Sunteți pe pagina 1din 74

Insustentvel Leveza: Uma nova teoria pode explicar por que os objetos tendem a ficar parado

por Corey S. Powell http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=h2PjUOWVDYaW8gS794CoDA&hl=ptBR&prev=/search%3Fq%3Dphysical%2Breview%2Bandrei%2Bsakharov%2Bharold%2Bputhoff%26hl%3Dpt-BR %26tbo%3Dd%26biw%3D1218%26bih %3D641&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.sciam.com/&usg=ALkJrhh40M6E2LadXUYI5NGL 5hMkyfcmCQOriginalmente publicado no Scientific American , vol. 270, No. 5, pp 30-31, 1994 Reproduzido com permisso. Copyright 1994 pela Scientific American, Inc. Todos os direitos reservados.

Sofrendo de inrcia? Gravidade deixa deprimida? Voc no est sozinho. Gravidade e da inrcia esto entre os atributos mais fundamentais de qualquer coisa que possui massa. Mas os pesquisadores nunca ter alcanado uma compreenso satisfatria da natureza fundamental da gravidade. Inrcia revelou-se um problema ainda mais evasivo. Desde Isaac Newton articulou suas trs leis do movimento, os cientistas simplesmente aceitou a existncia de inrcia como um dado: corpos em movimento permanece em movimento, e aqueles em repouso permanecer em repouso, a no ser acionados por uma fora externa. Bernhard M. Haisch do Palo Alto Research Laboratory Lockheed, Alfonso Rueda da Califrnia Sate University, em Long Beach e Harold E. Puthoff, do Instituto de Estudos Avanados em Austin, Texas, acho que eles podem, finalmente, ter uma pista para o processo que d origem a inrcia. Esse processo, Haisch argumenta, tem de estar ligado gravitao, bem como, ordenadamente unificador massa intertial e gravitacional, as duas maneiras que os fsicos definem a massa de um objeto. Escrevendo na edio de fevereiro da revista Physical Review A, os trs pesquisadores descrevem a inrcia como conseqncia dos acontecimentos bizarros subatmicas que ocorrem no espao aparentemente vazio. Teoria quntica prev que, em escalas minsculas, as flutuaes qunticas aleatrias turvar o vcuo, criando uma sopa de partculas virtuais. Essas partculas continuamente entram e saem da existncia antes que possam ser detectados diretamente. Haisch e seus colaboradores comeou por assumir a existncia de tais flutuaes de pequena escala eletromagnticas, conhecido como o campo de ponto zero. Em seguida, examinou os efeitos do campo em questo normal. Em meados da dcada de 1970, vrios pesquisadores mostraram que um objeto acelerando atravs do campo de ponto zero deve ser exposto a uma luz de radiao despertou do vcuo. Haisch, cuja formao em astrofsica, perguntou se que a radiao poderia exercer uma "presso" opondo-se acelerao; uma presso to exatamente se encaixa na descrio de inrcia. Rueda lanar essas idias em forma matemtica e se convenceu de que era Haisch em alguma coisa. "Intuitivamente, fez muito sentido", diz ele. "A nica coisa que pode resistir ao agente acelerador o vcuo - o que mais est l?" Ele observa que o campo de ponto zero est presente em todos os momentos e em todos os lugares, o que explicaria a natureza, instantnea universal de inrcia.

Os dois cientistas logo se juntou com Puthoff, que tinha vindo a explorar possveis conexes entre a gravidade eo campo de ponto zero. Embora os tericos tiveram sucesso considervel compreender as outras trs foras da natureza (electromagetism e as duas foras nucleares), "a gravidade tem sido sempre o excntrico", Haisch reflete. Puthoff, com base em trabalhos anteriores pelo falecido fsico russo Andrei Sakharov, procura explicar a gravidade como um efeito de longo alcance das flutuaes do ponto zero eletromagnticas. Ligando para o campo de gravidade zero ponto desenha automaticamente inrcia na explicao e to naturalmente representa a equivalncia entre massa inercial e gravitacional. A teoria, ambicioso no convencional de inrcia imediatamente enfrenta uma audincia duvidosa. "Eu gosto da idia filosfica de que eles esto tentando fazer", diz o astrofsico Paul S. Wesson, da Universidade de Waterloo, "mas eu sou ctico sobre os detalhes." Ele assinala, por exemplo, que o campo de ponto zero contm uma grande quantidade de energia. Como a energia equivalente a matria (de acordo com a famosa equao de Einstein), o campo de ponto zero pode ser esperado para gerar um puxo gravitacional intenso, em conflito flagrante com a estrutura observada do cosmos. Haisch sugere que se o campo de ponto zero d origem a gravidade, como Sakharov proposta, a energia dentro do campo no seria em si produzir efeitos gravitacionais. Peter W. Milonni de Los Alamos National Laboratory vozes reservas muito mais graves. Ele teme que a teoria atribui significado real de um termo que descreve a massa de partculas, uma que normalmente considerado sem significado fsico e por isso subtrado de equaes da mecnica quntica. E ele v "muitas inconsistncias" na teoria resultante de suposies idealizadas ou ad hoc. No entanto, ele admite o recurso de abordagem do Haisch. "s vezes as idias erradas levam as pessoas para o caminho certo", comenta. Haisch e seus co-autores pretendem reformular seus resultados em mais convencional da mecnica quntica terminologia, o que pode torn-los mais atraentes. "Este o primeiro passo de uma nova maneira de olhar as coisas", Haisch explica. "Voc no pode esperar que ns para resolver tudo de uma s vez." Os trs pesquisadores tambm procuram apoio observacional de uma experincia prxima Stanford Linear Collider, que ir medir o efeito da radiao eletromagntica sobre a massa aparente do eltron. Esse fenmeno aumenta a perspectiva altamente especulativa que o campo eletromagntico adequada pode elminate a inrcia de qualquer objeto, permitindo assim a levitao. Controlar a inrcia pode ser possvel, Haisch relutantemente admite, mas "Deus sabe se ele est indo cada vez para se tornar uma realidade." Ainda assim, para aquelas pessoas tentando fazer suas vidas um pouco mais leve, bom saber que a cincia pode ser capaz - algum dia - para dar uma mo.

segunda-feira, agosto 20, 2012Uma Viso Abrangente Da Ufologia - PARTE 2

UMA VISO ABRANGENTE DA UFOLOGIA - PARTE 2

Major Jesse Marcel examinando os fragmentos de um balo De acordo com Marcel, os verdadeiros fragmentos eram leves e resistentes, pois no podiam ser dobrados, quebrados ou destrudos pelo fogo. Algumas partes eram pequenas traves nas quais se podiam ver smbolos indecifrveis. O Museu UFO de Roswell (Roswell UFO Museum and Research Center) possui uma rplica desta suposta pea (possivelmente, uma contrafao).

Rplica da suposta pea do UFO 3.3.2 Houve uma Queda de UFO em Aztec? Um memorando datado de 22 de maro de 1950, enviado pelo agente Guy Hotel ao diretor do FBI, J. Edgar Hoover, informava que trs supostos discos voadores haviam sido recuperados no Novo Mxico, aps uma queda na localidade de Aztec. A notcia, aparentemente, veio das mesmas fontes163 que levaram o jornalista Frank Scully, da revista Weekly Variety, a divulgar este fato em um livro que escreveu, Behind the Flying Saucers. Scully o escreveu baseado nas informaes que recebeu de dois indivduos, Silas Mason Newton e Leo Arnould Julius GeBauer (ou, supostamente, um tal Dr. Gee), que afirmavam ter boas relaes com o governo.

Silas M. Newton Leo A. GeBauer Simes, citando Scully, diz que Scully nos diz que a histria real dos discos voadores comeou no dia 8 de maro de 1950, na cidade de Denver, Colorado. Nesse dia, 350 estudantes e professores da Universidade de Denver, desistiram de almoar para, durante esse tempo, ouvirem uma conferncia secreta. O conferencista desejava manter-se incgnito. Foi ele introduzido por um certo George T. Koehler, pertencente estao de rdio KMYR, de Denver. Antes de mais nada, o conferencista declarou que era necessrio manter em anonimato, no s o seu, como tambm outros nomes de cientistas envolvidos no

assunto. Igualmente no poderiam ser revelados certos detalhes, tais como datas e lugares, por questes de segurana, impostas pelas autoridades. A conferncia durou cinqenta minutos. Junto aos estudantes sentaram-se os professores da Universidade, muitos deles com seus cadernos de notas na mo. Principiou o conferencista por dizer existir o que se chama disco voador e a Fora Area, a despeito de suas declaraes em contrrio, no tinha, conforme anunciara, abandonado o Projeto Saucer, criado para investigar o fenmeno. O que 163 O agente Hotel recebeu a notcia de um agente do OSI (rgo da Fora Area) em Washington. a Fora Area havia feito, fora cancelar publicamente o Projeto Saucer, e criar uma nova organizao para funcionar secretamente, com outro nome. (...) Para benefcio de seus ouvintes, o cientista informou que vinha trabalhando para o governo americano desde 1942, juntamente com outros1700 cientistas, sempre sob regime de segredo. Durante esse tempo haviam descoberto mais novidades a respeito de magnetismo, do que todos os sbios do mundo nos ltimos sculos. Chegaram assim concluso de que tudo quanto existe deve a sua forma s linhas de fora magntica. 164 O palestrante disse ainda que teriam cado quatro disco-voadores sobre territrio americano, os quais teriam sido recuperados, inclusive seus tripulantes. Frank Scully, que j tinha ouvido falar da queda deUFOs por vrias outras fontes, ficou interessado no assunto. Instigado pela jornalista Dorothy Kilgallen, 165 resolveu escrever um livro a respeito. 166 Scully, que conhecia Silas Newton desde 1944, comeou a se envolver com as atividades dele entre 1948 e 1949, ocasio em que recebeu mais detalhes acerca da queda do UFO, detalhes este que Newton teria recebido de um amigo, George Koehler (o mesmo que apresentou o palestrante na Universidade de Denver). Por razes ainda desconhecidas, Scully passou a receber informaes distorcidas e sem nexo de Newton e GeBauer. Como ele no possua formao cientfica, ele as reproduziu em seu livro. 167 Assim que foi publicado, o livro sofreu severas crticas,sendo que Scully foi ridicularido e teve manchada a sua reputao de jornalista. Quanto a Newton e GeBauer, alm de terem os seus ttulos acadmicos contestados, foram levados aos tribunais, acusados de fraude e de outras infraes. Um jornalista da revista True, J. P. Cahn, aps uma pesquisa sobre eles, publicou uma reportagem sobre o assunto, na qual acusava os dois de serem golpistas e fraudadores. 168 164 SIMES, 1959, pp. 170-185. 165 Dorothy Kilgallen morreu logo aps de uma maneira inesperada. Seus papis a respeito do caso Aztec e de outros incidentes relativos aos UFOs desapareceram misteriosamente desua residncia. 166 Sua iniciativa, assim que se tornou pblica, parece ter provocado uma rpida reao governamental, que, como se sabe pelo que aconteceu em Roswell, era sabidamente intimidatria e repressiva, inclusive com ameaas diretas stestemunhas, quando no a sua simples supresso. 167

possvel que, j nesta poca (enquanto o livro era escrito), ambos tivessem sido cooptados pelos agentes do governo. Tal concluso se impe quando se sabe que eles, posteriormente processados e condenados por fraude, tiveram a suas sentenas suspensas. possvel que, ameaados de passar longo tempo atrs das grades, tenham optado por colaborar com o governo, montando uma encenao em cima de Scully, visando coloc-lo em descrdito. 168 Para o artigo de Cahn, ver: http://www.physics.smu.edu/pseudo/UFOs/Scully/Cahn1.pdf . Em seu livro, Ruppelt repete a histria de que Silas e o Dr. Gee tinham sido indiciados pelo promotor de Denver, que investigava os seus negcios. Esta investigao teria ocorrido cerca de dois anos apsa publicao do livro de Scully. 124 Tudo isto levou o pblico e a imprensa a acreditar que tudo no teria passado de uma farsa perpetrada por Scully, Newton e GeBauer, visando lucro nas vendas do livro. Entretanto, posteriormente veio a pblico a histria de Nicholas von Poppen e do Dr. George C. Tyler. Poppen, fotgrafo especializado, teria sido contratado pelo cientista Eric Henry Wang (que supostamente viria a substituir o cientista Vannevar Bush frente do Projeto Majestic veja-se o item 3.5), para fazer fotografias do disco acidentado emAztec. 169 Ele fez mais de 2000 fotos, das quais guardou algumas para si. Sobre o caso, ele fez comentrios confidenciais a um amigo seu, o cientista Dr. George C. Tyler. Este, infelizmente, no se conteve, e espalhou o que tinha ouvido de Poppen. Ambos vieram a morrer em circunstncias estranhas. Tyler foi encontrado inconsciente em sua casa, que parecia revolvida, como se tivesse ocorrido uma luta desesperada dentro dela. Levado ao hospital, morreu sem recobrar a conscincia. Anos depois tambm Poppen morreu de um modo parecido. Silas Newton era ou no um milionrio do petrleo? A melhor resposta pode ser esta: a revista TIME descobriu em 1930 que a sua jovem reprter de esportes (golfe), Nancy (Nan) OReilly, 170 era casada em segredo com um milionrio chamado Silas M. Newton (desconhecido, poca), o qual era diretor-presidente da Indiana Southwestern Gas & Utilities Corp. 171 Newton era conhecido como um hbil golfista, seis vezes campeo do Estado da Virginia. 172 Devido ao casamento deles ser mantido em segredo, quando se encontravam em eventos esportivos, fingiam no se conhecer. 173

169 Eric Wang possua uma elevada autorizao (Security Clearence) para o assunto UFO. 170 Ela comeou sua carreira aos 14 anos, vindo em poca posterior a se tornar a editora-chefe da pgina de golfe do jornal The New York Evening Journal. Ela faleceu em 1937, com 41 anos de idade. Consultar: http://select.nytimes.com/gst/abstract.html?res=F60B1EFF395E177A93C3A91788D85F438385F9. Newton veio a falecer em

1972 (ou 1974), aos 85 (ou 87) anos (as discrepncias surgem das diversas fontes consultadas). 171 De acordo com Scully, Newton seria o presidente daNewton Oil. Resta saber se Newton (que perdeu a esposa em 1937) ainda era rico na poca do evento Aztec. 172 Moore minimiza o fato, dizendo que Newton era um campeo amador. 173 Ver: http://www.theufochronicles.com/2007/05/happy-days-for-saucer-pundit-silas.html. 125 Em um artigo publicado na WEB, The Aztec Incident Revisited, seus autores, Scott & Suzanne Ramsey 174 afirmam que o Dr. Gee era uma terceira pessoa, e no Leo GeBauer. Afirmam tambm que os cientistas citados na palestra realizada na Universidade de Denver eram pesquisadores envolvidos na guerra anti-submarinos (deve-se lembrar que a 2. Guerra Mundial acabara recentemente), a qual seria a Diviso 6, uma parte do R&DB The Research and Development Board(antigo OSR&D Office of Scientific Research and Development, criado durante a guerra por Ordem Executiva do Presidente Roosevelt). Este Escritrio tinha Vannevar Bush como diretor, oqual se reportava diretamente ao General Marshall. A Diviso 6 175 tinha como diretor algum que parece ter sido o palestrante (o famoso e desconhecido Dr. Gee). 176 Mais recentemente, o pesquisador William Leonard Moore publicou um relatrio supostamente imparcial sobre o assunto, 177 no qual retomou as acusaes contra Scully. Moore,que se baseou em parte na reportagem de Cahn, constri uma imagem fortemente negativa de Newton, acusando-o de ser um contumaz trapaceiro, e que manipulava o seu companheiro, GeBauer. 178 Para Moore, quem era rico seria a esposa de Newton, Nan OReilly, a quem ele acusa deser parceira de Newton em transaes duvidosas. Moore acusa tambm um escritor recente, William Steinman (que ele chama de escritor frustrado) de abrir um caso encerrado, baseando-se (segundo Moore) em boatos, aluses, invenes e fantasias. 179 Em sua sanha de desencorajar pesquisas a respeito do caso Aztec, Moore chegou a criticar tanto o escritor Leonard Strinfield quanto uma sua testemunha, o Capito da Fora Area (G-2 Air 82. Diviso 174 Ver: http://www.theufochronicles.com/2005/12/aztec-incident-revisited-part-one.html. 175 Um dos dispostivos inventados na Diviso 6 era chamado Magnetic Anomaly Device MAD, que veio a ser extensamente utilizado na pesquisa petrolfera. Era fabricado inicialmente pela Geophysical Service Inc., que viria a se transformar na todo-poderosa indstria do Hardware, a Texas Instruments. De acordo com Moore (ver nota seguinte), este equipamento teria sido inventado por GeBauer. 176 Bush convidou uma equipe de cientistas para avaliar o UFO cado (eles se reuniram em Durango Airfield), sendo que quase todos os cientistas que ele recrutou vieram a se tornar membros do MJ-12. Ver: http://www.ufoevidence.org/Cases/CaseSubarticle.asp?ID=889. 177 Acidentes de Ufos e Resgates de Tripulantes. Publicado na Coleo Biblioteca UFO n

o . 6. CBPDV, 1993. Outra abordagem imparcial pode ser vista em: http://www.skepdic.com/aztec.html, com as indefectveis acusaes dupla Silas & GeBauer e a conseqente negao do caso Aztec (ainda que Newtone GeBauer fossem fraudadores, isto no seria motivo para colocar todo o caso Aztec sob suspeita). 178 De acordo com Moore, Scully teria defendido a integridade de Newton at o fim. Para Scully, Newton teria sido apanhado em uma trama de infelizes circunstncias. Mas umaoutra questo sempre esteve em causa em todo este episdio: qual era o real statuscientfico de GeBauer, apontado como o Dr. Gee? (Moore admite que ele era engenheiro, mas sem acesso a segredos do governo). Acompanhando Cahn, Moore envida todos os esforos para manchar a reputao dele e de Newton. A este respeito, pode-se perguntar: qual foi a responsabilidade do jornalista J. P. Cahn em tudo isso? Qual era o interesse real de Moore em continuar essa campanha de difamao contra os dois? Parece que Scully, infelizmente, veio a se transformar na primeira vtima da desinformao que viria a surgir em relao ao assunto UFO. 179 Steinmann publicou em 1987 o livro UFO Crash at Aztec, juntamente com o pesquisador Wendelle C. Stevens.Ver: http://www.ufoevidence.org/Cases/CaseSubarticle.asp?ID=889. 126 Aerotransportada) Virgil A. Postlethwait, 180 que informara Stringfield acerca do incidente. 181 Posteriormente, ele criticou tambm a pesquisadora Linda Moulton Howe, de Filadlfia, que pretendia possuir provas irrefutveis acerca da verdade do caso Aztec. O mais curioso que o prprio William Moore veio aser acusado de pertencer a uma rede de desinformao do governo, encarregada de disseminarnotcias falsas sobre UFOs. 182 Um fato que, naturalmente, depe contra a sua viso do caso Aztec. 3.3.3 O Acobertamento da Queda de um UFO em Kingman Em maio de 1953 teria cado um UFO em Kingman, Arizona. Dezesseis especialistas de diversas reas foram reunidos na Base Area de Indian Springs, e levados de nibus at Phoenix, no Arizona. Cada um dos especialistas foi informado (por um Coronel)que deveriam investigar um desastre ocorrido com um veculo super-secreto da Fora Area, dentro de sua especialidade especfica, e que estavam proibidos de realizar qualquer contato entre si. Em 1973, um ex-integrante da Fora Area, Fritz A. Werner, 183 fez uma declarao juramentada a Raymond E. Fowler, que foi publicada no Official UFO em abril de 1976, a respeito deste evento, do qual ele teria participado. Segundo Werner, a equipe de peritos encontrou um objeto metlico ovalado, que penetrara cerca de vinte polegadas na areia, aparentemente aps um choque. No aparentava, entretanto, nenhum dano estrutural. Tinha cerca de 30 ps de dimetro, 3,5 ps de altura e 1,5 de largura. Pareciater um nico ocupante, um ser de quatro ps de altura, que envergava uma roupa metlica. Este ser teria morrido aps o choque. Aps a inspeo, a equipe, ainda sem comunicar-se entre si, foi levada de volta ao nibus, onde o Coronel mandou-os levantar a mo direita e prestar um juramento de que jamais revelariam a ningum o que tinham visto. De acordo com Werner, ele jamais voltou a ver qualquer um dos outros peritos. 180

Para poder desacreditar o Capito Postlethwait, Moore deliberadamente confunde-o com o Capito VirgilArmstrong, ex-Boina Verde e ex-agente da CIA (mas no oficial da Fora Area), um assduo freqentador de popularescos e duvidosos programas de TV sobre ufologia. 181 Postlethwait mandara, do Campo Hale, o seguinte telegrama ao Quartel-General da G-2 (Inteligncia do Exrcito) em Washington, iinformando acerca da operao de recuperao do UFO): "FLYING OBJECT OF UNKNOWN ORIGIN RECOVERED NEAR AZTEC, NEW MEXICO. CRAFT APPROXIMATELY 100 FEET DIAMETER, 30 FEET HEIGHT, ONE WINDOW PORT BLOWN, BODIES ON BOARD. ALL OCCUPANTS DEAD, 4 FEET HEIGHT, OVERSIZED HEADS. CRAFT HAS METALLIC SKIN, THIN AS NEWPAPER, BUT TOO TOUGH TO PENETRATE BY CCNVENTIONAL TOOLS. PRIVATE PROPERTY WAS PURCHASED FROM LOCALS IN ORDER TO FACILITATE TRANSPORTING THE CRAFT TO BASE." 182 Em carta aberta publicada em 1988 Moore se defendedos rumores e das acusaes levantadas contra ele (ver: http://www.skepticfiles.org/ufo1/moorelet.htm). Suareputao, entretanto, jamais se recuperou. 183 Posteriormente identificado como sendo Arthur G. Stancil. Inicialmente, Stancil tinha receio de dar oseu verdadeiro nome. Entretanto, verificou-se que todas as suas credenciais batiam com as informaes que ele tinha prestado. 127 3.3.4 O Acobertamento da Queda de um UFO em Kecksburg Desde Roswell, circulam nos meios ufolgicos histrias sobre vrias outras quedas de UFOs. Talvez uma das mais famosas seja a de uma queda de UFO que teria ocorrido em Keksburg. Segundo testemunhas, uma bola de fogo atravessou os cus do Canad, Ohio e Pennsylvania em 5 de dezembro de 1965. A rdio WHJB de Greensburg noticiou o evento s 18:30 h. A locutora, Frances Kalp, noticiou que teria ocorrido uma queda em um floresta perto do Condado de Westmoreland. O Departamento de Polcia Estadual foi imediatamente avisado, tendo enviado investigadores para Kecksburg. Os policias informaram nada terem encontrado na floresta. Um reprter da emissora, John Murphy, recebeu este comunicado official, mas ele se convenceu de que havia um acobertamento do episdio, principalmente aps a chegada de militares localidade.

Mapa da regio de Kecksburg Logo se tornou de conhecimento de todos que alguns civis tinham chegado regio antes dos militares. Eles foram entrevistados pelo jornalistaStan Gordon, e contaram uma histria espantosa. Segundo eles disseram, um objeto voador em forma dedisco havia cado na floresta. Entre outras coisas, disseram que havia uma espcie de hierglifos semelhantes aos egpcios, em volta do objeto. No puderam ver mais, porque foram rapidamente expulsospelos militares. Nada foi oficialmente explicado a respeito do acontecido.

Jornal que noticiou queda em Kecksburg

3.3.5 O Programa CARET. Os Drones De acordo com um ex-membro do staff do General MacArthur (e posteriormente do General Eisenhower), alm de membro do Departamento de Tecnologia Exterior do Pentgono, o Coronel Philip J. Corso, grande parte da moderna tecnologia surgida aps a Segunda Guerra Mundial teria origem aliengena. Existiria at um programa institudo nos anos 1980, o CARET Comercial Applications Research for Extraterrestrial Techology(que funcionava no Palo Alto CARET Laboratory PACL). 184 Objetos voadores estranhos (conhecidos como drones) vistos na Califrnia (Saratoga/South Bay Area) seriam mquinas fabricadas e testadas em Moffet Fielde no Centro de Pesquisas Ames, da NASA (NASA Ames Research Center). 185 184 Para uma completa explanao sobre CARET, ver: http://www.dronehoax.com/drone_history/isaac_documentation.htm. 185 Ver: http://isaaccaret.fortunecity.com/. Ver tambm: http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/drones.htm. Tambm: http://www.dronehoax.com/. 129

Um tipo de Drone Drones so aeronaves no tripuladas UAV 186 (VANT Veculo Areo No Tripulado) que possuem complexos sistemas de robtica, programadosde modo a garantir uma elevada autonomia nas mais diversas misses, sem interveno humana. 187 Podem ter uso militar (quando so usados em misses de espionagem, vigilncia ou at mesmo como armas de ataque) ou civil (neste caso so usados para monitoramento atmosfrico, estudos de navegao area, observao de vulces, de reas de tragdia ou mesmo para pesquisa de meio ambiente). A GFS Projects, de Peterborough, uma pequena empresa britnica, anunciou ter projetado um tipo de UAV, ou disco-voador rob, chamado Fenstar 50.

Fenstar 50

O Fenstar 50 utilizar um motor de combusto interna, e seu voo baseia-se no Efeito Coanda 186

Efeito Coanda Os Drones 188 tambm so pesquisados no Brasil, onde devero servir para vigiar as extensas fronteiras martimas e terrestres, conforme os mapas mostrados a seguir. 189

Fronteiras brasileiras martimas e terrestres 190

3.4 Vazamento de Informaes na ex-Unio Sovitica O colapso da Unio Sovitica em 1989 permitiu que alguns segredos se tornassem pblicos. Segundo foi noticiado pela imprensa internacional, 191 o exrcito russo teria filmado um UFO acid entado que caiu na regio de Yekatrinburg em maro de 1969.

Queda de UFO na URSS

Queda de UFO na URSS

Relao de supostas quedas de UFOs ocorridas em todo o mundo, entre 1947 e 1978. 3.5 MAJIC - O Governo Aperta o Cerco Alguns uflogos afirmam que o governo norte-americano teria sob o seu poder vrios aliengenas (denominados EBE - Entidades Biolgicas Extraterrestres) alguns mortos e outros vivos, em um hangar secreto da Base de Wright-Patterson. Tal seria o famoso Hangar 18, tema inclusive de filme, e ao qual o senador Barry Goldwater, que foi candidato presidncia dos EUA, teve negado o acesso (por no possuir o nvel necessrio de autorizao clearance), quando procurou inteirar-se do assunto. Goldwater afirmou que H muito desisti de entrar no salo azul da Wright-Patterson, pois colecionei uma longa srie de negativas, vindas de um chefe aps outro. Este negcio ficou to secreto (...), que impossvel conseguir qualquer informao sobre ele. Afirma-se tambm que o governo Truman criou um rgo secretssimo, MAJI (Majestic Agency for Joint Intelligence), 193 o qual teria a incumbncia de estudar os seres humanides capturados, analisar suas naves, procurar contato com eles, e, entre outras providncias, promover a mxima desinformao no meio ufolgico.

Suposto memorando de Truman 193 O estudo cientfico de tudo que se referisse aos aliengenas teria sido colocado, supostamente, sob a chefia do Dr. Vannevar Bush, e posteriormente, paassado ao cientista austraco Dr. Eric Henry Wang (especialista em metalurgia, falecido em 1965), diretor do Departamento de Estudos Especiais de Wright-Patterson. Wang se reportaria diretamente ao seu chefe imediato, lder dos projetos secretos, o ( poca) Secretrio de Estado dos EUA, Dr. Henry A. Kissinger.

