e a amplitude atingir a metade do valor inicial (meia-vida). Compare o valor com o respectivo valor experimental no gr aco do item 1.

Refer encias
(1)Sears e Zemansky , F sica II , edi ca o 12, (2)Tipler, F sica vol. 1, edi ca o 5.

S-ar putea să vă placă și