Sunteți pe pagina 1din 6

ENTRADA DE REINALDO GERA CRISE NA FOLHA. FOI FRIA?

Diante da avalanche de cartas contra a contratao do blogueiro mais conservador do Pas, jornal de Otvio Frias se viu forado at a bloquear a rea de comentrios da Folha.com, ao contrrio do que ocorre com outros colunistas; assinante influente, jornalista Cynara Menezes, de Carta Capital, fez artigo em que anuncia cancelamento de assinatura em protesto contra chegada de "reacionrio"; diretor de redao Srgio D'vila foi contra a contratao, mas Otvio Frias Filho mostrou que o que prevalece a vontade de patro; em seu blog, em Veja, Reinaldo usa o codinome Reinaldoxx como "insenticida" para barrar comentrios indesejados; na Folha, o jeito foi bloquear
25 DE OUTUBRO DE 2013 S 20:01

247 Blogueiro de Veja.com, Reinaldo Azevedo estreou nesta

sexta-feira 25 sua coluna no jornal Folha de S. Paulo e, por

extenso, na Folha.com. Imediatamente, a crise se instalou na publicao. Sempre desfraldando a bandeira de ser um jornal democrtico, a Folha precisou bloquear a rea de comentrios para a coluna de Reinaldo como nica forma de conter a fria dos leitores. Em Veja, como se sabe, o colunista conta com um filtro ele mesmo que no permite a postagem de comentrios de oposio a seus artigos. (Leia aqui o artigo de Reinaldo, sem espao para comentrios, e aqui um de outro comentarista, com espao aberto para o debate) Em seu blog, a influente jornalista Cynara Menezes, ex-Folha e hoje em Carta Capital, escreveu artigo em que anunciou o cancelamento de sua assinatura da Folha de S. Paulo em protesto contra a presena, em suas pginas, a partir de agora, de Reinaldo. Ela o classificou como um "reacionrio" que marca a publicao com o que a direita brasileira tem de mais arcaico. Entre os jornalistas da Folha, o mal-estar geral. O diretor de redao do jornal, Sergio D'vila, tentou convencer Otavio Frias Filho de que a contratao no pegaria bem para uma publicao, como a Folha, que se diz plural e apartidria. Mas, naquele momento, Otavio mostrou quem patro. As reaes pelo desastrado movimento devem continuar, o que levanta desde j uma pergunta que no quer calar: para a Folha, contratar o conhecido blogueiro, que usa o codinome 'Reinaldoxx, o exterminador de petralhas' para deletar comentrios em seu blog de Veja, foi uma boa ou foi mesmo uma fria? Abaixo, artigo de Cynara Menezes e a reproduo da coluna de estreia de Reinaldo Azevedo na Folha:
Adeus, jornais impressos

Ca de amores pela Folha de S.Paulo aos 17 anos, em 1984, quando entrei na faculdade e o jornal apoiou a campanha pelas Diretas-J. At ento, menina do interior da Bahia, no conhecia bem a grande imprensa. O jornal que estampava em

sua primeira pgina o desejo de todos ns, brasileiros, de votar para presidente, me cativou. Como para vrios da minha gerao, trabalhar na Folha se tornou um sonho para mim. E de fato trabalhei no jornal, entre idas e vindas, quase 10 anos. Tive espao, timas oportunidades, conheci de perto figuras incrveis: Ulysses Guimares, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Leonel Brizola, Lula. E principalmente: na Folha escrevi como quis ningum nunca mudou meu texto e jamais adicionaram nem uma frase sequer que eu no tenha apurado, ao contrrio do que viveria nos oito meses que passei na Veja (leia aqui). Em 2009 meu respeito pela Folha morreu. Naquele ano, o jornal publicou um artigo absolutamente execrvel acusando Lula de ter tentado estuprar um companheiro de cela, um certo menino do MEP (antiga organizao de esquerda), quando esteve preso, em 1980. Qualquer pessoa que l o texto percebe que Lula fez uma brincadeira (de mau gosto, ok), mas o autor do artigo no s levou a srio, ou fez de conta que levou a srio, como convenceu o jornal a publicar aquele lixo. Como eleitora de Lula, aquilo me incomodou. Por que nunca fizeram algo parecido com outro poltico? Por que o jornal jamais desceu to baixo com ningum? Apontar erros, incoerncias, fazer oposio ao governo, v l. Dizer que Lula estuprou uma pessoa! Por favor. Me pareceu que algum na direo do jornal estava sob surto psictico ao permitir que algo assim fosse impresso. Vrios amigos da Folha me confidenciaram vergonha e indignao com o texto. Continuei a ler o jornal nestes ltimos quatro anos mais por hbito do que por outra coisa. Quando veio o editorial em que a ditadura foi chamada de ditabranda no fiquei surpresa. Quando a Folha publicou a ficha falsa da candidata Dilma Rousseff no DOPS quando atuou na luta armada, tampouco. A minha prpria ficha j tinha cado, l atrs. O jornal a favor das Diretas-J deixara de existir ou ser que nunca existiu? Afinal, antes disso a Folha havia apoiado o golpe militar. Terei eu cado num golpe de marketing?