Vannevar Bush

Henry Kissinger O memorando enviado pelo Presidente Truman ao Secretrio da Defesa, Forrestal, teria dado autorizao para a criao do chamado Grupo MAJIC-12, encarregado de tudo que se referisse aos discos voadores e aliengenas. A criao deste rgo secretssimo foi parcialmente provada pelo depoimento do Dr. Robert Sarbarcher. Sarbarcher, um professor conceituado, diretor de vrias corporaes e consultor graduado de vrias agncias governamentais entre os anos 1940 e1950, afirma que teria sido criado nesta poca um projeto a um nvel elevadssimo de segredo, para tratar do problema com os UFOs. Em 29 de novembro de 1983, o Dr. Sarbacher respondeu a uma consulta do uflogo William Steinman dando as seguintes declaraes: Em relao s minhas prprias experincias no que concerne recuperao de

discos voadores, no tive qualquer associao com qualquer das pessoas envolvidas na recuperao e no tenho conhecimento de datas emque foram feitas. Se soubesse, lhe teria enviado tal informao. Quanto confirmao de as pessoas relacionadas pelo senhor estarem envolvidas nestes eventos, tudo o que posso dizer : John von Neumann, com certeza esteve envolvido. O Dr, Vannevar Bush com certeza esteve envolvido, e acho que o Dr. Robert Oppenheimer tambm. Meu vnculo com o Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento sob a direo do Dr. Compton durante a administrao Eisenhower foi um tanto limitada; na verdade, apesar de ter sido convidado a participar de diversos debates associados s chamadas apreenses, no pude comparecer s reunies. Na certa, eles teriam convidado o Dr. Von Braun. provvel que tenham convidado os demais 135 relacionados pelo senhor, os quais podem ter comparecido ou no. Isto tudo de que tenho certeza (...) A nica coisa de que me recordo agora que certos materiais que se dizia serem de acidentes com discos voadores eram muito leves e resistentes. Estou certo de que nossos laboratrios os analisaram muito cuidadosamente. Segundo constava nos relatrios, os instrumentos ouas pessoas que operavam essas mquinas tambm eram muito leves, o suficiente paraaguentar o impacto da desacelerao e acelerao associadas sua maquinaria. Conversando com algumas pessoas da agncia, lembro-me de ter tido a impresso de que esses aliengenas eram construdos como alguns insetos que observamosna Terra, motivo pelo qual o impacto da baixa massa das foras de inrcia envolvidas na operao desses instrumentos seria bem reduzido. Ainda no sei por que foi dada uma alta ordem de classificao nem qual o motivo da negao da existncia desses artefatos. 194 Tambm o antigo chefe do Projeto Magnet do governo canadense, Wilbert (ou Wilbur) S. Smith, fez, na dcada de 1950, declaraes que jamais foram contestadas oficialmente: que os UFOs eram reais; que nos Estados Unidos, este assunto era tratado com um sigilo superior ao do Projeto Manhattan; que existia um pequeno grupo de altas patentes do governo cuidando do assunto. Esta ltima declarao foi dada ao pesquisador C. W. Fitch, que a publicou na revista Saucer News, de dezembro de 1964. Neste mesmo artigo, Fitch menciona o livro The Invisible Government, de David Wyse e Thomas B. Ross, tambm publicado em 1964, onde o grupo citado por Smith chamado Grupo 54/12. patente, neste caso, a semelhana com a denominao MJ-12! O grupo que formou o MJ-12 teria sido constitudo pelas seguintes pessoas: 195 Alm. Roscoe H. Hillenkoetter Dr. Vannevar Bush Sec. James V. Forrestal Gen. Nathan F. Twining Gen. Hoyt S. Vandenberg Dr. Detlev Bronk Dr. Jerome Hunsaker Sr. Sidney W. Souers Sr. Gordon Gray Dr. Donald Menzel Gen. Robert M. Montague Dr. Lloyd V. Berkner 194 Conforme: STRIBER, 1987, pp. 215-216; THOMPSON, 2002, pp.139-140. 195 Richard Boylan, um autor de temas sobre ufologia, informou que o Dr. Steven Greer, Diretor do CSETI, afirmara que o Grupo MJ-12 teria mudado sua designao para Grupo PI-40.

136 Com a morte do Secretrio Forrestal em 22 de maio de 1949, a sua vaga foi ocupada pelo General Walter B. Smith, a primeiro de agosto de 1950. Atualmente, h uma grande controvrsia acerca da autenticidade dos documentos pretensamente oficiais, liberados atravs da Lei de Liberdade de Informao, que teriam dado origem Operao MAJIC ou MAJESTIC. Tudo teria comeado quando o escritor e pesquisadorJaime Shandera recebeu um pacote pelo correio, contendo um filme de 35 mm no revelado. Este filme continha um documento de nove pginas com o carimbo ULTRA SECRETO/CONFIDENCIAL/MAJIC, comum documento preparado para o Presidente Eisenhower pelo Almirante Roscoe H. Hillenkoetter, primeiro diretor da CIA. Este documento definia a chamada OPERAO MAJESTIC-12, ultra-secreta, cuja finalidade era estudar o fenmeno UFO em profundidade, e adequar uma poltica oficial(secreta) de como lidar com o fenmeno. A publicao desses documentos causou verdadeiro furor tanto entre a classe dos uflogos quanto entre a dos explicadores, que atravs de seu representante mximo, Philip Klass, atacou imediatamente a autenticidade do documento (ele teria encontrado erros de datao e de assinatura). Ao mesmo tempo em que este ataque era perpetrado, surgia em meio comunidade ufolgica a suspeita de que os documentos (surgiram outros, em meio aos documentosdo Arquivo Nacional) teriam sido forjados e plantados no Arquivo Nacional, como uma forma de ludibriar a boa-f dos pesquisadores e levar ao ridculo a sua reputao pblica. 196 Estes documentos, de qualquer maneira, referem-se apenas a uma das trs sees cientficas do grupo MAJI, o MJ-12, encarregado de estudar a natureza fsica dos aliengenas e seus objetivos, bem como procurar armas adequadas para a defesa contra eles. De acordo com o escritor Whitley Strieber, o grupo MAJI completo compreenderia de MJ-1 at MJ-12. 197 Entre eles, o MJ-3 seria o responsvel pela operao de negao e ridicularizao das testemunhas e pesquisadores do fenmeno. 198 A posio MJ-3 ser ocupada pelo Coordenador de Operaes Civis, responsvel pela propaganda e pela manuteno da ignorncia pblica em face das extensivas e bvias atividades aliengenas, que incluem substanciais e publicamente visveis vos de Objetos Voadores No Identificados (UFOs) ede Naves Aliengenas Identificadas (NAIs). Essas atividades aparentemente incluem tambm o rapto tanto de civis como de militares, por razes desconhecidas. A misso principal do MJ-3 esconder o fato de que o governo no tem meios paraimpedir essas atividades e no sabe o seu propsito. MJ-3 operar um programa de negao e ridicularizao. O ceticismo natural dos jornalistas ser alimentado por meio de uma total, absoluta e completa negao de toda e qualquer notcia de naveavistada, desaparecimento de pessoas, naves pousadas, etc. Este programa ser levado a cabo mesmo que seja 196 Uma explanao bem completa sobre todos os eventosMAJIC pode ser encontrada em THOMPSON, 1991, pp. 211218. 197 STRIEBER, 1991, pp. 249-254. 198 Um projeto especial encarregado de originar desinformao para o pblico teria recebido o nome de Projeto DOVE. 137 bvia a verdade de um determinado relato. absolutamente essencial que NENHUMA apario aliengena, mesmo que seja bvia, seja explicada como fato desconhecido. Essa explicao pode levar a perguntas difceis de responder e a exigncias dos jornalistas e vir a ameaareste programa. Alm disso. MJ-3 organizar uma campanha de ridicularizao dos civis que fizerem os relatos. Se forem persistentes, esses civis devero ser metodicamente desacreditados. As pessoas vinculadas a instituies cientficas e universidades, que se mostrarem por demais interessadas neste assunto, sero aconselhadas a se afastar. Se persistirem, medidas rgidas sero tomadas, conforme for considerado apropriado. A atmosfera

de negao e ridicularizao sugerida como meio de reduzir o entendimento de parte do pblico, e de afastar os cientistas no vinculados ao projeto MAJIC, para que venham a ignorar tudo. MJ-3 tambm ser responsvel pela infiltrao de agentes junto aos grupos de estudos de discos voadores, que agora se formam em toda parte, como resultado da recente ateno demonstrada pelo rdio e pelos jornais. Todas as operaes secretas sero coordenadas pelo MJ-3. [Todos os itlicos so do texto original]. 199 O MJ-12, especificamente, teria o seguinte encargo: MJ-12 o Coordenador de Atividades Cientficas. Sob MJ-12 encontrar-se-o duas posies subsidirias, a MJ-12(A) e MJ-12(B). MJ-12(A) ser o coordenador de atividades cientficas relativas defesa, com prioridade sobre o desenvolvimento de armas/estratgias que proporcionaro aos Estados Unidos um meio de deter os aliengenas, j que nada parecido existe no momentopresente. MJ-12(B) ser o coordenador de outras atividades cientficas, com prioridade para a compreenso da natureza fsica dos aliengenas e seus motivos/objetivos. 200 Aps a criao deste grupo, a Fora Area, para todos os efeitos, tornou-se apenas uma fachada, com o objetivo de desviar a ateno de quem realmente se ocupava do fenmeno UFO (todas as informaes concernentes segurana area eram centralizadas no ATIC Air Technical Intelligence Center, ou Centro de Inteligncia Tcnica Area, sediado na base area de Wright Patterson, em Dayton, Ohio). Foi da ATIC que surgiu o relatrio inicial, enviado ao General Hoyt S. Vandenberg, que conclua que os UFOs eram naves interplanetrias. Na atualidade, alega-se que o governo norte-americano estaria mantendo instalaes ultra-secretas para estudo dos UFOs em uma regio de aproximadamente 260 quilmetros quadrados e aproximadamente 100 quilmetros ao norte de Las Vegas, no estado de Nevada. Esta localidade seria 199 STRIEBER, obra citada, pp. 250-251. Como esta obrafoi publicada em forma de fico, Strieber poderiase esquivar de ter que provar a consistncia e verdade dessa suposta revelao sobre o grupo MAJIC. 200 STRIEBER, idem, p. 254. interessante considerar que, se no existe um rgo oficial como o MJ-12, parece existir um outro, real, que age exatamente como ele descrito. 138 conhecida por vrios nomes, como rea 51, Groom Lake, Watertown, ou ento, Dreamland (existiria tambm a rea S-4).

Mapa da regio da rea 51

So absolutamente proibidos qualque tipo de voo noautorizado sobre esta regio, e qualquer piloto que a sobrevoar sem autorizao corre o risco de sofrer Corte Marcial. O seu acesso por terra totalmente controlado por dispositivos eletrnicos, alm de ser constantemente percorrida por viaturas de vigilncia. Civis que entrarem nesta regio esto sujeitos priso e pagamento de multa, alm de correrem riscode vida, porque permitido o uso de fora maior (atire antes e pergunte depois!). Extensas regies territoriais foram acrescentadas rea original, para impedir que cumes de montanhas fossem usados como pontos de observao. 201 201

A progressiva transformao de um Estado democrtico (os EUA) em uma sub-reptcia potncia ditatorialno tem passado desapercebida. J no governo Reagan foram emitidas diretivas (Ordens Executivas) que previam um controle estatal caso fosse promulgada uma lei marcial. Os planos militares especficos eram conhecidos como REX 84. Nada de novo,entretanto. Roosevelt foi dos Presidentes mais intervencionistas (com leis quase sempre inconstitucionais) da histria americana (tudo bem, ele mudou para melhor a organizao da sociedade norte-americana). O Presidente Lyndon Johnson assinou um memorando que reverteu um outro, assinado por John Kennedy, o qual daria fim guerra no Vietn. Recentemente, o ataque s Torres Gmeas deu ao presidente Bush (filho) a desculpa para fazer passar leis restritivas s liberdades civis. O atual Presidente americano, Obama, est sendo acusado de tentar promulgar leis extremamente intervencionistas em seu(?)pas. 139 Sucessivamente, todos os presidentes dos EUA tem mantido e renovado as regalias atribudas a esta regio, que entretanto, por espantoso que parea, no reconhecida como uma rea oficial. 202

Foto terrestre da rea 51

Foto terrestre da rea 51

Mapa das instalaes na rea 51

Foto de satlite da rea 51

Foto de Groom Lake Ao norte do Novo Mxico situa-se a pequena cidade de Dulce, localidade onde costumam ocorrer mutilaes de gado e onde se alega existir uma basecom vrios nveis de instalaes subterrneas. Nesta base estariam trabalhando aliengenas em conjunto com os terrestres. 203 Aguns pesquisadores chegam a

alegar que o governo norte-americano teria feito umacordo com os aliengenas, em troca de tecnologia,e que estes teriam recebido permisso para se instalarem nesta localidade, em subterrneos profundos. De acordo com o pesquisador William F. Hamilton III, no nvel 4 (em Dulce) seriam realizados atividades do tipo que somente a parapsicologia poderia enquadrar ( possvel que seja dali que surjamos modernos zumbis, ou MIBs). No nvel 6 seriam realizadas terrveis experincias envolvendo o DNA e conhecimentos genticos extremamente complexos e perigosos (esta poderia ser uma razo para a mutilao feita em animais, se estas j no acontecessem desde o sculo passado). 204

Supostas bases subterrneas em territrio americanoe os tneis que as interligam

Militares envolvidos na escavao de tneis secretos?

Tneis secretos?

Afirma-se, igualmente, que alguns projetos secretos(SIGMA, SNOWBIRD, AQUARIUS, JOSHUA, etc) estariam em desenvolvimento, em vriasagncias mais ou menos secretas (NACA, NRO, NSA, DIA, CIA, etc), sempre com o objetivo de estudar tudo o que se refira aos aliengenas. O sigilo, 145 como sempre, completo, e sempre secundado por umaintensa e bem orquestrada campanha de desinformao sistemtica, onde as histrias mais incrveis so lanadas para confundir, desacreditar e perturbar as pesquisas srias sobre UFOs. Parte da campanha de desinformao afirmar, periodicamente, que o governo se prepara para liberar documentos e dizer a verdade sobre os UFOs.J. Lorenzen, o falecido diretor da APRO, mencionou certa vez que foi iludido por contatos que possua dentro do governo. Ele recebeu de trs fontes diferentes a informao de que algo assim aconteceria em alguns meses. Nada disso, evidentemente, aconteceu no prazo estipulado. Isto no impede que outros pesquisadores continuem afirmando, estimulados por contatos seguros de dentro do governo, de que iminente uma revelao sensacional. 205 Por outro lado, supostos contatados continuam afirmando que em breve os ufonautas iro se revelar. Alm de nada disso acontecer, o sigilo continua. Mesmo a Lei de Liberdade de Informao (FOIA Freedom of Information Act) nos EUA no foi suficiente para fazer liberar a extensa documentao existente, e qualquer documento, antes de ser liberado atravs desta Lei, sofre uma censura prvia que elimina todas as partes que pretensamente possam por em perigo a Segurana Nacional. 206 A cada dia, documentos falsos e apcrifos so apresentados como autnticos, e documentos autnticos perdem a credibilidade quando apresentados em meio aos comprovadamente falsos. 207

Histrias acerca de compls unindo aliengenas e o governo americano so constantemente mencionados em congressos ufolgicos internacionais, que se tornaram palco para a megalomania ou parania de alguns 208 (os congressos no so freqentados unicamente porsimpatizantes da temtica UFO. Agentes governamentais vem neles o local perfeito para saber o que acontece dentro da ufologia, bem como descobrir e fichar quem se interessa pelo assunto, pesquisadores e pblico). 205 O final da dcada de 1990 foi infestado por notcias de iminentes desembarques e de catstrofes a acontecerem, simultaneamene. 206 Uma determinada organizao norte-americana de pesquisa ufolgica (CAUS) descobriu que podia conseguir documentos oficiais com um mnimo de censura. Bastava solicitar, periodicamente, os mesmos documentos; cada vez que estes eram liberados, o censor (nem sempre o mesmo, e com critrios diferentes de censura) eliminava partes diferentes dos mesmos. Depois, era s juntar as partes no censuradas. 207 Diversos uflogos norte-americanos vm se acusandomutuamente de pertencerem aos rgos de inteligncia governamentais e de fazerem parte dos planos de acobertamento e despistamento. Alguns so acusados de disseminarem informao falsa. Entre os mais notrios, estariam:John Lear; William (Bill) Moore; William F. Hamilton III; Milton Cooper, Bill English, Bob Lazar. claro, no se pode afirmar que tudo que falaram ou escreveram deve ser, ipso facto, descartado. 208 O mundo da ufologia to atormentado por inveja e fofocas quanto qualquer disciplina acadmica j sonhou ser. Tem suas manias e modas, suas reas quentes e guas paradas.Os pesquisadores de OVNIS, como mestres de poesia romntica inglesa ou bioqumica, tm de encontrar os tpicos certos se quiserem se dar bem no circuito de seminrios e no mundo editorial. (PATTON, 2000, p. 211). 146 3.6 Surge o Avirio Nos anos 1970 uma quantidade inexplicvel de agentes com altas Security Clearances 209 invadiu as redes de televiso falando, disfarados, sobre os UFOs e sobre supostas relaes existentes entre o governo e os ETs. 210 Devido ao fato de se disfararem atribuindo-se nomes de aves, todos estes agentes vieram a ser conhecidos no meio ufolgico como O Avirio. Os pesquisadores ufolgicos acreditam que a maior parte do que eles disseram era pura desinformao. 211 De acordo com o escritor e pesquisador de UFOS Richard J. Boylan seriam estes os principais integrantes desta fauna: Blue Jay(Gaio Azul): Dr. Christopher "Kit" Green, MD, Ph.D; Chefe do Departamento de Cincias Biomdias da General Motors, antigo chefe dos arquivos de UFO da CIA, na "Weird Desk." 212 Pelican(Pelicano): Ron Pandolfi, CIA Diretor Delegado para a Diviso de Cincia e Tecnologia e atual custodiador dos arquivos sobre UFO no "Weird Desk". Penguin(Pinguim): John Alexander, Ph.D. em Death Sciences; Tenente-Coronel da Inteligncia do Exrcito, especialista em Remote Viewing e Psychic Warfare, psicotrnica e projetos militares

de controle da mente. Chickadee(Tico-tico): Comandante C.B. Scott Jones, Ph.D., USN (Reformado), ex-oficial do Escritrio da Inteligncia Naval. Ligado a projetosdo DNA, DIA e DARPA. 213 Interesse em paranormalidade. Condor(Condor): Capito Bob Collins, USAF (Reformado); Agente Especial do Escritrio de Investigaes Especiais da Fora Area. Falcon(Falco): Sargento Richard "Dick" Doty, USAF (Reformado); Agente Especial do Escritrio de Investigaes Especiais da Fora Area. 209 Autorizaes de Segurana, cujo nvel, dizia-se, era at mais elevado do quea Security Clearancepresidencial. 210 Em setembro de 1988 foi publicada (pela editora Arturus Book Service, da Gergia) a obra chamada Matrix(ou Informe Matrix), um alentado volume de 361 pginas. De acordo comeste documento, o governo norte-americano teria feito um acordo com os aliengenas em troca de tecnologia, e permitiram que eles estabelecessem bases subterrneas e fizessem experimentos com humanos. O autor, que se escondia sob o pseudnimo Vladamar Valerian, era na verdade o capito John Grace, do Servio de Inteligncia da Fora Area, conhecido atualmente como um divulgador de desinformao. 211 Parece haver uma tendncia paranormalidade e a aspectos teolgicos no contedo das diversas informaes prestadas por alguns de tais agentes. 212 Escritrio Fantstico (literalmente, Escrivaninha Fantstica). 213 DNA: Defence Nuclear Agency(Agncia de Defesa Nuclear); DIA: Defence Intelligence Agency(Agncia de Inteligncia da Defesa); DARPA: Defence Advanced Research Projects Agency(Agncia de Projetos de Pesquisa de Defesa Avanada). 147 3.7 As Teorias da Conspirao Ao optar pelo sigilo absoluto, o governo norte-americano agravou o clima de conspirao e de parania existente sobre o assunto. Mas, o mais surpreendente que, alm dos rgos secretos envolvidos no fenmeno UFO, o mistrio assume propores inconcebveis quando se alega o envolvimento de sociedades secretas mundiais, sociedades estas existentes h sculos e que encobririam segredos e aes polticas que, no passado, determinaram o nosso presente, e que hoje, determinariam o nosso futuro. 214

Quando se observa que nem presidentes conseguem acesso s informaes altamente classificadas (secretas), e nem conseguem abrir, com toda a sua autoridade, as portas de agncias que em princpio deveriam prestar-lhes obedincia, isto leva concluso de que realmente pode existir um vasto acobertamento, uma conspirao to gigantesca que chega a dar calafrios. Surgem a cada dia evidncias cada vez mais fortes das relaes existentes entre fatos aparentemente dspares, tais como: As profecias da Senhora de Ftima (em especial a terceira profecia) e o aparente envolvimento de UFOs quando tal fato se deu; as profecias de Nostradamus; o Vaticano e o papado (que inclui a morte misteriosa do papa Joo Paulo I e o aparecimento de UFOs sobre Roma, nos dias de sua morte);

a influncia notria de sociedades secretas (Maonaria, Cavaleiros Templrios, Priorado do Sio, Illuminatti, Golden Dawn, Ordem de Nossa Senhora dos Mistrios, etc) na direo dos acontecimentos mundiais, visando a um governo mundial (e cujas tentativas de unificao europia so apenas um captulo); o ressurgimento do nazismo dentro dos EUA. Para o pesquisador americano Jim Keith, O Conselho de Relaes Exteriores (Council on Foreign Relations), a Comisso Trilateral e o Grupo Bilderberg estariam por trs de toda as conspiraes. No se pode mais ignorar que os principais lderes dos EUA pertencem a organizaes secretas das quais eles sequer tentam negar sua ligao. Isto se evidencia pelos gestos caractersticos de sua filiao, mostrados em pblico.

claro, a chamada Teoria da Conspirao pode se revelar apenas um tipo de parania, e j existem muitas afirmaes bombsticas no meio ufolgico que assim podem ser classificadas. Juntando-se a contnua desinformao verborragia de alguns uflogos, tudo isto torna extremamente difcil para o pesquisador srio encontrar um veio de racionalidade em meio ganga impura. Para alguns pesquisadores conspiracionistas, a agncia norte-americana NSA (National Security Agency) teria sido criada no (apenas) para decifrar os cdigos dos pases inimigos, mas tambm para tentar decifrar possveis idiomas aliengenas. Entrando em uma vertente prpria da Conspirao, a NSA ajudou a criar uma rede mundial de escuta (Echelon), um sistema fantstico que pode literalmente escutar TUDO. Todas as comunicaes so suportadas por uma rede de satlites militares interligados por bases situadas no mundo todo.

Bases para recepo de satlites O emaranhado de temas contraditrios dentro da ufologia contribui para separar os pesquisadores em vrias correntes ou tendncias, at opostas entre si. Em uma ponta, a corrente mais abrangente, mas tambm mais prosaica, aceita pura e simplesmente a explicao extra-terrestre. Outras correntes (msticas, cientficas, etc) oferecem explicaes mais ou menos abrangentes, at chegar s correntes mais avanadas (das quais Jacques Valle 215 talvez seja o melhor representante), que vai muitoalm de explicaes simplistas, buscando envolver tambm parmetros histrico-mitolgicos, psicolgicos e parapsicolgicos, consideraes religiosas e conceitos cientficos extremamente complexos e avanados, quando no uma verdadeira manipulao realizada a nvel mundial. Valle chega a afirmar que eu acredito que exista um real problema UFO. E tenho comeado a acreditar que ele est sendo manipulado para fins polticos. E os dados sugerem que os manipuladores podem ser seres humanos com um plano de controle social. 216

Jacques Valle

Os grupos internacionais que mais se destacam na pesquisa de UFOs sofrem um constante assdio por parte dos rgos de inteligncia governamentais, e muitos acabam desaparecendo (entre os mais importantes, APRO e NICAP), quando no cooptados. Eos pesquisadores mais competentes continuam morrendo ou desaparecendo misteriosamente. 3.8 A Decepo 217 Apolo: Uma Verdade? O prprio Projeto Apolo de conquista da Lua, uma operao aparentemente cristalina e sem subterfgios, mereceu de alguns pesquisadores dvidas sobre a sua credibilidade, mais especificamente sobre se todosos vos foram reais. De acordo com estes pesquisadores, a NASA forjou algumas viagens 215 Valle um dos membros do NDIS National Institute for Discovery Science, onde trabalhariam eminentes cientistas (John Alexander, Ph.D.; Warren Burggren, Ph.D.; Douglas P. Ferraro, Ph.D.; Albert A. Harrison, Ph.D.; Edgar Mitchell, Ph.D.; Melvin Morse, M.D.; Martin Piltch, Ph.D.; Harold E.Puthoff, Ph.D., Presidente do Conselho; Theodore Rockwell, D.Sc.; John F. Schuessler, M.S.; Jessica Utts, Ph.D.; Jacques Vallee, Ph.D.; Jim Whinnery, M.D., Ph.D.; alm de: Robert T. Bigelow, Presidente e fundador; Colm A. Kelleher, Ph.D.; Administrador (Molecular Biology & Biochemistry); Bruce Cornet, Ph.D., Vice-Presidente (Geologia, Botnica e Histria Natural). 216 Jacques Valle, que em 1965 era mais cientificista(The problem of UFOs boils down to two major issues:First the theory of time and gravitation; then the question of the nature of human intelligence.), j em 1969 passou a acreditar que os UFOs seriam uma manifestao de um tipo de sistema de controle 217 Do Ingls deception, cuja melhor traduo seria: enganao. 150 Lua, entre 1969 e 1972, porque ela no podia voltarl (devido presena ostensiva dos UFOs), mas no tinha uma desculpa plausvel para no faz-lo (o ltimo vo oficial Lua teria ocorrido com a Apolo XVII, em dezembro de 1972). De acordo com David Percy, um premiado produtor de filmes de TV, algumas fotos liberadas pela NASA provam isto. Em um artigo para a revista inglesa Fortean Times, ele apresenta vrias fotos, analisa-as e d provas para a sua afirmao. Nas duas fotos da pgina seguinte, entre as apresentadas por ele, so visveis os desvios das sombras dos raios luminosos, desvios estes sem explicao, exceto se se admite uma iluminao artificial.

Astronautas na Lua (Foto oficial da NASA)

Foto do Mdulo Lunar (Foto oficial da NASA, sobrescrita por D. Percy) Outras crticas surgiram, como a ausncia de estrelas no cu lunar, e a falta de detritos sob o

Mdulo Lunar, que deveriam ter sido criados pelo jato de sada do motor. 218 Nestas fotos oficiais da NASA da Apolo XI e Apolo XII (forjadas?), por exemplo, no possvel ver nenhuma estrela. 218 As principais acusaes de falsidade

Foto oficial da NASA Apolo XI

Foto oficial da NASA Apolo XII Comparem-se estas fotos com a foto a seguir, uma foto oficial (real) da cratera Copernicus. Nesta, podem ser vistas estrelas no horizonte escuro.

Cratera Copernicus Na foto a seguir, com bastante marcas de botas para mostrar uma presena, tambm no se poder ver nada no horizonte, cujo cu est bastantenegro. De todo modo, uma paisagem facilmente reproduzvel em estdio aqui na Terra. Mas ser que os voos lunares foram uma fraude completa?

Foto oficial da NASA O problema que a viagem Lua deu um trabalho extra aos encarregados de acobertar o fenmeno UFO. Alm das conversas gravadas, fotos foram tiradas e filmes foram feitos. 219 E ao revelar os filmes a NASA descobriu imagens perturbadoras, tais como auroras inexplicveis, estruturas transparentes e simtricas, estruturas em formato de domo, objetos estranhos volta e suspensos no espao, alm de inexplicveis rastros que denunciavam uma anterior ocupao do terreno em que estavam. As misses Apolo XI e Apolo XII foram especialmente problemticas. As comunicaes da Apolo XI com o Centro de Controle chegaram a sofrer um atraso (delay) provocado artificialmente, para que se pudesse fazer a censura prvia do que eles falavam.E os astronautas da Apolo XII foram obrigados a deixar na superfcie lunar um filme completo. Por que? Das fotos que foram liberadas, muitas tiveram queser retocadas, para ocultar alguns objetos e estruturas que surgiam nas imagens. Mesmo assim, muitas fotos acabaram sendo liberadas, 220 mostrando

objetos estranhos na Lua. 219 Alm de que dificilmente houve um astronauta que no tenha relatado avistamentos. 220 Algumas delas foram realmente escamoteadas para fora da NASA, por alguns funcionrios.

