Sunteți pe pagina 1din 19

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e administrao pblica: conceitos, elementos, poderes, natureza, fins e princpios.
Estado Estado de direito pessoa jurdica territorial soberana. uma nao politicamente organizada, dotada de personalidade jurdica prpria. Possui natureza jurdica de direito pblico e sujeito de direitos e obrigaes. o estado politicamente organizado e que obedece s suas prprias normas. O estado de direito deve ser um ente soberano, ou seja, deve possuir independncia na ordem internacional e supremacia na ordem interna. No mbito interno, o poder supremo consistente na capacidade de autodeterminao e, no mbito externo, a prerrogativa de receber tratamento igualitrio na comunidade internacional. Disso decorre, por exemplo, a imunidade diplomtica. o espao fsico em que o Estado exerce sua soberania. Inclui o solo, o subsolo, as guas interiores, o mar territorial e o espao areo. conjunto de indivduos ligados ao Estado pelo vnculo poltico-jurdico da nacionalidade. elemento condutor do estado, que detm e exerce o poder absoluto, de autodeterminao e auto-organizao. representado pelo conjunto de rgos e as atividades que eles exercem no sentido de conduzir politicamente o Estado, definindo suas diretrizes supremas. No se confunde com a Administrao Pblica em sentido estrito, que tem a funo de realizar concretamente as diretrizes traadas pelo Governo. Portanto, enquanto o Governo age

Conceito

Soberania Estado Territrio Povo Elementos Governo

Governo A palavra "administrar" significa no s prestar servio, execut-lo, mas tambm dirigir, exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado til; e at, traar um programa de ao e execut-lo. designa as pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer a em sentido subjetivo, funo administrativa em qualquer um dos Poderes - Legislativo, Executivo e formal ou orgnico: Judicirio; designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administrao Pblica a prpria funo administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo. Nesse sentido a Administrao Pblica abrange atividade administrativa de incentivo iniciativa privada. So atividades de fomento: auxlios financeiros ou subvenes, fomento financiamentos, favores fiscais e desapropriaes que favoream entidades privadas sem fins lucrativos; em sentido objetivo, atividade de execuo das restries impostas por lei ao exerccio polcia material ou da liberdade e da propriedade em benefcio do interesse coletivo. administrativa: funcional: Ex.: limite de velocidade nas estradas; toda utilidade material que a Administrao Pblica executa, servio pblico direta ou indiretamente, para satisfazer as necessidades coletivas. Ex.: servios de gua, luz e telefone; "compreende a regulamentao e fiscalizao da atividade econmica de natureza privada, bem como a prpria atuao interveno direta do Estado na atividade econmica, nos termos do art. 173 administrativa da Constituio Federal , normalmente por meio de empresas pblicas e sociedades de economia mista"

Administrao Pblica

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

2 Direito administrativo: conceito, fontes e princpios.


Conceito um conjunto harmnico de princpios e regras, chamado hoje de Regime Jurdico Administrativo, que regem os rgos, agentes e a atividade administrativa tendentes a realizar de forma direta, concreta e imediata os fins desejados pelo estado. - Lei - Doutrina - Jurisprudncia - Costumes So regras que surgem como parmetro para a interpretao das demais normas jurdicas. O art. 37 da CF traz os cinco princpios mnimos que a Administrao (direta, indireta) deve obedecer ( LIMPE), mas alm desses existem diversos outros princpios no ordenamento. CONCEITO Celso ntonio Bandeira de Mello entende que a caracterizao do Direito Administrativo e a base de seu regime jurdico se delineiam em funo da consagrao de dois princpios, por ele denominados como pedras de toque: o Princpio da Supremacia do Interesse Pblico e o Princpio da Indisponibilidade do Interesse Publico, dos quais se extraem inmeros princpios. A Administrao ter uma posio privilegiada em face dos administrados. o princpio que determina privilgios jurdicos e um patamar de superioridade do interesse pblico sobre o particular; Limita a supremacia, o interesse pblico no pode ser livremente disposto pelo administrador que, necessariamente, deve atuar nos limites da lei. Assim, esse princpio serve para limitar a atuao do agente pblico.

Fontes

Princpios Direito Administrativo

Supremacia do interesse pblico Indisponibilidade do interesse pblico

Princpios constitucionais do Direito Administrativo


Art 37, caput, CF A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: a base do Estado Democrtico de Direito e garante que todos os conflitos sero resolvidos pela lei (art. 5 II, CF).

Devemos distinguir a legalidade:


Legalidade Neste caso as relaes so travadas por particulares visando seus prprios para o direito privado interesses eles podero fazer tudo aquilo que a lei no proibir, prestigia a autonomia da vontade (relao de no contradio com a lei). Tendo em vista o interesse da coletividade que representa, a Administrao s para o direito pblico pode fazer aquilo que a lei autoriza (relao de subordinao com a lei). O administrador deve agir de forma impessoal, como ausncia de subjetividade, sem buscar interesses prprios. A Administrao Pblica tem que agir objetivamente em prol da coletividade Os atos administrativos so impessoais e no so atribudos ao servidor, mas sim pessoa jurdica a que ele est vinculado. A CF representa aplicaes concretas desse princpio: concurso pblico e licitao. No basta que as atividades da Administrao estejam de acordo com a Lei, elas devem ser conduzidas com Lealdade, tica e Probidade. a transparncia no exerccio da atividade administrativa.A administrao deve informar a todos os administrados os atos por ela praticados, j que representam os nossos interesses. AUSNCIA DE PUBLICIDADE: O ato ter seus efeitos anulados. Publicidade condio de EFICCIA do ato. A CF probe a publicidade que faa propaganda pessoal do administrador. A propaganda das obras necessria, mas sem vnculo nenhum pessoa do administrador (no pode ter smbolos, imagens e expresses que caracterizem propaganda pessoal). Excees: I) art. 5, XXXIII garante o sigilo para segurana da sociedade e do Estado; II) art. 5, X - direito intimidade , vida privada, honra e imagem das pessoas;

Impessoalidade

Moralidade

Publicidade

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.


III) art. 5 LX aes que devem correr em segredo de justia;

(inserido no texto constitucional pela EC 19/98 j existia no ordenamento, mas no com esta roupagem) A atuao da Administrao deve ser: Rpida: Celeridade, descongestionar e desburocratizar. Perfeita: Completa, Satisfatria. Rentvel: tima, mxima com menor custo. Princpio da Eficincia Esse princpio tem como objetivos: I) racionalizar a mquina administrativa; II) aperfeioa a prestao do servio pblico; OBS: atuar com eficincia atuar de modo adequado frente aos meios que possui e aos resultados obtidos (meio e resultados eficientes).

