Sunteți pe pagina 1din 13

[Oracula, So Bernardo do Campo, 4.

7, 2008] ISSN 1807-8222

O PROBLEMA DA IDENTIDADE NO CRISTIANISMO PRIMITIVO


INTERAO, CONFLITOS E DESAFIOS

Jos Luiz Izidoro

Resumo

A construo das identidades dos povos oriundos de diversas naes e geografias apresentar uma constituio flexvel e de tenso no seu processo de interao com outros povos e culturas. Procedente do judasmo, o cristianismo surgiu e se desenvolveu em ambientes grecoromanos, assimilando, integrando e reinterpretando muitos elementos socioculturais e categorias de pensamentos ali encontrados, interagindo com os mesmos e, assim, abrindo-se s diversidades e s mltiplas experincias na construo de sua identidade, no obstante os conflitos e tenses inerentes ao processo.
Palavras-chave: Cristianismo; identidade; grupos tnicos; fronteiras tnicas; interao;

gentios; judeus; cristos.


Abstract

The construction of the identities of the people originating from of several nations and geographies will present a flexible constitution and of tension in its interaction process with other people and cultures. Coming from Judaism, the Christianity appeared and grew in

Doutorando em Cincias da religio pela Universidade Metodista de So Paulo (UMESP). Integrante do Grupo Oracula de Pesquisa. Endereo eletrnico: jeso_nuap@hotmail.com.

Oracula 4.7, 2008.

Greco-Roman atmospheres assimilating, integrating and reinterpreting many socio-cultural elements and categories of thoughts there found, interacting with the same ones and then opening up to the diversities and the multiple experiences in the construction of its identity, in spite of the conflicts and inherent tensions to the process.
Keywords: Christianity; identity; ethnic group; ethnic boundary; interaction; Gentiles; Jews;

Christians.

Introduo

A expanso do cristianismo nascente se insere no contexto sociocultural greco-romano, interagindo com todas as expresses e formas de pensamento e linguagem das sociedades. No mbito da construo da identidade do cristianismo primitivo, torna-se necessrio e pertinente apresentar ou salientar algumas categorias que consideramos de suma importncia para a sua compreenso. Tratam-se das categorias judasmo, helenismo e cristianismo. Em primeiro lugar, segundo Andr Chevitarese e Gabriele Cornelli, deveremos considerar as categorias cristianismo, judasmo e helenismo no como blocos monolticos e absolutamente imutveis, uma vez que o seu desenvolvimento e dinmica situam-se no dinamismo e na dialtica da histria. Considerando que o judasmo, o cristianismo e o politesmo grego nunca existiram enquanto formas culturais autnomas e independentes, fora das simplificaes manualsticas ou das identificaes ideolgicas posteriores.1 Para Chevitarese e Cornelli, ao nos referirmos s culturas judaicas, crists e politestas, estamos admitindo o uso de um conceito que estabelece a todo o momento, em termos individuais ou coletivos, um dilogo constante entre o presente e o passado...2 As mltiplas obras literrias presentes no contexto do cristianismo primitivo evocam, de certo modo, uma realidade consideravelmente plural e diversificada no que se refere s culturas e suas fronteiras geogrfico-tnicas. Sendo assim, torna-se pertinente considerar todos os matizes presentes no processo relacional dos povos, naes e territrios.
1

CHEVITARESE, Andr Leonardo; CORNELLI, Gabriele. Judasmo, cristianismo, helenismo. Itu: Ottoni Editora, 2003, p. 16. 2 CHEVITARESE & CORNELLI, p. 14.
54

Oracula 4.7, 2008.