Avistamentos na Lua (NASA)

Foto da Lua tirada a partir da Apollo XVI 221 Ento, o que parece ser provvel, e at possvel, que algumas fotos realmenteforam feitas em estdio, na Terra. Tais fotos teriam sido feitas para substituir aquelas que, efetivamente tiradas na superfcie lunar, no poderiam ser divulgadas. 222 221 Foto 58351main_apollo16_1. 222 Esta, claro, uma opinio pessoal do autor, queacredita que esta seja a nica explicao possvel. Negar, como foi feito, que o Homem tenha ido Lua, uma afirmao tola e inconsequente. A Unio Sovitica, rival dos Estados Unidos nesta corrida espacial, fatalmente denunciaria qualquer farsa neste sentido. H outras provas palpveis, alm das rochas e pedras (cerca de 480 kg, nas vrias misses) trazidas da Lua. Por exemplo, entre os equipamentosl deixados, h: Um espelho cuidadosamente posicionado, colocado em sua superfcie com o objetivo de refletir raios laser emitidos da Terra (que permitem aferir a distncia exata entre a Terra e a Lua). Sismgrafo detector de lunamotos (abalos ssmicos lunares). Medidores de radiao e de temperatura. Detector de gases atmosfricos (apesar da tenuidadeda atmosfera lunar, gases podem ser detectados). Medidores de vento solar (fluxo de partculas eltricas que fluem a partir do Sol). Afirma-se que os computadores da poca no teriam capacidade para realizar os clculos necessrios para esta complexa tarefa. Aqui, dois fatos merecem ser mencionados. 1) A CIA e a NSA (e no NASA) j tinham, na dcada de 1950, computadores cuja capacidade de processamento e de memria s veio a se tornar disponvel para o usurio comumna dcada de 1990 223 ; 2) uma coisa processar dados numricos brutos, e outra, gastar tempo de processamento e memria em computao e apresentao grfica. Basta um exemplo: um processador de palavras do tipo WORD pode ser realizado tanto no DOS quanto nas vrias verses do Windows; o que muda a velocidade de processamento. medida que os micro-processadores evoluram, os programas se tornaram mais pesados, para acompanhar esta disponibilidade. Em um texto anterior era Apolo, Baget dizia: Em vez de levar uma poro de cartas ou mapas, a cpsula Apolo ter um arquivo de microfilmes com numerosos e adequados pontos de referncias na Terra e na

Lua. O navegador poder v-los quando quiser, no posto de navegao. Pode, ento, anotar a posio (latitude e longitude) do ponto de referncia escolhido e introduzi-la no computador atravs da chave de perfurao prpria para instruir [programar] o computador. 224 A memria do computador armazena todas as constantes necessrias para a computao da posioda Terra e da Lua durante o tempo que durar a misso. Tambm na memria do computador est fixada a posio de numerosos e importantes corpos celestes.Assim, o computador no apenas est apto a fazer os clculos necessrios para a navegao, como tambm carrega todas as informaes bsicas para realizao das computaes. Est, 223 No implica, claro, que a NASA possusse tais computadores, que de todo modo eram bastante volumosos. No existia, tambm, calculadoras portteis, o que obrigava que os cientistas e engenheiros usassem rguas de clculo. 224 A entrada de dados ao computador utilizava cartesperfurados (nota de LGA).

Mapa da Lua

225 FAGET, 1965, p. 89. Veja-se tambm: NASA, 1965, Saturn V Flight Manual (MSFC-Man-503). 226 A verdade o que lanamento do Sputinik russo em 1957 pegou os EUA de surpresa, e trouxe o receio deque o pas estivesse sendo superado tecnologicamente. Isto levou a um esforo de superao da Unio Sovitica, esforo este que se concretizou, inicialmente, por uma elevao macia dos investimentos em educao geral e cientfica (com a troca dos modelos educacionais por outros mais eficientes) e posteriormente, na promessa, feita por Kennedy, de que o pas chegaria Lua ainda na dcada de 1960. Ver: http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra07.htm.

Lado oculto da Lua Apolo XVI 3.9 UFOs no Reino de OZ As histrias sobre UFOs, por si s extremamente inslitas, emaranham-se em uma extensa teia de contradies, revelaes sensacionalistas, maquinaes e inacreditveis contatos, tornando o assunto UFO uma mistura fantstica onde entram ingredientes dosIrmos Grimm, de Lewis Carrol e Isaac Asimov, temperando um roteiro dirigido por Steven Spielberg. Parece no haver limite para as coisas que podem surgir a respeito de temas forteanos. 227 No final do anos 1990 falou-se muito de algum chamado John Tithor (ou Titor), um suposto viajante do tempo proveniente do ano 2036, que comeara a fazer postagens em frums pblicos e salas de Chat na Internet,

227 Referncia ao escritor Charles Fort, que distinguiu-se na pesquisa de temas fantsticos. 158 falando sobre sua condio. Ele dizia que a sua mquina do tempo era um modelo GE C204, que permitiria saltos de 50 a 60 anos. Tudo, claro, no passaria da excentricidade de ummaluco, no fossem os desenhos, descries e explicaes tcnicas ajuntadas, que faziam um certosentido. Alm do mais, conforme afirmou, ele teria ido at o ano de 1975 para recuperar uma mquina IBM 5100, que seria necessria para recuperar antigos programas da IBM. O problema que, quando o nico modelo que restava em um museu de mquinas IBM foi procurado, aps esta notcia, no foi encontrado. Tithor, que jamais apareceu pessoalmente, fez algumas previses (que no se realizaram) e depois desapareceu de vez. A seguir, fotos de equipamentos e desenhos tcnicosda mquina para a viagem no tempo, apresentados por Tithor.

Esquema tcnico

Esquema tcnico

Mdulo principal

Interligao de mdulos

A mquina, instalada em um automvel

O equipamento IBM 5100

CAPTULO IV POSSVEIS EXPLICAES

Uma cincia superior nossa deve, necessariamente, aparecer aos nossos olhos como magia. Arthur Clarke No h nada maravilhoso demais que no possa ser verdadeiro. Michael Faraday A explicao de um fenmeno deve assumir apenas as premissas estritamente necessrias sua explicao. 228 William Ockham 4.1 O Mtodo Cientfico Se considerada como Cincia ou Para-Cincia, ainda assim a Ufologia permite o uso do Mtodo Cientfico, e pode ser, assim, considerada uma disciplina vlida de estudos. Acerca da Ufologia pode-se dizer que: tem por objeto o estudo de fenmenos areos inexplicveis pela cincia ortodoxa; tem uma metodologia prpria (coleta e classificaode dados: basicamente, informaes oriundas de observadores do fenmeno); possui uma finalidade ou objetivo, que entender eexplicar estes objetos e fenmenos, pela sistematizao dos dados coletados. * A Ufologia surgiu da necessidade de estudar, identificar e explicar os avistamentos contnuos feitos por testemunhas de todo tipo, por sculos a fio, de objetos voadores no identificados nos cus, ou mesmo aterrissados. 229 228 Ou tambm: "Se em tudo o mais forem idnticas as vrias explicaes de um fenmeno, a mais simples a melhor". Esta a chamada Lei da Parcimnia(ou: Navalha de Ockham). Este princpio vlido em muitas circunstncias, mas no em todas. Se fosse levado aos extremos pelos fsicos, teria impedido o desenvolvimento da teoria quntica. Como disse Niels Bohr a uma teoria de Wolfgang Pauli: Estamos de acordo que a sua teoria louca. Mas o que nos divide se ela louca o bastante para ser verdade. 229 importante considerar que o fenmeno designado pelo nome Disco-Voador apenas uma parte da Ufologia. A hiptese de que estes objetos sejam interestelares e constituamnaves aliengenas considerada, atualmente, como uma conjectura restritiva de todo o fenmeno, e que no o explica como um todo. 164 Evidentemente, nem todo objeto voador atrai a ateno, mesmo que no seja identificado de imediato. Os chamados UFOs (ou OVNIs) atraem a ateno pela sua peculiaridade, aspecto bizarro ou mesmo completa estranheza em relao aos aspectos normais da realidade. Se chamam a ateno, porque no pertencem ao contexto fsico normal do ambiente, seja pela sua simples presena, seja pelo seu comportamento incomum. O astrnomo J. Allen Hynek estabeleceu uma lista determos a serem utilizados na pesquisa de UFOs: 230 RELATRIOS SOBRE UFOs declarao feita por uma oumais pessoas abalizadas, que descreve uma viso direta ou uma percepo por instrumentos, de um objeto ou luz no cu ou no solo, com possveis efeitos fsicos. EXPERINCIA UFO o contedo de um relatrio UFO. FENMENO UFO abrange tanto o relatrio UFO quantoa experincia UFO. UFO correlato existencial (material) do fenmeno UFO. A deciso sobre a sua existncia est sujeita a uma prvia investigao sobre o fenmeno UFO.

DISCO VOADOR termo popular ou jornalstico, pelo qual os UFOs costumam ser designados. 231 De acordo com estes termos, um objeto deixa de ser um OVNI, ou Objeto Voador No Identificado (UFO Unidentified Flying Object), e passa a ser um OVI, ou Objeto Voador Identificado (IFO Identified Flying Object) quando o contedo do RELATRIO UFO permite a sua explicao e catalogao (ou Sistematizao) de acordo com a tecnologia cientfica atual. A partir da relao identificado/no-identificado 232 , pode-se construir um esquema simples do que constitui o objeto da Ufologia: FASE EVENTO CLASSIFICAO Fase 0 Avistamento / Contato OVNI Fase 1 Estudo / Pesquisa de Campo OVNI Fase 2 Explicao / Catalogao ? Fase 3 Sistematizao ou Sistemtica OVI 233 / OVNI Fase 4 Reproduo do Fenmeno (?) ? 230 Que sero doravante, assim designados. 231 A fim de introduzir um mtodo rigoroso e de estabelecer uma base de pesquisas em um domnio que foi,por tanto tempo, entregue ao ridculo que se conhece, fomos inicialmente obrigados a nos liberar de uma terminologia desagradvel que a imprensa havia imposto por sua feio sensacionalista, mas que o domnio cientfico no pode manter. Odiscovoador no atualmente suscetvel de estudo cientfico, nem mesmo objeto de definio.... (Jacques e Janine Valle, citados por DURRANT, 1977, p. 74). 232 Aqui, a designao no-identificadoimplica que o observador no pode, ou no consegue, classificar o objeto, seja por desconhecimento tcnico, seja porque o objeto apresenta peculiaridades desconhecidas, ou ainda porque sua visibilidade total prejudicada devido distncia, condies climticas, etc. 233 Objeto Voador Identificado. 165 A fase inicial, ou Fase 0, constitui o que se denomina Casusticado fenmeno UFO. Atualmente, a Casustica do fenmeno UFO j atingiuum nmero bastante expressivo, com dezenas de milhares de avistamentos por todo o mundo, 234 e agrupados por pesquisadores em vrios Bancos de Dados. 235 A Fase 1 aquela em que o pesquisador dedica-se coleta dos dados e informaes necessrios compreenso e explicao do fenmeno. As Fases 2 e 3 constituem as fases de organizao eclassificao geral dos dados coletados, que sejam capazes de enquadrar (Sistemtica) o objeto ou fenmeno em uma de duas categorias: objeto voador identificado (OVI) ou (ainda) objeto voador no identificado (OVNI). A Fase 4 contitui uma fase hipottica, a ser realizada quando a Cincia conseguir explicar e/ou reproduzir o fenmeno (ressalte-se que, Ufologia,cabe no apenas identificar o objeto, mas tambm explicar o(s) fenmeno(s) envolvido(s) ). * Quatro perguntas bsicas so sempre formuladas quando se aborda o fenmeno UFO: o que so;

qual a sua origem; qual a tecnologia envolvida; quais so as suas intenes. O pesquisador brasileiro Flvio A. Pereira apresentou o seguinte quadro metodolgico para um estudo do fenmeno UFO (ONI Objeto No-Identificado): 236 234 Considerando-se to somente os avistamentos relatados; presume-se que o total de avistamentos atinja a centenas de milhares de ocorrncias. 235 A Casustica parece ter chegado a um beco sem sada. Catalogar milhares e milhares de avistamentos separece com o mtodo cientfico da Induo, em que se quer provaralgo juntando o mximo possvel de observaes. Mas a Induo uma generalizao que nada prova. Por exemplo, medir milhares de ngulos de tringulos retngulos construdos jamais provar que a soma de seus ngulos internos (na geometria Euclidiana) igual a 180. A prova definitiva, no caso, a demonstrao, que se atinge pela Deduo. Se se deve utilizar o Mtodo Cientfico para a validao de uma disciplina de estudos, este mtodo deve utilizar a deduo como processo de conhecimento. Ao usar o mtodo indutivo, os uflogos, que investigam e acumulam casos e mais casos de avistamentos, jamais conseguiro provar nada a respeito do fenmeno UFO (p. ex., a liberao de toneladas de documentos oficiais sobre OVNIs, ipso facto, no prova a verdade da Ufologia). O problema, entretanto, que acreditar ou no na existncia deste fenmeno deixou de ser (se algum dia o foi) um problema de Verdade Cientfica e passou a ser um problema de crena pessoal, crena esta que deve ser defendida, com unhas e dentes, como um verdadeirodogma religioso. 236 Com este quadro metodgico Flvio Pereira admite explicitamente uma origem extraterrestre para o fenmeno e considera que os UFOs (ONI) possam ser naves espaciais.

Ou, apresentando de modo resumido: Procedncia Tecnologia Intenes. Diversas hipteses tem sido apresentadas a respeitodo que so e de sua possvel origem: extra-planetrios, intraplanetrios (proviriam do centroda Terra), viajantes do tempo, viajantes dimensionais (proviriam de dimenses paralelas ou de universos paralelos), anjos, demnios, etc. Em virtude dos fenmenos psquicos envolvidos, a explicao deve envolver necessariamente a parapsicologia, quando no o ocultismo e o esoterismo. Tudo isso, naturalmente, repugna a cincia ortodoxa acadmica, que no se arrisca a estudar o assunto, nem que este tivesse a explicao simplista extra-planetria. A cincia se recusa a acreditar que visitantes longnquos sejam capazes de vencer as tremendas distncias interestelares, isto porque acredita firmemente que a velocidade da luz seja a velocidade limite do universo. Este limite, que se deduz matematicamente da teoria da relatividade de Einstein, tambm um limite paradigmtico que, qual fronteira intransponvel, cerca e reprime inexoravelmente a imaginao dos cientistas. Infelizmente, estes tendem a crer que os atuais conhecimentos cientficos so definitivos, quando a histria da cincia prova o contrrio. No ritmo atual, apenas cem anos de progresso cientfico e tecnolgico transformariam a cincia em algo irreconhecvel, indistinto da magia. Mesmo atualmente, se todo o conhecimento cientficoque vem se acumulando das pesquisas secretas militares e de laboratrios avanados governamentais pudesse ser publicada, a cincia tradicional sofreria forte impacto conceitual, e teria que rever muitos de seus fundamentos. Entretanto, em virtude

dos segredos industriais e militares, ainda deverodecorrer talvez at dcadas, antes que se possa public-los. 167 4.2 Procedncia Terrestre? Alguns pesquisadores afirmam que alguns dos UFOs possuem procedncia terrestre, e que so parte de uma tecnologia secreta e avanada norte-americana. Esta opinio decorre de algumas revelaes feitas no ps-guerra, atribudas a alguns oficiais nazistas. De acordo com o ex-oficial dos Servios Tcnicos Especiais do exrcito alemo, Ulbricht vonRittner, quando as tropas norte-americanas ocuparam a parte ocidental da Alemanha, uma organizao chamada Joint Intelligence Objective Commiteefoi encarregada de reunir materiais, equipamentos e estudiosos alemes (entre os quais o famoso Wernher von Braun, que chegou a chefiar os projetos espaciais norte-americanos) e lev-los para os Estados Unidos. Esta organizao levou 15.000 toneladas de material incluindo planos militares, segredos e projetos de novas armas. Alm das bombasV-1 e V-2, os cientistas alemes estariam desenvolvendo outros projetos, que iam da V-4, um foguete de 52 toneladas capaz de alcanar uma distncia de 15.000 quilmetros, a at 10.000 quilmetros por hora, at outros mais avanados, tais como as V-8 e V-9, cujo esboo lembraria a forma arredondada dos discos voadores. 4.2.1 A Operao Cavalo de Tria A desinformao tcnica e cientfica da populao faz com que certas divulgaes, muitas vezes, sejam tomadas literalmente como fico. Desde h alguns anos, vem ocorrendo (principalmentena Espanha) um estranho fenmeno sem explicao. Alguns pesquisadores comearam a receber estranhas mensagens pelo correio, 237 mensagens estas com um contedo cientfico e tecnolgico extremamente sofisticado. As mensagens atribuem a si prprias uma pretensa origem aliengena, e seus autores seriam provenientes de um planeta denominado Ummo. Um dos mais abalizados e bem informados pesquisadores de UFOs, o francs-americano Jacques Valle, acredita que o fenmeno seja uma farsa, parte conspirao e parte experimento sociolgico, e que seu contedo no passa de pseudo-cincia. Valle cr que as informaes cientficas disseminadas so uma parte dos estudos no publicados do cientista russo Andrei Sakharov. Entretanto, sabido que alguns fsicos franceses de altssimo gabarito esto estudando sigilosamente as teorias fsicas apresentadas em tais documentos, o que no seria o caso se eles no contivessem um contedo verossmil. 237 As cartas iniciaram a chegar em 1968, para vrios pesquisadores ufolgicos espanhis, entre os quais Antonio Ribera, que chegou a escrever sobre o tema.

Suposta nave de Ummo No se sabe se tal conhecimento cientfico foi aceito pela cincia oficial; entretanto, certas evidncias fazem presumir que este conhecimento tenha sido recolhido por setores militares de pesquisa. Uma obra (literria?) extensa, que vem sendo publicada recentemente em vrios volumes, tem sido mal interpretada e recebida como fico, inclusive por alguns especialistas que a estudaram. Tal obra, denominada Operao Cavalo de Tria (OCT), apresenta a mais incrvel e bem documentada seleode conhecimentos cientficos jamais apresentada em umaobra no acadmica. 238 Uma cincia avanadssima, com termos tcnicos corretos e conceitos extremamente bem fundamentados, apresentada em notas de p de pgina, acompanhando a narrativa principal. Com exceo da antigravidade, toda a tecnologia presumidamente envolvida nos UFOs est, igualmente, extensamente descrita em detalhes, nesta obra. 239

O volume de conhecimentos especficos e especializados ventilado nesta obra , na verdade, to grande, e tamanho o nvel de detalhismo tcnico, que seria impossvel que um leigo, com formao superior unicamente em jornalismo, como o caso deBenitez, o abarcasse em seu todo, mesmo porque o nvel de descrio muito mais profundo do que aquele que resultasse apenas de consultas a enciclopdias especializadas. Apenas quem tenha profundo conhecimento cientfico (conhecimentos mdicos, de engenharia espacial, histricos, etc) eesteja profundamente familiarizado com a linguagem 238 Esta, no prprio texto, afirma ser um dirio (escrito por um Major norte-americano enquanto realizavaexperincias para um organismo secretssimo de pesquisas dos EUA), o qual acabou, pela vontade do Major, por cair nas mosde Benitez, que o publicou. A narrativa principal do dirio refere-sea uma pretensa viagem no tempo, voltando poca de Cristo, realizada pelo Major, a bordo de uma espcie de mdulo lunar. 239 Uma controversa polmica surgiu a partir do instante em que a obra de Benitez foi denunciada como um plgio, fosse dos documentos UMMO, fosse da obra canalizada URANTIA, que contm um mesmo tipo de contedo. 169 cientfica (ou ento somente uma equipe de especialistas) seria capaz de escrever esta obra. 240 Da astronomia e agronomia zoologia, todos os campos e especialidades do conhecimento so nela abordados, com profundidade de especialista. Por exemplo, em uma longa anotao, o Major, que teria presenciado a crucificao de Jesus, faz o seguinte comentrio, no qual se juntam extensos conhecimentos especializados de medicina e de engenharia: Os peritos do Cavalo de Tria, em informe posteriora esta primeira grande viagem 241 baseados em dados de Jesus (peso, comprimento dos braos, distncia ombros-cravos e o ngulo de vinte e cinco graus queformavam seus membros superiores com a horizontal) expuseram, entre outros, os seguintes clculos: a distncia entre os cravos dos punhos e uma linha horizontal (imaginria) que passasse pelo centro das articulaes dos ombros era de 26 centmetros, aproximadamente. Esta era, em suma, a arrepiante altura a que devia elevar-se o Mestre cada vez que inspirava mais profundamente. Considerando-se que uma das funes do msculo deltide (que se estende da clavcula e da omoplata ao mero) elevar o membro superior, cujo peso de mais de um quilo, o esforo a que se viu submetido o Galileu simplesmente excepcional. fcil comprovar sua enorme dificuldade se pensarmos no singular exerccio ginstico que se executa com argolas, popularmente conhecido como fazer o Cristo. No podendo contar com a ajuda dos msculos das pernas, a musculatura do ombro tem de erguer o peso correspondente ao conjunto formado por cabea, tronco e pernas. Quer dizer: supondo que a massa total do Cristo fosse de 82 kg,a musculatura deveria arcar com 2/3 da massa corporal. Em outras palavras, com quase 55 kg. De acordo com a expresso peso = massa x gravidade, obtm-se que 55x 9,8 = 540 newtons. Ao cronometrar a elevao de 26 centmetros (0m26) em 1,5 segundo, Cavalo de Tria deduziu que a acelerao sofrida por Jesus de Nazar foi de 0,2311 metros por segundo a cada segundo (m/s 2 ). Levaram-se em conta, obviamente, os seguintes parmetros: e = espao (ou distncia) percorrido;Vo = velocidade inicial neste caso, zero; a = acelerao; t = tempo gasto. A frmula que relaciona esses parmetros : e = Vo + at 2

/2. Isso significa o seguinte: 0,26 = a(1,5) 2 /2, de onde a = 0,2311. Tambm foi calculada a fora que teve de fazer o Mestre em cada uma das violentas elevaes em vertical: fora = massa x acelerao. Quer dizer, F = 540 + 55 x 0,2311 = 550 newtons. Quanto ao trabalho desenvolvido, eis aqui a arrepiante 240 H um tipo de jargo cientfico para cada categoria profissional, cujos praticantes, e s eles, conhecem bem o procedimento tcnico de sua profisso ou especialidade. Jarges cientficos e procedimentos especializados, principalmente na engenharia e na medicina, dificilmente so assimilados e reproduzidos por leigos, a no ser que tenham uma constante acessoria dos profissionais de cada rea. Isto, claro, exige uma equipe de especialistas cujo custo de criao pode se tornar bastante elevado. 241 Teriam ocorrido vrios saltos ao passado, para omesmo ponto histrico: o ano zero da cristandade (nota de LGA). 170 cifra: trabalho = fora x distncia, ou seja, T = 550 x 0,26 = 145 joules. Isto equivale a uma potncia de 95 watts! (potncia = trabalho/tempo, ou 145/1,5). Se compararmos esses 95 watts com os 2,5 normalmente gerados pela mesma musculatura para simplesmente elevar o brao, comearemos a intuir o gigantesco e dolorosssimo esforo que desenvolveu Jesus de Nazar na Cruz. 242 Benitez, em outra obra anterior a esta srie, O Enviado, conta com ar blas e como se fosse a coisa mais natural do mundo, que ele (Benitez) teria visto atravs do que ele chama de projeo mental os momentos finais (aoitamento e crucificao) de Jesus, e que ele descreve na obra citada. Benitez no entra em detalhes acerca desta tcnica, que poderiaser a Remote Viewing. O problema que em 1979 nada se sabia acerca destatcnica, que era secreta e classificada, e cujas menes pblicas no se deram antes de 1995. Benitez, que diz que esta tcnica seria bem conhecida dos praticantes de ioga, controle mental,meditao transcendental, etc., e aconteceria ao colocar o crebro em um ritmo alfa. Benitez no voltou ao tema em outras obras, o que lana um certo ar de dvida sobre o caso. Entretanto, por que o trecho deste livro (anterior ao Cavalo de Tria), ainda que mais resumido, se parece tanto com o que veio escrito na obra seguinte? Como poderia Benitez ter conhecimento do espisdio que descreve em O Enviado, se foi este livro que serviu de senha para que ele se encontrasse com o Major, que lhe passaria o texto do Dirio? Benitez, por outro lado, talvez surpreendido pela transformao da obra em best-seller, reluta em revelar a sua verdadeira origem. As informaes tcnicas apresentadas em notasde p de pgina corresponderiam s etapas e procedimentos relativos s pesquisas e conhecimentos cientficos envolvidos, ressalvada uma pr-censura realizada pelo prprio Major para evitar externar conhecimentos de mbito restrito e secreto. Vrios aparelhos de sofisticada tecnologia so descritos, sendo que de muitos deles jamais se ouviu falar; outros, entretanto, por incrvel que parea, correspondem aequipamentos que somente muito recentemente foram colocados no mercado (a viagem do Major teria sido realizada em 1973). S para dar alguns exemplos, o microscpio de tunelamento e o sistema de explorao do corpo por ressonncia magntica so descritos na primeira edio do livro (1984), muito antes destes equipamentos se tornarem disponveis aos estabelecimentos hospitalares e de pesquisa. No dirio, o Major revela que os conhecimentos cientficos e tecnolgicos utilizados para construir os sofisticadssimos equipamentos que tornaram possvel a viagem no tempo, foram trazidos pela CIA da Europa. Ora, nesta poca (e mesmo atualmente), a cincia praticada nas universidades e centros de pesquisas europeus no estava to avanada assim, e se a CIA recolheu este saber (como afirma o Major) na Europa, no foi no ambiente universitrio. Segundo estes conhecimentos, a cosmologia e a fsica quntica modernas estariam apoiadas em premissas erradas; o espao e o tempo no teriam uma 242

