Sunteți pe pagina 1din 29

CLAUDINEIA ANSELMO CAMPELO CYNTHIA FERREIRA DE ARAUJO BANZATO IRENE AMARAL DOS ANJOS JENNY ZORRILLA LAYS VICNCIA

DE ANTONIO THAMIRIS SILVA DE ARAUJO

10 PASSOS PARA A SEGURANA DO PACIENTE ORGANIZAO DO PROCESSO DO TRABALHO EM SADE PROF ENF MIRIAM

PRAIA GRANDE 2013

10 PASSOS PARA A SEGURANA DO PACIENTE

PASSO 1 IDENTIFICAO DO PACIENTE


Prtica indispensvel identificao do paciente; para

Todos os profissionais devem participar ativamente do processo de identificao; Por meio de pulseiras de identificao, pronturio, etiquetas, solicitaes de exames, com a participao ativa do paciente e familiares, durante confirmao de sua identidade.

passo 1 identificao do paciente MEDIDAS SUGERIDAS


Enfatizar a responsabilidade dos profissionais de sade na identificao correta dos pacientes antes da realizao de exames, procedimentos cirrgicos, administrao de medicamentos, entre outros cuidados. Incentive o uso de pelo menos dois identificadores. Padronize a identificao do paciente na instituio de sade, como dados a serem preenchidos, etiquetas, posicionamento das etiquetas, placas do leito. Desenvolva protocolos para a identificao de pacientes com identidade desconhecida, camatosos, confusos ou sob efeito de ao medicamentosa.

Desenvolva formas para distinguir pacientes com o mesmo nome.


Encoraje o paciente e a famlia a participar de todos os processos de identificao. Realize a identificao dos frascos de amostras de exames na presena do paciente. Confirme a identificao do paciente na pulseira, na prescrio mdica e no rtulo do medicamento, antes de sua administrao. Verifique rotineiramente a integridade das informaes nos locais e identificao do paciente (ex.: pulseiras, placas do leito). Desenvolva estratgias de capacitao para identificar o paciente e a checagem da identificao, de forma contnua, para todos os profissionais de sade.

passo 1 identificao do paciente PONTOS DE ATENO


Nunca utilize idade, sexo, diagnstico, nmero do leito ou do quarto para identificar o paciente. Verifique continuamente a integridade da pele do membro no qual a pulseira est posicionada.

No caso de no aceitao de qualquer tipo de identificao aparente (ex.: pulseira ou etiqueta), por parte do paciente ou dos familiares, utilize outras formas para confirmar os dados antes da prestao dos cuidados, como uso de etiquetas com a identificao do paciente posicionadas no lado das roupas.

HRSP implanta uso de pulseiras de identificao em pacientes: A pulseira de Cor Azul utilizada para os pacientes que permanecerem em observao no setor da emergncia independente da idade; j a pulseira de Cor Laranja utilizada para todas as crianas menores de 12 anos internadas e a pulseira de Cor Verde usada por todos os pacientes acima de 12 anos que esto internados.

PASSO 2 CUIDADO LIMPO E CUIDADO SEGURO Higienizao das mos


Higienizar as mos remover a sujidade, suor, oleosidade, pelos e clulas descamativas da microbiota da pele, com a finalidade de prevenir e reduzir as infeces relacionadas a assistncia sade.

PASSO 2 CUIDADO LIMPO E CUIDADO SEGURO Higienizao das mos


Quando proceder higienizao das mos;

Higienizao das mos com gua e sabo; Higienizao das mos com frmula base de lcool.

PASSO 3 CATETERES E SONDAS Conexes corretas


A administrao de frmacos e solues por cateteres, sondas e seringas prtica de enfermagem comum que pode ser desenvolvida em ambientes sade. A infuso de solues em vias erradas, como solues que deveriam ser administradas em sondas enterais serem realizadas em cateteres intravenosos, devido a possibilidade de conexo errada, um evento frequente, porm, pouco documentado, que pode causar graves consequncias e at a morte do paciente. A capacitao, a orientao e o acompanhamento contnuo sobre os riscos segurana do paciente frente s conexes erradas devem ser destinados a todos os profissionais de sade.

