Sunteți pe pagina 1din 15

1

EDUCAO JESUTICA E CRIANAS NEGRAS NO BRASIL COLONIAL

AMARILIO FERREIRA Jr.* * MARISA BITTAR Introduo

Este trabalho tem como objetivo realar um aspecto pouco estudado da histria da educao brasileira no perodo colonial. Trata-se da educao de crianas negras nos colgios jesuticos, isto , dos filhos dos escravos desafricanizados que nasciam nas fazendas de propriedade da Ordem Religiosa fundada por Santo Incio de Loyola (1491-1556). As fontes consultadas tm revelado que as prticas escolares empreendidas pelos jesutas eram realizadas com crianas de vrias origens raciais. Contudo, a literatura consagra, tradicionalmente, apenas a empresa educacional junto s crianas brancas, indgenas, mamelucas, e mulatas. Uma evidncia desta assertiva Casa-grande & Senzala de Gilberto Freire. Na obra em questo, Freire, considerado um dos trs maiores intrpretes do Brasil, definiu as origens tnicas dos alunos que freqentaram os colgios jesuticos da seguinte forma:
Descobriram os primeiros missionrios que andavam nus e toa pelos matos meninos quase brancos, descendentes de normandos e portugueses. E procuram recolher aos seus colgios esses joesfelpudos. Foi uma heterognea populao infantil a que se reuniu nos colgios dos padres nos sculos XVI e XVII: filhos de caboclos arrancados aos pais; filhos de normandos encontrados nos matos; filhos de portugueses; mamelucos; meninos rfos vindos de Lisboa. Meninos louros sardentos, pardos morenos, cor de canela. S negros e muleques parecem ter sido barrados 1 das primeiras escolas jesutica. Negros e muleques retintos. (grifo nosso).

Professores do Departamento de Educao da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) e doutores em Histria Social pela USP-SP. 1 FREIRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala, p. 413.

Assim, tem-se dado pouca ateno para o fato de que os filhos dos escravos pertencentes aos missionrios-fazendeiros tambm foram educados nas escolas concebidas pelo Ratio Studiorum. Evidentemente que a educao de crianas negras no Brasil colonial foi um fenmeno residual. Constituiu-se numa exceo da regra geral que caracteriza os grandes traos explicativos da histria da educao do perodo em tela, ou seja, a excluso da ampla maioria do povo brasileiro. Entretanto, mesmo tendo se constitudo numa exceo, merece uma interpretao histrica. Os colgios das primeiras letras ocupavam um espao fsico central nas fazendas da Companhia de Jesus. Essas escolas do b--b eram importantes no ritual de realizao da catequese, ou seja, da converso dos gentios ao cristianismo. Os filhos das famlias escravas tambm ganharam o direito de freqentar tais escolas. Serafim Leite nos informa que quando comearam a preponderar os negros nas fazendas principais, como a de Santa Cruz, ao p do Rio de Janeiro, a escola de rudimentos e de catequese era para os filhos dos escravos.2 Portanto, ao contrrio do colonizador comum, os jesutas deixavam perfeita liberdade aos seus escravos de escolherem as noivas e noivos, sem se preocuparem com a cr; azeviche africana ou o bronze indgena. Mas a lei era que se casasse cada qual dentro da sua categoria social.3 Investigar o fenmeno da educao infantil no perodo colonial, portanto, significa desvelar aspectos importantes da prpria formao scio-econmica brasileira. Esta afirmao ganha a sua verdadeira dimenso quando nos deparamos com o papel econmico, cultural e poltico que a Companhia de Jesus desempenhou no processo de consolidao do sistema colonial portugus, pois, em quase 500 anos de nossa histria os jesutas detiveram o monoplio educacional por 210 anos (1549-1759). Alm disso, importa acrescentar que este trabalho resultante de uma pesquisa realizada com base em dois tipos de textos. Como fontes primrias foram utilizados documentos originais do perodo colonial impressos nos

2 3

LEITE, Serafim, S.J. Breve histria da Companhia de Jesus no Brasil: 1549-1760, p. 40. LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. VI, p. 59. Os grifos so nosso.

