Sunteți pe pagina 1din 9

Aula 9 - A histria como disciplina: Leopoldo von Ranke e a consolidao do cnone historiogrfico Objetivo Acompanhar a formao inicial do modelo

historiogrfico rankiano e suas tenses com a Literatura e a Filosofia.

I. Uma nova histria para um novo tempo At o sculo XVIII a escrita da histria era concebida como uma atividade eminentemente literria. Vimos que no chamado modelo

ciceroniano, a histria era um tipo de discurso epidtico, voltado para a amplificao de vcios e virtudes. Uma obra que chamaramos hoje de ficcional poderia ter funes semelhantes s da histria, com a diferena de que enquanto a histria estava limitada ao que aconteceu, as obras ficcionais deveriam mostrar modelos ideais e perfeitos de sentimentos e aes. Era o que queria dizer Aristteles quando afirmou que a tragdia era mais filosfica do que a histria, j que poderia mostrar como as coisas deveriam ser, enquanto a histria se limitaria ao acontecido.

Um homem de letras do sculo XVIII escreveria sobre muitos assuntos, cruzando o que chamaramos hoje de fronteiras disciplinares. Essas fronteiras foram construdas ao longo do sculo XIX. Com a histria no foi diferente, ela se tornou uma disciplina universitria, uma cincia com suas prticas e regras prprias. Esse processo no foi simples, nem ocorreu de modo completo. A poltica, a religio, a literatura sempre reivindicaram algum tipo de saber sobre as sociedades humanas, inclusive sobre seu passado.

Nenhum historiador moderno teve um papel to determinante nesse processo quanto o alemo Leopold von Ranke (1795-1886).

sobre ele que falaremos nesta aula.

II. Ranke, historiador

Detalhe do retrato de Ranke pintado por Julius Friedrich Anton Schrader, 1868. Cpia de Adolf Jebens, 1875. Fonte: http://germanhistorydocs.ghidc.org/image.cfm?image_id=281&language=english

Ranke nasceu na pequena cidade de Wiehe, na Turngia, na poca uma regio do Eleitorado da Saxnia, um estado independente aliado da Prssia, hoje parte da federao alem. Nosso personagem era filho de um bemsucedido magistrado, em uma famlia que contava com diversos pastores dentre seus antepassados. Cresceu em um ambiente intelectual marcado pelo luteranismo. Em sua autobiografia, ditada j no final da vida, descreveu como sua pequena cidade vivenciou o conflito entre as tropas de Napoleo e os aliados nas batalhas de 1812, durante a chamada Campanha da Rssia.

Aps freqentar a universidade em Leipzig, em 1818 Ranke iniciou sua vida profissional como professor em um ginsio na cidade prussiana de Frankfurt. Embora tenha cogitado uma carreira literria, j em Frankfurt Ranke comeou suas pesquisas histricas, publicando em 1824 seu primeiro livro: Histria dos povos latinos e

germnicos, 1494-1525. Na introduo desse trabalho j se


anunciava a necessidade de um novo tipo de histria, mais preocupada em compreender do que em julgar o passado. O sucesso desse primeiro livro abriu caminho para uma ascenso profissional surpreendente, levando-o em 1825, aos 30 anos, a se tornar professor da Universidade de Berlim.

Universidade de Berlim Fundada em 1810 por Wilhelm Von Humboldt, a Universidade de Berlim se tornaria modelo de universidade moderna, procurando conciliar o ensino e a pesquisa, fornecendo ao aluno formao especializada e uma ampla base humanstica.

Em 1827 publicou a Histria das monarquias espanhola e otomana nos

sculos XVI e XVII, tendo sido premiado pelo governo prussiano com uma
viagem de estudos para investigar os arquivos diplomticos das cidades italianas. Retornou a Berlim em 1831 com vasto material documental. A proximidade com as autoridades prussianas logo afastaram Ranke da ambincia liberal que freqentou nos primeiros anos em Berlim, tornando-o ainda mais prestigiado nos crculos governamentais. Em 1832 fundou e editou um jornal conservador, de carter oficial. Criado para combater as idias liberais novamente em voga com os movimentos revolucionrios de 1830, o Historisch-Politische Zeitschrift foi publicado entre 1832 e 1836.

Entre 1834-1836 Ranke publicou sua Histria dos papas, afirmando ter assumido em face dos acontecimentos uma postura imparcial. Dizia ele ter sido o primeiro protestante a encarar com iseno aquele perodo da histria da Igreja. O fato que nem catlicos nem protestantes ficaram plenamente satisfeitos com o livro, o que contribuiu para criar um interesse que extrapolou as fronteiras germnicas. Em 1841 foi nomeado Historiador Real por Frederico IV da Prssia. At sua morte em 1886, Ranke manteria uma estreita afinidade com os ideais conservadores do Estado prussiano, influenciando com sua vasta obra geraes de historiadores alemes e europeus.

