Sunteți pe pagina 1din 24

MANUAL DE ORIENTAO DE TCC 2013.

FACULDADE KURIOS - FAK CREDENCIADA PELO MEC - PORTARIA N 2.821/2002 Av. Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster, 960, Centro Maranguape-CE (85) 3341-0562 CNPJ 03.581.388/0001-50

2013.2

SUMRIO
INTRODUO ...................................................................................................................................... 3 EMENTA DA DISCIPLINA .................................................................................................................. 3 MONOGRAFIA COMO DISCIPLINA................................................................................................. 3 ORIENTAO DE MONOGRAFIA ................................................................................................... 4 Perodo prprio para orientaes .................................................................................................. 4 Periodicidade dos Encontros .......................................................................................................... 5 AVALIAO DA MONOGRAFIA ....................................................................................................... 5 PUBLICAO DA MONOGRAFIA .................................................................................................... 6 NORMALIZAO (ELEMENTOS OBRIGATRIOS); ................................................................... 7 FORMA DE ENTREGA (QUANTIDADE E FORMATO);................................................................ 7 REMUNERAO PELAS ORIENTAES ..................................................................................... 8 ANEXO ................................................................................................................................................... 9 Normalizao .................................................................................................................................. 10 Referncias (Exemplos de como fazer) ...................................................................................... 10 Modelo Padro................................................................................................................................ 11

INTRODUO Este projeto tem como objetivo articular uma proposta coesa concernente pesquisa da FAK atravs dos componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa e Orientao do Trabalho Cientfico (MPOTC) e Trabalho de Concluso de Curso (TCC). Para a colao de grau o/a aluno/a obrigatoriamente precisa ter entregado seu TCC dentro do prazo estipulado e ter sido avaliado/a como apto/a.

EMENTA DA DISCIPLINA Orienta o discente na formulao, sistematizao e aplicao de ideias e de mtodos de investigao cientfica na composio de Trabalho de Concluso de Curso de acordo com as normas do trabalho cientfico.

MONOGRAFIA COMO DISCIPLINA Para oportunizar a qualidade das produes cientficas da FAK, inicialmente necessrio proporcionar tempo hbil aos alunos para a construo de seus TCCs. Este trabalho deve ser construdo ao longo do curso e no apenas pensado no momento final deste, sem que haja desnecessria e excessiva presso ao discente para a entrega final da atividade, abrindo espao para o plgio e a compra dos mesmos. necessrio, tambm, distinguir a disciplina de TCC da disciplina de Metodologia da Pesquisa e Orientao do Trabalho Cientfico (MPOTC), que , preferivelmente a primeira disciplina a ser ministrada e que tem por funo orientar a elaborao de trabalhos e pesquisas cientficas em geral (p.e.: dirios de classe, fichas de leitura, resumos, resenhas, ensaio de Projeto de Pesquisa). Este componente curricular tem o objetivo de trabalhar/orientar/ensinar contedos bsicos, o passo a passo para a elaborao do Projeto de Pesquisa, desde a fase de escolha do tema, levantamento terico, delineamento da

metodologia a ser utilizada, execuo da pesquisa de campo, at a redao final do Projeto. Pretende-se que esta disciplina seja ministrada at o antepenltimo semestre dos cursos, oferecendo o suporte necessrio para que o aluno possa seguir com sua produo monogrfica autonomamente aps esta disciplina, aguardando a escolha de um orientador para acompanhar os procedimentos j realizados e orientar no desenvolvimento e finalizao do trabalho. Pedagogicamente, para executar este plano, preciso realizar um ajuste nas Matrizes Curriculares dos cursos, tornando-as coerentes com as ideias aqui propostas, bem como fixar como pr-requisito bsico para ser professor, seja da disciplina MPOTC, orientador ou avaliador: que o professor seja preferencialmente portador de ttulo de mestre, expedido por programa de ps-graduao reconhecido pela CAPES, ou por instituio estrangeira, desde que validado no Brasil. Requer-se ainda que seja professor celetista da Instituio. A disciplina de TCC, de carga horria distinta de acordo com a distribuio por curso, tem em sua parte inicial reservadas 60h para a montagem do Projeto de Pesquisa, sendo a restante carga horria reservada para orientaes individuais.