BENITEZ, 1987, pp. 485-486, nota de p-de-pgina. o tipo de texto que, pela sua tecnicidade, interessa muito pouco maioria dos leitores, e nenhum escritor se daria aotrabalho de fazer uma extensa pesquisa deste tipo para colocar o assunto em nota de p de pgina. No seria o caso, claro, seo texto realmente estivesse sendo escrito como um dirio, por algum que tivesse formao superior em ambas as especialidades. Veja-se tambm o item 4.5.4. 171 existncia real, porque seriam determinados pelas partculas primordiais do universo (desconhecidas pela cincia). 243 Em outras palavras, o espao e o tempo, partes de outras dimenses superiores, no so o que se pensa deles (no existem, ou s existem segundo a nossa concepo deles). Atravessar o espao, ou deslocar-se na dimenso temporal conhecida, seria possvel apenas pelo deslocamento dos eixos virtuais das partculas universais (denominadas swivel). De acordo com esta concepo, no existem deslocamentos reais; assim como uma frente de onda no desloca os seus componentes, mas sim vibra nos campos encontrados, assim tambm a matria no se desloca, mas ressurge a cada momento (no nvel daquelas partculas) em outro espao-tempo contguo, ao mudarem imperceptivelmente os seus eixos virtuais (o que, para a observao ao nvel dos sentidos humanos, corresponde a um deslocamento). Tambm o nosso vetor universal de tempo (o que conhecemos por tempo) seria formado por todo um conjunto de eixos com o mesmo ngulo entre si; ao mudar a posio destes eixos, passa-se para outro tempo-espao contguo, que pode corresponder ao nosso amanh ou ao nosso ontem. Sendo assim, toda a nossa cincia espacial estaria obsoleta, por se basear em uma fsica (newtoniana-einsteiniana) que no corresponde realidade. As naves espaciais no necessitariam de propulso para se deslocarem, mas sim de uma manipulao dos eixos de seus swivels (que lhes permitiria tanto deslocamentos espaciais quanto temporais). 4.2.2 O Projeto Filadlfia A respeito deste tema, conveniente relembrar aquio Projeto Filadlfia (ou o projeto oficial evocado por esta designao Project Rainbow). Em uma extraordinria conferncia na MUFON, em 13 de janeiro de 1990, o palestrante, Alfred Bielek, faz revelaes fantsticas a respeito da experinciacitada (que se baseou em teorias originais de Nikola Teslae de von Neumann). 244 Entre outras coisas, ele afirma que a estrutura do campo magntico da Terra, de todos os planetas do sistema, da galxia e toda a massa conhecida possuem uma Referncia de Tempo Zero, que o eixo ou vetor da nossa dimenso tempo. Tudo que existe tem que fazer referncia ao ponto de Tempo Zero. Von Neumann teria descoberto que h uma dimenso temporal alm da nossa, uma quinta dimenso, que seria como que um rotator (vetor) girante volta de um vetor primrio, o qual indicao fluxo e a direo do tempo (o nosso tempo). Tudo que existe no nosso universo estaria ligado a esta Referncia de Tempo Zero, de forma que o fluxo de tempo comum para todo o universo (nesse caso, a teoria da no-simultaneidade do tempo, de Einstein, no se aplica, por se basear na velocidade finita da luz). Quando a referncia temporal se quebra, propositalmente ou por acidente, o sujeito ou objeto desliza na dimenso temporal, e se perde de vista. Ele deixa de possuir vnculos com o universo anterior efica deriva nas dimenses superiores, que nos so invisveis. 243 Veja-se o item 4.5.4, para mais detalhes sobre a tecnologia descrita em OCT. 244 Al Bielek um personagem incmodo na comunidade ufolgica. Ao mesmo tempo que apresenta uma histriaque beira as raias do inconcebvel, por outro lado a ilustra cominformaes e conhecimentos que se encaixam em outros episdios (igualmente bizarros) da fenomenologia UFO. 172 4.2.3 Informao ou Desinformao? Voltando ao dirio citado, se todo este conhecimento fazia parte daqueles veiculados pelos ummitas, quase certo (se o dirio no apcrifo) que a CIA apoderou-se dos mesmos, e os levou para

grupos secretssimos de pesquisas nos EUA, sem entretanto revelar a sua verdadeira origem (que seriam documentos recebidos, pelos Correios (!), por uflogos espanhis. Ao apresent-los como documentos acadmicos, teriam conseguido a ateno dos cientistas, que os rejeitariam se eles fossem apresentados como documentos aliengenas). Na obra mencionada informa-se que a crucificao deCristo teria sido filmada pelo Major, com o auxlio de uma sofisticada vara ou cajado, o qual continha uma microfilmadora a raio laser. Ora, em um espantoso documento publicado pelo norte-americano Milton Cooper, ex-militar da Marinha, no qual revela um suposto controle do planeta Terra pelos aliengenas dos UFOs, independente do seu sensacionalismo, ele afirma que os norte-americanosfazem viagens no tempo, utilizando tecnologia aliengena, e em uma passagem do referido documento, diz tambm que em uma destas viagens a crucificao de Cristo foi filmada (Cooper apresentado atualmente pela comunidade ufolgica internacional como um disseminador de desinformao. Entretanto, toda desinformao deve envolver obrigatoriamente algo de informao verdadeira, quelhe d uma aparncia de credibilidade. O problema real est em separar o joio do trigo). Se toda esta histria verdadeira, ela subverteriacompletamente tudo o que se pensa saber sobre o verdadeiro grau de avano tecnolgico dos EUA. Todoo programa espacial americano seria unicamente uma cortina de fumaa para ocultar o que verdadeiramente existe. Isto no , absolutamente, impossvel. O governo brasileiro conseguiu ocultar por muitos anos o seu programa nuclear paralelo (inclusive dos governos estrangeiros preocupados com este programa nuclear), que embora com menos verbas, era o autntico. Sendo assim, mesmo um programa esbanjador de verbas como foi o programa espacial norte-americano (programa Apolo) poderia ser, ou um disfarce, ou a manifestao material do pensamento acadmico cientfico, enquanto que outras opes mais secretas seriam conhecidas apenas de uns poucos iniciados (todo o Programa Cavalo de Tria teria apenas 61 membros, segundo o Major), conhecedores de avanos cientficos sabidos unicamente em um crculo restrito (no livro acima citado, de Bentez, existem menes a dois outros projetos secretos, sendo que um deles teria o objetivo de realizar viajens ao futuro, e o outro (denominado Operao Marco Polo), teria oobjetivo de realizar o transporte instantneo da matria e de astronautas, por extenso a distncias inconcebveis). Por uma questo de bom-senso, o sigilo estaria maisdo que justificado se este conhecimento existisse realmente. As conseqncias de sua divulgao poderiam ser terrivelmente desastrosas; se hoje em dia corre-se o risco permanente de que pases e povos fanatizados possam utilizar a tecnologia nuclear, ou, pior ainda, de que armas deste tipo caiam em mos de terroristas, imagine-se se a suposta tecnologia capaz de permitir a viagem no tempo se tornasse disponvel! A prpria continuidade da espcie ficaria em perigo, se manipulaes temporais fossemrealizadas. Se, alm disso, a tecnologia envolvida no Projeto Filadlfia estiver disponvel (mesmo a nveis secretssimos), e parece que este projeto teve (e est tendo) continuidade no denominado Projeto 173 Montauk, ento o acesso a universos paralelos talvez no seja possvel apenas nas pginas das histrias de fico-cientfica. Tudo o que foi at aqui explanado daria a impressode que, afinal de contas, os aliengenas no passariam de astronautas terrestres, mais especificamente norte-americanos, testando armas sofisticadas e avanadssimas. Hiptese sedutora, mas todas as evidncias levam a crer que os aliengenas so realmente aliengenas (deve-se mencionar que o conceito de aliengena no evoca, necessariamente, o conceito de ser de outro planeta). O sigilo envolvido leva a crer que, seja o que for que esteja sendo ocultado, to monumental que aterroriza at mesmo as pessoas que,conhecedoras do segredo, tm a imensa responsabilidade de mant-lo oculto. 4.2.4 A Viso Remota Na dcada de 1960 a CIA iniciou um projeto de estudos das possibilidades ocultas do homem, em uma nova disciplina derivada da parapsicologia e demtodos de controle da mente. Esta pesquisa deu origem ao que passou a ser denominado R.V. (Remote Viewing, ou Viso Remota). A R.V. seria um tipo mais avanado e consistente (capaz de ser estudado cientificamente) de clarividncia e pr-cognio, j bastante conhecidos pela parapsicologia, mas de difcil estudo. A R.V. permitia (e permite) que seu praticante adentre nas dimenses paralelas dimenso normal espao-temporal, indo para outras poca ou at para outros planetas (de uma forma no fsica, evidentemente). 245 Ainda que parea inverossmil, a documentao hoje existente a respeito destes estudos conclusiva, e no deixa dvidas s suas imensas

possibilidades investigativas. Alguns estudos em Viso Remota vieram lanar uma nova e assustadora dimenso ao problema UFO. De acordo com alguns pesquisadores (visualizadores remotos), existiria toda uma dimenso paralela nossa realidade fsica, densamente povoada, e os habitantes desta dimenso teriam tomado parte importante na histria de nosso planeta, bem como fariam parte, tambm, de todo o folclore e mitologia presentes na histria dos povos e naes antigas. Na verdade, estariam fortemente presentes na Bblia e em outros livros sagrados, no necessariamente na forma de anjos. 246 Eles coexistiriam com a humanidade h longo tempo, e, de uma forma misteriosa, fariam parte da prpria psique do homem. 245 Um praticante militar de R.V., David Morehouse, aoser indagado em uma entrevista a Uri Dowbenko se ele vira alguma coisa de significativo, respondeu: S a percepode que no estamos ss, ele diz. Eu nunca vi Deus, Cristo ou Buda. Mas posso dizer-lhe que h outros mundos, outras civilizaes e planetas. Esto l, em outras dimenses. Eno apenas em nossa dimenso fsica, em nosso universo fsico. H outros portais que levam a outros universos, e h universos sobre universos. E ilimitado, infinito. de dar vertigem. 246 A Casustica tem relatado contatos com entidades cuja natureza vai alm de tudo que se possa imaginar. Desde os acontecimentos ocorridos com a famlia Sutton em 1955, em Hopkinsville, no Kentucky (EUA); o caso Chupachupa investigado pela Operao Prato; a captura (?) de uma entidade em Varginha, Minas Gerais; os fenmenosestranhos que ocorrem na fazenda Skinwalker (o Bigellow Ranch), no Utah, EUA; etc. Todo este mosaico revela um espectro de fantasmagoria cujas explicaes vo bem alm da existncia de aliengenas ou naves extraterrestres visitando ou pesquisando a Terra. Alis, esta parece ser uma opinio compartilhada pelo uflogo Ubirajara Rodrigues (pesquisador do Caso Varginha), como a externou em entrevista. tambm uma opinioantiga formulada por Jacques Valle. 174 4.3 Os Aliengenas so Aliengenas? No Eplogo do livro Projeto Majestic, a Nave Perdida, Whitley Strieber diz que minha inteno, com este livro, no dar a impresso de estar afirmando que os outros so aliengenas vindos de outro planeta. O que pretendo dizer, de maneira especfica, que eles so seres aparentemente inteligentes e desconhecidos. apenas isso que pretendo dizer e que, no momento atual, acho que pode ser dito.

Whitley Strieber Em Comunho, outro livro seu, ele diz ainda que eu no ficaria absolutamente surpreso se os visitantes fossem reais e estivessem, lentamente, entrando em contato conosco, seguindo uma programao por eles criada, que prossegue medidaque a compreenso humana aumenta. Se eles no pertencem ao nosso universo, ser necessrio entend-los antesque possam surgir em nossa realidade. Em nosso universo, suas realidades podem depender de nossa crena. Ento o corredor para entrar no nosso mundo seriam, na verdade, as nossas prprias mentes. Strieber diz ainda que pode ser um fato muito real que entidades fsicas saiam do inconsciente. O problema que talvez o mistrio dos UFOs faa parte do imenso mistrio do homem. O psiclogo suo Carl Gustav Jung exprimiu a opiniode que, embora os UFOs possam ter existncia fsica ou material, constituem primordialmente um fenmeno psicolgico, ligado aos mitos e arqutipos

mais profundos do inconsciente. Jung acreditava mesmo que em certos casos, os UFOs seriam apenas projees psquicas ligadas a certos smbolos ou arqutipos universais, projees estas que adotariam a forma mais adequada condio histrica do momento( curioso lembrar que os nomes ligados ao fenmeno no o explicam, apenas o descrevem em funo de objetos que se lhe aparentam pela forma: disco, pires, prato, escudo, sino, charuto, lgrima, etc). De acordo com Jung, a partir de certa poca, um grande nmero de pacientes comeou a narrar sonhos nos quais surgiam dos cus estranhas formas circulares. Para ele, essas vises poderiam ser conjuradas e materializadas, semelhana dos fiis catlicos que conjuram em si mesmos os estigmas (ferimentos infligidos) de Jesus. A aparente contradio entre um objeto material eum outro projetado psiquicamente pode ser solucionada, se se levar em conta o que foi dito pelo astrnomo-pesquisador de UFOs, Allen Hynek, na revista OMNI de abril de 1984. Em um artigo, Hynek sugere que a natureza aparentemente slida e entretanto efmera dos UFOs poderia talvez ser explicada enxergando-a como um intermedirio entre a nossa realidade e uma outra realidade paralela, umaporta de entrada para outra dimenso. 247 247 Para o escritor John A. Keel, Aparentemente, os OVNIs no existem como objetos palpveis, fabricados; no se enquadram nas leis da natureza que ns aceitamos. Parecem ser apenas metamorfoses capazes de se adaptar nossa 175 4.4 H Realmente um Fator-Tecnologia? O fator tecnologia tem importncia na avaliao do fenmeno, porque uma dimenso claramente perceptvel. A tecnologia, em ltima instncia, tcnica, e envolve conceitos de materialidade, tais como metalurgia, resistncia dos materiais, estruturas dissipativas, etc, pelo menos no que se refere ao aspecto fsico e estrutural do objeto. Os conceitos de engenharia podem abarcar (por comparao com a cincia terrestre): dinmica de vo, inrcia, acelerao aerodinmica, navegao, orientao espacial, comunicao, etc. Tpicos avanados devero incluir: antigravidade, invisibilidade, transparncia ao radar, fontes avanadas de energia, supervelocidade, interao multi-dimensional, etc. Supondo que seja uma nave militar, incluem-se ainda conceitos tais como armamento, blindagem, camuflagem, tticas de combate (ataque, defesa, interceptao, evaso, etc). E se uma nave estelar, deve ter suprimentos, calefao/pressurizao, suporte de vida, etc. Mas h mais: sabe-se que a tcnica no depende da cincia, ao contrrio da tecnologia. Conforme afirmam os escritores franceses Louis Pauwells e Jacques Bergier, Nossa cultura clssica, organizada e configurada por filsofos, espritos literrios e pedagogos, tende a nos convencer de que a tcnica um subproduto da cincia. O sbio descobre os princpios e o tcnico deles se utiliza para suas realizaes prticas. De acordo com este esquema convencional, na origem do progresso estariam generalistas como Euclides, Descartes, Newton, Fresnel, Maxwell, Planck e Einstein. E o papel de espritos como os de Arquimedes, Roger Bacon, Galileu, Marconi e Edison ficaria adstrito ao campo das dedues extradas do conhecimento fundamental das leis do universo. Partir-se-ia da compreenso, continuada pela ao. Porm, um esquema desta ordem, sobre o qual repousa toda a reflexo contempornea e, por conseguinte, toda a nossa maneira de considerar o passado, no corresponde realidade. De um modo geral, a maioria das grandes construes do gnio cientfico no culminou em qualquer transformao do ambiente material em que vivemos, nem contribuiu para qualquer progresso da civilizao material ou para facilitar o domnio dohomem sobre a natureza. Em compensao, a maioria das etapas do progresso tcnico que levaram ao nosso grau atual de domnio dos fenmenos naturais, foi conseqncia de intervenes sem o menor alcance filosfico e, as mais das vezes, realizadas por indivduos desprovidos de uma verdadeira cultura cientfica e cujos grandes feitos decorreram no do fato de serem sbios mas justamente do fato de o no serem suficientemente para se darem conta de que os mesmos eram impossveis. O cientificismo aristocrtico que preside ao esquema convencional no corresponde de modo algum realidade dinmica. 248 inteligncia. Milhares de contatos com aqueles seres levam concluso de que, propositadamente, nos fazem de bobos.

(Citado em BUTTLAR, 1978, p.53). 248 (PAUWELS & BERGIER, 1971, pp. 200-201). 176 Mas ambas dependem de uma estrutura scio-poltico-econmica (falando de uma maneira antropomrfica e terrquea) capaz de sustent-las. Por exemplo, a conquista da Lua pelo homem s poderia acontecer na nossa poca histrica, de ampla riqueza e de consumo em larga escala. 249 A tecnologia aliengena, entretanto, parece no se enquadrar neste esquema. Tudo indica que os aliengenas no parecem estar interessados em trocas comerciais, nem em adquirir ou vender tecnologia. O estudo interminvel que fazem de nosso planeta no demonstra existir um objetivo a longo prazo (ou seja, no parece que esto fazendo um levantamento de nossas riquezas e recursos naturais). Na verdade, parece que esto atrs de alguma coisa mais impalpvel, prpria de sua cultura (e de suas necessidades), mas que nos escapa completamente e qual no damos o devido valor. Ainda com relao tcnica e tecnologia, sabe-se que o homem somente conseguiu produzi-las em virtude de uma adaptao anatmica resultante deuma longa evoluo: uma mo com polegar prensil. Foi esta caracterstica humana que permitiu a formao de uma civilizao baseada na tcnica, inicialmente, e na tecnologia depois, aps um longoprogresso da cincia. As caractersticas culturais dspares em todo o mundo possuem um carter em comum, que o conhecimento e a explorao da natureza por todos os habitantes da Terra. Da agricultura conquista do espao, o homem literalmente manipulou, com as suasmos, os recursos existentes, moldando-os e manufaturando-os de forma a lhe proporcionarem alimentao, segurana e conforto. 4.5 Realizaes da Cincia e Tecnologia Atuais Os atuais objetos areos produzidos pelo homem podem, ou voar dentro e atravs da atmosfera, ou ir alm dela e penetrar o espao. So os avies e os foguetes. A atmosfera constituda de vrias camadas, sendo elas: A troposfera (at cerca de 11 km de altitude). A estratosfera (at cerca de 50 km de altitude). A mesosfera (at cerca de 90 km de altitude). A termosfera (at cerca de 500 km de altitude). A exosfera (alm de 500 km de altitude). Acima da troposfera e no incio da estratosfera existe uma camada de oznio, chamada ionosfera, que protege contra a radiao solar ionizante. No incio da termosfera existe uma camada ou cinturo de p. Na exosfera costumam ocorrer as auroras boreaise austrais. 249 E que s poderia ter sido realizada pelas duas potncias da poca, URSS e EUA.

4.5.1 Avies: A Dinmica de Voo Os avies usuais (e no os experimentais), que se limitam troposfera, 250 obedecem a uma dinmica de voo que leva em conta o peso, o formatoaerodinmico, a resistncia do ar, a potncia dos motores, etc. De todo modo, dois princpios bsicosdevem ser sempre levados em considerao: impulso e sustentao. E para garantir a integridade do piloto e do avio, as manobras de voo devem considerar a velocidade e a gravidade. Abaixo de certa velocidade o avio perde sustentao e estola, caindo em queda livre. Quanto s manobras de voo, como o piloto est submetido s foras G (gravitacionais), elas no podem ser bruscas e nem em ngulos muito fechados, porque isto pode provocar o desfalecimento temporrio do piloto, colocando-o em perigo. 251 250

Providos de oxignio, os pilotos podem chegar a altas altitudes, desde que a sua velocidade e a densidade do ar permitam a sua sustentao. 251 Os discos voadores, tal como relatado pelas testemunhas, no esto submetidos inrcia gravitacionalou resistncia do ar. As radarizaes mostram que eles podem atingir velocidades de mais de 40.000 km/h, dentro da atmosfera. 178 A aerodinmica de voo, que inclui o formato das asas e da fuselagem, evoluiu de modo a poder superar a velocidade do som (Mach 1 1.225 km/h ou 340,29 m/s) nos avies a jato. Devido resistncia do ar ocorre o que se chama estouro snico, uma caracterstica intrnseca comum a todos os avies a jato que ultrapassam esta velocidade. 252

Estouro ao ultrapassar a velocidade do som

Teste em Tnel de Vento provvel que uma das partes mais importantes do avio sejam as asas, porque, alm de lhe darem sustentao, as suas caractersticas que determinam como ele vai voar. 252 Os primeiros pilotos que chegaram a voar a velocidades prximas do som encontraram dificuldades inesperadas: inverso de comandos, instabilidade, incontrolabilidade, grande turbulncia e vibraes destrutivas, efeitos que causaram inmeros acidentes, muitos deles fatais. 179 Cada asa tem as seguintes caractersticas principais: 253 Bordo de ataque: a extremidade dianteira da asa, geralmente arredondada. Bordo de fuga: a extremidade traseira da asa, geralmente bem fina. Nervuras: estruturas de madeira ou material sinttico que determinam o perfil da asa. Longarinas: vareta, tubo ou ripa interna asa, em direo perpendicular s nervuras, com a funo de dar resistncia asa e evitar que se dobre com o peso do avio. Chapeamento: cobertura da estrutura da asa com material rgido

Outras caractersticas que definem como ser o voo,so: formato da asa; perfil da asa. O formato pode ser diedro, quando a asa tem um ligeiro formato em V, e poliedro, quando a asa reta na parte central, subindo nas laterais. Nos dois casos o efeito de estabilizao. O perfil da asa tambm determina como ser o vo. Modelos de treinamento tm perfil plano-convexo (asa plana na parte inferior e convexa na parte superior) ou undercamber(cncava na parte inferior e convexa na parte superior). Em qualquer caso a forma do perfil vai determinar o arrasto e sustentao, mas basicamente estes perfis geram bastante sustentao em vo nivelado e nenhuma sustentao ou sustentao negativa em vo de dorso.

Avies mais rpidos ou acrobticos usam perfil simtrico ou semi-simtrico, curvo dos dois lados. Asas deste tipo permitem vo de dorso, pois conseguem gerar sustentao, mesmo invertidas. Os grupos bsicos de perfil (undercamber, plano-convexo, semi-simtrico, simtrico) esto exemplificados a seguir.

Perfis lentos A asa tem vrias medidas bsicas: Envergadura: a distncia entre as extremidades esquerda e direita da asa; Corda: a distncia entre a ponta do bordo de ataque e a ponta do bordo de fuga da asa (que se pode expressar como percentual da envergadura); Espessura: a altura da asa, geralmente expressa como percentual da corda; rea alar: o produto da multiplicao da corda pela envergadura. A sustentao da asa diretamente proporcional rea e diretamente proporcional ao quadrado da velocidade Carga alar: a razo entre peso do modelo em relao rea da asa, e determina a velocidade do avio. Mais peso precisa de mais sustentao, que se pode obter aumentando a velocidade ou aumentando a asa. Todo avio forma um vrtice (redemoinho) de turbulncia na ponta da asa, que atrapalha o vo e aumenta a resistncia doar. Como isto no acontece no meio da asa, quanto menor a corda em relao envergadura, menor ser o arrasto. Para atender s necessidades mecnicas da dinmica de voo, a aeronave deve ser capaz de executar certos movimentos em torno de seus eixos, tais comoos mostrados a seguir.

Eixos de movimentos e os controles que os possibilitam A maioria dos avies permanece dentro da troposfera(at cerca de 11 km de altitude). Alguns avies experimentais voam bem mais alto. Mas alm deles, outros objetos podem chegar to alto: os bales. Em 1960 um balo tripulado por um homem alcanou a maior altitude j alcanada por bales: 30 km acima do nvel do mar. Este recorde foi alcanado por Joseph (Joe) William Kittinger II, que alm deste feito, ainda pulou de paraquedas desta altitude, realizando o maior salto da histria. Em 16 e agosto de 1960, ele subiu aos cus na gndola do Excelsior III, e atingiu a estratosfera, chegando a 31.330 metros. Ao saltar, e durante a queda, Kittinger encontrou temperaturas menores que70 graus negativos, que s pode suportar devido ao traje que usava. Ele caiu por 13 segundos antes do pra-quedas de estabilizao abrir. Permaneceu em queda livre por 4 minutos e 36 segundos, e atingiu a velocidade mxima de 988 km/h antes de abrir seu pra-quedas.

Kittinger se tornou o detentor de quatro incrveisrecordes: maior altitude alcanada por um balo, maior altitude de um salto de pra-quedas, maior queda livre e maior velocidade alcanada por um homem atravs da atmosfera. Seus recordes nunca foram quebrados. Aps a Segunda Guerra Mundial foram projetados vrios modelos de avies experimentais cujo objetivo era testar a velocidade Mach-1. A partir do avio Bell X-1 foram construdas trs aeronaves designadas: X-1-1, X-1-2 e X-1-3 (a letra X indica que o avio experimental). Sua fuselagem tinha o formato de uma bala de metralhadora calibre .50, umprojtil que viajava a uma velocidade maior que a do som. Possuam um motor-foguete XLR-11, construdo pela Reaction Motors Inc., capaz de produzir 6.000 libras de empuxo. O X-1 era lanado do ar, a partir de avio bombardeiro B-29 A, que o carregava em seu compartimento de bombas. Seu combustvel erauma mistura de lcool etlico e oxignio lquido, que rapidamente se esgotava e o motor parava. A partir da o avio entrava em um voo planado. Os testes planados com o X-1-1 comearam em 25 de janeiro de 1946, e o primeiro voo com o uso do motor ocorreu em 11 de abril do mesmo ano, tendopor piloto Chalmers "Slick" Goodlin. Em 14 de outubro de 1947, pilotado por "Chuck" Yeager, o X-1-1 voou mais rpido do que o som. O X-15 era um avio foguete experimental fabricado para a Fora Area dos Estados Unidos pela North American Aviation, no incio da dcada de 1960. Ele quebrou vrios recordes de velocidade (passava dos 7.000 km por hora chegou a alcanar a velocidade de 7,274 km/h, ou Mach 6,85) e altitude. Em dois voos, ele chegou a mais de 100 kmacima do nvel do mar, considerado um voo sub-orbital.

Avio-foguete X-15

Mais tarde , durante os anos 70, os avies do programa X-15 alcanariam uma altitude de 354 mil ps (aproximadamente. 118 mil e velocidade de Mach 6,7, ou inacreditveis 7.358 km/h), abrindo caminho para a explorao do espao. Nas dcadas de 1980 e 1990 foram produzidos uma srie de avies experimentais e/ou secretos, muitos deles de formato to estranho que sua identificao poderia se tornar problemtica, mesmo para observadores esclarecidos, mas no especializados em aeronutica.

Avio experimental Tacit Blue (Shamu)

Avio Espio SR71A

Avio Bombardeiro B2 (Asa Voadora)

Avio Aurora (suposto) 4.5.2 Foguetes: Trajetrias Sub-orbitais e Orbitais A conquista espacial comeou a partir dos foguetesalemes V-2 capturados na Alemanha. Estes foguetes foram inicialmente usados tanto por soviticos quanto por norte-americanos, antes que modelos mais sofisticados fossem desenvolvidos. Em sua asceno, um foguete sofre as seguintes foras fsicas: 254

O voo suborbital de um foguete aquele no qual ele apenas margeia o espao exterior, em uma espcie de rbita balstica. 254 O foguete obedece fora newtonianade de ao e reao, ou seja, a uma ao de descarga de gases ou de chamas (expelidas por/para trs) corresponde um empuxo (uma reao) para a frente na mesma proporo.

A velocidade de escape (ou velocidade necessria para vencer a atrao da gravidade terrestre) de cerca de 11 km/s. Atingindo esta velocidade, o foguete entra em rbita volta da Terra, fazendo o chamado voo orbital. Para sair da rbita da Terra, so utilizados vrios estgios. Cada um d uma quantidade de empuxo, e medida que o combustvel,aquele estgio ejetado, diminuindo o peso total. Desde que os foguetes foram inventados pelos chineses h sculos, o combustvel usado para faz-los voar pode-se apresentar na forma slida ou na forma lquida. Atualmente, os combustveis slidos costumam equipar os foguetes militares, e os combustveis lquidos, os foguetes civis de lanamento de satlites. Os ltimos tem uma reao qumica mais rpida, mas so menos seguros, para as condies especficas de lanamento de foguetes militares. Atualmente, os foguetes (em geral) costumam usar tanto propelentes slidos quanto lquidos, em seus vrios estgios.

Tipos de motores de foguetes e seus combustveis O precursor dos voos espaciais foi o norte-americano Robert Hutchings Goddard (o Centro Espacial Goddard deve-lhe o nome), que fez experincias com sucesso em 1926. Ele seguia as idias do russo Konstantin Eduardovitch Tsiolkovski, que escrevera sobre o tema no final do sculo XIX, como tambm as idias do alemo Hermann Oberth, que escrevera sobre o tema em 1923. Os foguetes alemes baseavam-se na tecnologia originada por Goddard. A chamada Corrida Espacial teve incio com o lanamento do satlite russo Sputinikem 4 de

outubro de 1957. A Agncia Espacial Americana NASA, foi criada em 1958 como uma resposta ao lanamento russo. O primeiro homem a entrar em rbita foi o russo Yuri Gagarin, na Vostok. Entretanto, a Corrida terminou com a vitria americana, que colocou o primeiro homem na Lua Neil Armstrong em 20 de julho de 1969. O programa espacial americano foi constitudo de trs fases: Projeto Mercury; Projeto Gemini; Projeto Apolo (cada um possua a sua prpria cpsula espacial, com os mesmos nomes) 255 255 A NASA, que pretendia mandar um homem para Marte ainda em 1981, teve o seu projeto frustrado quando osenador William Bill Proxmire realizou cortes de oramento que o fizeram ser cancelado. Proxmire era o presidente do Comit Econmico do Senado, que investigava, entre outras coisas, os gastos governamentais com a pesquisa espacial. Ele ordenou que todos os planos, equipamentos e mquinas que podiam construir o foguete lanador Saturno V fossem destrudos. Estranhamente, as duas superpotncias EUA e URSS perderam repentinamente o interesse pela Lua. O programa Lunakhod, da Unio Sovitica, foi cancelado apenas sete meses depois da misso Apolo XVII (que ocorreu em 7 de dezembro de 1972). Uma das causas foi a perda da nave Lunakhod 2, que estava a somente 175 km do ponto de alunissagem da Apolo XVII (o Centro de 188 O Projeto Apolo foi o que levou os astronautas norte-americanos Lua. Foram realizados dezessete voos Apolo, sendo que o que primeiro que alunissou foi o Apolo XI. 256 A nave Apolo era conduzida pelo foguete Saturno C-5 (Saturn V), de seis estgios.

