Sunteți pe pagina 1din 6

PROPRIEDADES COLIGATIVAS As propriedades coligativas das solues dependem apenas do nmero de partculas de soluto no volteis na soluo.

Essas propriedades no dependem da natureza do soluto. As propriedades coligativas so: Tonometria ou Tonoscopia (presso de vapor) Ebuliometria ou Ebulioscopia(ponto de ebulio) Criometria ou Crioscopia(ponto de congelamento) Osmometria (presso osmtica)

Solues moleculares- so aquelas em que o soluto no um eletrlito, isto , no se ioniza ao se dissolver. Cada molcula de soluto fornecer apenas uma partcula que influenciar nas propriedades coligativas da soluo.
gua 1 mol C6H12O6 (aq) Ex: 1 mol C6H12O6 (s)

Solues eletrolticas- so aquelas em que o soluto ioniza-se ou dissocia-se em ons ao se dissolver. Cada composto inico ou molcula dissolvida fornecer diferentes nmeros de ons que influenciaro nas propriedades coligativas da soluo.
gua 1 mol de Na+(aq) + 1 mol de Cl-(aq) Ex: 1 mol NaCl(s) 2 mols de partculas

Tonometria o estudo do abaixamento da presso de vapor de um solvente quando nele dissolvemos um soluto no-voltil. A presso de vapor de uma soluo de soluto no voltil sempre menor que a presso de vapor do solvente puro, mesma temperatura. Ebuliometria o estudo da elevao da temperatura de ebulio de um solvente quando nele dissolvemos um soluto no voltil. Criometria o estudo do abaixamento do ponto de congelamento de um solvente quando nele dissolvemos um soluto no voltil. Osmometria o estudo da presso osmtica das solues que pode ser calculado como V = nRT em que: = presso osmtica V = volume da soluo em litros n = nmero de partculas dissolvidas R= constante real dos gases perfeitos T = Temperatura em Kelvin

Quando duas solues exercem a mesma presso osmtica so chamadas isotnicas, sendo denominada hipertnica a de maior concentrao ( maior presso osmtica) e hipotnica a de menor concentrao ( menor presso osmtica). EXERCCIOS 1) Considere cinco solues aquosas diferentes, todas de concentrao 0,1mol/L, de glicose (C6H12O6) e de quatro eletrlitos fortes, NaCl, KCl, K 2SO4 e ZnSO4, respectivamente. A soluo que apresenta o maior abaixamento do ponto de congelao a de: a) C6H12O6 b) NaCl c) KCl d) K2SO4 e) ZnSO4 2) As temperaturas normais de ebulio da gua, do etanol e do ter etlico so, respectivamente, 100 C, 78 C e 35 C. Observe as curvas no grfico da variao de presso de vapor do lquido ( Pv ) em funo da temperatura ( T ).

As curvas I, II e III correspondem, respectivamente, aos compostos: a) gua, etanol e ter etlico. b) ter etlico, etanol e gua. c) ter etlico, gua e etanol. d) gua, ter etlico e etanol. 3) (UFRJ) Certas propriedades fsicas de um solvente, tais como temperatura de ebulio e de solidificao, so alteradas quando nele dissolvemos um soluto novoltil. Para se verificar esse fato, quatro sais distintos foram dissolvidos em frascos contendo a mesma quantidade de gua, formando as solues I, II, III e IV, como indica o esquema a seguir:

Assinale a alternativa que apresenta solues em ordem CRESCENTE de abaixamento da temperatura de solidificao. a) IV < I < II < III b) III < I < II < IV

c) IV < II < I < III d) III < II < I < IV 4) (UERJ)Para evitar alteraes nas clulas sangneas, como a hemlise, as solues utilizadas em alimentao endovenosa devem apresentar concentraes compatveis com a presso osmtica do sangue. Foram administradas a um paciente, por via endovenosa, em diferentes perodos, duas solues aquosas, uma de glicose e outra de cloreto de sdio, ambas com concentrao igual a 0,31 mol L1 a 27C. Considere que: - a presso osmtica do sangue, a 27C, igual a 7,62 atm; - a soluo de glicose apresenta comportamento ideal; - o cloreto de sdio encontra-se 100 % dissociado. a) Calcule a presso osmtica da soluo de glicose e indique a classificao dessa soluo em relao presso osmtica do sangue. b) As curvas de presso de vapor (Pv) em funo da temperatura (t) para as solues de glicose e de cloreto de sdio so apresentadas no grfico a seguir.

Aponte a curva correspondente soluo de glicose e justifique sua resposta. 5) Justifique as seguintes constataes experimentais: a) Os alimentos cozinham mais rapidamente nas panelas de presso. b) Um ovo demora mais tempo para ficar cozido em Itatiaia do que em Cabo Frio. 6) (Enem 2011) A cal (xido de clcio, CaO), cuja suspenso em gua muito usada como uma tinta de baixo custo, d uma tonalidade branca aos troncos de rvores. Essa uma prtica muito comum em praas pblicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferao de parasitas. Essa aplicao, tambm chamada de caiao, gera um problema: elimina microrganismos benficos para a rvore. Disponvel em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado). A destruio do microambiente, no tronco de rvores pintadas com cal, devida ao processo de a) difuso, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica. b) osmose, pois a cal retira gua do microambiente, tornando-o invivel ao desenvolvimento de microrganismos. c) oxidao, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente. d) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente.

