Sunteți pe pagina 1din 30

INTRODUO AO ANTIGO TESTAMENTO PANORAMA.

Aula: II 12/08/2013

CONCEITO GERAL
Teologia a cincia que trata do nosso conhecimento de Deus, e das coisas divinas. A teologia abrange vrios ramos, vejamos: Teologia exegtica - Exegtica vem da palavra grega que significa extrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras. Teologia Histrica - Envolve o Estudo da Histria da Igreja e o desenvolvimento da interpretao doutrinria. Teologia Dogmtica - o estudo das verdades fundamentais da f como se nos apresentam nos credos da igreja. Teologia Bblica - Traa o progresso da verdade atravs dos diversos livros da Bblia e descreve a maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes. Teologia Sistemtica - Neste ramo de estudo os ensinamentos concernentes a Deus e aos homens so agrupados em tpicos.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

O Velho Testamento a parte preparatria de Deus para revelaes maiores e mais profundas ao homem. Por isso especial. Deus providenciou uma revelao e mostrou seus diferentes mtodos:

A seguir...
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

Sonhos - Joel 2:28 E h de ser que, depois derramarei o meu Esprito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizaro, os vossos velhos tero sonhos, os vossos jovens tero vises. Jeremias 23:32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu no os enviei, nem lhes dei ordem; e no trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. Vises - Atos 7:31 Ento Moiss, quando viu isto, se maravilhou da viso; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor, ( Uma Viso espiritual ) Aparies - Isaas 6:1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi tambm ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu squito enchia o templo. Histrico - A Melhor forma de revelao de Deus ao homem sem dvida atravs da histria. Atravs da convivncia com Deus, atravs das experincias adquiridas com Ele.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

OS PERODOS HISTRICOS DA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO


A Era Pr-patriarcal
A palavra principal "Beno" repetida da parte Deus que existia apenas no estado embrionrio. No inicio, trata-se da "Bno" da ordem criada. Depois, a "Bno" da famlia e da Nao, em Ado e No. O auge veio na quntupla "Bno" para Abrao em Gnesis 12:1-3, que inclua bnos materiais e espirituais.
CONTINUA...
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A ERA PATRIARCAL
Esta era foi to significativa que Deus Se anunciava como "Deus dos patriarcas", ou "Deus de Abrao, de Isaque e de Jac". Alm disto, os patriarcas eram considerados "profetas" (Gn 20:7; SI 105:15). Aparentemente era porque pessoalmente recebiam a palavra de Deus. Frequentemente, a palavra do Senhor "veio" a eles de modo direto (Gn 12:1; 13:14; 21:12; 22:1) ou o Senhor "apareceu" a eles numa viso (12:7; 15:1; 17:1; 18:1) ou na personagem do Anjo do Senhor (22:11,15). Os perodos de vida de Abrao, Isaque e Jac formam outro tempo distintivo no fluxo da histria. Estes trs privilegiados da revelao viram, experimentaram e ouviram tanto, ou mais, durante o conjunto de dois sculos representado pelas vidas combinadas deles, do que todos aqueles que viveram durante os milnios anteriores!
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A ERA MOSAICA
Israel foi ento chamado "reino de sacerdotes e nao santa" (xodo 19:6). Deus, com todo o amor, delineava os meios morais, cerimoniais e civis de se cumprir to alta vocao. Viria no ato primrio do xodo, com a graciosa libertao de Israel do Egito, operada por Deus, a subsequente obedincia de Israel, em f, aos Dez mandamentos, a teologia do tabernculo e dos sacrifcios, e semelhantes detalhes do cdigo da aliana (xodo 21-23) para o governo civil.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A ERA PR-MONRQUICA
Uma das partes da promessa de Deus que recebeu uma descrio detalhada foi a conquista da terra de Cana. Esta histria se estende ao longo do perodo dos juizes para incluir a teologia das narrativas da arca da aliana em 1 Samuel 4-7 os tempos se tornaram to distorcidos e tudo parecia estar em tantas mudanas subsequentes devido ao declnio moral do homem e falta da revelao da parte de Deus.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A ERA MONRQUICA
O pedido do povo no sentido de lhe ser dado um rei, quando Samuel era juiz (1 Sm 8-10). e at o reinado de Saul nos preparam negativamente para o grandioso reinado de Davi (1 Sm 11 2 Sm 24:1 Reis l-2.) A histria e a teologia se combinavam para enfatizar os temas de uma dinastia real continuada, e um reino perptuo com um domnio e alcance que se tornaria universal na sua extenso e influncia. Mesmo assim, cada um destes motivos rgios foi cuidadosamente vinculado com ideias e palavras de tempos anteriores: uma "descendncia " um "nome" que "habitava" num lugar de "descanso", uma "bno" para toda a humanidade, e um "rei" que agora reinava sobre um reino que duraria para sempre.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

