Sunteți pe pagina 1din 3

Padro do Gosto D.

Hume Nos ensaios literrios, a posio de Hume semelhante moral, visto que a fonte do gosto encontra-se no sentimento de prazer ou dor que um determinado evento pode causar a um observador, proporcionando-lhe paixes calmas ou violentas. Assim, para Hume, o refinamento do gosto ou o senso de beleza ou fealdade, numa obra de arte e literria, tambm uma paixo do tipo calma, que no causa qualquer tipo de agitao na mente do observador e do agente, conduzindo-os ao deleite da obra contemplada. Pode-se apontar que a marca geral dos ensaios est na contnua tentativa de Hume em manter firme seu propsito de introduzir nos assuntos morais o mtodo experimental de raciocnio e de tornar a filosofia inserida profundamente no cotidiano humano, o que impediria, em sua viso, que qualquer reflexo mais meditabunda ou ceticismo radical e extremo viesse a predominar. A possibilidade da universalidade do gosto foi questionada por David Hume, filsofo escocs, em seu texto Do Padro do Gosto, segundo ele, gosto se discute. Para compreender como Hume chega a essa concluso necessrio entender como ele explica a origem do conhecimento. Segundo esse filsofo, o conhecimento no se origina pura e simplesmente na mente humana. No nascemos sabendo. Adquirimos o saber na experincia. A partir da experincia que colhemos nossas impresses sobre a realidade que, guardadas na memria e ligadas, associadas pela imaginao, construmos as idias, como se fossem cpias alteradas da realidade. O conhecimento advm dos fatos experincias a partir das impresses e das idias que associamos em nossa mente por isso essa teoria chamada de empirismo lgico. Nesse sentido que Hume se coloca contra qualquer idia arbitrariamente imposta sem um consenso a partir da experincia. Por isso, no concorda que sejam possveis normas morais absolutas, metafsicas, fundamentadas puramente na razo. Apenas uma concordncia entre os cidados sobre as qualidades morais, baseadas na utilidade e no prazer que proporcionam, que garante a validade das regras. E ele tambm leva esse julgamento aos juzos de gosto. Nos juzos de gosto Hume aponta tambm para a idia de consenso. E ele demonstra as dificuldades de se chegar a essa idia comum e a precariedade em concluir alguma idia definitiva e absoluta sobre o belo. Ele constata a grande variedade e diferena de gostos e opinies, mesmo entre indivduos da mesma cultura e que tenham tido a mesma educao. Nos juzos de gosto Hume aponta tambm para a idia de consenso. E ele demonstra as dificuldades de se chegar a essa idia comum e a precariedade em concluir alguma idia definitiva e absoluta sobre o belo. Ele constata a grande variedade e diferena de gostos e opinies, mesmo entre indivduos da mesma cultura e que tenham tido a mesma educao.