Demais Princpios do Direito Administrativo


(igualdade) tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades. (a dificuldade fixar quais so os parmetros). Para avaliar se h ou no discriminao temos dois elementos: I) fator de discriminao (II) objetivo da norma - quando o fator de discriminao utilizado no caso concreto estiver de acordo com o objetivo da norma no se fere o princpio da igualdade (a discriminao validade) ex. concurso de salva vidas no edital exclui os deficientes fsicos. Neste caso o fator de discriminao est de acordo com o objetivo da norma. A administrao possui a prerrogativa de controlar e rever seus prprios atos, apreciando-os quanto ao mrito (oportunidade e convenincia) e quanto legalidade. O controle interno ser feito da seguinte maneira: REVOGAO Extino do ato administrativo legal em razo de inconvenincia ou inoportunidade. feito apenas pela administrao com efeitos EX NUNC. ANULAO Extino do ato em razo de ilegalidade, podendo ser feita pela administrao ou pelo judicirio, com efeitos EX TUNC. Trata-se de presuno relativa, iuris tantum, isto , admite prova em contrrio, cabendo o nus probatrio a quem alega a ilegitimidade, o que normalmente feito pelos administrados. Conseqncia prtica da presuno: As decises administrativas so de execuo IMEDIATA e tm a possibilidade de criar obrigaes para o particular, independentemente de sua concordncia. Relacionado com a descentralizao administrativa. Determina que pessoas jurdicas da Administrao Indireta, criadas pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, devem agir de acordo com a finalidade que lhes foi definida em lei. Ex: Autarquia criada para fins educacionais no pode atuar na rea da sade. A lei que cria as pessoas da administrao indireta que definir quais so suas finalidades especficas. Essas consequentemente s podem ser alteradas por lei, NUNCA, pelo administrador.

Princpio da isonomia

Princpio da Autotutela

Principio da Presuno de Legitimidade

Princpio da Especialidade

ORGANIZAO DA ADMINISTRAO PBLICA


Direta ou Centralizada quando estiver sendo prestado pela Administrao direta do Estado; Indireta ou Descentralizada ocorre quando no estiver sendo prestada pela Administrao direta do Estado, esta o transferiu, descentralizou a sua prestao para a Administrao indireta ou terceiros fora da Administrao. Modalidades de descentralizao por outorga O Poder Pblico transfere a titularidade mais a execuo do servio. S pode ser feita atravs de lei e para as Pessoas Jurdicas de Direito Pblico da Administrao Indireta. por delegao Transfere somente a execuo do servio, o Poder Pblico mantm a titularidade. Pode ser feita a qualquer um (Administrao Direta, Indireta, particulares). Pode ser feita por Lei (Legal): quando for para Pessoas Jurdicas de Direito Privado da Administrao Indireta(Empresas Pblicas, Sociedade de Economia Mista).

Formas de Prestao da Atividade Administrativa

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

rgos pblicos

Contrato (contratual): quando a delegao for para particulares (concessionrias,permissionrias, organizaes sociais e todos que prestem atividade administrativa). ATENO!!! DESCENTRALIZAR tirar do centro e transferir um servio da Administrao direta para terceiros, podendo estes estar dentro ou fora da Administrao. DESCONCENTRAR transferir a prestao de um servio de um rgo para outro dentro da prpria Administrao. A atividade distribuda dentro do prprio ncleo, da prpria Pessoa Jurdica. H hierarquia e subordinao. So centros de competncias institudos para o desempenho das funes pblicas. No podem celebrar contrato, uma vez que no possuem Personalidade Jurdica, por isso no tm aptido para serem sujeitos de direitos e obrigaes. Mas podem ir a juzo, em busca de suas prerrogativas funcionais, sempre como sujeitos ativos. - Tm CNPJ. - possvel a existncia de rgo pblico na Administrao direta e na indireta (Lei 9784/99). formada por pessoas polticas dotadas de personalidade jurdica prprias de direito pblico e com competncias legislativa, administrativa, financeira, dentre outras. So elas: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Possui Personalidade Jurdica Prpria (tem aptido para ser sujeito de direitos e obrigaes), responsvel pelos prprios atos e os de seus agentes. -No existe relao de hierarquia entre Administrao Direta e Indireta. -Possui patrimnio, recursos prprios, autonomia tcnica, financeira (decide como vai aplicar o dinheiro), e administrativa. S no tem autonomia legislativa. As pessoas da Administrao Indireta so: Pessoa Jurdica de Direito Pblico que como finalidade a prestao de atividades tpicas do Estado, com autonomia administrativa, tcnica e financeira, mas sem capacidade legislativa. So criadas e extintas por lei ordinria especfica. Finalidade: vinculada finalidade para a qual a Lei a criou. No so criadas para visar o Lucro.

Administrao Direta

ESPCIES DE AUTARQUIAS Autarquias de regime especial (conhecidas como agncias reguladoras)


Finalidade Capacidade Legislativa: Regime Especial Nomeao de Dirigentes Mandato com Prazo certo e determinado Vedao (Quarentena) Regular, Fiscalizar, Disciplinar, Normatizar determinadas atividades. No atividade nova, antes era exercida diretamente pelo Estado. No a tem, no podendo, de tal sorte, legislar. Tm o papel de complementar as leis, com normas tcnicas especficas de sua atuao. Tm mais autonomia, liberdade normativa, liberdade econmica e financeira. Presidente nomeia com prvia aprovao do Senado. investidura ou nomeao especial, porque depende de prvia aprovao do Senado. A Lei de criao de cada Autarquia de regime especial ir determinar o prazo do mandato (mximo.de 04 anos). Quando o dirigente sai do cargo, deve ficar 04 meses ou 01 ano (a depender da lei da autarquia especial) sem poder atuar na rea de atuao da Agncia Reguladora.

Administrao Indireta

Autarquias

AGNCIA EXECUTIVA
So Autarquias ou Fundaes Pblicas que precisam se reestruturarem, se modernizarem, e para isso elaboram um plano de reestruturao. Contrato de Gesto: Celebrado entra uma Autarquia ou Fundao Pblica e o Poder Pblico. Serve para dar mais autonomia ou recurso pblico. O ttulo de Agncia Executiva temporrio, findo o contrato de gesto, o ente que se tornou agncia executiva temporariamente voltar a ser autarquia ou fundao pblica. So institudas e constitudas pelo Poder Pblico, fazendo parte da Administrao. Obs.: Quando forem constitudas pela iniciativa privada, no sero Fundao Pblica. FUNDAO PBLICA de DIREITO PBLICO: Natureza Jurdica: Regime de Dir. Pblico. uma espcie de autarquia e faz parte da

Fundao Pblica

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

Fazenda Pblica. Tem todos os privilgios e obrigaes de uma autarquia. FUNDAO PBLICA de DIREITO PRIVADO (fundaes governamentais) Natureza Jurdica: Regime de Direito Privado,derrogado parcialmente por algumas normas de direito pblico. Privilgio Processual:No tem prazo especial de Fazenda Pblica. Tem sua Criao autorizada por Lei Ordinria; Lei Complementar dever determinar a finalidade das fundaes pblicas de direito privado. pessoa Jurdica de Direito Privado; Ir prestar servio pblico ou explorar atividade econmica; A criao ser autorizada por lei; Empresas Tm capital exclusivamente pblico: Pode ser capital de vrios entes da Pblicas federao. Caractersticas Tem livre Constituio: Pode ser constituda por qualquer forma empresarial. Tm Foro Privativo: Justia Federal ou Vara da Fazenda Pblica. Pessoa Jurdica de Direito Privado; Ir prestar servio pblico ou explorar atividade econmica; Sociedade de A criao ser autorizada por lei. Economia Mista Tm Capital Misto: O Capital do Ente Pblico deve ser a maioria do Caractersticas capital votante. Devem ser constitudas, obrigatoriamente, como Sociedades Annimas. No tm foro privativo: Sero julgadas sempre na Justia Estadual.