Judasmo Tentaremos compreender o conceito judasmo a partir da prpria construo histrica do termo e o que subjaz ao seu substrato. Conforme Shaye J. D. Cohen, citando Fredrik Barth (Ethnic Groups and Boundaries, 1969), um grupo tnico existe por suas fronteiras o caminho em que ele se demarca e se distingue (ns) dos outros (eles).3 Para Cohen, a fronteira marca o grupo. Porm a fronteira social no pode existir sem a substncia que leva consigo. Assim, um estudo de identidade precisa focar no apenas as fronteiras, mas tambm o territrio de seu entorno.4 Na mesma perspectiva tnica, Cohen se aproxima de Anthony D. Smith (The Ethinic Revival, 1981) para apontar os fatores que podero determinar, teoricamente, a construo histrica do judasmo. Um grupo tnico se distingue por quatro fatores: o senso de nico grupo de origem; o conhecimento de um nico grupo histrico e crer ser distinto; uma ou muitas dimenses de coletividade cultural; e, finalmente, um senso de nica solidariedade cultural. Ns definimos o tnico ou comunidade tnica como um grupo social cujos membros partilham um senso de origem comum, reclamam uma comum e distintiva histria e destino, possuem uma ou mais caractersticas distintas e sentem um senso de solidariedade nico e coletivo.5 Assim, continua Cohen, os judeus (Judaeans) da antiguidade constituam um ethnos, um grupo tnico. Eles eram um grupo nomeado, juntado em um territrio especfico, cujos membros partilham de um senso comum de origem, reclamam uma comum e distintiva histria e destino, possuem uma ou mais caractersticas distintas e sentem um senso nico de coletividade e solidariedade. O resumo destas caractersticas distintivas era designado pela palavra grega Ioudaismos6.

BARTH, Fredrik. Apud COHEN, Shaye J. D. The beginnings of the Jewishness: boundaries, varieties, uncertainties . Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1999, p. 5 4 COHEN, p. 6 5 SMITH, Anthony D. Apud COHEN, p. 6. 6 COHEN, p. 7.
55

Oracula 4.7, 2008.

O judasmo monotesta se fundamenta na f em Deus e na obedincia Lei. A relao f-Lei torna-se uma peculiaridade para os judeus, por causa de seu modo de vida. A Tor pode ser identificada com a lei da natureza e da humanidade. Os gentios politestas eram adoradores da criao mais que do Criador. Adoravam as coisas, matrias do universo. Os judeus respondiam s calunias concernentes s suas origens recitando a histria da criao e seu contexto na histria do povo; referindo-se s Leis7. Com base na Bblia, os judeus foram capazes de levar em frente sua cronografia como um contraposto alternativo, que era plausvel para eles mesmos e para os demais. A prova da sua antiguidade (cronografia) pode ser determinada assim: Moiss precede a Orpheos e filosofia grega. Moiss era a figura principal, porm outros sero includos no argumento, como Abrao, que nos textos apologticos veio a ser o inventor. A cronologia judaica se d em trs fases: (a) fora da cronologia bblica; (b) mistura de dados bblicos com mitologia extrabblica; (c) os eventos bblicos como parte da cronologia universal da histria do mundo8. A relao entre religio e nao na constituio do judasmo ps-exlico era muito visvel e seu desenvolvimento muito dependeria das aes profticas, fortalecendo assim uma identidade voltada ao nacionalismo e plena observncia dos preceitos religiosos estabelecidos. Desde sua instalao na Palestina at o cativeiro, e a despeito da presso de vizinho muitssimo mais forte, os israelitas haviam conseguido manter uma relativa independncia nacional nos limites do reino que fundaram, mais tarde cingido em dois pelo cisma. Com base nesse quadro nacional, cujos marcos geogrficos eram formados pelas fronteiras da Palestina, praticavam a religio que desde o incio se caracterizava pelo acentuado cunho tnico. Em virtude do pacto do Sinai, que os unira a Deus, os hebreus consideravam-se o povo eleito. Havia perfeita correspondncia entre nao e religio. O esforo dos profetas visou a preservar o patrimnio religioso de Israel contra quaisquer

CONZELMANN, Hans. Gentiles, Jews, Christians: polemics and apologetics in the Greco-Roman era. Minneapolis: Fortress Press, 1992, pp. 135-139. 8 CONZELMANN, pp. 145-148.
56

Oracula 4.7, 2008.

