Sunteți pe pagina 1din 3

INVEJA E GRATIDO Melanie Klein (1957) Inveja expresso oral sadstica e anal sadstica de impulsos destrutivos que operam

am desde o incio da vida (so constitucionais). Importncia de observar o beb para entender o adulto. Parto experincias de desprazer desperta ansiedades persecutrias. Dupla relao com a me seio bom/seio mau. Problemas no parto podem fazer a relao com o seio comear em desvantagem. Circunstncias externas so importantes. At mesmo uma amamentao feliz no consegue substituir de todo a unidade pr-natal com a me. Beb busca um seio que no se esgota e que est sempre presente. Busca constante de evidncias do amor materno. A experincia refora os conflitos inatos entre amor e dio. Emoes pr-verbais memrias em sentimentos. A inveja contribui para as primeiras dificuldades do beb em constituir seu bom objeto. Inveja sentimento raivoso de que outra pessoa tem algo desejvel. Impulso de tom-lo ou destru-lo. Relao do indivduo com uma s pessoa (remonta relao exclusiva com a me). Ligada principalmente projeo. Cime Baseado na inveja, mas envolve relao com pelo menos duas pessoas. Envolve um rival que lhe rouba o amor. Sentir-se preterido. Voracidade desejo insacivel, mais do que o sujeito precisa. Desejo de sugar at deixar seco, devorar o seio. Introjeo destrutiva. Uma pessoa invejosa insacivel, nunca est satisfeita. Morder a mo que alimenta. Inveja excessiva traos paranides e esquizides so anormalmente intensos beb doente. Paciente invejoso no reconhece a boa interpretao, desvaloriza o trabalho analtico uma convico verdadeira implica em gratido por uma ddiva recebida. O progresso lento na anlise pode ser devido inveja. Inveja desempenha papel importante na reao teraputica negativa. Se o bom alimento e o bom objeto originrio no puderam ser aceitos e assimilados, isso se repete na transferncia. O beb no quer apenas o alimento mas quer que a me o livre de seus impulsos destrutivos e ansiedade persecutria. Compete me livrar-lhe de todas as dores e males de fontes internas e externas. Este sentimento de que a me onipotente tambm encontrado na anlise de adultos. Importncia do conflito para a criatividade. A inveja estraga o objeto bom originrio, d mpeto adicional aos ataques sdicos ao seio . O seio atacado perde seu valor. A voracidade, a inveja e a ansiedade persecutria, que so interligadas, intensificam-se umas s outras. Criana com forte capacidade de amor e gratido tem relao profundamente enraizada com o bom objeto e suporta bem momentos de inveja, dio e ressentimento que surgem em todas as crianas. O bom objeto sempre recuperado.

Beb s pode sentir satisfao completa se a capacidade de amar suficientemente desenvolvida. A satisfao forma a base da gratido. Capacidade de fruir plenamente o seio forma a base para sentir prazer de diversas formas. A gratificao plena ao seio significa que o beb sente ter recebido do objeto amado uma ddiva especial que deseja guardar. Esta a base da gratido (ligada confiana em figuras boas). Esperana. Quanto mais gratido, mais se quer retribuir importante para a reparao e todas as sublimaes. Gratido generosidade. Dar sem esperar nada em troca. Nas pessoas nas quais a riqueza interna no est bem estabelecida, h a necessidade exagerada de reconhecimento e gratido (ansiedade persecutria de haverem sido empobrecidas e roubadas). Ciso muito profunda objeto idealizado e objeto extremamente mau. Objeto idealizado muito menos integrado no ego que o objeto bom, pois se origina mais da ansiedade persecutria que da capacidade de amar. Pessoas que estabeleceram objeto originrio com segurana podem amar o objeto mesmo ele sendo imperfeito. Outras idealizam suas relaes. Tal idealizao tende a desmoronar. Objeto amado tem que ser constantemente trocado por outro. Ego arcaico existe desde o nascimento, mas rudimentar, com falta de coeso.Ciso preserva o ego contra a ansiedade primordial. Um montante de ciso necessrio para a integrao, pois preserva o objeto bom para que mais tarde o ego possa sintetizar seus dois aspectos. IVP. Depressiva o objeto no to mau quanto parecia, parte da maldade era devida a projees. Maior confiana no objeto bom interno. Inveja relativa ao seio da me est relacionada ao cime. Pai acusado de ter levado embora o seio materno. Quando a relao com a me bem fundamentada, o medo de perd-la menos intenso e a capacidade de compartilh-la maior. Fantasia dos pais combinados. Cime na situao edipiana pode ajudar a elaborar a inveja. O cme mais aceitvel, origina menos culpa. Tanto em homens como em mulheres, a inveja desempenha um papel no desejo de tirar os atributos do sexo oposto, bem como de possuir ou estragar aqueles do genitor do mesmo sexo. Por conseguinte, em ambos os sexos, no importa quo divergentes os seus desenvolvimentos, o cime paranide e a rivalidade na situao edipiana direta e invertida so baseados na inveja excessiva em relao ao objeto originrio, a me, ou melhor, seu seio. Estragar a criatividade, a fonte do bom (os bebs que a me contm) Amor pelo bom objeto enriquece a personalidade, est na base da capacidade de fruio e de sublimao. V casos clnicos VI Ansiedades e defesas. Maior ou menor capacidade de tolerar ansiedade constitucional. Defesas primitivas: onipotncia, negao, ciso. So reforadas pela inveja. Defesas contra a inveja: exaltao do objeto (idealizao), fugir da me para outras pessoas admiradas, desvalorizao do objeto, desvalorizao do self,

internalizar vorazmente o seio (acha que tudo que o seio tem de bom dele), suscitar inveja nos outros, abafamento de sentimentos de amor. So defesas que fazem parte da reao teraputica negativa obstculo a poder internalizar o que o analista tem a dar. Quando pode experimentar gratido est em melhores condies de se beneficiar da anlise. Quanto mais os traos depressivos predominarem sobre os traos esquizides e paranides, melhores so as perspectivas de cura. Confuso traos esquizoparanides e inveja excessiva obscurecem a distino entre seio bom e mau. Aparecimento prematuro da culpa. Incapacidade de vivenciar separadamente culpa e perseguio. Identificao projetiva: obscurece distino entre self e objetos, entre mundo interno e mundo externo. VII Dificuldades ao longo da anlise. Flutuaes entre melhoras e retrocessos. Cada passo em direo integrao mobiliza ansiedades, defesas primitivas podem reaparecer. Predomnio da ciso esquizides e paranides Represso neurose Crtica a tcnicas de reasseguramento. Concluso A inveja interfere na construo de uma relao segura com o objeto bom interno e externo, solapa o sentimento de gratido e, de muitas maneiras, obscurece a distino entre bom e mau. Objetivo da anlise : integrao da personalidade. Analista precisa analisar estes sentimentos hostis na transferncia, possibiltando ao paciente reviv-los em sua relao mais arcaica. Maior capacidade de estabelecer bom objeto maior criatividade. Repetidas experincias felizes de ser nutrido e amado so fundamentais para o estabelecimento seguro do objeto bom, assim como as experincias repetidas de eficcia e verdade das interpretaes no analista levam que o analista e o objeto originrio retrospectivamente sejam erigidos como boas figuras. Integrao completa no possvel. A introjeo do analista como um objeto bom, se no est baseada na idealizao, tem efeito de prover um objeto bom interno, l onde ele estava faltando.

S-ar putea să vă placă și