Empresas Pblicas e Sociedade de Economia Mista

FINALIDADE das Empresas Pblicas e das Sociedades de Economia Mista


Prestar Servio Pblico: Quando forem prestadoras de servio pblico, haver prevalncia do Dir.Pblico sobre o Dir.Privado. Explorar Atividade Econmica: Quando forem exploradoras de atividade econmica,haver prevalncia do regime de Dir.Privado, com alguma influncia do Dir.Pblico. Hipteses em que o Estado poder Explorar Atividade Econmica: (Art.173, CF) Quando for necessrio aos imperativos da Segurana Nacional. Quando houver interesse coletivo, conforme o definido em lei.

Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos, classificao e espcies


Conceito a manifestao UNILATERAL que vai alterar alguma situao. Ato Administrativo: a manifestao UNILATERAL da Administrao que tem o fim, de criar, modificar ou extinguir alguma relao. (ex. ato de nomeao de servidor.) ATO DA ADMINISTRAO: no visa interesse pblico; ATO ADMINISTRATIVO: visa interesse pblico, praticados pela administrao. Atos das Concessionrias, que visam interesse pblico, so atos administrativos. - Sujeito/Competncia: h um administrador competente para a delegao do ato delegao/avocao - Forma: aquela que est prevista na lei, deve ser escrita. (excepcionalmente pode se dar verbalmente) - Motivo: razes que justificou a edio do ato.. - Objeto: o ato em si mesmo considerado, o que o ato decide, opina, certifica - Finalidade: nica, o interesse pblico

Requisitos ou elementos de validade do ato administrativo

OBS: a soma do motivo e do objeto denomina-se mrito do ato administrativo.


Os Atos Administrativos podem ser: Vinculado ou Discricionrio ATO VINCULADO: quando um Administrador vai celebrar um ato, se o ato for VINCULADO, os 5 requisitos tambm sero vinculados, deve respeitar estritamente a lei, todos os requisitos sero respeitados e vinculados. O ADMINISTRADOR NO TEM LIBERDADE PARA ATUAR. ATO DISCRICIONRIO: liberdade do administrador ou mrito do administrador se encontra somente no MOTIVO e OBJETO. A discricionariedade somente permitida ao administrador nos elementos

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.


MOTIVO e OBJETO..

O judicirio tem competncia para interferir e anular o ato com ilegalidade.


So requisitos, as caractersticas necessrios, para que o ato administrativo seja efetivamente aplicado, Presuno de o nus da prova cabe a quem alega a ilegalidade. Os atos administrativos Legitimidade, possuem presuno relativa de veracidade, de legalidade (iuris tantum) e Legalidade ou de por isso possuem aplicao imediata. Veracidade: (exigibilidade + executoriedade). A Administrao tem autoridade para executar seus prprios atos, em caso de urgncia, ou previso em lei, a administrao poder executar os atos administrativos. (NORMALMENTE ESTA EXECUO CABE AO JUDICIRIO) A Auto-executoriedade o atributo que faz com que ALGUNS atos administrativospossam ser executados sem a necessidade de uma ordem judicial prvia, inclusive mediante o uso da fora, se necessria. Essa possibilidade decorre da necessidade que algumas atuaes administrativas tm de ser geis e imediatas visando Atributos: Autoexecutoriedade: preservar a coletividade. esse atributo que permite que o agente, na defesa dos interesses da sociedade, aplique sanes, recolha alimentos imprprios para consumo, providencie a interdio de um estabelecimento comercial que infringiu normas sanitrias, etc observando sempre os princpios da proporcionalidade e da razoabilidade. Atente para o fato de que nem todos os atos administrativos so auto-executrios. Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino afirmam que a auto-executoriedade uma qualidade presente nos atos prprios do exerccio de atividades tpicas da administrao e acrescentam: Imperatividade ou Coercibilidade: Ato coletivo, velocidade proibida para a coletividade 80 Km. so aqueles que se aplicam a toda uma coletividade. Aplica-se a toda a coletividade de forma indistinta. (uma via de trnsito a 80 km/h) O sujeito dos administrados sero conhecidos, tem como identificar os atingidos ou beneficiados. (singular) ou (Plrimo) aquele que estabelece um nico comportamento possvel de ser adotado pela Administrao diante de um caso concreto, no h margem de liberdade do administrador (ex. aposentadoria por tempo de servio) prev mais de um comportamento possvel a ser tomado pelo administrador em um caso concreto, h margem de liberdade para que ele possa atuar com base em um juzo de convenincia e oportunidade, porm sempre dentro dos limites da lei. Ex. permisso de uso para colocao de mesas e cadeiras nas caladas pblicas.

gerais Quanto aos destinatrios individuais

Classificao: Quanto ao grau de liberdade

vinculado:

discricionrio

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.


simples

Quanto formao

para ser elaborado necessrio a manifestao de vontade de apenas um agente administrativo. necessria a manifestao de vontade de dois composto agentes (DENTRO DO MESMO RGO subordinado + Superior) necessria a manifestao de dois rgos, agentes complexo administrativos em rgos diferentes, no possuem subordinao, so hierarquicamente iguais. OBS: diferena entre atos compostos e complexos: a manifestao de vontade dos atos compostos provem de nico rgo, j os atos complexos dependem de manifestao de vontade de rgos diversos.

Espcies: 3.2

EXTINO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


- Pelo cumprimento de seus efeitos - Pelo desaparecimento do sujeito (subjetiva) ou do objetivo (objetiva) ocorre sempre que h descumprimento do ato Cassao supervenincia de norma que extingue os efeito um ato administrativo Caducidade Contraposio Supervenincia que retira os efeitos de um ato anterior Ocorre sempre que houver ilegalidade no ato, pela prpria ADM ou pelo Judicirio. (Retroage tudo desde a data de elaborao do ATO) (EX TUNC), - Retirada do ato Anulao "desde ento cabe indenizao, desde a sua elaborao, se for o caso. pelo poder pblico; A anulao possui limite temporal: em regra 5 anos para que os atos sejam anulados. Ato valido mais no mais conveniente nem oportuno, neste caso o Revogao administrador declara a revogao do ato, extinguindo-o.(EX NUNC), desde agora, de hoje em diante da revogao, no produz mais efeito Invalidao