O mdulo de reentrada (ou Mdulo de Comando MC, que abriga os astronautas) possua uma blindagem anti-trmica capaz de resistir ao atrito com a atmosfera. 257 A reentrada deveria ser realizada segundo um ngulo especfico, para evitar que o mdulo fosse rebatido de volta ao espao. O mdulo (norte-americano) era dirigido para cair nos oceanos, onde seria ento recuperado. 258

Mdulo de reentrada

Mdulo j recuperado, com os sinais de queimadura

Atualmente, os voos espaciais restringem-se ao mbito da atmosfera terrestre, e so realizados com os chamados nibus espaciais (space shuttle) 259 , naves capazes de reentrar na atmosfera e aterrissarem. Deste modo, os nibus espaciais so os primeiros veculos capazes de decolar como um foguete, orbitar como uma espaonave e reentrar na atmosfera planando como um avio convencional. O sistema composto de trs partes: o veculo, que possui trs propulsores principais; o tanque externo, que contm o combustvel lquido mais o gs comburente;dois propulsores de lanamento, que so fixados no tanque principal. Vrios nibus espaciais foram construdos, e receberam diferentes designaes. Enterprise: foi o prottipo, assim denominado em uma homenagem famosa nave Starship Enterprise, do seriado de TV Jornada nas Estrelas. Testada entre 1977 e 1979, jamais foi ao espao, substituda que foi pela nave Colmbia. Columbia: foi o nibus espacial mais antigo. Em 1.de fevereiro de 2003 se desintegrou numa altura de 62 km sobre o estado do Texas, em um desastre causado provavelmente por falha no escudo trmico. Challenger: foi o segundo nibus espacial espacial a entrar em operao. Fez o primeiro voo em 1983. Realizou dez misses. Em 28 de fevereiro de 1986 o Challenger explodiu 73 segundos depois de decolar e todos os setes tripulantes morreram. Discovery: foi o terceiro nibus espacial. Era maisleve que o Challenger. Atlantis: foi o quarto e penltimo nibus espacial. Endeavour: o nibus espacial mais recente. Sua primeira misso foi em maio de 1992.

Revestimento anti-trmico da nave Discovery *

Foguete lanador russo N1 (ou N1-3L)

Foguete lanador russo N1 (ou N1-3L)

Mdulo lunar russo (LK lander). Jamais foi utilizado.

Foguete Prton

Foguete Soyuz-U

Foguete Soyuz TMA-3 Soyuz tambm o nome da nave usada nos projetos Salyut e Almaz, que levaram construo da primeira estao orbital, a estao russa MIR. A estao MIR funcionou at 23 de maro de 2001, sendo ento desativada. A partir de 1998 comeou a ser construda a Estao Espacial Internacional(ISS), que gradativamente substituiu a estao MIR. 260

Estao MIR

Estao Espacial Internacional

Os futuros projetos espaciais dos EUA (que devero ter incio em 2015) devero levar o nome de Projeto Constellation. Entre estes projetos, est ode uma misso a Marte. A nave a ser utilizada, batizada rion, dever levar um mximo de seis astronautas, e ser conduzida pelo foguete especialmente projetado para isso, Ares I. Outro foguete bem maior, o Ares V, ser responsvel pela conduo do Mdulo Lunar, ao qual a rion dever se acoplar. Nesta viagem a Marte, a Lua dever ser usada como base intermediria. 261 O foguete Ares I deve utilizar no primeiro estgio um propulsor de combustvel slido. Quanto ao segundo estgio, este dever ser alimentado por oxignio e hidrognio lquidos (como j o so os motores principais do nibus Espacial). A Cpsula Orion ficar no topo do foguete. O Ares V foi projetado para transportar equipamentos Lua ou para mais longe. O primeiro estgio tem dois propulsores de combustvel slido e um conjunto de seis motores-foguete acionados por combustvel lquido. 261 A viagem a Marte (cuja distncia da Terra varia entre cerca de 55 milhes e 400 milhes de quilmetros, dependendo das respectivas rbitas) dever demorar cerca de 520 dias. A tripulao dever ficar um ms explorando a superfcie de Marte; o

restante do tempo inclui o percurso de ida e volta

Foguetes Ares V e Ares I

Comparao entre foguetes lanadores 262

Modulo Lunar da Apolo

Mdulo Lunar da rion 263 Entre mil e cinco mil quilmetros de altitude ocorre uma concentrao de partculas 264 no campo magntico terrestre, formando uma espcie de cinturo volta da regio equatorial. Um segundo cinturo fica situado entre 15.000 e 25.000km, e contm partculas eletricamente carregadas de origem tanto atmosfrica quanto solar. 265 Estes cintures so chamados de Cintures de Van Allen, porque foram descobertos por James Van Allen em 1958.

Cintures de Van Allen Qualquer foguete que adentre o espao exterior deve evitar estes cintures. Por outro lado, deve possuir tambm proteo contra radiaes solares nocivas. 4.5.3 Indo Alm da Cincia Em 1953 um engenheiro francs, o Tenente Jean Plantier, 266 publicou um estudo no qual emitia uma hiptese de funcionamento para um engenho inter-estelar ideal, hiptese esta baseada em alguns postulados iniciais. Para Plantier, um engenho assim deveria ser propulsionado por campo de foras, a partir de uma energia csmica onipresente ( importante considerar que ele no tinha inicialmente em vista estudar ou mesmo explicar o funcionamento dosUFOs). O engenho libertaria uma energia

semelhante quela dos raios csmicos, a qual se irradiaria na forma de um fluido corpsculo-ondulatrio no sentido do deslocamento, a velocidades prximas da luz, e formando um feixe contnuo, que alm de propuls-lo, dar-lhe-ia sustentao quando estacionrio. O princpio da propulso por campo de foras, nas aceleraes, se daria sobre todas as molculas do engenho, com o que elas progrediriam simultaneamente, mesma velocidade, evitando amontoamento. Deste modo, o piloto no sofreria nenhum dano nas viradas bruscas, por no estar submetido fora de inrcia. Prosseguindo no desenvolvimento de sua hiptese, Plantier (que ficou surpreso ao encontrar aspectos coincidentes com o que as testemunhas descreviam acerca dos UFOs) desce a pormenores altamente tcnicos, que no sero aqui explanados. Basta dizer que alguns dos aspectos mais desconhecidos a respeito do funcionamento dos UFOs,tais como o aparecimento dos fios denominados 266 O Tenente Plantier, das Forces Ariennes Franaises, teve a sua ateno despertada para o fenmeno UFO quandoestava em uma guarnio em Blida, Arglia. O seu comandante, Capito Rougier, viu um disco e descreveu-o a Plantier, que comeou a conjecturar sobre qual seria a tecnologia capaz de permitir as evolues realizadas pelos discos voadores. 198 cabelos de anjo, bem como mudanas de aspecto, colorao, silncio, movimento em folha-seca, formao de nuvens de formatos diferentes, vo em zigue-zague, luminescncia, etc, foram todos previstos em sua teoria. Finalmente, Plantier afirma que engenhos deste tipopodero se desintegrar instantaneamente caso sua proteo aerodinmica (que lhes permite voar a alta velocidade pela atmosfera, sem atrito) se desfaa; neste caso, ele ir se chocar com o ar imvel estando com uma elevada energia cintica, fazendo subir a temperatura em sua superfcie a graus elevadssimos. Esta, talvez, seja a explicao para a queda relatada de alguns UFOs. 267 Quando se abordou o Fenmeno Ummo e a Experincia de Filadlfia, falou-se tambm acerca da Referncia de Tempo Zero, com relao aos deslocamentos no tempo.

Nikola Tesla Os trabalhos de Tesla neste campo foram desenvolvidos pelo Tenente-Coronel (reformado) Thomas E. Bearden, que trabalhou nos conceitos de teoria escalar e vetor de ponto zero. De acordo com a cincia ortodoxa, um sistema de foras com soma zero nulo. Para Tesla, e tambm para Bearden, seus componentes continuam a existir, e eventualmente criam uma tenso no vcuo. A teoria escalar, por seu lado, compreende os efeitos de uma onda eletromagntica bastante conhecida (e indesejada) pelos radioamadores, a onda estacionria. Quando h um casamento de impedncias inadequado entre o cabo que conduz a onda e a antena transmissora (as resistncias eltricas internas de cada um so diferentes), resulta uma onda inversa ou refletida que retorna para o transmissor, e sua combinao com a onda principal (ou onda incidente) pode danificar o transmissor e o cabo de transmisso. Tesla descobriu que podia usar esta onda peculiar para gerar energia em qualquer ponto distante que ele quisesse, apenas alterando os vetores nulos do local visado. De acordo com Bearden, os soviticos ( poca) teriam desenvolvido complexos equipamentos de gerao de ondas escalares, com as quais eles transmitiam por sobre o territrio americano. Os radioamadores se referiam a estas ondas como a rede Pica-Pau. Fenmenos atmosfricos estranhos podiam ser vistos nesta poca, como mostra a foto a seguir, tirada em Green Valley, 1999. Antes disso, no entanto, houve relatos de ocorrncias idnticas ocorridas em Huntsville, Alabama, em 1986.

De acordo com Bearden, o vcuo composto por um nmero infinito de camadas ou extratos virtuais, sendo que cada uma delas corresponde a uma dimenso sucessiva a ser adicionada ao nosso espao tetra-dimensional. Na primeira camada (a nossa), a velocidade mxima c (velocidade da luz); na segunda camada, c; e assim sucessivamente. 268 O sistema escalar ou sistema de vetor nulo pode produzir uma tenso no prprio espao-tempo do vcuo, a qual representa um efeito gravitacional. As energias dos vrios componentes eletromagnticos em uma regio local so bloqueadas em um potencial artificial, o qual, de acordo com a teoria da relatividade geral, representa um potencial gravitacional. De acordo com a teoria Kaluza-Klein, este potencialpossui no mnimo cinco dimenses. Se este sistema de foras for variado simultaneamente, mas sempre em fase, isto gera uma variao rtmica na densidade energtica do vcuo local, o qual constitui uma onda gravitacional. Segundo esta teoria [Kaluza-Klein], a carga eltrica das partculas carregadas, tais como a dos eltrons dos orbitais de um tomo ou a dos prtons de seu ncleo, representa uma diferena na intensidade do fluxo (potencial) entre a partcula local e o vcuo ambiente. o que chamamos de vazamento contnuo de cargas gravitacionais 5-d em cargas eltricas. Suponhamos dispor de um meio para brecar esse vazamento ou at de revert-lo O resultado ser um drstico efeito sobre o potencialgravitacional e a carga. O potencial G a 5-d 269 ter se transformado em potencial G a 4-d e em carga 4-d respectivamente. O meio usado para forar o campo Ga 5-d a vazar como campo G a 4-d poder ser um sistema de carga de um objetocom disposio eletromagntica escalar, e j sabemos que, quando isso acontece, o objeto carrega-268 Toda esta teoria tambm ventilada nos textos ummitas e aparece extensamente citada nas notas de p de pgina do livro de Benitez, pretensamente anotadas pelo Major autor do texto. 269 G = gravitacional; 5-d = cinco dimenses (nota de LGA). 200 se gravitacionalmente 10 42 vezes mais do que ocorre normalmente no vazamento preferencial do campo G a 5-d para a quinta dimenso, a do eletromagnetismo. Como no ncleo do tomo, a carga transfere-se entreprtons e neutros, essa mesma carga difundida por todo o ncleo e repartida portodos os ncleons. Por outro lado, cada elemento (e seus istopos) possui seu prprio modelo conjunto, suas prprias freqncias escalares, amplitude, etc. Esse modelo pode ser analisado, estudado e reproduzido artificialmente por um transmissor EM escalar. Entretanto, no caso particular dos ncleons pode existir um modelo escalar comum, que pode representar como que a chave mestra para neles poder atuar. Se a carga for revertida, invertendo esta disposio e carregando a massa com carga invertida, um observador externo notar quevai ficando progressivamente mais leve, enquanto sua inrcia vai ficando progressivamentemenor. O objeto poder at chegar a adquirir massa e inrcia negativas, o que o far acelerar para fora da Terra. O objeto tender a cair para cima,em vez de cair para baixo. E no s isso: aparecero tambm efeitos no tempo; o objeto poder mover-se mais lentamente no tempo do que o observador, e poder at mover-se para trs no tempocom relao a esse observador. Caso a carga tenha sido distribuda por todo o objeto, em seu interior parecer no ter ocorrido qualquer mudana. O mais interessante , porm, que para um observador interno o ambiente externoque, repentinamente, torna-se estranho! E isto nos leva irresistivelmente aos fenmenos queacontecem na rea do Tringulo das Bermudas, onde navios e avies experimentam, ocasionalmente,

dificuldades espao-temporais, pois em condies corretas, as radiaes escalares da Terra, nessa rea, afetam a carga gravitacional do veculo. Para os passageiros e tripulantes o ambiente externo que, de repente, fica esquisito, fantstico, diferente... Simultaneamente, afetado o funcionamento de todosos instrumentos EM e inerciais a bordo, e podem ocorrer fenmenos luminosos e outros estranhos efeitos, se as cargas forem distribudas em padres diferentes nas vrias partes do veculo. E isso que vrias vezes tem sido relatado pelos raros sobreviventes a essa armadilha escalar terrestre. Ora, a reverso ou diminuio da carga eletrogravitacional pode ser controlada, regulando os transmissores para influenciar o potencial terrestre. E se os transmissores encontram-se dentro do prprio veculo, este poder variar seu prprio potencial em relao ao potencial G a 5-d do vcuo local, (no podemos esquecer que em EM escalar, transmitir significa tambm receber, dependendo s dos potenciais). O veculo poder, assim, receber cargas potenciais. A corrente dessa carga poder ser positiva ou negativa, ou seja, seu potencial poder ser aumentado ou diminudo em relao ao do vcuo. 201 Suponhamos reduzir materialmente ou reverter a carga gravitacional (potencial G a 5-d em eletromagnetismo de soma zero, estrangulando, assim, o vazamento eletromagntico da quinta dimenso). Que acontecer? Para um observador externo, o veculo de carga zerogravitacional parecer no possuir massa nem inrcia. Por isso, ele ser capaz de aceleraes extremas, realizar curvas em engulo reto e at inverter a direo do movimento instantaneamente, etc. O veculo estar beira de desmaterializar-se e tornar-se luminoso. Pode-se assim, por exemplo, fazer flutuar um metal ou um corpo humano, uma nave de batalha ou um avio. Pode-se desmaterializar ou teletransport-lo. Tudo o que os pilotos devero fazer, ser ajustar acarga do veculo e originar o vazamento apropriado que produzir uma fora hiperespacial. Isto poder ser realizado, impondo soma zero e disposio zero no interior de transmisses escalares EM. Em outra palavras, para o controle das viagens hiperespaciais, o veculo dever ser carregado em mltiplas situaes zero aninhadas, simultaneamente e correspondentes s hiperdimenses em que pretende trabalhar. No hiperespao de mais baixo nvel, esse veculo poder realizar coisas muito estranhas. Poder, por exemplo, penetrar na matria slida ou, pelo menos, assim parecer a um observador externo. Na realidade, o veculo estar circulando no quarto espao KALUZA-KLEIN em volta e fora da matria em trsdimenses. Se estiver atravessando a atmosfera, poder atingirvelocidades supersnicas sem originar o estrondo snico nem fundir ou evaporar-se pelo atrito com o ar, pois no estar se movendo atravs da atmosfera, e sim atravs de outro espao, foradas partculas da atmosfera. As vrias superfcies do objeto tornar-se-o brilhantes ou assumiro o aspecto de luzes rolantes. E exibir incrveis performances aerodinmicas. Parecer materializar-se ou desmaterializar-se. Poder mergulhar no oceano sem levantar ondas ou dele emergir silenciosamente. E poder operar dentrodo oceano ou dentro da prpria Terra. 270 Fico-cientfica? Baboseiras? Por que a cincia ortodoxa no aceita este tipo de conhecimento, se ele parece ser to avanado? A resposta passa pela forma como a cincia moderna veio a se organizar, e pelo modo como so aceitos e ensinados nas universidades os conceitos sobre a teoria da gravidade e do eletromagnetismo. 271 270

SALVO, 1992, pp. 109-112. Esta obra tem uma boa exposio da Teoria Escalar, como tambm de teorias Ummitas. Para uma introduo teoria de Kaluza-Klein, ver: http://arkadiusz-jadczyk.org/papers/kk.htm#kkp. 271 claro, passa tambm sobre a forma como transcorre a carreira acadmica. Geralmente, constitui suicdio profissional ou acadmico o interesse tanto por assuntos metafsicos quanto por teorias exticas, que estejam fora das correntes tradicionais 202 A Fsica moderna est assentada, de um lado, nas equaes de James Clerk Maxwell que unificaram a eletricidade e o magnetismo, e de outro, nas concepes geomtricas sobre superfcies, introduzidas atravs do chamado tensor mtrico de Riemann. 272 As equaes de Maxwell possuem atualmente a seguinte representao matemtica:

Equaes de Maxwell Como a segunda e a ltima linha so equaes vetoriais que representam trs equaes cada uma, esto assim, representadas oito equaes. Se elas forem reescritas relativisticamente, reduzem-se a apenas uma equao: F =j Quanto a Riemann, ele fez a representao de um espao quadridimensional atravs de uma matriz com dez nmeros em cada ponto (como g 12 = g21 , g13 = g31, etc, os dezesseis componentes podem ser reduzidos a dez):

Tensor mtrico de Riemann Sobre esta base fsico-matemtica Einstein apresentou a sua equao relativstica, que revolucionou a fsica: de pesquisas nas universidades. A ortodoxia, a tradio e o conservadorismo tendem a manter as mesmas teorias a respeito da cincia e da realidade. O fsico alemo Max Plank chegou a afirmar que uma nova teoria s se torna parte da cincia quando

seus adversrios vo morrendo e a nova gerao nadatem contra ela. o que Thomas Khun chama de paradigmas da cincia. 272 Georg Bernhard Riemann, matemtico alemo. 203 R _ 1g R = _ 8 GT 2c 2 A teoria de campo da luz de Maxwel requer quatro campos, enquanto que a teoria mtrica da gravidade de Einstein requer dez. O matemtico Theodor Franz Eduard Kaluza, da Universidade de Knigsberg, props em 1919 uma unificao entre a teoria da gravidade de Einstein e a teoria da luz de Maxwell, introduzindo a quinta dimenso. Para fazer isto, Kaluza props reescrever a mtricade Riemann em cinco dimenses.

Nesta arrumao feita por Kaluza, a quinta coluna efileira so identificadas como o campo eletromagntico de Maxwell, enquanto que o bloco 4x4 restante a mtrica quadridimensional de Einstein. O campo pentadimensional de Kaluza usa 15 componentes da gravidade pentadimensional de Riemann (cujo tensor admite Ndimenses) para acomodar os dez componentes do campo de Einstein e os quatro componentes do campo de Maxwell. Sinteticamente, 15 = 10 + 4 + 1. Como o fsico Michio Kaku comenta, o componente restante [1] uma partculaescalar, sem importncia (...). 273 O problema que a representao original da equao de Maxwell era baseada nos quatrnios de Hamilton, de entendimento e clculo mais difcil. Bearden sustenta que as equaes atualmente ensinadas nos cursos de Engenharia Eltrica so um subconjunto simplificado do trabalho original de Maxwell. Esta simplificao foi feita por Oliver Heaviside no final do sculo XIX. Ele tomou as equaes originais de Maxwell (que estavam escritas em quatrnios de Hamilton) e eliminou a parte escalar dos nmeros complexos (que Kaku diz serem sem importncia), deixando intata a parte de vetores, que era mais fcil de trabalhar. De acordo com Bearden, a supresso desta parte escalar da equao teria eliminado a possibilidade de unificao da gravitao com o eletromagnetismo. 274 273 KAKU, 2000, p. 122. 274 O tensor mtrico de Riemann tinha somente dez componentes. A chamada teoria da supergravidade, em 11 dimenses, utiliza um supertensor mtrico da supergravidade que tem centenas de componentes. Atualmente, a teoriamais abrangente chamada de Teoria das Cordas(a 10 dimenses). Esta teoria, ao contrrio das anteriores, permite correes qunticas, ou seja, 204 A moderna teoria das supercordas, em suas vrias vertentes, avanou no sentido de deixar de considerar as partculas de matria como possuindo a dimenso de um ponto, sem extenso espacial, e

passando a consider-las como padres vibratrios de cordas. 275 Na obra de Annie Besant e C. W. Leadbeater, Qumica Oculta, publicada em 1908, a constituio interna do tomo 276 foi investigada atravs da clarividncia. De acordo com estes autores, existiriam na natureza dois tipos de tomos, simtricos, formadospor vrtices concntricos 277 que se enroscam em sentidos contrrios, em uma forma vibrtil. O modo como se enroscam e o tipo de vibrao define o tipo de tomo que se tornam.

Representao hiper-fsica dos dois tipos de -tomos Assim tambm o afirma Pietro Ubaldi, em obra intuitiva: A par do princpio da trindade, outro existe, a quej aludimos ao ilustrar o conceito monstico do universo, estudando depois a gnese e constituio das formas dinmicas. dado pela lei da dualidade, que diz respeito no ao reordenamento da unidade em superiores sistemas coletivos, mas sua ntima composio. Acima da unidade est o 3, e no seu interior est o 2, e isso se explica porque a individuao nunca uma unidade simples, mas sempre um dualismo que, no seu aspecto esttico, divide a unidade em duas partes, a do ser e a do no-ser: em duas metades inversas e complementares, contrrias e recprocas, antagnicas e necessrias ao mesmo tempo. (UBALDI, s/d, p. 137). ela se tornou quase uma Teoria Quntica da Gravidade. Como os fsicos modernos buscam uma conciliao entre a relatividade geral (que inclui a gravidade) e a teoria quntica, eles realmente no esto interessadosem ondas escalares. 275 De acordo com Brian Greene, esta concepo teve incio nas propostas de Pauli, Heisenberg, Dirac e Feynman, de que os componentes da natureza no eram pontos, mas sim, pequenas bolhas flutuantes. (GREENE, 2001, p. 179). 276 No o tomo da fsica moderna, mas sim o -tomo (indivisvel), a menor partcula ou forma, da natureza. 277 Cada vrtice (esquerdo ou direito) formado por dois grupos de laos (trs mais sete linhas) entrelaados, cujo formato as faz ocuparem um espao (chamado de koilon, pelos clarividentes. Para estes, o koilon uma substncia universal, homognea e indecomponvel, pr-existente por si mesma). 205 A fsica atual parece ir neste sentido; os modelos interpretativos atuais usam o chamado espao de Calabi-Yau, ou formas de Calabi-Yau, formas estas (algumas) que se assemelham bastanteaos tomos de Besant e Leadbeater.

Um exemplo de espao de Calabi-Yau Este um tema de matemtica realmente abstrusa, envolvendo avanados conceitos de topologia e

geometria algbrica. As equaes que decorrem da teoria das cordas restringem as formas geomtricas das dimenses adicionais admitidas por ela. A classe especfica de formas geomtricas de seis dimenses que satisfaz as condies exigidas chamada de Espao de Calabi-Yau. 278 O problema que fsicos e matemticos no sabem como deduzir, das esquaes da teoria das cordas, qual das formas Calabi-Yau constituiria as dimenses adicionais exigidas pela teoria. Assim, o exemplo de espao de Calabi-Yau mostrado na figura anterior apenas um dos tipos possveis. Alguns dos outros tipos possveis so mostrados a seguir.

Variantes de espaos de Calabi-Yau

A prpria simetria antevista pelo mtodo clarividente foi prevista pela teoria das cordas: o chamado par espelhado, ou simetria especular. A simetria especular afirma que os pares de espaos de Calabi-Yau possuem uma relao ntima. Ou seja, cada espao de Calabi-Yau tem um par espelhado, e de acordo com a teoria das cordas, a estrutura fsica associada aos dois membros do par espelhado idntica! 279 * A cincia (que Carl Sagan define muito mais como ummodo de pensar, do que como um corpo de conhecimento), ou a evoluo da cincia, se faz pela superao de paradigmas, como bem descobriu Thomas Khun. Tal, contudo, a cincia acadmica que se produz nas universidades e expressa nos jornais e revistas cientficas de todo o mundo. Aquela produzida nos centros militares mais avanados, embora com os mesmos fundamentos, pode ter premissas e uma base de sustentao terica talvez bem mais avanada do que a da cincia conhecida e tradicional. Por outro lado, e paradoxalmente, sabe-se que mesmoprodues cientficas de cunho avanadssimo so marginalizadas por ter sua origemfora dos muros acadmicos. Cientistas como Heaviside, Fillipov, Tesla (do qual se diz que antecipou a cincia do sculo XXI) e outros considerados excntricos pela comunidade cientfica, ainda possuem centenas de pginas de pesquisas no analisadas, embora se saiba que eram gnios de altssimo quilate. Mesmo aqueles que so aceitos pelo sistema, tais como Norbert Wiener, von Neumann e mesmo Einstein, bem como outros de menor estatura cientfica, de toda a sua produo cientfica, a maior parte nunca foi totalmente entendida e investigada. Em alguns casos de autores de importantes (mas inoportunas) descobertas, a cincia acadmica simplesmente ergue um muro de silncio em volta deles. O problema que a cincia acadmica parece dividir-se em dois campos opostos. I) No primeiro campo militam os cientistas estritamente ortodoxos, aos quais repugna a simples meno de conceitos herticos na cincia dos quais podem ser citados, a ttulo de exemplo: Wilhelm Eduard Weber; Robert A. Milikan; Hendrik Antoon Lorentz; Ernst Mach; Max Planck; Erwin Schrdinger; Max Born; Werner Karl Heisenberg; Louis de Broglie; Paul Dirac; Wofgang Pauli; George Gamow; Niels Bohr; J. R. Oppenheimer; Murray Gell-Mann; Roger Penrose; Michio Kaku; John D. Barrow; Paul Davies; Freeman Dyson; Richard Feynman; Stephen W. Hawking; John Schwarz; Edward Witten; (geralmente, ganhadores do prmio Nobel), emais uma legio de pesquisadores ortodoxos menos famosos, que seguem as idias dos primeiros.

Esta atitude faria crer que a cincia monoltica,e que as teorias cientficas seguem uma ordem evolutiva que iria da menor para uma maior abrangncia de hipteses aceitas, suficientes para explicar toda a natureza. Entretanto, esta tranqilizadora imagem da cincia no verdadeira. 280 279 A simetria especular implica em uma imagem de espelho. Exatamente como se apresentam os tomos visualizados por Besant e Leadbeater. 280 Acerca de uma viso no-ortodoxa da cincia, ver: http://www.greatdreams.com/grace/. 207 A verdade que a maioria dos cientistas da primeira metade do sculo XX teve dificuldade em interpretar as intrigantes e revolucionrias descobertas e experincias feitas na poca, que iam contra a lgica e o bom-senso: a radioatividade; a teoria quntica; a interpretao da velocidade da luz; o problema da existncia do ter; a interpretao da teoria darelatividade, 281 etc. Mesmo no campo ortodoxo existem alguns cientistas herticos, proponentes de teorias que incomodam os mais tradicionalistas. Entre eles, podem ser citados: Theodor Kaluza; David Bohm; Fritjof Capra; Hugh Everett III. II) No outro campo militam cientistas que arriscam sua reputao indo contra idias estabelecidas da cincia. Geralmente, estes cientistas seguem as idias nos vrios campos da fsica no-convencional (antigravidade, energia-livre, campos escalares, energia de ponto-zero, 282 etc.) dos pioneiros e antecipadores que viveram durante a transio do sculo XIX para o sculo XX: Nikola Tesla; T. Henry Moray; John Worrell Keely; John Searl; David Hamel;Wilhelm Reich; Viktor Schauberger; T. T. Brown; bem como dezenas de outros visionrios mais ou menos conhecidos: H. E. Puthoff; R.L. Talley; M. Tajmar; D. R. Buehler; Mason Rose; Tom Vallone; DonHotson; etc. 4.5.3.1 Aplicaes Prticas de Idias CientficasNo Convencionais Antigravidade: O cientista norte-americano Thomas Townsend Brown foi o descobridor do efeito Biefeld-Brown, relativo a antigravidade. 283 Townsend, que trabalhava com o seu professor, o cientista suo (ou 281 Conta-se que Planck teria ficado horrorizado com as implicaes de sua teoria quntica. Einstein, porsua vez, jamais aceitou estas implicaes. Suas prprias idias acerca da Relatividade sequer mereceram um prmio Nobel. 281 Townsend Brown no conseguiu que o seu orientador, o fsico Milikan, se interessasse por suas teorias da eletrogravitao. Einstein levou tempo para aceitar as idias expostas pelo fsico Theodor Kaluza. Um dos experimentos mentais mais conhecidos da teoria quntica, a do Gato de Schrdinger, proposto por este cientista em 1935, era considerado por ele como um experimento ridculo. O fsico Hugh Everett III, que props a teoria dos mltiplos-universos, foi ridicularizado por muito tempo, antes que sua teoria fosse sequer considerada. A Teoria das Cordas, proposta por vrios fsicos no incio dadcada de 1970, foi inicialmente completamente ignorada pela comunidadeacadmica. 282 Uma boa introduo ao conceito de energia de ponto-zero pode ser vista em: http://users.erols.com/iri/ZPENERGY.html. 283

A histria deste cientista peculiar, porque ele encontrou estranhos obstculos sempre que pretendiadesenvolver em laboratrio as suas idias e invenes. Jacques Bergier, em sua obra OS LIVROS MALDITOS, refere-se a uma espcie de conspirao existente ao longo da Histria, cujos responsveis encarregam-se de suprimir, sistematicamente, todas as informaes e segredos da natureza descobertos pelas antigas civilizaes, destruio esta realizada atravs de queima de bibliotecas e livros. (BERGIER, 1971). Relacionado a este fato esto as misteriosas mortes de vrios cientistas ingleses, australianos e norte-americanos, ligados a instituies de pesquisa militar. Vinte e dois (ou 25) cientistas ingleses da empresa GEC-Marconi, ligada pesquisa de defesa SDI (Defesa Aeroespacial), por exemplo, apareceram mortos entre 1982 e 1988, sendo que o inqurito apontou o suicdio como causa(!) para todas as mortes. Vide: http://www.fiu.edu/~mizrachs/sdi-deaths.html. Ver tambm: http://gazbom.blogspot.com/2008/02/misteriousdeaths-of-25-gec-marconi.html. Para aplicaes do efeito Biefeld-Brown, veja-se: http://www.zephyrtechnology.com/UFO_Technology/Build_Flying_Saucer_/build_flying_saucer_.html. Para uma compreenso do efeito Biefeld-Brown, veja-se (e os sites relacionados): 208 alemo) Paul Alfred Biefeld, descobriu que fortes campos eletromagnticos produzem um efeito de antigravidade. Ele construiu modelos em escala de discos voadores, os quais eram capazes de flutuar e de se deslocar.