IV volumes que reuniram as Cartas dos primeiros jesutas do Brasil e tambm encontrados nos X tomos da Histria da Companhia de Jesus no Brasil, todos selecionados e organizados pelo padre Serafim Leite, S.J. J o segundo tipo de referncia foi a bibliografia clssica produzida pelos chamados intrpretes da histria do Brasil, tais como: Casa-grande & Senzala de Gilberto Freire; Razes do Brasil de Srgio Buarque de Holanda; e Evoluo poltica do Brasil de Caio Prado Jr.

A Companhia de Jesus e a escravido negra

Os jesutas empregaram largamente as relaes escravistas de produo nas suas propriedades utilizando os negros desafricanizados. A tentativa de escravizao dos ndios pelo sistema colonial portugus no Brasil esbarrou, entre outros, em dois fatores importantes: de um lado, porque resultou invivel na escala requerida pelas empresas agrcolas de grande envergadura que eram os engenhos de acar;4 do outro, porque o grupo mercantil metropolitano, que desde 1441 j traficava negros do norte da frica,5 tinha no comrcio de africanos fabulosa fonte de lucro.6 A conjugao dessas circunstncias acabou determinando a proibio, por parte da Igreja Catlica, da escravizao dos ndios americanos e a oficializao do trfico negreiro em larga escala no Atlntico Sul. Mesmo antes que este interdito se efetivasse atravs da bula do Papa Urbano VIII (1639),7 o padre Manuel da Nbrega, em correspondncia enviada ao Provincial de Portugal, datada de 1557, reivindicava que:
(...) se Sua Alteza nos quisesse mandar dar uma boa dada de terras, onde ainda no for dada, com alguns escravos da Guin, que faam mantimentos para esta Casa e criem criaes, e
4 5

FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. p. 41. GOULART, Maurcio. A escravido africana no Brasil, p. 07. 6 GORENDER, Jacob. O escravismo colonial, p. 132. 7 O Breve do Papa Urbano VIII, de 22 de abril de 1639, estabelecia que daqui por diante no ousarem ou presumam cativar os sobreditos ndios, vend-los, compr-los, troc-los, d-los, apart-los de suas mulheres e filhos, priv-los de sues bens e fazendas, lev-los e mand-los para outro lugares, priv-los de qualquer modo da liberdade (...). (PAPA URBANO VIII. Commisum Nobis: sobre a Liberdade dos ndios da Amrica, p. 570.).

assim para andarem em um barco pescando e buscando o necessrio, seria muito acertado, e seria a mais certa maneira de mantimento desta Casa. Escravos da terra no nos parece bem t-los por alguns inconvenientes. Destes escravos da Guin manda ele trazer muitos terra. Podia-se haver proviso para que dos primeiros que viessem nos desse os que Sua Alteza quisesse, porque uns trs ou quatro, que nos mandou dar h certos anos, todos esto mortos, salvo uma negra, que serve esta Casa de lavar roupa, que ainda que o no faz muito bem, excusa-nos muitos trabalhos. A mantena desta casa foi at agora muito trabalhosa e quase miraculosamente se mantm nela tanta gente sem ter escravos que pesque, nem quem traga gua e lenha e coisas semelhantes, e fora-o muito mais se no nos repartramos pelas Aldeias dos ndios, que nos mantinham e da muitas vezes se proviam os desta Casa.8 (grifo nosso).

Os tais inconvenientes aludidos pelo padre Manuel da Nbrega, no sentido de que no se devia utilizar os escravos da terra, eram de ordem econmica e religiosa. Entretanto, na mesma proporo em que se deixava de escravizar os indgenas, no incio da segunda metade do sculo XVI, aumentava o trfico negreiro patrocinado pela metrpole portuguesa.9 Neste ponto, a Companhia de Jesus estava em perfeita sintonia com os interesses coloniais defendidos pela burguesia mercantil para a Amrica. Ou como afirmou Goulart:

(...) realmente, quanto mais bices se levantassem explorao do gentio americano, mais africanos se tornariam necessrios aos colonos. E se, s mltiplas vantagens oferecidas pelos negros, havia ainda a acrescentar-se a possibilidade de explor-los sem a ameaa do inferno, era natural que a sua procura, e, 10 consequentemente, o seu valor aumentassem.

