Sunteți pe pagina 1din 8

CENTROUNIVERSITRIOCLARETIANO CamilaLima CintiaElisaRodriguesNogueira FbioNevesdeMiranda MarcosRobertoFerreira

ANLISEDOPROJETOPOLTICOPEDAGGICO LICENCIATURAEMEDUCAOFSICA

BeloHorizonte2013

1.INTRODUO

O projeto pedaggicopoltico(PPP)docursodeLicenciaturaemEducaoFsica do Claretiano Centro Universitrio sob coordenao do Professor Mestre Engels Cmara, traz em suas primeiraspginasohistricodainstituioesuamisso,partindo do princpio de que aeducao promotoradadignidade dapessoa humana e de seu desenvolvimento integral. O PPP apresenta a propostadetrabalho do curso para a sua implementao no quadrinio 20102013a partirdocenriodoClaretiano,suamissoe objetivoseducacionais.
"O Projeto Pedaggico uma proposta instituda pela Lei de Diretrizes e Bases (LDBen), no. 9394/96, sob os artigos 12 (incisos I e IV) e 13 (incisos I e II)1 e sua obrigatoriedade est mais explicita na legislao do Conselho Estadual de Educao (CEESP), mediante a Deliberao 07/2000, sob o artigo 1 (pargrafo1.). Caracterizase por pedaggico, porque instrumento de discusso do ensinare o aprender numprocesso de formao, de construo de cidadania, e no apenas de preparao tcnica para uma ocupao temporal. Tambm poltico, porque trata dos fins e valores referentes ao papel da universidade na anlise crtica e transformao social e nas relaes entre conhecimento e estrutura de poder e principalmente coletivo, pois se constitui e coexiste na participao de seus atores (coordenador, professores, alunos, direo, comunidade escolar) no processo de anlise, discusso e tomada de deciso quanto aos rumos que, consciente e criticamente, definem como necessrios e possveis instituio universitria. (Pimenta eAnastasiou, 2002).

O contedo descrito no PPP vaide encontroao PDI e, porsuavez,apresentama especificidade dos princpios de unidade, personalizao, autonomia, atividade, liberdade, interiorizao eintegridade.Ocurso deLicenciaturaemEducaoFsicaalm de compreender o indivduo nas suas dimenses biolgicas, psicolgicas, sociais e

culturais, construdas de maneira singular em sua relao com o mundo, procura zelar pelas propostas contidas na Missodo Claretiano Centro Universitrio que consisteem formar a pessoa para o exerccio profissional e para o compromisso com a vida, medianteoseu desenvolvimentointegral, envolvendoainvestigaodaverdade,oensino eadifusodacultura,inspiradanosvaloresticosecristosenocarismaClaretianoque doplenosignificadovidahumana. Ascompetncias,reasdeatuao,organizaoematrizcurricular,cargahorria dasatividadesdidticas bem como estgioecomponentescurriculares,todasasformas deavaliao e auto avaliao esto previstas claramente,almdeestaremdispostosos mecanismos de apoio pedaggico, bolsa de estudos, corpo docente e discente e projetosdeextenso.
Em vez da padronizao, propor a singularidade em vez de dependncia, construir a autonomia em vez de isolamento e individualismo, o coletivo e a participao em vez da privacidade do trabalho pedaggico, propor que seja pblico em vez de autoritarismo, a gesto democrtica em vez de cristalizar o institudo,inovlo em vez de qualidade total, investir na qualidade para todos. (VEIGA, I. P. A., inovaes e projeto polticopedaggico: uma relao regulatria ou emancipatria?, Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267 281, dezembro2003).

2.HISTRICODOCURSO

Sendo oferecido na modalidade EAD, em virtude do sucesso da modalidade presencial, a discusso sobre a formao do professor de educao fsica aliada s possibilidades pedaggicas da Educao Distncia, resultou em um curso que visa possibilitara sociedadedemaneiragerala capacitaoparaaatividadeprofissionalnas escolas com competncia e seriedade, apoiado nos ideais Claretianos descritos anteriormente.

