Sunteți pe pagina 1din 6

SOLUO INOVADORA PARA O BOMBEAMENTO D GUA*

Marco Brnia, Wellinton Volber; Rogrio Scarabelo; Elias Amaro Lazzari; Fabio Galego; Eduardo Braz Gonalves, Instrutor Orientador e docentes do Centro de Treinamento SENAI de Lenis Paulista. * Projeto Docentes na categoria: Projeto Inovador (docentes), elaborado por dispensa avaliao pois j foi julgado pelo comit de avaliao do Projeto INOVA.

RESUMO

Normalmente os quebra - molas so constitudos por uma salincia com variao contnua que tem por objetivo evitar que os veculos trafeguem com velocidade excessiva pelas ruas das cidades e rodovias dentro do permetro urbano. Este projeto refere-se um quebra-molas que alm da sua principal funo de controlar a velocidade dos veculos, ser utilizada tambm como um dispositivo de bombeamento de gua, entre dois reservatrios de nveis de altura diferentes. A estrutura principal de um quebra-molas a salincia feita, geralmente de concreto. Nossa proposta que esta salincia se movimente na direo vertical (para cima e para baixo), quando da passagem dos veculos sobre ela. No movimento de decida da salincia exercida uma fora de compresso sobre uma bolsa (reservatrio) malevel cheio de gua, gerando uma fora de impulso para sada da gua a e no movimento de subida exercida uma fora de aspirao para entrada da gua. Estes movimentos so controlados por barras de ao que servem de guias e revestidos por molas espirais, alm de uma mola em forma de arco, existente no interior da bolsa de gua, dando assim o retorno da salincia na posio inicial.

Palavras chave: quebra molas. bombeamento de gua.

INTRODUO
Mundialmente a demanda de energia eltrica cresce numa velocidade acentuada. Devido principalmente ao acesso de um maior nmero de pessoas a eletrodomstico e, ainda, a maioria das mquinas industriais alimentada por energia eltrica. Com isto a necessidade de encontrar novas fontes de gerao de energia muito grande. As fontes renovveis de energias mostram-se como uma alternativa interessante para minimizar este problema, sobretudo no aspecto econmico. Como o bombeamento d'gua demanda muita energia, seja mecnica ou eltrica necessrio encontrar alternativas de serem adaptadas para realizar esta atividade sem a utilizao da energia eltrica convencional. Neste sentido, este estudo tem como objetivo avaliar o potencial mecnico para bombeamento d'gua em zonas urbanas, utilizando-se dos dados obtidos em levantamentos feitos pelo departamento de transito do municpio de Lenis Paulista, referentes aos ltimos meses para calcular o potencial energtico desta fonte. Sendo assim, os gastos com energia eltrica em muitas regies, motivam a introduo de sistemas de bombeamento baseados em recursos energticos disponveis localmente.

OBJETIVO

O projeto tem como objetivo principal a economia de energia eltrica para o bombeamento de gua visando preservao do meio ambiente reduzindo o impacto ambiental causado pela gerao de energia, dessa forma, em linha com as tendncias atuais na busca de fontes alternativas de energia. Tendo em vista o fluxo intenso de veculos no permetro urbano de nossa cidade e a grande quantidade de lombadas instaladas nas vias pblicas, pensamos em aproveitar a fora-peso dos veculos aplicados sobre a superfcie da lombada durante a passagem do veiculo para o bombeamento de gua.

Segundo um levantamento feito pelo Departamento de transito em Lenis Paulista, uma cidade com aproximadamente 65000 habitantes, na Avenida Jacomo Nicolau Paccola o fluxo de veculos no horrio de pico de 1700 veculos por hora, em media por dia e no perodo normal de aproximadamente 600 veculos por hora.

APLICABILIDADE

Quanto aplicabilidade do projeto podemos citar o bombeamento de gua para irrigao de hortas comunitrias, jardins e praas municipais ou at mesmo uma rede para o combate de incndios ou em outros propsitos lembrando que em todos os casos necessrio que se tenha um reservatrio superior para o bom funcionamento do sistema. Assim, enorme quantidade de energia consumida para bombeamento d'gua poderia ser poupada pela implantao desse projeto.

DESENVOLVIMENTO
1.1 Construo Para o desenvolvimento desse projeto utilizaremos materiais de baixo custo e algumas peas sero reaproveitadas como, por exemplo, as molas de veculos que sero aproveitadas para o deslocamento e retorno da parte superior da lombada. A cmara de compresso ser fabricada em material flexvel (borracha, PVC, silicone ou vinil) conforme desenho das figuras abaixo. Tanto em sua entrada como na sua sada haver vlvulas de reteno que tero a funo de direcionar o fluxo da gua evitando assim o seu retorno. A montagem ser feita em mdulos com largura de aproximadamente 3,5m possibilitando sua instalao em vias de mo nica ou pista dupla. A base da lombada ser feita em concreto pr-moldado facilitando sua montagem nas vias ou logradouros visando reduzir o tempo de instalao e tambm evitando transtornos em relao ao transito
3

Em caso de manuteno somente a parte superior ser removida, facilitando assim a remoo ou manuteno das partes internas.

1.2 Funcionamento O funcionamento da lombada consiste na compresso de uma cmara flexvel instalada na parte interna da estrutura de concreto armado, utilizando como fonte de energia a massa dos veculos sobre o obstculo bombeando a gua para o reservatrio superior. 1.3 Custo Benefcio

Bombeamento de gua sem a utilizao de energia eltrica Sem rudo Tecnologia limpa

1.4 Capacidade de bombeamento A capacidade de bombeamento pode variar de 50 a 120 litros por ciclo dependendo da massa do veiculo, considerando um ciclo para cada eixo de veiculo, sendo a distncia mnima entre eixos de 1,5m Considerando uma mdia de 3000 veculos (carros) passando por uma via publica e um dia e considerando uma mdia de bombeamento de 80 litros por ciclo teremos ao final do dia o bombeamento de 48000 litros de gua.

Fig. 1

Fig. 2 4

Fig. 3

Fig. 4

Fig. 5

ABSTRACT
Usually the break - springs are made of a continuously variable projection that aims to prevent the trafeguem with vehicles speeding through the streets of cities and highways within the urban perimeter. This project refers to a fall-spring that beyond its primary function of controlling the speed of vehicles will be used as a device for pumping water from two reservoirs of different levels of height. The main structure of a fall-spring projection is made, usually concrete. Our proposal is that this project is moving in the vertical direction (up and down), when the passage of vehicles on it. Decide the movement of the projection is a compressive force exerted on a bag (container) full of soft water, generating a force to push water out of e in the movement of ascent is exerted a force of suction for water entry. These movements are controlled by steel bars that serve as guides
5

and coated by spiral springs, a spring-shaped arc, inside the bag of water, thus the return of the projection in the original position.

Keywords: fall spring. pumping water.

REFERNCIAS

Lombada. Disponvel em: <www.detran.sp.gov.br>. Acesso em: 04.maio.2007. Bombeamento 04.maio.2007. Sinalizao. Disponvel em: <www.sinasc.com.br>. Acesso em: 04.maio.2007. de gua. Disponvel em: <www.hidrogel.com.br>. Acesso em:

S-ar putea să vă placă și