3.3 4

Prescrio.
Conceito Os poderes surgem como instrumentos atravs dos quais o poder pblico vai perseguir seu interesse coletivo. So Poderes Instrumentais utilizados como meios para satisfao do interesse pblico, enquanto dever da administrao, sem os quais a mesma no atuaria O ADMINISTRADOR, pratica atos administrativos, pelo poder a ele atribudo. estabelece um nico comportamento possvel a ser tomado pelo administrador diante de casos concretos, sem nenhuma liberdade para um juzo de convenincia e oportunidade (juzo de valores). O ato que deixar de atender a qualquer dado expresso na lei ser nulo, por ter se desvinculado do seu tipo padro, podendo ser declarado pela Administrao ou pelo Judicirio como nulo. neste poder o administrador tambm est subordinado lei, diferencia do vinculado porque ele tem liberdade para atuar de acordo com um juzo de convenincia e oportunidade, de tal forma que, havendo duas alternativas o administrador pode optar entre uma delas, no seu entendimento, por aquela que preserve melhor o interesse pblico. o poder garantido ao ADM, de organizar a estrutura da Organizao, hierarquicamente. o poder garantido ao ADM, para punir aos seus agentes, quando estes vierem a praticar infraes funcionais. o poder que a ADMINISTRAO tem de fazer a execuo fiel da lei. o poder garantido ADM, para viabilizar uma harmonia social. Em direito, o exerccio do poder de polcia se refere a prtica de um ente ou agente governamental de executar servios voltados ao registro, fiscalizao ou expedio de algum ato. Para Hely Lopes Meirelles, Poder de Polcia a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso, o gozo de bens, atividades e direitos individuais,

Poderes da administrao: .

Poder Vinculado

Poder Discricionrio

Poder Hierrquico Poder Disciplinar Poder Regulamentar

Poder de Polcia (aula 12)

Conceito

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

em benefcio da coletividade ou do prprio Estado .Refere-se ainda a este Poder como o mecanismo de frenagem de que dispe a Administrao Pblica para conter os abusos do direito individual . Sua finalidade, ento, a proteo ao interesse pblico. ocorre quando a prpria lei confere margem de liberdade ao administrador para analisar a situao separadamente, ou seja, a administrao tem o dever-poder de analisar o caso concreto. Isto ocorre porque o legislador no consegue prev todas as hipteses ou situaes em que dever atuar. Nestes casos, ante o aparecimento de lacunas jurdicas deixadas pelo legislador, a Discricionariedade Administrao ter que fazer a prpria anlise, decidir qual o melhor meio, momento e sano aplicvel para a situao. Contudo h casos que a lei determina que a Administrao deva adotar solues j pr-estabelecidas, sem qualquer forma de discricionariedade, sem qualquer anlise subjetiva do caso. Neste caso, teremos o poder vinculado. o poder atribudo ADM de executar seus prprios atos quando houver necessidade, urgncia ou previsto em lei. Caso contrrio cabe ao JUDICIRIO a execuo. o poder que a administrao pblica tem de tomar decises executrias, ou seja, decises que no precisam da autorizao do poder judicirio para serem realizadas, como por exemplo apreenses e interdies. Esse atributo pode ser dividido em dois sub-ramos que so: Autoexecutoriedade a exigibilidade (meios indiretos de coao, como por exemplo multa) e a executoriedade, que s poder ser exercida em carter urgente ou quando expressamente previsto em lei (meios diretos de coao como por exemplo a apreenso de mercadorias). A partir deste atributo, a administrao impe diretamente sua vontade atravs de medidas ou sanes necessrias para conter a conturbao social, buscando assim a normalizao e pacificao do sistema. esta medida da polcia dotada de fora coercitiva, podendo ser ainda classificada como sendo poder de polcia dotado de atividade negativa ou positiva. Em sua maioria, as atividades realizadas pela administrao pblica em face dos administrados so negativas, na qual os particulares sofrem uma limitao em Coercibilidade sua liberdade de atuao, absteno a liberdade do particular, ou seja, uma obrigao de no fazer, imposta pela prpria Administrao. J no que diz respeito atividade positiva, esta desenvolver uma atividade que vai trazer um acrscimo aos indivduos, isoladamente ou em conjunto. A Administrao exerce uma atividade material, que vai trazer um benefcio ao cidado. Atributos dos ATOS ADMINISTRATIVOS e PODER DE POLCIA.. 7

Atributos do poder de polcia

Servios pblicos: conceito, classificao, regulamentao, formas e competncia de prestao.


Conceito So aqueles prestados pela Administrao ou por seus delegados sob normas e controles estatais para a satisfao do interesse pblico, ou seja, visando sempre os interesses da coletividade, seja para atender concretamente as necessidades ou meras comodidades da coletividade e dos administrados, ou simples convenincias da prpria Administrao. O titular dos servios pblicos sempre a Administrao. Celeridade, produtividade, economicidade, eficincia, pontualidade Atualizao, modernizao, aplicao de conhecimentos atuais. Tarifas mdicas, legais, convenientes devem ter valores razoveis, mdicos, no podem ser valores abusivos, nas tarifas dos serv. pblicos, o poder pblico tem a obrigao de

Princpios Eficincia Atualizao Modicidade

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

Transparncia Continuidade Cortesia Pblicos ou propriamente ditos De utilidade pblica Servios Gerais Individuais ou especficos, que se subdividem em: Concesso comum Permisso de Servio Pblico Autorizao de Servio Pblico

acompanhar e no pode permitir que sejam tarifas abusivas. Servios devem ser executados pelo administrador, com transparncia, mostrar como os servios esto sendo prestados. Serv. Pblicos no podem ser interrompidos, principalmente aqueles essenciais coletividade Os agentes pblicos devem agir com educao, coletividade, cortesia bons servios, ateno etc.

Quase no se falam mais, tipo, desatualizados etc..

Classificao

so prestados a toda a coletividade, no h como discriminar quem utiliza ou no (sade pblica, educao.. etc..),mantidos pelos impostos arrecadados Compulsrios Servios que esto disposio dos particulares, usando ou no, tm de pagar uma taxa mnima (pagamento de TAXAS) Facultativos Servios que esto disposio dos particulares, pagam se usarem os servios. (MANTIDOS POR TARIFAS) Ocorre para servios mais srios, maiores, transferidos via LICITAO na modalidade CONCORRNCIA, somente para PJ de direito PRIVADO. Concesso um acordo e ser realizado por meio de CONTRATO, aps a LICITAO. Com prazo determinado. TARIFAS. Pode permitir tanto para PJ como PF, sempre concedida por meio de LICITAO, por qualquer modalidade, um instituto precrio (O poder pblico pode tomar o servio do particular no momento que desejar, cabendo indenizao) a espcie mais simples que existe. No precisa de Licitao, um ato unilateral, discricionrio, o poder pblico concede servio por meio de autorizao se achar que conveniente e oportuno. No haver indenizao. PF, precrio, A ADM pode tomar a autorizao quando desejar. Servios simples. Se assemelham s CONCESSES. Concesso Patrocinada, a empresa particular ser remunerada por meio de tarifas, mais o poder pblico ir destinar um montante para sua manuteno Modalidades (verba pblica). Concesso Administrativa, quem usufrui o poder pblico, tipo penitenciria obrigao do poder pblico manter as penitenciarias.. Valor, no pode ser inferior a 20 milhes de reais; Tempo de um contrato: entre 5 e 35 anos Vedaes Quanto ao Objeto: contrato de objeto nico (fornecimento de mo de obra, fornecimento e instalao equipamentos ou execuo de obra)