QUESTES IMPORTANTES SOBRE REVELAO


1) Distino entre revelao e apreenso: A compreenso vinha a medida que o homem ponderava a revelao feita. 2) Revelao Parcial: Algumas coisas foram reveladas, mas no foram explicadas. A explicao pode vir mais tarde, ou no vir jamais, Deut. 29:29. Tambm no Novo Testamento h coisas reveladas mas no explicadas: Nascimento virginal de Jesus, Trindade, Dupla Natureza de nosso Senhor. 3) Revelao Universal: A revelao foi feita com o objetivo de se estender a humanidade toda: "Em ti sero bendita todas as naes", Deus disse a Abrao. (Gnesis 12:3)
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

DIVISES DA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO

As divises naturais incluem as grandes doutrinas a serem discutidas:

A Doutrina da Criao A Doutrina de Deus A Doutrina do Homem e do Pecado A Doutrina da Salvao.


www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A DOUTRINA DA CRIAO
A Constatao de um princpio claramente definido, tanto nas referncia cosmolgicas quanto bblicas, podem desencadear novas e fascinantes descobertas que confirmem ainda mais, as sbias palavras das Escrituras.
Podemos dizer que a " Cincia e a religio so como duas janelas na mesma casa, atravs de ambas contemplamos as obras do Criador.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

Teorias Referente a Criao


Teoria da Grande Exploso - ("BIG BANG"). A partir do estudo de Einstein. sobre a Teoria da Relatividade, outros cientistas acreditam que o Universo era uma bola imensa de hidrognio que se expandiria indefinidamente e alcanaria distncias quase infinitas. Eles imaginam que, em algum tempo indecifrvel. houve uma grande exploso desta imensa bola de hidrognio. Da, surgiram os mundos, as galxias. Na tentativa de definir as origens do Universo, procuram determinar a sua idade, sugerindo a cifra de 12 bilhes de anos. De fato, esta teoria acredita na eternidade da matria, mas a Bblia a refuta, quando declara que tudo em algum tempo comeou a existir, "No princpio, criou Deus os cus e a terra.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A TEORIA DO PANTESMO
O Pantesmo declara que Deus e a Natureza so a mesma coisa e esto inseparavelmente ligados. A ideia bsica desta teoria que o Senhor no cria nada, mas tudo emana e faz parte dEle. Entretanto, a revelao bblica no aceita, de modo algum, este ensinamento, pois o Criador no parte do Universo, e , sim, este foi criado por Ele. (SI 6)
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A TEORIA EVOLUCIONISTA
Criada por Charles Darwin, ensina que a matria eterna, preexistente. A partir da, mediante processos naturais e por transformao gradual, os seres passaram a existir. Entretanto, a Bblia declara que Deus criou todas as coisas, isto , tudo teve um comeo. As provas diretas da criao, alm da Cincia, esto expostas na Bblia Gn 1.1.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

TEORIA DA CRIAO, A PARTIR DO NADA


Catastrfica . Esta talvez, a mais difundida, ensinada e pregada no meio evanglico. Declara que Deus criou tudo "do nada", mediante o poder de sua palavra. Utiliza-se como base, para a afirmao desta ideia, o texto de Hebreus 11.3, o qual diz que "os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que aquilo que se v no foi feito do que aparente. Ora, entendemos que aquilo qual no aparente, no quer dizer "do nada", mas pode referir-se coisas imateriais.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A DOUTRINA DE DEUS
ATRIBUTOS DA PERSONALIDADE DE DEUS 1 Aspecto de sua personalidade - INTELECTO Isaas 11: 2 Repousar sobre ele o Esprito do Senhor, o Esprito de sabedoria e de INTELIGNCIA, o Esprito de conselho e de fortaleza, o Esprito de conhecimento e de temor do Senhor. - Escolhe Atos 20: 28 - Ensina Joo 14: 26 - Instrui Atos10:1920 - Fala Apoc. 2: 7 Continua...
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

2 Aspecto de sua personalidade - VOLIO: I Cor. 12: 11 Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. - Testifica Joo 15: 26 - Envia Atos 13: 2, 4 - Impede Atos 16 ; 6-7 - Intercede Rom. 8: 26 - Revela II Pe. 1: 21 Continua...
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

3 Aspecto de sua personalidade SENSIBILIDADE: Rom. 15: 30 Rogo-vos, irmos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Esprito, que combateis comigo nas vossas oraes por mim a Deus. Ama II Tim. 1: 7 - Entristece Ef. 4: 30 Portanto qualquer ser que pensa, que ama, que quer, uma pessoa.

