Sunteți pe pagina 1din 2

A VIDA COMO ELA E A ORAO DO HOMEM DE DEUS Texto: Salmo 90 - Orao de Moiss, o homem de Deus.

. INTRODUO/APROXIMAO 1 Senhor, tu tens sido o nosso refgio, de gerao em gerao. I. A REALIDADE DE DEUS que se revela nos seguintes atributos: (1) Sua Eternidade 2 Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu s Deus. Os autores do AT usam a palavara olam para indicara a eternidade de Deus. A palavara indica uma continuidade indefinida com o passado ou com o futuro. Deus chamado de olam em Gn 21.33. (2) Seu Poder 3 Tu reduzes o homem ao p e dizes: Tornai, filhos dos homens. (3) Sua imutabilidade 4 Pois mil anos, aos teus olhos, so como o dia de ontem que se foi e como a viglia da noite. O conceito de imutabilidade aplicado a Deus destaca a compreenso dos autores bblicos de que a atauao de Deus na criao e na manuteno do Universo no implica modificao de seu ser. II. A MORTALIDADE DA SUA CRIAO que se revela nos seguintes problemas: (1) Brevidade da nossa vida 5Tu os arrastas na torrente, so como um sono, como a relva que floresce de madrugada; 6 de madrugada, viceja e floresce; tarde, murcha e seca. Trs metforas: a) Comparados a um objeto que arrastado em muitas guas como a de um dilvio; (5a) 5Tu os arrastas na torrente (nun dilvio), b) Comparados a uma parte (a segunda de trs partes com durao de aproximadamente 4 horas) de uma viglia (5b) , so como um sono c) Comparados a relva (5c-6) como a relva que floresce de madrugada; 6 de madrugada, viceja e floresce; tarde, murcha e seca. (2) Pecaminosidade na nossa existncia 7 Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados. 8 Diante de ti puseste as nossas iniqidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos. 9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Duas constataes: a) A ira de Deus contra o pecado uma realidade . 7 Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados. b) O homem no pode escapar do juzo de Deus, porque no pode escapar de Deus 8 Diante de ti puseste as nossas iniqidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos.
1

(3) Pesar em nossa vida 9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. 10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e ns voamos. 11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua clera, segundo o temor que te devido? a) Um sentimento de absoluta inutilidade, de impotncia, de vazio deve tomar conta da vida de cada ser humano 9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Tudo vaidade, repete o Pregador no Livro do Esclesiastes b) Uma vida longa a velhice, portanto - , na verdade, dentro dessa perspectiva, uma maldio e no ocasio para celebraes. 10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e ns voamos. c) Verificao de que, naturalmente, o homem despreza a revelaao que Deus faz de si mesmo. - 11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua clera, segundo o temor que te devido? III. PETIES E SUAS FINALIDADES PETIES (1) 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, (2) 13 Volta-te, SENHOR! At quando? (3) 14 Sacia-nos de manh com a tua benignidade FINALIDADES para que alcancemos corao sbio. Tem compaixo dos teus servos. para que cantemos de jbilo e nos alegremos todos os nossos dias. 15 Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade.

(4) 16 Aos teus servos apaream as tuas confirma sobre ns as obras das nossas obras, e a seus filhos, a tua glria. 17Seja mos, sim, confirma a obra das nossas sobre ns a graa do Senhor, nosso Deus; mos.

CONCLUSO Nossa orao deve reconhecer (1) A majestade de Deus. (2) A nossa inadequao diante de Deus. (3) A graa de Deus em nossa vida.
2

S-ar putea să vă placă și