influncias estrangeiras e defend-lo de toda contaminao oriunda do substrato cananeu.9 Aps o Exlio da Babilnia (587 a.C.), desde as leis e o Templo (centro da vida religiosa judaica), a constituio da identidade judaica foi se consolidando a partir das diversidades tnicas e socioculturais dos povos mobilizados, com forte acento em uma nao judaica restaurada e definida desde o Projeto do Segundo Templo (Ex 25-40), porm enfatizando o carter tnico. Sendo assim, o movimento de migrao das disporas judaicas no contexto da consolidao do judasmo possibilitou um pluralismo de matizes tnicas e culturais no interior da construo do mesmo. Para Marcel Simon e Andr Benoit, no interior ou fora de sua ptria, os judeus experimentaram contatos permanentes e diretos com diferentes civilizaes (egpcia, mesopotmia, persa e, sobretudo, a grega, em seguida a romana). Mesmo com muitas precaues, entretanto, no chegaram a impedir a atuao das influncias externas.10 Em sua mobilizao, o judasmo se situar num campo mais complexo com o incio da helenizao, tanto na Palestina como em outros territrios onde se far presente; contudo, sem que imaginemos que se tratara de um processo homogneo para todo o domnio grego e, posteriormente, romano. Edward Ullendorff diz que Conti Rossini (1895) j havia sugerido que o judasmo professado pela guarnio militar divergia consideravelmente das formas judaicas preservadas na Etipia.11 Entre o perodo de Antoco IV Epifnio (175-164 a.C.) e a ascenso dos asmoneus houve um conglomerado de ocorrncias, como a imposio de valores culturais e religiosos gregos Palestina, bem como a todo o domnio greco-romano. A respeito da comunidade judaica da Palestina e das disporas judaicas, fez-se necessrio o consentimento parcial judaico sobre a recepo da oferta grega, no obstante a resistncia e oposio radical dos macabeus,

SIMON, Marcel; BENOIT, Andr. Judasmo e cristianismo antigo: de Antoco Epifnio a Constantino. So Paulo: EDUSP, 1987, pp. 49-50. 10 SIMON & BENOIT, pp. 50-51. 11 ROSSINI, Conti. Apud ULLENFORFF, Edward. Ethiopia and the Bible. London: Oxford University Press, 1968, p. 16.
57

Oracula 4.7, 2008.

conferindo identidade judaica seu carter de fluidez, de conflitos, de dinamismo entre as fronteiras tnicas e de reconhecimento de sua demarcao. Segundo Helmut Kster, a rebelio macabaica havia comeado devido tentativa de se fazer de Jerusalm uma cidade helnica. O pensamento mesmo de um pluralismo cultural e religioso era necessariamente inadmissvel a respeito de Jerusalm. Desde a perspectiva da f judaica tradicional, a continuidade lgica da rebelio consistia no retorno de todo o pas a f no Deus de Israel. Por isso, quase todas as cidades gregas de territrio (populao) palestino foram conquistadas pelos asmoneus12. Porm, torna-se prematuro afirmar uma supremacia judaica desde Jerusalm pelos asmoneus, com incidncia a todo o judasmo das disporas. Na suposio de que Jerusalm tivesse uma autoridade sobre as comunidades da dispora, esta seria de carter ideal e no institucional13. Nota-se que ao definir o conceito judeu, judasmo nos deparamos com srias dificuldades no que concerne ao prprio substrato dos termos e de seu desenvolvimento histrico, considerando que se trata de categorias dinmicas que esto interagindo com outras geografias, etnias e pensamentos. Desta forma, o que distingue um judeu de um no judeu? Conforme Cohen, de acordo com os elementos tnicos constitutivos que definiro o conceito judasmo, isto , sua histria comum, territrio, senso comum de origem e destino, solidariedade, etc., quem era um judeu na antiguidade? O que era o Jewishness definido? Em seu esprito e aes, os judeus erigiam uma fronteira entre eles mesmos e o resto da humanidade, isto , os no judeus (gentios), mas a fronteira era sempre cruzvel (atravessada) e nem sempre claramente marcada. Um gentio podia ser associado com judeu, observar as prticas judaicas ou podia se converter ao judasmo. Um judeu podia se associar com judeus, ou observar as prticas judaicas, ou negar abertamente o judasmo. Gentios e judeus tinham cruzado a fronteira, ou levantaram srias questes sobre a fronteira e a eficcia no que se refere a ser judeus e gentios.14

KSTER, Helmut. Introduccin al Nuevo Testamento. Salamanca: Ediciones Sgueme, 1988, pp. 277-278. KSTER, p. 285. 14 COHEN, p. 13.
13

58

Oracula 4.7, 2008.