A verdade foi que a Companhia de Jesus participou ativamente da montagem do sistema colonial implantado pela Cora portuguesa no Brasil. O ncleo do modelo colonial portugus estava assentado nos quatro
8 9

NBREGA, Manuel de, S.J. Carta de 2 de setembro de 1557, p. 411-412. O padre Ferno Cardim, descrevendo a Capitania de Pernambuco, dava conta em Informao da misso do P. Christovo Gouva as partes do Brasil, escrita em 1585, que tinha passante de dois mil vizinhos entre vila e termo, com muita escravaria de Guin, que sero perto de dois mil escravos: os ndios da terra so j poucos. (CARDIM, Padre Ferno. Tratados da terra e gente do Brasil, p. 294.). 10 GOULART, Maurcio. A escravido africana no Brasil, p. 54-55.

elementos que davam sustentao econmica plantation, isto : latifndio, escravido, monocultura e produo voltada para o mercado externo. O centro da empresa colonial, nos sculos XVII e XVIII, eram os engenhos e as fazendas criadoras de gado, com uma larga predominncia dos primeiros sobre as segundas.11 A partir da segunda metade do sculo XVII, a Companhia de Jesus j era proprietria de muitas fazendas de cana-de-acar e criao de gado. Ela havia acumulado, segundo Serafim Leite, um total de 359 fazendas at 1759, quando da expulso dos jesutas do Brasil.12 Presume-se que a riqueza amealhada pelos seguidores de Santo Incio de Loyola, durante os primeiros 210 anos da sua permanncia na terra braslica, tenha significado uma expressiva parte do PIB da colnia portuguesa na Amrica. A importncia econmica da empresa inaciana, no perodo em tela, foi realada por Furtado assim:
(...) o sistema jesutico, cuja produtividade aparentemente chegou a ser elevada mas sobre o qual no se dispe de muitas informaes a Ordem no pagava impostos nem publicava estatsticas entrou em decadncia com a perseguio que sofreu 13 na poca de Pombal.

Deste modo, o trabalho escravo, nas propriedades dos missionrios-fazendeiros da Companhia de Jesus, transformou-se na principal mo-de-obra utilizada nas relaes sociais de produo.

As fazendas da Companhia de Jesus

Desde o incio ficou muito claro para o fundador da misso jesutica no Brasil, padre Manuel de Nbrega, que seria impossvel empresa evangelizadora idealizada por Santo Incio de Loyola lograr xito sem a existncia
11

Furtado, referindo-se as regies criadoras de gado (interior) que dependiam economicamente das plantadoras de cana-de-acar (litoral), estabeleceu a seguinte diferena de renda entre as duas atividades em ternos de riqueza: se nos limitarmos regio diretamente dependente da economia aucareira, a comeos do sculo XVII, dificilmente se pode admitir que sua renda bruta alcanasse cem mil libras, numa poca em que o valor da exportao de acar possivelmente superava os dois milhes. (FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil, p. 58.). 12 LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. X, p. 88-93. 13 FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. p. 90.

de uma base econmica que desse sustentao s escolas do b--b, aquelas que serviam de suporte catequese dos gentios. Assim, o esforo para a fundao de fazendas de acar e gado, como resultado da iniciativa do primeiro Provincial do Brasil (1553-1560), estava organicamente vinculado ao projeto educacional desenvolvido pela Companhia de Jesus no Brasil colonial. Portanto, com o passar do tempo basicamente todos os colgios jesuticos do ensino fundamental tinham uma fazenda. A origem da primeira fazenda jesutica data de 1550, ou seja, apenas um ano aps a chegada da Misso ao Brasil. Tom de Sousa, ento Governador-Geral, doou a sesmaria de gua dos Meninos Companhia de Jesus utilizando o seguinte argumento:

Fao saber como o P. Manuel da Nbrega, que ora tem cuidado da Casa do Nome de Jesus nesta cidade do Salvador, me enviou dizer por sua petio como a dita Casa tinha necessidade de terras para fazerem mantimentos, porquanto a inteno dEl-Rey e dos Padres da Companhia nela criar e ensinar moos do gentio, que por tempos levem o nome do Senhor a todas as gentes, e que no se podiam sustentar de outra maneira. E porque queiram fazer roas de mantimentos e outra coisas para ajuda do sustentamento da dita 14 gente e Padres que na dita casa esto (...).

