Sunteți pe pagina 1din 5

Classificao e Tipos de Mapas

Os mapas so instrumentos de comunicao, servem para representar graficamente uma dada rea do espao terrestre. Os mapas e cartogramas no objetivam representar todas as informaes presentes na superfcie, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar. Por isso, os mapas podem ser divididos em vrios tipos e a sua classificao varia de acordo com o tema tratado. Por esse motivo, d-se o nome de mapas temticos. Mapas fsicos: so mapas que representam a superfcie fsica da terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros. Mapas econmicos: so mapas que representam a produo do espao econmico, isto , as atividades econmicas de uma determinada rea, bem como a distribuio de dados estatsticos, por exemplo: a receita financeira dos estados brasileiros, o ndice de Populao Economicamente Ativa (PEA) de uma regio etc. Mapas demogrficos: trata-se da representao espacial das populaes, como ndices populacionais, taxas de analfabetismo, migraes etc. Mapas polticos: representam as divisas e fronteiras entre pases e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente. Mapas histricos: so mapas utilizados para representar algum acontecimento em algum perodo histrico, como as reas colonizadas no Brasil at o sculo XVII. Mapas estilizados: so mapas em que no h a representao fiel das propores das diferentes reas do espao geogrfico, alterando suas formas conforme as informaes. Um exemplo desse tipo de mapa a projeo de anamorfose.

Conflito na sria
De acordo com a ONU, o conflito j deixou mais de 100 mil pessoas mortas e dois milhes de refugiados A guerra civil na Sria - que j dura dois anos e meio - discutida agora pelo Conngresso dos Estados Unidos e outros pases ocidentais, como Frana, que analisam a possibilidade de uma interveno militar. A discusso ocorre aps a denncia de opositores srios de que o regime do presidente Bashar Assad usou armas qumicas em um ataque em Ghouta, subrbio de Damasco. EUA, Frana e Gr-Bretanha concluram que o governo de Assad foi o autor do massacre de 21 de agosto de 2013, que deixou 1.429 mortos, sendo 426 crianas. A Rssia afirma que o ataque foi realizado por rebeldes e contra uma interveno na Sria. Aps o secretrio de Estado John Kerry afirmar que os EUA tm a certeza de que gs sarin foi usado no ataque, o presidente americano, Barack Obama, iniciou uma ofensiva para obter a aprovao do Congresso e atacar a Sria. Obama afirma que uma eventual ao na Sria ser proporcional, limitada, no envolver a entrada de tropas americanas no pas e no tem o objetivo de derrubar o regime de Assad. "Isso no Iraque e no Afeganisto", afirmou, em referncia s guerras nas quais os EUA se envolveram na ltima dcada. O presidente ressaltou que a importncia do possvel ataque no se restringe Sria e tem o objetivo de enviar uma mensagem a todos os pases que violem tratados internacionais. Se o uso de armas qumicas no for punido, observou, isso far com que normas que probem a proliferao nuclear "no signifiquem muito". O conflito na Sria deixou at agora, segundo a ONU, mais de 100 mil mortos, dois milhes de refugiados. Relatrio das Naes Unidos classifica a guerra de "grande tragdia do sculo 21". "A Sria transformou-se na grande tragdia deste sculo, uma calamidade em termos humanos com um sofrimento e deslocamento de populaes sem precedentes nos ltimos anos", afirma Antnio Guterres, do Acnur.

Conflito no Egito
Golpe no Egito cria momento perigoso de descrdito na democracia
A derrubada do presidente Mohammed Morsi e da Irmandade Muulmana no Egito pode at ter sido comemorado com euforia pelos opositores, mas as celebraes tendem a ter vida curta. Trata-se de um momento perigoso, no apenas para o Egito como tambm para todo o Oriente Mdio.