Cohen apresenta trs significados ou sentidos ao conceito judeu (Ioudaios). So significados que seguem a dinmica da histria do judasmo no que se refere ao mbito poltico, genealgico, territorial e tnico-cultural-religioso, considerando o movimento das disporas judaicas e todo o processo que segue ao perodo asmoneu e que se faz presente no contexto do cristianismo primitivo. Para Cohen, o significado original do termo hebraico Yehudi (grego Ioudaios) um membro da tribo de Jud, mas seu significado depois desapareceu pelo uso comum no perodo helenista15. De acordo com ele, a palavra Ioudaios tem trs significados bsicos:16 (a) Um Judaean (funo de nascimento e geografia), isto , um Ioudaios, um membro do povo ou nao judaica (etnos em grego), vivendo na ptria tnica. No plano tnico-geogrfico, Ioudaios paralelo a termos como egpcios, capadcios, etc. todos so referncias tnicogeogrficas. Claro, o significado tnico pode ter primazia sobre o geogrfico, enquanto noutros contextos o significado geogrfico pode ter primazia sobre o tnico, mas ambos esto presentes. (b) Um Jew (uma funo de religio ou cultura), isto , um Ioudaios, algum que cr (supostamente), certamente com distintas opinies, ou segue (supostamente) certas prticas distintivas; em outras palavras, algum que adora o Deus cujo templo est em Jerusalm e que segue o modo de vida dos Jews. Ao falar sobre a converso para o judasmo, o significado tnico-geogrfico de Ioudaios torna-se inteiramente ausente e apenas o significado religioso fica compreendido. Um gentio pode vir a ser um Jew. (c) Um cidado ou aliado do estado judeu (uma funo poltica de cidadania), era ou poderia ser considerado como um Judaean. Etnicamente, claro, os idumeus no eram judeus, mas por juntarem-se aos judeus eles se tornaram conhecidos como Judaeans e vieram a ser Judaeans. Sendo assim, possvel que no conceito judasmo esteja presente uma srie de significaes que obedecem a todo o movimento histrico de assimilao e interao entre fronteiras tnicas e

15 16

COHEN, p. 70. COHEN, pp. 71-82.


59

Oracula 4.7, 2008.

geogrficas, que dar uma configurao fluda e dinmica construo da identidade crist no cristianismo primitivo. Helenismo No que se refere ao helenismo, abre-se um novo perodo na histria do judasmo, isto , a helenizao que antecede a Antioco IV Epifnio (175-164 a.C.). A histria helenista veio a ser uma histria universal. Esse foi um esquema que penetrou no judasmo. O estabelecimento de uma era universalmente vlida. Uma universalidade aceitvel, datando de eventos que transcendero aos sistemas locais.17 Chevitarese e Cornelli18, a partir das concepes de Werner Jeager (1991) e L. I. Levine (1998), apresentam duas definies de helenismo: Werner Jeager demonstra que o termo helenismo sofreu um processo de interpretaes variadas na antiguidade. De imediato, com Teofrasto no quarto sculo a.C., esta palavra adquire o sentido do uso gramaticalmente correto da lngua grega, o grego livre de barbarismos. Posteriormente, porm, o helenismo caracterizar a adoo das maneiras gregas, do modo de vida grego, em especial fora da Hleda, onde a cultura grega tornara-se moda. L. I. Levine define o helenismo como um meio cultural, largamente grego, dos perodos helensticos, romano e uma extenso mais limitada do bizantino, enquanto que, por helenizao, ele define o processo de adoo e adaptao desta cultura em nvel local. Consideramos que nas duas concepes esto presentes elementos como maneiras gregas e sua expresso na linguagem, assim como sua adaptao e assimilao em novos meios locais, onde tambm se situam as comunidades judaicas e outros povos judaizados. o caso do Egito, que desde a Alexandria desenvolveu fortemente uma literatura marcada pela cultura helenstica, com Alexandre Magno (332 a.C).19 O processo de helenizao em vrias naes no foi motivo para a abdicao da lngua nacional e suas representaes simblicas, mesmo que houvesse o consentimento ou aceitao do processo dentro de um consenso coletivo ou parcial, no isentando, porm, as naes onde
CONZELMANN, pp. 144-145. JEAGER, Werner; LEVINE, L. I. Apud CHEVITARSE & CORNELLI, p. 7. 19 BAUR, John. 2000 anos de cristianismo na frica: uma histria da igreja africana. Lisboa: Ed. Paulinas, 2002, p. 16.
18