A tomada de deciso do padre Manuel de Nbrega, no sentido da montagem de uma fazenda na sesmaria de gua dos Meninos, logo demonstrou os seus resultados positivos. Em carta datada de 1552, ele informava o padre Simo Rodrigues, fundador da Provncia da Companhia de Jesus em Portugal, que:
(...) depois que vieram os escravos dEl-Rei, de Guin a esta terra, tomaram os Padres fiados por dois anos trs escravos, dando fiadores a isso, e acaba-se o tempo agora cedo. Desta vestiaria fiz marcar outros escravos da terra. Este ano que viro vacas dEl-Rei tambm tomei doze fiadas a El-Rei, dando fiadores para da um ano se pagar, para criao e leite para os meninos. Tenho principiado casas para os meninos, conforme a terra. At agora passamos muito trabalho por os manter; j agora, que os mantimentos se vo comendo, vai a casa em muito crescimento e os meninos tem o necessrio cada vez melhor; de maneira que donde antes com
14

SOUSA, Tom de. Sesmaria de gua de Meninos dada pelo governador Tom de Sousa ao P. Manuel de Nbrega, Baa, p. 195.

muita fortuna mantnhamos a sete ou oito, agora mantm a casa cinqenta e tantas pessoas sem o sentir. Tem a casa um barco e 15 escravos que matam peixe.

Por este relato, Nbrega deixa claro que no havia incompatibilidade entre os interesses coloniais da Coroa portuguesa e a misso evangelizadora da Companhia de Jesus no Brasil. Eles se fundiam no trip econmico nuclear do modelo colonial adotado, isto : terra, escravido e agropecuria. Por outro lado, se at a segunda metade do sculo XVI as atividades econmicas da Companhia de Jesus ainda tinham um carter de subsistncia, ou seja, as fazendas produziam apenas para as necessidades materiais de sobrevivncia dos padres jesutas, a partir dos sculos XVII e XVIII as mesmas j eram uma empresa mercantil respeitvel do ponto de vista da produtividade econmica. Para ilustrao de tal afirmativa, tomemos como exemplo uma fazenda emblemtica do imprio econmico montado pela Companhia de Jesus no perodo colonial. A fazenda de Santa Cruz (RJ), com 10 lguas quadradas de extenso territorial (a lgua geomtrica igual a 6 Km), foi considerada um dos maiores empreendimentos dos padres jesutas. Segundo Serafim Leite, ela aparecia no Catlogo da ordem religiosa inaciana, em 1757, com as seguintes propriedades:

(...) o gado: cavalar, 948 cabeas; bovino, 9.344. Para sustento dos Padres do Colgio tiram-se anualmente 500 reses alm das que eventualmente se gastam nos trabalhos das fazendas. O gado vendido rendia a soma anual de 4.000 escudos romanos, que em sua maior parte se remetiam para Lisboa em pagamento do que de l vinha, vesturio e as mil coisas indispensveis vida do Colgio, que no havia na terra e tinham de vir de fora. A Fazenda recebeu, este ano de 1757, 1.645 escudos e gastou 1.282; a Igreja 360 e 16 gastou 230.

15 16

NBREGA, Manuel de, S.J. Carta de fins de agosto de 1552, p. 403. LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. VI, p. 57.

Para manter esta prosperidade econmica, os missionriosfazendeiros utilizaram largamente as relaes escravistas de produo na Fazenda de Santa Cruz. O nmero da populao de escravos negros, em 1757, chegou a 740. S no ncleo central [da fazenda] havia 232 senzalas, onde as famlias viviam sobre si mesmas, parte, se eram de prole numerosa.17 Foi essa prole das famlias escravas negras que trabalhavam nas fazendas de acar e gado da Companhia de Jesus que ganhou tambm o direito de estudar nas nicas escolas do b--b existentes na histria do Brasil colonial.