PASSO 4 CIRURGIA SEGURA


Este passo apresenta medidas para tornar o procedimento cirrgico mais seguro e ajudar a equipe de sade a reduzir a possibilidade de ocorrncia de danos ao paciente, promovendo a realizao do procedimento certo, no local e paciente corretos.
A utilizao de uma ou de vrias listas de verificao (check-list) traz inmeras vantagens. Os servios devem elaborar suas listas especficas, dependendo da complexidade dos procedimentos que so realizados.

PASSO 5 SANGUE E HEMOCOMPONENTES Administrao Segura


A administrao intravenosa de sangue total ou hemocomponentes pode ser definida como a transferncia de sangue e hemocomponentes de um indivduo (doador) para outro (receptor). Est indicada para pacientes que sofreram perda sangunea significante ou alteraes hematolgicas decorrentes de doenas ou procedimentos (ex.: choque, traumatismo, hemorragia, doenas sanguneas, intervenes cirrgicas, entre outros).

PASSO 5 SANGUE E HEMOCOMPONENTES Administrao Segura


A infuso s poder ocorrer aps a confirmao da identidade do paciente e sua compatibilidade com o produto (glbulos vermelhos, plaquetas, fatores da coagulao, plasma fresco congelado, glbulos brancos). A administrao deve limitar-se, sempre que possvel, ao componente sanguneo que o indivduo necessita, pois a administrao do produto especfico mais segura e evita reaes em decorrncia da infuso de componentes desnecessrios. Erros na administrao de sangue total e hemocomponentes comprometem a segurana do paciente.

PASSO 6 PACIENTE ENVOLVIDO COM SUA SEGURANA


O paciente pode e deve contribuir para a qualidade dos cuidados sua sade, fornecendo informaes importantes a respeito de si mesmo e interagindo com os profissionais da sade. Ele deve ser estimulado a participar da assistncia prestada e encorajado a fazer questionamentos, uma vez que ele quem tem o conhecimento de seu histrico de sade, da progresso de sua doena e dos sintomas e experincias com os tratamentos aos quais j foi submetido. Alm disso, desenvolver um ambiente que proporcione cuidados centrados no paciente, tornando-o, bem como seus familiares, agentes ativos na busca de sua segurana, promove interesse, motivao e satisfao com o cuidado prestado, aspectos que possibilitam ter um bom resultado nas condies de sade.

passo 6 paciente envolvido com sua segurana MEDIDAS SUGERIDAS


1. Estimule o paciente ou algum responsvel (famlia, responsvel legal, advogado) a participar das decises do cuidado. 2. Identifique caractersticas especficas quanto maturidade, condies clnicas e legais que possibilitam assumir suas responsabilidades, como pacientes peditricos, psiquitricos, anestesiados, em tratamento intensivo ou emergencial. 3. Analise as fragilidades do paciente e a fase do tratamento ou doena, como a fadiga, estresse, dor e desconforto, associadas ansiedade e ao medo, uma vez que estes aspectos podem influenciar as respostas do paciente.

4. Propicie o fortalecimento do vnculo do paciente e famlia com a equipe, pois estes fornecem informaes sobre os sintomas, a histria e o tratamento.
5. Compartilhe decises sobre o tratamento e procedimento, por meio de informaes referentes aos potenciais benefcios, riscos e prejuzos sobre cada opo que for apresentada.

passo 6 paciente envolvido com sua segurana MEDIDAS SUGERIDAS


6. Avalie as dificuldades de comunicao, barreiras de linguagem, falta de entendimento das orientaes, fatores sociais e de personalidade que prejudicam a tomada de deciso adequada. Deve-se proceder resoluo desses aspectos por meio de processos institucionais e envolvimento da famlia.

7. Utilize meios adequados e linguagem compreensvel para disponibilizar as informaes aos diferentes grupos de pessoas.
8. Utilize recursos que se adaptem aos pacientes que tenham barreiras visuais, auditivas e de fala. 9. Respeite o tempo de cada paciente para compreender as informaes fornecidas. 10. Crie estratgias para verificar se o paciente compreendeu as informaes, repetindo-as, caso os objetivos no tenham sido alcanados.

passo 6 paciente envolvido com sua segurana MEDIDAS SUGERIDAS


11. Permita que o paciente consulte as informaes registradas no pronturio a respeito dos seus cuidados e tratamento, mantendo os documentos devidamente preenchidos, claros e sem rasuras. 12. Entenda que o paciente tem o direito de saber se os profissionais que iro cuidar dele so competentes para prestar uma assistncia segura. 13. Leve em considerao perguntas, queixas e observaes do paciente, pois ele a ltima barreira para impedir que eventos adversos ocorram.