60

Oracula 4.7, 2008.

tal fenmeno de fato ocorreu. Segundo Helmut Kester, na Babilnia e Palestina, a maioria dos judeus falava o aramaico, enquanto que na dispora do Egito, da sia Menor e do Ocidente se havia imposto a lngua grega20. Essa realidade no nega outras conseqncias menos ou mais drsticas geradas no interior das culturas e dos povos helenizados. Como conseqncia geral da helenizao, considera-se que, como processo histrico-cultural, esta afetava a todos os judeus da Palestina e da dispora.21 No mbito universalista que caracterizava o imprio romano desde Pompeu (65 a.C.) at Constantino (sculo IV d.C.), o processo de romanizao que se segue s categorias de pensamento grego ampliar as j mencionadas categorias do judasmo e helenismo. Para uma melhor compreenso dessa ampliao e, ao mesmo tempo, das influncias greco-romanas na concepo judaica de mundo, recorremos a James M. Scott, que apresenta o quadro das naes do rei Agripa e a discrio da soberania universal do Imprio Romano, enquanto Flvio Josefo o coloca como sendo Agripa II, com o incio da guerra (Bj 2.345-401)... Agripa inclui um impressionante quadro das naes sob o controle romano, isto , gregos, macednios, mirades de outras naes, incluindo as quinhentas cidades da provncia da sia e outras naes da sia Menor, os tracianos, gauleses, ibricos, germanos, bretes, partos, cirenaicos, numerosas naes do continente africano e Egito (Bj 2.358-387).22 J no se trata somente de uma corrente de pensamentos e filosofia ao abordar o conceito helenismo, e sim de povos e culturas que estabelecero relao de intercmbios, interaes, estando em contnuo movimento entre suas fronteiras tnicas, sociais e geogrficas, a partir do desenvolvimento da histria. As fronteiras tnicas entre judeus e no judeus (gentios), que poderiam ser gregos ou de formao grega, eram cruzadas com freqncia, ampliando e dilatando os conceitos de

21

KESTER, p. 280. KESTER, p. 283.

SCOTT, James M. Lukes geographical horizon. In: GILL, David W. J.; GEMPF, Conrad (eds.) The Book of Acts in its first century setting: The Book of Acts in its Graeco-Roman setting. Grand Rapids Carlisle: William B. Eerdmans Publishing Company/The Paternoster Press, 1994, pp. 493-494.
61

Oracula 4.7, 2008.

judasmo e helenismo segundo novas situaes histricas nas quais a identidade vai se construindo, a partir dos elementos tnicos, geogrfico-territoriais, religiosos e poltico-sociais. Conforme Cohen, elementos como a admirao por alguns aspectos do judasmo; o reconhecimento do poder do Deus dos judeus; a aproximao amigvel aos judeus por alguns benefcios; algumas ou muitas prticas dos rituais judaicos; a venerao ao Deus dos judeus e a negao a todos ou demais deuses e a associao comunidade judaica fizeram com que as fronteiras tnicas fossem cruzadas entre judeus e gentios, a fim de que gentios pudessem se tornar judeus23. Para Cohen, a converso social no necessariamente significava uma forte qualidade entre o convertido e o nativo da comunidade. Um gentio convertido ao judasmo no conseguiria a qualidade daquele que era nascido na comunidade, pois careceria da linhagem sangunea, que era parte essencial da definio tnica do judasmo.24 Portanto, nem sempre tal cruzamento entre fronteiras acontecia sem conflitos e tenso. Cohen diz que em cidades como Alexandria, no primeiro sculo da era crist, a relao entre a comunidade judaica e a sociedade em geral no era muito amigvel25.