Delegao de Servios .Pblicos

Parceria PblicaPrivada

Bens Pblicos
Conceito bem proveniente de patrimnio publico, PJ de direito pblico (somente elas so titulares de bens pblicos. Administrao Direta e Indireta. Bens de uso Bens do poder Pblico que esto disponveis ao uso de toda a coletividade. Praas, comum Praias. (no podem ser alienados) Bens de uso So aqueles que comportam as reparties, prdios pblicos, onde a atividade especial administrativa realizada pelos agentes, ministrios, secretarias, prdios pblicos etc (no podem ser alienados) Bens dominicais ou So bens pblicos, do estado, que no possuem nenhum tipo de destinao, no so dominiais usados para nada. (podem ser alienados). Bens no-afetados. Inalienabilidade Bens pblicos so inalienveis. Os DESAFETADOS (sem destinao) mveis e imveis, podem ser ALIENVEIS. Os bens mveis: Apreendidos, inservveis e penhorados at o valor de 650 mil reais Os imveis: os dominicais, so os decorrentes de deciso judicial, ou os dados em pagamentos. Imprescritibilidade Significa que os bens pblicos JAMAIS sero adquiridos pelo particular por meio de USOCAPEO Impenhorabilidade Bens Pblicos so impenhorveis, toda dvida da Administrao Pblica, ao particular, ser paga via PRECATRIOS.

Classificam-se quanto a DESTINAO ou AFETAO.

Caractersticas

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.


No-onerao Por Contratos Usucapio Acesso Natural Arrematao Desapropriao Improbidade Administrativa Reverso

10

Significa que os bens pblicos jamais podero ser dados em garantia

Aquisio de Bens Pblicos

Responsabilidade CIVIL do Estado


Conceito a obrigao que tem o Estado de reparar os danos causados a terceiros em razo de comportamentos lcitos e ilcitos ou atividades materiais. O Estado o responsvel pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Teoria da O Estado em hiptese alguma seria responsabilizado pelos danos causados a Irresponsabilidade terceiros. do Estado Teoria da O Estado respondia pelos danos e prejuzos causados, desde que se demonstrasse o Responsabilidade dolo ou a culpa para s usa responsabilizao. Subjetiva A responsabilidade do Estado independe de dolo ou culpa. necessrio apenas demonstrar que os danos foram causados por uma conduta da Administrao. A responsabilidade objetiva fundamentada pela Teoria do Risco, que se subdivide em duas modalidades: TEORIA DO RISCO INTEGRAL: no admite nenhuma causa de excludente de responsabilidade, ou seja, o Estado deve responder por qualquer dano, ainda que ele Teoria da no tenha dado causa. No adotada no Brasil, no entanto alguns doutrinadores responsabilidade admitem essa teoria nas hipteses de danos decorrentes de material blico, Objetiva substncias nucleares e dano ambiental. TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO: admite excludente de responsabilidade, ou seja, nos casos de fora maior, caso fortuito ou culpa exclusiva da vtima, o estado no ir se responsabilizar pelos danos provenientes. HIPTESES EM QUE NO APLICADA A TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO Material Blico, Substncia Nuclear e Dano Ambiental Ao Regressiva Responsabilidade Subjetiva, o Estado cobra do agente aquele prejuzo, em que o Estado atuou com responsabilidade Objetiva, e o agente comprovadamente foi o responsvel pelo dano. Denunciao da Trata-se do conflito de interesses manifestado em juzo. Tal termo muitas vezes LIDE utilizado como sinnimo de ao, porm na verdade aquela (LIDE) um meio pelo qual se exercita o direito a esta (ao). Significa demanda, litgio, pleito judicial. Pode ser pendente, quando j houve citao, porm ainda no se proferiu a sentena; e temerria, quando h abuso de direito, em que uma parte litiga apenas para prejudicar outrem. Prescrio O Estado em qualquer tempo pode entrar contra o agente que causou dano, com dolo ou culpa. Prazo Imprescritvel. Particular prejudicado contra o Estado: 5 anos.

Evoluo Histrica

Aspectos Importantes

10

Interveno do Estado na Propriedade


Conceito Modalidades de Interveno do Estado na A Interveno do Estado na Propriedade todo ato do Poder Pblico que, compulsoriamente, retira ou restringe direitos dominiais privados, ou sujeita o uso de bens particulares a uma destinao especfica. uma espcie de interveno RESTRITIVA, simplesmente restringe direitos do particular. Limitao medida de carter geral imposta com fundamento no poder de polcia, gerando para os proprietrios obrigaes positivas, negativas ou permissivas, com o fim de condicionar o exerccio do direito de propriedade ao bem-estar social. Essa forma de interveno:

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.


Propriedade

11

Atinge proprietrios INDETERMINADOS; - Restringe, mas no retira a propriedade. - Em regra ato geral e abstrato, no gerando dever de indenizar - Ex: restrio na altura de edifcios, por motivos de esttica e segurana; medidas de segurana contra incndios. a utilizao provisria de imveis privados, como meio de apoio execuo de obras e servios pblicos. Poder ocorrer em 2 hipteses: - art. 36, DL 3365/41 -realizao de obras pblicas, havendo a necessidade de ocupao de terrenos vizinhos para guardar materiais de construo. Ocupao Temporria - Lei n. 3924/61 (monumentos arqueolgicos e pr-histricos). Pesquisa arqueolgica ou de minrios, quando h indcios de que em determinado imvel existe esses produtos. CARACTERSTICAS: - Instituto temporrio, transitrio. -Indenizao ser ulterior, mas somente nos casos em que houver dano. a utilizao de bens particulares em situao de perigo pblico iminente. Fundamento constitucional: art. 5, XXV. Competncia Legislativa: Art. 22, III CF. Previso legal: Decreto Lei n. 4.812/42, Lei n. 8.080/90 e art. 1228, 3 CC. Requisio Administrativa CARACTERSTICAS: -Podem ser objetos de requisio bens mveis; bens imveis e servios. -No h transferncia de propriedade. -Tem carter transitrio, somente pelo perodo em que estiver presente o perigo. -Indenizao, ser posterior e somente nos casos em que houver dano. - ex: perodos de chuvas em que h vrios desabrigados. o direito real de gozo, de natureza pblica, institudo sobre imvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pblica ou por seus delegados, em favor de um servio pblico ou de um bem afetado a fim de utilidade pblica. Formas de Constituio: a) lei: servido sobre rios navegveis e ao redor dos aeroportos; b) acordo: precedido de ato declaratrio de utilidade pblica: servido de energia eltrica, dependente de decreto governamental; c) sentena judicial. Extino: a) perda da coisa gravada; b) transformao da coisa por fato que a torne incompatvel com o destino; c) desafetao da coisa dominante; d) incorporao do imvel serviente ao patrimnio pblico. OBS: A simples utilizao do bem por si s no causa prejuzos, logo no h que se falar em indenizao (ex: passagem de fios de eletricidade no gera gera prejuzos). No entanto caso venha ocorrer um dano efetivo, haver direito a indenizao. procedimento administrativo pelo qual o Poder Pblico sujeita a restries parciais os bens de qualquer natureza cuja conservao seja de interesse pblico, por sua vinculao a fatos memorveis da historia ou por seu excepcional valor arqueolgico ou etnolgico, bibliogrfico ou artstico. Proteo ao Patrimnio Histrico (art. 216 CF). LIVRO DO TOMBO o procedimento administrativo pelo qual o Poder Pblico ou seus delegados, mediante prvia declarao de necessidade pblica, utilidade pblica ou interesse social, impe ao proprietrio a perda de um bem, mediante justa indenizao, salvo no caso de terras onde se cultivem plantas psicotrpicas legalmente proibidas. Utilidade Pblica - existe necessidade publica quando Modalidades de a Administrao est diante de um problema inadivel Comum desapropriao e premente, isto , que no pode ser removido, nem procrastinado, e para cuja soluo indispensvel

