Sunteți pe pagina 1din 5

Aprenda a avaliar a incidncia solar no imvel

in Artigos Deixe um comentrio

A posio do imvel em relao ao sol e o modo como recebe os raios solares influenciam questes pessoais de conforto e sade. Apesar da preferncia por imveis com maior incidncia da luz do sol no perodo da manh, antes de escolher, o consumidor precisa verificar a planta e a localizao do empreendimento. Face Norte ou Sul? Para quem prioriza a entrada de raios solares, antes de comprar importante verificar a planta do imvel, aconselha o diretor de Comercializao e Marketing do SecoviSP, Luiz Fernando Gambi. Janelas voltadas para o lado Norte permitem a manuteno do calor e iluminao do imvel ser melhor. Alm de conforto e economia de gastos com luz, esse ngulo proporciona uma srie de benefcios, pois garante sol na casa durante todo o dia. Imveis voltados para a face Sul podem ser frios, escuros e apresentar os problemas que a falta de luz e calor pode ocasionar, como mofo, umidade e dificuldade no desenvolvimento de plantas. Sem contar os transtornos para aqueles que sofrem de problemas respiratrios. O interesse por empreendimentos localizados na frente Norte maior no Hemisfrio Sul, abaixo da linha do Equador, em zonas pouco tropicais. Quanto mais para o Sul, maior o interesse por este ngulo, explica. A preferncia se concentra em imveis com maior ao da luz do sol nos dormitrios e na sala de estar no perodo da manh. De acordo com Gambi, a incidncia solar privilegiada de imveis com face Norte chega a gerar uma valorizao de at 10%, mas nem sempre pagar mais caro significa um bom negcio. s vezes, o imvel voltado para a face Sul pode ser a melhor opo. Quando a valorizao no compensa Gambi explica que no adianta investir mais em um empreendimento que oferece o lado Norte, se existe um enorme prdio frente, bloqueando a entrada dos raios solares. H casos em que as pessoas espalham cortinas e tapetes isolantes pela casa e impedem que o calor do sol seja absorvido. Em situaes em que o apartamento est

em um andar baixo e em uma localidade cheia de edifcios, a probabilidade que o sol entre tambm pequena. Como escolher? Em empreendimentos isolados, com iluminao de todos os ngulos, decida por aquele em que os cmodos de maior permanncia da casa estejam a favor do sol. Se a ideia comprar um terreno mais em conta e voltado para a face Sul, o conselho buscar orientao de engenheiros e arquitetos, que iro dirigir um projeto adequado para manter o sol a seu favor. Para moradores de regies mais quentes, que queiram proteger os ambientes da incidncia da luz do sol e do forte calor, interessante priorizar projetos que ampliem o caimento dos telhados do imvel, fazendo mais sombra.

Descubra como diminuir a incidncia do Sol escolhendo a cortina certa


Tanto a casa como o escritrio podem ficar protegidos da luminosidade e do calor

Compartilhar Nesta poca de muito calor, quando os raios solares incidem com fora total, preciso encontrar todas as formas de proteo. Passar protetor solar, usar culos escuros e chapu so de grande auxlio se voc estiver na rua. Mas, no momento em que voc est em casa ou no escritrio, tambm possivel amenizar o calor e a luminosidade com a escolha da cortina certa. A costureira e proprietria da Berti Cortinas, Illi Berti, explica que os tecidos mais grossos so a melhor escolha na hora de se proteger do calor excessivo. Existe um tipo de emborrachado, que serve como forro, o Black Out. O produto serve como um escudo contra o sol, pois combate a claridade e pode, ainda, vir com um tecido mais leve por cima. Alm de estar protegida da luz e das altas temperaturas, sua casa pode ficar muito charmosa. No caso de voc preferir um ambiente mais iluminado, os tecidos comuns usados nas cortinas, como o voal, devem ser acompanhados de forros chamados Filtrasol. Voc no perde a claridade, mas fica protegido do calor. Existe tambm a opo do algodo cru. Por ser um tecido rstico, Illi lembra que ele mais utilizado em escolas e faculdades. O pano grosso e claro. Persiana Horizontal Rogrio Berti, tambm proprietrio da Berti Cortinas, afirma que as persianas horizontais,

feitas em PVC ou alumnio, precisam de uma pintura metalizada. este processo que ajuda a aliviar as altas temperaturas causadas pelos raios solares. A pintura reflete a luz sem impedir a luminosidade do ambiente.

Persiana Rol Com diversos tecidos, que vo desde a tela solar mais translcida ao black out total, este produto permite o controle trmico do ambiente, valorizando a luminosidade natural. possvel controlar o nvel de escurecimento e temperatura de acordo com as opes de tecidos, que vo dos mais escuros e grossos aos mais claros e fluidos. No aconselhvel a instalao em ambientes midos, como o banheiro

Persiana Romana um tipo de cortina que possui gomos, mesmo quando est estendida, o que proporciona a decorao dos ambientes, geralmente, sem vedao do sol. Este produto caracterizado por tecidos em tons claros. As colees so translcidas e tm funo decorativa, que podem ser sobrepostas a outros panos com a funo da proteo solar.

Persiana de Madeira Alexandro Godoi, lojista da Vista Pisos e Persianas, conta que o local confecciona esse tipo de persiana com materiais disponveis em vrias tonalidades, que entram em sintonia com as tendncias de uso de elementos naturais. O produto ideal para quem deseja dar ao ambiente um controle maior de luz.

Persiana Vertical As persianas verticais so feitas em PVC ou alumnio e algumas so revestidos com tecido. O PVC j causa black out natural, impedindo a entrada de luz e calor. Suas lminas com giro de 180 permitem, ainda, maior controle da luminosidade.

S-ar putea să vă placă și