Depr um lder islamista democraticamente eleito e suspender a Constituio ser interpretada como uma mensagem contundente por islamistas polticos: no compensa escolher o voto em vez da bala. Tpicos relacionados Aqui h um precedente bem atemorizante, mais exatamente na Arglia. Em 1991, o partido islamista FIS venceu a primeira rodada das eleies. Dias depois, o presidente, sob presso de Foras Armadas seculares, dissolveu o Parlamento e anulou as eleies. O movimento islamista da Arglia passou clandestinidade, e o que se seguiu foi uma dcada de insurgncia que custou a vida de mais de 250 mil pessoas. Remanescentes desse movimento vivem hoje no deserto do Saara, extorquindo dinheiro, sequestrando e matando refns. Situao muito perigosa O Egito a terral natal do Isl poltico, um movimento cujas origens remontam luta anticolonialista do incio do sculo 20 e que viu seu principal mentor intelectual, Sayyid Qutb, ser torturado na priso e assassinado em 1966 pelo governo militar do coronel Gamal Abdel Nasser (1918-1970). Desde ento, h um debate recorrente em certos crculos do Isl poltico sobre se vale mais a pena tentar chegar ao poder de forma legtima atravs do voto do que optar pela oposio a lderes seculares atravs da violncia e da luta armada pela tomada do poder corrente defendida, por exemplo, por grupos jihadistas. Quando a Primavera rabe deps o governo corrupto e desacreditado do presidente egpcio Hosni Mubarak em 2011, as eleies o substituram pela Irmandade Muulmana, o que representou um duro golpe para a Al-Qaeda e para os jihadistas. "H um temor em relao ao futuro" Muna Al-Qazzaz, porta-voz da Irmandade Muulmana para o Reino Unido A ascenso de Morsi e de seu partido religioso mostrou, naquela ocasio, que havia um futuro para o Isl poltico por meios democrticos e pacficos.

A sucesso de acontecimentos no Cairo nesta semana, por outro lado, tende a pr em xeque essa lgica. "H um temor em relao ao futuro", diz Muna Al-Qazzaz, porta-voz da Irmandade Muulmana para o Reino Unido. "Um dos maiores temores (na Irmandade Muulmana) de que as pessoas queiram fazer justia pelas prprias mos. Milhes votaram por Morsi. Ns pensamos que isso era democracia. Mas agora estamos em uma situao muito perigosa". Analistas da consultoria de Stratfor Global Intelligence, sediada nos Estados Unidos, concordam. Embora duvidem que a Irmandade Muulmana no Egito abandone o caminho da poltica por vias democrticas, eles preveem: "A sada de Morsi levar integrantes dos grupos ultraconservadores salafistas a largar a poltica tradicional e optar pelo conflito armado". A consultoria tambm aponta para um impacto maior, transnacional: "A derrubada de governo islamista moderado no Egito reduz os esforos internacionais para trazer islamistas radicais para a poltica tradicional no resto do mundo rabe e muulmano. Em ltimo caso, dentro do contexto do Egito, a sada de Morsi abre um precedente perigoso uma vez que futuros presidentes podem ser removidos pelos militares quando houver forte presso popular. Isso no contribui para a estabilidade futura do Egito". Gatilho potencial Vale lembrar que as autoridades egpcias lutaram por muito tempo para derrotar uma campanha jihadista violenta que tentava derrubar o governo. Em 1981, os jihadistas assassinaram o presidente Sadat, e o vice-presidente Mubarak s sobreviveu porque uma granada lanada prximo a ele no explodiu. Ao longo da segunda metade dos anos 90, houve confrontos constantes entre a polcia e jihadistas, e em 1997 jihadistas egpcios assassinaram 59 turistas nos templos de Luxor. O atual lder da Al-Qaeda, Ayman Al-Zawahiri, egpcio. Zawahiri leva o crdito por ter radicalizado Osama Bin Laden em 1990, levando-o a expandir seus horizontes para alm de sua animosidade pessoal em relao presena das tropas americanas na Arbia Saudita e abraar uma agenda global jihadista. Atualmente, centenas de jihadistas egpcios se dirigiram Sria para se juntar a rebeldes islmicos lutando contra as foras do presidente Bashar al-Assad, enquanto que, em casa, grupos jihadistas egpcios na Pennsula do Sinai aproveitaram o caos instaurado pela Primavera rabe para aumentar seu arsenal, seu contingente e seu poder. Se os proponentes de um governo islmico decidirem que a violncia sua nica opo, ento os acontecimentos dessa semana podero ser vistos no futuro como uma espcie de "gatilho".

S-ar putea să vă placă și