Educao jesutica e crianas negras: a catequese com os filhos dos escravos

A misso evangelizadora da Companhia de Jesus no Novo Continente foi um corolrio causado pelas guerras religiosas entre catlicos e protestantes que inundaram de sangue a Europa do sculo XVI. Ela tinha como escopo principal converter ao catolicismo os gentios que habitavam as Amricas e, ao mesmo tempo, vencer uma das batalhas da guerra religiosa travada contra os cristos reformados. Melhor: era imperativo ganhar novas almas para o rebanho da Igreja Romana.18 No incio do sculo XVI, a ao religiosa dos padres inacianos estava centrada apenas na converso dos indgenas atravs do chamado aldeamento. Os Jesutas procuraram agrupar estas Aldeias com mira s trs condies de defesa, catequese e subsistncia (...).19 Mas a catequese no tinha um sentido apenas de converso f crist mediante o ensino exclusivo da dogmtica catlica: ia alm disso. O prprio Serafim Leite esclarece que a Catequese dos ndios, nesta matria de instruo, no se entende s a do ensino religioso do catecismo, a no ser com os adultos incapazes de mais; com os

17 18

LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. VI, p. 59. FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Educao e capitalismo perifrico globalizado, p. 166. 19 LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. V, p. 240.

meninos inclui-se tambm o de ler, escrever, ou elementos [matemtica].20 Deixemos, porm, que a prpria lavra do padre Jos de Anchieta, um dos mais importantes catequistas jesuticos do sculo XVI, explique como ocorria na prtica a doutrinao, simbiose entre converso e educao, dos meninos indgenas de Piratininga, em 1556:

(...) quase todos vm duas vezes por dia escola, sobretudo de manh; pois de tarde todos se do caa ou pesca para procurarem o sustento; se no trabalham, no comem. Mas o principal cuidado que temos deles est em lhes declararmos os rudimentos da f, sem descuidar o ensino das letras; estimamnos tanto que, se no fosse esta atrao, talvez nem os pudssemos levar a mais nada. Do conta das coisas da f por um formulrio de perguntas, e alguns mesmo sem ele. Muitos confessaram-se este ano, e fizeram-no em muitas outras ocasies do que no tivemos pouca alegria; pois alguns confessam-se com tal pureza e distino, e sem deixarem sequer as mais mnimas coisas, que facilmente deixam atrs os filhos dos cristos: recomendo-lhes que se preparassem para o sacramento, disse um: to grande a fora da confisso que, a seguir a ela, nos parece 21 que queremos voar para o cu com grande velocidade. (grifo nosso).

Este mesmo princpio de converso religiosa ao catolicismo, a combinao de catequese com o ensino das primeiras letras, foi utilizado mais tarde, nos sculos XVII e XVIII, nas prprias fazendas da Companhia de Jesus com os filhos dos escravos que nelas trabalhavam. Serafim Leite comprova a empreitada educacional jesutica com os filhos dos negros que eram escravos nessas propriedades agrrias com os seguintes atos:

E o que ela [Companhia de Jesus] fez pela catequese e elevao moral dos Escravos, alm do proverbial bom trato que lhes dava, afere-se por este trplice fato: foi um jesuta o P. Pero Dias, Apstolo dos Negros do Brasil, que escreveu a Arte da Lngua de Angola com o propsito deliberado de melhor os amparar e servir; fundou-se nos Colgios o apostolado do mar chegada dos navios de frica; e multiplicaram-se, a favor dos Negros dos Engenhos e Fazendas, as misses discurrentes, sadas dos
20 21

LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. VII, p. 145. ANCHIETA, Jos, S.J. Carta trimestral de maio a agosto de 1556 pelo Ir. Jos de Anchieta, p. 308.

10
22

Colgios de cada regio, em toda a extenso do Brasil.

(grifo

nosso). Contudo, o autor da monumental obra sobre a Histria da Companhia de Jesus no Brasil tentou buscar um atenuante que empalidecesse um fato insofismvel: a Ordem Religiosa fundada por Santo Incio de Loyola empregara largamente as relaes escravistas de produo, tanto quanto o colonizador portugus, nas suas propriedades do Brasil colonial. Para Serafim Leite a principal diferena de comportamento entre o colonizador comum e o fazendeiro-missionrio jesutico, com relao escravido, era o fato de que o segundo, ao contrrio do primeiro, tinha assumido em relao aos negros o compromisso da educao:

Os Escravos Negros no eram livres para buscarem a instruo


mdia e superior, e claro est que o senhores no os compravam para os mandar aos estudos e fazer deles bacharis ou Sacerdotes. A instruo ou educao, que lhes permitiam, essa, e mais do que essa, lhes ensinava a Igreja. E a Igreja foi a nica educadora do Brasil at ao final do sculo XVIII, representada por todas as organizaes religiosas do Clero Secular e do Clero Regular, que 23 possuam casas no Brasil. (grifo nosso).