www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

ATRIBUTOS DE SUA GRANDEZA

Auto-Existncia: Deus existe por Si mesmo. Ele nunca teve incio, portanto Deus absolutamente independente de tudo fora de Si mesmo para a continuidade e perpetuidade de Seu Ser. Deus a razo de sua prpria existncia ( Joo 5: 26; Salmo 36: 9 ).

www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

Eterno: A infinidade de Deus em relao ao tempo denominada eternidade. Deus Eterno (Salmos 90: 2; Deuteronmio 33: 27 ). A eternidade de Deus significa que Deus transcende a todas as limitaes de tempo ( II Pedro 3: 8 ) Ele o Eterno EU SOU. Deus elevado acima de todos os limites temporais e de toda a sucesso de momentos, e tem a totalidade de sua existncia num nico presente indivisvel (Is.57:15).
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

Imutabilidade: o atributo pelo qual no encontramos nenhuma mudana em Deus. A base de Sua imutabilidade sua perfeio porque toda mudana tem que ser para melhor ou pior e sendo Deus absolutamente perfeito jamais poder ser mais sbio, mais santo, mais justo, mais misericordioso, e nem menos. ( Deuteronmio 32: 4; Tiago 1: 17 ). O prprio Deus jamais mudar de opinio, mas far conforme seu plano predeterminado (Isaas 46:9,10).
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

Onipresena: Deus est em todos os lugares ao mesmo tempo ou tudo est em sua presena O Pantesmo ensina que tudo Deus Os Materialista ensina que Deus est distribudo em todo o espao

Imensido: A infinidade de Deus em relao ao espao denominada imensidade. Deus imenso ( Isaas 66: 1; Jeremias 23: 24 ).
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

Oniscincia: Atributo pelo qual Deus, nica, conhece-se a Si prprio e a todas as coisas possveis e reais. Seu conhecimento no progressivo ou fragmentado e Nem precisa de observar ou de raciocinar para adquirir conhecimento ( J 37: 16; Isaas .40:28 ). Prescincia: Significa conhecimento prvio do futuro. No deduo ou previso ( Mateus 6:8 ). Onividncia: Significa que tudo est ao alcance de Sua viso, isto , das coisas que existiram no passado, que existem no presente e existiro no futuro.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

Onipotncia: o atributo pelo qual encontramos em Deus o poder ilimitado para fazer qualquer coisa que Ele queira, no significa o exerccio para fazer aquilo que incoerente com a natureza ( Romanos 7: 15 ). Entretanto h muitas coisas que Deus no pode realizar. Ele no pode mentir, pecar, mudar ou negar-se a Si mesmo ( Nmeros 23: 19; Hebreus 6: 18; Tiago 1: 13; ).
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

OUTROS ATRIBUTOS
- Perfeito Salmo 18:30 - Infinito I Reis 8:27 - Soberano Neemias 9:6 - Incompreensvel J 37:5 Demais atributos e estudo dos Nomes de Deus estaremos analisando na Matria Teologia Sistemtica de Deus.

www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

A DOUTRINA DO HOMEM E DO PECADO Tm surgido as mais variadas teorias acerca da origem do homem. De um modo geral, elas no conseguem anular a ligao do ser humano com a Terra. Entretanto, a nica fonte realmente autorizada, acerca da origem da humanidade, a Bblia Sagrada. Os dois primeiros captulos de Gnesis nos oferecem, de modo plausvel e coerente, a verdadeira histria das origens, inclusive a do homem. O RESTANTE DA MATRIA VAMOS ESTUDAR EM ANTROPOLOGIA TEOLGICA.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

O TANAK: ESCRITURA SAGRADA DOS JUDEUS O termo artificial TANAK, construdo com as letras iniciais das palavras: Torah Lei, Nebiim Profetas e Ketubim Escritos TANAK, indica o esquema organizativo de acordo com os diversos livros que foram organizados e demandam serem entendidos. Os 39 livros do TANAK, conforme a contagem atual, so mencionados por Josefo como 22e no quarto livro de Esdras com 24.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

O nmero 24 alcanado quando se considera cada vez 1 e 2Sm, 1 e 2Rs, Esd e Ne, bem como como os 12 profetas menores como 1 livro. A reduo para 22 rene ainda Jz e Rt, Jr e Lm em um livro cada. Ambos os nmeros enfatizam a ideia da totalidade e da perfeio: 22 o nmero de letras do alfabeto hebraico; 24 resultante de 2 vezes os 12 meses ou as 12 tribos de israel.
www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

NO PODEMOS FALTAR NA PRXIMA AULA 19 DE AGOSTO


NO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO.

BOA SEMANA!! PAX DOMINI. ATT: ENEY LIMA


www.fatbi.com.br dr.eney@fatbi.com.br

S-ar putea să vă placă și