III. A sombra de Hegel No temos muitas informaes sobre as relaes entre Ranke e Hegel na Universidade de Berlim, mas pelas divergncias sobre o papel do historiador e da histria, possvel que no tenham sido muito cordiais. Nas suas Lies, Hegel criticou profundamente um ideal de histria que j poderia ser maldosamente identificado com o ideal rankeano:

At mesmo o historiador mediano e medocre, que talvez acredite e simule ser apenas receptivo, que est apenas entregando-se aos dados, no passivo em sua maneira de pensar. Ele traz consigo as suas categorias e v os dados atravs delas. (HEGEL, 1990, p.
55).

Embora os dois autores acreditassem que a ordem da histria fosse de algum modo garantida por Deus, discordavam da forma de visualizar essa ordem. Enquanto Ranke esperava ver a mo de Deus agindo na histria

apenas de modo indireto, pelo exame minucioso dos fatos, Hegel criticava abertamente um tipo de teologia que negava a possibilidade do conhecimento
4

direto de Deus. Para ele, a filosofia da histria era o modo de conhecer diretamente os objetivos da Providncia.

Ranke tambm no compartilhava da crena de que era possvel prever o futuro por meio de uma anlise filosfica do passado.

Como Herder, acreditava que foras ativas agiam na histria, e que o verdadeiro historiador saberia identific-las pela anlise dos fatos. Outro princpio importante para Ranke era a noo de unidades histricas. Era preciso definir os limites reais da histria a ser contada, de modo que a compreenso s poderia ser garantida quando todas as histrias daquela Histria fossem relacionadas entre si, formando um quadro geral. Os indivduos, os povos e as pocas so momentos diferentes dessa unidade de sentido histrico. Para cada Histria o historiador deveria descobrir os princpios organizadores. Justificando os limites de seu primeiro livro, Ranke dir que a Histria das naes latinas e germnicas forma uma unidade e que a evoluo destes povos no pode ser compreendida isoladamente. O que Ranke estava dizendo que o prprio passado se desenvolve concretamente como uma histria, cabendo ao historiador descobrir o seu enredo e os fatos essenciais para sua compreenso. Essa nfase nas unidades histricas no era completamente

incompatvel com a filosofia de Hegel, embora houvesse uma importante diferena de abrangncia, pois Hegel acreditava ter descoberto os princpios organizadores da Histria da humanidade em geral, fato que Ranke no se cansaria de criticar.

IV. Histria e literatura: o caso Walter Scott

No sculo XIX a literatura tambm se afastava do modelo clssico retrico. Ela deixava de ser vista como uma habilidade imitativa a capacidade de dominar as formas literrias herdadas dos clssicos para se tornar uma espcie de misso cultural, uma forma de representao da verdadeira realidade de cada poca. De certo modo, o romance e a historiografia comeavam a buscar a mesma coisa, ou seja, uma representao realista do mundo social. Mas os dois gneros, apesar de muitas

convergncias, desenvolveriam mtodos distintos.

Romance O romance considerado o gnero literrio moderno por excelncia. Na forma que o conhecemos, ele surgiu ao longo do sculo XVIII, sempre tendo como tema a histria da formao de um indivduo. Embora inventado, os personagens do romance pretendem ser verossmeis, ou seja, coerentes com os que realmente existem ou existiram no lugar ou poca em que se passa a histria.

Um captulo importante dessa diferenciao pode ser encontrado nos comentrios de Ranke a respeito da obra do escritor escocs Sir Walter Scott. Vimos em nossa primeira aula que Scott havia se tornado famoso por seus romances histricos.

Em sua autobiografia, Ranke relata seu interesse inicial pela obra de Scott, em especial uma intitulada Quentin Durward que retrata a histria de um aventureiro escocs na corte francesa de Lus XI. Comparando o romance de Scott com os documentos originais, Ranke dizia ter descoberto:

... que a verdade era mais interessante e bela que o romance. Abandonei ento este ltimo [o romance] e resolvi evitar toda a inveno e imaginao nas minhas obras, mantendo-me preso aos fatos. (RANKE, 1981, p. 5)

Essa crtica imaginao estava fundada na crena de que a histria em si deveria prover a forma na qual o livro seria escrito, no cabendo ao

historiador imaginar ou inventar o enredo. Ainda sobre esse assunto, ele escreveu no prefcio ao livro de 1824:

Uma estrita apresentao dos fatos, contingentes e deselegantes como possam ser, a lei suprema [da histria]. A segunda, para mim, o desenvolvimento da unidade e o progresso dos eventos.
(Ranke: 1981, p. 58).

