Sunteți pe pagina 1din 3

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br
HISTRIA

EXERCCIOS DE HISTRIA

1) (UF-ES) Ao feudalismo europeu, na Idade Mdia, correspondeu uma forma de organizao com a qual identificamos, exceto: a) b) c) d) e) descentralizao do poder. a propriedade da terra como base econmica dos senhores feudais. a condenao do feudalismo pela Igreja. a vida social caracterizada por laos de dependncia. as doaes de terras podendo estabelecer as relaes de vassalagem: o senhor doador era o suserano e o senhor que recebia era o vassalo.

2) (MACK-SP) Na Baixa Idade Mdia, a formao de centros urbanos, o renascimento do comrcio e o aparecimento de feiras e rotas, tiveram sobre a estrutura feudal as seguintes conseqncias: a) desenvolveram a economia agrcola e as relaes servis de produo. b) acentuaram a descentralizao poltica e aprofundaram as desigualdades sociais. c) provocaram o declnio do modo de produo servil e o desenvolvimento do trabalho livre e da economia monetria. d) consolidaram uma cultura teocntrica e monopolizada pela Igreja. e) levaram ao fracasso as tentativas de centralizao do poder, empreendida pela aliana reisburguesia. 3) (FEI-SP) A desintegrao do sistema feudal e a centralizao poltica so, entre outros, fatores decisivos na expanso martima de Portugal. Explique. 4) No processo da Revoluo Francesa, o golpe do 18 Brumrio que levou Napoleo Bonaparte ao poder, implicou: a) b) c) d) e) a consolidao do poder da burguesia. a convocao da Assemblia Nacional Constituinte. a aprovao da Declarao dos Direitos do Homem. a instituio do perodo do Terror. a composio poltica entre girondinos e jacobinos.

5) (PUC-SP) Entre o sculo XVIII e meados do sculo XIX, na Inglaterra, ocorreram profundas mudanas no sistema de produo, que podem ser caracterizadas: a) pela adoo do sistema de fbricas com alta tecnologia, financiado pelo capital monopolista financeiro. b) pela substituio da produo artesanal, domstica e manufatureira, por mquinas e trabalhadores concentrados em fbricas. c) pela abolio total da diviso de trabalho na fbrica, em benefcio da intensificao da jornada de trabalho. d) pela introduo da mquina a vapor e eltrica, no sistema de manufaturas da fiao e tecelagem de algodo. e) pela maior inerferncia do Estado, regulando as questes de jornada e salrios.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


HISTRIA

6) (FCC-BA) O grande idelogo da vida poltica, na poca do Renascimento, foi: a) b) c) d) e) Pico della Mirandola Niccolo Machiavelli Giordano Bruno Galileu Galilei Girlamo Savanarola

7) (FCC-BA) A teoria dos direitos naturais do homem (vida, liberdade, propriedade, direitos que o governo escolhido pelo povo tinha o dever de assegurar-lhe) foi formulada no sculo XVII, por: a) b) c) d) e) Erasmo de Rotterdam Adam Smith Jean-Jacques Rousseau John Locke Nicolau Maquiavel

8) (UFU-MG) Assinale a alternativa que se enquadra na Revoluo Industrial. a) Predominncia da produo rural verificada na propagao da pequena propriedade. b) Concretizao do modo de produo capitalista, gerando relaes conflituosas entre a burguesia como proprietria privada dos meios de produo e o proletariado como dono da fora de trabalho. c) A livre concorrncia serviu de base ao impulso industrial at a crise de 1929, quando tornou-se necessrio o monoplio do capital pelos grandes conglomerados industriais-financeiros. d) A Revoluo Industrial expandiu-se pelo mundo atravs das caractersticas de cada regio do planeta. e) A Revoluo Industrial liquidou imediatamente com o feudalismo atravs do desenvolvimento da pequena propriedade contra as vastas unidades feudais. 9) (UE-CE) A grandeza e a pujana de um Estado se medem pela abundncia das moedas que ele possui. Alm da grande vantagem que produzir uma maior entrada de dinheiro no pas certo que, por meio das manufaturas, um milho de pessoas que padecem no desemprego e na misria ganharo sua subsistncia; que um nmero to considervel quanto esse ganhar a vida na navegao e nos portos; que a multiplicao quase infinita dos bancos multiplicar na mesma intensidade a grandeza e o poder do Estado. O sistema defendido pelo texto : a) o mercantilismo b) o liberalismo c) o feudalismo d) o capitalismo industrial 10) (UF-GO) O mercantilismo, poltica econmica praticada pelos monarcas europeus na poca moderna, teve como caracterstica a(o): a) b) c) d) e) liberdade de comrcio. estmulo s importaes de manufaturados. manuteno da balana comercial favorvel. estmulo agricultura. combate escravido.

11) (UNESP) Foram caractersticas do Renascimento, entre outras: a) a retomada dos valores da cultura greco-romana: o antropocentrismo; a convico de que tudo pode ser explicado pela cincia. b) a reafirmao dos valores da cultura medieval; o desmo; o carter civil da produo. 2

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


HISTRIA

c) o repdio aos valores da cultura greco-romana.; o desmo; o racionalismo. d) o repdio aos valores da cultura medieval; o antropocentrismo; a negao de que tudo pode ser explicado pela razo e pela cincia. e) a valorizao da cultura oriental; o humanismo; o carter eclesistico da produo artstica. 12) (FUVEST-SP) Os conflitos entre os colonos americanos e a Inglaterra, que desencadearam a Guerra da Independncia dos Estados Unidos, originaram-se de divergncias sobre as seguintes questes: a) b) c) d) e) Direito dos colonos de organizarem milcias; a extino das atividades agrcolas no sul; criao de escolas. Liberdade de comrcio; representao colonial no Parlamento; legalidade na cobrana de impostos. Direito do Parlamento de legislar sobre as colnias; importao das manufaturas inglesas; liberdade de culto. Imigrao estrangeira; nomeao de governadores; extino das assemblias coloniais. Desenvolvimento das manufaturas coloniais; sucesso do trono ingls; pagamento da dvida da Guerra dos Sete Anos.

RESPOSTAS:
1.
c; 2. c; 3. O desenvolvimento da burguesia e o crescimento do comrcio aceleram o declnio do feudalismo; a centralizao monrquica, ocorrida aps a Revoluo de Avis, consolida a aliana do rei com a burguesia e estimula a participao do Estado na expanso martima; 4. a; 5. b; 6. b ; 7. d; 8. b; 9. a; 10. c; 11. a; 12. b.

S-ar putea să vă placă și