Servido Administrativa

Tombamento

Desapropriao

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

12

incorporar no domnio do Estado, o bem particular. (art. 5) h utilidade pblica quando a utilizao da propriedade conveniente e vantajosa ao interesse coletivo, mas no constitui um imperativo irremovvel. COMPETNCIA: Necessidade ou utilidade pblica: Unio, Estados, DF e Municpios Interesse Social - ocorre interesse social quando o Estado esteja diante dos chamados interesses sociais, isto , daqueles diretamente atinentes s camadas mais pobres da populao e massa do povo em geral, concernentes melhoria nas condies de vida, mais eqitativa distribuio de riquezas, atenuao das desigualdades em sociedade. (art. 2 da Lei 4.132/62) COMPETNCIA: Interesse social: Unio, Estados, DF e Municpios. Interesse social para reforma agrria: Unio. Reforma agrria COMPETNCIA: Interesse social para reforma agrria: Unio. Plano Diretor Indireta

Sancionatria

11

Improbidade administrativa: sanes penais e civis Lei n 8.429/1992.


Conceito Improbidade ato contrrio aos princpios norteadores da atuao pblica. Trata-se de um ato ilcito decorrente da conduta positiva ou negativa do agente pblico, que ser punido com a aplicao de sano de natureza extra-penal em processo judicial. -perda dos valores acrescidos ilicitamente; -ressarcimento integral do dano ; -perda da funo pblica; atos que importam o -suspenso dos direitos polticos de OITO A DEZ ANOS; enriquecimento Sanes -multa civil de at TRS VEZES o valor do acrscimo patrimonial; ilcito(art. 9); -proibio de contratar com o Poder Pblico por DEZ ANOS; -proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por DEZ ANOS. -ressarcimento integral do dano; -perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente (se houver); -perda da funo pblica; atos que importam -suspenso dos direitos polticos de CINCO A OITO ANOS; dano ao errio Sanes -pagamento de multa civil de at DUAS VEZES o valor do dano; (art. 10); -proibio de contratar com o Poder Pblico por CINCO ANOS; -proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por CINCO ANOS. -ressarcimento integral do dano (se houver); atos que importam -perda da funo pblica; violao dos -suspenso dos direitos polticos de TRS A CINCO ANOS; princpios e deveres Sanes -pagamento de multa civil de at CEM VEZES a remunerao do agente; administrativos (art. -proibio de contratar com o Poder Pblico por TRS ANOS; 11). -proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por TRS ANOS Observao:

Espcie - A Lei 8429/92 define as espcies de atos de improbidade administrativa:

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

13

As penas de perda da funo pblica e de suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria.

12

Processo administrativo: conceito, princpios, fases e modalidades.

Agentes administrativos. 4.1 Investidura e exerccio da funo pblica. A INVESTIDURA ocorre com a Posse. -NOMEAO nomeado o candidato tem 30 dias para a POSSE. Se no comparecer para a POSSE, o ato de NOMEAO torna-se SEM EFEITO. - Da data da POSSE tem 15 dias para entrar em EXERCCIO, seno apresentar nos 15 dias EXONERADO e 3 anos de ESTAGIO PROBATRIO passando no estgio probatrio adquire a ESTABILIDADE, e s avaliaes peridicas (AP). Durante o Estgio Probatrio, avaliado, AVALIAO ESPECIAL DE DESEMPENHO (AED), caso no seja aprovado nas Avaliaes Especiais de Desempenho(AED) o servidor EXONERADO. POSSE investido o servidor tem 15 dias para entrar em exerccio. Se no entrar em EXERCCIO no prazo EXONERADO. ESTGIO PROBATRIO + AED - de 3 ANOS, para que o servidor adquira a ESTABILIDADE. 4 meses antes do trmino do Estgio Probatrio o servidor passa por avaliaes especiais de desempenho (AED) no sendo aprovado EXONERADO. Se foi aprovado na (AED) se tornar ESTAVL. Avaliao Peridica de Desempenho (APD) pela qual passa o servidor, no sendo aprovado tambm EXONERADO. Direitos e deveres dos funcionrios pblicos; regimes jurdicos. Lei n 8.112/1990 e suas alteraes.

4.2 4.3 4.4

Lei 8112 Formas de provimento de cargo Pblico Art. 7 A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. o I - nomeao; (provimento Art. 9 A nomeao far-se-: originrio) I - em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira; II - em comisso, inclusive na condio de interino, para cargos de confiana vagos II promoo: (Derivado VERTICAL) V readaptao (derivado) Art. 24. a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. O servidor a ser readaptado, se no houver vagas disponveis, ele fica como EXCEDENTE. VI - reverso; (provimento. Art. 25. o retorno atividade de servidor aposentado. Derivado) I - por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administrao, desde que: o 1 A reverso far-se- no a) tenha solicitado a reverso; mesmo cargo ou no cargo b) a aposentadoria tenha sido voluntria; resultante de sua c) estvel quando na atividade; transformao. d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores solicitao; e) haja cargo vago. VII - aproveitamento; Art. 30. O retorno atividade de servidor em disponibilidade far-se- mediante aproveitamento (provimento Derivado) obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. VIII - reintegrao; Art. 28. a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante (provimento Derivado) de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com (retorno invalidada sua ressarcimento de todas as vantagens.

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.


demisso por deciso Adm ou Judicial)
o

14

IX - reconduo. Volta ao cargo anterior.

