Sunteți pe pagina 1din 2

Empreendedorismo

Constitui-se em um conjunto de comportamentos e hbitos que podem ser adquiridos, praticados e reforados nos indivduos, de forma a torna-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos e inventar negcios. Empreendedor O empreendedor aquele capaz de transformar seu sonho ou ideia em realidade rentvel, ou seja, realidade que traz satisfao e lucro.

Comportamentos empreendedores

So caractersticas do comportamento empreendedor: Busca de oportunidades e iniciativa Ter a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negcios, desenvolver novos produtos e servios, propor e implementar solues inovadoras. Persistncia Enfrentar os obstculos decididamente, buscando sempre o sucesso, mantendo ou mudando as estratgias, de acordo com as situaes. Correr riscos calculados Analisar as alternativas, dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles. Exigncia de qualidade e eficincia Decidir que far sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam. Comprometimento Fazer sacrifcios pessoais, se esforar para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, at mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; fazer fora para manter os clientes satisfeitos. Busca de informaes Interessar-se, pessoalmente, por obter informaes sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar, pessoalmente, como fabricar um produto ou prestar um servio; consultar especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial. Estabelecimento de metas Assumir metas e objetivos que representem desafios e tenham significado pessoal; definir , com clareza e objetividade, o que se quer atingir e em que prazo. Planejamento e monitoramento sistemtico Planejar, dividindo tarefas de grande porte em tarefas menores com prazos definidos; revisar constantemente os seus planos, considerando os resultados obtidos e as mudanas circunstanciais; manter registros financeiros e utiliz-los para tomar decises. Persuaso e rede de contatos- Utilizar-se de estratgias para influenciar ou convencer os outros, a fim de conseguir melhorias no seu negcio; manter boas relaes comerciais com clientes e fornecedores.

Independncia e autoconfiana Buscar manter os seus pontos de vista mesmo diante de um insucesso temporrio. Ter confiana na sua prpria capacidade de realizar alguma tarefa difcil ou de enfrentar desafios.

Cada aluno fala uma palavra para definir a aula do dia e o orientador com uma bexiga na mo diz que colocou todas as palavras dentro da bexiga. Coloca a bexiga no centro de um crculo formado pelos alunos e diz que todos em pensamento, com a fora de vontade, vo tentar estourar a bexiga. At que um aluno (espera-se), estoure a bexiga com as mos, os ps e o orientador explique que se no tiver AO nada do que foi idealizado e planejado vai dar certo...

S-ar putea să vă placă și