ORIENTAO DE MONOGRAFIA O docente de metodologia pode ministrar em qualquer rea/curso as disciplinas de MPOTC e de TCC, esta referente primeira parte onde o Projeto de Pesquisa confeccionado, reservando-se a orientao temtica para

docente/pesquisador vinculado ao tema da pesquisa.

Perodo prprio para orientaes A orientao de TCC na graduao se dar a partir do antepenltimo semestre de cada curso. Desde que o aluno tenha ventilado um tema ou temas possveis para o TCC, j pode requerer contato com um orientador que ser designado mediante o acordo da escolha do discente, mais a indicao da coordenao do curso.
4

Na ps-graduao a orientao de TCC ter seu incio na forma de um prprojeto de pesquisa que ser trabalhado na ltima parte do componente curricular MPOTC que dever estar entre as primeiras disciplinas ministradas. Aps o trmino das disciplinas a orientao ser retomada com a composio de um projeto de pesquisa com o tema definitivo da monografia.

Periodicidade dos Encontros Depois da montagem do Projeto de Pesquisa (realizada como disciplina) as orientaes seguem em encontros de pequenos grupos temticos, encontros individuais e orientaes remotas. As datas das orientaes devem ser marcadas pelo orientador com imediata assinatura de ciente do aluno. O orientador marcar datas de acordo com o nmero de encontros presenciais definidos pela instituio. O no comparecimento do aluno nos encontros implicar em remarcao de novo horrio para a orientao com nus do discente interessado. Junto ao ciente quanto s datas das orientaes o aluno assinar um compromisso de no plgio1 ou de no apropriao indevida de intelectualidade alheia. Observao: o/a discente reprovado/a por plgio dever fazer nova matrcula na disciplina arcando com os custos. Ao/ aluno/a reincidente em plgio ser vetada a rematrcula na instituio.

AVALIAO DA MONOGRAFIA O orientador de redao do TCC quem avalia o desempenho do discente, tendo como critrios o desenvolvimento lgico da tese proposta (problema, hiptese,
1 O plgio o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, msica, obra pictrica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertena a outra pessoa sem colocar os crditos para o autor original. No ato de plgio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Para evitar acusao de plgio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criao de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre crditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especialmente no caso de trabalhos acadmicos onde normalmente se utiliza a citao bibliogrfica (Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio> Acesso em 12 jun. 2012.

pesquisa, concluses), a coeso e a coerncia textual.2 A inadequao a estes critrios e/ou a confirmao de plgio desqualifica o/a discente aprovao. A nota da Monografia: Ser a nota da avaliao do contedo. Ela ser pontuada em uma escala de 0 a 10,0. Os itens da normalizao so exigncias que devem ser observadas, contudo no recebem uma nota especfica, fazendo parte da avaliao geral do plano. Caso seja constatada a inobservncia das normas estabelecidas, ser exigida do estudante a reviso da monografia e somente ser atribuda nota final queles que cumprirem com as orientaes e recomendaes dadas. Avaliao do contedo: - Os elementos pr-textuais (exceto o resumo) no so pontuados. Porm, deve-se constatar a presena dos que so obrigatrios. - O Resumo e a Introduo sero pontuados em um escala de 0 a 3,0. - O desenvolvimento ser pontuado em um escala de 0 a 4,0. - As Consideraes e/ou Recomendaes Finais sero pontuados em um escala de 0 a 3,0.

PUBLICAO DA MONOGRAFIA Depois da avaliao uma apresentao pblica da Monografia poder ocorrer na Semana Acadmica/Semana de Iniciao Cientfica sem avaliao ou nus para aluno ou instituio, tendo como objetivo tornar pblica a pesquisa, fomentando a relao entre a academia e a sociedade. Quanto a esta apresentao pblica, destacamos as seguintes diretrizes:

2 Coeso: a conexo, ligao, harmonia entre os elementos de um texto. Coerncia: a relao lgica entre as ideias - o resultado da no contradio entre as partes do texto. A coerncia o sentido do texto e a coeso o sentido da frase (Disponvel em: <www.mundovestibular.com.br > Acesso em 12 jun. 2012). Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situao se seu autor no consegue inferir um sentido ou uma ideia atravs da articulao de suas frases e pargrafos e por meio de recursos lingusticos (pontuao, vocabulrio, etc.). Pode-se concluir que texto coerente aquele do qual possvel estabelecer sentido. (Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/redacao/coerencia.htm> Acesso em 12 jun. 2012. Observao: a meno de ideias alheias sem a referncia adequada ao autor tambm constitui plgio! (Disponvel em: <http://www.eesc.usp.br/nomads/SAP5846/plagio.pdf> Acesso em 12 jun. 2012).

