Sunteți pe pagina 1din 4

MAZZEO, Antnio Carlos1. Marx na ntegra.

Esse fichamento sobre uma entrevista do professor Mazzeo ao Programa Na ntegra, da TV Cultura, em que ele explica os principais conceitos da sociologia de Marx. A histria no tem fim. A histria um processo permanente em movimento e fundamentalmente a histria feita pelos homens. Todas as verdades, vamos colocar entre aspas, elas so histricas. Elas valem para um momento, elas no valem nem para o passado e nem para o futuro, voc explica a realidade a partir dela mesma. Como compreender o teleologismo do comunismo luz das afirmaes acima? Na concepo marxiana e na marxista tambm o trabalho a essncia humana. O homem produto de si mesmo, porm o homem produto do trabalho O professor explica que a teoria social de Marx caracteriza-se basicamente pela crtica filosofia idealista e economia poltica. A proposta radical de Marx consistiu na destruio das velhas formas ideolgicas (superestrutura) e das formas de organizao econmica da sociedade (infra-estruturar). Mazzeo explica sobre o mtodo de Marx que a grande inovao a concepo da verdade como algo histrico; todas as verdades so absolutas e relativas ao mesmo tempo, valeriam s para o tempo presente. A seguir faz uma afirmao sobre o pensamento marxiano que aparenta ser um flagrante contra-senso:

Voc explica a realidade a partir dela mesma, eu no posso usar um modelo do passado para avaliar um modelo do presente, e eu no posso usar um modelo do presente para avaliar o futuro, porque o futuro s vai ser avaliado ao longo do seu prprio processo de construo.Ento no h mais fim da histria; a histria no tem fim; a histria um processo permanente em movimento (...).

Antnio Carlos Mazzeo doutor em Histria Econmica pela USP. professor de cincias sociais da UNESP de Marlia. Estuda comunismo, capitalismo e burguesia no Brasil. Especialista em Karl Marx.

Explicando o contexto histrico em que aparece o pensador Karl Marx, o professor explica que Marx era resultado, uma sntese de um processo histrico, de um pensamento que nasce com a Revoluo Burguesa, pensamento este compreendido como racionalismo burgus:

Marx se apresenta como uma ruptura e uma continuidade do racionalismo burgus, continuidade em que sentido? Ele no nega em nenhum momento o racionalismo que aparece com a Revoluo Burguesa, que aparece com a sociedade capitalista, mas de outro lado ele nega as formas ideolgicas e materiais que se constri a partir do capitalismo.

A crtica de Marx ao racionalismo burgus propunha a demonstrao de que o capitalismo histrico e, como tal, historicamente supervel. TRABALHO:
A noo do trabalho em Marx uma noo que ele vai chamar de prxis, onde h uma conexo entre o fazer e o pensar; ento ele vai dizer que o ser humano produto da sua prpria obra. A cada ao humana corresponde a construo de uma forma de pensamento sobre essa ao. Ele vai chamar esse conjunto da ao humana de prxis.

Em cada sociedade histrica houve uma forma peculiar de trabalho.

No capitalismo o trabalho livre. O trabalhador vende a sua fora de trabalho (...) uma sociedade baseada na propriedade privada dos meios de produo e uma sociedade fundamentalmente organizada em funo da produo de mercadorias. Ento obviamente isso implica numa necessidade do trabalho livre e do trabalho transformado em mercadoria (...) a dinmica do mercado passa a absorver todas as relaes sociais.