14. Eduque o paciente para a cidadania, estimulando-o a conhecer seus direitos e responsabilidades.
15. Disponibilize tempo para responder aos questionamentos do paciente e famlia, ouvir suas observaes e promover a educao para a sade.

PASSO 7 COMUNICAO EFETIVA


A comunicao um processo recproco, uma fora dinmica capaz de interferir nas relaes, facilitar e promover o desenvolvimento e o amadurecimento das pessoas e influenciar comportamentos. Existem diversas formas de comunicao, como verbal, no verbal, escrita, telefnica, eletrnica, entre outras, sendo fundamental que ocorra de forma adequada permitindo o entendimento entre as pessoas. O paciente recebe cuidados de diversos profissionais e em diferentes locais, o que torna imprescindvel a comunicao eficaz entre os envolvidos no processo.

passo 7 comunicao efetiva MEDIDAS SUGERIDAS


I PASSAGEM DE PLANTO

1. Transmita informaes sobre o paciente em ambiente tranquilo, livre de interrupes e com tempo disponvel para esclarecer as dvidas do outro profissional. 2. Comunique as condies do paciente, os medicamentos que utiliza, os resultados de exames, a previso do tratamento, as recomendaes sobre os cuidados e as alteraes significativas em sua evoluo. 3. Informe sobre os procedimentos realizados e, no caso de crianas, qual familiar acompanhou sua realizao. 4. Registre as informaes em instrumento padronizado na instituio para que a comunicao seja efetiva e segura.

passo 7 comunicao efetiva MEDIDAS SUGERIDAS


II REGISTRO EM PRONTURIO

1. Verifique se os formulrios onde esto sendo realizados os registros so do paciente. 2. Coloque data e horrio antes de iniciar o registro da informao. 3. Registre as informaes em local adequado, com letra legvel e sem rasuras. 4. Faa uso apenas de abreviaturas e siglas padronizadas, observando as que no devem ser utilizadas. 5. Realize o registro de modo completo e objetivo, desprovido de impresses pessoais.

6. Siga o roteiro de registro da informao estabelecido pela instituio.


7. Coloque a identificao do profissional ao final de cada registro realizado.

passo 7 comunicao efetiva PONTOS DE ATENO


1. Recomenda-se a padronizao dos instrumentos para o registro das informaes e dos mtodos de comunicao entre os profissionais.

2. A gravidade do paciente e a complexidade dos cuidados favorecem a ocorrncia de erros de omisso ou de distoro da comunicao entre os profissionais, comprometendo, assim, a segurana do paciente.
3. O paciente tem o direito de conhecer os registros realizados em seu pronturio clnico. 4. As informaes referentes s condies clnicas do paciente so restritas a ele prprio, aos profissionais envolvidos e aos que so autorizados pelo paciente ou legalmente estabelecidos.

5. As instituies definem a forma de identificao dos profissionais, que normalmente incluem o nome completo, assinatura, categoria, registro profissional e carimbo.

PASSO 8 PREVENO DE QUEDA


A queda pode ser definida como a situao na qual o paciente, no intencionalmente, vai ao cho ou a algum plano mais baixo em relao sua posio inicial. A avaliao peridica dos riscos que cada paciente apresenta para ocorrncia de queda orienta os profissionais a desenvolver estratgias para sua preveno.

passo 8 preveno de queda FATORES DE RISCO


FATORES DE RISCO PARA OCORRNCIA DE QUEDA:

1. Idade menor que 5 anos ou maior que 65 anos. 2. Agitao/confuso. 3. Dficit sensitivo. 4. Distrbios neurolgicos. 5. Uso de sedativos. 6. Viso reduzida (glaucoma, catarata). 7. Dificuldades de marcha. 8. Hiperatividade. 9. Mobilirio (bero, cama, escadas, tapetes). 10. Riscos ambientais (iluminao inadequada, pisos escorregadios, superfcies irregulares). 11. Calado e vesturio no apropriado. 12. Bengalas ou andadores no apropriados.

