Sunteți pe pagina 1din 3

Al-Khwarizmi e as equaes do segundo grau.

Histria das equaes do 2 grau - Os rabes. A Frmula resolvente.


A resoluo de problemas com equaes do segundo grau aparece tanto nos babilnicos, como nos egpcios, como nos gregos. No entanto, um nome ficou eternamente ligado resoluo de equaes do segundo grau - Muhammad Ibn Musa Al-Khwarizmi. Matemtico que viveu no sculo IX, a sua importncia impressionante. Tendo trabalhado na biblioteca de Bagdad, denominada de Casa da Cincia ou Casa da Sabedoria, traduziu para o rabe obras matemticas provenientes, sobretudo, da Grcia e da ndia. Um dos mais importantes, se no o mais, feitos de Al-Khwarizmi, foi a criao de uma obra sobre o sistema numrico hindu, conhecido actualmente por sistema de numerao decimal indo-arbico, obra essa imprescindvel para a divulgao e adopo do nosso sistema numrico actual. Por outro lado, o seu nome , provavelmente, a raiz da palavra logaritmo, algoritmo e algarismo. Tambm algumas das expresses por si utilizadas derivaram em palavras como lgebra, ou na utilizao corrente da letra x para representar a incgnita de uma equao. Mas, esquecendo a enorme quantidade de factos pelos quais devemos estar agradecidos a este personagem histrico, vamo-nos concentrar, nica e exclusivamente, no seu papel na histria da resoluo de equaes do 2 grau. Nota: o Coro prescreve uma certa lei para as heranas, em que a sua repartio feita de acordo com o sexo e a idade dos herdeiros. Para tal repartio necessrio saber calcular quantidades e propores que obrigam resoluo de equaes do 2 grau. Este facto ter sido da maior importncia como impulsionador de estudo de tais equaes. Relativamente s equaes do 2 grau, devemos saber que, at Al-Khwarizmi, a resoluo de equaes do 2 grau era, quase exclusivamente, geomtrica. Este matemtico, desenvolveu formas algbricas de procura de solues de equaes, sendo estes procedimentos algbricos articulados com representaes geomtricas que justificavam raciocnios. O que nos proponho realizar, compreender e utilizar os procedimentos de Al-Khwarizmi na resoluo de equaes do segundo grau, para os diferentes tipos destas. Quando referimos diferentes tipos de equao do 2 grau, no estamos a utilizar a tipologia actual. Vamos agora estudar cada tipo de equao do 2 grau estudada por Al-Khwarizmi e os seus procedimentos. Para o fazer torna-se, no entanto, necessrio conhecer trs termos inventados e utilizados
http://www.prof2000.pt/users/andrepache/matetavira/tarefa7/alkhwarizmi.htm (1 of 3)25-11-2009 10:45:48

Al-Khwarizmi e as equaes do segundo grau.

por Al-Khwarizmi: AL-JABR: como para os rabes no existiam grandezas negativas e, portanto, no existiam nmeros negativos, esta regra fazia-os desaparecer, restaurando-os. Assim, a aplicao deste regra consiste em adicionar a grandeza negativa em causa, mas com valor positivo, de forma a anular a grandeza negativa. Por exemplo, na equao: , aplicando a regra, restauramos -3x e -17, obtendo a equao: . AL-MUQABALA: depois de aplicar a regra de al-jabr, aplica-se al-muqabala. O objectivo desta operao obter uma equao com um termo de cada tipo. Para tal, confrontamos, contrapomos os dois termos da igualdade e reduzimos os termos semelhantes. Por exemplo, continuando com a equao anterior: , e aplicando a regra de al-muqabala, obtemos a equao: . AL-RADD: esta a ltima regra a ser aplicada. O objectivo desta regra transformar o coeficiente da incgnita com a mais alta potncia em 1. Para tal, dividimos todos os termos da equao pelo coeficiente da mais alta potncia. Por exemplo, continuando com a equao anterior: , e aplicando a regra de al-radd, obtemos a equao:
http://www.prof2000.pt/users/andrepache/matetavira/tarefa7/alkhwarizmi.htm (2 of 3)25-11-2009 10:45:48

Al-Khwarizmi e as equaes do segundo grau.

Vamos agora resolver equaes do tipo:

Antes de experimentares cada tipo de equao, chamo-te a ateno para dois pormenores: vamos utilizar simbologia actual nestes processos de resoluo. No entanto, lembra-te que Al-Khwarizmi no dispunha da simbologia actual. O problema e a sua resoluo eram apresentados de forma descritiva. Por outro lado, os parmetros de cada tipo de equao, nomeadamente, , e , so sempre valores positivos. Por este , pois tais equaes no tinham facto, Al-Khwarizmi no considerava equaes do tipo "lgica", visto que trs quantidades juntas no podem ser igual a zero.

http://www.prof2000.pt/users/andrepache/matetavira/tarefa7/alkhwarizmi.htm (3 of 3)25-11-2009 10:45:48

S-ar putea să vă placă și