Cristianismo O cristianismo, procedendo do judasmo, implantou-se e desenvolveu-se em ambientes grecoromanos, assimilando, integrando, interagindo e reinterpretando muitos elementos socioculturais e categorias de pensamentos neles encontrados, especificamente de cunho religioso, culto de mistrios, hermetismos e gnoses pags. Para Martin Hengel, o cristianismo primitivo uma religio sincrtica com vrias razes. O judasmo no foi o nico bero do cristianismo primitivo, mas havia diversas outras correntes como o gnosticismo, religies mistricas gregas e orientais, magias, astrologia, politesmo pago, histrias de homens divinos (theioi andres) e seus milagres, filosofia helenista popular com a influncia do culto pago e no

23 24

COHEN, pp. 140-174. COHEN, p. 169. 25 COHEN, p. 173.


62

Oracula 4.7, 2008.

judeu, e tambm influncia da imaginao e linguagem religiosa helenista na dispora.26 Tal processo de interao tnico-cultural entre os povos e naes na constituio do cristianismo primitivo est inserido no movimento das disporas e das sinagogas como mediaes judaicas, helnicas e de insero crist. Enquanto o acesso ao Templo era rigorosamente vedado aos pagos, o culto sinagogal estava aberto a todos. Por nele se usar normalmente a lngua comum e devido tambm ao lugar capital que nele se reservava instruo, esse culto prestou-se com grande eficcia difuso do judasmo27. De acordo com os decretos conferidos por Csar aos judeus, a sinagoga ocupava um lugar central, ou seja, um espao aglutinador dos costumes e das tradies judaicas. A sinagoga garante aos judeus o espao para as assemblias, para guardar o sbado, a Tor e todas as prescries que norteiam suas vidas individuais e coletivas; religiosas e culturais. De acordo com E. P. Sanders, decretos foram estabelecidos em favor dos judeus na Dispora que consistiam de vrios direitos, como suas assemblias, sbados, tradies e suas contribuies monetrias28. Isso tudo era fundamental para a vida judaica. Porm, no contexto greco-romano essa realidade no era passvel de crticas e oposies, uma vez que os judeus insistiam em reclamar para si um status especial que lhes garantisse a prtica de sua religio e, ao mesmo tempo, depreciavam os deuses dessas cidades.29 notria a presena de antigas sinagogas no contexto das disporas e essa realidade testemunhada por fontes literrias, bem como pela arqueologia. O prefcio da obra editada por Steven Fine apresenta um mapeamento das sinagogas na Palestina e nas disporas. Aponta a localizao das mesmas nas geografias de Egito, frica e Gaza.30
HENGEL, Martin; BARRETT, C. K. Conflicts and challenges in early Christianity. (Ed. Donald A. Hagner). Pennsylvania: Trinity Press International, 1999, p. 1-3. 27 SIMON & BENOIT, p. 77. SANDERS, E. P. Common Judaism and the synagogue in the first century. In: FINE, Steven (ed.). Jews, Christians, and Polytheists in the Ancient Synagogue: cultural interaction during the Greco-Roman period . London/New York: Routledge, 1999, p. 2. 29 KESTER, p. 288. 30 FINE, Steven (ed.). Jews, Christians, and Polytheists in the Ancient Synagogue: cultural interaction during the Greco-Roman period. London/New York: Routledge, 1999, pp. xi-xv.
63

Oracula 4.7, 2008.