Thomas Townsend Brown e o seu invento

Thomas Townsend Brown e o seu invento Entre 1928 e 1965 Townsend Brown efetivou vrias patentes relativas s suas invenes: GB300311 (15 /11/1928); U.S. Patent 1.974.483 (25/09/1934); U.S. Patent 2.949.550 (16/08/1960); U.S. Patent 3.018.394 (23/01/1962); U.S. Patent 3.022.430 (20/02/1962); U.S. Patent 3.187.206 (01/06/1965); U.S. Patent 3.196.296 (20/07/1965). Tambm outro pesquisador de efeitos inicos, G. E. Hagen, teve sua inveno sobre antigravidade patenteada em 1964: U.S. Patent 3.120.363. http://images.google.com.br/imgres? imgurl=http://www.zamandayolculuk.com/cetinbal/AE/browndisk.jpg&imgrefurl=http://w ww.zamandayolculuk.com/cetinbal/biefeldbrowneffect.htm&usg=__DtxVCZLPhiOcXAyODFeWz68B6hk=&h=29 9&w=240& sz=11&hl=pt-BR&start=16&um=1&tbnid=Nsjxua1Q4n-JXM:&tbnh=116&tbnw=93&prev=/images%3Fq %3Dbiefeld%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26channel%3Ds%26rls%3Dorg.mozilla:en-US:official %26sa%3DN%26um%3D1. Ver tambm: http://images.google.com.br/imgres? imgurl=http://www.zamandayolculuk.com/cetinbal/AE/browndisk.jpg&imgrefurl=http://w ww.zamandayolculuk.com/cetinbal/biefeldbrowneffect.htm&usg=__DtxVCZLPhiOcXAyODFeWz68B6hk=&h=29 9&w=240& sz=11&hl=pt-BR&start=16&um=1&tbnid=Nsjxua1Q4n-JXM:&tbnh=116&tbnw=93&prev=/images%3Fq %3Dbiefeld%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26channel%3Ds%26rls%3Dorg.mozilla:en-US:official %26sa%3DN%26um%3D1. Para uma explanao cientfica geral,

veja-se: http://sciencerealm.net/index.php?.

Dispositivo de Hagen Energia-livre: Uma dupla de engenheiros brasileiros, Cesar Soos e Roberto Frascari, membros do grupo STOP the Destruction of the World, 284 desenvolveu um motor (chamado Keppe Motor) que busca aplicar as idias de Tesla. 285 Esta parece ser uma aplicao do conceito de energia-livre, derivada das idias de Tesla e de Bearden. 286 284 Ver: http://pesn.com/2009/02/18/9501525_KeppeMotor_overunity_claimed/. 285 O motor, que (supostamente) ultrapassa 100% de eficincia, baseado no livro do Dr. Norberto Keppe (psiquiatra), The New Physics Derived from A Disinverted Metaphysics. Ver: http://www.keppemotor.com/. Ver tambm: http://peswiki.com/index.php/Directory:Keppean_Scalar_Motor#Book:_The_New_Physics_Derived_from_A_Disin verted_Me taphysics. Para variaes e similaridades com outros tipos de motores, veja-se: http://peswiki.com/index.php/Directory:Electromagnetic. Sobre energia-livre, veja-se: http://peswiki.com/index.php/Directory:Solid_State_Generators. 286 Assim como aconteceu com as pesquisas de antigravidade feitas por Townsend Brown, tambm a pesquisa de energia-livre tem encontrado muitos obstculos. Um exemplo pode ser dado, relativo ao inventor Lester Hendershot, que encontrou uma forma revolucionria de gerar energia (na dcada de1920). Ele recebeu uma vultosa quantia para dar fim s suas pesquisas, e acabou cometendo suicdio em 1960. Ver: http://peswiki.com/index.php/Directory:Electromagnetic. Sobre a supresso de invenes, veja-se: http://www.bibliotecapleyades.net/ciencia/supressed_inventions/suppressed_inventions.htm#Contents

Keppe Motor * A verdade que as descobertas modernas da cosmologia e astrofsica, tais como quasares, pulsares, estrelas de nutrons, buracos-negros, teoria das cordas (strings), etc, introduziram o fantstico no mbito cientfico. Mais e mais, os fsicos modernosadmitem o mistrio do universo, ainda que seja unicamente a nvel material e destitudo de esprito. 4.6 H uma Super-Tecnologia Terrestre? Como j foi dito anteriormente, h nas notas de p-de-pgina dos livros de Benitez (OCT) descries de gadgetstecnolgicos e teorias abstrusas que parecem ter sado das pginas de um texto de

fico-cientfica ou da tela de um filme futurstico. Apenas para dar alguns exemplos, sero aqui transcritos os textos relativos s seguintes tecnologias: viagem espacial alm da velocidade da luz; viagem no tempo; invisibilidade; sondas anti-gravitacionais; lentes gasosas; imunidade ao choque com molculas da atmosfera 287 ; pele invulnervel; teletermografia distncia; arma de raios paralisantes. 288 Chama-se aqui a ateno do leitor para o fato de que as descries possuem um rigor tecno-cientfico de pasmar, 289 que vo alm do que a cincia conhecia, pelo menos oficialmente, em 1984, ano da primeira edio da obra. 290 Viagem espacial alm da velocidade da luz: Em essncia, j que no a minha inteno, aquie agora, ocupar-me excessivamente de questes puramente tcnicas, esse sistema bsico que havia impulsionado a operao consistia na descoberta de uma entidade elementar, gerada no Cosmo, na qual a cincia no havia reparado at esse momento, e que resultara, e resultaria no futuro, na pedra angular para uma melhor compreenso da formao da matria e do prprio universo. 287 Em todos os voos radarizados de UFOs (em altssimavelocidade) atravs da atmosfera, notou-se que eles a atravessam como se ela no existisse, sem arrasto ou exploso snica. Ou seja, o corpo desloca-se sem qualquer contato com as molculas de ar. 288 Outros exemplos podem ser buscados na obra em si. 289 As notas, segundo Benitez, pertencem ao verdadeiroautor do dirio, um Major da Fora Area dos EUA. 290 E muito menos na poca em que tais equipamentos, segundo o Major, teriam sido inventados: dcada de 1960! Assim, plausvel perguntar: em que nvel se encontra, hojeem dia (2009/2010) a tecnologia, e especificamentea tecnologia militar? 211 Tal entidade elementar que foi batizada com o nome de Swivel evidenciou que todos os esforos da cincia para detetar e classificar novas partculas subatmicas nada mais eram do que estril miragem. A razo, minuciosamente comprovada pelos homens da operao na qual trabalhei, era to simples quanto espetacular: um Swiveltem a propriedade de alterar a posio ou orientao de seus hipotticos eixos e transformar-se, com isso, em um Swiveldiferente. Ainda hoje, e posto que este sensacional achado no foi dado a conhecer comunidade cientfica do mundo, numerosos pesquisadores e peritos em fsica quntica continuam descobrindo e detetando infinidades de subpartculas (neutrinos, msons, antiprtons, etc.) que s contribuem para obscurecer o intrincado campo da fsica. No dia em que os cientistas tiverem acesso a esta informao, compreendero que todas essas partculas elementares que informam a matria no so outra coisa seno diferentes cadeias de Swivels, cada uma delas orientada para uma forma peculiar em relao s outras. Tantoos especialistas que participaram desta operao, como eu mesmo, tivemos de alterar nossas velhas concepes euclidianas de espao, com sua trama de pontos e retas, para assimilar que um Swivel formado por um feixe de eixos ortogonais que np podem cortar-se entre si. Esta aparente contradio foi explicada quando nossos cientistas comprovaram que no se tratava de eixos propriamente ditos, mas de ngulos. (...) A chave, portanto, estava em atribuir aos ngulos uma nova propriedade ou um novo carter: o dimensional. O espao, por exemplo, no podia mais ser considerado como um contnuo escalar em todas as direes. O descobrimento do Swiveldeitava por terra as velhas abstraes de ponto,plano e reta. No so esses os verdadeiros componentes do Universo. Cientistas como Gauss, Riemann, Bolyai e Lobatchevski ampliaram genialmente os restritos critrios de Euclides, elaborando uma nova geometria para um n-espao. (...) o espao no outra coisa seno um conjunto associado de fatores angulares, integrado por cadeias de Swivels. (...) Em princpio de 1960, ... uma das equipes concretizou outra

descoberta ... no qual os hipotticos eixos elementares tiveram invertida a sua posio... o prottipo desapareceu da vista ... enquanto o instrumental continuava detetando-lhe a presena. Como disse anteriormente, (...), na inverso de todos e cada um dos Swivels(...) o processo instantneo e ... o aporte da energia necessria para esta transformao fsica muito considervel. Essa energia necessria, posta em jogo at o instante emque todas as subpartculas sofreram sua inverso, restituda integralmente, sem perdas, retransformando-se no novo marco tridimensional em forma de massa. Os experimentos prvios demonstraram que, imediatamente depois desse salto de marco tridimensional, o mdulo se deslocava a uma velocidade superior, sem que a brusca mudana de velocidade (acelerao infinita) no instante da inverso fosse acusado pelo veculo. Este procedimentode viagem, como fcil adivinhar, torna inteis os demais esforos dos engenheiros e especialistas em foguetes espaciais, ainda empenhados em obter equipamentos cada vez mais sofisticados e poderosos... mas sempre impulsionados pela fora bruta da combusto ou da fisso nuclear. (...) Ao levar a cabo estes saltos ou mudanas de marcos tridimensionais, observamos desconcertados que, no novo marco, a velocidade-limite, ou velocidade da luz (299792,4580 0,0012 km por segundo) mudava notavelmente. A tal ponto que a nica referncia que pode refletir a mudana de eixo precisamente a medida dessa velocidade, ou constante c. Teremos assim uma famlia de valores C0, C1, C2,... Cn, que se estende desde C0= 0 (velocidade da luz nula) a Cn = infinito, cada uma representando um sistema referencial definido. (BENITEZ, J. J. OCT 1, pp. 61-65). 212 Viagem no tempo: 291 As sucessivas verificaes demonstraram, por exemplo, que o tempo pode assemelhar-se a uma srie de Swivelscujos eixos esto orientados ortogonalmente em relao aos raios vetores que implicam distncias. Com isto descobrimos que pode dar-se o caso se a inverso dos eixos for adequada de um observador, em seu novo marco de referncia, apreciar como distncia o que no antigo sistema referencial era valorado como intervalo de tempo. fcil ento compreender porque um acontecimento ocorrido longe da Terra (por exemplo,em um planeta da reunio globular M-13, situado a 22.500 anos-luz) no pode ser jamais simultneo a outro que se registra em nosso mundo. Isto nos deu a explicao de como um objeto que pudesse viajar velocidade da luz encurtaria sobre o eixo de translao at reduzir-se a um par de Swivels. Distncia que, ainda que tenda a zero, no nula, como aponta erroneamente uma das transformaes do matemtico Lorentz. (Talvez possa referir-me, em outra nota deste relato, ao que descobrimos acerca da velocidade limite ou da luz, ao inverter os eixos dos Swivels e passar, portanto, a outros marcos dimensionais). (...) No foi muito difcil detectar que, por um desses milagres da natureza, os eixos do tempo de cada Swivelapontavam em uma direo comum... para cada um dosinstantes que poderamos definir puerilmente como o meu agora. No instante seguinte, e no seguinte, e no seguinte e assim sucessivamente esses eixos imaginrios variavam sua posio, dando passo a diferentes agora. E o mesmo ocorria, obviamente, com os agora que chamamos passado. Aquele potencial simplesmente ao alcance de nossa tecnologia, 292 fez-nos vibrar de emoo, ao imaginar as esplndidas possibilidades de viagens ao futuro e ao passado. 293 (...) Como disse, nossos cientistas entendem um intervalo de tempo T como uma sucesso de Swivels, cujas direes diferem entre si em quantidades constantes. Quer dizer, consideramos em um Swivelos quatro eixos (que outra coisa no so seno umarepresentao do marco tridimensional de referncia), que no existem na realidade; em outras palavras, so to convencionais como um smbolo, ainda que sirvam ao matemtico para fixar a posioda direo real. Se dentro deste marco ideal oscila a direo real, imaginemos agora um novo sistema referencial nas direes, cada uma das quais formando 90 com as quatro anteriores. Esse novo marco de ao de uma direo real e o anteriormente descrito definem respectivamente espao e tempo. Observemos que os eixos diretores, que definem espao e tempo, possuem graus de liberdade diferentes. O primeiro pode percorrer ngulos espao em trs orientaes diferentes, correspondendo a trs dimenses tpicas do espao; o segundo est condenado a deslocar-se em um s plano. Isto nos leva a crer que dois Swivels, cujos eixos difiram em um ngulo tal que no exista no Universo outro Swivelcujo ngulo esteja situado entre ambos, definiro o mnimo

intervalo de tempo. A este intervalo, repito, chamamos instante. (...) Ao manipularem-se os eixos dos Swivels, comprovou-se que estas entidades elementares no sofriam o passar do tempo. Elas eram o tempo! Longas e laboriosas investigaes [puseram] em relevo, 291 Para uma abordagem cientfica ortodoxa ao tema, ver: HAWKING e PENROSE, 2004; NOVELLO; 1997. 292 De acordo com o Major, esta tecnologia foi desenvolvida entre os anos de 1964 e 1969, dando ensejo aos programas de viagem no espao e no tempo, a partir de 1973. 293 O Major informa no texto que trs projetos foram arquitetados: viagens a outros marcos dimensionais (viagens no espao); viagens ao futuro imediato; viagens a um passado escolhido (da qual ele participou). 213 por exemplo, [que] o que chamamos intervalo infinitesimal de tempo 294 no era outra coisa seno uma diferena de orientao angular entre dois Swivelsintimamente ligados. (...) Como simples apontamento complementar, mencionarei algumas definies do que agora entendemos como tempo. No contnuo espao-tempo erroneamente concebido ainda por muitos fsicos o homem no outra coisa seno uma espcie de ruga a mais desse Espao; uma depresso atravs da quarta dimenso, que poderamos definir matematicamente com dez dimenses. Em suma, uma massa com volume e tempo associados. Para a maioria dos seres humanos atuais, esse homem um ser de trs dimenses que vive o fluir do tempo atravs de uma sucesso ecadeada de fatos ou acontimentos. Para essas pessoas so h lembranas de acontecimentos ou situaes pretritas. O presente a nica realidade eo futuro, naturalmente, no existe. Nossas descobertas demonstraram que essa concepo errnea. Colocarei um exemplo: imaginemos todos os sucessos que viveu, vive e viver um ser humano ao longo de sua existncia. E imagine-mo-los alinhados sobre um eixo que represente a dimenso tempo. Cada acontecimento aparece com uma data. Pois bem, de acordo com nossas descobertas, o espao e o tempo excontram-se to estreitamente vinculados que, se fundirmos esses sucessos todos, formando uma nica imagem, resultar uma estranha criatura de quatro dimenses (volumemais tempo), e de forma cilndrica ou tubular. Cada seo ser a representao de um fato. A esse formidvel tubo poderamos qualific-lo como um contnuo e permanente presente. Um para cada indivduo. E que representa um corte ou seo desse contnuopresente? Um sucesso em que o ser humano o protagonista. Mas esse sucesso mera fico. Como seria uma iluso pensar que a totalidade do cilindro no pode ser cortada em rodelas, formando um todo inviolvel. Usarei outro smile. Suponhamos um bosque pelo qual sepenteia um tnel de cristal ou plstico transparente. No interior do tnel encontram-se mveis, utenslios domsticos e objetos diversos. E imaginemos um homem nossa conscincia que caminha por ele. noite e ele traz uma lanterna. Ao longo de sua caminhada, o indivduo vai iluminando os objetos que encontra emsua passagem, incluindo parte das rvores mais prximas s paredes transparentes do sinuoso corredor. Surpreendido, nosso protagonista ir vendo outros pontos luminosos (outras lanternas) que outra coisano so seno uma infinidade de homens, como ele, que caminham por seus respectivos tneis. Tanto o passadio como o bosque j existiam anteriormente apario de cada ser humano. Todavia, cada um dos que ali transitam pensa que o que est iluminando nesse instante acaba de ocorrer nesse preciso momento. E o chama presente. O que foi deixado para trs ele chama de passado; e os objetos que ainda no viu, de futuro. Certamente, nem um nem outro passado e futuro existem para esse ser humano. Evidentemente se equivoca. Tudo um permanente presente. Pode-se argumentar, com razo, que esta situao excluiria a liberdade. A, exatamente, intervm outro fator (...) e que descobrimos em nossa segunda explorao: o que muitos chamam de alma. Uma entidade difcil de etiquetar, adimensional, que goza de uma sublime prerrogativa: poder modelara conduta do corpo em que se aloja. (...) O homem, que ao nascer, comea a caminhar por ele, no o seu 294 De acordo com a teoria quntica, existe um intervalo mnimo de tempo, denominado Tempo de Planck, equivalente a

5,39124 x 10 -44 s. o tempo que a luz leva para percorrer (no vcuo) o Comprimento de Planck, equivalente a 1,6 x 10 -35 m. 214 autntico dono. Trata-se apenas de um corpo e uma conscincia. 295 (BENITEZ, J. J. OCT 1, pp. 63-65; OCT 2, p. 67; OCT 2, pp. 214-215). Invisibilidade: (...) Como j mencionei, o bero 296 dispunha de um sistema de emisso de radiao infravermelha que o tornava invisvel aos olhos de qualquer hipottico observador. Essa fonte energtica radiava a partir de toda a membrana, que, como tambm j expliquei, recobria totalmente a nave. As funes bsicas desta membrana eram: primeiro, como ficou dito, a camuflagem do mdulo por meio de um escudo ou colcho de radiao infravermelha (acima dos 700 nanmetros). Este requisito era imprescindvel para nossas observaes, no afetando, assim, o ritmo natural dos indivduos que se pretendia estudar ou controlar. Segundo, procurar aabsoro sem reflexo ou retorno das ondas decimtricas, utilizadas fundamentalmente nos radares. (No caso das camuflagens militares israelenses, estes dispositivos de segurana foram previamente ajustados s ondas utilizadas por tais radares: 1.347 e 2.402 megaciclos.) Este procedimento anulava a possibilidade de localizao eletrnica do bero enquanto era elevado a 800 ps, ponto de eleio para a imediata fase de inverso de massa dos Swivels. Por ltimo, a membrana que cobre a blindagem externa da nave, cujo espessador de 0,0329 metros, deveria provocar uma incandescncia artificial que eliminasse qualquer tipo de germe vivo que aderisse sua superfcie. Essa precauo evitava que tais germes fossem invertidos tridimensionalmente com a nave. Um involuntrio ingresso de tais organismosem outro tempo ou outro marco dimensional poderia acarretar conseqncias imprevisveis de carter biolgico. Como informao puramente descritiva, posso dizer que a membrana possui propriedades de resistncia estrutural muito especiais. Este recobrimento poroso do bero, de composio cermica, goza de elevado ponto de fuso: 7.260,64C, sendo seu poder de emisso externa igualmente alto. Sua condutibilidade trmica, ao contrrio, muito baixa: 2,07113 x 10 -6 Col/cm/s/ o C. (Para esta membrana muito importante que a ablao se mantenha dentro de uma margem de tolerncia muito ampla.) Para isto utiliza-se um sistema de resfriamento por transpirao, com base no ltioliquefeito. Alm disso, foi provida de uma fina capa de platina coloidal colocada a 0,0108 metros da superfcie externa. (BENITEZ, J. J. OCT 2, pp. 208-209). Sondas gravitacionais: Assim, pois, o General Curtiss, com sua conhecida habilidade, conseguiu do Escritrio de Investigaes Especiais da Fora Area Norte-Americana (AFOSI) um prottipo quase mgico que, com muita propriedade, foi batizado pelos homens do projeto como o olho de Curtiss. O bero foi dotado de seis dessas maravilhas da engenharia eletrnica: umas esferas de ao de 2,19 centmetros de dimetro, totalmente blindadas,suscetveis de ser lanadas do mdulo e, convenientemente camufladas na faixa do espectro IR, teledirigidas a distncias no superiores a 10 quilmetros, podendo imobilizar-se, at, a uma altitude de 1.000 metros. Esses equipamentos ... nos permitiriam registrar cenas e conversaes que, em condies normais, seriam de difcil acesso. 295 O texto (do Major? de Benitez? de quem?) possui uma inacreditvel estranheza, e as suas abordagens vo, com certeza, alm do conhecido e muito alm da cincia tradicional. Quando avana na metafsica, falando de alma (p. ex.), o texto, ipso facto, afasta inelutavelmente qualquer cientista dito srio e ortodoxo, que jamais arriscaria a sua reputao cientfica abordando tais assuntos malditos.

296 Um mdulo lunar modificado. Este teria sido utilizado para as viagens no tempo, realizadas pelo Major. (Nota de LGA). 215 Conquanto o Olho de Curtiss pertena especificamente ao mbito do segedo militar, o que me impede de revelar as chaves de seus microsistemas, penso no violar nenhuma norma se apenas me limitar a indicar aquelas funes que estiveram diretamente relacionadas com nosso trabalho. Em sntese, essas esferas haviam sido providas de vrias cmaras fotogrficas eletrostticas, 297 com uma propulso magnetodinmica que, como eu disse, lhes permite elevar-se a uma determinada altura e captar imagens fotogramtricas e toda sorte de sons. Em seu interior havia sido disposto um microfone diferencial, integrado por 734 clulas de ressonncia, sensibilizadas cada uma em uma gama restrita de freqncias acsticas. O campo de audio estendia-se dos 16 at os 19.500 ciclos por segundo. Os nveis compensados com respostas praticamente planas dispem de uma entrada inferior aos 16 decibis. ( preciso acrescentar que as clulas registradorasde freqncias infra-snicas, devido a suas microdimenses, no trabalhavam com ressonncia prpria.) O nvel de corte superior era de 118 decibis. Outro dos dispositivos alojados no olho de Curtiss consistia em um detector de hlio lquido muito preciso, capaz de registrar freqncias eletromagnticas que se estendem da gama centimtrica at a faixa beta. O equipamento de registro discrimina freqncias, amplitude e fase, controlando simultaneamente o tempo em que se verificou a deteco. Tambm dispe de um emissor de faixa mltipla, gerador de ondas gravitacionais, de grande utilidade nas comunicaes com os rgos de controle situados no bero, assim como um retransmissor para a informao captada pelos diferentes equipamentos. O olho podia imobilizar-se no ar, graas a um dispositivo, igualmente miniaturizado, de nvel gravitacional, que lhe permite estabelecer estacionrio a diferentes altitudes mediante o registro do campo gravitacional ou o correspondente dispositivopropulsor. (A medio do campo se faz com um acelermetro que avalia a constante g em cada ponto, controlando o comportamento de queda livre de uma molcula de SCN 2HG (tiocianato de mercrio)). O delicado engenho podia deslocar-se de acordo comdois sistemas de controle. Em alguns casos, um transceptor de campo gravitacional em alta freqncia emitia impulsos codificados de controle que eram automaticamente corrigidos quando o olho se achava nas imediaes de um obstculo. O operador, em terra, podia observar em uma tela todo o campo visual detectado pela esfera. Este procedimento era complementado mediante a carga de uma seqncia de imagens e perfis topogrficos do terreno que se desejava espionar. (...) A sucesso de imagens levava fixada a trajetria, que por sua vez era memorizada em uma clula de titnio cristalizado, quimicamentepuro. No interior do olho, uma micro-cmara cujo filme fora substitudo por uma tela que traduza recepo de ftons em impulsos eltricos recolhe as sucessivas imgens dos lugares sobre os quais voaa esfera. (A sensibilidade da tela se estende at uma freqncia de 7.10 12 ciclos por segundo (espectro infravermelho), o quetorna possvel sua orientao at mesmo em plena obscuridade.) (...) Desse modo, o olho de Curtiss pode orientar seus prprios 297 Neste tipo de cmara, a imagem, aps ter sido focalizada, projetada sobre uma tela de mica recoberta de material sensvel luz ( o mesmo processo utilizado nas antigas cmaras de TV). Ao ser atingido pela luz, os eltrons so excitados, produzindo cargas eltricas na tela, sendo que cadapequena regio eletriza-se conforme o grau de luminosidade da cena focalizada. No processo de leitura da tela as regies eletrizadas positivamente se descarregam e soneutralizadas. As cargas negativas da face posterior se movem atravs de um circuito conectado placa e formam uma corrente eltrica que proporcional carga positiva existente. A varredura de toda a tela corresponde transformao da imagem eletrosttica nela projetada em uma corrente eltrica varivel. (Nota de LGA). 216

movimentos, sem necessidade de uma manipulao externa de natureza teledirigida. (BENITEZ, J. J. OCT 3, pp. 218-219). Imunidade ao choque com molculas da atmosfera: O chamado cinturo antiabraso consistia em um especial dispositivo criado pelos engenheirosdo Projeto Swivele que, conquanto concebido originariamente para outro tipo de navegao (a espacial), foi igualmente introduzido no bero... Como se sabe, uma nave espacial cria a seu redor um campo gravitacional que, embora no escessivamente intenso, v-se incrementado em determinadas regiesdo espao. A poeira csmica e partculas de variadas naturezas chocam-se inevitavelmente contraa estrutura do veculo, provocando, com o tempo, uma abraso e um desgaste perigoso. Pois bem, o cinturo antiabraso elimina o problema. A camada superficial da membrana exterior ... foi provida deuma finssima subcapa, integrada por partculas coloidais de platina e emulsionadas em um meio de elevado coeficiente. Na periferia da nave instalaram-se igualmente clulas ionizadas que desempenham uma dupla tarefa. Em primeiro lugar, reforam os gradientes eletrostticos ao redor do veculo. No caso por exemplo, de uma grande nebulosa de poeira atmica, com partculas slidas de metano, nquel-ferro, silcio ou amonaco, que envolva a nave, essas partculas podem ser de natureza neutra (sem carga eltrica) ou ionizada (em positivo ou negativo). Na primeira hiptese neutras as partculas se orientaro para a nave, devido ao gradiente gravitacional, favorvel a este fluxo. Previamente, o computador central registra e analisa a densidade espacial dessas partculas, seu espectro gravimtrico (quer dizer, a distribuio estatstica em funo de suas massas e morfologias), sua composio qumica e suas carga eletrosttica mdia (nula neste caso), assim como sua funo cintica com respeito aos ncleos galcticos emissores de referncia. Analisados esses parmetros, a resposta do sistemaantiabraso fulminante. As clulas geradoras de ons emitem eltrons, que, impulsionados por uma elevada energia, se projetam em trajetrias paraboloidais para o exterior. Ao mesmotempo, a membrana de plasma coloidal carrega-se de um potencial eletrosttico que pode alcanar entre 180.000 e 900.000 volts (potencial negativo). Qualquer partcula que se dirija para a membrana exterior capta um ou vrios eltrons, procedentes do fluxo emitido pela nave. A partcula fica ionizada. Como o gradiente de potencial eltrico muito elevado volta do veculo, a repulso eltrica compensa tanto a energia cintica daquela quanto a fora de atrao gravitacional, no estabelecendo contato com a superfcie externa da nave. No caso de que a poeira csmica esteja previamenteionizada, a submembrana de platina se ioniza com carga idntica do elemento agressor. ( preciso ter em conta que a subcapa de platina coloidal est protegida por outro estrato superior do mesmo material cermico que a capa superficial da membrana.) Um efeito secundrio da transferncia decargas entre a superfcie livre da membrana e a subcapa de platina coloidal origina uma emisso fotnica do crtex da cermica, dentro do espectro visvel, em ondas de longitude no vcuo de 596,9 milimicra e 602,68 milimicra. Esta eletroluminescncia no provocada pelo impacto de eltrons sobre a massa, mas pelo campo eltrico gerado por eles, sua passagem pela massa cermica translcida. Um observador externo veria uma intensa luminosidade, cujos matizes esto na dependncia da longitude de onda emitida, oscilando entre o verde-amarelado e o carmezim. O controle do potencial eletrosttico em cada unidade superficial do crtexou membrana exterior est projetado de tal forma que 217 a distribuio de cargas (densidade superficial eletrosttica) pode variar de um permetro a outro ato ponto de que, em uma rea, a densidade apenas alcance alguns dcimos de microcolmbio 298 , mesmo que esteja circulando por zonas de potencial eltrico muito elevado. A funo potencial no , pois, constante para reas da mesma curvatura ou arqueamento. Em suma, no harmnico na periferia da nave. Vrias so as razes por que se faz uso desta flexibilidade na distribuio da carga eltrica. Primeiro: porque a densidade de partculas agressoras no a mesma em toda a periferia. Alm disso, como estas vo orientadas em uma direo (caso tpico do vento de partculas csmicas), obviamente no incidiro todas com a mesma energia cintica sobre a nave. A abraso seria mais intensa que em outras reas, em uma zona definida que ter de ser protegida com um potencial mais intenso. Por ltimo, nesta sumria descrio, convm recordar que, num dado instante, pode suceder que o elevado potencial de uma zona perturbe qualquer medio ou anlise deum transdutor de funes, em cujo caso a rede de computadores anula a carga superficial usurpadora.(BENITEZ, J. J. OCT 3, pp. 183-185). 299