Hoje, 24 de outubro de 2013, tomei a iniciativa de cancelar minha assinatura da Folha de S.Paulo. O jornal acaba de contratar dois dos maiores reacionrios do Pas para serem seus novos colunistas. No possvel, para mim, seguir assinando um jornal com o qual no tenho mais absolutamente nenhuma identificao. Pouco importa que minha sada no faa diferena para o jornal: minha grana, trabalho para ganh-la, no vou gast-la em coisas que no valem a pena. O mundo no capitalista? Pois no quero, com meu dinheiro, ajudar a pagar gente que me causa vontade de vomitar. O mais triste que, ao deixar de assinar a Folha, deixo tambm de ler jornais impressos. Nenhum deles me representa. Esta literalmente uma pgina que viro, d a sensao de que perdi um amigo querido. Mas a vida assim mesmo: s vezes amigos tomam rumos diferentes. Sem rancores.
Publicado em 24 de outubro de 2013 Confira a estreia de Reinaldo Azevedo na Folha: REINALDO AZEVEDO

'Os 178 Beagles' As ruas, ente divinizado por covardes, pediram o fim do voto secreto para a cassao de mandatos. Boa reivindicao. O Congresso est a um passo de extinguir todas as votaes secretas, o que poria o Legislativo de joelhos diante do Executivo. Proposta de iniciativa "popular" cobra o financiamento pblico de campanha, o que elevaria o volume de dinheiro clandestino nas eleies e privilegiaria partidos ancorados em sindicatos, cujas doaes no so feitas s em espcie. Cuidado! O povo est na praa. Nome do filme dessa mmica pattica: "Os 178 Beagles". Povo no existe. uma fico de picaretas. " a terceira palavra da Constituio dos EUA", oporia algum. fato. Nesse caso, ele se expressa por meio de um documento que consagra a representao, nica forma aceitvel de governo. Se o modelo representativo segrega e no muda, a alternativa a revoluo, que mais do que alarido de

minorias radicalizadas ou de corporaes influentes, tomadas como expresso da verdade ou categoria de pensamento. A fria justiceira dos bons pode ser to desastrosa como a justia seletiva dos maus. Quem estava nas ruas? A imprensa celebrou os protestos como uma "Primavera rabe" nativa. Nem aquela rendeu flores nem o Brasil uma ditadura islmica. At houve manifestaes contra o governo, mas todas foram a favor do "regime petista". O PSDB talvez tenha imaginado que aquele "povo" --sem pobres!-- faria o que o partido no fez em 11 anos: construir uma alternativa. Sem valores tambm alternativos aos do Partido do Poder, esqueam. H 11 anos o PT ataca sistematicamente as instituies, quer as pblicas, quer as privadas, mas de natureza pblica, como a imprensa. Dilma ter sofrido desgaste (est em recuperao) no muda a natureza dos fatos. Da interdio do direito de ir e vir pancadaria e ao quebra-quebra como forma de expresso, passando pela reivindicao de um Estado-bab, assistiu-se nas ruas a uma exploso de intolerncia e de dio democracia que o petismo alimentou e alimenta. O Facebook no cria um novo ator poltico. Pode ser apenas o velho ator com o novo Facebook --como evidenciou a Irmandade Muulmana no Inverno Egpcio. Em poltica, quando o fim justifica os meios, o que se tem a brutalidade dos meios com um fim sempre desastroso. A opo moralmente aceitvel outra: os meios qualificam o fim. Querem igualdade e mais Justia? um bom horizonte. Mas ser o terror um instrumento aceitvel, ainda que fosse eficaz? Oposio, governo e imprensa, com raras excees, se calaram e se calam diante da barbrie que deseduca e que traz, volte-se l ao primeiro pargrafo, o risco do atraso institucional. O PSOL conduziu uma greve de professores contra o excelente plano de carreira proposto pela Prefeitura do Rio. Era a racionalidade contra a agenda "revolucionria". Luiz Fux, do STF, posando de juiz do trabalho, chamou os dois para conversar. degradao institucional com toga de tolerncia democrtica.

O sequestro dos beagles, tratado com bonomia e outroladismo pelo jornalismo, um emblema da ignorncia dos justos e da fria dos bons. Eles atrasaram em 10 anos o desenvolvimento de um remdio contra o cncer, mas quem h de negar que os apedeutas ilustrados tm um grande corao?

S-ar putea să vă placă și