Sunteți pe pagina 1din 3

DEFINIES: Definio de funo: Dados os conjuntos e , uma funo (lse uma funo de em ) uma lei, regra (ou conjunto

to de instrues) que diz como associar a cada elemento um nico elemento . O conjunto chama-se domnio e o contradomnio da funo . Definio de funo linear: Uma funo chama-se linear quando existe uma constante tal que para todo . Definio de funo afim: Uma funo chama-se afim quando existem constantes tais que para todo . Definio de funo quadrtica: Uma funo chama-se quadrtica quando existem nmeros reais com tais que para todo . Definio de funo exponencial: Uma funo dada por , em que uma constante positiva e diferente 1, denominase funo exponencial. Definio de funo logartmica: Considerando-se dois nmeros e reais e positivos, com , existe sempre um nmero tal que: . A esse expoente damos o nome de logaritmo de na base . .

YOUSSEF, A. N.; SOARES, E.; FERNANDEZ, V. P.. MATEMTICA. 1 Edio. Editora Scipione. So Paulo SP. 2009. Definio de funo: Sejam e conjuntos diferentes do vazio. Uma relao de em funo se, e somente se, todo elemento de estiver associado, por meio de , a um nico elemento de . Definio de funo linear: Toda funo afim do tipo (o grfico uma reta que passa pela origem) chamada de funo linear. Em toda funo linear os valores de so proporcionais aos valores correspondentes de . Definio de funo afim: Toda funo do tipo , com e , denominada funo polinomial de 1 grau ou funo afim. Definio de funo quadrtica: Toda funo do tipo , com e , denominada funo polinomial de 2 grau ou funo quadrtica. Definio de funo exponencial: Chama-se de funo exponencial toda funo , tal que , com e . Definio de funo logartmica: Chama-se funo logartmica toda funo tal que , com e .

PAIVA, M.. MATEMTICA. 1 Edio. Editora Moderna. So Paulo SP. 2004.

Definio de funo: Uma funo uma lei que associa elementos de um conjunto , chamado o domnio da funo, a elementos de um outro conjunto , chamado o contradomnio da funo.

VILA, G.. ANLISE MATEMTICA PARA LICENCIATURA. 3 Edio. Editora Edgard Blcher. So Paulo SP. 2006. Definio de funo: Uma funo consiste de dois conjuntos no vazios e e de uma lei que a cada elemento de , associa um nico elemento .

HEFEZ, A.. CURSO DE LGEBRA VOLUME 1. IMPA. Rio de Janeiro RJ. 1993.

Definio de funo: Sejam e conjuntos (no necessariamente distintos). Uma funo de para um conjunto de pares ordenados em x com a propriedade de que, se e so elementos de , ento . O conjunto de todos os elementos de que podem ocorrer como primeiros membros de elementos em chamado domnio de . O conjunto de todos os elementos de que podem ocorrer como segundos membros dos elementos de chamado contradomnio de (ou conjunto de valores de ). Definio de funo linear: Diz-se que uma funo com domnio e contradomnio linear se: ; para todos em e em . Definio de funo afim: Dado que ( ) . Logo, estamos aproximando por uma funo da forma , onde fixo. Tais funes so chamadas aplicaes afins de em .

BARTLE, R. G.. ELEMENTOS DE ANLISE REAL. Editora Campus. Rio de Janeiro RJ. 1983. Definio de funo: Sejam e subconjuntos de . Uma funo uma lei ou regra que a cada elemento de faz corresponder um nico elemento de . O conjunto chamado domnio de e denotado por . chamado contradomnio ou campo de valores de . Definio de funes linear e afim: Funo do 1 grau toda funo que associa a cada numero real , o numero real , . Os nmeros reais e so chamados, respectivamente, de coeficiente angular e linear.

Definio de funo quadrtica: A funo definida por , chamada funo do 2 grau ou funo quadrtica. Seu domnio . Definio de funo exponencial: Chamamos de funo exponencial de base , a funo de em , que associa a cada real o nmero real , sendo um nmero real, . Definio de funo logartmica: Dado um numero real ( ), chamamos funo logartmica de base a funo de em que associa a cada o nmero . FLEMMING, D. M.; GONALVES, M. B.. CLCULO A. Editora Pearson Prentice Hill. So Paulo SP.2007

S-ar putea să vă placă și