A ao educadora realizava-se nos colgios de rudimentos (primeiras letras) construdos em cada uma das fazendas de propriedade da Companhia de Jesus, nos quais as crianas negras preparavam-se para a catequese. O princpio educativo que embasava as atividades pedaggicas desses colgios do b--b estava consubstanciado no famoso Ratio Studiorum. A sua caracterstica fundamental era a organizao de um processo de ensinoaprendizagem fundado na concepo mnemnica do ensino. Podemos perceber tal princpio educativo na parte destinada s Regras comuns aos professores das classes inferiores. Neste caso, dois exemplos so ilustrativos: a regra n. 19 Exerccio de memria recomendava que os alunos recitem as lies de cor aos

22 23

LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. VII, p. 144-145. LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus, t. VII, p. 144.

11

decuries (...). Aos sbado recite-se em pblico o que foi aprendido de cor numa ou vrias semanas; terminado um livro, podero escolher-se alguns que da ctedra o recitem desde o princpio, no sem prmio.24 J a regra n. 25 Repetio no deixava dvidas quanto ao processo de estudo dos alunos para as aulas subseqentes: do mesmo modo faa-se a repetio da lio do dia e da vspera (...).25 A conseqncia mais nefasta desta metodologia de ensinoaprendizagem foi o sadismo pedaggico perpetrado contra os alunos, e que se manifestava principalmente atravs de castigos corporais. Mais uma vez, o Ratio Studiorum era preciso nas suas recomendaes com relao aplicao que os alunos deveriam ter nos estudos: a regra n. 39 Cuidado da disciplina estipulava que (...) o principal cuidado do professor seja, portanto, que os alunos no s observem tudo quanto se encontra nas regras mas sigam todas as prescries relativas aos estudos (...).26 Aos alunos que eram considerados negligentes com as suas tarefas acadmicas aplicava-se a regra n. 40 Modo de castigar, que recomendava ao professor o seguinte procedimento disciplinar:

no seja precipitado no castigar nem demasiado no inquirir; dissimule de preferncia quando o puder sem prejuzo de ningum; no s no inflija nenhum castigo fsico (este ofcio do corretor) mas abstenha-se de qualquer injria, por palavras ou atos; (...) ao Prefeito deixe os castigos mais severos ou menos costumados, sobretudo por faltas cometidas fora da aula, como a 27 ele remeta os que se recusam aceitar os castigos fsicos (...). (grifo nosso).

A figura do corretor de castigos fsicos era tradicional nos colgios jesuticos. Ou como afirmou o padre Leonel Franca: para o ingrato mister cumpria tomar um oficial de fora, o Corretor, homem srio e moderado, que administrava a punio de acordo com as instrues recebidas do Prefeito de estudos.28 A tradio que institura a figura do corretor de castigos fsicos na
24 25

COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum, p. 184. COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum, p. 185. 26 COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum, p. 189. 27 COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum, p. 190. 28 FRANCA, Leonel, S.J. O mtodo de estudo dos jesutas, 62-63.

12

empresa educacional jesutica remontava ao incio da colonizao do Brasil. Mm de S, Governador-Geral do Brasil, numa carta de 1560 ao Rei de Portugal, D. Sebastio, referindo-se ao processo educativo das crianas indgenas e mamelucas, escreveu: tambm mandei fazer tronco em cada vila e pelourinho, por lhes mostrar que tem tudo o que os cristos tem, e para o meirinho [corretor] meter os moos no tronco quando fogem da escola, e para outros casos leves, com autoridade de quem os ensina, [os padres jesutas].29 Deste modo, os filhos dos escravos que nasciam nas fazendas da Companhia de Jesus, que sofreram o processo de converso ao cristianismo catlico atravs da catequese, tambm sentiram na pele a prtica do sadismo pedaggico inerente ao projeto educacional desenvolvido pelos jesutas. Em outras palavras: elas estavam sujeitas s punies fsicas aplicadas nos colgios das primeiras letras organizados pelos padres inacianos no Brasil colonial. E impossvel entender a lgica de funcionamento dessas instituies escolares, que desempenharam um papel fundamental na empresa colonial, desassociada da concepo de educao formulada pelo Ratio Studiorum.