PASSO 9 PREVENO DE LCERA POR PRESSO


lcera por presso uma leso na pele e ou nos tecidos ou estruturas subjacentes, geralmente localizada sobre uma proeminncia ssea, resultante de presso isolada, ou combinada com frico e/ou cisalhamento. A avaliao peridica dos riscos que cada paciente apresenta para a ocorrncia de lceras por presso orienta os profissionais a desenvolver estratgias para sua preveno.

PASSO 9 PREVENO DE LCERA POR PRESSO


Fatores de risco para lcera por presso:

1. Grau de mobilidade alterado. 2. Incontinncia urinria e/ou fecal.

3. Alteraes da sensibilidade cutnea.


4. Alteraes do estado de conscincia. 5. Presena de doena vascular. 6. Estado nutricional alterado.
Locais mais frequentes em que aparecem lceras por presso.

PASSO 10 SEGURANA NA UTILIZAO DA TECNOLOGIA

A segurana na utilizao da tecnologia compreende o benefcio e o impacto no uso de um ou mais recursos, em prol do restabelecimento da sade do paciente. Visa identificar solues que tm como propsito promover melhorias especficas em reas de maior risco na assistncia sade, para que a tecnologia seja utilizada de maneira apropriada. A seguir esto descritas algumas medidas para promoo de segurana na utilizao de alguns equipamentos utilizados na rea da sade.

passo 10 segurana na utilizao da tecnologia MEDIDAS SUGERIDAS


Consultar o manual do fabricante de qualquer equipamento. Simule o funcionamento normal do aparelho. Efetue sua limpeza sempre que necessrio. Verifique as condies do equipamento, se foi realizada sua manuteno. Informe as condies de uso, disparo do alarme, ao paciente e/ou familiar.

Explique ao paciente como acionar o profissional em caso de emergncia.


Posicione o equipamento em local seguro para prevenir quedas e acidentes. Monitore o paciente, faa anotaes na ficha de atendimento, pronturio, descrevendo a orientao fornecida, condies do equipamento e o uso no paciente.

passo 10 segurana na utilizao da tecnologia MEDIDAS SUGERIDAS


Consultar o manual do fabricante de qualquer equipamento. Simule o funcionamento normal do aparelho. Efetue sua limpeza sempre que necessrio. Verifique as condies do equipamento, se foi realizada sua manuteno. Informe as condies de uso, disparo do alarme, ao paciente e/ou familiar.

Explique ao paciente como acionar o profissional em caso de emergncia.


Posicione o equipamento em local seguro para prevenir quedas e acidentes. Monitore o paciente, faa anotaes na ficha de atendimento, pronturio, descrevendo a orientao fornecida, condies do equipamento e o uso no paciente.

passo 10 segurana na utilizao da tecnologia PONTOS DE ATENO


1. Conhea as diferentes alternativas tecnolgicas, auxiliando na escolha do equipamento mais adequado. 2. Verifique e aplique as legislaes pertinentes. 3. Conhea e siga os protocolos especficos no uso e manuseio de cada equipamento. 4. Conhea as condies de substituio, emprstimo, obsolescncia e ou alocao do recurso tecnolgico. 5. Certifique-se de que possui habilidade e conhecimento tcnico para o manuseio do equipamento com segurana. 6. Em caso de falta do recurso tecnolgico necessrio, o enfermeiro deve verificar se h alternativas. 7. Se o paciente referir alergia a algum produto / conexo / tubo do equipamento, registre na ficha de atendimento ou no pronturio e realize a substituio.

8. Na recusa do paciente em utilizar o equipamento, explique os benefcios e indicaes para o tratamento de sade e identifique os motivos para a rejeio. Se necessrio o enfermeiro deve avaliar as condies do paciente, sua opinio e a possibilidade de substituio do equipamento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE SO PAULO COREN-SP. REDE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E SEGURANA DO PACIENTE REBRAENSP POLO SO PAULO: 10 passos para a segurana do paciente. So Paulo, 2010.

10 PASSOS PARA A SEGURANA DO PACIENTE


Obrigadas pela ateno e respeito de todos!

S-ar putea să vă placă și