- somente podero apresentar, preferencialmente, os 4 (quatro) melhores TCCs por rea, de discentes vinculados s linhas de pesquisa do GP da FAK (as apresentaes podem ser simultneas em espaos separados escolha dos ouvintes); - os trabalhos devem ser entregues conforme determinaes do GP em tempo hbil para publicao na revista eletrnica da FAK e para convite da comunidade s apresentaes. - os trabalhos mais relevantes (um por rea) podem ser apresentados no auditrio com convite prvio sociedade de Maranguape. Desta forma, a semana acadmica pode ser planejada para ser um espao e um tempo de cultura, erudio e celebraes da comunidade acadmica com a comunidade em geral.

NORMALIZAO (ELEMENTOS OBRIGATRIOS3); Devem constar, obrigatoriamente, no TCC os seguintes itens: - Elementos Pr-textuais: capa, folha de rosto, termo de aprovao, sumrio, resumo em lngua verncula, resumo em lngua estrangeira. - Elementos Textuais: Introduo (contedo: apresentao, justificativa, problema de pesquisa, objetivos, metodologia e referencial terico),

Desenvolvimento (aprofundamento terico, apresentao dos contedos e anlises) e Consideraes e/ ou recomendaes finais. - Elementos ps-textuais: Referncias Bibliogrficas

FORMA DE ENTREGA (QUANTIDADE E FORMATO); PRAZO Graduao: o TCC ter como prazo final de entrega da verso finalizada o ltimo dia letivo do semestre. E entrega do material impresso e digitalizado um ms aps o ltimo dia letivo.

Em anexo.

Ps-Graduao: o TCC ter como prazo final de entrega noventa dias aps o trmino da ltima disciplina. AVALIAO Para avaliao: uma cpia impressa, encadernada com espiral + o arquivo do TCC, em formato WORD, num CD devidamente identificado. Entrega final: uma cpia impressa, encadernada em capa dura + o arquivo do TCC corrigido, em formato PDF, em dois CDs timbrados pela FAK. Obs: um CD da verso definitiva fica de posse do orientador do TCC.

REMUNERAO PELAS ORIENTAES Esta proposta se refere a partir do segundo semestre de 2012. Prope-se aqui vincular titulao do orientador remunerao devida pelo trabalho de orientao, em vez de pelo grau de escolarizao do orientando, da seguinte forma:

MANUAL DE ORIENTAO DE TCC 2013.2 ANEXOS

FACULDADE KURIOS - FAK CREDENCIADA PELO MEC - PORTARIA N 2.821/2002 Av. Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster, 960, Centro Maranguape-CE (85) 3341-0562 CNPJ 03.581.388/0001-50

2013.2

ANEXO Normalizao

Papel: A4. Margens: Superior 3,0; Esquerda 3,0; Direita 2,0; Inferior 2,0. Fonte: corpo (Arial 12); citao direta e nota de rodap (Arial 11). Alinhamento: fornecidos). Espaamento: resumo, abstract, citaes diretas e notas de rodap (1,0 ou simples). Para o texto restante (1,5). Pginas: de 50 a 60. Referncias autor/obra (livros, revistas, sites): mnimo 20.4 justificado sem hifenizao (exceto nos modelos

Referncias (exemplos de como fazer)

LIVROS: SOBRENOME, Nome. Ttulo. Cidade: Editora, ano. SCHOCK, Marlon Leandro. Aportes epistemolgicos para o Ensino Religioso na Escola: um estudo analtico-propositivo. Fortaleza: Clube de Autores, 2012.

REVISTAS: SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo. Nome da Revista. Cidade: Editora, nmero da revista, ano, nmero de pginas do artigo. SCHOCK, Marlon Leandro. Objeto Prprio do Ensino Religioso escolar: de babel ao mar vermelho. Pistis & Prxis, Curitiba. v. 3 n. 1, jan./jun. 2011, p.289-309.