e) vaporizao, pois a cal facilita a volatilizao da gua para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente. 7) (Enem 2010) Sob presso normal (ao nvel do mar), a gua entra em ebulio temperatura de 100 C. Tendo por base essa informao, um garoto residente em uma cidade litornea fez a seguinte experincia: Colocou uma caneca metlica contendo gua no fogareiro do fogo de sua casa. Quando a gua comeou a ferver, encostou cuidadosamente a extremidade mais estreita de uma seringa de injeo, desprovida de agulha, na superfcie do lquido e, erguendo o mbolo da seringa, aspirou certa quantidade de gua para seu interior, tapando-a em seguida. Verificando aps alguns instantes que a gua da seringa havia parado de ferver, ele ergueu o mbolo da seringa, constatando, intrigado, que a gua voltou a ferver aps um pequeno deslocamento do mbolo. Considerando o procedimento anterior, a gua volta a ferver porque esse deslocamento a) permite a entrada de calor do ambiente externo para o interior da seringa. b) provoca, por atrito, um aquecimento da gua contida na seringa. c) produz um aumento de volume que aumenta o ponto de ebulio da gua. d) proporciona uma queda de presso no interior da seringa que diminui o ponto de ebulio da gua. e) possibilita uma diminuio da densidade da gua que facilita sua ebulio. 8) (Enem 2010) A lavoura arrozeira na plancie costeira da regio sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido salinizao da gua de irrigao, que ocasiona prejuzos diretos, como a reduo de produo da lavoura. Solos com processo de salinizao avanado no so indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a gua do solo quando as foras de embebio dos tecidos das razes so superiores s foras com que a gua retida no solo. WINKEL, H.L.; TSCHIEDEL, M. Cultura do arroz: salinizao de solos em cultivos de arroz. Disponvel em: http//agropage.tripod.com/saliniza.hml. Acesso em: 25 jun. 2010 (adaptado) A presena de sais na soluo do solo faz com que seja dificultada a absoro de gua pelas plantas, o que provoca o fenmeno conhecido por seca fisiolgica, caracterizado pelo(a) a) aumento da salinidade, em que a gua do solo atinge uma concentrao de sais maior que a das clulas das razes das plantas, impedindo, assim, que a gua seja absorvida. b) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nvel muito baixo de gua, e as plantas no tm fora de suco para absorver a gua. c) diminuio da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas no tm fora de suco, fazendo com que a gua no seja absorvida. d) aumento da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas tm muita sudao, no tendo fora de suco para super-la. e) diminuio da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas ficam trgidas e no tm fora de sudao para super-la.

9) (Fgv) Um estudante, utilizando um equipamento especfico, aqueceu dois lquidos, A e B, nas mesmas condies experimentais, monitorou a temperatura e descreveu, de forma grfica, a relao da temperatura com o tempo decorrido no experimento.

Ele concluiu sua pesquisa fazendo as seguintes afirmaes: I. O lquido B tem presso de vapor mais baixa que a do lquido A. II. O lquido A permanece no estado lquido por um intervalo de temperatura maior. III. Somente o lquido B pode ser uma substncia pura. Das concluses do estudante, correto o que ele afirmou apenas em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. 10) (Fgv) Em pases onde os invernos so rigorosos, coloca-se sobre o leito de ruas consideradas prioritrias ao trnsito, uma mistura de sal (NaC), cloreto de clcio (CaC2) e areia, para diminuir os riscos de derrapagens dos veculos, durante os perodos de nevadas. Cada um desses produtos tem uma funo definida, que associadas so muito eficientes. Indique a afirmao correta. a) O sal abaixa o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio quando se dissolve, absorve calor, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. b) O sal eleva o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio quando se dissolve, absorve calor, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. c) O sal abaixa o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio quando se dissolve, libera calor, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. d) O sal abaixa o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio dissolve-se atravs de uma reao endotrmica, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. e) O sal eleva o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio dissolve-se atravs de uma reao endotrmica, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo.

Gabarito: 1) D 2) B 3) C 4) a) = (n/V)xRxT = (molaridade)xRxT = 0,31 0,082 300 = 7,62 atm Classificao: soluo isotnica. b) Soluo de glicose: curva A. Sendo um soluto no eletroltico, apresenta menor nmero de partculas dissolvidas e, portanto, maior presso de vapor. 6) B - A cal ou xido de clcio reage com a gua do microambiente: . Consequentemente o desenvolvimento de micro-organismos afetado. 7) D - Considerando o procedimento anterior, a gua volta a ferver porque esse deslocamento proporciona uma queda de presso no interior da seringa que diminui o ponto de ebulio da gua, quanto maior a presso sob a superfcie da gua, maior a temperatura de ebulio e vice-versa. 8) A - A presena de sais na soluo do solo faz com que seja dificultada a absoro de gua pelas plantas (devido ao processo de osmose), o que provoca o fenmeno conhecido por seca fisiolgica, caracterizado pelo aumento da salinidade, em que a gua do solo atinge uma concentrao de sais maior que a das clulas das razes das plantas, impedindo, assim, que a gua seja absorvida. 9) B 10) A
CaO(s) + H2O( l ) Ca(OH)2(aq)

S-ar putea să vă placă și