O filsofo chama a ateno para que no sejam julgados os gostos estranhos, como sendo brbaros.Brbaro, pode ser tambm o nosso julgamento diante daquele que diferente. No se pode cair na tentao de considerar belo apenas as preferncias de determinadas pessoas ou culturas, ou seja, essa busca de uma padronizao do gosto no pode significar a mutilao do direito de discordar e da liberdade de escolha. A Esttica E O Padro Do Gosto Em David Hume: Regras da arte: para Hume existem algumas regras fundamentais para definir o que arte; ela um padro estabelecido socialmente levando em considerao a beleza a, a delicadeza, o gosto e a esttica. Delicadeza: Para Hume um sentimento, uma rara capacidade que precisa ser lapidada com constante e estremo ardor. A delicadeza uma capacidade sutil de perceber as mudanas das afeces estticas. Preconceito e prejuzo: Toda afirmao a priori nada diz do objeto e a beleza em si no se encontra no objeto um sentimento subjetivo; assim o que em um determinado pais uma virtude em outro pode ser um vicio. O padro de gosto e o juzo sobre a arte: O gosto muito variado e por isso influi diretamente na definio dos juzos. Assim, a beleza fsica pode determinar o padro em um local em outro pode ser visto como um problema. O padro do gosto face a formao do juzo acerca da beleza: A beleza, a delicadeza e o gosto esttico esto no subjetivo do sujeito e no no objeto. Para HUME: mesmo os homens de parcos conhecimentos so capazes de notar as diferenas de gosto dentro do estreito circulo de suas relaes, inclusive entre pessoas que foram educadas sob o mesmo governo e quem desde de cedo foram inculcados os mesmos preconceitos Deste modo, h diferentes concepes de gosto que implicam em diferentes entendimentos acerca do juzo sobre o belo. Nesta perspectiva existe uma contradio entre esses gostos na historia. Se olharmos a realidade mais de perto a realidade histrica se mostrar ainda mais controversa e desafiadora. Segundo o autor aqueles para quem a moral depende mais do sentimento do que da razo tendem a englobar a tica na primeira observao, sustentando que em todas as questes respeitantes conduta e aos costumes as diferenas entre os homens so maiores na realidade do que primeira vista podem parecer Contudo, universalizar tal preceito implica em desconsiderar a diversa quantidade de gostos existente: Assim, natural que procuremos encontrar um padro de gosto, uma regra capaz de conciliar as diversas opinies dos homens, pelo menos uma deciso reconhecida, aprovando uma opinio e condenando outra.

Porem, esta busca nos parece um tanto difcil dada multiplicidade de gostos existentes. Existe uma Filosofia que distingue sentimento de julgamento e por isso impede de alcanar intento em nossa tarefa. O sentimento est sempre certo porque o sentimento no tem outro referente seno ele mesmo, e sempre real, quando algum tem conscincia dele (HUME, 1973:316). Por isso, um sentimento somente pode ocorrer quando da conformidade entre ele realidade. Portanto, no existe beleza em objeto a beleza subjetiva. Os indivduos percebem a beleza de modo distinto, por isso beleza no uma qualidade das prprias coisas, existe apenas no esprito que as contempla, e cada esprito percebe uma beleza diferente (HUME, 1973: 316). Por conseguinte tentar estabelecer uma beleza real ou uma deformidade real infrutfero na mesma proporo de determinar uma doura real ou um amargor real. Segundo Hume o fundamento da composio artstica a experincia, portanto no pode ser dado a priori e nem confundida com uma concluso abstrata do entendimento. Mas, embora todas as regras gerais da arte assentem unicamente na experincia e na observao dos sentimentos comuns da natureza humana, no devemos supor que, em todos os casos, os homens sintam de maneira conforme a essas regras. Estas emoes mais sutis do esprito so de natureza delicada e frgil, precisam do concurso de grande numero de circunstancias favorveis para faz-las funcionar de maneira fcil e exata, segundo seus princpios gerais e estabelecidos (HUME, 1973: 317). Desta forma, toda definio de beleza depende da delicadeza de esprito e do contexto existente, bem como momento e lugar adequado. Por isso, indispensvel uma perfeita serenidade de esprito, concentrao de pensamento, a devida ateno ao objeto: se faltar qualquer dessas circunstancias, nosso experimento ser falacioso e seremos incapazes de avaliar a catlica e universal beleza (HUME, 1973: 317). Isto , a dificuldade para relacionar sentimento e forma, portanto a delicadeza, que a sensibilidade s emoes mais sutis com o sentido da arte. Ou seja, Hume diz que existe um educao e apurao da sensibilidade Esttica. Desta feita nem todas as pessoas so aptas para julgar uma obra de arte. Existem aqueles que julgam com base no exerccio, comparao e amplos conhecimentos, alm da boa vontade e sem preconceitos. A opinio desses o padro para o juzo do gosto e a beleza.

S-ar putea să vă placă și