Porm, qual seria a concepo de sinagoga a partir da prtica judaica da Palestina e das disporas no contexto do cristianismo do primeiro sculo? Tratar-se-ia de espaos informais e comuns de encontros e assemblias, mas no de estruturas j consolidadas. Paulo, em Antioquia, participa de uma 13,43). Para Pieter W. van der Horst, apenas depois da queda do Templo, para resistir, numa atitude de solidariedade fundamental para a preservao da identidade judaica, que sinagoga veio a ser um termo para a casa da assemblia de adorao. Nas fontes judaicas, porm, at o terceiro sculo d.C., a palavra sinagoga usada apenas como assemblia ou congregao, em concordncia com o significado original da palavra e com o uso grego, e no para um lugar de assemblia ou a construo. Para o lugar da assemblia, as fontes primitivas sempre usam proseuch, literalmente (lugar de) orao. Os lugares de reunies eram meramente partes privadas da casa. Isto se aplica igualmente para Palestina e para a Dispora. Nas passagens do Novo Testamento, nos Evangelhos e no livro de Atos, sinagoga refere-se congregao judaica ou reunio informal de crenas judaicas.31
Breves consideraes

(assemblia, reunio) de judeus e proslitos (At

Ao abordar os conceitos judasmo, helenismo e cristianismo, constatamos a importncia da anlise histrico-social para a compreenso do processo de construo das identidades, pois no contexto de mobilidade e interao dos povos e culturas, no mbito do judasmo e do helenismo, no contexto greco-romano, no horizonte de suas fronteiras tnicas e geogrficas, nos espaos das sinagogas ou sob as influncias das mesmas que o cristianismo se desenvolver e se configurar. Assim, em sua diversidade o cristianismo nascente oferece componentes de ordem socioantropolgica que interagem em suas fronteiras e determinam espaos socioculturais que,

31

HORST, Pieter W. van der. Was the synagogue a place of Sabbath worship before 70 C.E? In: FINE, pp. 1819.
64

Oracula 4.7, 2008.

em sua constituio, possibilitaro uma compreenso mais dinmica e fluida da identidade das comunidades crists do primeiro sculo.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAUR, John. 2000 anos de cristianismo na frica: uma histria da igreja africana. Lisboa: Ed. Paulinas, 2002. CHEVITARESE, Andr Leonardo; CORNELLI, Gabriele. Judasmo, cristianismo, helenismo: ensaios sobre interaes culturais no Mediterrneo antigo. Itu: Ottoni Editora, 2003. CONZELMANN, Hans. Gentiles, Jews, Christians: polemics and apologetics in the Greco-Roman era. Minneapolis: Fortress Press, 1992. COHEN, Shaye J. D. The beginnings of the Jewishness: boundaries, varieties, uncertainties. Berkeley/ Los Angeles/ London: University of California Press, 1999. FERREIRA, Joel Antonio. Glatas: a epstola da abertura de fronteiras. So Paulo: Ed. Loyola, 2005. FINE, Steven (ed.). Jews, Christians and Polytheists in the ancient synagogue: cultural interaction during the Greco-Roman Period. London and New York: Routledge, 1999. HENGEL, Martin; BARRETT, C. K. Conflicts and Challenges in Early Christianity (Ed. Donald A. Hagner). Pennsylvania: Trinity Press International, 1999. HORST, Pieter W. van der. Was the synagogue a place of Sabbath worship before 70 C.E? In: FINE, Steven (ed.). Jews, Christians, and Polytheists in the Ancient Synagogue: cultural interaction during the Greco-Roman period. London/New York: Routledge, 1999. KESTER, Helmut. Introduccin al Nuevo testamento. Salamanca: Ediciones Sgueme, 1988. POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Joselyne. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos tnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. So Paulo: UNESP, 1998. SANDERS, E. P. Common Judaism and the synagogue in the first century. In: FINE, Steven (ed.). Jews, Christians, and Polytheists in the Ancient Synagogue: cultural interaction during the GrecoRoman period. London and New York: Routledge, 1999. SCOTT, James M. Lukes geographical horizon. In: GILL, David W. J.; GEMDF, Conrad (eds.). The Book of Acts in its first century setting: the Book of Acts in its Greco-Roman Setting . Grand Rapids/Carlisle: William B. Eerdmans Publishing Company/The Patemoster Press, 1994. SIMON, Marcel; BENOIT, Andr. Judasmo e cristianismo antigo: de Antoco Epifnio a Constantino. So Paulo: EDUSP, 1987. ULLENFORFF, Edward. Ethiopia and the Bible. London: Oxford University Press, 1968.
65

S-ar putea să vă placă și