Concluso

O projeto educacional da Companhia de Jesus implantado no Brasil colonial estava a servio de uma ordem social violenta. O processo de aculturao e converso ao cristianismo imposto pela Igreja Catlica tanto ao ndio quanto ao negro visava apenas construir o imprio colonial jesutico-lusitano. Esta relao existente entre educao e violncia no contexto histrico do perodo colonial reveste-se de importncia fundamental; pois, a formao social brasileira marcada profundamente por um brutal processo de explorao autoritrio exercido pelas elites dominantes sobre as classes subalternas. No s contra os gentios que habitavam as terras braslicas desde os tempos imemoriais, mas, tambm, contra os negros desafricanizados. Para Caio Prado Jr. as circunstncias

29

S, Mm de. Carta de Mm de S Governador do Brasil a D. Sebastio Rei de Portugal, p. 172. Os grifos so nossos.

13

sociais dos segundos eram piores do que dos primeiros, pois, as condies dos escravos negros era mais simples que a dos ndios. No tiveram, como estes, protetores jesutas, e at o Imprio continuaram simplesmente equiparados s bestas das Ordenaes Manuelinas.30 O carter da formao social engendrado pelo modelo colonial da Companhia de Jesus no Brasil no encontrou paralelo na histria da civilizao ocidental crist. A misso evangelizadora atribuda aos padres jesutas, imbricada com a empreitada colonial lusitana, foi um somatrio de violncia mortal, de intolerncia e ganncia predatria. Srgio Buarque de Holanda, analisando o papel da violncia com que as classes dominantes subjugaram os explorados no perodo colonial, atribuiu aos jesutas a responsabilidade pela introduo de um dos traos distintivos do autoritarismo que historicamente perpassa a cultura social brasileira, pois:
foram ainda os jesutas que representaram, melhor do que ningum, esse princpio da disciplina pela obedincia. Mesmo em nossa Amrica do Sul, deixaram disso exemplo memorvel com suas redues [aldeamentos] e doutrinas. Nenhuma tirania moderna, nenhum terico da ditadura do proletariado ou Estado totalitrio, chegou sequer a vislumbrar a possibilidade desse prodgio de racionalizao que conseguiram os padres da Companhia de Jesus em suas misses.31

Assim, as crianas negras, nas fazendas da Companhia de Jesus, sofriam de dois tipos simultneos de violncia: primeiro, porque eram geradas em ventres escravos e, portanto, nasciam marcadas pela maldio econmica da escravido; e segundo, porque estavam submetidas a um processo de aculturao, gerada pela viso crist de mundo, organizado com base num mtodo pedaggico que preconizava uma viso repressiva de modelagem da moral cotidiana do comportamento social.

30 31

PRADO Jr., Caio. Evoluo poltica do Brasil, p. 27. Holanda, Srgio Buarque de. Razes do Brasil, p. 39.

