Sunteți pe pagina 1din 2

19/09/13

A qualidade da educao brasileira - Brasil Escola

A qualidade da educao brasileira

Os alunos so as principais vtimas da baixa qualidade da educao.

So muitos os problemas que esto presentes na educao brasileira, especialmente na educao pblica. So diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso so as crianas que se encontram no 6ano do ensino fundamental e no dominam habilidade de ler e escrever. Esse fato resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educao recebem baixos salrios, professores frustrados que no exercem com profissionalismo ou tambm esbarram nas dificuldades dirias da realidade escolar, alm dos pais que no participam na educao dos filhos, entre muitos outros agravantes. As avaliaes implantadas pelo governo para avaliar a educao brasileira apresentam nmeros desanimadores, isso se tornou uma situao insustentvel que no pode continuar. Em setembro de 2006, um grupo de empresrios e polticos, com a participao dos meios de comunicao em massa, firmou um compromisso denominado de Todos pela Educao. Nessa mobilizao ficaram definidas algumas metas a serem alcanadas at 7 de setembro de 2022. So elas: - Todo indivduo com idade entre 7 e 17anos dever estar na escola. -Todo indivduo com idade de 8 anos dever dominar a leitura. - Os alunos devero ter acesso a todos os contedos correspondentes a sua srie. - Todos os alunos devero concluir as etapas de estudo (fundamental e mdio). - Garantia de investimentos na Educao Bsica. Nmeros que retratam os problemas da educao brasileira Hoje, no Brasil, de 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, respondem por aproximadamente 1,5 milho de pessoas com idade escolar que esto fora da sala de aula. Para cada 100 alunos que entram na primeira srie, somente 47 terminam o 9 ano na idade correspondente, 14 concluem o ensino mdio sem interrupo e apenas 11 chegam universidade. 61% dos alunos do 5ano no conseguem interpretar textos simples. 60% dos alunos do 9ano no interpretam textos dissertativos. 65% dos alunos do 5ano no dominam o clculo, 60% dos alunos do 9 ano no sabem realizar clculos de porcentagem.

Medidas que possivelmente podero combater os ndices acima apresentados: Mobilizao da sociedade para a importncia que a Educao exerce.

educador.brasilescola.com/imprimir/490

1/2

19/09/13

A qualidade da educao brasileira - Brasil Escola

Direcionamento de recursos financeiros para escolas e professores. Valorizao do profissional da educao. Implantao de medidas polticas educacionais a longo prazo. Por Eduardo de Freitas Equipe Brasil Escola Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

Fonte: Brasil Escola - http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-qualidade-educacao-brasileira.htm

educador.brasilescola.com/imprimir/490

2/2

S-ar putea să vă placă și