Toda proposta da Modalidade a Distncia se caracteriza e funciona em consonncia com a Misso, Projeto Poltico Pedaggico Institucional, com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Centro Universitrio Claretiano e comosReferenciaisdeQualidadeparaEducaoSuperioraDistncia(2007).

Em 1998 o curso de educao fsica teve seu reconhecimento efetivo com a promulgao da Lei 9696/98 com regulamentao da profisso em 02/09/98, coubeao curso de Educao Fsica organizarse e atualizar com vistas nas orientaes do CONFEF (Conselho Federal de Educao Fsica). Seguindo as orientaes e necessidades dos alunos, o Claretiano Centro Universitrio, em 2005 opta pelas duas formaes,licenciaturaebachareladoemEducaoFsica. O cursode LicenciaturaemEducao Fsicacompreendeapessoaenquantoser em constanteaprendizado. Apartirdessepontodevista,recebeosdiscentesepropea formao humanstica, com referncias crists, valorizando os conhecimentos acadmicocientficos necessrios a excelncia do profissional da educao, buscando auxiliar os discentes em suas autorealizaespessoaiseprofissionais, assimcomo no desenvolvimentodaautonomianecessriaaprticaprofissional.Paratanto,ocursoparte do princpio os de uma educao com unidade, personalizao, autonomia, atividade, liberdade, interiorizao e integridade, descritos tambm no Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI)doClaretiano. OprojetodeEAD,porsuanatureza,requerumagestodiferenciada,issoporque nessamodalidade de ensino,oalunoseencontra distante, o que exigedainstituioum atendimento pedaggico, acadmico e administrativo diferente daquele prestado a alunosdecursosnamodaidadepresencial(UNISULVIRTUAL,2004a).

3. PROJETO POLTICO PEDAGGICO DO CURSO DE EDUCAO FSICA E CRITRIOSDEQUALIDADE

Segundo colocaes de Moran (2013) a respeito dos critrios que ditam qualidade aos cursos EAD, observase que o curso de Educao Fsica, com as diretrizesdescritasnoseuPPP,obedeceaalgunsprincpiosdestacadospeloautor. Um deles consiste na determinao de tutores presenciais e a distncia para atuarem junto aos educandos, procurando motivarlhes permanecendo estes ltimos, agrupados em torno de assuntos e propostas de pesquisa e interao construindo conhecimentos a partir doenvolvimento coletivo e,no permanecendo ss diantede um material bem estruturado. H, portanto, na organizao do curso,uma preocupao em determinaropertencimentodoalunoaumgrupo. Emseutexto,MoranfaladeumarealidadepresentetambmnoPPPestudado:
A EAD online est permitindo a combinao de ter professoresperto do aluno (presenciais), professores que orientam pela Internet

(professoresassistentes) e professores autores, professores com maior experincia, responsveis por todo o processo, e que, direta ou indiretamente, atingem a centenas ou milhares de alunos, quando antes s podiam, no presencial,fazlocomgruposrestritos.(2013)

A organizao de discusses em fruns interativos previstos como atividade avaliativano PPP, almde favorecer a aprendizagem eparticipaoemgrupo,incentiva oestudanteafazerusodepesquisaparafundamentarsuasrespostas.Sobreisso,Moran tambmestabelece o incentivo pesquisacomoumelementofundamentalparaagregar qualidade formao universitria. Nesse sentido, o PPP institui outro momento impar para o estudante realizar uma autntica pesquisa acadmica, que a realizao do TrabalhodeConclusodeCurso(TCC). Moran descreve outro ponto importante que eleva a categoria dos cursos superioresEADe,quecoincidecomaavaliaopropostanoPPPcitado:

A EAD atual, com a Internet, est podendo diversificar as formas de


avaliao. Pode combinar momentos de avaliao adistnciacom os presenciais, de avaliao do contedo e do processo, das atividades individuais e grupais, da

construo individual (pesquisa, portflio) com a coletiva. Isso novo e at h pouco,semaInternet,seriamuitomaisdifcilderealizaregerenciar.(2013)