14

Fontes e Bibliografia

A- Fontes Primrias Impressas ANCHIETA, Jos, S.J. Carta trimestral de maio a agosto de 1556 pelo Ir. Jos de Anchieta. In: LEITE, Serafim, S.J. Cartas dos primeiros jesutas do Brasil: 1553-1558. Coimbra: Tipografia da Atlntida, 1957. v. II, p. 302-310. (Comisso do IV Centenrio da cidade de So Paulo). CARDIM, Padre Ferno. Tratados da terra e gente do Brasil. Introduo e Notas: Baptista Caetano; Capistrano de Abreu & Rodolfo Garcia. 2 ed. So Paulo; Rio de Janeiro; Recife; Porto Alegre: Companhia Editora Nacional, 1939. 379 p. COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum. In: FRANCA, Leonel, S.J. O mtodo pedaggico dos jesutas. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952, 236 p. NOBREGA, Manuel, S.J. Carta de fins de agosto de 1552. In: LEITE, Serafim, S.J. Cartas dos primeiros jesutas do Brasil: 1538-1553. Coimbra: Tipografia da Atlntida, 1956. v. I, p. 403. (Comisso do IV Centenrio da cidade de So Paulo). NOBREGA, Manuel, S.J. Carta de 2 de setembro de 1557. In: LEITE, Serafim, S.J. Cartas dos primeiros jesutas do Brasil: 1553-1558. Coimbra: Tipografia da Atlntida, 1957. v. II, p. 411-412. (Comisso do IV Centenrio da cidade de So Paulo). PAPA URBANO VIII. Commissum Nobis: sobre a Liberdade dos ndios da Amrica. In: LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Livraria Portuglia, 1945, t. VI, p. 569-571. S, Mem de. Carta de Mem de S Governador do Brasil a D. Sebastio Rei de Portugal, Rio de Janeiro 31 de maro de 1560. In: LEITE, Serafim, S.J. Cartas dos primeiros jesutas do Brasil: 1558-1563. Coimbra: Tipografia da Atlntida, 1958. v. III, p. 168-174. (Comisso do IV Centenrio da cidade de So Paulo). SOUSA, Tom de. Sesmaria de gua de Meninos dada pelo governador Tom de Sousa ao P. Manuel de Nbrega, Baa. In: In: LEITE, Serafim, S.J. Cartas dos primeiros jesutas do Brasil: 1538-1553. Coimbra: Tipografia da Atlntida, 1956. v. I, p. 195. (Comisso do IV Centenrio da cidade de So Paulo). B- Bibliografia COLUSSI, Solange de Carvalho; SCIENZA, Glacy K.; BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. Educao e violncia no Brasil colonial. In: VII CIC da Universidade Federal de So Carlos, 1999, So Carlos. Programao Geral. So Carlos: UFSCar, 1999. p. 15. CUNHA, Alessandra Marques da; CALIN, Mrcia T. C.; SALARO, Melissa Bresci; FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Crianas negras e educao jesutica no Brasil colonial. In: VII CIC da Universidade Federal de So Carlos, 1999, So Carlos. Programao Geral. So Carlos: UFSCar, 1999. p. 15.

15

FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. Educao e capitalismo perifrico globalizado. Revista Ser Social, Braslia, (4):153-194, jan.-jun., 1999. FRANCA, Leonel, S.J. O mtodo pedaggico dos jesutas. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952, 236 p. FREIRE, Gilberto. Casa grande & Senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal. 30 ed. Rio de Janeiro: Record, 1995. 569 p. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 15 ed. So Paulo: Editora Nacional, 1977. 248 p. GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. So Paulo: Editora tica, 1978. 592 p. GOULART, Maurcio. A escravido africana no Brasil: das origens extino do trfico. 3 ed. So Paulo: Editora Alfa-mega, 1975. 300 p. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 6 reimpresso da 26 ed. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. 219 p. HUZIWARA, rika C.; BRESCI, Melissa Salaro; CALIN, Mrcia T. C.; FERREIRA Jr., Amarilio; BITTAR, Marisa. A base econmica dos colgios jesuticos no Brasil colonial. In: VI CIC da Universidade Federal de So Carlos, 1998, So Carlos. Programao Geral. So Carlos: UFSCar, 1998. p. 36. LEITE, Serafim, S.J. Breve histria da Companhia de Jesus no Brasil: 15491760. 2 ed. Braga: Livraria Apostolado da Imprensa, 1993. 291 p. LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Livraria Portuglia, 1945, t. VI, 640 p. LEITE, Serafim, S.J. Histria da Companhia de Jesus. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1950, t. X, 316 p. NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). 2 ed. So Paulo: editora Hucitec, 1981. 420 p. PALOMINO, Thas J.; ARCHIZA, Maria A. Guitti; MARINI, Fabiana; BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. A escola do b--b no Brasil colonial. In: VI CIC da Universidade Federal de So Carlos, 1998, So Carlos. Programao Geral. So Carlos: UFSCar, 1998. p. 36. PRADO Jr., Caio. Evoluo poltica do Brasil. 19 ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. 102 p. RANGEL, Igncio. A histria da dualidade brasileira. 2 ed. Revista de Economia Poltica, So Paulo, 1(4):05-34, out.-dez, 1981. SCISNIO, Alar Eduardo. Dicionrio da escravido. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial, 1997. 331 p.

S-ar putea să vă placă și