INTERNET: SOBRENOME, Nome. Ttulo. Disponvel em: <cole aqui todo o endereo da pgina visitada na internet>. Acesso em: 28 mar. 2011.
4

As referncias bibliogrficas devem estar obrigatoriamente vinculadas a uma citao indireta ou direta.

10

SCHOCK, Marlon Leandro. Aportes epistemolgicos para o Ensino Religioso na Escola: um estudo analtico-propositivo. Disponvel em: <http://www.clubedeautores.com.br/book/131224-Aportes_Epistemologicos_para_o_Ensino_Religioso_na_Escola__um_estudo_ analiticopropositivo>. Acesso em: 06 jul. 2012.

MONOGRAFIAS, DISSERTAES E TESES: SOBRENOME, Nome. Ttulo. Monografia (ou dissertao, ou tese) Descrio do curso. Nome da Instituio. Cidade, ano. SCHOCK, Marlon Leandro. Aportes epistemolgicos para o Ensino Religioso na Escola: um estudo analtico-propositivo. Tese Doutorado em Teologia na rea de Religio e Educao. Faculdades EST. So Leopoldo, 2012.

Modelo Padro A seguir, o modelo padro para o TCC, o qual o(a) aluno(a) poder ter acesso para a composio de seu trabalho a partir do arquivo previamente formatado abaixo:

11

FACULDADE KURIOS FAK DEPARTAMENTO DE PS-GRADUAO, PESQUISA E EXTENSO CURSO DE ESPECIALIZAO EM NOME DO CURSO

ESCREVER AQUI O TTULO DA MONOGRAFIA

ESCREVER AQUI SEU NOME

MARANGUAPE CE 2013

12

ESCREVER AQUI SEU NOME

ESCREVER AQUI O TTULO DA MONOGRAFIA

Monografia apresentada Banca Examinadora do Programa de Ps-Graduao, Especializao em nome do curso da Faculdade Kurios FAK, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Especialista em nome do curso. Orientador(a): Titulao e Nome Completo do(a) Orientador(a)

MARANGUAPE CE 2013

13

TERMO DE APROVAO

ESCREVER AQUI SEU NOME

ESCREVER AQUI O TTULO DA MONOGRAFIA

Monografia apresentada Banca Examinadora do Programa de PsGraduao, Especializao em nome do curso da Faculdade Kurios FAK, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Especialista em nome do curso.

Monografia aprovada em ___/___/_____

Nota: _____

_______________________________________________ Escrever aqui o nome do(a) aluno(a)

Banca Examinadora:

_______________________________________________ Escrever aqui Titulao e Nome Completo do(a) orientador(a) Orientador(a)

_______________________________________________ Escrever aqui Titulao e Nome Completo do(a) Coordenador(a) do Curso Coordenador(a) Acadmico(a) do Curso de Nome do Curso MARANGUAPE CE 2013
14

DEDICATRIA

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx

15

AGRADECIMENTO

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx

16

RESUMO

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Palavras-Chave: Xxxxxx; Xxxxxx; Xxxxxxx; Xxxxxxx; Xxxxxxxxx

17

ABSTRACT

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Keywords: Xxxxxx; Xxxxxx; Xxxxxxx; Xxxxxxx; Xxxxxxxxx

18

SUMRIO INTRODUO .......................................................................................................... 10

1. CAPTULO I .......................................................................................................... 13 1.1xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx........................................................ 13 1.2 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx ................................................................. 14

2. CAPTULO II ......................................................................................................... 26 2.1 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx ............................................................................. 29 2.2 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx ............................................. 30

3. CAPTULO III ........................................................................................................ 36 3.1 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx ...................................................... 36 3.2 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx ...................................................................................... 37

CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 40 REFERNCIAS ......................................................................................................... 43

19

INTRODUO

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx Etc...

20

1. ESCREVER AQUI OS CAPTULOS OU DESENVOLVIMENTO

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Etc...

1.1. Escrever subitem

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx Etc... 1.1.1. Escrever aqui subitem em nvel mais detalhado se houver

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx

21

CONSIDERAES FINAIS

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx. Etc...

22

REFERENCIAL

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do livro. Local. Editora. Ano da publicao.

23

ANEXOS Opcional apresentao de material coletado ao longo do trabalho.

24

S-ar putea să vă placă și