Sunteți pe pagina 1din 4

Matematica Essencial: Geometria: Prismas

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/prisma/prisma.htm

Matemtica Essencial: Alegria Financeira Fundamental Mdio Geometria Trigonometria Superior Clculos

Geometria Espacial: Prismas


Prisma Sees do prisma Prisma regular Planificao do prisma Volume de um prisma rea lateral do prisma reto Tronco de prisma

Prisma

Prisma um slido geomtrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto inclinao das arestas laterais, os prismas podem ser retos ou oblquos. Prisma reto Aspectos comuns Bases so regies poligonais congruentes A altura a distncia entre as bases Arestas laterais so paralelas com as mesmas medidas Faces laterais so paralelogramos Objeto Prisma reto Arestas laterais tm a mesma medida so perpendiculares Arestas laterais ao plano da base Faces laterais so retangulares Prisma oblquo tm a mesma medida so oblquas ao plano da base no so retangulares Prisma oblquo

Quanto base, os prismas mais comuns esto mostrados na tabela: Prisma triangularPrisma quadrangularPrisma pentagonalPrisma hexagonal

1 de 4

06-10-2012 00:03

Matematica Essencial: Geometria: Prismas

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/prisma/prisma.htm

Base:Tringulo

Base:Quadrado

Base:Pentgono Base:Hexgono

Sees de um prisma

Seo transversal: a regio poligonal obtida pela interseo do prisma com um plano paralelo s bases, sendo que esta regio poligonal congruente a cada uma das bases. Seo reta (seo normal): uma seo determinada por um plano perpendicular s arestas laterais. Princpio de Cavalieri: Consideremos um plano P sobre o qual esto apoiados dois slidos com a mesma altura. Se todo plano paralelo ao plano dado interceptar os slidos com sees de reas iguais, ento os volumes dos slidos tambm sero iguais.
Prisma regular

um prisma reto cujas bases so regies poligonais regulares. Exemplos: Um prisma triangular regular um prisma reto cuja base um tringulo equiltero. Um prisma quadrangular regular um prisma reto cuja base um quadrado.
Planificao do prisma

Um prisma um slido formado por todos os pontos do espao localizados dentro dos planos que contm as faces laterais e os planos das bases.

2 de 4

06-10-2012 00:03

Matematica Essencial: Geometria: Prismas

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/prisma/prisma.htm

As faces laterais e as bases formam a envoltria deste slido. Esta envoltria uma "superfcie" que pode ser planificada no plano cartesiano. Tal planificao se realiza como se cortssemos com uma tesoura esta envoltria exatamente sobre as arestas para obter uma regio plana formada por reas congruentes s faces laterais e s bases. A planificao til para facilitar os clculos das reas lateral e total.

Volume de um prisma

O volume de um prisma dado por: V(prisma) = A(base).h


rea lateral do prisma reto com base poligonal regular

A rea lateral de um prisma reto que tem por base uma regio poligonal regular de n lados dada pela soma das reas das faces laterais. Como neste caso todas as reas das faces laterais so iguais, basta tomar a rea lateral como: A(lateral) = n A(Face Lateral)

3 de 4

06-10-2012 00:03

Matematica Essencial: Geometria: Prismas

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/prisma/prisma.htm

Uma forma alternativa para obter a rea lateral de um prisma reto tendo como base um polgono regular de n lados tomar P como o permetro desse polgono e h como a altura do prisma. A(lateral) = P.h
Tronco de prisma

Quando seccionamos um prisma por um plano no paralelo aos planos das bases, a regio espacial localizada dentro do prisma, acima da base inferior e abaixo do plano seccionante denominado tronco de prisma. Para calcular o volume do tronco de prisma, multiplicamos a mdia aritmtica das arestas laterais do tronco de prisma pela rea da base. Construda por Daniela Harmuch e Ulysses Sodr Atualizada em 14/out/2004.

4 de 4

06-10-2012 00:03

S-ar putea să vă placă și