1 Na hiptese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. o 2 Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. Art. 29. o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de: I - inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; II - reintegrao do anterior ocupante. Pargrafo nico. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

Organizao administrativa. Administrao direta ou centralizada existe em todos os nveis das Esferas do Governo, Federal, Estadual, Distrital e Municipal, e em seus poderes, Executivo, Legislativo e Judicirio. em si, a prpria Administrao Pblica. Na Administrao Pblica Direta como o prprio nome diz, a atividade administrativa exercida pelo prprio governo que atua diretamente por meio dos seus rgos, isto , das unidades que so simples reparties interiores de sua pessoa e que por isto dele no se distinguem. Administrao Pblica Indireta ou Descentralizada Administrao Pblica Indireta ou Descentralizada : A a atuao estatal de forma indireta na prestao dos servios pblicos que se d por meio de outras pessoas jurdicas, distintas da prpria entidade poltica. Estas estruturas recebem poderes de gerir reas da Administrao Pblica por meio de outorga. A outorga ocorre quando o Estado cria uma entidade (pessoa jurdica) e a ela transfere, por lei, determinado servio pblico ou de utilidade pblica. Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes Pblicas. - centralizada: Ocorre a chamada centralizao administrativa quando o Estado executa suas tarefas por meiodos rgos e agentes integrantes da Administrao Direta. Nesse caso, os servios so prestados pelos rgos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa poltica (Unio, DF, estados ou municpios), sem outra pessoa jurdica interposta. - descentralizada: Nesta descentralizao de poderes no h vinculo hierrquico entre a Administrao Central e as 8.1 Entidades que recebem a titularidade e a execuo destes poderes, portanto, as entidades no so subordinadas ao e Estado. O que existe na relao entre ambas um poder chamado de Controle com atribuies de fiscalizao. 8.2 O Controle o poder que a Administrao Central tem de influir sobre a pessoa descentralizada. Estas Entidades so personalizadas, portanto, possuem vontade e capacidade de exercer direitos e contrair obrigaes por si prprios. So elas: Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes Pblicas. AUTARQUIA: a Entidade integrante da Administrao Pblica Indireta, criada pelo prprio governo, atravs de uma LEI ESPECFICA (lei ordinria que trata de um tema pr-determinado) para exercer Autarquias uma funo tpica, exclusiva do Estado. Independem de registro e so organizadas por Decreto. Tm o seu fim especfico (especialidade) voltado para a coletividade. Definio - Pessoa jurdica de direito pblico; capacidade exclusivamente administrativa; integrante (aula 6, ver da Administrao Pblica Indireta; CRIADA POR LEI; Desempenha atividade tpica do estado. Espcies de Regime de Pessoal PJ de direito pblico, servidores pblicos, regidos por um estatuto Autarquias) -Profissionais -Ag. Reguladoras - Ag. Executiva Criao e Extino Responsabilidade Civil Prescrio quinquenal Bens autrquicos Criada e extinta por lei, no precisa de registro para existncia. Responsabilidade OBJETIVA, dano, nexo entre o dano e conduta 5 anos para entrar contra uma autarquia. Aps este prazo prescreve-se Bens pertencentes as autarquias so bens pblicos, pq so PJ de direito pblicos. Impenhorveis, imprescritveis, no podem ser dados como garantias.

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.


Dbitos judiciais Privilgios processuais Imunidade tributria Regime de Pessoal Fundaes Pblicas (So CRIADAS POR LEI) Exercem funes Atpicas

15

Pagamentos de dbitos por PRECATRIOS. (sempre) Reexame necessrio; prazo em qudruplo para processar e o dobro para recorrer Imune quando a atividade est ligada especfica da autarquia.

- PJ, sem fins lucrativos, com patrimnio destinado destacado pelo seu fundador para uma finalidade PAUTADA EM SERVIOS SOCIAIS. - Criada por Lei. (mesmas caractersticas de autarquia...) ver. - Poder ser uma Fundao Privada (Fundador privado) ou Pblica (Fundador o Poder Pblico), ir compor a Adm Pblica Indireta. - Personalidade de Direito Pblico se chamar fundao autrquica ou autarquia fundacional (mesmas caractersticas de uma autarquia) Definio - Pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da Adm Indireta criadas por AUTORIZAO POR LEI ESPECFICA, para prestarem servios pblicos ou desempenharem atividade econmica. Controle externo pelo Tribunal de Contas EMPRESA PBLICA Regime de Pessoal Finalidade: Criao e Extino: Responsabili dade Civil: Bens: SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA Regime de Pessoal: CLT, concurso pblico, no tm estabilidade, tm emprego, no acumula cargo, contrato de trabalho, tempo indeterminado, respondem por improbidade administrativa Presta serv. Pblico (regra) ou explorar atividade econmica (exceo) - segurana nacional ou - casos de relevncia de interesse coletiva Autorizadas por Lei, devem ser extintas por LEI Prestao Serv. Pblico => OBJETIVAMENTE Explora atividade econmica => SUBJETIVA No tm proteo, seus bens so alienveis, penhorados. Exceto aqueles bens que esto diretamente ligados prestao do servio pblico so inalienveis e impenhorveis. No possuem privilgios processuais. No so imunes a TRIBUTOS quando exploram ATIVIDADE ECONMICA. Se prestam serv. pblico e REPASSA a carga tributria para clientes, NO sero imunes. Se prestam serv. pblico e no repassam a carga tributria para clientes, TERO a imunidade tributria, sero imunes ao tributo. Empresa Pblica Federal Justia FEDERAL; - Justia Estadual Empresa Pblica Estadual e Municipal Justia ESTADUAL; Tm liberdade para serem constitudas em s pode ser constituda em uma nica qq forma empresarial admitida em direito. forma empresarial: S/A Capital misto,pode ter capital da iniciativa privada... Petrobrs.. Banco do Brasil..

Empresas Pblicas e Sociedade de Economia Mista (Autorizadas por lei especfica)

Privilgios Processuais: Regime Tributrio

Foro Competente : Forma de Constituio : Capital

100% Pblico

10

Controle e responsabilizao da administrao. atravs do controle que se verifica se um ato praticado atende ao princpio da legalidade, da moralidade, da motivao, dentre outros igualmente importantes. Os controles administrativos so exercidos pelo prprio Estado, atravs das trs esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judicirio) divide-se em: 10.1 Controle - controle Interno o controle exercido pelos rgos da prpria administrao, e que pertencem ao administrativo. poder Executivo , atua tambm sobre a Adm Direta e Indireta (Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas, Sociedade economia mista) - Controle Externo realizado por rgo estranho Administrao responsvel pelo ato controlado. O rgo que vai exercer o controle no pertence a mesma estrutura do rgo que editou o ato. Ex. apreciao de contas pelo TC, anulao de ato administrativo por deciso judicial. (legislativo e Judicirio, Tb da adm indireta), poder poltico e financeiro.

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

16

- controle da Legalidade verifica unicamente a conformao do ato ou procedimento administrativo com as normas legais e constitucionais que o regem. Esse controle pode ser exercido pela: - Administrao (de ofcio ou mediante recurso) - pelo Legislativo ( casos expressos na CF art. 71 a 74 e 161 (controle em matria contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial) e - pelo Judicirio (atravs da ao adequada) - controle de mrito s quem edita pode reavaliar o controle demrito. 10.2 Controle judicial. 10.3 Controle legislativo.