No Claretiano Centro Universitrio , o cursodeLicenciaturaem Educao Fsica tambmprevmomentos de avaliaodiversificados, alternandomomentospresenciais: provas com consulta dissertativase, com momentos deavaliaodistncia:portflios, frunsequestesonline. Sob esse aspecto descrito possvel afirmar que no s asavaliaes seguem essa alternncia. No referido curso,apostase numa formaoque alterna momentos de estudo distncia, com contedos condensados em apostilas e momentos de aulas prticas presenciais. Combinando como Moran (2013) coloca, o melhor do presencial (quando possvel) com as facilidades do virtual. H, uma aposta em facilitar o trnsito entreopresencialeovirtual,comfinsdeseproporcionarumaaprendizagemsignificativa. Tambm em conformidade como autor(2013) a instituio determina,deacordo com texto explcito no PPP sobre as atividades desenvolvidas pelos professores e tutores. Nopermanecendo na maior partedotempo,lecionandoe,sim, acompanhando, gerenciando, supervisionando e avaliando o curso em processo. Nesse contexto, verificasequeofocorecaimaissobaaprendizagemdoquesoboensino.

4.CONSIDERAESFINAIS

Avaliando a integrao do Projeto Poltico Pedaggico da Instituio com a Misso Institucional percebemos a importncia da articulao entre o PPP e PDI para atingir a qualidade do ensino e, consequentemente da aprendizagem. O PPP procura atender as metas da instituio quanto expanso, aprimoramento e desenvolvimento das aes de Avaliao Institucional como ferramenta de gesto, acompanhando os resultados esatisfaesdosalunoseoferecendosuporte para a prtica pedaggicado professor. Coerente com a Misso, Projeto Educativo, Projeto Poltico Pedaggico

Institucional, o curso de Licenciatura em Educao Fsica trabalhadeformadinmicae procura,pormeio de suas polticasdeensino, garantir ao seualunoumaformaoplena (profissional e pessoal), que contribua para o atendimento das demandas do mundo contemporneo. Sendoassim, procura dar umatendimentopersonalizado,valorizandoo aluno enquanto pessoa e futuro profissional, dotado de dificuldades e potencialidades, indo ao encontro daspolticasinstitucionaisquesepreocupamemestabelecerpolticase expandir programas que facilitem o acesso ao Ensino Superior, bem como maior estmulo e incentivo aos alunos para o desenvolvimento das atividades ao longo de sua formao. O PPP contempla aespectativadamissoedapropostapedaggicainstitucional e as desdobra em grandes metas institucionais. E, ainda, para a capacitao dos docentes observase uma gesto participativaede formao continuada deacordocom osdocumentosoficiaisdaInstituio. Conclumos com base neste estudo que o PPP fundamental e expressa o planejamento da Instituio e para a viabilidade do funcionamento do curso as metas definidasdevemserdefatobuscadas,efetivadas.

5.REFERNCIASBIBLIOGRFICAS
BRASIL. Ministrio da Educao. Instrumento de Avaliao de Cursos de Graduao presencial e a distncia. Disponvel em: . Acesso em:25 jul. 2012.

Instrues para elaborao de plano de desenvolvimento institucional. em:http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html. Acesso em 01 ago. 2013.

Disponvel

MORAN, Jos Manuel. Avaliao do Ensino Superior a Distncia no Brasil. Disponvel em: http://www.eca.usp.br/moran/avaliacao.htm. Acesso em: 09/08/13. RIZZATTI JNIOR, Gerson; DUTRA, Ademar. Proposta para avaliar a gesto da Educao a Distncia de uma instituio de ensino superior a partir do Blanced Scorecard (BSC). Disponvel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2010v3n1p85/22043. Acesso em: 09/08/13.

UNISUL VIRTUAL. Orientaes bsicas para o professor tutor. 2. ed. Tubaro: Ed. Unisul, 2004a.

S-ar putea să vă placă și