O valor, para Marx, objetivo, determinado pelo tempo que o trabalhador leva para produo da mercadoria. Na sociedade capitalista acontece o que Marx chama de fetichizao da mercadoria, supervalorizao da mercadoria. Isso porque o valor,ao contrrio do Marx deduziu, subjetivo. Aqui, mais uma vez Marx demonstra desconhecimento da natureza humana. Outra caracterstica do capitalismo que o difere

de outras formas histricas de sociedade o fato de o trabalhador, no capitalismo, ser desprovido dos meios de produo. Neste ponto, uma coisa que Marx ignora o fator mobilidade social. As sociedades anteriores eram mais estamentrias que a capitalista. Esta possibilita que um trabalhador desprovido dos meios de produo passe at-los, possibilita ainda o processo inverso. Outro equivoco de Marx foi conceber a sociedade dividia em duas classes estanques. Weber criticou essa idia marxiana e imaginou a diviso em um nmero maior de classes. O professor comenta ainda a questo da expropriao da fora de trabalho, que Marx chama de alienao de parte da fora de trabalho. Alienao o fenmeno de expropriao, e mais valia a quantidade de fora de trabalho alienada. Essas categorias de pensamento s fazem sentido na viso marxiana e marxista de trabalho, em que trabalho concebido como essncia humana. Talvez fizesse sentido na sociedade eminentemente industrial de seu tempo, em que o trabalhador no tinha direitos e compensaes como os tm o trabalhador hodierno, refiro-me aqui ao trabalhador em um pas liberal econmico. Como compreender a mais valia aplicada ao salrio de um jogador de futebol, por exemplo?

ESTRUTURAO SOCIAL A estruturao social conforme pensada por Marx pode ser lida, segundo Mazzeo, no prefcio de A Contribuio a Crtica da Economia Poltica. Pro Marx a infra-estruturar seria a base econmica e a superestrutura seria a case ideo poltico jurdica.

COMUNISMO
Uma sociedade pretendida e possvel, segundo a sua (de Marx) avaliao era uma sociedade onde os produtores vivessem de forma associada, que ele vai chamar de sociedade dos produtores associados em seus manuscritos de 44 ou comunismo. Por isso costuma-se dizer tambm que a viso do Marx era uma viso da possibilidade que o capitalismo criaria para sua prpria superao.

A sociedade dos produtores associados demandaria um desenvolvimento cientfico, tcnico e econmico para sua realizao plena que apenas o capitalismo proporcionaria. Socialismo, que para Marx a fase de transio entre o capitalismo e o comunismo, na qual o Estado se dissolve, criando as condies necessrias ao comunismo, produziu na prtica um efeito contrrio no que diz respeito ao Estado, segundo Mazzeo, pois o Estado no dissolveu, tornou-se mais forte e mais opressor. O

professor equivoca-se, pois desconsidera em sua anlise o princpio dialtico da negao hegel-maxiano. Pela lgica desse princpio, a dissolvio do Estado se daria pelo seu fortalecimento, foi exatamente o que a experincia socialista proporcionou ao longo do sculo XX. Em uma entrevista para o programa Na ntegra, da TV Cultura, o historiador Antnio Carlos Mazzeo, especialista em Marx, analisa a experincia socialista da seguinte forma:

Em vez dela (a experincia socialista) se preparar para dissolver o Estado, ela criou um Estado maior do que seria, vamos dizer assim, proposto por Marx, ela no dissolveu o Estado. Ento, obviamente, essa experincia socialista (...) no vivenciou essa ampla liberdade individual, porque essas sociedades socialistas que existiram tiveram grandes problemas de democracia interna, acabaram se transformando em ditaduras de partidos e no em sociedades onde o centro era o trabalho, a prpria sociedade.

REVOLUO O professor afirma que o laboratrio de Marx foi a histria, de onde ele concluiu que em qualquer poca o poder foi confrontado pelo contra-poder. Na fase histrica imediatamente anterior fase capitalista, que na verdade levou a esta, tivemos as revolues burguesas: Revoluo Americana e Francesa, por exemplo. Se h algo de similar entre as dinmicas histricas revolucionrias anteriores que embasaram as idias de Marx e a revoluo por ele idealizada, que todas as revolues sociais levaram a um domnio, to opressor quanto ao suplantado, as classes que a protagonizaram. O socialismo real foi, e nunca passou disso, a ditadura do Partido Comunista.

S-ar putea să vă placă și