Sunteți pe pagina 1din 3

Modelagem de terrenos com SketchUp

A modelagem de terrenos em 3d algo que deve ser lavado muito a srio, principalmente se o tema estiver relacionado com projetos de engenharia ou arquitetura. Os erros nesse tipo de modelagem podem refletir diretamente no entendimento do projeto, ou quem sabe at mesmo no projeto se o erro acabar partindo da parte relacionada ao estudo topogrfico. Os artistas que procurarem trabalhar com modelagem de terrenos deve ter conhecimentos na rea de topografia, ou pelo menos saber ler as curvas de nvel em uma planta tcnica. As pessoas que estudam em instituies com cursos com o engenharia, arquitetura ou topografia j devem ter se deparado com pessoas usando equipamentos estranhos apoiados em trips dentro da faculdade. Aquilo a aula prtica de levantamento topogrfico.

Modelagem de terrenos com SketchUp


Nos casos em que a topografia no importante e sim a disposio de edificaes j existentes, interessante partir para o uso do SketchUp na construo do ambiente 3d, pois o mesmo oferece algumas vantagens. Como o SketchUp j pertenceu ao Google, a sua integrao com os produtos do Google muito boa, principalmente com o Google Earth e o Maps.

O SketchUp consegue usar dados de ambas as plataformas para ajudar na modelagem de terrenos! Como isso funciona? Para quem nunca usou o SketchUp com o propsito da modelagem de terrenos, o vdeo a seguir uma excelente introduo ao uso do SketchUp para esse propsito. No vdeo o autor explica (em ingls) todo o processo de criao da cena apresentada na imagem que ilustra esse artigo. O diferencial que a cena est geolocalizada e as imagens usadas como texturas so reais, baseadas em fotos das edificaes existentes, o que muito bom para localizao de modelos 3d para arquitetura. O vdeo bem longo, passando um pouco da uma hora de durao, mas para quem est procurando aprender a modelagem de terrenos com o SketchUp, o material muito interessante e auxilia no entendimento de como usar os produtos do Google para melhorar a contextualizao da sua modelagem.
Aprendendo mais sobre SketchUp

A modelagem 3d com o SketchUp simples, mas algumas dicas e procedimentos de trabalho podem acelerar muito a sua produo. por isso que recomendo aos interessados uma visita ao EAD

Allan Brito, para conferir os cursos sobre SketchUp, comeando pelo SketchUp Bsico que gratuito. Os outros cursos de SketchUp disponveis so:

Curso de modelagem para arquitetura com SketchUp Curso de modelagem avanada com plugins no SketchUp Curso sobre materiais e texturas com SketchUp

S-ar putea să vă placă și