Lentes gasosas: (...) A chave, ou fundamento, encontra-se no fenmeno da refrao da luz. Sabe-se que quando um raio de luz passa de um meio transparente a outro de natureza e densidade diferentes, sofre uma mudana de direo. Toda a teoria ptica geomtrica tende anlise destas alteraes no caso de diptricos e lentes, ou diferentes tipos de superfcies reflexivas ou espelhos. Em outras palavras: os tcnicos conseguem integrar a imagem visual de um objeto luminoso qualquer, refratando os raios de luz por meio de um objeto, de perfil estudado cuidadosamente e composio qumica definida, a que chamam lente, ainda que de estrutura rgida. Todavia, o fenmeno da refrao provocado tambm em um meio elstico, como o caso de um gs. As lentes gasosas partem, em suma, deste princpio, que em parte lembra o mecanismo fisiolgico do olho, no qual a lente o cristalino no rgida, mas elstica.Pois bem, nossas cmeras substituram estes meios rgido (vidro) ou semi-elstico (gelatina) por um meio gasoso, de refrigncia variada. Comento outro exemplo: em um recipiente cheio de ar, aquecido na parte inferior, e refrigerado na superior, as camadas inferiores sero menos densas do que as superiores. Neste caso, devido dilatao trmica do gs, um raio deluz sofrer sucessivas refraes, curvando-se para cima. Se invertermos o processo, o raio se curvar para baixo. A equipe do Projeto, com base nestes princpios, conseguiu um controle de temperatura muito preciso nos diversos pontos de uma massa slida, lquida, gasosa ou de transio. Isso se conseguiu emitindo-se dois feixes de ondas ultracurtas, que esvaziaram o gradiente de temperatura em um ponto concreto P de uma massa de gs. Quer dizer, obteve-se um aquecimento de pequena parte de gs nessa zona. Por este procedimento, pode-se aquecer, por exemplo, a totalidade de um recipiente, deixando-se no interior uma massa de gs frio que adota uma forma lenticular e que pode ser alterada, logrando-se mudana em sua espessura e forma ptica. A luz que atravessa essa massa previamente trabalhada, de gs frio, seguir direes definidas, de acordo com as leis pticas universais. Essa foi a chave para substituir definitivamente as lentes tradicionais de vidro pelas gasosas. Estas lentes revolucionrias so criadas no interior de um cilindro transparente, de paredes 298 O colmbio a quantidade de carga que exerce, a uma distncia de um metro, e sobre uma quantidade decarga igual, a fora de 9 x 10 9 N (newtons). equivalente a 6,23 x 10 18 eltrons. Um microcolmbio equivalente a um milionsimo de colmbio. 299 No caso do mdulo utilizado pelo Major, a proteocontra abraso se daria no interior da atmosfera, visto que o mdulo no ultrapassaria este mbito. (Nota de LGA). 218 muito delgadas, e cheio de gs nitrognio. Uma srie de 1200 radiadores de alta freqncia, distribuda perifericamente, aquece vontade, e em vrias temperaturas, os diferentes pontos da massa gasosa, conseguindo-se desde um simples menisco lenticular de luminosidade f:32 at um complexo sistema, equivalente, por exemplo, a uma teleobjetiva ou umagrande-angular de 180 graus. Estas cmaras no dispem de diafragma, posto que a luminosidade ptica varia vontade. O filme, de selnio, carregado eletrostaticamente, fixa nele uma imagem eltrica que substituiu a imagem qumica. 300 Esta pelcula formada por cinco lminas superpostas transparentes, cuja sensitometria calculada para fixar outras tantas imagens de diferentes comprimentos de onda. Alm de uma segunda cmara de gs xenon, para novo e completo tratamento ptico das imagens (criando instantaneamente uma espcie de prisma de reflexo), nossas cmaras de lente gasosa so alimentadas por um minsculo computador nuclear, que constitui o crebro do aparelho. Este microcomputador, provido tambm de memria de titnio, rege o funcionamento de todas as suas partes, programando os diversos tipos de sistemas pticos no cilindro de gs e tendo em conta todos os fatores fsicos que intervm: intensidade e brilho de imagem, distncias focais, distncia do objeto para o seu correspondente enfoque, profundidade de campo, filtragem cromtica, ngulo do campo visual, etc. 301 (BENITEZ, J. J. OCT 1, pp. 188-189).

302 Pele invulnervel: (...) Por asperso, o corpo era pulverizado comuma substncia que formava uma fina pelcula. O elemento bsico era um composto de silcio em dissoluo coloidal em um produto voltil. Ao ser esparzido sobre a pele, este lquido evapora rapidamente e o diluente e a cobre de uma delgada capa porosa de natureza eletrosttica. Essaepiderme artificial e milimtrica protegeria o explorador de possveis ataques bacteriolgicos e mecnicos, suportando, por exemplo, impactos equivalentes ao disparo de uma bala (calibre 22 americano) a uma distncia de 6 metros. Este eficaz traje protetor no inibia, ademais, o processo natural de transpirao. (BENITEZ, J. J. OCT 2, p. 228) Teletermografia distncia: A deteco de temperatura cutnea distncia base de nossas experincias de teletermografia realizaram-se graas propriedade da pele humana, capaz de comportar-se como um emissor natural de radiao infravermelha (R1). Como se sabe, pela formulada lei de Stephan-Boltzmann (W = JT 4 ), a emisso proporcional temperatura cutnea, e dado que T se acha elevado quarta potncia, pequenas variaes em seu valor provocam aumentos ou redues, assinalados na emisso infravermelha (W: energia mitida por unidade de superfcie; : fator de emisso do corpo considerado; J: constante de Stephan-Boltzmann; e T: temperatura absoluta). 300 de se notar a referncia, antecipada de muitos anos, fotografia digital, cuja imagem registradaeletricamente (nota de LGA). 301 As mquinas fotogrficas digitais foram inicialmente desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial, mas apenas no mbito militar. Mesmo as mquinas digitais usadas pela NASA, na dcada de 1960, possuam resoluo muito pequena, alm de serem em P&B. Em 1969 surgiu o CCD, que captura as imagens e viria a equipar as mquinas digitais. A primeira mquina digital comercial foi lanada pela Sony em 1981; entretanto, elas s se tornaram populares (e mais sofisticadas) a partir da dcada de 1990. Mas somente no final desta dcada comearam a surgir as mquinas capazes de oferecer atecnlogia descrita pelo Major. (Nota de LGA). 302 Atualmente, j h referncias na literatura cientfica acerca de telescpios feitos com lentes a gs.Veja-se: A Gaslens telescope. In: http://www.nature.com/nature/journal/v353/n6344/abs/353547a0.html. 219 Em numerosas experincias iniciadas por Hardy, em 1934, havia-se podido comprovar que a pele humana se comporta como um emissor infravermelho similar ao corpo negro e, em conseqncia, no emite radiao infravermelha refletida de volta. (Esse escpectro de radiao infravermelha emitido pela pele humana amplo, com um pico mximo de intensidade fixado em 9,6 .). Nosso dispositivo de teletermografia consistia, portanto, em um aparelhocapaz de detectar, distsncia, mnimas intensidades de radiao infravermelha. Basicamente constava de um sistema ptico que localizava a RI sobre um detector. Este era formado por substncias semicondutoras (principalmente Sbin e Ge-Hg) capazes de emitir um mnimo sinal eltrico cada vez que um fton infravermelho, de intervalo de longitudes de onda determinado, incidia em sua superfcie. E, embora odetector fosse do tipo pontual capaz de detectar o RI procedente de um nico ponto geomtrico o Projeto Cavalo de Tria havia conseguido ampliar seu raio de ao mediante um complexo sistema de varredura, formado por mini-espelhos rotatrios e oscilantes. A alta velocidade de varredura permitiaanalisar a totalidade do corpo ... vrias vezes por segundo. Isso, por sua vez, possibiitava a obtenode imagens dinmicas (da o nome de teletermografia dinmica). Em seguida emisso, o sinal eltrico correspondente presena de ftons infravermelhos era amplificado e filtrado, para ser conduzido depois aum osciloscpio miniaturizado. Nele, graas alta voltagem existente e varredura sincronizada com odetector, obtinha-se a imagem correspondente, que ficava armazenada na memria de cristal de titnio do computador. 303

Certamente, nosso teletermgrafo dispunha de uma escala de sensibilidade trmica (0,1; 0,2 ou 0,5 graus centgrados, etc.) e de uma srie de dispositivos tcnicos adicionais, que facilitavam amedio de gradientes trmicos diferenciais entre zonas de termograma (isotermas, anlise linear etc.) As imagens assim obtidas podiam ser de dois tipos: em escala de branco e preto, muito adequada para o estudo morfolgico dos vasos; e em escala de cor, entre oito e dezesseis cores, muito til para efetuar medies trmicas diferenciais com preciso. Ambos os sistemas, naturalmente, podiam ser usados de forma complementar. Cavalo de Tria, depois de numerosas provas, selecionou os equipamentos AGA-661, assim como uma associao do Barnes-Pyroscan e os do sistema CSF-IR, como os mais indicados para nossa misso. (...).Esses ultra-snicos com uma velocidade de propagao no corpo humano de 1.000 a 1.600 m por segundo, com exceo dos ossos, permitem ... uma excelente explorao e posterior visualizao dos rgos desejados, logrando-se at a captao dosom cardaco e do fluxo sanguneo, atravs de um sistema de adaptao denominado efeito Doppler. Com intensidades que oscilam entre os 2,5 e os 2,8 miliwatts por centmetro quadrado e com freqnciasprximas aos 2,25 megaciclos, o dispositivo de ultra-som transforma as ondas iniciais em outras audveis, mediante uma completa rede de amplificadores, controles de sensibilidade, moduladores e filtros de faixas. Para evitar o rduo problema do ar inimigo dos ultra-sons os especialistas idearam um sistema capaz de encarcerar e guiar os ultra-sons atravs de um finssimo cilindro ou conjunto de tubos de luz laser de baixa energia, cujofluxo de eltrons livres ficava congelado no instante da sua emisso. O processo para congelar o laser, dando lugar aoque poderamos qualificar de luz slida, 304 cujas aplicaes no futuro sero inimaginveis, nome permitido revelar. (...) Ao conservar uma 303 Em outra parte do texto, o Major refere-se a esta memria especial, que seria capaz de armazenar um Terabyte, capacidade esta que somente foi alcanada e superada, em computadores comerciais, no incio do sculo XXI. (Nota de LGA). 304 A literatura ufolgica tem relatado casos em que as testemunhas vem um tipo de luz slida emitida pelas naves. (Nota de LGA). 220 longitude de onda superior a 8.000 ansgstrns (0,8 micra), o tubo laser continua desfrutando a propriedade essencial do infravermelho, com o que s podia ser visto mediante o uso de lentes especiais de contato (crtalos). Dessa forma, as ondas ultra-snicas podiam deslizar pelo interior do cilindro ou tnel formado pela luz slida ou coerente, podendo ser lanadas a distncias que oscilavam entre os 5 e os 25 m. O apelido de crtalos devia-se semelhana com o sistema de que dotado esse tipo de serpente. Suas fossas infravermelhas permitem-lhea caa de suas vtimas atravs das emisses de radiao infravermelha dos corpos das presas. Qualquer corpo cuja temperatura seja superior ao zero absoluto (menos 273C), emite energia do tipo infravermelho. Essas emisses de raios infravermelhos, invisveis para o olho humano, so provocadas pelasoscilaes atmicas no interior das molculas e, em conseqncia, acham-se extremamente ligadas temperatura de cada corpo. (...) o olho do homem, como est demonstrado, s v uma pequena parcela do espectro eletromagntico da luz: a que se estende dos 400 aos 700 nanmetros. Por cima desta ltima aparece toda a gama do infravermelho. Mas, mediante o uso de culos especiais, adequados emisso do infravermelho, o homem pode ver tambm nessa freqncia. (...) Os especialistas do projeto haviam logrado confeccionar essas quase milagrosas lentes de contato 305 infravermelhas, incorporando uma srie de faixasperifricas superfcie bsica monocurva, dotadas de centenas de microclulas, que no eram outra coisa que outros tantos filtros Wratten 898,que s deixavam passar a radiao infravermelha. 306 O peso especfico obtido foi de 1,19. Sua fora flexional (ppi) era de 10.000-15.000, e a dureza Rockell, de M85-M105. No caso dos ultra-sons, a cabea de cobre, de cor branca, podia adotar duas posies diferenciadas: a primeira, para ativar o lanamentode ondas com uma freqncia de 3,5 MHz (suficiente para explorar rgos internos), e a segunda, de 7,5a 10 MHz (para rastreio de superfcie e tecidos moles).

(BENITEZ, J. J. OCT 1 pp. 323-325; pp. 423-424). Arma de raios paralisantes: (...) Um gerador de alta freqncia alimentava a placa, produzindo assim as ondas ultra-snicas (com frequncia oscilando entre 16.000 e 10 10 Hertz). (...) Essa [ltima] freqncia, chegando quase ao hipersnico, era fulminante para determinadas espcies animais... Um dos dispositivos localizados no interior do cajado 307 o de ondas ultra-snicas, de natureza mecnica, e cuja freqncia se encontra acima dos limites da audio humana (superior aos 81.000 Hertz havia sido modificado com vistas a essa nova misso. O Cavalo de Tria 308 proibia terminantemente que seus exploradores ferissem ou matassem os indivduos objeto de suas observaes. O cdigo moral, como eu j disse, era estrito. Mas, na previso de possveis ataques de animais ou homens, e como meio dissuassrio e inofensivo, Curtiss 309 havia aceitado que os ciclos das ondas fossem intensificados para 305 Esta tecnologia est hoje ao alcance de qualquer um, pois h diversos binculos IV venda no comrcio especializado. No ainda, entretanto, sob a forma de lentes de contato. (Nota de LGA). 306 Nada de mais acerca desta tecnologia, como se podever por este artigo ainda de 1927: A. L. SCHOEN, "A PHOTOGRAPHIC METHOD OF SPECTROPHOTOMETRY IN THE REDAND INFRARED," J. Opt. Soc. Am. 14, 179-185 (1927). In: http://www.opticsinfobase.org/josa/abstract.cfm?URI=josa-14-2-179. 307 Um simples cajado, tpico do contexto histrico da poca de Jesus, e que por isto no chamaria a ateno, continha dispositivos tecnolgicos que eram verdadeiras maravilhas, apropriados s diversas funes necessrias misso. (Nota de LGA). 308 Modo como o Major referia-se ao projeto, como um todo. (Nota de LGA). 309 Nome fictcio (dado pelo Major) ao General que comandava todos os projetos. (Nota de LGA). 221 cima dos 21.000 Hertz. Em caso de necessidade (...)o uso dos ultra-sons poderia resolver situaes perigosas, sem que ningum chegasse a perceber o sistema utilizado. Como expliquei tambm, tanto os mecanismos de teletermografia como os de ultra-sons eram alimentados por um microcomputador nuclear, estrategicamente alojado na base do basto. A cabea emissora, disposta a 1,70 m da base da vara, era acionada por um cravo de larga cabea de cobre, trabalhado como tudo o mais de acordo com as antiqssimas tcnicas metalrgicas descobertas por Glueck no vale do Arab , ao sul do Mar Morto, e em Esyon-Gueber, 310 o legendrio porto de Salomo no Mar Vermelho. Os ultra-sons, por sua caracterstica e sua natureza incua, eram idneos para a explorao do interior do corpo humano. Com base no efeito piezeltrico, o Cavalo de Tria disps na cabea emissora, camuflada sob uma faixa negra, uma placa de cristal piezeltrico, formada por titanato de brio. Um gerador de alta freqncia alimentava a placa, produzindo assim as ondas ultra-snicas. (BENITEZ, J. J. OCT 2, pp. 240-241) 4.7 H uma Tecnologia Extraterrestre? No caso dos aliengenas, com seu fsico franzino e mos frgeis de apenas trs ou quatro dedos, de espantar que apresentem uma tecnologia to avanada. Mas, pergunta-se, seria esta tecnologia resultado de uma atividade industrial? A disparidade de modelos de naves avistadas leva a deduzir que existiriam inmeros modelos disposio dos interessados. Entretanto, as caractersticas por demais estranhas mostradas por estas naves, bem como pelosseus ocupantes, pode levar concluso de que sua

forma e matria possam ser adequadas sua extrema evoluo. Talvez a sua manufatura no se d por meios industriais tal como os conhecemos. Pode ser o caso, por exemplo, de uma simbiose mente-matria, de um domnio to amplo da mente sobre a matria, que esta poderia at ser manipulada, de modo a conseguir criar tais naves. Se os aliengenas possuem uma evoluo to nossa frente, talvez eles tenham evoludo tanto, que seus prprios poderes mentais se tornaram ilimitados. Deste modo, seria fcil para eles manipular a matria diretamente, e com isto produzirem naves espaciais ao seu bel-prazer (outra hiptese, talvez at mais plausvel, seria a utilizao de robs inteligentes para tal tarefa). 4.7.1 H Realmente uma Tecnologia por trs do Fenmeno UFO? A dimenso ou fator tecnolgico no absolutamente, determinante para o estudo dos UFOs. Isto demonstrado pela casustica ufolgica, ao se estudar determinadas manifestaes ou avistamentos ocorridos no passado, e que foram registrados com maior ou menor fidelidade. Sob o ponto de vista do conhecimento terrestre, este fator insuficiente para abarcar o fenmeno UFO, pois no explica suas mudanas de forma, variaes de densidade, quantificao de materialidade (materializao/desmaterializao), efeitos fsicose psquicos, etc. Uma dimenso que se enquadre sob aquilo que se convencionou chamar de magia (conceito lato) no pode ser descartada, mesmo que no receba o aval da cincia, sob pena de descaracterizar e empobrecer o fenmeno. Como escreveu o escritor de divulgao e fico cientfica Arthur Clarke, uma 310 Ou Ezion-Geber. Nelson Glueck, antigo diretor da American Schoolem Jerusalm, foi o arquelogo que descobriu as runas de Ezion-Geber, no Golfo de qabah (Gulf of Aqabah). (Nota de LGA). 222 cincia superior nossa deve, necessariamente, aparecer aos nossos olhos como magia. Clarke, entretanto, no acreditava na magia, e sim na cincia, e com esta declarao ele desejava to somente fazer uma metfora. Sabe-se, pelos extensos registros jornalsticos da poca, que o ano de 1897 foi extremamente frtil em avistamentos. Sabe-se, tambm, que eram vistasaeronaves em forma de charuto (dirigveis), mas extremamente lentas, abertas e at com ncoras penduradas de suas bordas. H extensos relatos de pessoas que desciam e pediamalimentos ou ferramentas para ajud-los a reparar seus barcos voadores (pode-se citar, por exemplo, o incidente ocorrido com William Megiveron, instado a fornecer sanduches a alguns tripulantes). Isto, entretanto, aconteceu bem antes que os primeiros zepelins se tornassem funcionais (voassem). Sobre os cus da Sucia e Noruega, em 1933, por outro lado, eram vistos avies sem identificao, mas de duas asas, como se fossem avies comuns (apropriados tecnologia da poca). Tais avies, entretanto, voavam em condies difceis, o que os avies existentes poca no podiam fazer. Entretanto, possvel perguntar: eram mesmo dirigveis, os objetos vistos no sculo passado? Eram mesmo avies, os objetos vistos sobre a Suciaem 1933? So mesmo discos voadores, os objetos vistos hoje em dia? Mesmo com todas as evidncias de materialidade densa, pode-se dizer que os UFOs so objetos reais? No seria o caso, por exemplo, de os aliengenas estarem se expondo de uma forma adaptada tecnologia de cada momento histrico? Ouestariam eles copiando o nosso futuro? 4.8 A Natureza da Realidade A natureza, a realidade, o ser e o universo no podem ser abrangidos por teorias simplistas e reducionistas, elaboradas para se adaptarem a preconceitos e paradigmas personalistas. 311 J em 1932 (ou em 1930) o fsico ingls Paul Dirac apresentou uma teoria sofisticada, de base matemtica extremamente complexa, segundo a qual o mundo observvel to somente uma tnue camada sobre a superfcie da verdadeira realidade, a qual se constituiria de um denso oceano de partculas (na verdade, anti-partculas, ou psitrons) elementares e imperceptveis. Para Dirac, tais partculas devem encontrar-se em um estado energtico inferior a zero, ou seja, seriam negativas. Esta hiptese recebeu confirmao experimental, revelando que o universo deve ter uma estrutura simtrica, de matria e anti-matria. 312 Embora com base em outras premissas, tambm ofsico David Bohm teorizou a este respeito. Para ele, a realidade tangvel uma espcie de iluso, sendo que a realidade fundamental est a um nvel mais profundo. Bohm compara o mundo a uma projeo hologrfica, sendo que a parte visvel o nvel mais superficial, que ele chama de ordem exposta ou ordem revelada, e a parte invisvel, subjacente, o

311 A verdade que a realidade (o real) no pode ser colocada em equaes, e quando se tenta observ-la,ela se desvanece como nvoa, no se submetendo a regras, leis ou princpios definitivos. As teorias da cincia, muito embora as fantsticas conquistas tecnolgicas conseguidas, apenas arranham a superfcie, no penetrando a tessitura interna dos fenmenos. Alm disso, os especialistas sabem, a partir das pesquisas modernas sobre fsica quntica e lgica matemtica, que no h nenhuma disciplina cientfica, inclusive a matemtica, que possua fundamentos slidos, reais e definitivos. 312 Ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Antiparticle. 223 nvel mais profundo, ao qual ele chama ordem envolvida ou ordem velada. Neste nvel, no existe o aqui-agora, ou dimenso espao-tempo; existe apenaso que ele chama de no-localidade (que foi previsto no famoso paradoxo Einstein-Rosen-Podolsky). A teoria de Bohm foi compartilhada pelo neurofisiologista Karl Pribam. Conforme diz Michael Talbot, Consideradas juntas, as teorias de Pribam e Talbot fornecem um modo novo e profundo de ver o mundo: nosso crebro constri matematicamente a realidade objetiva ao interpretar freqncias que so, na verdade, projees provenientes de uma outra dimenso, de uma ordem mais profunda de existncia que est alm, tanto do tempo quanto do espao. O crebro um holograma envolvido num universo hologrfico. Para Pribam, esta sntese fez compreender que o mundo objetivo no existe, pelo menos no do jeito que estamos acostumados a acreditar. O que est l fora um vasto oceano de ondas e freqncias, e a realidade parece concreta a ns, s porque o nosso crebro capaz de perceber o borro hologrfico e convert-lo em paus e pedras e outros objetos familiares que compem o nosso mundo. 313 Esta concepo avanada est prevista na inacabada Teoria do Campo Unificado, de Einstein. Bohm diz que Einstein props que o conceito de partcula no deveria ser tomado como bsico, e que, ao invs, a realidade total fosse vista como constituda de campos (expressos por equaes no-lineares) consistentes com a teoria da relatividade. As equaes poderiam ter solues na forma de pulsos localizados, ou regies de campo intenso que poderia se mover pelo espao como um todo estvel (similar a uma partcula), mas com intensidade decrescente. Em ltima instncia, o universo inteiro (com todasas suas partculas, incluindo aquelas que constituemos seres humanos, seus laboratrios, instrumentos de observao, etc), tem de ser entendido como um nico todo indiviso, no qual a anlise em partes existentes separada e independentemente no possui qualquer statusfundamental. A manipulao das estruturas do real, onde a mente afetada e distorcida, substituindo os quadros do cotidiano por eventos de natureza fantstica, pode ser realmente uma manipulao mgica, aos moldes ou feio daquela magia descrita nas obras de Carlos Castaeda. 314 313 TALBOT, 1991, p. 179. Alis, esse entendimento comeou com o filsofo Kant. Para este, a percepo e a representao de qualquer objeto na mente sempre feita no tempoe no espao. Entretanto, Kant considera tempo e espao no como abstraes ou algo que exista fora da mente: so formas da sensibilidade, ou seja, so ferramentas humanas inatas e necessrias, as quais permitem ao homem construir toda a sua experincia do mundo. Essas formas de sensibilidade so um tipode filtro que define a forma como se pode perceber a realidade. Para Kant, aquilo que aparece para ns j filtrado pelas formas da sensibilidade o fenmeno chamado coisa para ns; o que ele chama de a coisa em si o nmeno no pode ser percebida pela razo