Por isso, no se poderia esperar do livro de histria o mesmo desenvolvimento livre dos romances. Ranke procurava justificar a autonomia da histria em um contexto no qual as expectativas dos leitores haviam sido moldadas pela leitura dos romances histricos, de um lado, e pelas histrias filosficas, de outro.

V. Histria, ponto de vista e poltica Uma das frases mais conhecidas e mal interpretadas de Ranke diz que o historiador deve mostrar os fatos como eles realmente aconteceram. Em seu contexto original, no prefcio de seu livro de 1824, Ranke procurava romper com os modelos clssicos de uma histria mestra da vida, e no afirmar algum tipo de crena em uma neutralidade cientfica absoluta. Lembremos que nos modelos clssicos a histria tinha funes morais e polticas, com a multiplicao de pontos de vista religiosos e nacionais, o discurso da histria tambm se pulverizou na defesa de muitas causas e valores divergentes. em nome da liberdade e autonomia do historiador que o jovem Ranke defender novas funes para a histria. Talvez seja til ler a passagem em seu contexto:

Foi atribuda Histria a funo de julgar o passado e instruir o presente para benefcio das pocas futuras. Esta obra no visa to elevada funo: ela busca apenas mostrar o que realmente

aconteceu [em alemo: wie es eigentlich gewesen.] (RANKE,


1981, p. 58).

Afastar os julgamentos da obra do historiador significaria liber-lo da tarefa de tomar partido, em especial do ponto de vista religioso, em um contexto europeu em que a diviso entre catlicos e protestantes ainda ditava muito da vida intelectual. Por isso, o grande desafio que Ranke props a si mesmo foi a escrita da histria dos papas, depois as histrias da Frana e Inglaterra, potncias rivais da Prssia. Todas essas histrias precisariam ser escritas, pois faziam parte de uma mesma Histria da poca moderna. Dizer o que realmente aconteceu no significava uma exibio pura e simples dos fatos. Ranke sabia que o objetivo final da histria era mostrar as grandes unidades, o sentido da histria que se estava contando, mas para isso era preciso partir dos fatos bem estabelecidos, e no de crenas prvias. Ao mesmo tempo, a escolha dos fatos dependeria do ponto-de-vista histrico adotado pelo historiador. Um pouco antes dessa passagem, Ranke tambm escreveria:

O objetivo do historiador depende de seu ponto-de-vista. Do meu ponto de vista, nesse volume duas coisas precisam ser ditas. Primeiro, eu vejo os povos latinos e germnicos como uma unidade. (RANKE, 1981, p. 56).

O segundo ponto de vista, exposto mais adiante no texto, o de que esses povos (latinos e germnico) formam o ncleo de toda a Histria moderna. Ao longo da disciplina, veremos que as intenes do jovem Ranke no impediram que a historiografia do sculo XIX se congelasse em frmulas rotineiras. Tambm as relaes dos historiadores com o Estado moderno e sua

burocracia, que inicialmente parecia garantir maior liberdade ao ofcio, logo mostrariam seus limites em uma historiografia cada vez mais nacionalista, que foi se afastando da idia original de uma Histria moderna capaz de unificar as diversas histrias nacionais.

Frum de Debates Considerando a famosa frase de Ranke, mostrar o que realmente aconteceu, discuta as novas funes assumidas pelo historiador e suas relaes com o romance e a filosofia da histria. Considere como ponto de partida do debate a idia da unidade das pocas histricas formulada por Ranke como guia para a sua obra.

Bibliografia HEGEL, Georg W. F. A razo na histria. So Paulo: Editora Moraes, 1990. Traduo de Lies sobre a Filosofia da Histria. RANKE, Leopold Von. The secret of world history: selected writings on the art and science of history. Traduo de Roger Wines. New York: Fordham University Press, 1981. CURTHOYS, Ann; DOCKHER, John. Leopold von Ranke and Sir Walter Scott. In: ___. Is history fiction? Michigan: The University of Michigam Press, 2005.

Para Saber Mais Leia a seo 3.3. da dissertao de Mestrado de Gssica Ges Guimares Gaio (A tarefa do historiador no alvorecer do historicismo. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2007. Disponvel em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgibin/db2www/PRG_0490.D2W/INPUT?CdLinPrg=pt>)

S-ar putea să vă placă și