AES CABVEIS PARA QUESTIONAR OS ATOS PRATICADOS PELA ADM PBLICA (Remdios Constitucionais) - Habeas Corpus: LXVIII - conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; - Habeas data: LXXII - conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; - Mandado de Segurana: LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder pblico; - Mandado de Segurana: Coletivo - LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados Igual ao MS, sendo que adefesa feita por partidopoltico ou por ente coletivoagindo em defesa dosinteresses de seusmembros ou associado - Mandato de injuno: LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania;. - Ao popular: LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia; - Ao civil pblica: - Direito de Petio: - ADIN (Ao direta de Inconstitucionalidade): - Assistncia judiciria gratuita: LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos;

Descentralizao e Desconcentrao Administrativas


O Estado realiza suas funes administrativas por meio de rgos, agentes e pessoas jurdicas. Concernentemente ao aspecto organizacional, Estado adota duas formas bsicas no desempenho de suas atribuies administrativas: CENTRALIZAO e DESCENTRALIZAO Ocorre a chamada centralizao administrativa quando o Estado executa suas tarefas por meio dos rgos e agentes integrantes da Administrao Direta. Administrao Pblica Direta ou CENTRALIZAO Nesse caso, os servios so prestados pelos rgos do Estado, Centralizada (Mesma PJ) despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa poltica (Unio, DF, estados ou municpios), sem outra pessoa jurdica interposta. Administrao Pblica Indireta A descentralizao ocorre quando o Estado (Unio, DF, estados ou DESCENTRALIZAO ou Descentralizada municpios) desempenha algumas de suas funes por meio de (Diferentes PJs) outras pessoas jurdicas. A descentralizao pressupe duas pessoas

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

17

jurdicas distintas: o Estado e a entidade que executar o servio, por ter recebido do Estado essa atribuio. A descentralizao administrativa acarreta a especializao na prestao do servio descentralizado, o que desejvel em termos de tcnica administrativa. A desconcentrao pressupe, obrigatoriamente, a existncia de uma s pessoa jurdica. A desconcentrao simples tcnica administrativa, e utilizada, tanto na Administrao Direta, quando na Indireta. Administrao Pblica Direta ou DESCONCENTRAO Administrao Pblica Indireta A desconcentrao ocorre quando a entidade da Administrao, Desconcentrao encarregada de executar um ou mais servios, distribui competncias, no mbito de sua prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios.

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

18

III ADMINISTRAO PBLICA: 1 Licitao pblica. o procedimento administrativo mediante o qual a Administrao Pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Adm Direta e Indireta => OSCA = Obras Servios Compras Alienaes Obra toda construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao, realizada por execuo direta ou indireta. Servio toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Adm, tais coo: demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trablaho tcnico-profissionais; Compra Toda aquisio remunerada de bens para fornecimento de uma s vez ou parceladamente; Alienao Toda transferncia de domnio de bens a terceiros;

DEFINIES Art. 6 Lei 8666


Obras, servios e compras de grande vulto. Seguro-Garantia Execuo direta Execuo indireta Aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 vezes o limite estabelecido na alnea c do inciso I do art. 23 desta Lei. O seguro que garante o fiel cumprimento das obrigaes assumidas por empresas em licitaes e contratos A que feita pelos rgos e entidades da Adm, pelos prprios meios. A que o rgo ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes.

Finalidades da Licitao: - Escolha da melhor proposta. - Permitir a participao de qualquer interessado que preencha os requisitos exigidos. - Promoo do desenvolvimento nacional sustentvel. 1.1 Modalidade, dispensa e inexigibilidade. MODALIDADES Concorrncia Art. 22 1 a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para ececuo do seu objeto. Tomada de Preos Valores a serem adotados Bens e Serv. Eng. Demais Bens e Servios Prazo mnimo para o recebimento das propostas

Acima 1.500.000,00

Acima de 650 mil

45 dias corridos

Acima de 150 mil a 1.500.000,00

Acima de 80 at 650 mil

30 dias

LEI 8666

Convite valor at 10% da modalidade At 150 mil At 80 mil CONVITE, a Administrao no precisar Agncias Executivas, Empresa Pblica, Soc. de licitar, licitao dispensada. 5 dias teis Economia Mista, esto dispensadas at o limite No h publicao de EDITAL de 20% da modalidade CONVITE. e sim carta convite. Concurso, modalidade usada para a Escolha do melhor trabalho Tec. Cientfico, 45 dias corridos Monografias.. O vencedor receber um prmio, uma bolsa um Incentivo. um incentivo. NO EXISTE VALORES A SEREM ADOTADOS. Leilo, modalidade que a Adm adota quando ela quer alienar Bens 15 dias corridos Bens seus bens mveis, inservveis ou decorrentes de penhoras, Mveis Imveis apreendidos. At 650 mil DISPENSA E INEXIGIBILIDADE. Dispensada: quando a prpria lei determina. Dispensvel: o administrador pode licitar ou dispens-la, dependendo do seu prprio interesse e do servio. - licitao dispensvel; DISPENSA DE LICITAO: - competio vivel, mas inoportuna ou inconveniente; - ato administrativo discricionrio; ARTS. 17 E 24. - hipteses so taxativas, exaustivas,(NUMERUS CLAUSUS); TRITNA CASOS DISTINTOS - calamidade; - guerra;

DIREITO ADMINISTRATIVO Resumo Hles Incio Ramos - Produto Livre.

19

INEXIGIBILIDADE DE LICITAO:
ARTS. 25

- baixo valor da licitao; - alimentos perecveis; Quando a licitao invivel, no h concorrentes, dificuldade de oferta do produto, ou um nico licitante. - competio impossvel, invivel; - um ato administrativo vinculado; - hipteses so exemplificativas, enumerativos NUMERUS APERTOS (nmeros abertos); TRS CASOS - Fornecedor nico - artista (no se pode comparar a arte) - servio tcnico de natureza singular com profissional de notria especializao

3 4 5 6

1.2 - PREGO f) Prego modalidade que no est compreendida na Lei 8666. Quando a ADM deseja LEI comprar bens e servios comuns, regulamentados por decreto. O Bem tem de estar 8 dias teis 10520 previsto neste decreto. Primeiro o licitante apresenta a proposta, se for a MENOR, ai sim que ser analisada a documentao. 1.3 Contratos e compras. o ajuste que a Administrao Pblica, agindo nessa qualidade firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecuo de objetivos de interesse pblico, (decorrente de um processo de licitao ou decorrente de uma contratao direta), nas condies estabelecidas pela prpria Administrao. - Caractersticas dos contratos administrativos I)Participao do poder pblico, como parte predominante: Poder supremo, tem supremacia parte predominante. II)Natureza personalssima: s a empresa vencedora a personalizada para a prestao do servio. III)Contrato escrito (regra): 1.4 Convnios e termos similares. 1.5 Lei n 8.666/1993. 1.6 Lei n 10.520/2002. 1.7 Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF). 1.8 Cadastro Informativo de crditos no quitados do setor pblico federal (CADIN). 1.9 Sistema de Gesto de Contratos (SICON). Legislao administrativa. 2.1 Administrao direta, indireta, e fundacional. 2.2 Atos administrativos. 2.3 Requisio. 2.4 Regime dos servidores pblicos federais: admisso, demisso, concurso pblico, estgio probatrio, vencimento bsico, licena, aposentadoria. 2.4.1 Lei n 8.112/1990 e suas alteraes. 2.4.2 Lei n 9.784/1999 (Processo Administrativo). Conhecimento do SIAPE. Regime dos servidores pblicos federais: admisso, demisso, concurso pblico, estgio probatrio, vencimento bsico, licena, aposentadoria. Gesto por competncias. Tendncias em gesto de pessoas no setor pblico.

S-ar putea să vă placă și