Sunteți pe pagina 1din 2

Auditorias Internas do programa DOLHO na Qualidade

Para os orientais, o aprendizado consiste primeiramente em estudar, acumular conhecimento, e depois em praticar constantemente. Juntos, estudar e praticar constantemente resultam no auto-aprimoramento. Ocupados, primeiro, em aprender a praticar as etapas bsicas na empresa e na vida pessoal, precisamos examinar, posteriormente, se nossas aes esto modificando produtivamente o nosso modo de pensar e agir. Esse procedimento de verificao e anlise a auditoria interna. Na atividade empresarial, a auditoria j conhecida como exame, constatao e orientao para o futuro. No Programa D-Olho na Qualidade, ressalta-se ainda mais o objetivo de ajudar com uma avaliao independente e construir com sugestes e posturas incentivadoras dos auditores. A adoo e a implementao* da auditoria passam pela habilitao de alguns dos colaboradores (grupo de apoio) da empresa, representantes de diferentes setores, que, aps receber a qualificao, executaro o processo de auditoria dos cinco princpios do D-Olho na Qualidade. No contexto da gesto da qualidade, necessria a elaborao de um programa, roteiro, lista de verificao, a ser executado por pessoal preparado para regulamentar e determinar se as atividades e os resultados programados pelo sistema esto de acordo com o estabelecido e se atingiram os seus objetivos. Tcnicas de Auditoria O instrumento bsico de trabalho dos auditores a lista de verificao. Ela contm uma srie de afirmaes sobre as tarefas de implantao* do Programa D-Olho na Qualidade. Com base na lista de verificao (veja como criar uma Lista de Verificao no arquivo eletrnico para download* existente na Midiateca Guia de Ferramentas da Qualidade.pdf), os auditores entrevistaro os responsveis pelo programa e funcionrios, observaro as atividades, examinaro registros e analisaro documentos, tendo em vista:

quais os requisitos a serem atendidos; onde sero buscadas as evidncias desse atendimento.

Uma auditoria deve ser objetiva. S possvel haver uma avaliao objetiva da eficcia, por meio de indicadores mensurveis. Na falta desses indicadores, as informaes coletadas devem ser confirmadas por mais de uma fonte. Uma auditoria completa em todas as reas da empresa costuma durar de um a trs dias, incluindo preparao, trabalho de campo e apresentao dos resultados em uma reunio de encerramento. Os auditores lanam mo de amostragens planejadas, diante da impossibilidade de verificar tudo. O auditor-lder apresentar ao grupo de apoio todas as observaes e no conformidades reunidas no relatrio, com registros respaldados por

evidncias objetivas, pois o auditor no emite opinies pessoais. Seu relatrio constitui ferramenta para implementao* de aes corretivas, preventivas e de melhorias porventura necessrias. Reunio de auditoria Na data estabelecida para a auditoria, a equipe deve se reunir no incio do expediente e planejar os trabalhos, em um tempo mximo de 30 minutos. Essa atividade deve incluir uma reviso dos contedos das listas de verificao, para nivelar os conceitos e acelerar o processo de avaliao, e as seguintes verificaes: todos os auditores escalados esto presentes ou ser necessrio buscar um suplente? J est disponvel a lista de verificao em nmero correspondente ao de reas a serem avaliadas? Os quadros de pontuao e de acompanhamento e o relatrio de auditoria foram providenciados para todos os setores a serem avaliados? Todos os relatrios esto identificados com o nome do setor e a data da auditoria?

Foram providenciadas cpias do formulrio 4Q1POC para entrega ao responsvel pelo setor em conjunto com o relatrio final da auditoria?

S-ar putea să vă placă și