humana porque ultrapassa toda experincia possvel.Tambm a literatura esotrica afirma que o Homem no tem (ainda) olhos para ver a Realidade, tal como ela ! 314 Esta magia (descrita principalmente nas obras O Presente da guia, O Fogo Interior, O Poder do Silncio) refere-se s conseqncias da mudana de posio de um ponto, denominado ponto de aglutinao, que , presumidamente, um vrtice 224 Carlos Castaeda, estudante de antropologia na UCLA, conhecera no Mxico um feiticeiro, a quem ele chamou de Dom Juan. Aps vrios anos de convvio intermitente com este feiticeiro, Castaeda percebeu que ele no era um velho excntrico ou mesmo um feiticeiro comum, e sim, que ele era (o que ele, Dom Juan, afirmava ser) um herdeiro das antigas tradies feiticeiras toltecas. O que importa, aqui, no entanto, o relato de um episdio ocorrido em abril de 1962 com Castaeda, o qual ele descreve em seu livro Viagem a Ixtln. Um dia, quando perambulavam pelo deserto, encontraram trs ndios que se diziam aprendizes de feiticeiro. Eles acamparam em um lugar prximo a uma pedra gigante. Em determinado momento, Dom Juan disse que iria mostrar uma coisa, e foi para trs da pedra. Aps alguns instantes, ele reapareceu. Conforme relata Castaeda, ele teve um momento de perplexidade: Don Juan havia colocado um esquisito chapu preto. O objeto tinha bico dos lados, junto das orelhas, e era redondo em cima. Ocorreu-me que, na verdade, era um chapu de pirata. Ele vestia um casaco comprido, preto, de abas como fraque, preso por um nico boto metlico reluzente, e tinha uma perna de pau. Castaeda diz que depois que Dom Juan voltou para trs da pedra ele se ps a conversar com os aprendizes, e, aps descrever as roupas de Dom Juan, perguntou-lhes se aquilo tinha algum significado para eles (para ele mesmo, aquilo tudo parecia apenas uma comdia burlesca). Conforme Castaeda, O rapaz olhou para mim com uma expresso vazia e esquisita. Parecia estar confuso. Repeti minha pergunta e o outro rapaz ao lado dele olhou bem para mim, tentando ouvir. Eles se olharam, aparentemente na maior confuso. Falei que, a meu ver, o chapu, a perna de pau e o fraque faziam dele um pirata. A essa altura os quatro rapazes tinham-se juntado em volta de mim. Riram baixinho e se remexeram, nervoso. Davam a impresso de no encontrar palavras. Por fim, o mais ousado deles falou comigo. Disse que Dom Juan no estava de chapu, nem de casaco comprido e, certamente, no usava perna de pau, e sim portava um capucho ou xale preto na cabea e uma tnica preta retinta, como a de um frade, que lhe ia at os ps. No! exclamou baixinho um dos rapazes. Ele no tinha capucho. Isso mesmo disseram os outros. O rapaz que tinha falado primeiro olhou para mim com uma expresso de incredulidade total. Afirmei que tnhamos que passar em revista o que havia acontecido, com muito cuidado e calma, e que tinha certeza de que Dom Juan queria que o fizssemos, e por isso nos deixara a ss. de energia alojado no ovide luminoso que envolveria o ser humano. Tal ponto de aglutinao, quando convenientemente manipulado, permitiria a distoro da realidade, ouat mesmo deslocamentos dimensionais. 225 O rapaz minha extrema direita disse que Dom Juan estava de andrajos. Tinha vestido um poncho todo rasgado, ou algum tipo de casaco de ndio e um sombrero muito surrado. Segurava uma cesta cheia de coisas, mas ele no tinha certeza de que objetos eram. Acrescentou que Dom Juan no estava propriamente vestido de mendigo, e sim como um homem voltando de uma viageminterminvel, carregado de coisas estranhas. O rapaz que vira Dom Juan com um capucho preto disse que ele no tinha nada nas mos, mas que seus cabelos estavam compridos e revoltos, como se ele fosse um

louco que acabasse de matar um frade e tivesse vestido as roupas dele, porm sem conseguir esconder sua loucura. O rapaz minha esquerda deu uma risadinha e comentou como era tudo to estranho. Disse que Dom Juan estava vestido como umhomem importante que acabava de desmontar do cavalo. Tinha pederneiras de como para montaria, grandes esporas, um chicote que batia em sua palma esquerda, um chapu chihuahua de copa cnica e duas pistolas automticas, calibre .45. Afirmou que Dom Juan era a imagem de um rancheroabastado. O rapaz minha extrema esquerda riu, encabulado, eno se ofereceu para revelar o que vira. Pedi que o fizesse, mas os outros no se mostraram interessados. Ele parecia muito encabulado para falar. 315 evidente que no se est a sugerir que os aliengenas sejam feiticeiros do Cosmos, ou que, maneira de Dom Juan, estejam usando magia para manipular a realidade. Pode haver, entretanto, uma semelhana estrutural e funcional no conhecimento mgico deste e daqueles, ou talvez, a estrutura operatria comum a ambos tenha a mesma origem. 316 Todos estes fatos, entretanto, servem para demonstrar que a realidade no to simples como se acredita. A percepo do mundo exterior, realizada atravs dos cinco sentidos, est ligada estruturados lbulos cerebrais e aos processos mentais associados (o hipnotismo modifica temporariamente estes processos, abrindo portas normalmente cerradas). Ossentidos humanos so extremamente restritos, para que uma percepo fiel do mundo ou da realidade seja possvel. Os sentidos mais desenvolvidos so a viso e a audio; a luz visvel, no entanto, umanfima janela de percepo no amplssimo espectro eletromagntico, e a faixa acstica (de audio) uma das mais pobres do reino animal. Certos aspectos invisveis da realidade podem ser detectados atravs de equipamento eletrnico especializado. A maioria dos operadores de radar jteve oportunidade de captar certos objetos invisveis 315 CASTAEDA, 1972, pp. 194-196. 316 O comportamento mgico est excessivamente disseminado em todas as culturas do mundo para que possa ser simplesmente descartado como superstio ou mito. O racionalismocientfico, ctico e materialista, uma exceo exclusiva da cultura ocidental, herdeira da tradio grega (mas somente aps Aristteles; a tradio pr-socrtica eivadade magia); em todas as outras culturas, o pensamento mgico prepondera na determinao das estruturas da realidade. O pensamento mgico no caracteriza a fase infantil de uma sociedade; ele possui a sua prpria lgica interna e uma coerncia intrnseca que regula e normatiza o comportamento dos seus membros, revelando uma complexa estrutura inerente a esta sociedade. 226 na atmosfera, que eles denominam anjos. A meteorologia procura explicar estes objetos dizendo que eles so produto de inverses trmicas ou outros fenmenos conhecidos. Algumas evidncias cientficas levam concluso que a realidade parece ser uma construo da mente, no somente quanto a dimenso perceptiva, mas tambm quanto a dimenso operatria. Em seu livro The Seth Material(uma apresentao das idias avanadssimas de um ser espiritual) Jane Roberts diz (citando Seth): A idia bsica que os sentidos so desenvolvidos, no para permitir tomar conscincia de um mundo material j existente, mas para cri-lo... Considerem uma rede de fios, um labirinto de fios interminavelmente interconectados de modo que olhando atravs deles, eles pareceriam no ter incio nem fim. O plano de vocs poderia ser comparado a uma pequena posio entre quatro fios bem delgados, e o meu plano poderia sercomparado a uma pequena posio nos fios vizinhos, do outro lado. No somente estamos em diferentes lados dos mesmos fios, mas estamos ao mesmo tempo abaixo ou acima, de acordo com o seu ponto-de-vista. E se considerarem os fios como se formassem cubos (...) ento os cubos podem se encaixar uns dentro dos outros, sem perturbar uma vrgula os

habitantes de cada um. E estes cubos esto eles mesmo dentro de cubos, e estou falando agora somente da pequena partcula de espao tomada pelo plano de vocs e o meu. Pensem de novo em termos de seu plano, limitado pelos seus pequenos e estreitos conjuntos de fios, e meu plano do outro lado. Estes, como tenho dito, so solidrios e possuem ilimitada profundidade, ainda que para umlado, pois para o outro transparente. Vocs no conseguem ver, mas os dois planos movem-se um atravs do outro constantemente. Espero que vocs entendam o que estou fazendo. Estou colocando a idia de movimento, porque a verdadeiratransparncia no a habilidade de ver atravs, mas mover-se atravs. Isto o que eu quero dizer por quinta dimenso. Agora, removam a estrutura dos fios e dos cubos. As coisas comportam-se como se osfios e os cubos existissem, mas eles servem somente para constru-las, mesmo para aquelas no meu plano... Ns construmos imagens adequadas aos sentidos que esperamos ter. Ns simplesmente construmos linhas imaginrias para andarmos por elas. 317 Alguns aspectos realmente estranhos e inacreditveis relatados por testemunhas 318 parecem provir dessa manipulao da realidade, ou seja: aquilo quea testemunha v (ou acredita estar vendo) no parece 317 The Seth Material(traduo do autor). 318 A maioria dos uflogos parece ter optado por rejeitar este aspecto bizarro do fenmeno, devido ao seuabsurdo intrnseco. 227 corresponder realidade cotidiana, aquilo com o que ela est acostumada. 319 Ou ento a testemunha acredita que o que est vendo bastante natural,no obstante o seu aspecto bizarro. 4.9 Dualismo na Realidade Ufolgica maneira da dualidade corpsculo-onda da fsica, os UFOs parecem possuir uma dualidade material-imaterial, dualidade esta que no se ressente da contradio de seus conceitos. Apesar da inequvoca materialidade dos objetos (peso, consistncia, massa, opacidade luz e ao radar), outras caractersticas de seu comportamento os enquadram como imateriais (quando fundem-se dois ou mais em um s; quando aparentam ser no apenas mquinas, mas seres vivos e aqui apresenta-se outra contradio conceitual insanvel). Alm disso, parece que os UFOs, de algum modo, so capazes de manipular a realidade, criando um campo de realidade distorcida, virtual ou mesmo mltipla (que talvez nem sempre corresponda s lembranas posteriores doabduzido). (...) o fenmeno dos OVNIs funciona como um transformador da realidade (ou, na definio de Bertrand Meheust, modificador da realidade), provocando nas testemunhas uma srie de situaes simblicas que se tornam indistinguveis da realidade. Estas situaes, que frequentemente se iniciam por uma srie atordoante de luzes coloridas piscando ou de extraordinria intensidade, induzem a um estado de profunda confuso nos envolvidos, que se tornam vulnerveis insero de novos pensamentos e experincias visuais inditas. A resposta dos ufologistas confuso dos sequestrados tem sido desastrosa. Ao aceitar literalmente as manifestaes simblicas, e ao hipnotizar as testemunhas em um esforo para solucionar a confuso, muitos pesquisadores bem intencionados acabaram, na verdade, por reforar a realidade alternativa induzida pela viso do OVNI, desta maneira exacerbando o que pode muito bem ser apenasum efeito colateral, perdendo de vista a experincia principal. 320 Conforme relata o pesquisador ufolgico R. Thompson, Em 1980, uma semana antes do Dia de Ao de Graas,um casal dirigia ao norte

de Denver. O homem, um artista comercial, relatou ter visto uma luz azul-celeste, aps o que o casal passou por uma hora deperda de tempo. 321 A regresso hipntica foi realizada em 5 de julho de 1984 por Richard sigismund, um socilogo de Boulder, Colorado. Sob hipnose, a mulher disse que eles foram iados em um 319 O que , portanto, mais provvel: que estamos sofrendo uma invaso macia, mas em geral imperceptvel, de aliengenas que cometem abusos sexuais, ou que as pessoas estoexperimentando um estado mental que desconhecem e no compreendem? (SAGAN, 1996, p.189). 320 VALEE, 1990, p. 173. 321 Tempo perdido. 228 carro por um feixe luminoso e transportados para uma nave prxima dali, pousada sobre esteios. Um homem alto e calvo num manto azul os chamou por hipnose. Em sua descrio desta cena, o homem reagiu ao aparente absurdo do traje do ser: 322 Ele est olhando para ns, dizendo-nos para entrar. Ele o lder. O lder vestido num manto azul. Que estupidez! Isto no tem lgica.Este manto ilgico. Ele no precisa de um manto. No um manto desses. (...) Eleno fala com a boca. Ele fala com a mente. (...) Existem outros relatos apresentando entidades vestidas em trajes estranhos. 323 Um exemplo disto o contato amistoso da Sra. Cynthia Appleton com belos e altos seres vestidos em roupas de plstico com golas elisabetanas. 324 Um caso ocorrido com um cubano que emigrou para os EUA rene, igualmente, todos os elementos do simbolismo e da realidade manipulada e/ou transformada (at quase se pode dizer, mistificada). Em 3 de janeiro de 1979, Filiberto Cardenas, um imigrante cubano, andava de carro junto com a esposa, a filha de 13 anos e um amigo, pela regio de Hialeah. Em certo momento perceberam que o carro parou de funcionar, e saram para olhar o motor. Nesse momento, comearam a perceber luzes vermelhas e violceas e um som semelhante ao voo de abelhas. Fernando, o amigo que estava debaixo do carro, saiu a tempo de ver o amigo ser levantado pelo ar, e um objeto enorme que ascendeu e afastou-se. A prxima coisa que Filiberto se lembrou foi de teracordado em meio rodovia, cerca de 16 km distante de onde estava. Posteriormente, quando foihipnotizado, Filiberto se recusou a dizer o que tinha acontecido, falando que eles me disseram para no falar nada. Algum tempo depois, concordou em contar o que presenciara. Segundo ele, havia uma espcie de rob e dois homenzinhos com vestes bem justas. Um deles tentou se comunicar em vrios idiomas e ia ajustando um dial em seu peito, cada vez que mudava de idioma. Filiberto diz que lhe fizeram 108marcas no corpo. Depois, o teriam conduzido frente a um indivduo sentado em um trono elevado, que vestia um manto e tinha uma corrente da qual pendia uma pedra triangular. 325 Quando as testemunhas vem coisas estranhas, vesturios exticos, isto talvez possa estar sendo retirado de propsito de seu prprio repertrio interior de imagens. Talvez, na impossibilidade de a testemunha entender o fenmeno em si, a coisa real, a sua mente seja manipulada de forma que ela possa poder interpretar essa realidade de acordo com modelos familiares, que no chocam o bom-senso. 322 THOMPSON, 2002, p. 395. 323 Strieber tambm faz meno a trajes exticos, vestidos pelos aliengenas.

324 O prprio comportamento da testemunha parece ser constantemente previsto e manipulado. No livro A Quinta Coluna do Espao, J. J. Bentez fala a respeito de um objeto areo luminoso avistado noite por um guarda rodovirio,objeto este que sumiu repentinamente. Em seguida, como que vindo donada, surgiu um carro negro na estrada, com algumas pessoas estranhas e misteriosas em seu interior. 325 Todo o relato permeado de situaes e imagens simblicas que se situam na fronteira da realidade e dos estados onricos e simblicos, e que podem ter sido extrados seja do inconsciente do abduzido, seja do denominado Inconsciente Coletivo. 229 O escritor e pesquisador Jim Keith deu uma entrevista acerca da natureza dos UFOs em novembro de 1995, que aqui ser reproduzida em alguns de seus trechos mais importantes. O que pretendo explorar hoje so alguns de meus pensamentos e opinies sobre a natureza dos UFOs, aliengenas e realidade, baseados em interesses que tenho desde 1957. Focarei em algum material que sugere que os UFOs e os ETs caminham em uma fina linha entre a realidade e o pensamento (ou conscincia). Isto no sugere, contudo, que isto seja uma experincia ilusria. Eu no acredito que a experincia UFO seja ilusria. Eu quero explorar o que pode ser chamado de fronteira da manifestao do fenmeno UFO. No estou sugerindo que os UFOs e os aliengenas so imaginrios, nem garantirei que eles sejam completamente, materialmente, solidamente reais. Realmente, penso que a sua existncia desafia as definies derealidade e imaginao, e situa suas limitaes. A mim parece que os UFOs atravessam algumas vezes estas linhas de demarcao e desafiam as definies. O modo comoo fazem d-nos alguns indcios que apontam para algo mais, para a natureza da realidade, para o que realmente real e o que possvel, em termos de compreenso e expanso da conscincia. Realidade um conceito amorfo. Minha experincia sugere que h um entre-reino neste universo ou omniverso onde pensamento e matria se encontram (...). (...) A conscincia, tanto quanto posso conceber deminha prrpia experincia, no possui qualquer tipo de limitao. potencialmentecriadora, e pode criar liberdade e limitao. Ela, de um modo bastante interessante,cria a prpria concepo de si mesma (...). A conscincia cria pensamentos e crenas, e penso que a criadora da matria slida (...). Eu creio que voc cria a totalidade de sua referncia fsica (...). Voc pode re-estruturar toda a sua experincia, mudar sua identidade inteiramente, e experimentar o que quer que deseje. 326 * Certos fenmenos, embora pouco conhecidos, nem por isto deixam de ser reais. A um nvel prosaico, embora espetacular, possvel manipular a realidade atravs do hipnotismo, fazendo o hipnotizado ver coisas ou pessoas que no esto sua frente, ou deixar de ver pessoas fisicamente presentes. O mais surpreendente que se pode fazercom que o hipnotizado mantenha dilogos com pessoas ausentes, como se estas estivessem sua frente, e descobrir coisas a respeito delas que ele no sabia. 326 A entrevista se transformou em um artigo que foi publicado na revista eletrnica Parania.O artigo completo, UFOs at the Edge of Reality, pode ser visto aqui: http://www.paranoiamagazine.com/edge.html. 230 Uma experincia realizada pelo cientista russo Vasiliev (da extinta Unio Sovitica), em 1921, causou extrema perplexidade pelo seu alto grau de estranheza. Vasiliev descobriu que aproximando um im em ferradura da nuca de uma pessoa hipnotizada,de modo que o polo norte do im fique a cinco

centmetros da regio temporal direita, e sem que aexperincia seja do conhecimento do hipnotizado, imagens pticas que lhe sejam sugeridas (imagens sem existncia real) se deslocam ou distorcem, em funo da aproximao do im. Mas a hipnose, que pode ser uma tcnica investigativa muito proveitosa, infelizmente tornou-se uma obsesso fantica dos pesquisadores norte-americanos da atualidade. Neste processo, pesquisadores sem treinamento em hipnose clnica chegam a criar falsas lembranas nas testemunhas, na sua busca de respostas fundamentais precedida pelo fornecimento de pistas sutis. A explicao para os fatos citados talvez possa estar na telepatia, na clarividncia ou at mesmo na retro ou pr-cognio, mas qualquer concluso a respeito seria apressada. Com relao aos contatados (verdadeiros), verificou-se que muito fcil o hipnotizador contaminar o hipnotizado com as suas crenas bsicas, e com isto invalidar a experincia. Esta contaminao se daria atravs de perguntas indutoras, que j apontam em seu contedo as respostas desejadas inconscientemente pelo interrogador. O processo hipntico, muitas vezes, no consegue vencer barreiras de sugestes anteriores. Como se tem constatado em vrios casos, o abduzido no se lembra de partes do que aconteceu, ou simplesmente se recusa a falar a respeito, mesmo hipnotizado. O hipnotismo clssico, de todo modo, no um instrumento de pesquisa definitivo, porque envolve variveis que a maioria dos pesquisadores no consegue dominar. Freud, por exemplo, deixou de utiliz-lo na psicanlise, por no poder controlar os seus resultados. Entretanto, sabe-se que processos de hipnotismo desenvolvidos em agncias secretas (sub-produtos de pesquisas militares) 327 so extremamente eficientes para criar bloqueios hipnticos. Ainda durante a Segunda Guerra Mundial foram criados mtodos extremamente avanados de hipnotismo pelos norte-americanos, como conta o Dr.George H. Estabrooks, antigo diretor do Departamento de Psicologia da Universidade Colgate. Durante a guerra, ele hipnotizou um Capito do Servio de Intendncia do Exrcito Americano, sem o conhecimento deste. O Capito recebeu uma informao codificada, a qual deveria ser repetida a um agente em outro continente, quando este pronunciasse uma palavra-chave, palavra esta capaz de colocar o Capito em transe profundo imediatatamente. Em seguida seria dada uma resposta tambm em cdigo, que seria trazida de volta e repetida, tudoisto sem o conhecimento (e a anuncia) consciente do militar. Alm disso, ele recebia uma sugesto hipntica to profunda que somente reagiria s sugestes hipnticas que viessem de um dos dois agentes. Qualquer outro que tentasse hipnotiz-lo encontraria uma barreria instransponvel. 327 So mtodos aos quais os civis geralmente no possuem acesso, ou sequer tem conhecimento a respeito. 231 Estes mtodos de hipnotismo, tambm conhecidos por russos e chineses, foram desenvolvidos por estes ltimos de tal forma que permitiam fazer autnticas lavagens cerebrais em prisioneiros e faz-los mudar de crena poltica ou mesmo servir de inconscientes agentes de uma quinta-coluna. Este processo de lavagem cerebral teve a sua eficincia comprovada quando os EUA receberam de volta prisioneiros norte-americanos que tinham estado por meses nas mos dos norte-coreanos, na Guerra da Coria. Todos eles vieram a se mostrar agentes indesejveis de propaganda comunista em solo americano. 328 Jacques Valle afirma que Os pesquisadores dos seqestros fazem uma objeo vlida ao conceito de que todas as lembranas [que podem ser recuperadas pelo hipnotismo] so fantasias. No s os elementos hipnotizados recordam certos padres, como testemunhas que lembram conscientemente de todo o episdio (...) descrevem padres similares. Entretanto, as pesquisas recentes sobre a memria, e especialmente a pesquisa de crimes por testemunhas nos tribunais, indicam que devemos proceder com muita cautela nesta questo. Em determinadas experincias levadas a cabo nos EUA, pessoas hipnotizadas foram levadas a crer que tinham sofrido um processo de abduo por UFOs (experincia esta no acontecida de verdade). Para surpresa dos pesquisadores, em alguns casos elas passaram a descrever os aspectos da abduo com a mesma riqueza de detalhes dos abduzidos reais, inclusive com os pormenores usuais. Este fato pode ter vrias explicaes: conhecimento prvio, pelo hipnotizado, (atravs da leitura de jornais, livros e revistas) da casustica ufolgica; possvel contaminao atravs de perguntas indutoras; acesso da mente a um

inconsciente coletivo, tal como descrito por Jung; descoberta acidental de um abduzido que no conhecia a sua condio. Keith Thompson diz que Atualmente, nos reinos da cincia, discute-se acaloradamente sobre a convenincia de se continuar a falar da realidade como algo absoluto e eternamente independente das nossas observaes e dos nossos pensamentos. Contrariando a idia tradicional e tranqilizadora de quea cincia aproxima-se cada vez mais do conhecimento edo mapeamento da natureza exata de um universo supostamente auto-suficiente, novas descobertas na cincia do conhecimento indicam que o papel ativo do observador deve ser includo e explicitamente levado em conta na explicao cientfica. A experimentao cientfica, como qualquer cientista sabe, uma relao sujeito-objeto, onde o sujeito (observador) pode alterar o objeto (realidade) no ato da experimentao (observao). A impossibilidade de descobrir o que seja o objeto, pela experimentao, existe tanto a nvel microfsico (teoria da indeterminao de Heisenberg e indeterminao quntica) quanto a nvel macrofsico (teoria da relatividade de Einstein). 329 Pela teoria quntica, a realidade uma funo de onda probabilstica que colapsa em uma determinada forma assim que se fazuma observao. Enquanto no se realiza a observao, existem infinitas formas de ser. 328 Ou seja, a lavagem cerebral foi to eficiente que eles foram cooptados. Alis, talvez tenha sido esteo motivo pelo qual o Exrcito dos EUA fez pouco empenho em resgatar prisioneiros que tinham ficado muito tempo em mos dos nortevietnamitas. Sobre mtodos de lavagem cerebral e manipulao da mente, veja-se: DELGADO, 1969; LBSACK, 1972; BROWN, 1963; PACKARD, 1965. 329 Por exemplo, a impossibilidade da simultaneidade. Como a informao viaja na maior velocidade possvel (a da luz), que limitada, no seria possvel saber se dois fenmenos, ocorridos a grande distncia entre si, foram simultneos ou no. 232 Assim, o conhecimento do real um conhecimento deduzido de interferncias (e de inferncias) sobre o objeto, conhecimento este que s pode ser expresso atravs de equaes matemticas. Mas isto to somente em relao ao universo observvel ou perceptvel pelos sentidos; o universo no percebido sequer considerado pela cincia, exceto aquele deduzido nas consideraes altamente abstrusas da matemtica superior. Talvez a realidade no seja nica, e sim mltipla, com dimenses paralelas e/ou superpostas (algumas modernas teorias da fsica preconizam a existncia de dez ou mais dimenses, no universo). Talvez os UFOs estejam em interao com aspectos ouentidades ocultas que permeiam ou convivam com os humanos, sem que estes os percebam (para o pesquisador Leonard Stringfield, existe uma regio nos EUA, que abrange pores dos estadosde Ohio, Kentucky e Indiana, com centro aproximado em Cincinnati, que parece exercer uma estranha atrao sobre os UFOs, deles merecendo uma ateno ou uma aparente vigilncia especial e inexplicvel). * Toda esta digresso foi feita a propsito da relao entre a inteno por trs do fenmeno UFO e a possibilidade de que possam perceber realidades intangveis que o homem no consegue perceber. Se os UFOs (os aliengenas) podem perceber uma realidade oculta, possvel que esta realidade seja a face de um plano ou esquema gigantesco, no qual o homem seja somente a cobaia de um experimento, e to merecedor de ateno e piedade quanto um rato de laboratrio. Isto aparentemente atenta contra a dignidade humana, mas qualquer considerao neste sentido viciada pelos padres de pensamento usuais. Em nome de uma moral que no pratica, o homem costuma verberar contra toda injustia, desde que esta no seja oriunda de seus prprios atos. Talvez, enfim, o homem esteja sob a tutela destes estranhos seres, tutela esta que queiramos ou no, se reger pelos seus exclusivos critrios. 4.10 Abdues Terrestres? Surgem cada vez mais evidncias de que pelo menos uma parte de todo este fenmeno de abdues tenha origem puramente terrestre, como aplicao de descobertas militares.

Talvez algumas abdues no tenham sido, realmente,realizadas por aliengenas, e sim por militares em busca de cobaias para suas experincias. J em 1950 as experincias pioneiras do Dr. John Cunningham Lilly em comunicaes com golfinhos, drogas psicodlicas e mapas cerebrais humanos chamaram a ateno dos militares, que o procuraram no sentido de conhecer possveis aplicaes militares para as suas descobertas (Lilly recusou colaborar). Postado por Ufo Files s 00:59 Nenhum comentrio: Postar um comentrio Postagem mais recente Postagem mais antiga Incio Assinar: Postar comentrios (Atom) Quem sou eu / Perfil do Blog Ufo Files Valinhos, SP, Brazil PERFIL DO BLOG: Este Blog Foi Criado Em Maio De 2007, Com a Finalidade De Criar Teorias Ou Debater Teorias Conspiratrias Envolvendo Fenomenos Como Ovnologia, Acobertamento. Sempre Trazendo Novidades. Visualizar meu perfil completo Blog Vida e Conciencia Blog Vida e Conciencia TRANSLATOR/TRADUTOR Portugus - InglsPortugus - FrancsPortugus - AlemoPortugus - ItalianoPortugus - PortugusPortugus RussoPortugus - Espanhol Arquivos do Blog.... 2012 (41) Dezembro (2) Novembro (4) Setembro (4) Agosto (29) Documentrios Erich von Daniken / VIAGEM A KIRIBATI As Digitais Dos Deuses-Graham Hancock / Parte 3 As Digitais Dos Deuses-Graham Hancock / Parte 2 As Digitais Dos Deuses-Graham Hancock / Parte 1 Identidades Alienigenas / Richard Thompson PARTE ... Identidades Alienigenas / Richard Thompson PARTE 1... O Misterio de Marte / Graham Hancock /Robert Bauva... Livro / Arquivo UFO ( Alerta Brasil ) Uma Viso Abrangente Da Ufologia - PARTE 3 Uma Viso Abrangente Da Ufologia - PARTE 2 Uma Viso Abrangente Da Ufologia - Parte 1. Coleo Zecharia Sitchin Livro 10 - O Fim Dos Tem... Coleo Zecharia Sitchin Livro 9 - CDIGO CSMICO Coleo Zecharia Sitchin Livro 8 - Encontros Divin... Coleo Zecharia Sitchin Livro 8 Encontros Divino... Coleo Zecharia Sitchin Livro 8 - Encontros Divin... Coleo Zecharia Sitchin Livro 8 Encontros Divino... Coleo Zecharia Sitchin Livro 7 / Comeo Do Tempo... Coleo Zecharia Sitchin Livro 7 / Comeo Do Tempo... Coleo Zecharia Sitchin Livro 6 / Genesis Revisi... Coleo Zecharia Sitchin Livro 5 / OS REINOS PERDI... Coleo Zecharia Sitchin Livro 5 / OS REINOS PERDI... Coleo Zecharia Sitchin Livro 5 / OS REINOS PERDI... Coleo Zecharia Sitchin Livro 4 / AS GUERRAS DE D...

Coleo Zecharia Sitchin Livro 3 / O LIVRO PERDIDO... Coleo Zecharia Sitchin Livro 2 / A Escada para o... Coleo Zecharia Sitchin Livro 2 / A Escada para o... Coleo Zecharia Sitchin Livro 1 / O 12 Planeta -... Julho (2) 2011 (19) Dezembro (4) Novembro (5) Maio (8) Maro (2) 2009 (11) Maro (10) Fevereiro (1) 2008 (10) Abril (2) Maro (3) Fevereiro (5) 2007 (22) Dezembro (2) Outubro (4) Setembro (4) Agosto (1) Julho (2) Junho (4) Maio (5) 117396 2 online

Modelo Travel. Tecnologia do Blogger.

S-ar putea să vă placă și